[Música] lá este o curso básico de teologia da praia e teologia vamos dar continuidade agora a unidade sobre um estudo da doutrina da igreja ou a eclesiologia nela passada vimos que existem diferentes tipos de governo na igreja local é importante lembrarmos que a história do povo de israel sempre mostrou que deus usa líderes humanos para direcionar para instruir para governar o seu povo tipos de líder apesar do novo testamento mencionar presbíteros ou bispos e diáconos nem todas as lideranças da igreja hoje utilizam esta nomenclatura do paulo estabelecia as igrejas ele deixava a instrução para que
esses homens administrasse a igreja se pegarmos o texto da carta o título do capítulo 1 e 1a timóteo no capítulo 3 veremos que os termos presbítero e bispo são usados para falar na mesma função paulo também chama os presbíteros jeff koons de bispo lá em atos no capítulo 21 e primeira de monte 3 em filipenses 1 paulo cita bispos e diáconos mas não fala de presbíteros então o que foi convencionado na teologia entender que existem presbíteros com alguns deveres por exemplo governar o presbítero deve liderar a igreja não como um dominador mas também sem perder
a autoridade ele tem a função de ser o guardião da verdade e proclama e explica as doutrinas buscando capacitar a igreja é preciso que tenha um bom caráter um caráter aprovado por todos aqueles que convivem com ele algumas qualificações são listadas linda timóteo 3 e 2011 ele deve ser repreensível marido de uma só esposa tem perante sobre o modesto hospitaleiro apto para ensinar não dado ao vinho não violento amável inimigo das contendas não ganancioso não governar bem o lar não orgulhoso não é inexperiente e ter um bom testemunho aos presbíteros eram escolhidos pelas igrejas e
recebiam um investimento desta função através de uma cerimônia pública onde as mãos eram impostas e as igrejas então tinham conhecimento da função que ele iria desempenhar ali nós lemos paulo fazendo isso junto com marina bem lá em atos 13 e posição de mão sobre a vida de timóteo no primeiro timóteo 4 título nome ou presbíteros para administrar a igreja em creta paulo disse que a imposição de mãos não deveria ser feito de forma precipitada a intenção desse ato público remete ao antigo testamento da bênção divina bênçãos ao ser do total sendo colocada sobre homens que
deveriam exercer esta posição diante da igreja ministério dos diabos a palavra de jacko nós no grego remete a um ministro ou um cervo a diaconia nada mais é do que o serviço à igreja não é necessariamente um cargo de honra se observarmos a instituição dos diáconos lá no capítulo 7 de atos vemos que eles deviam servir às mesas administrar funções cotidianas e alimentar as viúvas e os órfãos na sua função primordial não era de administração embora alguns deles tivesse outras funções serviam dentro da igreja por exemplo como evangelista que é o caso de estevo a
igreja tem esta condição de estabelecer os seus líderes esperando que deus use-os para liderar o seu corpo não é uma função de dominador mas sim de guia aquele que vai acompanhando o rebanho em direção aquilo que deus tem para a igreja cada igreja constituída localmente tem suas próprias características porém existe ordenanças que são universais ou seja e servem para todas as igrejas espalhadas por face da terra deus deu a sua palavra o entendimento de atividades também chamados de ordenanças que a igreja deveria se realizar cristo deixou como parte do seu ensinamento de pregação do evangelho
talvez a mais conhecida é o batismo as ordenanças da igreja depois de vermos as formas básicas de administração eclesiástica os lembrar das ordenanças da igreja que são ordens dadas por cristo com a intenção de lembrar verdades fundamentais para alguns estes são chamados de sacramentos mas na verdade são mais comum memoriais por exemplo o batismo a palavra batismo vem do grego baptizo que significa energia ou submergir normalmente as igrejas acreditam que a cerimônia memorial do novo nascimento é realizada dentro da água o batismo é administrado somente para adultos e para pessoas que receberam a graça que
receberam um entendimento espiritual de que cristo é o senhor o autismo tem alguns objetivos dar um testemunho público de fé a identificar aquele como um discípulo de cristo representar uma limpeza lavagem espiritual representar a morte do crente a sua ressurreição para uma nova vida batismo tem as ideias associadas a ele de perdão união com cristo fazer discípulos e também arrependimento jesus embora não tivesse pecado foi batizado dando assim o exemplo para esse testemunho que foi repetido e ele deixou a ordem da igreja ir por todo mundo ensinando as pessoas e batizando ans em nome do
