o homem e os seus [Música] símbolos Hoje a gente vai se aprofundar nessa grande obra que é o homem e os seus símbolos de Carl Gustav Jung Dr Carl Gustav Jung para quem ainda não faz parte da formação em psicanálise você pode aqui no Instagram ou mandar um Direct e no YouTube é só você entrar aqui no QR Code que tá aqui na tela um primeiro conceito muito importante que ele inicia a o livro falando sobre é qual é a natureza do símbolo isso é uma coisa que eu gosto muito e quem acompanha as minhas
aulas fazer a desconstrução da temática é muito importante assim como o Dr Jung faz nas suas obras eh na hora que ele se propõe a falar entre o homem e os seus símbolos ele já começa com um processo de desconstrução do que é que significa o símbolo explicando a sua natureza então o dror Jung discute como os símbolos surgem do inconsciente Logo no início da obra e como eles servem como mediadores entre o Consciente e o inconsciente oferecendo insights sobre processos psicológicos profundos muito sofrimento e Muita confusão da maioria das pessoas acontece porque elas nem
sabem que o inconsciente existe Se nós formos falar de força psíquica 90% da força psíquica do nosso ser está no inconsciente o seu consciente só tem 10% de força psíquica comparativa a a inconsciente e a gente pode isso é numa análise extremamente otimista existem análises junguianas onde nós vemos pessoas em processos de psicopatologia onde o inconsciente praticamente predomina em 99,9 da da força psíquica E é exatamente por isso que a pessoa fica doente a psicopatologia acontece Exatamente porque a energia consciente está exaurida E aí a pessoa é tomada pelo inconsciente se torna um marionete da
vida esse marionete da vida vai ser as coletividades a que essa pessoa pertence do ponto de vista metafísico um primeiro símbolo que ele traz eu vou trazer sobre a natureza do símbolo eu vou trazer sempre um dois ou três exemplos de cada uma das dos conceitos estruturantes então ele dá um exemplo na obra sobre a Rosa o símbolo da Rosa como um símbolo da totalidade sem que nós estivermos falando de um símbolo saiba que esse não é um símbolo que foi atribuído um significado pelo Dr Jung o símbolo e a explicação desse símbolo na verdade
é uma análise de como esses símbolos são usados em todas as culturas e qual que é o significado que esses símbolos usualmente têm em cada uma dessas culturas ou seja o denominador comum entre os símbolos e um dos primeiros símbolos que ele começa a falar na verdade o primeiro é a Rosa que ele vê que em diferentes culturas é visto como um símbolo da totalidade até dentro do ideal romântico né onde a gente vê mais próximo da Idade Moderna o cortejo de um homem para uma mulher dando uma rosa é um indicativo simbólico de que
ele quer se unir a ela tá então a gente tem aqui por exemplo uma representação da Rosa como uma totalidade pro Jung a rosa é muitas vezes associada ao processo de individuação e totalidade do si mesmo ou self como ele chama na obra dele a tradução é si mesmo no contexto alquímico ou transformacional a rosa é frequentemente identificada como a junção a conjunção dos opostos e a união das polaridades por exemplo como masculino e feminino Consciente e inconsciente um uma terminologia que eu utilizo para explicar esse estado por exemplo numa mulher ou num homem é
matriarca patriarca uma pessoa que possui um um equilíbrio dinâmico psíquico muito grande entre energia masculina e feminina é uma pessoa com alto grau de maturidade o contexto da Rosa principal a gente vê no cristianismo por exemplo que a rosa é frequentemente associada à Virgem Maria um elemento arquetípico feminino extremamente poderoso representando a pureza e a alma individual no seu estado mais elevado no oriente a gente tem a mandala que frequentemente associada a imagens circulares com padrões radiais que pode ser vista também em muitas eh rosáceas de catedrais góticas europeias representando a totalidade da psiquê e
a autorregulação da pqu um segundo símbolo que ele fala já no no primeiro capítulo é com relação ao símbolo do peixe Cristão que é do grego ictis i c t h ys como símbolo da divindade e na Perspectiva junguiana o peixe especialmente o icts que é um símbolo é aquele símbolo de dois arcos de dois Arcos tá você tem um arco voltado para baixo um côncavo e um arco convexo onde a desse ponto as extremidades se tocam Esse é o símbolo do Cristo Esse é um símbolo não apenas de uma representação do Cristo e Mas
também como uma imagem arquetípica da divindade e da Renovação nós temos aqui a geometria Sagrada aqui dentro também dentro de uma esfera da Semente da Vida é muito fácil a gente ver que as interligações entre as esferas todas são compostas de icts a contextualização desse símbolo o icts é uma representação de uma ideia transcendente uma figura que conecta o céu e a terra no contexto do batismo o peixe também pode ser visto como um símbolo de Renascimento e um símbolo de transformação um mergulho nas águas do inconsciente e um renascimento e um novo estado de
