06. Pentecostes e os Últimos Dias (At 2.5-21)

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Augustus Nicodemus
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queridos abramos a palavra de Deus no livro de Atos Capítulo 2 e ouçamos a leitura do verso 5 até o verso 21 Atos 2 de 5 a 21 estavam morando em Jerusalém judeus homens piedosos vindos de todas as nações debaixo do céu assim quando se fez ouvir aquela voz afluiu a multidão que foi tomada de perplexidade porque cada um nos ouvia falar na sua própria língua estavam atônitos e se admiravam dizendo não são Galileus todos esses que aí estão falando então como os ouvimos falar cada um em nossa própria língua materna somos partes medos elamitas
e naturais da Mesopotâmia Judeia Capadócia ponte e Ásia da frígia da panfília do Egito das regiões da Líbia nas imediações de sirene e romanos que aqui Residem tanto judeus Como prosélitos cretenses e árabes como os ouvimos falar sobre as grandezas de Deus em nossas próprias línguas todos atônitos e perplexos perguntavam uns aos outros o que será que isso quer dizer outros porém zombando diziam estão bêbados então Pedro se levantou junto com os 11 e erguendo a voz dirigiu-se a multidão nesses termos homens da Judeia e todos vocês que moram em Jerusalém tomem conhecimento disto e
Preste atenção no que eu vou dizer estes homens não estão bêbados como vocês estão pensando porque são apenas nove horas da manhã mas o que está acontecendo é o que foi dito por meio do profeta Joel e acontecerá nos últimos dias diz Deus que derramarei o meu espírito sobre toda a humanidade os filhos e filhos de vocês profetizarão e os seus jovens terão visões e os seus velhos sonharam até sobre os meus servos e sobre as minhas servas derramarei o meu espírito naqueles dias e profetizarão mostrarei prodígios em cima no céu e sinais em baixo
na terra sangue nuvens de fumaça o sol se transformará em trevas e a Lua em sangue antes que venham grande glorioso dia do Senhor e acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo até aqui queridos a leitura da palavra de Deus Oremos mais uma vez sim pai nós queremos a iluminação do teu espírito santo para compreensão da tua palavra para que possamos entender o significado daqueles fatos acontecidos em Jerusalém a quase há mais de dois mil anos nós pedimos a tua graça tua misericórdia ó Deus para que o que foi feito
dito ocorrido ali e o significado desses atos sejam aplicados ao nosso coração nós Oramos por todos aqueles que aqui se encontram que a exposição da tua palavra possa trazer luz conforto a não Estação alegria regozijo confirmação tudo de acordo com a necessidade de cada um de nós em nome de Jesus amém amém queridos irmãos a mensagem anterior que resumiu-se aos versos de um a quatro nós vimos a descrição que Lucas faz de maneira muito breve da chegada do Espírito Santo no dia de Pentecostes no último dia daquela semana onde se celebrava essa festa de Pentecostes
ou festa da colheita como era era chamada chamada de Pentecostes conta da palavra grega que significa 50 ela vem 50 dias depois do da páscoa nós vimos os sinais que foram dados para indicar a chegada do Espírito Santo e cumprimento da promessa que foram o som de um de um a ventania de um vento impetuoso e também Labaredas de fogo que foram vistas sobre as cabeças de cada um daqueles que estavam lá no Cenáculo juntamente com os apóstolos e vimos o efeito deles ficarem Cheios do Espírito Santo que Lucas disse que eles começaram a falar
em outras línguas segundo o espírito santo lhes concedia que falassem nós vimos que essa esse evento a chegada do Espírito Santo naquele dia sobre a igreja representava o cumprimento da promessa que Jesus havia feito não somente Jesus João Batista tinha dito que o Messias haveria de fazer isso não somente João Batista no antigo testamento os profetas tinham falado a respeito dos tempos messiânicos que seriam tempos da infusão e da plenitude do espírito santo assim esse evento que se cumpre aqui nos versos de 1 a 4 Ele marca o início da missão da igreja no mundo
e a capacitação que Deus lhe deu para que pudesse cumpri-la uma das coisas que Jesus tinha dito aos discípulos Era exatamente isso que eles não deveriam sair de Jerusalém para pregar o Evangelho no mundo antes que o Espírito Santo chegasse porque a tarefa diante deles era humanamente impossível eles precisariam do poder do Espírito para pregar o evangelho para ter coragem e ousadia diante dos seus adversários Para poderem ser testemunhas testemunha no original é a palavra Marte e ser testemunha de Cristo naquela época quase que equivalia a ser um Marte você se processasse sua fé em
Cristo como nós vamos ver aqui no livro de Atos aconteceu com vários dos discípulos você estava sujeito a morrer por conta disso mas foi isso que o Espírito Santo veio fazer encher e capacitar sua igreja para pregar o Evangelho a todo mundo hoje nós veremos a explicação de Pedro sobre aquilo que aconteceu em resposta a perplexidade da multidão que se juntou quando ocorreu aquele som aquele barulho lá em Jerusalém Então hoje eu quero ver com vocês primeiro a reação da multidão em Jerusalém daí do verso 5 até o verso 13 e depois do 14 até
