Rev Augustos Nicodemos Estudo do Cap 2 de Tiago

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IPI EDSON PASSOS
Augustus Nicodemus Gomes Lopes é Reverendo da Igreja Presbiteriana do Brasil, teólogo calvinista, pr...
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muito bem nós vamos dar continuidade aos nossos estudos na carta de Tiago E hoje nós vamos ver o capítulo 2is que fala de acepção de pessoas ou preconceito e também da fé sem obras é talvez a parte mais conhecida da carta de Tiago além do capítulo sobre a língua que é o capítulo 3 o capítulo 2 que fala de fé e obras é famoso entre os crentes Vamos só recapitular o que nós já vimos ontem com respeito a carta de Tiago ela foi escrita provavelmente pelo Tiago irmão de Jesus que era líder da igreja em
Jerusalém não pode ter sido Tiago Apóstolo Porque mesmo que essa carta é uma carta das mais antigas ou seja ela foi escrita cedo na história do cristianismo Todavia o Tiago Apóstolo ele morreu bem mais cedo ele morreu no começo ou nos começos da igreja na cidade de Jerusalém decapitado por Herodes então não daria tempo material para ele ter escrito até porque a carta é dirigida paraa comunidades judaicas cristãs fora de Jerusalém o cristianismo ainda não tinha se espalhado a essa altura estava restrito a Jerusalém então não pode ter sido sido Thiago Apóstolo o próximo candidato
é o Thiago irmão de Jesus Ele é mencionado lá em Marcos Capítulo 6 na relação dos quatro irmãos de Jesus ele assume a liderança da igreja a princípio Ele não cria em Jesus na Bíblia não diz a que altura ele passou a crer que o seu irmão de fato era o filho de Deus e seu Salvador se tornou discípulo de Jesus Cristo e veio a ser líder da igreja em Jerusalém e é nessa condição que ele escreve essa carta que leva o seu nome o objetivo da carta é duplo Tiago pretende ajudar os crentes a
enfrentar o sofrimento as dificuldades da vida e a vencer a imaturidade e a incoerência em crenças e pras a igreja tinha duas grandes necessidades as igrejas à quais ele escreve a primeira era a necessidade de enfrentar o sofrimento e as dificuldades de maneira correta nós vimos isso ontem e a segunda era de praticar aquilo que eles já sabiam serem coerentes com a doutrina que eles já tinham escutado e a qual professavam Tiago trata disso no no primeiro capítulo na primeira parte Como enfrentar o sofrimento e no último item que nós vimos ontem no final do
capítulo primeiro ele fala da necessidade de praticar a palavra de Deus ele diz que quem ouve a palavra e não pratica é semelhante a alguém que se olha no espelho vê o seu rosto natural e se vira se vai e logo se esquece de como era a sua aparência assim também é aquele que só ouve a palavra de Deus e não pratica hoje nós vamos entrar no capítulo dois é um capítulo muito interessante onde Tiago trata de duas atitudes daquela as igrejas à quais ele escreve e que revelavam a sua profunda incoerência inconsistência acreditar pregar
falar uma coisa porém viver outra A primeira é o tratamento preconceituoso ou a acepção de pessoas que eles estavam fazendo para com os crentes pobres em suas igrejas Capítulo 2 de 1 a 13 nós vamos ver isso em primeiro lugar e depois a ênfase que eles faziam nas declarações de fé em em contraste com o descaso para com as obras práticas ao que parece eles estavam valorizando muito a doutrina e pouco a prática a ênfase era na fé minimizando o valor das obras Tiago então corrige estas duas coisas O que é que elas têm em
comum a questão da coerência nós temos que praticar e viver aquilo que nós professamos O cristianismo não é somente um conjunto de doutrinas nas quais nós precisamos crer é também se nós não cremos em determinadas proposições Como Jesus é o filho de Deus ele morreu na cruz para nos salvar ele ressuscitou dos mortos no terceiro dia então nós nem salvos podemos ser então o cristianismo sim é um conjunto de doutrinas as quais nós precisamos entender e Crer no fundo do nosso coração mas ela o cristianismo também é um caminho foi esse o primeiro nome que
ele recebeu lá no o livro de Atos o caminho é um caminho então o caminho é um lugar por onde a gente anda e enfatiza a questão prática de viver de acordo com essas crenças Um dos problemas dessas igrejas as quais Tiago escreve é exatamente a o descompasso entre a Vida Prática deles e aquilo que eles professavam na carta Tiago chama os crentes a viver de acordo com aquilo que eles ouviram e professavam crer vamos começar com a acepção de pessoas vamos dar uma lida no texto aqui do verso primeiro até o verso 13 meus
irmãos não tenhais a fé em Nosso Senhor Jesus Cristo senhor da glória em acepção de pessoas se portanto entrar na vossa sinagoga algum homem com anéis de ouro nos dedos em trajos de luxo e entrar também algum pobre andrajoso e tratares com deferência o que tem os trajos de luxo e lhe disserdes tu assenta te aqui em lugar de Honra e disserdes ao pobre tu fica ali em pé ou assenta-te aqui abaixo do estrado dos meus pés não fizeste distinção entre vós mesmos e não vos tornastes juízes tomados de perversos pensamentos ouvi meus amados irmãos
não escolheu Deus os que para o mundo são pobres para serem ricos em fé e Herdeiros do Reino que ele prometeu aos que o amam entretanto vós outros menosprezes o pobre não são os ricos que vos oprimem e não são eles que vos arrastam para tribunais não são eles os que blasfemam o bom nome que sobre vós foi invocado se vós contudo observa a lei Régia segundo a escritura Amarás o teu próximo como a ti mesmo fazeis bem se todavia fazeis acepção de pessoas comete pecados sendo arguidos pela lei como transgressores pois qualquer que guarda
toda a lei Mas tropeça em um só ponto se torna culpado de todos porquanto aquele que disse não adulterarás também bem ordenou não matarás ora se não adulteras porém matas Vens a ser transgressor da Lei Falai de tal maneira e de tal maneira procedei vocês estão vendo aqui o chamado a coerência não é Falai de tal maneira e de tal maneira procedei como aqueles que hão de ser julgados pela lei da Liberdade porque o juízo é sem misericórdia para com aquele que não usou de Misericórdia A misericórdia triunfa sobre o juízo tudo bem aqui nessa
