Interseccionalidade, Patricia H. Collins & Sirma Bilge #Vídeo49

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Literatura Fora Da Caixa
Algumas palavras sobre ... Interseccionalidade. O que é interseccionalidade? Uma matriz de conhecim...
Video Transcript:
E aí [Música] E aí E aí pessoal beleza bom a gente vai hoje aqui em Iniciando um novo quadro no literatura fora da caixa esse quadro É algumas palavras sobre nesse quadro a gente vai estar selecionando uma obra específica é indicando um dos Tópicos dessa obra um dos Capítulos alguns Capítulos mas que nos de admissão de pensar uma temática de forma mais abrangente mais sistematizado e esse novo formato agora testando como é que vai funcionar obviamente é o primeiro vídeo é um devemos um vídeo piloto né e nos próximos vídeos eu vou tentar ir aperfeiçoando
de acordo também com os feedbacks que eu for recebendo de vocês e já adianto né que vocês podem entrar e se inscrevendo no canal deixando lá e compartilhando e observando quais são as novidades que tem saído não só no canal mas também lá no Instagram bom então é isso essa é uma primeira apresentação dentro desse formato EA obra que eu selecionei para falar um pouco sobre não consegue específico essa que vocês estão vendo é que é o meu lado interseccionalidade da Patricia Hill Collins e da Sigma Beauty e é uma obra que saiu agora é
sentiment pela boitempo eu tava muito ansioso por essa obra já tinha pesquisado a obra é em inglês só que devido essa mudança de Estações livro estava saindo muito caro é importação Então essa é uma oportunidade única para vocês adquire essa obra que vem trazendo aí e número as concepções sobre esse conceito que tá tão falado é recentemente é para início e pra gente observar como é que eu vou fazer essa sistematização e eu vou indicar alguns tópicos que eu achei mais interessante aqui já vou logo avisando que para falar da obra como um todo nós
queremos que gravar um vídeo aqui de mais ou menos 1 a 2 horas então eu selecionei um dos Capítulos o capítulo mais introdutório é o capítulo 1 que traz uma abordagem mais variadas sobre a aplicação do conceito de interseccionalidade e a partir dessa aplicação que nós vamos é entender ou compreender um pouco isso não não não significa que nós estamos aqui querendo fazer uma aula de espanhol um conteúdo mas é apenas uma exposição de um tema de uma maneira mais didática e como primeiro. Vocês podem ver aqui do lado eu coloquei aqui o que é
interseccionalidade bom essa ideia de que interseccionalidade está sendo muito utilizada nos últimos anos isso porque ela se enquadra nas mais diferentes é possível e você pode utilizar o conselho esta oportunidade para compreender dimensões identitários de nacionalidade é questões migratórias de direitos humanos relacionados aos feminismos negros então a internacionalidade é lá dentro ela avança diferentes Campos de estudos por isso ela tem todo um potencial para tentar redimensionar a forma como não apenas acadêmicos pesquisadores Mas também como os cidadãos comuns podem observar a sua realidade e aprender as dimensões de contradições Essa realidade e perceber como é
que se estabelecem formas de comando e hierarquias de exploração formas de segmentação ou sistemas de classificação seja ele étnico-racial político-ideológico da uma intencionalidade é um tema bem contemporâneo e que nos ajuda a explorar AD em vários dentro das humanidades o objetivo da intencionalidade eu coloquei aqui do lado vocês podem aprender que é compreender as relações de poder dentro das relações de poder a gente obviamente traz aí uma dimensão mais um tô lógica mais recorrente sobre essas relações de poder no nosso cotidiano Quais são as formas de dominação de exploração de vigilância de controle de coerção
social são elementos que nós conhecemos dentro da nossa realidade mas a interseccionalidade ela vai tentar bem mostrar como é que vocês elementos ele se formam como é que ele se sedimentam como é que ele se consolidam e vai aprender caminhos para nós tentarmos transformar essa determinada realidade social da qual nós presenciamos todas essas hierarquias e formas de exploração seja ela Econômica política ou simbólica e para compreender essas relações de poder a interseccionalidade o seguinte ela busca as unificações e as sobreposições que envolve diferentes categorias raça classe gênero sexualidade etnia ração cidadania entre outros marcadores a
interseccionalidade ela funciona como um fez interligando diferentes variantes para compreender a inserção dos indivíduos em sociedade como nós poderíamos aprender a dimensão de que a olharmos um trabalhador uma trabalhadora comum Nós não estamos mais pensando sobre eles apenas sobre o conceito marxista de classe que tem aí a sua dimensão économies está mas nós temos que entender os mais diferentes critérios de identificação desse trabalhador seja ele é um trabalhador pobre classe mais um trabalhador negro raça seja um trabalhador Imigrante etnia seja um trabalhador marginalizados cidadania então existem números feches que se interligam e para tentar demonstrar