o final a explicação que o apóstolo Pedro dá para o acontecido e queira Deus nos abençoar nessa exposição nós como dissemos o capítulo 2 é um dos mais intrigantes do livro de Atos e isso fica ainda mais agudo essa complicação devido a importância desse Capítulo para a compreensão de tudo que vem depois vamos começar então com a descrição que Lucas faz da multidão que estava ali em Jerusalém e que foi atraída pelo barulho do que tinha acontecido verso 5 estavam morando em Jerusalém judeus homens piedosos vindos de todas as nações debaixo do céu essa palavra
morando geralmente indica habitando mesmo alguma coisa mais permanente contudo diante da quantidade de raças diferentes representadas aqui e diante do fato de que isso aconteceu numa das grandes festas religiosas dos judeus quando muitos peregrinos haviam vindo para Jerusalém boa parte dos intérpretes ou a maioria deles entende que Lucas não tá usando essa expressão habitando aqui no sentido de que morando de maneira permanente alguns eram residentes em Jerusalém não tinha dúvida mas tinha muito visitante também que muita gente que fora que tinha vindo dessas Nações para celebrar a festa conforme era obrigatório na lei de Moisés
eles são descritos aqui como judeus homens piedosos porque havia muitos judeus Mas nem todo judeu era piedoso judeu piedoso que era praticante três vezes no ano ele saía de onde estava e vinha para Jerusalém para oferecer sacrifícios no templo fazer ofertas de acordo com a lei de Moisés nessas três ocasiões das três Grande festas dos judeus Então quem estava em Jerusalém quem se destacava em Jerusalém naquele momento em que esse evento aconteceu Era exatamente judeus piedosos por isso que nós dissemos que o morando aqui não pode significar somente os moradores de Jerusalém mas judeus piedosos
que tinham vindo a Jerusalém para celebrar a Páscoa Lucas nos diz aí que eles vieram de todas as nações debaixo do céu o que em termos retóricos a gente chama de exagero é claro que não estão aqui quando você olha a lista Aqui são 15 Nações e muito mais Nações né do que essas que estão aqui representadas mas é um recurso literário que é usado várias vezes na Bíblia e muitos lugares para simplesmente dizer com a gente usa no dia a dia antes Todo Mundo Foi para festa todo mundo foi para festa literalmente não não
é mas simplesmente queremos dizer uma grande quantidade de pessoas Então os autores bíblicos usam também desses recursos e quando ele diz aqui que lá tinha gente de tudo do mundo todo é uma maneira de dizer que tinha gente de muitos lugares diferentes tinha muita gente de muitos lugares diferentes Quando aconteceu o dia de Pentecostes então aqui está no verso 5 a descrição que Lucas faz da multidão depois ele registra do verso 6 a 8 a reação deles ao que aconteceu nos versos de uma quatro que nós já vimos na segunda-feira passada o verso 6 diz
que quando se fez ouvir aquela voz afluiu a multidão eles ouviram a voz e Aqui Nós não sabemos se a voz que Lucas se refere é o som do vento a ventania forte ou se é o barulho daquele 120 falando em idiomas que não eram seus falando linguagens diferentes que certamente daria uma boa barulhada né uma boa zoada com a gente diria aqui em termos nordestinos provavelmente é isso os discípulos falando em diferentes línguas produzi um som alto Que atraiu ou chamou atenção de pessoas que estavam ali desses judeus piedosos que tinham vindo de todas
as partes é do Império Romano junto com os moradores de Jerusalém Lucas nos diz que no verso 6 que quando se fez ouvir a voz quando ouviu o fenômeno das línguas a multidão afluiu E isso aqui é um dos vários problemas que a gente encontra no texto O problema não tá no texto tá em nós né a gente não porque se eles estavam No cenáculo que era o primeiro lugar de uma casa essa multidão tinha pelo menos 3 mil pessoas no final são 3.000 que se convertem onde é que cabia esse pessoal todo como é
que aconteceu qual foi a mecânica disso aqui então a gente imagina que quando o espírito desceu sobre os 120 os discípulos os 12 e mais a companhia de discípulos eles saíram de onde estavam e se encaminharam para o templo e a medida que eles prosseguiam falando em línguas louvando a Deus atraiu uma multidão até ele chegar em um único lugar em Jerusalém onde cabiam a multidão de 5 mil pessoas que era o átrio do templo é o único lugar onde cabia 5 mil pessoas não tem outro lugar em Jerusalém então esses fatos a partir do
verso 6 ele já não são mais No cenáculo ele já são em lugares espaçoso que cabia essa multidão E como nós dissemos o mais provável é que era no átrio do templo que Aliás mais adiante vai se tornar o local de encontro dos cristãos ali de Jerusalém a multidão afluiu e Lucas nos diz aí que eles estavam perplexos a perplexidade vinha de duas coisas ele fala de perplexidade aí no verso 6 e no verso 7 diz que eles estavam atônitos quer dizer são duas palavras significa que estavam surpresos estavam assim o que é que tá
