7º Ciclo | A atriz como intérprete de si mesma

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Academia Brasileira de Letras
Ciclo de Conferências “Teledramaturgia: a reinvenção de um gênero” Conferência: "A atriz como intérp...
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[Música] senhoras e senhores que nos assistem daqui pela televisão Boa noite damos dando prosseguimento ao ciclo teledramaturgia a reinvenção de um gênero temos hoje a honra de ter aqui Fernanda Montenegro eh não não não posso chamá-la de diva porque ela não não permite né ela realmente rejeita Mas Fernanda é um fenômeno ao mesmo tempo respeitada admirada e querida pelos colegas pela crítica e pelo público ela é disputada pelos diretores que a preferem porque com ela não tem trabalho de direção a nossa intérprete mais premiada nacional e internacionalmente talvez seja também a única atriz que durante
60 anos fez com Total empenho e brilho rádio teatro cinema e televisão e a julgar pela disposição atual Isso é apenas o começo Fernanda iniciou sua carreira aos 15 anos na rádio MEC e estreou em teatro aos 21 ao lado de Fernando Torres com quem compartilhou uma admirável história de vida e obra por mais de meio século ela participou de uma centena de espetáculos teatrais interpretando autores como Nelson Rodrigues Martins pir Artur Azer Silveira Samp Domingo de Oliveira Jorge Andrade Guar servant molh pandel fedor Rac Samu e muitos outros né tô cansado e sua estreia
no cinema foi com a falecida de Nelson Rodrigues so direção Leon que ele valeu três prêmios de melhor atriz isso para quem estava no cinema em 1999 seria a vez do urso de prata em Berlim por Central Central do Brasil de Walter Sales e as indicações ao Golden Globe e ao Oscar ambas também com melhor atriz Pioneira na televisão durante 10 anos fez parte do grande teatro Tupi em mais de 300 teleteatros e protagonizou mais de 40 novelas e minisséries entre seus 12 grandes prêmios Inter nacionais um foi conferido em 2012 pelo m a respeitada
academia de televisão Artes e ciência por doce de mãe de Ana luí Azevedo e Jorge Furtado e como se não bastasse tanta atividade Fernanda está rodando o Brasil desde 2000 com o ciclo de oficinas de leitura dramática com jovens atores mas como viemos aqui para ouvi-la e não para ouvir falar dela vou parar por aqui antes peço licença para informar que ela prefere o diálogo ao monólogo pelo menos aqui esta noite o que me Reserva um difícil papel porque de Fernand eu não sou interlocutor eu sou devoto mas vou tentar mas eu também sou devota
dele de maneira que para par Então a primeira pergunta é o seguinte Fernando Qual é o mistério desse desse desse Ofício né ao qual você dedicou tá dedicando par grande parte da sua vida você uma vez disse que que tendia a concordar com o vittório gasman que com com com a teoria dele de que o artista é eu tenho an notei aqui é um sofre de esquizofrenia canalizada ou demência criativa você é uma dement criativa eu sou uma esquizofrênica Mas é verdade e só aparentemente só estou aqui Sadia porque se a minha profissão eu prefiro
chamar Ofício eh conduz a loucura e ainda tem plateia e ainda aplaudem e também quando vai a gente passa por cima eh Essa profissão é uma profissão arcaica ela é inexplicável eh eu troue aqui eu sei que nós só temos 45 minutos mas eu troue aqui uma uma observação de camu que muitos de nós atores nós temos isso numa num quadrinho na parede Deixa eu ver se eu acho aqui mas tá aqui só um minutinho eu trouxe umas coisinhas para ler mas isso aqui gente desconta depois do tempo o camilho diz o seguinte respondendo a
minha esquizofrenia o ator Reina no domínio do mortal de todas as glórias do mundo sabemos que a sua é a mais efêmera e é também o ator quem mais percebe entre os homens que tudo deve morrer um dia e para ele não representar significa morrer 100 vezes com as sem personagens que ele teria animado O ressuscitado e isso somos nós percorrendo assim os séculos e os espíritos imitando o homem tal como ele pode ser e tal como ele é o ator confunde-se com outra figura absurda O Viajante e como viajante o ator esgota alguma coisa
que percorre sem cessar Ele É O Viajante do Tempo e se é um grande ator torna-se um ansioso viajante de almas para pegar um copo ele encontra novamente o gesto de hamelet erguendo a taça por isso não é assim tão grande a distância que o separa dos seres que ele faz viver o ator ilustra todos os dias essa verdade tão fecunda dois pontos a de que não existem fronteiras entre aquilo que o homem quer ser e aquilo que ele é eu ao que aí está a esquizofrenia talvez quanto mais estreito é o limite que lhe
é dado para criar o sua a sua personagem tanto mais necessário que ele tenha talento afinal ele vai morrer Dentro de duas ou TRS horas sobre um rosto que não é o seu é preciso que nessas duas ou três horas ele sinta e exprima todo um destino excepcional e isso tem um nome certo é perder-se para se encontrar nessas duas ou três horas ele vai até o fim do caminho sem saída que o homem da plateia gasta a vida toda para percorrer no passado a igreja repudiava na arte do ator a multiplicação herética das almas