como essa forma de exploração de controle sobre esse trabalhador comum ela não se dá apenas na exploração econômica mas em diversas outras variantes e que essas variantes elas não possuem exatamente uma dimensão de superioridade ou inferioridade sobre a outra já que no Marxismo clássico é iremos compreender a ideia de que apesar das outras esferas né Eu queria valer a estrutura Econômica com a última instância a interseccionalidade ela avança para outras instâncias e não procura uma dimensão de hierarquizar suas instâncias todos os aspectos da realidade social uma realidade extremamente complexa eles são levados em consideração para
nós compreendermos a situação dos sujeitos e eu deixei uma pergunta algo que nós vamos ver posteriormente ainda essa interseccionalidade pode ser pensada em conjunto com a de colonialidade do saber o que é o horário do Saber em traços Gerais formas ou conjunto de pensamentos que são construídos a título de uma colonização europeia nas Américas e na África e que se estabelecem sistemas dominantes de pensamento baseado na raça na atinja no sistema capitalista e na ideia da racionalidade como critério único disse. A uma determinada verdade dentro da realidade Então eu penso que nós temos sim meios
para fazer as interligação entre interseccionalidade e de colonialidade do Saber como o movimento que explora tipo de pensamento ou uma mentalidade que estabelece critérios de iluminação dentro da realidade critérios estabelecidos através da etnia da raça do gênero já que em termos de colonialidade do saber como um pensamento de longa duração Constru o tipo de modelos em trico existe aí um padrão extremamente correto do que é que seria válido a Tinto de organização social de família de estado de sexualidade portanto a colonialidade do saber ela se impregna em diversos esses dessas instâncias para nós venhamos a
pensar ou conceito de interseccionalidade Mas isso é algo que a gente vai deixar para depois na obra a Patricia Hill Collins vê acima Bílbia os procuram identificar como é que a interseccionalidade funciona como uma ferramenta analítica e Para isso elas fazem alguns exemplos bom O primeiro exemplo são as estratégias de inserção Comunitária como nós vamos entender a inversão de um determinado sujeito uma tô histórico dentro de uma instituição e pensando em Seattle histórico como um ator super subalternizado que abre entra essa instituição o Universitário a partir de políticas públicas é a ideia é criar uma
matriz para compreender as formas de discriminação de desclassificação social a partir de diferentes estratos que estabelece a identidade desse sujeito de Seattle histórico seria um ato histórico pobre negro Imigrante homossexual você não pode fazer uma classificação é diferenciada por vários níveis porque esses temas eles estão Unificado e eles estabelecem os critérios para a injeção ou não ou para o êxito ou não desse aluno dentro dessa instituição no pontos e elas falam sobre os mecanismos de discriminação social no terceiro mundo e aí elas vão observar dentro dos guetos das periferias a origem social dos indivíduos como
essa origem social Ela traz consigo também aspectos de gênero de religião de sexualidade e vai de encontro às normas estabelecidas por uma sociedade que se diz padrão Regina aí por esse conhecimento Colonial uma sociedade que estabelece critérios de sexualidade Vale dos critérios de sociabilidade familiar que seriam legítimos ou não critérios para a injeção um mercado de trabalho que favorecem determinaram o dinheiro favorece determinada raça e aquelas focam como nós vamos ver aqui na imagem apenas para ilustrar o feminismo negro estadunidense nos anos 60 e 70 a ideia do feminismo negro ela surge como uma variante
aí de ruptura com o feminismo nesse caso Branco porque existiam inúmeras agendas desse feminismo branco que abordavam a ideia de inserção no mercado de trabalho de emancipação feminina mas que não tocavam um ponto é crucial para compreender a situação das mulheres não branca o e mulheres negras pobres ou mulheres negras pobres LGBT ele comer a injeção dessas mulheres nessa sociedade norte-americana então existe outros feixes de dominação social que atingiram essas mulheres e que não atingiram as mulheres bonecas portanto as pautas elas se diferenciavam e o feminismo negro é isso justamente para apontar esse outro Horizonte