sessão Paulo desculpem Tiago está tratando da acepção de pessoa ou do preconceito Vamos tentar entender a passagem e fazer algumas aplicações para nós bom temos começar Lembrando que a maioria das igrejas era composta de pobres não é incrível isso mas você vai encontrar preconceito e acepção de pessoas entre os os próprios pobres Então essa Concepção ente diferenciado ele está em todo lugar em todo lugar a igreja como eu disse era composta de pessoas vindas das classes pobres daquela época da cultura da sociedade daquela época essas pessoas eram pequenos artesãos pequenos Comerciantes jornaleiros que trabalhavam pelo
jornal pela diária diaristas eram agricultores que trabalhavam nas terras de senhores latifundiários eram soldados eram pessoas eram viúvas eram órfãos por causa das Guerras e das doenças que graav naquela época e dizimavam a população de de vilas inteiras os estudiosos nos dizem que a grande parte da igreja cristã era composta de pessoas pobres nos seus primórdios eu acredito que hoje também né sempre foi assim a maior parte da das igrejas cristãs em todo o mundo sempre foi composta das camadas mais baixas socialmente falando sem com isso ter algum demérito tô falando apenas baixa no sentido
socioeconômico financeiro e aqui eh mesmo entre eles havia ao que parece essa atitude de tentar favorecer aqueles que eram mais ricos tratando difer de maneira diferenciada uma pessoa apenas porque elas se vestiam melhor ou aparentavam poder ostentavam riquezas em detrimento daqueles que eram po e que se vestiam de maneira andrajosa a palavra acepção que Tiago usa aqui verso Primeiro meus irmãos não tenhais a fé em Nosso Senhor Jesus Cristo o senhor da glória em acepção de pessoas ela significa literalmente no grego aceitar a face de alguém ou seja você aceitar alguém por aquilo que ele
aparenta você olhar para uma pessoa bateu o olho ele é bonito bem vestido tem anel no dedo tem um Audi estacionado porta então pela aparência pela Face da pessoa você já forma um julgamento sobre aquela pessoa e resolve aceitá-la por aquilo que ela é Na aparência é isso que acepção significa a palavra grega significa receber a Face ou alguém por aquilo que ela apresenta no seu rosto na sua aparência externa Tiago tá aqui dizendo no verso primeiro que nós não podemos fazer isso Aceitar as pessoas por aquilo que elas aparentam por aquilo que elas ostentam
particularmente nessa questão de riqueza ou de pobreza por não logo de cara aqui no verso primeiro a gente vê que a razão é que isso é inconsistente com o senhor da glória Esse é o único lugar no Novo Testamento em que Jesus Cristo é chamado de o senhor da glória Por que que Tiago escolheu esse designativo para Jesus talvez porque Jesus sendo o senhor da glória ele esvaziou se tornou pobre para estar entre nós para nos salvar então se nós somos discípulos daquele que sendo senhor da glória abandonou a sua posição de poder de autoridade
de riqueza para ser um de nós se tem um povo que não pode ser preconceituoso são os discípulos do senhor da glória porque ele abriu mão da sua glória da Sua Majestade das suas prerrogativas para encarnar e ele não nasceu num Palácio nasceu numa maned não era filho de um deputado Romano um senador romano era filho de um carpinteiro não nasceu na capital do império nasceu numa cidadezinha obscura chamada Nazaré perdida lá no interior então se nós somos discípulos do senhor da glória que se esvaziou para nos salvar a última coisa que cabe em nós
e nas nossas igrejas é acepção de pessoas favoreceu os ricos em detrimento dos Pobres é nós darmos preferência às pessoas só porque elas ostentam um determinado padrão Ou nível eh de riqueza menosprezando determinados princípios ou deixando de lado valores cristãos muito bem Tiago diz em seguida Isso é do verso primeiro no verso 2 e TR ele dá eh ele ilustra isso com o que parece uma situação real eu sei que algumas pessoas consideram que isso é um exemplo tanto é que a bíblia na a linguagem de hoje e introduz o verso 2 dizendo assim eu
vou dar um exemplo então só que para mim esse exemplo era um exemplo de uma realidade que estava acontecendo nas igrejas ou que era muito possível que acontecesse dadas circunstâncias o exemplo é esse não é se entrar na sinagoga o termo sinagoga aqui vocês lembram é porque Tiago tá escrevendo para judeus convertidos ao cristianismo e no início do cristianismo judeus convertidos costumavam frequentar a sinagoga e tinha sinagogas inteiras que se tornaram cristãs então ele chama o ajuntamento à igreja ainda de sinagoga reminiscente do sistema judaico de organização religiosa eram comunidades de judeus convertidos ao cristianismo
daí ele chama de sinagoga se porventura entrar na sinagoga um homem com anéis de ouro nos dedos e trajos de luxo etc entra também um pobre e aí você trata com deferência tá aí no verso 3 O que tem os trajos de luxo dando a ele um lugar de destaque sentar nos melhores lugares aceita aqui senta aqui em lugar de honra talvez fosse o primeiro lugar ali na frente não é e a o pobrezinho dizendo olha rapaz acabou o lugar não tem mais lugar não então fazal o seguinte ou senta lá atrás não é fica
em pé lá atrás ou então senta aqui no chão no estrado eh nos pés Desse pessoal mais rico ou seja há de fato um tratamento é diferenciado que foi feito com base na na na avaliação externa das pessoas por aquilo que elas ostentam nesse caso concreto aqui nesse caso aqui sempre havia a possibilidade de um judeu rico entrar na sinagoga entrar naquele ajuntamento de cristãos naquele tempo as vestes e os anéis eram sinal de riqueza e de opulência A então uma pessoa que era rica ela mostrava que era rica com aqueles trages esplendorosos geralmente de
púrpura vocês lembram de Lídia que era vendedora de púrpura que se converteu na cidade de filipos não é então as ves púrpuras elas eram muito caras eram Preparadas com uma cor que era extraída de um marisco de um Molusco aliás É muito raro e portanto eram vestes extremamente caras e anéis no dedo quanto mais rico mais anel no dedo a ponto de que Clemente no século II ele teve que escrever uma carta PR os cristãos e lá no meio ele diz assim que ele proibia o Cristão de usar mais do que um anel né para