o deboche das emoções a pretensão escandalosa de um espírito que se recusa a viver apenas um destino e se precipita então em todas as int temperanças todas as intemperança a atriz Adrian lecou no seu leito de morte quis confessar-se como um gar mas recusou-se a renegar sua profissão assim exigia a igreja e por causa disso ela perdeu o benefício da Extrema unção Isso significa que entre Deus e e a sua profissão ela tomou partido da sua paixão pelo teatro e essa mulher na agonia recusando-se a renegar aquilo que chamava a sua arte mostrava morrendo uma
grandeza que nunca atingira no palco foi o seu papel mais belo E também o mais difícil escolher entre o céu eterno e a fidelidade irrisória E é esta finalmente a tragédia secular na qual temos que ocupar nosso lugar aí já entra o caminho absoluto entre nós e a eternidade optamos por nós né [Aplausos] lindo você faz diferença entre por exemplo televisão rádio cinema é o que o mistério é o seguinte não como intérprete quer dizer como intérprete eu tenho que falar antes de dessa herança arcaica né que é pré Homero que chamam contadores de história
né não eram atores tudo bem se juntava lá e falava lá as suas histórias também já arcaicas como como intérprete porque se ele não fosse um bom ator na éa ninguém sentar em volta dele na fogueira para ouvir ele falar então nós viemos pelos séculos aa eh quando chega a tecnologia já do cinema e depois na TV quem é que salva esse processo tecnológico contemporâneo e que precisa naturalmente para poder se pagar ter programação no mundo inteiro no Brasil o teatro eu sou assim uma veterana Absoluta eu Estreei eu fui pra vida dita pública na
Rádio Ministério com 15 para 16 anos em em janeiro de 51 porque em dezembro de 51 fizemos uma peça onde toda a nossa geração se encontrou da geração eu digo 10 atores da na época eh foi um fracasso o espetáculo durou 8 dias mas eu fui anotada lá num papelzinho tive uma boa recepção assim uma linha na crítica e a TV que tinha estreado aqui TZ o mês São Paulo foi do meses antes o Daniel já deve ter falado sobre isso mas o Daniel comeou a vida dele 10 anos depois da minha na TV eu
sou mais velha que ele bons anos então eu fui convidada veja bem para fazer teatro na TV é era uma época Pioneira não havia aparelhos não havia aparelhos o lco do do como é o nome del esendo Vel chatri ele trou essa aparelhagem toda essa tecnia toda e trou meia dúzia de aparelhos porque ninguém nem sabia o que que era isso e botou lá em São Paulo em alguns lugares e botou no rio em alguns lugares e tinha que fazer uma programação para começar a vida já buscando patrocínios para poder aguentar aquilo né porque chatobrian
vivia cercado de dívidas e de sonhos de ir pra Inglaterra para dar colar de de de de água marinha pra rainha essas coisas todas de de de um homem alucinadamente criativo mas louco então tinha esse Edifício Zinho na Avenida Venezuela caindo aos pedaços os os vidros todos quebrados a rádio Tupi era um andar de baixo nesse andar superior que era um lugar de lixo umauma coisa um negócio menor que esse que essa que esse que isso aqui ali era o estúdio da da então nos contrataram um um nos quando eu falo nos contrataram os loucos
contrataram o teatro Universitário teatro do Estudante ah os cômicos da Praça Tiradentes as guus do Carlos Machado eh os os atores de de costume da Cinelândia e ess esses esses jovens que que pulavam em algum lugar em algum espetáculo ainda a moda antiga não é alguns até com os atores mais velhos falando com ligeiro sotaque português porque Ah era moda um ligeiro sotaque português quem falava com o sotaque brasileiro era os empregados e os doméstico mas agora o a a a a classe social mais alta falava sempre com ligeiro sotaque português com todos os pronomes
nos nos lugares e tal e às vezes muitas vezes eram portugueses aí me convidaram Já estou Já tô entrando na minha história aí me convidaram para fazer parte de um elenco E aí sabe qual era a programação retrospectiva do teatro Universal Olha bem retrospectiva do Teatro Nacional então eu fui fazer antígona de sófocles assim pá compreende e depois eu fiz pelo caminho a fora fiz plauto fizemos aos da os altos da idade média viemos eu fiz eu fiz elid de corné minha gente pensa bem éramos um bando de de alucinados cheguei até dama das Camélias
então nós fomos dos gregos até pirandello e fomos no Brasil dos dos Altos de do Anchieta até Silveira Sampaio eu fiz isso durante dois anos assim pá para ninguém porque ninguém tinha aparelho então foi o teatro que começou a TV no Brasil gente sabe teatro com a literatura com uma dramat uma uma literatura dramatúrgica de primeira qualidade com gente empenhada fazendo aquilo como podia como sabia eu me lembro que eu fui para Freitas Bastos vocês devem se lembrar aqui os mais velhos que era uma livraria imensa ali na rua da Carioca e fui ver o
que que tinha de grego ali eu sou uma autodidata aí o que tinha era em espanhol em francês que eu comprei E começamos a juntar a ler a nos formar do anos daí eu fui pro Teatro a convite da Morino casei Fernando e nos casamos fomos para São Paulo onde ficamos 4 meses com mourino achávamos que voltávamos daí a 4 meses e ficamos em São Paulo 5 anos já fazendo alguma coisa de TV mas sempre teatro ainda no período da Morô no Rio de Janeiro a gente saía segundas-feiras de noite de ônibus na na na