acontecendo eles não estavam entendendo o que é que trouxe a perplexidade duas coisas Primeiro eles iam que aquelas pessoas que estavam falando eram que ele chama aqui de Galileus o que também é um exagero porque não eram todos Galileus Galileus eram os discípulos que Jesus chamou durante a primeira fase do seu ministério Lá na Galileia Pedro Tiago João André eles eram Galileus mas já Zaqueu não era não é talvez a perdão Mateus já não era daquela daquele lugar ali outros como Simão como Simão zelote os zelotes eram sediados em Jerusalém então prova que fosse de
Jerusalém também mas Pedro e os demais que eram os líderes certamente davam traços de ser Galileus ou pela maneira de trajar ou por alguma outra indicação que Lucas não dá aqui mas a multidão percebeu que os líderes do movimento daquele que tava acontecendo era um Galileu qual era o problema com isso a Galileia fica na parte norte da Palestina da Judeia por assim dizer ficar o norte da região habitada pelos judeus e ela estava em contato com os gentios e por isso havia muito interação dos Galileus com os não judeus e por isso o pessoal
da Judeia desprezava os Galileus porque os judeu era muito Zeloso da lei de Moisés das tradições e também havia o racismo deles eles os judeus puros os judeus que estavam ali na Judeia em Jerusalém os Galileu Já eram mais misturados E foi exatamente lá que Jesus começou o ministério dele então eles disseram assim e os Galileus tinham famas de letrados um pessoal mais bronco né meio do interior por assim dizer E aí de repente esses homens eles estão falando em idiomas que eles não teriam condições de saber naquela época ali se falava entre os judeus
primeiro o aramaico que eles aprenderam quando estiveram no cativeiro babilônico a língua original dos judeus era o hebraico mas quando eles foram levados para o cativeiro babilônico eles aprenderam a língua dos seus dos seus que os oprimiram né dos seus eu tenho a palavra que tá me faltando daqueles que levaram prisioneiros que eram exatamente o aramaico que era falado tanto pelos assírios quanto pelos babilônicos quando eles vieram de do do cativeiro Eles vieram falando era Michael o hebraico se restringia ao templo ela a língua dos sacerdotes e as sinagogas onde os rabinos Liam as escrituras
em hebraico mas no mais os judeus falavam o aramaico e todo mundo falava grego que era o inglês naquela época então aramaico e grego era a língua que da multidão entendia só que agora esses Galileus iletrados gente do interior sem preparo sem nada assim era considerado ele estava falando e idiomas em dialetos dos povos que estavam ali representados E aí vem a segunda razão do Espanto deles né primeiro porque era um Galileus que estavam fazendo isso e segundo é porque eles estavam escutando eles falarem literalmente diz aqui é na própria língua materna verso 8 Então
como os ouvimos falar cada um em nossa própria língua materna ou seja na língua em que fomos nascidos literalmente no Grego é isso que a palavra significa naquela época nessa época aqui havia judeus espalhados por todo o império romano por vários motivos nós temos que lembrar que Israel tinha sido levado para o cativeiro para Babilônia primeiro para a Síria os assírios levaram para aquela região depois os babilônicos levaram os judeu 100 anos depois entre o reino do sul e o reino do norte que foram levados em cativeiro foram para a região da Babilônia e lá
na Babilônia havia uma grande colônia de judeus Ali pela região da Mesopotâmia uma parte deles fugiu durante a invasão levando inclusive o profeta Jeremias e foram para o Egito então no norte do Egito lá em Alexandria havia uma grande colônia de judeus também e outros lugares onde judeus foram espalhados fora isso judeus que viajavam e foram por conta dos seus negócios e de sua profissão morar em várias partes do Império Romano Então tinha espalhado por tudo quanto era quanto era de lugar e nesses lugares seus filhos nasceram e aprenderam os dialetos havia muitos dialetos e
idiomas falados no Império Romano ainda tinha além do grego que eu disse que era o inglês é a língua comercial tinha a língua oficial do Império Romano que era latim que era falada particularmente lá em Roma falada lá em Roma Então os judeus eles falavam um judeu mesmo da dispersão ou da diáspora que tinha nascido e vivido fora de Jerusalém e ele falava o aramaico provavelmente aprendeu com os pais falava o grego que era a língua comercial e falava o dialeto da região onde ele tinha nascido pelo menos três línguas que era extremamente comum naquela
época extremamente comum naquela época e agora o grande espanto da multidão é que os Galileus que eram daquela região e que não eram multiculturais e que não tinham viajado para lugar nenhum era o pessoal do interior eles estavam falando nesses dialetos que eles tinham aprendido quando era crianças ou lá da região Onde eles moravam como é que era isso né eles estavam diz aí o texto perplexos e atônitos E aí do verso 9 assim e aí eu vou adiantar só o que diz o verso 11 eles estavam escutando esses Galileus falar sobre as grandezas de