de desclassificação social de marginalização dessas mulheres que não era abordado pelo feminismo negro é um novo tipo de ativismo ativismo mais amplo mais abrangente mais oportuno para inúmeras mulheres cuja é raça etnia ou origem social estabelecem em inúmeros obstáculos para a sua emancipação ou para sua liberdade dentro dessa sociedade então eles elas colocam no início da obra esses pontos mais básicos sobre como nós poderíamos explorar a interseccionalidade é a segunda vez variantes raça gênero classe etnia cidadania como elementos para compreendermos as formas de estratificação social e como nós podemos superá-las mais à frente as autoras
elas vão trazer três situações três situações mais amplas que aqui eu vou passar de uma forma é mais ligeira e claro que vocês ao entrar em contato com a obra vão poder se aprofundar melhor sobre o que é que elas estão querendo é atingir elas falam sobre a interseccionalidade como análise da dinâmica capitalista global e falam de três situações luminárias a primeira situação são os jogos de poder e ela vai citar aqui elas vão citar no caso a Copa do Mundo da Fifa bom esse ponto é interessante porque dentro do aspecto de copa do mundo
Copa do Mundo da Fifa sendo aí o futebol Esporte O que é mais visualizado no planeta no qual se investem milhões de dólares ou euros na na sua prática Sobretudo com o esporte de Elite e que tem a FIFA como Aquela instituição que cria um regulamento estabelece um sistema de como esse jogo vai ser jogado de como vamos estabelecer os parâmetros e Qual os objetivos a serem atingidos só que ela vai demonstrar que o seguinte o futebol que é tido como esse esporte mais democrático né ele tem como uma dinâmica situacional o fato de que
existem diferenças nas relações de força entre o norte eo Sul global e relações de forças essas sobre a imposição de certas Nações a nível Mundial dentro do seu poder econômico político social a influência de determinados países pode ser pode não Obrigatoriamente determinante e no êxito em no Exercício da prática do futebol mas não somente do futebol também de outros esportes e ela vai demonstrar isso através do que ela chamam de quatro Domingos da prática organizacional da FIFA que vocês estão escutando aqui o galo cantar mas é porque aqui do lado do meu quarto tem tipo
uma criação aqui dos meus pais mas enfim vamos seguindo elas falam dos 4 domínios da prática organizacional o primeiro domínio é o estrutural que seria esse estrutural seria a relação aí entre nação e capital e quando a nação que tem maior força econômica e estabelece aí uma possibilidade maior de realizar o a Copa do Mundo de investir na prática futebolística de estabelecer parâmetros de qualidade para a organização do futebol dentro do seu território e quem É sim uma dinâmica de privilégios status que é também uma dinâmica de Privilégio status de gênero Por que delimita a
investimentos maiores dentro da prática masculina do que na prática feminina e isso a gente encontra dentro do mercado quando vemos é que o futebol feminino ele tem uma situação desse privilegiada quanto a investimentos quantas sociabilidade quanto à participação em eventos oficiais do que o futebol masculino e isso é percute também no próprio sucesso das Nações aí os países dentro da copa do mundo quando nós vemos sobretudo no mundo globalizado cada vez mais países europeus e competições esportivas europeias tendo maior visibilidade força e resultados positivos dentro da prática esportiva um segundo domínio que elas vão apontar
É o cultural e esse cultural Ele é bem gigante porque ele tá o modo para prática esportiva elas vão lá pintar para a construção de uma visão de mundo apoiada no mito do fair-play a FIFA que apregoa a ideia do fair play como o Jogo Limpo com uma ideia de que existem avião competição dentro do campo entre dois times que atuam de forma paritária então se não tiver nenhuma intervenção dentro daquele jogo vai vencer aquele que for melhor que tiver mais habilidade capacidade mais isso dentro de condições justas e as autores fazem uma relação uma
metáfora instigante com a prática de mercado Essa visão de mundo do fair-play no futebol ela extravasou ela avança para nós pensarmos as relações entre os indivíduos dentro do mercado ou da sociedade capitalista pensando aí que existe uma competição justa um resultado justo portanto ideia de igualdade dentro do mercado é a ideia que nós confeccionamos e meia de toca Cia a meritocracia dessa prática esportiva ela extravasa panela etocracia é dentro das relações de mercado e aqui tem uma situação uma situação específica na qual a autora vai aprender o que é que significa nós pensarmos esse mito
do fair-play dentro das relações de mercado e como isso condiciona a visão dos sujeitos para uma normalização das práticas de competição de concorrência de meritocracia e bom se isso tudo acontecesse dentro do mercado em aspecto de igualdade eliminando se aí é todo um sistema social e econômico capitalista que traz consigo a essas inúmeras variantes ser de determinada raça de determinado gênero ou determinado a Sexualidade implica necessariamente no seu maior ou menor êxito dentro do mercado E aí a gente pode até Observar isso uma situação assim mas é comparativa ou nós observamos que jogadores de futebol