na na no fim na no domingo à noite terminado o espetáculo viajávamos a noite inteira no da segunda-feira fazíamos algumas peças que ainou no passado já tinha feito no teatro fazíamos à noite e voltávamos de trem de manhã bem cedo de São Paulo pro espetáculo de terça-feira então é o teatro sabe é o teatro é o teatro que salva gente e última nos jun aqui hoje é a palavra que eu não sei onde ela anda hoje a gente até espera que ela continue com a mesma força eu acho que continua porque fomos pelo menos a
minha geração e algumas duas ou três gerações Depois tem essa formação o grande meio de comunicação ainda é a palavra Nessa altura em pao Jun Fernando e e Sérgio que era o nosso assim homem que também organizava democraticamente com todos nós tudo era muito discutido e fizemos um teleteatro de 9 anos semanalmente E aí nós fizemos vocês podem imaginar o que esses loucos fizeram durante 9 anos semanalmente no outro dia fomos houve uma missa faz 8 anos que Fernando faleceu na ali na no convento de São Bento no Mosteiro e um o dom Matias ele
é um um um representante daquela plateia era menino jovem adolescente que viu o grande teatro ele lembrava de cenas e cenas agora eu estou fazendo um livro muito generosamente ah pedido pelo SESC de São São Paulo que é uma a minha vida do que sobrou de fotos da minha vida eh E então eu tô muito mobilizada com isso compreende porque é uma geração de amigos irmãos que morreram que não estão mais comigo eh pouca gente hoje está além de 85 anos então essa geração e depois eu uma hora eu vou antes de terminar eu quero
l uma carta do Paulo otran quatro dias depois dessa carta ele morria e isso veio a propósito da guerra dos sexos dos Sexos que nós fizemos e eu tinha uma foto ótima Nossa eu mandei essa foto maravilhosa para ele ele já tava muito mal e aí ele me diz o seguinte eu não sei se eu tô fugindo da história não imagina se precisa de pergunta eu tô falando de TV então isso aqui é resultado de um encontro na TV de uma novela O Por que terminamos nas novelas porque acabou aquela TV Pioneira que respeitava os
atos respeitava os tempos das cenas hoje em dia você tem que fazer cenas curtas sei lá três três 3 minutos porque tem que entrar 10 de de de Publicidade compreende Então você teve que criar uhum um tipo de trabalho de folhetinho que segura o espectador para aguentar 10 minutos de Publicidade porque daqui a pouco ele vai ver cinco de de uma dramaturgia isso foi se especializando mas também por gente de teatro então eu não sei o que seria da TV no Brasil sem o teatro e do rádio também né do rádio foi mais em São
Paulo porque o São Paulo não tinha a tradição de teatro que nós tínhamos no Rio né porque eu me lembro dessa época de teatro em São Paulo era o teatro amador né que todo mundo fazia nenhuma faculdade terminava o seu curso sem uma apresentação de uma peça dentro do teatro amador e a alta sociedade como aqui tinha os comediantes né Eh como lá tinha o TBC depois se profissionalizou e também os comediantes aqui depois essa companhia que era feita pela alta sociedade do Rio de Janeiro onde se estreou Nelson Rodrigues em 43 então Eh eu
estou aqui hoje eu pensando isso Qual é a minha ligação com a TV a o teatro o que que ainda hoje sustenta a TV o teleteatro a novela não lido não esse texto lido mas representado de uma for trabalhosa e alucinadamente exaustiva parece indústria eh inglesa do século XIX sabe quando quando não tinha hora para começar nem que nem acabar e se morresse tudo bem bota se outro no lugar compreende Então eu não sei se eu respondi essa primeira pergunta de você você queria ler o bom então antes disso vou fazer uma liira provocação eh
em relação por exemplo eu não estava aqui quando eh houve a acho que foi sua última novela Babilônia e teve umim um escândalo aí uma reação incrível é um beijo gay né que parece que não foi nem a primeira vez que isso acontece na televisão por que essa reção não é o seguinte eu fiz uma novela há 30 30 e Poucos Anos Atrás onde a Nanda estreou com 14 anos em que eu era mãe de um de um rapaz que era homossexual declaradamente e que no fim da novela é o o Denis Carvalho ele ia
embora com o João Paulo adur porque eram eles viviam juntos Hum e ninguém se escandalizou eh eu perguntava eu era uma família réa eu perguntava meu filho o que que você faz tanto indo à saunas entende ela ela era chique famosa e rica poderosa ela não entendia nada nada ela queria que ele casasse com a Renata sorá compreende mas ele não casa com a Renata sorá ele vai embora com João Paulo adur num num num avião particular compreende porque eram muito ricos ricos de novela é uma coisa que não tem fim e isso não foi
escândalo gente Pois é Depois vieram se aproximando aí tem uma técnica que eu realmente eu e Natália Somos duas tapadas que é o seguinte não pode logo Chegar e Beijar Tem que acostumar o ouvinte ou no caso o espectador da todo tempo da Rádio sabia que ali vai ter um negócio que não é que não é hétero muito bem aí vieram todas as novelas a ter um casal que fica lá se olhando e se olhando e dá uma encostada e dá uma pernada e dá um negócio bom isso até que veio agora antes da gente