não dar aparência de rico demais e mesmo assim tinha que ter o símbolo de uma pomba né já para cortar SIM a a ostentação dos irmãos já no século I né alguém que queria eh aparecer como rico demais hoje em dia tem outros sinais de riqueza né no Brasil eh eu não vou dizer não porque alguém pode se sentir ofendido mas tem os sinais que as pessoas ostentam né exteriores de riqueza de opulência e tudo mais a acepção de pessoas Então seria Honrar Estas pessoas que aparentam riqueza prosperidade e prestígio com base apenas Na aparência
delas qual é o problema é que nós estamos pensando que essas pessoas porque elas ostentam riqueza ou são ricas mesmo de alguma maneira elas são melhores superiores ou t mais direito a honra e considerar do que uma pessoa pobre que tá na igreja Então Tiago tá brabo é com isso porque o juízo é formado a partir da aparência será que esse é um problema dos nossos dias eu acho que é também não sei vocês mas imagino que seja também então é isso aqui que ele tá fazendo em seguida ele diz porque é que fazer isso
é pecado por que tá errado verso 4 ele diz que na hora que nós fazemos esse tipo de tratamento diferenciado com base na aparência das pessoas verso 4 fizestes distinção entre vós mesmos nós introduzimos na igreja uma distinção entre nós mesmos fizemos uma distinção a classe dos irmãos ricos e a classe dos irmãos pobres os irmão os irmãos ricos sentam na frente em lugares especiais e os irmãos pobres ficam em pé ou sentam no chão então enquanto que Cristo ensinou a unidade da igreja e que na igreja não tem diferença entre rico e pobre e
letrado e culto entre raças Cristo ensinou isso com muita clareza bem como o apóstolo Paulo na carta aos Gálatas em vários outros lugares a Bíblia toda nos diz isso que em Cristo nós somos todos nivelados por baixo somos todos pecadores salvos pela mesma graça não há distinção Cristo é o mesmo para todos todavia na hora que a gente faz acepção de pessoas dentro da igreja a gente está indo ao contrário Dao daquilo que Cristo ensina aquilo que Cristo ensina então primeira coisa por que que a acepção de pessoas errado primeiro porque faz distinção na igreja
indo contra o ensinamento do Evangelho da igualdade de todos diante do Senhor Jesus segunda coisa acepção de pessoas nos torna juízes movidos por intenções perversas porque geralmente nós favorecemos quem pode nos dar alguma coisa em troca final do verso 4 vos tornastes juízes tomados de perversos pensamentos a característica do juiz é de alguém que julga imparcialmente o juiz entra no mérito ele vai analisar o caso que está diante dele ele não pode se impressionar se quem tá sendo julgado é uma pessoa de posse ou uma pessoa pobre a Rigor o juiz não deveria ser levado
por qualquer motivação que lhe trouxesse algum retorno algum benefício Ou seja eu vou absolver esse ess Réu que é rico porque mais adiante ele vai me dar um presente o juiz não devia fazer isso então o que thgo está dizendo aqui é que na hora que você diz para uma pessoa só porque ela é rica senta num lugar de Honra e ao pobre você senta lá atrás você é como um juiz movido de um perverso pensamento por que que você tá favorecendo o irmão rico é porque No íntimo você está esperando colher desse ato alguma
coisa em troca você favorece o rico porque mais adiante você vai chegar para ele vai pedir um favor nento diferenciado porque depois você vai querer tirar o algum benefício né Depois você vai entregar fatura para ele né você vai entregar conta então não é isso que acontece Às vezes nas igrejas irmãos a só porque a pessoa tem uma classe social mais elevada ele é rico é um comerciante bem-sucedido é um é um político bem-sucedido é uma pessoa que tem uma condição social melhor ele acaba ocupando todos os cargos da igreja mesmo que não tenha condição
Eu não sei vocês mas eu tô cansado de ver Presbítero diácono ocupando essas posições porque ele é bem sucedido financeiramente e não porque ele tem as qualificações bíblicas e de repente ele deixa de ser disciplinado corrigido porque o dízimo dele é o maior da igreja Se ele deixar de pagar o dízimo o pastor tá na rua não tem de que viver então não isso acontece dasas nossas as igrejas é exatamente o que Tiago tá condenando aqui toda vez que a gente toma uma decisão na igreja que é baseada na aparência na ostentação na na posição
social da pessoa então nós somos juízes tomados de perversos pensamentos por quê Porque nós queremos depois o retorno Ah vamos chamar o deputado fulano de tal para falar na nossa igreja e fazer com que dará uma homenagem a ele uma honra a ele por quê Porque depois vai chegar o pedido da igreja nós estamos precisando de um caminhão de tijolo para terminar a nossa construção não é isso depois vai a cartinha pro Deputado para fazer isso então tá errado né segundo aqui nós Eh estamos estamos vendo não é então isso é um mal uma praga
no meio evangélico e a gente precisava lembrar que o nosso reino Reino de Cristo não é desse mundo e que nós Não andamos de acordo com esse tipo de política é o que Tiago tá dizendo aqui então por que que é pecado porque provoca distinção entre os cristãos segundo nos torna juízes movidos de intenções perversas terceiro inverte a maneira como Deus considera os pobres como é que Deus considera os pobres tá aí no verso 5 meus amados irmãos Deus Escolheu os que para o mundo são pobres para serem ricos na fé e Herdeiros do Reino
que ele prometeu aos que o amam isso não quer dizer que Deus fez uma escolha preferencial pelos pobres Como diz a teologia da libertação Isso quer dizer o que a realidade nos confirma que na história da igreja a maior parte dos cristãos sempre foi de Gente Pobre não é que não tem ricos mas os ricos sempre foram minoria no mundo a população considerada rica no Brasil é o quê 5% né A A A vasta A maioria da população brasileira é composta de pobres então a igreja evangélica no Brasil na sua maioria acompanhando as estatísticas será
também composta de pobres na sua maioria então o fato de que Deus olha para o pobre como sendo rico você pode ser pobre e rico na fé nos lembra que ser pobre não é pecado Embora tenha teologias por aí que afirmam isso né que se você é pobre então E você tá em pecado é claro que se você é pobre porque você é vagabundo preguiçoso e Ocioso é pecado mesmo tá errado mas tem gente que não é pobre por conta disso mas por outras circunstâncias Que nós conhecemos bem então uma pessoa pode ser pobre digna