pai do filho e do espírito santo ou seja é um símbolo humano que revela uma verdade teológico a outra ordenança comum é a ceia do senhor este é um assunto que divide também o entendimento teológico a partir da história do seu ensinamento a ceia é uma ordenança como um memorial cristo disse que deveria ser feito em memória dele existe uma percepção dos católicos romanos por exemplo que no momento em que se faz à lembrança a uma transfusão se ação ou seja pão e vinho literalmente se transforma na carne e no sangue de cristo já veteranos
preferem a idéia de consubstanciação o pão eo vinho contém o corpo o sangue mas a presença não está ali de uma forma palpável real apresenta espiritual o memorial é mais comum entre os evangélicos é simplesmente um símbolo cerimônia realizada ali é uma lembrança e não a uma graça transmitida mas sim um momento para que se repense na sua vida e como ela está sendo vivida ou seja a expressão isto é o meu corpo nada mais é do que uma figura de linguagem uma metáfora cristo apresenta elementos essenciais para a vida do corpo a bebida e
comida e remete isso é uma realidade espiritual a necessidade que temos de receber de deus também dádivas espirituais nós pensamos na igreja como aquela que transmitia graça ao mundo além dos elementos nem mundiais existe elementos feitos para dentro da própria vida à igreja ou seja da comunhão além de entendermos as organizações da igreja como parte essencial da vida da igreja existem também outros meios de graça ou seja elementos do culto cristão que remete aquilo que deus deseja para o seu povo um desses meios mais conhecidos é o ensino da palavra também chamado de pregação é
a manutenção da antiga tradição dos judeus de se reunir na sinagoga lerem a palavra a lei explicar para as pessoas esta chamada de a pregação a explanação que leva para todos o conhecimento da palavra de deus também a igreja se reunia para orar a oração comunitária bíblia fala em atos que havia o hábito dos primeiros cristãos de orarem conjuntamente e fazer inter são uns pelos outros a adoração não necessariamente apenas a questão musical como é mais comum hoje em dia nas igrejas mas a idéia de reunir que estão os que reconhecem cristo como deus e
adorar prestar a ele um serviço de adoração também aonde dispensação da disciplina quando a igreja apresenta problemas cada igreja tem o seu sistema para resolver e para isso os líderes vão desempenhar a sua função mais paulo explica que há questões que precisam ser tratados na igreja porque o pecado de idol pode contaminar todo o corpo de cristo que se reúne no local a igreja deve executar a disciplina trazendo com isso a pessoa ao arrependimento ea volta para a plena comunhão também é comum a oferta ou seja um momento onde as pessoas reconhecem que tudo que
recebemos vem de deus e tem condição de colaborar para a continuação daquele trabalho muitas vezes é feito de maneira voluntária como vimos lá livro de atos que os cristãos se desfaziam de todas as suas posses e entregaram paulo estimula as igrejas fazem coletas em suas cartas por fim podemos pensar nos dons espirituais também os dons espirituais já vimos no capítulo sobre espírito santo quais são os dons espirituais mas os cristãos são estimulados a usar esses dons para servir uns aos outros dentro da comunhão e por final pensar na comunhão também chamado de economia que é
a convivência harmoniosa onde os cristãos podem ajudar uns aos outros estimulando o amor e também as boas obras o livro de abreu disse que o cristão não deve deixar de se reunir de fazer parte desta congregação paulo diz que eles devem levar as cargas um dos outros para se cumprir a lei de cristo e por fim a igreja mantendo o seu papel como evangelizadora a evangelização não é necessariamente para ser feito dentro da igreja mas através da igreja é um meio da graça salvífica para o mundo realizada através do cumprimento da ordem de cristo na
força do espírito santo levar a mensagem de redenção e com isso poder trazer as pessoas para o conhecimento da graça de deus concluímos assim o nosso estudo sobre igreja ou a eclesiologia [Música] [Música]