veio uma uma novela em que o casal feliz com janequine casada com o janequine você imagina que abandona o janequine para ir morar com a outra moça com quem estão a novela inteira se meses se olhando se olhando se ol agora pega duas danadas velhas descoladas em palco e fazem uma nos dão para representar Olha bem Elas têm 80 80 anos vamos fazer por baixo 80 anos casadas Unidas h mais de 40 o meu papel é de uma advogada que não tinha igual que lutou sempre porque queria casar no papel não sei também porque que
ela queria casar no papel po era tão tão libertária mas queria casar no papel e sai a not no primeiro capítulo sai a notícia de que ia casar porque tinha já uma lei que saiu naquele momento que ela vem correndo para contar paraa velha esposa sei lá queem era passiva que era ativa nó chegamos a esses detalhes eu tenho impressão que eu era ativa e aí eu digo para ela meu amor até aí não teria problema finalmente sai a lei nós vamos nos casar e nos damos um beijo de boca fechada e logo passamos por
um abraço menino se vira um escândalo sabe o que que diziam para nós tinha que ter esperado para dar o beijo tinha que ter esperado não pode chegar e beijar porque o folhetinho tem tem uma Norma tem a seguir entend o negócio era o seguinte nós tínhamos que ficar nos olh mas nós já éramos casadas eu dizia nós já vivíamos há 40 anos juntas éramos modernas compreende sem nenhum problema como é que a gente vai ficar se olhando vai vai dar não vai dar vai dar não vai dar vai dar não vai dar não pode
não pode agora o mais o mais o mais difícil de entender é os nossos colegas gente experimentada atores de nome de grande qualidade de grande talento achavam que tínhamos que respeitar o código moral do espect D não pode chegar e beijar não ele tem que entender e ele depois começa a torcer para você beijar isso tudo Eu estou contando parece fora da TV não isso é a TV é o código interno Moral da TV então Eh cada vez eu acho que não há no mundo uma TV a partir até até a partir das 9 horas
tão tão tão liberta do ponto de vista de relacionamento de de de de de de cena não é de de de de de de adesão física toda el erotizada sexualizada como no Brasil não temum não choca mais agora nesse momento é beijo dessas duas atrizes eu acho que não foi isso eu acho que foi por ninguém falou nisso e a primeira novela das gloriosas 9 horas da noite em que 2/33 do elenco era negro Olha bem Se alguém viu a novela deve estar lembrado disso as negras todas eram Independentes algumas formadas ou em médica ou
em advogado pelo próprio esforço ninguém servia a mesa para madame eh todas as negras casaram com brancos os brancos todos casaram com com as negras isso não foi aceito nem falado mas quando a gente tem alguma experiência de vida ou alguma experiência da da de ligar não só ligar mas também de entender um um texto de dramaturgia logo aquilo não ia dar certo a tal ponto que a novela das sete que também passava numa numa favela você não via negro e a novela do João Emanuel que aliás vem aqui e se eu puder eu venho
aqui porque eu gosto muito dele como autor também ia se ia se passar dentro de uma favela que foi feita lá dentro do do do do do do complexo lá da TV e todo mundo desceu e aí tinha eu não vi Preto ali eu vi Caboclo mas eu não vi negro então tem essa outra história atrás da [Aplausos] história ningém ningém ningém falou sobre a coragem do Gilberto Braga e seus companheiros de texto da de e também da própria estação de p às 9 horas um elenco de negros eh protagonizando Uma História sem que fosse
servil então ficaram em torno do beijo das duas velhas mas é sempre o teatro na TV acho às vezes até eles querem se livrar mas a força do folhetinho representado mesmo na nossa era tudo bem lá no século X N os grandes escritores que faziam seus faccos semanais mas no Brasil e também no mundo porque não tanto novelas porque não não se faz tanto isso lá fora mas as séries estão aí tomando conta das TVs do mundo inteiro e tudo que Hollywood não é mais você encontra nas séries sempre se servindo de uma dramaturgia e
de uma interpretação dos Danados desgraçados marginalizados dos atores falando de atores Você disse uma vez que gosta de trabalhar com atores potentes que participam do ritual Livres da petição destruidora o que você quis dizer com ele porque é o seguinte o representar não existe individualmente você pode for assim formatar você pode imaginar você pode toda uma ação mas quando você tem um outro indivíduo na sua frente é ele essa ponte Tem que existir não existe teatro sem seres humanos que se entendam inclusive para se agredir cenicamente como diz o camilho é um negócio louco é
uma anomalia como diz o Juv que eu também trouxe aqui é uma estranha anomalia ele diz assim e por isso eu vou te responder Escuta meu amigo Juv Juv foi um um homem extraordinariamente importante pro Teatro francês e pro mundo o Juv morreu em 51 ele esteve no Brasil porque quando a França foi invadida ele organizou uma companhia e saiu pelo mundo fazendo viver o teatro francês em em todos os buracos por onde ele pode passar inclusive Rio de Janeiro e foi pros Estados Unidos e quando ele passou pelo rio ainou h Morino que foi