rica na fé e ela vai herdar o reino de Deus ela vai herdar o reino de Deus Então na hora que você menospreza o pobre e trata o rico com deferência você está invertendo a maneira como Deus vê as coisas o amor de Deus pelos pobres a graça de Deus é Estendida toda sem dúvida mas parece que Deus tem prazer em atender o pobre o necessitado o órfão a viúva a Bíblia tá cheia de referências a respeito disso ele ouve o clamor do desvalido e do Oprimido Então na hora que a gente menospreza o pobre
para favorecer o rico nós estamos invertendo a maneira Como Deus nos vê como ele olha para nós em quarto lugar a acepção é pecado porque ela acaba honrando os que perseguem a igreja eu preciso ter cuidado aqui para não fazer uma generalização veja o que é que Tiago diz vós out os menos prezasse o pobre não são os ricos que vos oprimem e não são eles que vos arrastam para os tribunais não são eles os que blasfemam um bom nome que sobre vós foi invocado se você dará uma olhadinha na história da igreja as perseguições
contra a Igreja as difamações e as opressões vindas contra os crentes geralmente é de quem tem poder né poder financeiro poder político ah poder estatal poder civil poder militar então na hora que você menospreza o pobre que Deus escolheu para ser rico na fé e Honra o rico que são os que oprimem os crentes no caso aqui eh Tiago diz ele fala são os ricos que vos oprimem ele vai voltar a esse assunto no capítulo 5 no capítulo 5 ele vai descrever a situação dos ricos proprietários de terra que estavam oprimindo os trabalhadores crentes pobres
Então quem que estava oprimindo os crentes daquela época eram os ricos latifundiários que torciam os seu o salário não cumpri os acordos não pagava como havia sido combinado eles também por conta disso arrastavam os crentes pobres para os tribunais muitos patrões ricos levavam os crentes pobres que eram seus empregados diante dos tribunais para cobrar dívida cobrar empréstimo e uma série de outras coisas eram eles que estavam fazendo isso e também eram eles que blasfemavam o nome de Jesus Cristo Então veja que situação né A de pessoas ela inverte a maneira ela é uma é uma
inversão da maneira como Deus vê o pobre e ela acaba fazendo com que a igreja honre os seus Perseguidores então Tod mais uma vez tem pobre que não vale nada e tem rico que não vale nada também tá certo então eu eu disse precisamos ter cuidado com generalizações mas quase sempre as perseguições as opressões e as blas V de quem tem o poder para fazer e perseguir a igreja como sempre perseguiram historicamente Então precisamos ter cuidado para não inverter essas coisas Tiago diz aqui em quinto lugar acepção é pecado porque é quebra da Lei Régia
Capítulo 2 de 8 a 11 a lei Régia ou Áurea aqui óo oito se vós contudo observa a lei reja quer dizer a Lei rainha a lei mais importante de todas segundo a escritura e ele cita essa lei Amarás o teu próximo como a ti mesmo fazis bem se todavia fazis acepção de pessoas comete pecado sendo arguido pela lei como transgressões Qual é o mandamento que a acepção de pessoas quebra ele quebra logo a lei Régia Qual é a lei Régia Amarás ao teu próximo como a ti mesmo na hora que você é preconceituoso faz
acepção de pessoas faz um tratamento diferenciado baseado na aparência você tá quebrando exatamente a lei Régia a lei rainha que resume as seis leis do decálogo que são referentes ao próximo ou seja Amarás ao teu próximo como a ti mesmo quando a gente tá fazendo essa esse tipo de discriminação contra os pobres ou contra qual é outra pessoa nós na verdade estamos quebrando essa lei não é que manda que nós amemos ao próximo como devemos amar a nós mesmos então é pecado porque é quebra da Lei rege que exclui a excepção de pessoas e aí
uma vez que a gente quebrou um mandamento nós acabamos quebrando todos veja o que Tiago diz aqui olha no verso 9 a partir do verso 10 qualquer que guarda toda a lei Mas tropeça em um só ponto se tornou culpado de todos portanto aquele que disse não adulterarás também ordenou não matarás ora se não adulteras porém matas Vens a ser transgressor da Lei então acepção de pessoas é uma quebra da Lei régia e especialmente é uma quebra do mandamento não matarás o mandamento não matarás ele não somente proíbe que nós tomemos a vida do nosso
irmão mas ele ordena que nós zemos pela reputação do nosso irmão pelo bem-estar dele pela vida dele pela família dele pelos bens dele que nós empenhemos todos os nossos recursos em preservar a vida do nosso irmão e preservá-la na hora que você faz acepção de pessoas você tá quebrando esse mandamento não matarás tão vendo como é sério a gente pensa que não né a gente pensa que preconceito acepção de pessoas discriminação isso aí é uma coisa cultural que tem a ver com raça e tudo mais não é profundamente bíblico Ou seja a Bíblia trata desse
assunto você tratar as pessoas pela aparência se constitui quebra do mandamento não matarás e portanto da Lei Régia Amarás a teu próximo como a ti mesmo e você se torna alguém culpado de quebrar todos os mandamentos porque o Deus que disse não adulterarás que todo mundo concorda que é pecado é o mesmo disz Deus que disse não matarás então quebrando um ou outro você tá fazendo a mesma coisa você tá quebrando a lei de Deus e portanto você é considerado como transgressor da Lei isso é sério né gente a gente fala tão pouco sobre isso
na igreja né sobre essa questão de acepção de pessoas e vendo realmente o que é que ela significa vamos mais adiante tem mais um ponto aqui Tiago termina essa parte fazendo um chamado a coerência do verso 12 a 13 ele diz assim meus irmãos Falai de tal maneira e de tal maneira procedei Esse é o chamado que Tiago faz a exortação que ele faz para as igrejas vocês são discípulos de Jesus Cristo vocês professam acreditar na lei de Deus vocês professam o amor ao próximo vocês dizem que matar é pecado vocês seguem o senhor da