ser é daí que vem o significado do símbolo de peixes que é o ser que mergulha e depois se renova voltando à superfície tem uma outra característica muito interessante interessante com relação ao símbolo de icts que é frequentemente chamado do símbolo de peixes de Cristo que é um símbolo usado no no cristianismo para representar Jesus Cristo porque o termo ictis vem da palavra grega que significa peixe ictis vem do grego que significa peixe e o símbolo consiste nessas duas linhas arqueadas e a relevância do símbolo pro cristianismo é ampliada pela acróstico que pode ser feita
a partir da palavra grega ictis escrito em grego que se traduz como cada uma das letras são cinco letras da palavra icts em grego são cinco letras na na na língua grega onde a primeira letra é a iota que significa Jesus a segunda letra é aqui que significa Cristo a terceira letra é teta que significa de Deus a quarta letra éon que significa filho e a quinta letra Sigma que significa Salvador então a o significado do símbolo peixe que vem da terminologia peixe que é ictis quando nós fazemos uma análise simbólica de cada um dos
símbolos gregos que compõe a palavra peixe significa Jesus Cristo filho de Deus o salvador Isso é uma análise etimológica extremamente profunda da simbologia do Por que o símbolo de peixes foi atribuído por exemplo a Jesus Cristo durante os primeiros dias do cristianismo uma curiosidade os cristãos eram muito perseguidos o icts era usado como um símbolo secreto e onde você podia desenhar metade de um de um peixe você fazia um dos Arcos E aí quando você encontrava com uma outra pessoa e ela visualizava aquele arco ela completava com o arco inferior ou superior faltante para demonstrar
que ambos eram crentes eh e que estavam Seguros dentro do ambiente hostil um terceiro símbolo que o Jung traz o Dr Jung Traz logo no primeiro capítulo é o símbolo da serpente ouroborus como símbolo do círculo da vida essa serpente ouroboros Ela se repete em muitas civilizações e muitas culturas também como um símbolo de do princípio de ciclo que eu ensino nos ciências espirituais o oroboros então é a serpente que morde a sua própria cauda vocês podem colocar no Google depois vocês vão ver qual que é esse símbolo que é um símbolo muito antigo que
representa a natureza cíclica da vida a eternidade e a interação constante entre os opostos mesmo porque a cabeça da serpente tá comendo a sua própria cauda então eventualmente eh o os assuntos da vida vão consumir os assuntos não resolvidos O que que significa isso significa que os ciclos eles não param enquanto não existe um aprendizado com relação a esses ciclos isso foi sempre demonstrado at através dessa simbologia do Ouro boros que é essa serpente que come a prpria calda é um círculo esse símbolo pro Jung representa a totalidade assim como uma ideia de que a
vida é um ciclo contínuo de destruição e de criação esse conceito de impermanência de criação destruição é onipresente também em praticamente todas as culturas o o princípio da impermanência e de anicha no sânscrito na China no budism Ah no taoísmo a mesma coisa na renovação dos do dos Desafios nas sociedades ocidentais que a vida se repete em inúmeros ciclos os ciclos da da antroposofia onde mostra-se com eh os seus ciclos cenários como que cada aprendizado deve se desenvolver entre muitos outros conceitos que aparecem em culturas e momentos diferentes o oroboros Então ele pode ser interpretado
como um símbolo de autorregulação da psiquê onde a consciência e o inconsciente não são entidades separadas mas parte de um todo contínuo também pode ser visto como uma representação do equilíbrio entre os opostos e da necessidade de integração para alcançar a totalidade essas interpretações elas estão enraizadas as ideias do Dr Jung sobre símbolos como expressão do inconsciente coletivo os símbolos T uma qualidade Universal mas também podem ter significados pessoais específicos para o indivíduo com base nas suas próprias experiências e contexto cultural Então não é de aplicação direta mas sim de aplicação contextual o que é
que significa dentro da sua vida esse símbolo paraa sua psiquê o segundo ponto abordado pelo Dr Jung foi os sonhos e o simbolismo ele fala sobre o sonho mais comum um dos sonhos mais comuns que é o sonho da casa com vários andares eu acredito que quase todos vocês já devem ter sonhado que estava dentro de um edifício do uma casa e dentro da análise UnG Guiana uma casa em um sonho muitas vezes representa o self ou a sua vida ou a totalidade da psiquê do sonhador a casa com vários cômodos é uma representação analógica
da própria mente um sonho de uma casa com vários andares em particular reflete as diferentes camadas ou níveis da psiquê então a gente pode ter o nível do terrio que representa a consciência do dia a dia do cotidiano a realidade cotidiana e as questões práticas os andares superior que podem simbolizar pensamentos mais elevados ou aspirações espirituais ou uma consciência mais expandida ou mais desperta e porão e subsolos ou subsolos representam o inconsciente Onde Estão guardados os instintos as pulsões os desejos reprimidos A Sombra e todos os traumas do passado é interessante que por causa dessa