uma atriz francesa que veio para cá nos anos 30 porque se casou com um Industrial chamado Morino tirou essa mulher do de Paris do teatro né uma mulher formada pela comedi e ela tava aqui esquecida mas aí eles se conheciam eram mais ou menos da mesma geração então ele convidou mourino para fazer parte da companhia de de de de de como é que eu posso dizer de de posição de resistência da cultura francesa teatral pelo mundo e ainou foi pra companhia dele então é muito interessante também porque tem uma herança no teatro que é de
ator para ator um ator que viu um ator que viu out outro ator que que teve tinha um código que aquilo não está escrito aquilo não pode-se tem stanislav que tudo bem Tem brest tudo bem E tem cô que é uma uma uma teman que E também o próprio Juv que é uma herança de Stanislavski mas quando chega lá naquela terra cada terra faz e pega aquele complexo do a seu modo não é isso então Eh É engraçado porque eu faço essa essa viagem alguém que viu alguém um ator que viu um ator que viu
um ator que viu um ator e a gente vai pelos séculos se se se se se pondo e se absorvendo e se absorvendo as escolas de teatro também as escolas clássicas de teatro como a a a escola Francesa e a escola inglesa uma vez veio um grande diretor inglês ao Brasil eu já tô misturando história eu tenho muita história o Devine O Devine fundou um novo um um novo teatro na na na Inglaterra porque antes era o old Vick e aquilo tava já tinha 200 anos era do tempo da Rainha Vitória e e era tudo
meio meio cristalizado tal então naqueles anos 60 depois da contracultura todo mundo saiu por algum buraco e o Devine é um produto disso então é osborn eh pinter todos esses autores saíram dessa dessa atitude eh revolucionária esse homem veio parar no Brasil eu sei que no aqui no Rio ele chegou a fazer uma direção de uma peça do pinter que é um ator um autor extraordinário eh com Cassilda com Valmor Nós estávamos em Temporada viajando com a nossa companhia em Curitiba aí o o conselho britânico de Curitiba Nós lemos lá hoje o Devine estará no
conselho britânico aqui de Curitiba Opa vamos ver então vamos Sérgio Ítalo Cláudio correi Castro eu e Fernando não tinha ninguém O homem tava falando para três três Ingleses sentados lá e ele viu que a gente entrou e disse ah quando vocês entraram eu vi é a tua entendendo e depois ele se juntou muito a nós então Eh nem sei porque que eu tô contando isso mas na verdade é o seguinte eh ele foi nos ver nós estávamos fazendo eh a pouo atrás da da orelha um um um Boulevard um não é Boulevar um v Ville
um v Deville é uma diferença e é um elenco enorme fazendo aquilo com sucesso louco nós tínhamos ficado meses no teatro ginástico a gente achava que nunca mais ia parar de fazer aquela peça o Gar galheiro era tanto que tinha uma hora que que a gente não precisava nem falar porque era parecia Max senet era abrir porta fechar porta abr porta fechar porta ele foi nos assistir ele disse eu tô encantado porque o feid jamais teria em minha terra esse tipo de jogo cênico tal a nossa herança eh de expressão teatral Nós não sabemos Podemos
até dentro do nosso próprio processo criar outro tipo de relacionamento e outro tipo de estética cênica mas esse tipo de de de jogo solto que o brasileiro tem entende então as escolas também às vezes elas quando tem a grande escola ela ela determina um andamento e eu não sei se às vezes nesse nosso tipo de trabalho e é melhor deixar solto é melhor deixar solto então voltando ao nosso querido Juv sobre você ter alguém com quem você possa trocar uhum se você não estiver nesse estado tudo bem você pode ajudar o iniciante mas a cena
quando tem dois atores que se entendam que se entendem não se entendam se entendem e quando se cria uma corrente é eletrizante agora também reconheço uma vez conversando consolado um cômico português ele era Adorador de de tourada ele andava pela Espanha atrás de tourada ele disse Fernanda para se ver uma tourada Você tem que ver 200 touradas agora no dia que você v a tourada tua vida caminha entende então também isso acontece um pouco no teatro sempre a gente tem um espetáculo que arrebata mas vezes temos um espetáculo que arrebata às vezes também você tem
um dia também na TV porque no teatro a gente consegue batalhando trabalhando 8 10 horas por dia numa cena na televisão você sai no improviso Se mandar repetir já não faz a mesma coisa porque não não sedimentou aquela busca né então a TV ela tem muito mais o o o inesperado vamos dizer a a criatividade solta compreende e se a gente estiver em cima de você Você tá se comunicando como nunca não é improviso também o improviso é é um não é só o é um improviso mas também é um milagre da criação mesmo em
cima de do teu corpo da tua respiração porque o problema da nossa da nossa arte eu ouso chamar arte é que é em cima de você mesmo sabe é a custa da tua da tua respiração não é que você escreve e depois alguém lê e vai ter a respiração enquanto você também teve a respiração quando escreveu ou quando o pintor Tá pintando lá sozinho na né no Ateliê dele e depois as pessoas vão lá tem estertores de de de de felicidade vendo não o a desgraça de nós atores é que é com a gente mesmo
entendeu É aqui mesmo e a gente não se vê a gente só se percebe na TV a gente se vê mas não é teatro já é uma técnica já é um botão o teatro não é botão antes fosse mas não é aliás eu nem quero que esteja botão sabe chega o botão do cinema chega o botão da TV chega o o o botão do celular que tá sempre atrás de você no selfie tá entendendo teatro é outra coisa é outra coisa é uma arte Sagrada porque ela é definitivamente carnic não é você vendo e fazendo