Deus nas nossas próprias línguas veja aí o verso 11 então não era evangelização não era profecia porque tem gente que acha que em línguas o pessoal tá profetizando não era eles estavam exaltando a Deus estavam louvando a Deus falando das grandezas de Deus e isso era escutado e entendido nas línguas da multidão que de não falava o louvor e a exaltação Provavelmente por conta do cumprimento da Promessa promessa foi cumprido o espírito santo chegou aquele encheu o coração deles de louvor e de gratidão a Deus de maneira que eles levaram a voz nesses idiomas a
Deus ingratidão por aquilo que estava acontecendo Essa foi a reação da multidão E como eu disse tudo isso passava-se provavelmente no átrio do tempo do verso 9 a 11 nós temos uma lista das Nações que estavam ali representadas e que é um enigma para ser decifrado os estudiosos aqui não tem nenhum acordo sobre o padrão que Lucas está seguindo aqui você tem aqui cerca de 15 Nações nacionalidades representadas mas em que ordem Qual foi a ordem que Lucas usou aqui a princípio Pode parecer que ele começa lá no norte porque ele fala da Mesopotâmia depois
ele Aliás para o Oriente desculpe que ele fala da Mesopotâmia depois ele vem na direção da Judeia depois fala do Egito que é mais ao sul aí de repente ele tá falando de Roma tá falando de Creta e da Arábia que são completamente opostos então geograficamente essa sequência que não faz sentido outros acham que eram os lugares onde tinha judeus judeus espalhados mas tá faltando tá faltando aqui algumas províncias como a Macedônia como Macaia onde tinha muito sinagogas de judeus não são mencionadas aqui e por que que então se o conceito é isso porque que
Judeia é citado aqui se o alvo é dizer mencionar locais onde tinha judeus espalhados o fato é que ninguém sabe ao certo Qual o critério que Lucas usou para enumerar essas Nações aqui 15 nacionalidades Mas no fim não faz diferença para nós não é isso apenas uma curiosidade de estudioso da Bíblia que o pessoal fica perguntando né querendo saber como é que foi então mas no fim não faz diferença porque o ponto de Lucas aqui é dizer que naquele dia em que o Espírito Santo veio sobre a igreja para capacitá-la para ir ao mundo o
mundo já estava ali representado o mundo já estava ali presente as pessoas estavam ali e o que Pentecostes representava se cumprir neles ouvir o evangelho na sua própria língua O Milagre reside exatamente nisso que o evangelho seria levado a cada nação e que seria pregado a essas pessoas de uma forma que essas pessoas poderiam compreender é esse o ponto da lista ressaltar o milagre que havia acontecido daí é mais um reforço para aquilo que a gente vem dizendo que o milagre tinha sido nos Apóstolos não tava no ouvido da multidão mas na boca dos Apóstolos
até essa altura é isso que importa realmente que havia judeus piedosos ali residentes de Jerusalém e visitantes de várias Nações que poderiam que ouviram aquilo aqueles louvores e a falar das grandezas de Deus em sua própria língua o resultado voltando agora para o nosso texto no verso 12 mais uma vez olha olha ele usa a expressão todos atônitos e perplexos perguntavam uns aos outros o que será que isso quer dizer essa foi a reação da multidão o que é que isso quer dizer não o que é que essas línguas Estão dizendo porque eles entendiam alguns
entendiam né vários ali estavam entendendo o seu próprio idioma nem todos mas a maioria estava entendendo então a pergunta não é o que é que tá sendo dito a pergunta é o que que significa isso que esses Galileus ignorantes são agora capazes de falar e idiomas de todas as nações que estão aqui representadas isso é um milagre qual o significado desse milagre Qual o sentido disso O que que isso quer dizer essa foi a reação da maior parte da multidão mas nem todos porque no verso 13 Lemos aí que alguns zombavam dizendo eles estão bêbados
algum tem tido muitas explicações para essa explicação aqui alguns acham que esses que disseram que eles estavam bêbados é porque eles viram os apóstolos pulando dançando plantando bananeira rolando no chão dando salto carpado mortal triplo de costas e algumas outras manifestações físicas que algumas pessoas costumam associar com a plenitude do Espírito Santo então parecia que estavam bêbados pela por conta do não tem nada no texto que surgira isso a perplexidade e eles estão atônitos não é por conta da maneira dele se comportarem mas exatamente do Milagre deles estarem falando em línguas que eles nunca poderiam
ter aprendido a falar o milagre tá nisso aí não tava em nenhum comportamento bizarro estranho da parte dos discípulos outros acham que eles perguntaram estão bêbados Exatamente porque eles porque o que tava sendo falado não eram idiomas mas grossolalia palavras sem sentido então que o Espírito Santo fez com que alguns entendessem mas outros não e esses que não sérios pessoal tá dizendo coisas sem sentido Então esse pessoal tá bêbado mas nós já Vimos que a evidência em favor de que o milagre tinha sido na voz na língua na boca dos Apóstolos é muito maior do
que na multidão o espírito santo ainda não tinha descido sobre a multidão vai descer no final na pregação de Pedro Quando aqueles 3 mil creio em Jesus Cristo até agora o sobrenatural É nos Apóstolos não tem nada acontecendo sobrenaturalmente na multidão quando eles dizem assim eu tô escutando na minha língua não tem nada de Sobrenatural nisso tem de Sobrenatural os Galileus estarem falando na língua deles é isso que é sobrenatural Então essa explicação também não cabe a explicação menos complicada é que esse pessoal aqui era o pessoal que residia em Jerusalém e que não estava
