ah ah ah ah ah ah ah bem vindos ao nosso lado disse hoje nesse canal youtube como a pergunta deveras aguardada psicoativo tv na espera do vídeo sobre limite willian santos anos de diagne xii pedro henrique santos faz o vídeo sobre o limite por favor davi oliveira na espera do programa que discutirá nishi pedã filos de os core diz se esse obrigado o mundo nit altamente irônico em relação à destruição dos universais está ansioso pelo vídeo reino santos bom dia professor teve algum dias falando da maratona e o livro polar sul sobre nit floyd seria
possível fazer um vídeo sobre isso fábio ricardo obrigado pelo vídeo repetição de psicanálise e eterno retorno emitir alexandre cavalcanti nit lá que uma linguagem para cada um deles tiago gomes olá professor christian é um pouco a relação de canais tecnologia com nishi ele mesmo se declarava com o primeiro psicólogo é verdade é verdade fábio ricardo ótimo vídeo poderia comentar se há alguma relação eterno retorno ea felicidade nit ea repetição eo gozo em lacan então senhores eu vou pedir a compreensão para tentar reunir todas essas perguntas num num desenvolvimento genérico sobre mim schmidt a psicanálise nietzsche
freud e lacan partindo da apresentação desse desse autor do século 19 alguém que está situado no espaço do idealismo alemão é um antagonista é um crítico e que por sua vez é um crítico do cante hammer mansão no seu trabalho ou sobre o discurso modo o filosófico da modernidade e coloca de uma forma muito apropriada que a gente tem assim na reflexão sobre o que é a modernidade três grandes caminhos o primeiro representado pelos goianos de esquerda que entendem a modernidade como um conjunto de reivindicações renovadas e que não se realizam e cujo paradigma revolução
e o corte e que compreende assim a força negativa é com o motor da história e da consciência a segunda alternativa são os goianos de direita que olham para a modernidade do ponto de suas realizações institucionais na persistência da religião da persistência de uma consciência capaz de simples e capazes de articular a contradição na formação de novos objectos sociais no rumo a uma certa e cidade com valor normativo e entre os goianos de esquerda e de direita está esse nosso autor de hoje que é o limite ou seja o dnit teria uma parceria uma terceira
via porque ele argumenta o seguinte é preciso assim é suspender o drama é preciso suspender esse universo em que estamos vivendo que no entender dele está governado por um conceito fundamental que o conceito de representação for tello é esse conceito que tem uma vertente e comitiva steny cá ligada à idéia de conhecimento como conhecimento por meio de representações e uma vertente estática né é verdade que vai se falar na representação no teatro da representação artística na representação que vem lá das tragédias gregas e de fato esse é o primeiro o primeiro texto o texto de
abertura dos trabalhos no nite nascimento da tragédia ou helenismo e pessimismo um texto de juventude unit era um um filólogo com o estudioso da língua grega e que é nesse trabalho traz um primeiro assim diagnóstico de de como a nossa cultura particularmente a cultura moderna ela ela teria traído algo do da origem da central josé jance e das comédias gregas isso seria o seu caráter não é teria traído esse caráter assim eles claramente biffi quando a gente olha para o grêmio a gente vê e excesso de apolo o deus das proporções o deus das adivinhações
importante predições do futuro o deus da beleza como harmonia como proporção como conciliação entre opostos a gente tem parar para nossa um passado baseado no apolíneo e unity vem e diz o seguinte não está sendo então reprimindo está sendo negado um outro uma outra origem que remonta a um deus mais antigo ainda que a apollo que o deus dionísio um deus ausente o deus do vinho das festas o deus orff com deus às bacantes ou seja capaz também de promover a destruição capaz de promover a a dissolução das instituições das famílias e dos poderes então
esse diagnóstico começaria assim alinhando unit e frontera no fundo seria possível encontrar aqui um paralelo com o que freud escreve mal estar na civilização que é que nós sofremos com o excesso de aspirações apolíneos o excesso de aspirações ascendi idealização e recolocamos renunciamos suprimimos o nossa dimensão onde o física essa dimensão que ficaria então de tempos em tempos batendo à porta e produzindo assim efeitos desagregadores é importante lembrar que como uma das perguntas coloca que nem gente se apresentava como um psicólogo segundo tempo da obra mexicana é um tempo dada a genealogia da moral que
