a galera que olhe por aqui com mais um vídeo pra você hoje sobre design thinking o que é no design fim caso você não conheça esse termo para quem já conhece para quem já está na mesma página eu vou aprofundar um pouco esse tema aqui com as cinco etapas essenciais do processo de design thinking vamos nessa [Música] saif quem é um conceito que surgiu dentro do design mas você sabia que ele pode ser usado para qualquer área na realidade é uma forma de pensar que ajuda a resolver diversos problemas de todos os tipos pois as
empresas que investem em design como apple e nick notaram design thinking e tem tido resultados surpreendentes nos últimos dez anos isso despertou o interesse dos profissionais de diversos nichos que buscaram aprender mais sobre o assunto e também aplicá los nas suas empresas mas que é exatamente design thinking say anything é uma forma de pensar que surgiu na área de design e hoje é procurada por diversos profissionais une a sensibilidade do design métodos para atender às necessidades das pessoas e o que é possível realizar tecnológicamente é como uma combinação de mais de 71 plano de ação
os benefícios da aplicação do design quem são vários como a possibilidade de transformar a forma com que as organizações desenvolvem produtos serviços processos e estratégias e além disso permitem que as pessoas que não são designers usem ferramentas criativas para resolver um problema se identifica também as melhores opções e todas as experiências mais eficazes é uma junção entre o pensamento corporativo eo pensamento criativo combina os desejos e necessidades do público com as possibilidades de realizações tecnológicas ele pode ser usado para resolver todos os tipos de problemas mas se adapta muito bem aquele tipo de problemas que
não possuem uma definição muito clara ainda que são situações mutáveis e que principalmente podem causar fortes impactos nas necessidades das pessoas vamos ver algumas etapas do design thinking número 1 definição pense na seguinte pergunta o que você ou também o seu time sabem sobre o problema o que vocês levaram em consideração que ninguém mas pensou como você deseja fazer a diferença na vida de quem vai usar essa solução qual será o valor que vai guiar a sua busca pela solução do problema não pense somente na experiência mais foco na sua visão específica sobre como lidar
com as pessoas faça um brainstorm com a mentalidade de criar o maior número de opções diversificadas possível saia do óbvio busque idéias inovadoras aproveite para colher opiniões das pessoas do seu time com habilidades diversas use a sua criatividade e busca solução até mesmo em áreas inesperadas e não relacionadas ao problema é importante também buscar volume e diversidade de opções mas principalmente tem a clareza da diferença entre o momento de criação e/ou de avaliação de dengue número 2 empatia observe os usuários do seu comportamento no contexto de suas vidas interaja com eles usando entrevistas faça uma
imersão dos sábios dos seus usuários para entender suas experiências ouça atentamente e não julgue somente observe interaja sem influenciar as ações de circunstâncias decisões e problemas deles questione tudo especialmente as coisas que você acredita que já entende faça perguntas sobre como os usuários entendem o mundo seja curioso pergunte porque encontrei padrões de comportamentos e sentimentos procure temas interessantes que surgem em conversas com os usuários pergunte o que como porque essas perguntas vão ajudar você a atingir níveis mais profundos de observação um quadro e procure anotar todos os detalhes anote o que está sendo feito em
detalhes mas sim analisar nada ainda de atenção especial à como a ação está sendo realizada emoções estão sendo trazidos não economize adjetivo saque anote porque a pessoa está fazendo aquilo nessa etapa você terá a teorias para testar com os usuários e é possível também fazer um mapa de empatia já que ele sintetiza suas informações de forma bem objetiva crie um quadro e anote as seguintes informações sobre o usuário quais são as citações ou palavras importantes que eles usam que ações e comportamentos você notou o que o usuário poderia estar pensando e o que isso diz
sobre a sua forma de ver o mundo que emoções o usuário poderia estar sentindo identifique atividade e desejos em que o seu usuário precisa de ajuda anote tensões contradições e surpresas que surgiram para ajudar a ter idéias lembre-se que pensamentos e sentimentos não podem ser observados diretamente então é necessário prestar atenção aos detalhes e pistas três visualização selecione as idéias obtidos do brainstorm com cuidado não reduza a variedade muito depressa procure manter a diversidade para não cair em uma zona de conforto e também não descarte imediatamente uma idéia que parece impossível de realizar ainda pode
haver um aspecto dela a ser aproveitado para fazer a seleção das idéias e por isso a ferramentas como a votação em por tite cada membro da equipe volta em três ideias é um ótimo apostar voz a todo mundo do grupo quatro categorias escolha uma ideia para se encaixar em cada uma dessas categorias a escolha racional a escolha mais provável de agradar aqui você mais gosta e a aposta escolha uma idéia que leve também para cada um dos tipos de protótipo digital risco e uma experiência a vantagem dela aqui você consegue preservar o potencial de inovação
protótipo protótipo é quando você vai tirar as idéias da mente e colocar no mundo físico isso pode ser feito né de diversas formas a parede por fitch atividade de atuação um espaço físico um objeto uma interface nas explorações iniciais mantém os protótipos simples e rápido de aplicar para aprender com os erros e fazer melhorias protótipos costumam ser bem mais sucedidos se algumas pessoas interagem com ele são uma excelente forma de testar a funcionalidade entender melhor o usuário e testar também soluções além claro de inspirar novas idéias um protótipo é você aprende muito sobre a solução
que está trabalhando ele permite que você fale rapidamente e com baixos custos assim você pode testar mais e mais idéias só não recomendo que você se apegue emocionalmente ao seu protótipo pois durante o processo de design thinking outras opções melhores podem acabar surgindo para não correr o risco de ficar preso à sua primeira ideia por vaidade mantém o usuário e não você em mente na hora de criar um protótipo e faça o que for melhor pra ele tenha sempre clareza de qual pergunta o protótipo preciso responder do aspecto que está sendo avaliado e número 5
teste melhorias não deixe testar suas idéias como uma parcela dos usuários você recebe feedbacks mais precisos e ainda aumenta a empatia você pode testar o protótipo verifique na funcionalidade dele o cenário em que o teste está sendo realizado como você interage com o usuário durante o teste não dá informações demais para não interferir na naturalidade do usuário e como você observa captura e analisa feed backs se não houverem pessoas suficiente para somente observar que enquanto o teste realizado grave para analisar posteriormente e para usar o design fique no seu dia a dia tenha em mente
essas três dicas durou um caminho com o problema o da de ambiente e se exercitar ajudam a ter novas perspectivas 2 faça anotações você nunca sabe quando terá boas ideias mas com certeza vai esquecê las se não anotar las número 3 o desenho recurso visual ajuda a entender melhor o desafio de organizar também as alternativas você vai perceber o quanto as suas ideias podem evoluir realmente com a aplicação do design thinking esse é o nosso pior do que hoje sá enfim é uma forma de pensar como um designer ou aplicando os conceitos de design no
seu pensamento a desenvolver melhores idéias você curtiu da o joinha clique no botão abaixo para se inscrever no canal david bem receber novidades em vídeo aqui no seu lugar favorito que você adora passar tempo eo youtube segunda quarta e sexta são dias que a gente publica os vídeos até hoje estamos publicando eles às 14 horas duas horas da tarde o velopark galera eu fico feliz mas tá tudo o que passei aqui então me abraçou na próxima aula [Aplausos] [Música] é