familiarizado e não conhecia os dialetos gentílicos por isso quando os discípulos começaram a falar nas línguas das Nações esses residentes de Jerusalém que nunca tinha saído de lá eles disseram Ué o que que esse pessoal tá falando aí esse pessoal tá é bêbado talvez essa seja a melhor explicação para é que traz menos problemas e é que responde mais questões é que isso aqui foi dito pelos judeus residentes de Jerusalém que eram incapazes de reconhecer o padrão dos idiomas gentílicos que estavam idiomas estavam sendo falados ali Exatamente porque eles eram residentes de lá e nunca
tinham saído de lá essa foi então a reação da multidão e de fato era uma multidão bem representativa né voltando aqui para a lista parta os medos elamitas que ficavam mais para o Oriente naturais da Mesopotâmia tudo ali fica no oriente a direita do mapa você olhando Judeia E aí já vem mais para o centro né se movendo em direção ao Oeste depois ele fala Capadócia ponte e Ásia que já agora passou no Mediterrâneo já já é lá para as bandas do onde o sol se põe frija panfília e Agito fica mais ao sul regiões
da Líbia aí ele se move um pouquinho para o sul sirene já é um lugar que não tá mais ao norte romanos que aqui Residem tanto judeus Como prosélitos prosélito era um Gentil que tinha se circuncidado e se tornado judeu então tem três categorias é bom lembrar tinha um judeu nascido filho de Abraão circuncidado a oitavo dia tinha um prosélito que era o Gentil que não era filho de Abraão mas que tinha se tornado judeu através da circuncisão feito sacrifício no templo e seguir as leis de Moisés e tinham temente a Deus que era o
Gentil que gostava do Judaísmo mas que não tinha se tornado judeu Cornélio era um temente a Deus ele não era prosélito mas tinha um prosélitos lá de Roma que aí Nós já vamos para o noroeste olhando no mapa Então nem geograficamente nem teologicamente é difícil a gente saber exatamente essa lista como é que ela tá organizada mas eu volto a dizer o ponto é que ela é bem representativa da diversidade cultural étnica e linguística que havia no mundo daquela época e que o evangelho veio para ser pregado e anunciado a todas Estas pessoas no verso
14 a 21 nós temos a segunda parte da nossa mensagem que é o sermão de Pedro na verdade o sermão de Pedro vai até o verso 30 até o verso 40 e até o verso 40 Mas nós vamos ver só até o resto 21 hoje esse sermão aqui ele é o primeiro de quase 30 sermões ou discursos que tem no livro de Atos ele é o primeiro e é o primeiro dos quatro sermões de Pedro até o Capítulo 10 em que ele resume o Evangelho se você ler aqui o sermão de Pedro todo você vai
levar menos de um minuto Talvez um minuto alguma coisa É claro que Pedro pregou muito mais tempo do que isso então o que você tem na verdade o que nós temos é um resumo que Lucas fez daquilo que Pedro pregou não somente aqui mas em todos os demais sermões que estão registrados no livro de Atos onde Lucas tenta dar a síntese daquilo que foi dito aquilo que foi pregado aquilo que foi anunciado quer seja por Pedro quer seja pelo Apóstolo Paulo que é aquele que também prega bastante e o maior de todos os sermões foi
um diácono que é exatamente Felipe não é capítulos Estevão perdão que é o Capítulo 7 todo que é o maior sermão que você tem no livro de Atos e é bem extenso mas com certeza esse sermão aqui ele está compactado por Lucas ele pegou os pontos principais e resumiu aqui para Teófilo a quem esse livro é dirigido e o sermão de Pedro conforme Lucas nos traz aqui ele vem em três partes primeiro Pedro explica o que é aquilo que estava acontecendo e que tinha o qual o significado daquilo que estava acontecendo que era o que
a multidão tava querendo saber depois ele diz que aquilo aconteceu por causa da Ressurreição de Jesus é a segunda grande parte do sermão e a terceira parte é a chamada ao arrependimento não confunda com apelo que tá aí do Capítulo 2 de 37 a 41 onde Pedro se dirige a multidão E chama ao arrependimento e hoje nós vamos ficar só com a primeira parte do sermão de Pedro onde ele explica ou ele dá a resposta a pergunta que estavam sendo dito que é que isso quer dizer E aí ele explica em termos da profecia de
Joel que nós veremos em seguida bom do verso 14 em diante nós temos Então essa primeira parte do sermão Lemos que Pedro se levantou junto com os 11 ele se levanta juntamente com os 11 levantar aqui não devia ser entendido talvez no sentido literal mas Pedro dá um passo à frente ele se destaca né ele se ele se ergue ele se apresenta por assim dizer juntamente com os 11 e levantar a voz se dirigiu a multidão E se diz a eles homens da Judeia e todos vocês que moram em Jerusalém que confirma aquilo que nós