pode ser entendida como a genealogia genealogia do cristianismo algo que também vai aparecer aqui e ali no froid uma genealogia que vai buscar na nossa moralidade um desejo de submissão ou vai buscar os nossos grandes valores nossos ideais uma espécie de encruzilhada ou de divisão entre senhores e escravos olha aí o tema e eliano traduzido ano no universo do dnit como uma oposição entre entre a moral do rebanho a moral da obediência à moral cristã é que ele tenha dito muito interessantes é o último cristão morreu na cruz é o último que ele sabe aquele
que detectou ser cristo os outros estão vamos e reeditando essa essa tragédia como faz os outros estão usando a o cristianismo para se manterem escazú início e tem esse diagnóstico de que o cristianismo nasce como uma religião de escravos e depois com constantino com o império romano acaba se tornando a religião dos dois governantes mas isso vai estar muito forte no limite nessa idéia de que então a gente a gente tem uma psicologia que que é dividida por um lado queremos ser indivíduos queremos levar a exprimir essa força fundamental que ela chama de ele chama
de vontade de potência né viriato marques e que é bastante as indiscutível porque 11 então isso a vontade domínio é vontade de impor aos outros ea vontade de de expansão que teria então terceiro reich hitler usado e se apoiado nesse conceito do dnit pra justificar se filosoficamente assim como o conceito de vida mexe e super homem que reveja ao lado perigoso na crítica neste ano além disso há uma espécie de valorização importante e congruente com a psicanálise e desse processo de tornar se um indivíduo isso vai aparecer de forma bem clara no clássico assim falou
zaratustra de zaratustra e se esse que se separou do mundo esse que é que volta ao mundo mas que que tem uma distância em relação a ele porque ele é um mundo então governado pelo desejo de de iludir se o desejo de de submeter-se pelo medo pelo recente medo esse é um diagnóstico muito interessante do dnit que nossa cultura é basicamente uma cultura que que senti de novo porque porque não quer ir pra frente porque não quer abandonar aquilo que uma vez sentiu senti de novo e fica como se ressentindo porque isso é uma forma
de criar deuses é uma forma de de criar o oe potência o outro então vem daí essa tese do nite de que deus está morto é uma tese que vai ter um relato psicanalítico é de que deus é no fundo uma criação humana é uma versão do pai que é necessária para que a gente consiga recalcar reprimir nossos desejos e portanto trocar o desejo por segurança é a imagem de si pela pulsão de realização ou pulsão com vontade de potência e falando community unit tem uma solução para isso ela diz é preciso operar uma transa
valoração de todos os valores portanto fazer a genealogia da moral é superar e e ultrapassar a historicidade dos valores que nos fazem nos mantermos aí como escravos unit é o primeiro psicólogo também porque ele propõe então uma terapêutica não é parar para o ressentimento para a nossa moral a triste para o nosso excesso apolíneo e ele essa terapêutica implicaria por exemplo a pagar o instinto ou evitar as ocasiões da sua satisfação eu que ele chama também de dieta pulsional ou pelo contrário empanturrar o instinto é satisfazer manaus é levá lo a todos os acessos como
a forma sem de se separar dele ou então ligar esses instintos a satisfação por meio de um pensamento penoso o então deslocar a sua força impondo um trabalho extenso edifício ou então enfraquecendo conjunto da organização física nossas soluções de ti anos a gente vai dizer lá são completamente opostas às a estratégia terapêutica o programa terapêutico exames clínicos e floyd e da psicanálise então se há uma afinidade assim metade psicológica mitch foi o ator que falou na pulsão na força na trip como fry disse há uma infinidade de conceitos e afinidade crítica de crítica da modernidade
a uma distância muito grande desse programa que é apresentado né no fundo assim não se libertar da data dos instintos enquanto que no fred a gente tem justamente a idéia de bom vou levar só o inferno é ali onde estava o e weed é preciso aparecer então o sujeito tornar ou a pulsão parte é intrínseca do próprio sujeito rico em e ser o desejo envolvido na função então isso separa um pouco fred emite mas eles se reúnem de novo quando o problema é essa volta pra assim o diagnóstico da civilização da cultura e um tema