glória portanto da maneira como vocês falam sejam coerentes portanto parem de fazer acepção nas igrejas Parem de favorecer os ricos só porque são ricos e o Pobre ser diminuído só porque é pobre Falai de tal maneira e de tal maneira procedei porque um dia vocês serão julgados pela lei da Liberdade que lei da liberdade é essa final do verso 12 é o evangelho ele é chamado da lei da Liberdade porque é uma lei que traz a liberdade nos liberta dos estereótipos humanos nos liberta das categorias humanas e nos une Num Só Corpo nos faz um
em Cristo Jesus a igreja é a única instituição na terra onde não deveria haver esse tipo de preconceito de separação eu morei na África do Sul durante o tempo do aparate quando aparate estava em vigor e tive algumas experiências eh tremendas lá mas eu me lembro muito bem visitando o quissa banto que foi o local onde teve um grande Avivamento espiritual entre os zul com a conversão de muita gente onde eu vi na prática isso aqui acontecendo no sentido positivo a África do Sul ela é marcada era marcada ainda é ainda não passou totalmente o
racismo mas era marcada pelo racismo violento entre brancos e negros e entre negros e negros porque as tribos africanas elas não se o tza não convive com o zulo que não convive com o tsana se você botar um trabalhador zulo na mesma mina para trabalhar extraindo a terra com tsana um mata o outro eles não a gente pensa que é só branco e negro nãoé não entre os as próprios tibos africanas tem o preconceito também Então nesse lugar qu aiss banto onde teve esse grande Avivamento espiritual foi o lugar na África do Sul onde eu
vi numa mesma fila o branco o choza e o tsana está na mesma fila lá na cidade onde eu morava po Chef strong que era uma cidade de brancos os negros iam trabalhar pros brancos lá você ia no correio então tava uma fila lá você tinha negros na fila e chegavam um branco eles tinham que dar lugar pro branco na fila lá no lugar do Avivamento espiritual não tinha esse negócio não se você chegava atrasado você podia ser branco ou azul verde ou vermelho você pro fim da fila então não tinha acepção realmente as pessoas
eram tratadas com os direitos iguais eu vi isso no meio da igreja o racismo de fato quebrado e abolido no meio dos cristãos a igreja é de fato uma sociedade alternativa onde essa igualdade que esse pessoal prega fala mas que nunca alcança deveria acontecer é o lugar onde o patrão sentar junto com o empregado para cantar o mesmo hino de louvor a Deus ouvir a mesma palavra E participar da mesma mesa da Ceia do Senhor então é na igreja que essa distinção deveria ser abolida portanto meus irmãos lembrem que vocês serão julgados pela lei da
Liberdade o evangelho que nos liberta que nos faz um Lembrem também verso 13 que o juízo é sem misericórdia para com aquele que não usou de Misericórdia A misericórdia triunfa sobre o juízo O que é que Tiago tá advertindo aqui que lá no dia do juízo aqueles que não usaram de Misericórdia Ou seja que trataram os outros preconceituosamente esses não receberão a misericórdia de Deus o juízo será sem misericórdia sobre eles isso aqui é muito forte tá dizendo o seguinte se você é racista se você é preconceituoso com relação a aos pobres ou às pessoas
em geral você está encaminhando-se para ser julgado por Deus sem qualquer misericórdia porque a Bíblia diz que Deus vai nos julgar de acordo com as nossas práticas não é de acordo com o que nós somos aquilo que nós fizemos no dia do juízo você comparece diante dele e você na sua vida foi alguém que sempre foi preconceituoso arrogante impiedoso para com os outros Deus vai lhe dar o mesmo tratamento então conselho se converta agora se converta agora mude de vida se arrependa porque na verdade o preconceito é um problema do coração o coração precisa ser
convertido para que nós acabemos com isso sabe qual o problema do julgamento da das pessoas pela aparência é que Deus não faz faz assim lembra que quando Deus tá escrito que quando Deus foi escolher um rei para Israel o Rei Davi Ele mandou Samuel na casa eh de Jessé que tinha vários filhos e Samuel olhou pro primeiro bonito forte e alto e disse é esse aí Deus disse disse não é esse não como não é esse homem tem toda a aparência de um rei não é esse não traz outro veio o segundo ele olou é
esse aí que era mais bonito do que o primeiro também não é esse não passaram os sete não era nenhum deles aí Samuel disse mas não tem mais ninguém disse é tem um menino que tá lá no campo ali cuidando das das ovelhinhas o cara é até Ruivo né até Ruivo chama chama o menino quando ele veio Deus disse é esse aí e Samuel ficou meio atordoado e Deus disse porque eu vejo o coração eu não olho a aparência mas eu julgo Na verdade o coração o problema da acepção é que você tá julgando o
mérito de uma pessoa por causa do tipo de celular que ela usa do carro que Ela dirige ou a marca da blusa que ela está usando então o tamanho do cheque que ele dá de oferta pra igreja Então nós não podemos julgar uma pessoa pela aparência não podemos isso tem que valer na hora que nós vamos escolher líderes na hora que nós vamos ocupar posi iG na hora que nós vamos fazer decisões exercer julgamentos em termos de disciplina nós não podemos deixar esses valores externos influenciar o nosso julgamento Amém vivei de tal maneira ou de
maneira Idêntica àquela que vocês praticam falem de um jeito e vivam da mesma maneira coerência é o apelo deago aqui muito bom vamos em frente depois vocês vão fazer perguntas Vamos pro segundo ponto que vem encarre né vem aí na é o próximo ponto Tiago na mesma toada entra num outro ponto de incoerência que é a relação de fé e obras a incoerência entre a incoerência de uma fé que não tem obras nós vamos lendo o texto à medida que formos fazendo a exposição para a gente poupar algum tempo tá veja como thago começa meus
irmãos tá no mesmo no mesmo tom Qual é o proveito se alguém disser que tem fé mas não tiver obras pode acaso semelhante fé salvá-lo essa é uma pergunta retórica e Tiago já sabe a resposta a resposta qual é não não é a resposta que ele tá esperando é não Ou seja só dizer que você tem fé não vai salvar você se essa profissão de fé ela não vier acompanhada de obras que mostra que sua declaração é verdadeira porque você pode dar 10 contas a qualquer pessoa na rua para ela dizer eu creio em Jesus