não assumem a sua homossexualidade justamente por terem medo ou receio de todos os tipos de discriminação que vão sofrer dentro da instituição futebol e também com aqueles que participam que São José dos telespectadores os torcedores e isso acontece com uma forma de coerção e muitos não ingressam no esporte justamente por não ser compatível a sua sexualidade com o seu ato Desportivo o que cria essa não compatibilidade é a ideia de uma colonialidade do saber o aspecto eurocêntrico do moralismo e que só a interseccionalidade pode observar como os meandros múltiplos é dessa dimensão de conversão de
sujeição inclusive de exclusão a achar que a citação vocês podem aí dar um pausa no vídeo fazer a leitura da situação para gente avançar logo aqui no texto e o outra forma de domínio é a disciplinar essa disciplinar são a aplicação de regulamentos com base na a sua sexualidade generalidade a disciplina estabelecida a partir aí do comando maior que seria FIFA passando pelas Confederações de futebol das mais diferentes Nações acaba perpassando também aspectos culturais de uma determinada sociedade implicando sobre uma maior dificuldade sobre determinados grupos de praticarem um determinado Esporte e uma maior potencialidade sobre
outros isso chega mesmo até no aspecto é da disputa entre as nações em termos de copa do mundo porque determinado os países vão ter torno investimento em material esportivo a educação formação treinamento enquanto outros não vão ter esse tipo de investimento portanto a ideia de paridade e igualdade dentro do campo ela se torna apenas 1 litro o mito daí e extravasa para o âmbito do mercado e o quatro domínio é o interpessoal a experiência individual e o sentimento de pertencimento a determinado grupo é o cultivo da imagem dentro de um determinado Sociedade existe parâmetros pelos
quais determinada imagem deve ser explorada e obviamente isso vai implicar sobre como determinados grupos sociais vão não ter visibilidade dentro da sua prática esportiva as autoras elas estão trabalhando aqui na dimensão do futebol mas nós podemos utilizar isso para pensar diversas práticas esportivas sobre como determinadas práticas são validadas um determinado país e outras são invalidadas e como aquelas práticas que são validadas que recebem todo o fomento público elas acabam tendo o maior sucesso enquanto outras práticas elas são como que abandonadas Inclusive a título de marginalizar e os desportistas que praticam esses esportes que não recebem
incentivos são aqueles esportes marginais e determinado país portanto elas são aqui pensando a Copa do Mundo da Fifa mas para demonstrar que existem estratificações que existem divisões como o futebol é praticado E essas divisões elas são interseccionais elas estabelecem a partir da classe o capital ou comando daqueles países que têm superioridade Econômica mas também do nacionalismo da cultura de determinado país inclusive criando segmentações de raça gênero e Sexo o êxito ele não é algo espontâneo natural o êxito ele está condicionado por essas formas de quais são social previamente impostas dentro da sociedade Global mercantilizada o
aspecto venha que eu vou avançar muito rapidamente para nós já estamos Encerrando o vídeo já deixando a dica né para vocês bom dura de interessa da interseccionalidade da Patricia do Paulo existir no humilde que o ponto dois a desigualdade Econômica fala-se muito da desigualdade Econômica ainda mais na sociedade neoliberal em termos é do fracasso do indivíduo da sua falta de autoconfiança dos eu não trabalho da ausência de esforço joga-se para o indivíduo a culpa do seu fracasso quando nega Se todas as formas de quais são que são sexistas racistas misóginas que já estão presentes dentro
da sociedade portanto a própria desigualdade social e econômica dentro da globalização de uma sociedade globalizada ela deve ser pensado de forma diferente porque os indivíduos homens brancos e negros mulheres brancas e negras é e Imigrantes latinos esses indivíduos não vivem essa desigualdade da mesma forma mulheres negras pobres que possuem todos os obstáculos educacionais quando elas ingresso no mercado de trabalho obviamente elas vão funcionar aí como aquela mão de obra barata ou quando não sendo jogadas ou rechaçados para o trabalho ao vivo braçal o tanto existem diferenças pelas quais os grupos suportam e se confrontam com
essa desigualdade Econômica que não é algo homogêneo e tem uma outra situação é que eu também vou deixar para vocês fazerem uma pequena pausa fazerem a leitura para entender como as políticas públicas é estatais e governamentais elas incidem sobre essa desigualdade econômica e as autoras vão demonstrar uma diferença entre o bem-estar social o estado que intervém em benefício da coletividade e do neoliberalismo a ideia de estado mínimo de livre mercado de um abertura Econômica de serviços privatizados e que vão incidir necessariamente no crescimento de grupos marginalizados e empobrecidos do crescimento do desemprego tão deixa aqui