muito interessante no limite que é o amor fat né o amor ao destino no amor a o eterno retorno tão ressentido ela não sai do seu próprio tempo porque ela está assim como o temor de ipca correr uma espécie de repetição ele não consegue perceber a a força cosmológica que domina de uma forma assim maior todas as vontades individuais e que esse eterno retorno do mesmo com muitos ou vê aí uma afinidade com a pulsão de morte é o retorno inorgânico um retorno ao estado de redução das a das citações e que haveria então essa
antecipação não é do dnit em relação ao fred nessa matéria é importante a gente levar também em conta que floyd e limites e aproximam no tema da religião na religião como projeção da neurose como uma religião individualizada a religião como como vamos dizer assim e se essa fixa o que a gente se causa para justificar as nossas proibições às nossas interdições defensivas né neuróticas assim como as noções de fixação vejam só na recusa a ingressar no até o retorno mantendo se portanto a kim de uns o regime de confronto com a realidade de amor o
destino e que o fato vai então laborar com essa idéia de de fixação de retorno há traços né de satisfação questão do passado que estão na infância que estão assim esquecidos floyd emitiu então se encontra nessa idéia de uma orientação para o futuro orientação para a produção de um novo tempo para a produção de um novo sujeito como uma um título para a decadência interno inerente à cultura é a cultura com diz portante então lembrar com algumas perguntas apareceram aqui que que é alvo a segunda rodada dessa conversa e que acontece em torno da noção
de gozo e da noção de repetição da ilha de gozo como como um sucedâneo possível o potente e dessa moral do ressentimento dessa moral ou dizem que é insuficientemente orientado para a vida e que pareceria no nite apareceria de uma forma modificada no lacan através de um autor intermediário que é o batalhão nesse sentido acho que valeria a pena retomar um livro um pouco assim antigo década de 90 é porque não somos 20 anos num trabalho uma compilação que fez bastante sucesso na época porque revelou assim como de fato pensamento neste ano elenco ficava assim
uma certa periculosidade política uma uma certa vulnerabilidade para a a defesa de um hiperindividualismo b é crítica namorado renan abreu crítica do rebanho não critica o grupo comemorou a alta só temos indivíduos e que a luta é de um contra o outro é uma versão do lugar de todos contra todos presente lá desde o rock sertão bi o que está aparecendo por trás do nit uma espécie de liberalismo insuficientemente criticado não há fato só interpretações e essa afirmação do dnit pode ser tão tomada também como uma versão do positivismo em uma versão de um anti
positivismo assim muito simplório muito relativista muito nem lista como algum eu acho que lendo muito mal limite não era essa ideia é de uma alma sã suspensão completa dos valores mais um avanço para valores que ser que fossem consoantes a vida ea vontade de potência né massa por diversos caminhos a gente vai vendo que o nit ele apresenta essa vulnerabilidade que vai se deslocar para os herdeiros limite como do inglês como foo koon num certo sentido como pós estruturalismo eu recomendo também vocês o trabalho carlos rumor admite a civilização ea cultura um comentário geral sobre
esse aspecto assim das afinidades e críticas com a potência crítica do mit e para a conversa com a psicanálise eo já mencionado freud nit do povo hansson eo autor francesa paris 7 vivo muito interessante muito rude para situar o próprio limite é recomendaria para além do bem e do mal é um excelente trabalho e começo a genealogia da moral aqui mencionada ea gaia ciência da qual a gente falou pouco mas que é um texto muito importante do ponto de vista assim na discussão sobre a verdade nesse batalhão de metáforas a verdade né isso é muito
interessante pra pra mostrar se uma face muito viva presente hoje ainda do limite então gente comece conversa lithia longo fascinante decisivo' e incontornável e para começar essa nossa conversa tá aqui tá que postas algumas pedras o nosso dominó para receber mais fragmentos cósmicos transval lucrativos nit anos clique aqui no canal youtube [Música] ó ó [Música]