Muito bem, aula de número 2, falando sobre quais. . .
Qual era a função do primogênito? Então, nós aprendemos já na aula anterior que a função do primogênito era trazer a presença de Deus, e isso em todo tempo. Todo primogênito pertence ao Senhor.
Olha que interessante, eu fiz aqui alguns apontamentos. Eu vou falar para você algo que vai te fazer pensar. Por exemplo, o primeiro primogênito era Adão, né?
Mas o segundo primogênito foi Caim, que também foi bombardeado pelo diabo. A Bíblia até vai falar que Caim era do maligno, tá, porque deixou o seu coração se contaminar. E, por outro lado, se você for analisar, foi muito decepcionante.
Claro que eu não estou concordando com o que ele fez; eu estou dizendo que foi muito agoniante. Porque o responsável por trazer a presença de Deus era Caim, e Deus rejeitou Caim e a sua oferta. Então, quando Deus rejeitou Caim e a sua oferta, isso foi pavoroso.
Foi algo que trouxe pavor na alma dele, porque não pode ser. Porque você sabe que, quando Caim vai levar a oferta, ele levou de cereais. E tem muita gente que pregou dizendo: “Ah, não, porque trouxe coisa ruim, que era fruto perdido, que era cabôco de dias.
” Não, irmão, cabôco de dias é ciclo. Acabou de semana, acabou de dias. Então, quando acabou os dias, acabaram os dias da colheita.
Acabo de dias, acabou o tempo que ele fez as suas colheitas, da terra, de tribos, de tudo o que Deus tinha preparado. Porque existem dois tipos de oferta: existia a oferta de manjares e existia também a oferta dos animais. E tudo era oferta.
A libação é o que é líquido, a oração é o sólido. Então, todo o produto da terra tem que ter gordura e sangue. O sangue era simbolizado pelo vinho e a gordura pelo azeite, e a massa seca seria o sólido.
Então, esses componentes estão ligados ao sacrifício. Então, fazia um bolo que tinha que ter azeite, tinha que ser amassado com azeite, e pois algo a ser colocado no fogo, teria que jogar vinho para dar fumaça. Então, isso era o sacrifício perfeito.
Caim, por sua vez, traz os cereais, traz tudo, só que ele esquece de trazer duas coisas: ele não traz nem o vinho e nem traz a gordura. Mas, por sua vez, Abel traz a primícia do rebanho, os primogênitos do rebanho central e traz também a gordura. Essa gordura aqui não era para Abel, essa gordura era para Caim.
Mas ele estava contando que Caim trouxesse o vinho, mas também não traz o vinho, é o sangue. Agora, olha que incrível: quando ele faz isso, Deus rejeita a oferta dele porque está incompleta. Não está completa a oferta de Caim.
A Bíblia diz então que Deus recebe de Abel e não recebe de Caim, e Caim, com o tempo, não se sabe quantos dias, mas mata Abel. E, ao matar Abel, o sangue dele cai sobre a terra, e ao cair o sangue dele, ele morre. E o sangue começa a clamar, dizendo: “Ele é fácil, não é fácil a justiça”, mas o sangue clamava, dizendo: “Perdoe meu irmão, porque ele não sabe o que faz.
” Por que ele está falando isso? Porque Abel é um tipo de Cristo. Abel é um tipo de Cristo que está morrendo para salvar Caim, morrendo para salvar a humanidade.
Quando o sangue dele cai sobre a terra, teve muitos que defendem que, ao cair o sangue, o sangue derramado completou a oferta, e Deus perdoa Caim. Ninguém fala sobre isso, o perdão. Tanto é que Deus deu perdão para ele, só porque ele passou a ser vagabundo e errante na terra.
Entendeu o que eu vou falar? Vai ser muito doído. Tem muitos primogênitos que estão perdoados.
Tem muitos primogênitos que estão livres para ir para o céu, mas estão vivendo errantes, e alguns estão como vagabundos na terra. Essa unção de Caim sobre muitos, e Deus pode reverter, é claro que pode. Primeiro para salvação.
Por quê? Porque para salvação é Cristo. São dois cordeiros que precisam morrer na terra: um morre para a salvação, que é Cristo, e outro morre para a prosperidade.
Então, nesse fato aqui, o segundo primogênito na Bíblia também foi bombardeado, e o diabo tirou ele da presença de Deus. Aí Deus. .
