Olá a todos, sejam muito bem vindos ao nosso canal eu sou o Mário dirijo o Templo Espiritual Caboclo Pantera Negra e o Ilé Ifá Ajàgùnmàlè Olóòtọ Aiyé, no vídeo de hoje nós discutiremos a Iniciação especificamente na Umbanda Omolokô que é a Umbanda que nós seguimos no Templo Espiritual Caboclo Pantera Negra do qual eu sou dirigente. Espero que aproveitem o vídeo Bom, falar de Umbanda Omolokô eu tenho que falar de uma figura importantíssima do Rio de Janeiro: Tata Tancredo da Silva Pinto, ele nasceu no município de Cantagalo e veio para o Rio de Janeiro com os seus pais o e teve uma relação muito próxima com a Macumba carioca na sua infância, com o Candomblé de Caboclo com o Candomblé no geral que estava no Rio de Janeiro Especialmente na região da Lapa, ele esteve muito tempo envolvido com o samba ele tem vários sambas de destaque ele ganhou algum dinheiro com General da banda que foi um samba que fez muito sucesso e com isso ele conseguiu passar para várias pessoas por meio desse dinheiro ele financiou as próprias obras dos livros que ele escreveu ou então quando ele queria viajar para algum lugar, então ele tinha esse dinheiro proveniente dos direitos autorais desse samba que escreveu. Tancredo da Silva Pinto ele era um homem preto e ele começou a se incomodar com a forma em que a Umbanda estava se comportando cada vez mais Espírita e cada vez mais branca, em que o uso do atabaque era descartado, o uso do charuto da bebida alcoólica dos comportamentos de entidades um pouco mais duros era aquele comportamento "Standard" o comportamento típico do Centro Espírita ele não queria mais assistir somente a esse tipo de comportamento, e ele começou a fazer, a praticar e o que ele denominou de Umbanda Omolokô.
E aí foram sendo criadas várias teorias a respeito do nome Omolokô, no nosso texto que eu escrevo o que está na nossa página do Templo Espiritual Caboclo Pantera Negra vocês vão ver o texto que eu escrevi explicando todos esses detalhes sobre o Tancredo. Bom, e aí ele se insurge com essa Umbanda branca que era a Umbanda típica do Zélio que é Umbanda branca e demanda, dessa Umbanda espírita e quis fazer uma releitura da prática umbandista reaproximando a Umbanda da Macumba carioca então a Umbanda Omolokô por si só é a tentativa de um retorno à Macumba carioca, a prática que existia anteriormente à estabilização da Umbanda branca e demanda de Zélio Fernandino de Morais, por que ele escreve em seus livros que ele acha ridículo que não se toque Atabaque, que não se faça sacrifício de animais, que não se use charuto que não se usa bebida alcoólica nas ritualísticas próprias da Umbanda porque na visão de Tancredo e das pessoas que o seguiam a Umbanda Omolokô era o segmento da Macumba, então era aquilo que era mais tradicional praticado pelos nossos antepassados negros no Rio de Janeiro. Lembrando que a Macumba em que pese ter tido um significado de pejorativo é nome de uma árvore e da instrumento musical que deu origem ao ritual.
Então você vai onde hoje? Eu vou na macumba quero toque musical e a Macumba passou a definir o ritual propriamente dito e a Macumba ela vai sendo apagada e em seu lugar é introduzida a Umbanda, e muitos terreiros de Macumba adotaram também a ritualística da Umbanda branca e demanda e é quando se insurge com isso Tancredo tentando resgatar com os seus mais velhos, com quem o havia iniciado e pessoas da sua família que eram todas ligadas à tradição afro no Rio de Janeiro. Muitos dos seus parentes fundaram os cordões do que veio depois ser escolas de samba do Rio de Janeiro, tinha proximidade com Tia Ciata, com João Alabê, com mãe Aninha, mãe Aninha foi muito próxima, mãe Aninha do Ilê Axé Opô Afonjá foi muito próxima de Tancredo, enfim isso tudo essa miríade de pessoas importantíssimas no Candomblé, no Candomblé de Caboclo, na Macumba carioca eram pessoas próximas a Tancredo então para ele era fácil tentar reconstruir o que se tinha na Macumba porém ele acrescentou alguns elementos que não havia na Macumba por exemplo trouxe para a Umbanda Exu, Pombagira, trouxe para Umbanda alguns aspectos da Jurema porque ele viajou para o Nordeste entrou em contato com a Jurema do Nordeste e trouxe isso para Umbanda, enfim ele foi resgatando tradições brasileiras do Calundu, da Cabula da Macumba trazendo isso de volta ao terreiro.