Cristo você pode fazer a declaração de fé que você quiser o que que prova que uma declaração de fé ela é genuína a vida a vida mudada transformada andar nos caminhos de Deus os nossos atos e ações falam mais alto do que as nossas palavras uma declaração de fé é importante Paul Paulo diz lá em romanos capítulo 10 se com a boca confessares que Jesus é senhor e no coração creres que ele ressuscitou dos Mortos serás salvo então se eu não crer em Jesus como meu senhor e no fundo do meu coração eu não crer
que ele ressuscitou dos Mortos eu não posso ser salvo só que se essa declaração e essa fé são genuínas elas vão produzir obras elas vão impactar a minha vida o que Tiago está combatendo aqui são pessoas que se contentam em fazer uma declaração de fé não eu creio em Jesus Cristo não eu sou crente não eu creio que Jesus é o filho de Deus não crei que a bíblia é palavra de Deus Tiago tá dizendo só isso não basta tá se você não tiver obras que acompanhem e que tesi e que comprovem a genuinidade dessa
declaração então não há proveito a pergunta é Qual é oito diz que você tem fé se você não tem obras a resposta não tem proveito nenhum não é que ele está desmerecendo a profissão de fé a declaração de fé tá dizendo que ela precisa ser acompanhada de evidências Então já aqui eu sinto que às vezes a gente erra muito nas igrejas porque a gente faz uma campanha evangelística pergunta Quem quer aceitar Jesus todo mundo levanta a mão e a gente no dia seguinte já batiza o cabra não deu tempo para ver para ele demonstrar que
aquela fé genuína eu sei que isso se fazia no tempo bíblico nós temos vários exemplos em que após a profissão de fé pessoa era batizada na hora no tempo bíblico não tinha outros Evangelhos não tinha outras compreensões a respeito de Jesus hoje a frase eu creio que Jesus é o filho de Deus precisa de explicação para cada uma dos seus termos eu vamos começar com a palavra eu então a pessoa tem gente que não sabe nem se existe realidade fora dele né Tem gente que acha que vive numa matriz nãoé feita aquele filme né não
sabe se tem realidade fora dele você tem que começar por aí para dizer que existe um mundo concreto lá fora eu creio pronto a palavra crê só ela já dá um vinque inteiro de discussão o que é que significa crer é um assentimento intelectual é uma concordância mental envolve a minha vontade Exige uma decisão minha eu posso crer por mim mesmo ou Deus tem que me dar fé já vem outra discussão aí Jesus Cristo Pronto né porque a quantidade de interpretações sobre Jesus Cristo é muito grande também então hoje em dia é diferente quando a
pessoa diz que ela crê em Jesus Cristo nós precisamos de tempo para saber o que é que ela quer dizer com isso começar de que Jesus ela crê porque tem muitos jesuses pregados por aí não sei que eu posso usar o termo então às vezes a gente se precipita em admitir na igreja pessoas sem que elas deram tempo de mostrar que a sua a fé é no Jesus correto que a sua Bíblia digo desculpa que a sua vida foi transformada por essa fé a gente às vezes se apressa e o resultado é que depois a
igreja tá cheia de gente que não é convertida e a gente não sabe o que que a igreja não quer orar porque tem tanto pecado na igreja porque que a igreja tá fria tem muita gente tá na igreja mas não é convertida e a culpa não é nem deles é sua que você disse logo você já tá salvo só porque ele levantou a mão né dá um tempinho né Bota ele numa classe acompanha instrui para ver se a Confissão de Fé dele realmente é genuína e verdadeira se a gente estreit asse a porta um pouquinho
nós teríamos um número menor de membros mas uma qualidade maior pode ter certeza disso né nós teríamos uma qualidade maior bom qual o proveito acaso semelhante fé pode salvar resposta não veja a argumentação de Thiago em seguida os argumentos que ele usa primeiro A fé sem obras é tão morta como boas palavras que não são acompanhadas de atitudes Veja a ilustração de Thiago ele gosta de dar essas ilustrações né casos concretos se um irmão ou a irmã estiverem encarecidos de roupa e necessitados de alimento cotidiano e qualquer dentre vós lhes disser ide em paz Aquece
vi-vos e ftai vos sem contudo lhes dar o necessário para o corpo Qual é o proveito disso imagina que tá o irmão ou a irmã com fome e com frio você chega e diz irmã abençoado do Senhor ungido de Deus que Deus abençoe Vai em paz que o Senhor seja contigo ou vas do senhor vai em paz o Senhor te abençoe e você não dá roupa e não dá comida o que é que adianta nada absolutamente nada mesma coisa a fé sem obras é morta né Basta dar um exemplo já já não precisa explicar mais
né ficou Claro B por isso né porque ele já dá um exemplo e pronto o ponto ficou Evidente então a fé sem obras é tão morta como boas palavras que não são acompanhadas de atitude não adianta você abençoar o irmão e não dar uma roupinha para ele né segundo argumento de Tiago não é possível demonstrar a realidade da fé a não ser por obras a única maneira de você provar que sua fé é genuína é através de obras é através de obras veja como ele argumenta aqui no verso 18 Olha desculpa o verso eh 18
mas alguém dirá tu tens fé e eu tenho obras mostra-me essa tua fé sem obras e eu com as obras te mostrarei a minha fé aqui Tiago começa um ele está usando um recurso retórico chamado de diatribe diatribe é quando o autor e e começa se engaja numa discussão com um adversário hipotético Paulo faz muito isso tá ele de repente começa a discutir com um adversário hipotético para poder deixar o ponto da discussão muito claro então aqui Tiago começa a discutir com alguém que tá dizendo eu tenho fé Aí ele diz verso 18 Tiago é
esse aqui é o primeiro que fala mas alguém o alguém é ele Tiago dirá para você tu tens fé quer dizer tu tás dizendo que tu tens Fé Mas eu tenho obras mostra essa tua fé você tá dizendo que tem sem obras e eu com as obras te mostrarei a minha fé como é que você pode mostrar que você tem fé se você não tem obras não tem como o máximo que você vai dizer é repetir os pontos da ortodoxia você vai pelo menos dizer que você acredita eh nos pontos centrais do cristianismo Jesus é