compreensão simbólica da do símbolo da casa uma técnica de hipnoterapia para hipnose ou Auto hipnose que é extremamente efetiva é você entrar numa casa e você se ver descendo degrau a degrau dentro dessa casa até você atingir o nível mais baixo desse dessa escadaria essa indução na hipnoterapia vem da compreensão que esse símbolo arqutipo típico da casa tem uma representação universal para todas as pessoas representa as partes constituintes da psiquê dela E aí o que acontece é que quando você faz essa hipnose você consegue acessar complexos reprimidos que você não consegue ver com a sua
consciência cotidiana e aí dentro desse estado de indução é muito possível curar muitas neuroses muitas compulsões muitas pulsões desde que essa neurose não esteja sendo criada por um comportamento que ainda está ativo na consciência você consegue desenergizar temporariamente aquilo mas se o comportamento consciente que está neurótico que está em padrão de negação continuar criando você vai fazer a desenergização com a hipnose e depois você vai criar novamente um outro complexo neurótico em cima dele então é pode ser utilizado esse símbolo arquetípico para se desenergizar neuroses e e doenças eh psicológicas ao mesmo tempo que observe-se
a consciência do cotidiano para ver qual é o comportamento que estava causando aquele eh aquela repressão daquela energia então dentro do contexto junguiano é fundamental lembrar que enquanto os símbolos TM significados arquetípicos universais a interpretação precisa de um sonho eh depende da experiência individual do contexto de vida e das circunstâncias pessoais do sonhador também então tô dando linhas Gerais aqui mas isso tem que ser feito dentro de um processo terapêutico onde o analista conhece com profundidade o seu analisando o seu paciente portanto as interpretações acima são Gerais e podem variar dependendo da situação específica do
indivíduo é importante entender que essas interpretações essas análises elas não foram criadas pelo Dr Jung ela foi analisada nas culturas e através dessa análise sociocultural eh etimológica e antropológica e psicológica ele extraiu o denominador comum do que que esses símbolos representavam ou representam nessas culturas Então o que nós temos aqui é o denominador comum do significado atribuído a esses símbolos ao longo da história humana e sempre se repete o símbolo da serpente é associado à renovação e transformação dragões apesar de serem seres míticos que nem existem eles muitas vezes personificam o caos o desconhecido e
os instintos primordiais incluindo instintos de destruição no entanto também podem ser vistos como guardiães de tesouros escondidos e que podem simbolizar os segredos do inconsciente ou as riquezas interiores do self Olha a dualidade né de significados ele pode significar um impulso destrutivo ou ele pode significar um impulso de guarda de proteção muitos dos sonhos que nós temos à noite são processos compensatórios do que eu vivi no meu dia é o elemento faltante do que eu deveria ter feito no meu dia muitos dos sonhos são isso uma pequena parcela dos sonhos são sonhos arquetípicos de propósito
que traz significado que é para você mudar de fase de vida ou algo que você tá reprimindo não tá fazendo e tá procrastinando E aí vai ter esses elementos mais universais e menos particulares dentro dessa dos sonhos pessoais em comparação com os símbolos universais você tem o processo de individuação como processo latente um convite ambos os tipos de sonhos são importantes porque o processo de individuação do Dr Jung onde o objetivo é integrar diferentes aspectos do self para alcançarmos a totalidade não existe nada mais terapêutico do que dormir dormir é uma das coisas mais terapêuticas
por isso que quando uma pessoa tá em crise a vontade de dormir aumenta drasticamente porque dormir é um processo orgânico biológico e psíquico de aut sensação terapêutica só que às vezes a pessoa tá com comportamentos conscientes tão destrutivos tão negativos tão causadores de neurose que não não dá conta de no sono ela fazer o efeito terapêutico compensatório então ela vai precisar buscar autoconhecimento ela vai precisar mudar padrões de comportamento ela vai precisar olhar para esses padrões destrutivos e o que tá motivando esses padrões destrutivos de acontecerem para que eles possam ser neutralizados então eu já
muitos pacientes e muitos alunos que eu atendi que estavam em processos de de crise ou depressão quando eles começam a sair da depressão a vontade de dormir diminui drasticamente a pessoa quer ficar mais tempo acordada por quê que tem menos assunto não resolvido para resolver o sono é um processo de limpeza psíquico efeitos compensatórios e a minha ideia com a aula Magna não é explicar todos os pormenores da obra porque isso seria impossível mas assim fazer um processo introdutório direto às obras originais do Jung e isso vai colocar todos os Vocês que são alunos da
formação em psicanálise eh num grau superior porque vocês já vão ter tido uma uma uma abordagem eh um contato direto com as obras originais do Jung em detrimento de pessoas que eh sabem conceitos esparsos do Jung e não o o contexto estruturante da sua obra dito pelas suas próprias palavras ou as palavras dos seus alunos diretos finalizando esse primeiro capítulo que é o mais importante de todos eu eu acho que isso é o mais relevante de eu ensinar para vocês na aula de hoje vou passar rapidamente nos outros capítulos simplesmente para vocês saberem o que
aguarda vocês dentro dessa [Música] aa