ou piano e você tocando compr ou você escrevendo uma partitura não é você você faz isso tudo com você mesmo então diz o seguinte o Juv Escuta meu amigo é a ti que eu falo a ti que tem amor à profissão que exerço escrevo e falo a ti que não conheço mas a quem vejo como um irmão escrevo para dizer aquilo que sei sobre nossa profissão e aquilo que não sei que nunca pude compreender escrevo para falar sobre o Enigma do teatro e falo isso também em relação à televisão porque na hora que estão gravando
nós estamos ali tentando botar o nosso sangue a nossa respiração a nossa alma e às vezes nem sai bem apesar do sofrimento ou da ambição nada mais falso nem mais verdadeiro que o teatro Me desculpe eu falar isso diante de escritores mas para mim é o único Enigma benfazejo na vida dos Homens o único eficaz não te poderei ensinar grande coisa mas deixa te levar aceita escuta enche tua cabeça com estes propósitos inúteis como eles te possam parecer tu os despejará depois e o próprio enjoo que eles te derem terá sido útil os esforços que
pars para rejeitar estas ideias as reflexões te possibilitarão uma autoafirmação uma força não se assimila nada no teatro que não seja para restituir Isto é toda a arte do ator Então você tem que ter alguém que entenda essa linguagem por que diabo estou eu aqui que loucura que anomalia que desregramento como dizem os padres da igreja que que estranha que estranha que estranho desregramento como dizem os padres da igreja me reduziu a esta condição de querer macaquear ou arremedar e por Estão todos aqui nesta sala me olhando vocação de ator a vocação do ator é
a mais sensível visível na sua anomalia colocado como ele está trucidado entre ele e ele no torniquete em que se colocou entre o autor e o público é essa a diferença a sua vaidade é mais aparente e faz dela a profissão explora a vaidade mas não é menos a vaidade no coração do espectador a nem a sua ambição e a do autor é imensa a vocação é para nós uma mistura Por demais duvidosa de toda espécie de sentimentos nem todos nobres longe disso não acredito em Pureza de vocação nem mesmo nos Santos vocação é resultado
provém de gostos ambições Desejos tão pouco puros porque se manifestam numa idade na qual tudo é apetite quando ainda na verdade não podemos julgar nem a nós mesmos vocação não resulta senão da prática anos isso em anos após numerosos anos de carreira após Sofrimentos decepções dificuldades é que se afirma a vocação Ou melhor se precisa se precisa uma decisão que então poderemos chamar de vocação não passa de escolha persistente consciência do que se deseja resto o abandono a esses sentimentos aceitação da consequência desses sentimentos fidelidade a esses sentimentos consiste em uma liberdade no DCE o
cumprimento das exigências de uma carreira Isso é que é então quando a gente e eu sei de gente assim então quando a gente se encontra e a gente começa a representar somos iguais tá entendendo eh se facilita eh sai na urina entendeu isso é Juv o francês desgraçado ele tem uma uma racionalidade que que assim que arrebenta né que arrebenta Então essa é a resposta que eu possa te dar tô curioso para ver você falou dessa carta do Paulo outran para você isso é já para encerrar o nosso programa porque já são 45 minutos não
não temos tempo ainda temos Você tem alguma outra pergunta ele disse que tinha oito perguntas então vou fazer uma outra assim por que que você nunca você enfim apesar dos apelos dos convites e tal você não quis participar de política da política partidária [Aplausos] etc Ferreira Gular tá aqui querido na noite que você foi pro exílio você estava num restaurante em Copacabana não é isso com vianinha numa mesa ou foi naquele dia ou foi um pouco depois uns dois ou três dias depois soubemos que você tinha ido embora que você tinha ido Resistindo a uma
a uma crise a uma crise violenta política no Brasil somos Sobreviventes de tantas crises gente a gente tem sempre esperança que vai compr que vai que vai aí tem uma hora que você espera que aconteça milagre mais uma vez nós estamos esperando que aconteça o milagre Ontem foi um dia muito especial muito especial não por causa do Cunha ou talvez da m por causa do C agora ontem o discurso da Carmen Silva Lúcia Carmen Lúcia Carmen Lúcia desculpe o discurso da Carmen Lúcia e do e do Melo São duas peças eu guardei porque é uma
esperança uhum hoje eu mandei um um telegrama Então não é que eu não faça parte sabe quando tem liberdade de expressão quando tem Anistia geral eh quando a gente Luta pelo Direito da da sexualidade que você quiser ter pelo Direito da cor que for a sua pele agora ficar na cozinha de governo querendo comer governo eu quero eu quero algo que resolva o meu país eu não quero ajudar [Aplausos] governo não quero me gastar em governo porque o chegamos aí não temos mais estado Nós nós só temos gente que briga pelo poder do governo deste
lado ou daquele lado agora a gente que sobreviveu a tanta crise Nossa então agora quem quiser gritar grite quem quiser ser para lá seja quem quiser ser para cá seja compreende é porque parece que a gente não faz parte da história queem Quem foi lá deu voto não deu voto compreende Deixa então eu mandei um telegrama assim Eh querida ministra a senhora é a nossa Compadecida uhum lembro aqui sua sua sem folklore porque é verdade folclore sem folclore quem sabe quem sabe porque tem uma estrutura de de posicionamento não político mas de brasilidade sabe de