dissemos não é que a multidão era composta de gente que morava em Jerusalém e gente que vinha da Judeia e de outras partes do mundo prestem atenção no que eu vou dizer esses homens não estão bêbados como vocês estão pensando porque sou apenas 9 horas da manhã naquele tempo esse argumento fazia sentido ninguém ficar naquela época bêbado às 9 horas da manhã hoje em dia eu não sei se argumento Valeria tanto né mas naquela época ficar bêbado às 9 horas da manhã era uma coisa que todo mundo concordava era absurdo tanto é que Pedro usa
o argumento aqui é 9 horas da manhã então a explicação de que esse pessoal tá bêbado não é essa explicação existe uma outra explicação e aí Pedro passa a explicar o que é que estava acontecendo a dar o significado ele diz no verso 16 que aquilo que tá acontecendo é o cumprimento de uma profecia antiga de um dos Profetas de Israel que é o profeta Joel verso 16 o que está acontecendo é o que foi dito por intermédio do profeta Joel se você abrir sua Bíblia lá em Joel Capítulo 2 de 28 A 32 você
vai encontrar essa profecia que Pedro reproduz aqui quase que de verbatim Literalmente com algumas pequenas mudanças e uma mudança significativa tirando isso Pedro repete praticamente idêntico aquilo que o profeta havia escrito no Capítulo 2 do verso 28 até o 32 basicamente o que Pedro está dizendo aqui é o seguinte eu vou ler aqui mais uma vez eu vou lendo a medida que eu vou fazendo a explicação primeiro que aquilo que tinha acontecido é o comprimento do que Joel falou a descida do Espírito Santo a vinda do espírito santo inaugurando os últimos dias aqui tem uma
mudança significativa na citação que Pedro está fazendo da profecia de Joel se você abrir sua Bíblia em Joel Capítulo 2 28 tô com ela aberta aqui já Joel diz assim e acontecerá depois disso que derramarei o meu espírito sobre toda a humanidade quando Pedro cita essa passagem ele cita e ele muda porque ele não diz e acontecerá depois disso que derramarei o meu espírito sobre toda a humanidade ele cita assim e acontecerá nos últimos dias diz Deus que derramarei o meu espírito sobre toda a humanidade Qual foi a mudança em vez de depois disso que
é citado por Joel Pedros interpreta dizendo últimos dias ou seja o que Pedro está dizendo é que aquilo que Joel tinha dito que aconteceria depois daqueles fatos que Joel está narrando representava a chegada dos Últimos Dias os últimos dias na escatologia dos Judeus do pensamento dos judeus eram os dias do Messias eram o dia do Senhor o dia em que Deus haveria de vir para julgar o mundo para reinar e estabelecer o seu reino de paz isso é chamado de últimos dias Pedro está dizendo que esses últimos dias forem inaugurados e que aquilo que estava
acontecendo era o sinal de Deus de que isso estava acontecendo então nos últimos dias os últimos dias foram inaugurados com a chegada do Espírito Santo na nossa na escatologia cristã os últimos dias é esse período entre Pentecostes e a segunda vinda de Cristo então nós estamos vivendo os últimos dias eu sei que vários de vocês vieram de tradições escatológicas que colocam os últimos dias como sendo os últimos dias da história da humanidade biblicamente falando não é assim os últimos dias já começaram a dois mil anos quando o espírito santo veio no Dia de Pentecoste é
o que Pedro tá dizendo aqui acontecerá que nos últimos dias interpretando Joel derramarei do meu espírito sobre toda a carne então os últimos dias já começaram Por que que é chamado de últimos dias porque depois que eles terminarem esse mundo como nós o conhecemos não existirá mais o que resta pela frente agora é o fim do mundo não tem mais nada a acontecer o que resta acontecer é a vinda de Cristo e o final da história da humanidade por isso que esse período é chamado de os últimos dias porque não haverá mais dias depois que
Cristo vier é novo céu e Nova Terra é eternidade o mundo como nós conhecemos ele vai encerrar então esse período foi iniciado no dia de Pentecostes é a primeira coisa o reino do Messias foi inaugurado Cristo está sentado à direita de Deus ele tem todo o poder no céu e na terra ele reina Então essas coisas já aconteceram e estão acontecendo segunda coisa que Pedro explica isso aí tá é no verso 17 né e acontecerá nos últimos dias de Deus que derramarei o meu espírito sobre toda a humanidade pronto isso aqui se cumpriu disse Pedro
é isso que tá acontecendo no cumprimento de Joel o sermão de Pedro aqui também é e ele ele fala que o espírito seria derramado sobre todos e não somente mais sobre líderes verso 17 aqui até o verso 18 derramarei o meu espírito sobre toda a humanidade os filhos e as filhas de vocês profetizaram os seus jovens terão visões seus velhos sonharam até sobre os meus servos e sobre as minhas servas derramarei do meu espírito naqueles dias e profetizaram tem duas coisas importantes aqui primeira delas é a universalidade da efusão do Espírito Santo no antigo testamento
o espírito santo ele era concedido como capacitação a juízes Reis profeta e sacerdotes pessoas que se destacavam e eram servos de Deus para cumprir uma determinada missão mas agora aquele mesmo espírito que habitou capacitou Davi capacitou Isaías capacitou os juízes esse espírito seria derramado sobre filhos e filhas velhos e jovens servos e servas maneira de do profeta Joel dizer e Pedro aqui confirmar de que seria derramado a todos sem exceção todo mundo do Povo de Deus haverá de receber o Espírito Santo e a capacitação do Espírito Santo para cumprir a missão que Cristo deu Ide