Então a Umbanda Omolokô é o resgate das tradições ancestrais, das tradições dos nossos antepassados. Então por isso que ele é iniciática, para o membro da Umbanda Omolokô ele é iniciado para Umbanda Omolokô então há um processo iniciatório, como a Umbanda Omolokô tem um processo Iniciatório ela tem um sistema oracular que é feito pelo Mẹ́rìndínlógún, o Jogo de Búzios que vai apontar os Òrìṣà, que são três Òrìṣà para os quais ela será iniciada. E aí segue um pouquinho o ritmo do Candomblé, Òrìṣà de frente, de trás e o juntó, e aí tem várias cerimônias que a pessoa realizará em que ela será iniciada para esses Òrìṣà Ela ficará três dias recolhidas e mais quatro dias usando Kelê que é o fio de contas específico do iniciado Ìyáwó de Candomblé, ele vai usar o Kelê por mais quatro dias depois há a cerimônia da quebra do Kelê como também há no Candomblé essa cerimônia mas muitos querem colocar Omolokô como um Candomblézinho, não, não é um candomblézinho porque o que o Tancredo fez foi trazer práticas que haviam sido esquecidas para dentro da Umbanda Omolokô.
Então essas práticas que são feitas no Candomblé com mais acuro com mais tempo são feitas também na Omolokô porque é um sistema próprio, não é um Candomblézinho, não é Umbandomblé, é Umbanda Omolokô é uma prática própria dela que advém de Tancredo e dos nossos mais velhos que orientaram nisso, daí depois dos Òrìṣà a pessoa vai fazer as consagrações às entidades típicas do Panteão que ela vai trabalhar e também existem na Umbanda Òrìṣà ela é tão é agregadora que eu posso fazer no segmento Nagô, em que eu faço a iniciação para Òrìṣà eu posso fazer no segmento Bantu em que eu faço a iniciação para Nkisi, eu posso ter um segmento Jeje em que eu faço iniciação para Vodun basta que aquele sacerdote que fará iniciação tenha o conhecimento específico sobre esse Panteão, o Panteão próprio seja de Òrìṣà, de Nkisi ou Vodun e depois há a Consagração às entidades típicas de Umbanda, Exu, Pomba Gira, Caboclo, Cigano, Marinheiro, depois disso todas essas consagrações duram cerca de sete anos se forem feitas nos tempos corretos. E aí a pessoa recebe o seu direito de abrir uma casa e de ser um sacerdote, então é uma formação de uma pessoa por meio das iniciações e por meio do aprendizado no terreiro, junto com o seu sacerdote, muitas coisas da Umbanda Omolokô vão se assemelhar logicamente com o Candomblé porque são tradições que tem a mesma fonte por isso que não há como ter dúvidas de que Omolokô é uma prática ancestral, e a pessoa sempre quem adentra para a Umbanda Omolokô é uma pessoa que vai ter o seu caminho sempre buscando o sacerdócio se a pessoa vai ou não seguir este caminho é uma outra questão, se ele vai abrir uma casa ou não mas ele está pronto para isso que a ideia de quem entra na Umbanda Omolokô é passar o seu tempo iniciatório, as suas práticas em sete anos estará apto abrir a sua casa, então é um tempo de aprendizado na Umbanda Omolokô ou há manifestação de entidades e também há manifestação de Òrìṣà, o que normalmente na Umbanda que não seja Omolokô não há. Na Umbanda Omolokô o Òrìṣà, Nkisi ou Vodun se manifesta porque atos iniciatórios são praticados no corpo do iniciando ele realmente é iniciado, ele é recolhido na camarinha por no mínimo 3 dias e para passar pelo processo iniciático então a Umbanda Omolokô oferece para a pessoa essa ligação mais próxima seja com Òrìṣà, Nkisi ou Vodun, seja com as entidades porque ele será consagrado também para essas entidades para que ele possa trabalhar com elas da forma mais adequada possível.
Existe um ditado que fala que a Umbanda Omolokô pode não ser a melhor das Umbandas mas é a mais tradicional delas. Então como nós somos tradicionalistas, tradicionais a Umbanda Omolokô é a Umbanda que nós praticamos porque é ela que mais se aproxima à tradição dos nossos ancestrais. Espero que tenham apreciado a esse vídeo, peço que curtam nosso canal, curtam o nosso vídeo, comentem acessem a descrição dos vídeos onde há os canais de contato, nossos blogs, a página do terreiro para que possam também ler os textos que nós usamos como nossas referências um grande abraço até o próximo vídeo!