cidadania então é o seguinte a gente eu fico engolfada sabe que a gente vê minha casa tem empregada tá todo mundo desempregado na casa dela ela é única pessoa que tá empregada sustentando marido filho todo mundo não tem saneamento básico como é que um país Fala em em administração e salvar a pele do pobre se ele vive na merda eu há coisa de uns 4 anos eu fui fazer um criança e esperança na aquele prédio que seria um grande um grande Edifício um hotel de 10 estrelas ali do lado da Rocinha mas aí viu cagalo
ah não perdão pensei que fosse não tinha aqui não tem um prédio grande ali aqui assim um hotel cinco estrelas sei lá mas aí descobriram depois do prédio pronto que tinha Rocinha a não tinham visto a Rocinha at tal ponto que nem vem que nem vem a Rocinha então aquilo tempo virou um Centro de Atendimento social e e artístico pra Rocinha maravilha vamos fazer lá o Criança Esperança Nós entramos eu já conto isso paração de gente tinha uma tinha uma uma uma piscina toda já e ladrilhada a gente viu que tinha ladrilho uma piscina imensa
mau cheiro que não se podia ficar perto nós olhamos a piscina ela tava quase transbordando de fezes que o Alto da Rocinha como não tem saneamento traz no Balde joga ali eu não sei hoje como é que está pode ser até que tenham acabado com isso nossa compreende um país que tem 50% dos dos da da sua população sem saneamento básico vai ter saúde mas eu acho que tudo Nós pensamos assim nós nós que estamos assim eu tenho certeza que a gente está nessa nessa Encruzilhada louca sabe eu não tenho medo do radicalismo que você
está vivendo hoje porque as pessoas estão se dizendo pelo menos as pessoas estão se dizendo estão saindo da sala de visita estão se propondo tem que ter uma coexistência agora se isso não é uma eu não isso pode ser uma uma atitude vamos dizer de cidadão mas vou vou vou adotar Que partido isso já foi no passado seria mais fácil foi mais fácil a gente tomar partido no passado mas agora tô esperando aí eu houve o dia de ontem dia de ontem especialíssimo né vamos ver no que vai dar isso mas há uma esperança através
da palavra que que vem de um pensamento de uma atitude de de cidadão e de cidadã Então é isso e você não queria fazer palestra né Não não é palestra não é palestra eu sou muito primária para fazer eu sou um ser que vive a sua vida e uma autodidata que vai dando chifradas e vai vai vai tocando a vida compreende eh Pois é você não quer revelar a carta do Paul tô curiosíssimo que ela me falou dessa carta então é o seguinte para encerrar a nossa tarde Paulo tran e eu nós fizemos uma novela
já que estamos falando de televisão nunca tínhamos trabalhado antes juntos nos admirávamos nos cruzávamos porque Paulo tran foi não foi mais memeiro do que eu e Fernando mas fomos nós nos cruzávamos assim por pelo Sertão não digo Sertão já tô exagerando exagero de atriz mas lá pelo nordeste pelo sul lá a zona do do do das Missões vai dizendo ele duas vezes me chamou para trabalhar com ele mas Nós também tínhamos uma companhia então não podia ser E aí nos encontramos nessa novela e aquilo que o Juv diz sobre a a razão de ser desgraçada
de ser ator e quando a gente encontra um outro também desgraçado de ator a gente sabe por onde se deve caminhar deu muito certo aquela novela foi uma coisa gloriosa para nós pro elenco Todo não éramos só eu e Paulo tinha gente muito boa muito importante tudo bem bom passam-se Os anos passam seus anos eu estou sabendo que Paulo está doente está mal Paulo é um referencial de geração eu Mexendo nos meus nas minhas fotos encontro uma foto minha com ele no na guerra dos sexos Muito bonita a foto muito muito Entrelaçados muito encontrados no
mesmo na mesma onda e eu mandei para ele aí ele mando para ele e leio no jornal que ele parou um espetáculo parou o espetáculo el estava fazendo que era o Avarento de molier um sucesso louco ele já muito mal mas ele ia fazer o espetáculo aí ele me diz o seguinte minha querida Fernanda tenho uma antiga carta do Flávio Império Flávio império foi um grande um grande cenógrafo que morreu muito cedo num desastre um homem de grande talento um artista plástico tenho uma antiga carta do Flávio Império em que ele comenta como é a
nossa convivência de gente de teatro ora somos íntimos ora nos separamos continuamos amigos ou não de longe e às vezes nunca mais voltamos a nos falar ele Sentiu necessidade de me escrever após assistir pela segunda vez o amante a amante inglesa para me dizer o tinha gostado do meu trabalho e o que achava de mim etc até hoje essa carta me com pela verdade e simplicidade do gesto Esta carta é um xerox A letra dele já tá muito trêmula e muito ruim de se ler esta carta é para te dizer o quanto eu gosto de
você o quanto admiro seu trabalho o seu talento a sua personalidade original e rara só para você registrar muito obrigada pelas fotos da novela eu tenho outras duas Mas não tão boas recebê-las agora de você com uma cartinha tão adorável foi uma alegria o que quase não tem acontecido em minha vida atualmente felizmente Terminei minha carreira em Glória no último domingo quando fui para o hospital com o infarto após um ano de Avarento em cartaz devolvemos mil entradas no teatro meu infarto é o meu fim como ator não posso dizer que estou contente Karen a