por todo mundo pregai o Evangelho a toda criatura Então você nota aqui esse tom de universalidade no antigo testamento todo judeu Pedroso tinha o espírito santo ninguém nunca se converteu sem ter o Espírito Santo mas nem todo mundo era capacitado pelo Espírito Santo para servir a Deus agora nessa época agora nos últimos dias o espírito santo concede dons Ministérios ministrações de capacitações e habilidades ao povo de Deus a cada um de nós para servir a Deus de maneira distinta para o avanço do seu reino o segundo ponto é a restauração da profecia o último profeta
tinha sido o profeta Malaquias fazia 400 anos que não tinha Profeta em Israel A Profecia tinha o espírito de profecia tinha sido retirado de Israel quer dizer eram os rabinos o espírito profecia tinha sido retirado mas agora Pedro está Joel Ele tá dizendo que o Espírito de profecia voltou que haveria agora um novo período Profético que a profecia seria restaurada no meio do povo de Deus porque ele fala os jovens terão visões não já no verso 17 os filhos e filhas de vocês profetizaram os jovens terão visões os velhos sonharão e no final do verso
18 derramarei do meu espírito naqueles dias e profe isso aqui era algo inédito porque como eu disse não tinha mais Profeta em Israel o último tinha sido Malaquias o último tinha sido mas agora Pedro ao citar Joel está dizendo que o período Profético tinha regressado e que Deus voltaria outra vez a se revelar ao seu povo e foi exatamente o que aconteceu Deus concedeu aos seus discípulos o conhecimento o espírito Profético para que eles pudessem escrever o novo testamento para que eles pudessem anunciar o que ia acontecer Veja por exemplo o apóstolo João na ilha
de Patmos escrevendo o livro de Apocalipse veja o apóstolo Paulo na primeira aos Coríntios descrevendo como vai ser profetizando sobre a ressurreição dos Mortos veja Paulo em segunda Estação licenças profetizando a respeito do anticristo veja o apóstolo Pedro na sua segunda carta profetizando sobre o novo céus e a nova terra o espírito de profecia voltou e ele veio para os apóstolos e discípulos de Cristo que nos deram a última parte da revelação de Deus que é esse livro que você tem em mãos é esse livro Você tem irmãos o novo testamento é o comprimento do
retorno do Espírito Profético a igreja de Cristo Jesus Então hoje é claro né Nós temos já essa profecia completa ela está realizada e nós não vamos dizer que nós não temos como dizer que esse espírito Profético similar ao antigo testamento e aos Apóstolos escritores do novo testamento ele permanece na igreja porque então significaria que nós temos Revelação continuada Deus estaria sempre trazendo novas Verdades e anunciando novas coisas a sua igreja o que seria muito complicado né seria muito difícil mas essa é por exemplo é a reivindicação das Seitas a Igreja Católica que é a maior
de todas as Seitas ela reivindica exatamente isso que através dela a verdade continua se expandindo e que Deus continuou através dos séculos a se revelarem a trazer novas verdades através do magistério católico através dos Papas das incíclicas e enfim de toda de toda tradição o organismo diz a mesma coisa que eles são a revelação de Deus para os últimos dias o já falei daqui do islamismo Maomé reivindicou que o Anjo Gabriel apareceu para ele ele trouxe a revelação final que ele nem registrou porque ele não sabia escrever mas ele ditava para alguém que escreveu O
Corão que é o livro sagrado dos muçulmanos então todas essas religiões elas vão reivindicar isso né que é revelação continuada Deus continua se revelar a diferença entre todos estes e o cristianismo bíblico é que a gente diz que o Espírito de profecia retornou ao povo de Deus a partir do derramamento do espírito santo no dia de Pentecostes capacitando aos Apóstolos e seus discípulos para escrever e profetizar a respeito das últimas coisas como nós temos aqui interpretar a vida de Cristo e o significado da sua morte da sua ressurreição de forma que todas as gerações que
viessem pudessem beber entender crescer e aprender com aquilo que o Espírito de profecia o espírito santo de Deus trouxe através desses que Deus havia levantado nós entendemos e quem estudou conosco na primeira aos Coríntios aqui no expondo lembra que quando a gente falou de Profecia dos Capítulos 12 13 e 14 a gente sempre Lembrava que o ponto principal do profeta não era tanto anunciar o futuro mas trazer a palavra de Deus a pregação da palavra de Deus o aplicação da palavra de Deus para o povo de Deus aqui nesse mundo muito bem a quarta coisa
do sermão aqui de Pedro da primeira parte é dizer que esse período terminaria com a vinda do Senhor terminaria com a vida do Senhor veja o que é que ele diz aqui no verso 19 a partir do verso 19 parece que muda tudo né mostrarei prodígio em cima no céu sinais em baixo na terra sangue fogo nuvens de fumaça o sol se transformará em trevas no sangue antes que venham grande glorioso dia do Senhor Então pergunta o que que isso tem a ver com Pentecoste porque nada disso aconteceu no dia de Pentecostes o sol não