o filho de Deus que a bíblia é a palavra de Deus que ele morreu pelos nossos pecados ressuscitou ao terceiro dia subiu aos céus voltará depois para joggar os vios e mor sim mas o incrédulo também pode dizer isso uma p uma pessoa que não no fundo do coração não acredita ele pode concordar intelectualmente com todo esse tipo de coisa a única maneira de você mostrar que sua fé genuína é a fé Salvadora a fé que regenera e a fé que salva é através das obras é através das obras é o argumento de Tiago aqui
você tá dizendo que você tem fé Mas aí o Cristão diz eu tenho obras não é o Espírita que tá dizendo isso não é o Cristão que tá dizendo eu tenho obras mostra essa tua fé sem obras que eu com as minhas obras vou mostrar a minha fé é assim que o Cristão responde ele vai mostrar que a conversão dele é verdadeira que sua fé é legítima que aquilo que ele acredita é verdade não tanto pela discussão apologética embora isso é importante seja necessário mas ele vai mostrar isso pelas obras dele vai calar a boca
do adversário pela sua conduta pela sua vida próximo ponto até o diabo no único Deus esse versículo é conhecido né verso 19 cres tu que Deus é um só fazes bem até os demônios crem e tremem a maior declaração de ortodoxia naquela época era a declaração no monoteísmo lembre que Tiago tá escrevendo para judeus Qual é a declaração mais importante da Torá pro judeu ouve ó Israel o Senhor nosso Deus é o único senhor é o único Senhor portanto você não pode adora outros Deuses Então esse shemá né O nome é chemar ouve ó Israel
a palavra Hebraica a frase Hebraica começa com isso aí chemar era o distintivo da religião Judaica mas admitir que só tem um Deus Tiago diz aqui até o diabo admite e ele tem uma vantagem sobre o hipócrita Qual é o diabo treme Por que que ele treme porque ele sabe que esse único Deus um dia vai trazê-lo a juízo e vai lançá-lo nas profundezas do inferno ele queimará eternamente no Lago de fogo e enxofre o diabo sa sabe disso e por isso ele treme quando ele pensa que só tem um Deus e que ele o
diabo não é Deus e que ele tá sujeito a esse Deus e que um dia será castigado o hipócrita é pior do que o diabo porque ele diz que existe um só Deus mas não treme né ele não tá nem aí pro dia do juízo ele tá na igreja depois vai viver uma vida hipócrita no pecado no mundo e nem treme pensando que um dia Deus vai trazê-lo a juízo então o diabo é melhor do que o hipócrita incrível que pareça não é porque pelo menos ele treme pensando que um dia vai sofrer o juízo
hipócrita não hipócrita não não tô defendendo a conversão do Diabo se me lembra aqui queem tá no carnaval contar uma historinha só pra gente esparecer um pouquinho aqui ISO que aconteceu em Recife que é minha cidade onde eu cresci né lá a tem a igreja presbiteriana que é bem na Avenida esse fato pessoal disse que aconteceu não sei se é verdade e na Avenida onde tem o desfile dos blocos de carnaval e naquele ano a igreja resolveu que não ia fazer Retiro de carnaval ia ficar para evangelizar durante o carnaval e naquele sábado de carnaval
de manhã a igreja reunida os irmãos orando a igreja lotada o Pastor Pregando os blocos desfilando e deu aquela chuva aquela chuva aí o pessoal dos blocos todo mundo correndo para se abrigar e um sujeito fantasiado de diabo entrou na igreja todo vermelho com dois pá de chifre assim aquele tridente na mão rabo com ponta de flecha né o zói pintado assim cuspindo fogo lá veem um diabo entrando na igreja o pastor quando olhou não é virou-se e correu os crentes olharam para trás crente pulando pela janela derrubando o banco Foi uma confusão e uma
velhinha que não podia se mexer ficou lá né presa e o diabo chegando né e a velhinha presa assim o diabo chegou o Caria pediu uma toalha para se enxugar e a velhinha antes que ele falasse Ó seu diabo eu tô aqui há 30 anos mas quero dizer ao senhor que eu sempre tive do seu lado então foi só para descontrair eu não sei se é verdade pessoal conta eu tô passando do jeito que eu recebi tá não sei se é verdade é então o argumento número três de thgo é que o Demônio também até
o diabo sabe que só tem um Deus então o fato de que você acredita na existência de um único Deus isso não é a fé Salvadora não é a fé Salvadora tá próximo argumento dele ele pega agora um exemplo para fechar a questão Como eu disse Tiago gosta de exemplos né que aí fecha a questão ele pega o exemplo de Abraão ele continua no diatribe a diatribe essa discussão com o adversário Imaginário ele diz queres pois ficar certo ó homem insensato homem insensato é esse adversário né que Tiago está imaginando para poder fazer a discussão
queres pois ficar certo ó homem insensato de que a fé sem obras é inoperante não foi por obras que Abraão o nosso pai foi justificado quando ofereceu sobre o altar o próprio filho Isaac vez como a fé operava juntamente com as suas obras e com efeito foi pelas obras que a fé se consumou e se cumpriu a escritura a qual diz ora a Abraão creu em Deus e isso lhe foi imputado para justiça e foi chamado amigo de Deus Verifica que uma pessoa é justificada por obras e não por fé somente aqui o exemplo de
Abraão a partir do verso 20 queres pois ficar certo o homem insensato de que a fé sem obras é inoperante né ele desafia o seu oponente e agora vai dar o exemplo é que vai fechar a questão ou seja o exemplo de Abraão a his PR gente entender o uso que Tiago faz aqui de Abraão é só recapitular a cronologia de Abraão Gênesis 12 Deus chama Abraão elhe faz promessas em Gênesis 15 Deus aparece para ele de noite e renova a promessa de que ele teria um descendente em quem seriam abençoadas todas as nações da
terra e Abraão diz mas senhor Ah eu já sou velho a minha esposa é estéril aí Deus tira Abraão da Tenda e diz olha as estrelas se você pode contar assim será a tua descendência tão numerosa quanto as estrelas do céu e aí o texto bíblico diz que Abraão creu em Deus e isso lhe foi imputado para justiça anos depois nasce Isaque Gênesis 22 Deus aparece a a Abraão e diz eu quero que você sacrifique esse filho esse filho único o filho da Promessa em quem serão benditas todas as nações da terra o que é
que Abraão faz ele não discute ele não entende mas ele não discute ele pega o seu filho vocês conhecem a história coloca no jumento junto com a madeira com servo e vão pro monte moriar como Deus mandou e lá no alto Ele prepara o altar coloca a lenha amarra o seu filho coloca o seu filho e ele teria sacrificado seu filho se Deus não tivesse dito Abraão pode parar agora sei que temes a Deus e aí aponta para o Cordeirinho que vai servir de sacrifício no lugar de Isaque né Lembrando que não é Isaque que