a situação para que vocês possam observar como pensar a interseccionalidade é pensar a sociedade ocidental em termos globais e pensar como essas coisas é relacionada sair em termos de Capitalismo de nação de classe elas estão inter-relacionadas é o fim o último ponto que as autoras é denotam é o movimento das mulheres negras do Brasil algo que também é Vai Surgir aí dentro do cenário do movimento negro estadunidense feminino que vão apontar para o mito da democracia racial EA necessidade de novas políticas identitárias inclusive elas deixam um exemplo é bastante enfático O que é o caso
da Marielle Franco Franco que foi a vereadora no Rio de Janeiro assassinado em 2018 cujo caso ainda não foi solucionado era uma mulher negra também de origem social pobre é homossexual e que tinha como premissa uma luta contra as milícias contra a pobreza contra a marginalização feminina e que acabou sendo assassinada com um arco o político um assassinato político e que isso denota também essa série de interconexões que atuam ou condicionam os indivíduos em termos de formas de opressão e constrangimento já que a sua atuação o seu protagonismo de uma mulher com essas diversas variantes
identificadas vai de encontro a uma determinada Norma ou um conjunto de poderes que são contrários a qualquer tipo de mudança dentro dessa Arena social e o Finn é eu vou indicar aqui alguns obras que vocês podem estar vindo atrás e que compactuam aí dia logão estabelece aí uma conversa com esse conceito de interseccionalidade nós já delimitando os qual esse sentido interseccionalidade a pensar as relações de poder em sociedade formas de dominação e exploração coerção não apenas ao nível econômico de classe Mas demonstrar como a classe ela se inter-relaciona com sexo com geração com cidadania com
Raça com gênero tão para pensarmos essas formas de se era arquinho social e pensarmos também maneiras de alterar esses mecanismos dentro de uma determinada sociedade nós temos que compreender esse fenômeno como Algo Mais amplo isso acontece no livro ponciá vicêncio da Conceição Evaristo uma mulher é e cuja ascendência é de escravos no Brasil do início do período Republicano o início do século 20 que está estabelecida no Sertão a mulher negra pobre analfabeta que migra para a cidade e dentro desse processo de imigração Mas vamos observar como essas diferentes e vetores o fato de ser mulher
já é um elemento de constrangimento uma sociedade machista o fato de ser negras e é um outro alimento de constrangimento numa sociedade racializada' o fato de ser pobre já é outro elemento de constrangimento numa sociedade cuja um patamar estabelecido pelo aspecto é de hierarquia social portanto esses diversos elementos criam inúmeros obstáculos a inversão situacional da ponciá vicêncio dentro nesse mundo Urbano e uma outra dica para nós finalizarmos aqui é esse essa algumas a interseccionalidade é um turco arado do Itamar Vieira Júnior livro extremamente premiado cujo enredo fala de duas irmãs no Sertão da Bahia que
vão se confrontarem com aspecto de serem mulheres uma sociedade machista negras na sociedade racializada' pobres quilombolas não a sociedade hierarquizada e também de pertencerem a uma religião de Matriz afro-brasileira numa sociedade Kim tem como Norma o cristianismo seja católico ou evangélico então inúmeras variantes vão ser interligadas para estabelecer as formas de marginalização e exclusão dessas mulheres mas o ponto final da interseccionalidade como compreender este fenômeno A partir dessa forma variada é pode encaminhar e o perceber condições de vida de relacionamentos de solidariedade de reciprocidade de formas de interação social Bento dessas comunidades que sofrem com
esses diferentes vectores e a observar isso compreender uma nova dinâmica seja uma nova dinâmica epistemológica de fórmula um outro tipo de conhecimento sejam dinâmica política de postular formas de releitura da sociedade a partir da moral desses próprios grupos portanto uma moral de resistência de luta de embaixo de confronto o a interseccionalidade ela não é apenas a compreensão ela funciona como um compreensão e também como um motor aí de embarque de confronto em dia de estabelecimento de constrangimentos dentro da sociedade que nós estamos vivendo Então é isso essa é a ideia é nesse vídeo esse vídeo
aí piloto tô pensando um capítulo ou alguns Capítulos a partir de uma temática específica e eu espero que dê Beck de vocês é que a gente possa continuar conversando sobre esses e sobre outros temas Beleza então é isso é a próxima a gente vai conversando beleza valeu o
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