. há um texto interessante, que Deus dá mais um filho para Adão. Alguns rabinos dizem que ele passou 130 anos sem ter filhos, afastado de todo mundo, porque pecou contra Deus, e agora o filho está morto.
Então, está escrito assim na Bíblia: “Mas cabe você pensar que ele passou muito tempo sem ter filho. Aí ele tem um filho chamado Sete. ” Sete não pode invocar o nome do Senhor.
Aí tem um texto que você vai entender, que diz assim: “Então, nasceu em anos e anos, invocou o nome do Senhor. ” Porque, 500 anos depois, passou a invocar o nome do Senhor, porque Sete é primogênito, e só primogênito podia trazer a presença de Deus. A função do primogênito é trazer a presença de Deus.
Então, só eles poderiam fazer isso. Agora, olha que interessante: Adão era primogênito, teve um filho chamado Sete, que não era primogênito, mas Deus vai usar ele, e ele vai nascer um chamado Enzo, que é primogênito. Depois, vai nascer um Cainã, que era primogênito.
Depois, nasce Malé, que era primogênito. Depois, nasce Jared, que era primogênito. Depois, nasce Enoque, que era gente.
Depois, nasce Matusalém, que era primogênito. E depois, nasce Lameque, que era primogênito. E nasce Noé, que era primogênito.
Por que Deus usa Noé? Porque só ele era o primogênito e só ele poderia construir a arca. Porque, nessa fase de nomes, está dizendo: "Olha, Adão significa homem; Sete significa destinado; mas Enzo já significa mortal.
" Aí, Cainã, penalidade. Malalael significa santo Deus. Jared descerá, Enoque ensinando o ensinamento e Lamex, sem esperança, que significa e não é descanso.
Quando você junta todos esses nomes da seguinte frase: "Ao homem está destinado a mortal penalidade, mas o santo Deus descerá ensinando que a sua morte trará ao sem esperança", compreende? Deus juntou todos os primogênitos para plantar para Cristo. Então, a função do primogênito é apontar a esperança.
Não entendeu, né? Ele é o que abre a madre, é Ele que ensina os irmãos, é ele que aponta o caminho, é ele que diz: "Aqui é o caminho e aqui que nós vamos prosperar e aqui que nós vamos estabelecer. " É ele que está sempre ao lado do pai, é ele que tem a responsabilidade.
Mas por que que eles são bombardeados? Porque o diabo sabe esse princípio e o diabo vai bombardear os primogênitos para tirá-los da presença de Deus porque, sendo um primogênito resgatado, ninguém segura ele. Ou primogênita, porque não há sopro nojento.
Primogênito e primogênito no Antigo Testamento eram só homens, por isso que Arão vai ficando no lugar de Miriam, porque era só homem. Mas no tempo da Graça, nós temos algumas coisas aqui de que Deus não aboliu; Ele ajustou algumas coisas da Lei. Ele não aboliu nada e não veio abolir, Ele veio cumprir, e Ele ajustou.
O que Ele ajustou, no caso, foi de homem para mulher. Inclusive, no tempo da Graça, quem deu a notícia foi as mulheres. As mulheres se viam Jesus com seus bens, estavam sempre as mulheres se vendo Jesus.
No tempo da Lei, da Lei não podia, mas no tempo da Graça, Jesus acrescenta elas. E não só isso, Jesus faz algo interessante para as mulheres: Jesus vai dar recado para as mulheres, Jesus vai conversar com as mulheres. Jesus entendeu que as mulheres poderiam fazer um trabalho extraordinário.
Aí tem um texto que está dizendo: "Não há mais, não agrego, não ajudou, não há mais nenhuma fêmea; todos somos um. " Então no tempo da Graça, tem uma coisa que você pode fazer: antigamente, se você pecasse, você tinha que trazer uma oferta pelo pecado e pela ignorância. Agora, na Graça, você tem uma coisa chamada perdão, que não tinha.
Só que os princípios estabelecidos permanecem os mesmos; você pode ser perdoado, mas você tem consequência dos seus atos porque Deus leva em conta o seu passado. Ah, não, pastor, mas Deus não leva em conta o tempo da ignorância! Aonde isso está escrito na Bíblia?