virou em trevas a lua não virou sangue não teve prodígios no céu e sinais em baixo na terra sangue fogo nuvens de fumaça não teve nada disso então o que como encaixa isso aqui mais uma vez a resposta é escatológica os últimos dias eles começam com derramamento do espírito santo e eles terminam com o dia do Senhor o dia da vinda de Cristo então Pedro junta a profecia de Joel na pracinha de Joel esses dois eventos estão juntos aqui o derramado do Espírito Santo e o final desse período que é a vinda do Senhor que
é o dia do Senhor veja que ele diz aqui no verso 20 o sol se transformará em trevas e a Lua em sangue antes que venha o grande glorioso dia do Senhor seja quando esse dia vier Então os últimos dias cessaram e esse dia será caracterizado por Essas manifestações E é isso que nós esperamos Quando o senhor Jesus Cristo vier ele mesmo disse que quando ele voltar todos esses sinais ele usam a linguagem escatológica similar essa daqui catastrófica ele diz que quando ele voltar haverá sinais no sol na lua nas Estrelas os homens a natureza
toda em revolta e os homens amedrontados diante dos poderes que haverão de vida as coisas que haverão de vida Pedro junta seguindo Joel junta como se fosse dois lados da mesma moeda a chegada dos últimos dias e o fim dos últimos dias na mesma mensagem por isso essa linguagem escatológica aqui e é o último ponto aqui dessa primeira parte é que ele diz que nesse período todo aquele que invocaram o nome do Senhor será salvo verso 21 e acontecerá que todo aquele que invocaram o nome do Senhor será salvo Então nesse período durante os últimos
dias até o dia do Senhor que será marcado por todos esses transtornos cósmicos é o tempo do evangelho que a igreja está pregando o evangelho e todo aquele que invocar o nome do Senhor Jesus em Fé esse será salvo dos seus pecados por isso que Pedro foi citando Joel até chegar nessa parte que é o que interessa ele dizendo é como se ele dissesse para os Judeus Olha o profeta Joel já tinha dito que se você invocar o nome do senhor Jesus você vai ser salvo faça isso antes que venha o grande terrível dia do
Senhor porque os últimos dias já começaram em resumo é isso que Pedro tá dizendo aqui é isso que a profecia de Joel quer dizer esse apelo então que vai se concretizar na conversão de 3 mil pessoas no final do sermão de Pedro que nós veremos segunda-feira se Deus permitir O que é que nós podemos aprender aqui são tantas coisas né primeiro os milagres em si Eles não têm poder de convencimento você veja que mesmo diante daquela do Evidente Sobrenatural de Galileus estarem falando idiomas internacionais Ainda teve gente que diz que eles estavam bêbados então o
sinal em si o milagre em si ele não tem poder de convencimento ele precisa da palavra tanto é que depois que houve o sobrenatural as línguas faladas pelo poder do Espírito Santo Pedro entra para explicar isso que está acontecendo é aquilo que foi dito pelo profeta Joel então sem palavra o milagre é interpretado por aquilo que o indivíduo já crê se ele crer em Santa Maria ele vai dizer que o milagre Quem fez foi Santa Maria e vai botar até um agradecimento do jornal é agradeço Santa Maria pela pela graça alcançada cada um interpreta o
sobrenatural de acordo com o que crê por isso que o milagre sem palavra precisa da palavra que dá sentido e significado ao milagre ao Sobrenatural só o milagre em si ele não tem poder de convencimento de esclarecimento para que as pessoas possam entender que é o único Deus verdadeiro mediante seu filho Jesus Cristo que quer nos oferecer o maior de todos os milagres que é o perdão de pecadores e a outra coisa que eu queria tocar aqui para encerrar queridos o espírito santo de Deus já veio os últimos dias já forem inaugurados nós vivemos na
expectativa nessa tensão que de que o reino de Deus já veio na pessoa de Cristo mas ele ainda virá plenamente nós vivemos nessa expectativa do jaido ainda não com alguns teólogos gostam de dizer e é o tempo propício para pregação do evangelho para que a igreja possa cumprir a sua missão se você é crente em Jesus Cristo você faz parte dessa profecia você tem dons espirituais você tem capacitação para servir a Deus são muitos e diversos os dons que Deus nos deu Com certeza você deve ter algum deles deve poder servir a Deus da forma
como Deus lhe capacitou Eis que Deus requer de nós nos nossos dias Amém vamos ficar em pé e vamos orar queridos para encerrar já vou pedindo aí os diáconos por favor se puderem já pegar microfone que nós vamos dar oportunidade para uma ou duas perguntas senhor querido nós te damos graças pelo teu espírito te damos graças porque nós vivemos nesse período dos últimos dias de que a expectativa da tua vinda incha o nosso coração de urgência para fazermos o que é certo consertar a nossa vida andar em santidade e aguardar a vinda do Senhor aquele
grande dia que será marcado por essas revoluções cósmicas te damos graças porque teu espírito santo já foi derramado e que nós podemos ser cheios dele e podemos experimentar essas coisas extraordinárias que o Senhor nos dá abençoa a tua igreja no Brasil é o que nós pedimos em nome de Jesus amém
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