e aí e aí e também não estava eu pensando tudo limpar entendo para quem está assistindo aqui no futuro não for bem famoso mundialmente conhecido nesse momento estamos no dia vinte e quatro de abril de 2020 meio da panelinha do convite estamos numa 40 e espera-se que isolados aqueles que estão neste momento algumas discussões retornaram por exemplo aquela sobre a importância da arte porque que essas discussões retornaram o que aconteceu foi que há um tempo atrás algumas pessoas por motivos políticos e ideológicos acabaram afirmando que nunca precisaram de um artista para nada essas afirmativas tem
a ver com as críticas aos incentivos o time os projetos artísticos por exemplo podemos artísticos culturais como a lei rouane e daí surge uma resposta por outros grupos afirmando a necessidade sim dade ea validade desse fenômeno a necessidade da arte para nossa vida e agora que nós estamos em isolamento estamos em quarentena o que eu percebi que foi que essas pessoas que diziam que a tia és importante agora ganharam mais voz porque agora começou ali nas internet encontro às vezes hoje de novo viu não era tu que não precisava da arte mas agora se não
fosse o cinema tu não teria o que fazer nas duas partes agora se não fosse a música e não saberia como um passatempo se não fosse a poética tu não teria o que fazer antes de dormir então neste momento de isolamento que teoricamente bate um tédio as pessoas estão dizendo que a arte é como um escapismo como um passatempo o que é um argumento válido eu diria mas eu me questionaria será que para isso que a arte serve que será que a função dela é um escapismo é para que eu possa simplesmente fugir dessa realidade
que agora está inteligente e passar tempo não pretendo oferecer uma resposta de forma alguma longo diferentes o que eu pretendo mostrar é que não existe uma resposta definitiva esses questionamentos sobre a arte e eu vou aproveitar esse gancho para demonstrar como dois dos maiores pensadores da história da filosofia principalmente filosofia antiga que se discordarem fortemente sobre essa temática platão e aristóteles lembrando que aristóteles foi discípulo de platão tinham visões antagônicas e extremamente opostas sobre o fenômeno artístico e eu queria apresentar essa discussão para vocês e ele e como esses dois viés querendo ou não continuam
presentes em alguma alguns argumentos que a gente percebe até hoje ou dá uma olhadinha então resolvi a gente poderia resumir dia para simplificar umas conversas que platão seria conta arte enquanto aristóteles seria favorável a era só que obviamente cada um tem os seus motivos por um platão a arte ela nos afasta da beleza ela nos afasta do belo nos afasta da perfeição vamos entender porque tu lembra que platão acreditava na existência de dois mundos né que existe isso que é o mundo sensível que tu está vindo ao teu redor agora mas existe aquilo que ao
mundo das ideias qual o único verdadeiro sabe o mundo das ideias tem esse mundo das ideias superior e verdadeiro ele é perfeito e eu não a capital no pelo sentido somente pela razão então o que acontece é o seguinte ó platão o belo tem a ver com essa tal de prevenção o absoluto o belo tem a ver com a verdade que só pode ser encontrada lá no mundo das ideias o que acontece é que platão algo do mundo sensível só é belo a partir do passo que se conecta através de uma semelhança com aquilo que
está no mundo das ideias então por exemplo existe no mundo da ideia se a forma ideal a forma perfeita da tratamento que esta caneta ela é bela p estiver de alguma forma conectada a essa forma ideal normalmente não é isso que acontece as coisas deste mundo aqui são diferentes das suas versões p e o platão acreditava que na origem só existe o mundo das ideias e daí surgiu um deus chamado deus demiurgo e esse deus tentou imitar o mundo das ideias para criar o mundo sensível este mundo que nós observamos agora e daí tá o
cerne da questão para o botão porque sempre o padrão que nós praticamos a meses a imitação o resultado disso é imperfeição repito sempre que nós imitamos ou tentamos copiar algo um resultado é imperfeito então quando deus demiurgo pegou um das ideias e tentou imitá-lo para criar um sensível e não ficou muito bom não ficou esse negócio que nós estamos vendo agora em perfeito o que acontece então é que segundo platão o que a arte faz a arte pega este mundo imperfeito e tenta imitar é uma imitação da imitação é uma cópia da cópia esse este
mundo aqui sensível já em perfeito a adiantamos que me perdoe ela cria coisas absurdamente imperfeitas então a arte em vez de me aproximar do bel ela me afasta ela é uma criadora de imperfeições é por isso por exemplo que lá na apólice ideal de platão a cidade perfeita que ele imaginou os artistas não teriam espaço agora seu discípulo aristóteles vai chegar no dois pé na porta e vai ver a definição do a tônica de arte é inútil ele não entendeu nada do que a arte significa e por que que tem essa discordância entre os dois
para começar porque o aristóteles não acredita na existência de tal mundo das ideias para o aristóteles existe este mundo aqui e acabou e tu percebem que ao acreditar e somente um mundo a bíblia missão de arte de fato já não faz sentido por proteger o seguinte goffi eu não posso imaginar que o belo faz parte de uma outra realidade o belo está diretamente vinculado ao ser humano o belo inclusive é criado é fabricado pelo ser humano o aristóteles ele não é tão crítico dos sentidos como for a platão ele acredita que os sentidos tendem sempre
a importância se e um belo querendo ou não é uma percepção o sentidos humanos o belo não tá parte de um outro mundo ele faz parte do único mundo existente e este o mundo que nós conseguimos ver daí ele vai no dia seguinte olha pode ser que a ti imite de fato a vida a arte pode me dar a realidade ao nosso redor isso não tem problema nenhum é justo mas além disso a arte tem a capacidade de criar coisas que não existem na natureza a arte pode inventar ela pode criar o impossível ela pode
representar um racional é um campo infinito de possibilidades criativas inclusive mais bonitos o aristóteles disse a arte pode inclusive completar o que falta na natureza e ele não é completo ele não tem tudo que eu gostaria que ele tivesse a arte pode chegar e em oferecer essas coisas então com belo o estético em aristóteles não tem a ver com outro mundo uma coisa abstrata um absoluto com perfeitos o belo tem a ver com características estéticas como a proporção como assimetria que coisa assim então o velho está presente neste mundo e nós conseguimos captar e homem
que a gente pode fazer pra gente o efeito da arte o segundo aristóteles é a produção de cartaz ii entre os humanos se essa catar se tem uma função educativa acatasse em cima purificar as minhas paixões me ensina aí encontrar a justa medida para as coisas e lembra que a justa medida para aristóteles a ética lá em cima agir da forma correta olha que feições gigantescas e importantes ela completa natureza fazendo com que o observe um mundo de forma mais completa ela pode imitar a vida ao meu redor mas ela pode criar o impossível e
permitir experimentar o impossível e ao produzir catar se ela ainda purifica as minhas paixões me aproxima da justa medida de aproxima da ética das ações mais corretas sobre o mundo então temos de fato duas opiniões bastante de frança com platão e sendo contrário automático aristóteles pelo favorável e tu pode dizer nos comentários com qual desses pensadores do concorda já deixo claro aqui eu não sou muito adepto da neutralidade sociedade tô térmico na parada eu acho planta meu horário antes mas de fato são muito eu estou falando muito influente com passar do tempo e até uma
próxima conversa obrigada tchau tchau bons estudos e aí