Eu fico assim, mal pensando, como que as pessoas podem pregar isso, dizer que Deus não leva em conta o tempo da ignorância. Se até a nossa lei, você não é punido, você não é o melhor, você não é absorvido por não saber. Claro que Deus leva em conta!
Ah, mas eu não sabia! Mas vai vir a penalidade da mesma. Você não pode dizer para o juiz que não sabia.
Olha que interessante: "Ah, não, pastor, mas eu aceitei Jesus. As coisas velhas se passaram; eis que tudo se fez novo na sua vida! " Então, por que você fica desviado?
Por que ele tá pobre? Por que que tá fora da presença de Deus? Que história é essa que tudo se fez novo?
No material tudo se fez novo? No espiritual? Como assim?
Você estava condenado para o mundo, não tá mais. Você estava destinado à perdição, nunca mais! Seu caminho é direto para o inferno!
Deus tirou, tudo se fez novo! Não bebi, agora não bebo mais, não fumo, mas agora, eu não prostituí mais. Tudo que você fez, novo na minha vida!
Mas se você traiu a sua mulher e o seu filho tá lá na barriga dela, o menino não vai desaparecer! Não! Ah, não, que agora tudo se passou, o menino desaparece!
Tudo começa de novo? Não! E se você matou alguém, aceitou Jesus, você vai ter que ir para a cadeia: perdoado, mas vai para a cadeia!
Traiu a mulher e a mulher tem direito de se separar de você sendo crente! E vai ter que pagar metade! Então, tem muita coisa aí que você está equivocado.
Mas a Bíblia diz que Deus não levou. . .
Deus não levou o tempo da inocência, o tempo da ignorância daquele povo lá de Paulo que estava dizendo: "É um Deus desconhecido". Não levou passado. Não é que Ele não leva; como tá vendo essa água aqui?
Alguém vem cá e coloca um veneno dentro dela e eu bebo inocente? Vou morrer! Eu não sabia, mas morre!
Por você não saber, você não está isento! Então, o que está na lei, o princípio estabelecido, mesmo você sabendo, não te isenta. Você tem o direito de não querer, tem o direito de não compreender, tem o direito de não concordar.
Beleza? Vai para o céu? Vai também!
Mas pode ir para o céu pobre, lascado, faltando o braço, faltando o olho, todo abençoado! Pode ir para o céu, não tem problema nenhum! Aqui não é o caso de salvação, tá?
É de vida abençoada, estabilizada na terra. Adão já era salvo e perdeu o Jardim. Eu tô falando aqui que quando o primogênito é bombardeado e se entrega, ele perde o seu jardim, ele perde o contato com Deus.
Mas se ele é resgatado, tudo muda. Então, olha que interessante: todos esses foram primogênitos desde Adão e Nos, Cainã, Malalael, já é dia 9, Matusalém, Lameque e Noé. Noé tem três filhos e um dos filhos chama-se Sem.
Sem é da descendência de Sem, vai nascer um chamado Naor. De Naor, nasce outro primogênito que chama-se Terá. De Terá, nasce um primogênito chamado Abraão que é primogênito.
Deus vai usar Abraão. Deus vai usar ele e Abraão tem dois filhos primogênitos: o primeiro primogênito é Ismael, o segundo primogênito chama-se Isaac. Ismael não foi resgatado.
Detalhe: um animal que a Bíblia fala que tem que ser resgatado é o jumento, porque ele é imundo. Mas ele não passa a lista de nenhum animal. Quando a Bíblia menciona que todo animal imundo e impuro tem que ser resgatado, daí ela dá ênfase dizendo que o jumento tem que ser resgatado.
Olha que interessante: se o jumento tem que ser resgatado, por que o jumento? Porque os judeus dizem que os gentios são uma tipologia do jumento. Mas a Bíblia vai fazer menção de que um homem também era jumento, chamado Ismael.
Ismael era um jumento selvagem, mas a Bíblia não menciona que ele foi resgatado. E tudo aquilo que não foi resgatado teria que ser deslocado ou morto. Mas, para fechar essa aula, eu quero dizer para você que a função dos primogênitos era trazer a presença de Deus sobre a terra.
A função do primogênito era dar seguimento à lei do Senhor. Porém, Deus vai mandar resgatar todos os primogênitos, porque lá na frente nós vamos entender o porquê de Deus ter mandado resgatar todos os primogênitos. Tá bom?
Que Deus abençoe a tua vida. Vamos para a próxima aula!