é figura de Cristo figura de Cristo é o cordeiro que tomou o lugar de Isaque tomou o lugar de Isaque Tiago está dizendo que aquele ato de obediência de Abraão é o que comprova o capítulo 15 o capítulo 15 diz que ele teve Fé Mas a prova de que ele foi justificado é que ele obedeceu quando Deus mandou Tiago então conclui tá aqui a prova de que o homem é justificado por obras a obra aqui é a obra de obediência eu venho falando de obras você talvez imaginou caridade né dá alguma coisa pros pobres não
no contexto de Tiago obras São todos aqueles atos de obediência à palavra de Deus é isso que é obra Cristã entre eles está cuidado dos Pobres mas tem mais obedecer a Deus em todo e qualquer circunstância é esse tipo de atitude de obediência que comprova a fé a ponto de Tiago fazer as seguintes afirmações verso 21 foi por obras que nosso pai Abraão foi justificado quando ofereceu sobre o altar o próprio filho Isaac Não não é que ele foi salvo por obras Mas aquelas obras aquela obra que ele fez era o reflexo era manifestação externa
daquela fé que ele já teve em Gênesis 15 tá então pris vamos ficar claro aqui para não dizer que o homem é salvo por obras verso 22 explica a fé operava juntamente com as obras e foi pelas obras que a fé se consumou o que eu tô dizendo aqui é que fé e obras são dois lados da mesma moeda a fé Salvadora ela vai produzir obras de obediência onde você tem só a declaração mas você não tem as obras essa fé é falsa ela é uma fé intelectual ela é uma fé dada dos Pais é
uma fé histórica é uma fé de quem tá acostumado a ir pra igreja mas ela não é uma fé que salva ela não regenerou não mudou o coração a pessoa não foi justificada a fé que salva Ela traz do outro lado da moeda as obras são as expressões de obediência a Deus É nesse sentido que Abraão foi justificado Paulo nos diz que o homem é justificado pela fé sem as obras da Lei e Tiago diz que o homem é justificado por obras como é que a gente concilia Thiago e Paulo é muito simples as obras
que Paulo Condena não são as mesmas obras que Tiago aprova e a fé que Paulo recomenda não é a mesma fé que Tiago tá condenando aqui Paulo está combatendo o legalismo o que que o legalismo dizia que se você guardar a lei de Moisés você será salvo Paulo tá dizendo não o homem é justificado pela fé em Cristo sem as obras da lei o que que Tiago tá combatendo não legalismo mas o ismo ou seja Nós só precisamos da fé e absolutamente mais nada resposta de Thiago não porque a fé que salva ela vai produzir
frutos ela vai produzir obras você não pode dizer que tá salvo se você não tiver obras de obediência que acompanha a sua declaração são dois contextos diferentes nós não podemos jogar Paulo contra Tiago o último exemplo é de raab e aqui a gente fica impressionado com Tiago ele primeiro pega o exemplo do Pai da Fé Abraão a figura mais importante do Judaísmo para mostrar que o homem é justificado pelas obras que são decorrentes da Fé Salvadora e agora ele pega o exemplo de prostituta cananita gentílica raab era isso que ela era uma mulher prostituta pagã
Cananeia por esses extremos O Pai da Fé judeu homem e a mulher prostituta lá de Jericó eu acho que Tiago com isso quer dizer essa regra não tem exceção tanto Abraão quanto raab não importa Você tá no meio em algum lugar não é então tanto Abraão quanto raab a regra é a mesma fé sem obras é morta ela não salva ninguém a prova é que o pai da fé e aquela Menorzinha no reino de Deus foram salvos da mesma maneira veja como ele cita o exemplo de rab verific que uma pessoa é justificado por obras
e não por fé somente de igual modo não foi também justificada por obras a Meretriz raab quando acolheu os emissários e os fez partir por outro caminho porque assim como o corpo sem espírito é morto assim também a fé sem obras é mortas vocês conhece a história de rab está relatada no livro de Josué na conquista de Jericó era uma eh cafetina tinha uma casa de prostituição nos muros de Jericó os espias chegam lá falam que Deus vai invadir aqu aquele lugar ela crê no Deus de Israel pregado pelos espias e a prova que ela
Creu é que quando os soldados vieram pegar os espias Ela escondeu os soldados com o risco da própria morte e depois os enviou pelo caminho e os salvou as obras a atitude de Raabe de obediência de renúncia de sacrifício era uma prova de que ela tinha a fé salvadora é o mesmo caso de Abraão tem que ser a mesma coisa com você e tem que ser a mesma coisa com final da história verso 26 assim como o corpo sem espírito é morto assim também a fé sem obras é morta gente a gente bate muito nos
espíritas porque eles falam muito desse negócio de obras né E também os católicos e aí os evangélicos vão para outro Extremo e só fala em fé fé fé fé o equilíbrio bíblico é esse a fé Salvadora ela vai produzir obras ela vai transformar amar o indivíduo ela vai trazer desejo de obedecer a Deus preocupação com o próximo amor ao próximo Seja rico seja pobre e aqui eu faço o link com a parte anterior de acepção de pessoas a fé que salva ela muda ela transforma a pessoa não tô dizendo que a pessoa fica perfeita mas
ela está engajada em todo esse processo de santificação Deixa eu terminar aqui com a conclusão esses dois pontos acepção de pessoas e f sem obras mostravam a superficialidade e a inconsistência daqueles crentes a quem Tiago escreve da mesma forma hoje as igrejas evangélicas revelam profunda incoerência na prática para com as verdades bíblicas que professam é necessário praticarmos a palavra de Deus mais do que aprendermos coisas novas eu sinceramente acredito que o que a igreja evangélica precisa não é aprender mais doutrina Ela já sabe demais eu sei que tem gente precisa aprender o abc se a
gente praticar metade do que a gente sabe E ia ter um avivamento espiritual na igreja evangélica brasileira só só praticar metade do que a gente já sabe nossos pastores não precisam nos ensinar doutrinas novas precisam apenas nos encorajar a praticar aquilo que nós já sabemos e nós viríamos uma diferença muito grande na igreja [Música] amém
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