mulher dele tem sido de uma dedicação total no milá e me diverte com seu astral privilegiado estou de cadeira de rodas e com ela vou ainda ver amigos no teatro cinema e restaurantes sem degraus meus médicos dizem que eu não vou morrer de câncer que o meu câncer está controlado e praticamente não é mais visto nas chapas o o especialista de coração diz que eu estou ótimo e eu me pergunto vou morrer de quê ele tinha um humor de cão faz muito tempo ou melhor nunca me abri como neste momento ele era muito discreto talvez
por isso o controlado Paulo tran está chorando como uma criança isto até está me fazendo bem um beijo muito carinhoso para você do colega e amigo que te ama Paulo aí eu eu fiquei assim eu digo acabou a nossa Geração O Paulo foi o começo do fim da nossa geração Eu mandei uma carta para ele Paulo querido Acredite eu me tornei uma pessoa melhor com a sua carta tão comovente corajosa e tão amorosa chorei e muito pelo passado pelo presente E por que não pelo futuro sei na pele e também por olhar em volta que
não é fácil atravessar a chamada velice falo de nós todos que permanecemos entre 80 e 90 anos nós pertencemos a uma raça nós de teatro você é a imagem primeira dessa nossa raça Paulo resistimos alimentados pela nossa Bendita vida de gente de teatro cada um a seu modo amo a vida desesperadamente O que é que eu possa fazer quando li na sua carta aspas Terminei minha carreira em Glória meu infarto foi meu fim como ator fecha aspas eu tive um estupor um choque um desassossego um adrenalina se posso dizer assim paralisante as adrenalina porque me
porque se você para se você encerra sua vida de palco toda a nossa geração para todos nós vamos com você em princípio todos nós da nossa geração paramos com você Essa é a importância da sua vida maravilhosa você saindo de cena fecha-se um ciclo da nossa história dos nossos palcos certamente o ciclo melhor o que mais frutos deixou para os que vierem depois de nós sua carta é um documento importante para mim essa carta eu guardarei comigo e depois de mim tenho certeza de que meus filhos saberão o valor dela não podia deixar de lhe
escrever de volta sobre essa realidade na qual você está vivendo com toda a minha emoção e a minha esperança digo a você que não quero me permitir a a palavra terminei e meu fim como ator não quero infinitamente não quero e escrevo isso porque não acho que seja um sentimento inútil não vou falar em Deus ou em reencarnação ou em energias eu me agarro sim na existência mesma Paulo na presença mesma nas as mesmas nas alegrias mesmas embora poucas como você escreveu preciso lhe dizer aos 80 anos que registro que recebo suas palavras de amizade
de amor como se estivéssemos com 20 anos mas com 100 anos de experiência de vidas bem vividas na verdade por mais que eu escreva eu não consigo lamentavelmente dizer o quanto esse momento de sua vida vida me toca somos contemporâneos e somos interdependentes Paulo querido nós todos nós interdependentes agradeço a sua confiança em mim ao me falar de seus sentimentos tão profundos grande abraço Fernanda ele morria quatro dias depois então eu trouxe essa carta primeiro para falar do que nós representamos dentro da televisão brasileira se ela hoje tem a dimensão que tem ainda mais lá
fora prêmios e mais prêmios foi o teatro que trouxe pra TV foi a dramaturgia que veio pra TV fomos nós Os Pioneiros primeiro com os textos inteiros com as peças sendo respeitando os seus atos e depois pela necessidade de publicidad da indústria mesma criou-se um novo folti né Uma herança do século XIX dos maiores escritores do século XIX e nós fomos os instrumentos dessa conquista a TV Brasileira hoje está entre as quatro maiores eh Estações o ou indústria de televisão do mundo eu estive no prêmio são delegações da índia delegações da China delegações da da
Austrália todos os países da Europa os países da América é o mundo inteiro o Óscar é um prêmio americano de de de Lobby americano que abre lá um parênteses por um filme estrangeiro mas aquilo tudo é um exército sem e que domina o mundo você usa o abajur do filme você usa a roupa do filme você come a comida do filme isso é no mundo inteiro e eles dominam completamente o sistema de exibição do mundo com exceção da China e com exceção da Índia a televisão Nossa por distração não sei de quem aí lá do
norte o que não aconteceu com o cinema e dificilmente o cinema do Brasil vai ser um dia uma indústria real poderosa só se houver um milagre porque a exibição está na mão não do brasileiro mas a TV por um uma distração o Bem dito do chatou Brian trouxe esse treco para cá e nós não só às vezes alcançamos pela TV qualidades assim iguais ao melhor que se faz lá fora dentro das TVs como também um mercado de trabalho assim imenso no Brasil inteiro são milhões de brasileiros que trabalham na TV porque não é só o
artista que aparece é o porteiro é a manicure é a costureira é a moça que traz o o o lanche para você é toda uma infraestrutura que que tem prazer de trabalhar nessa coisa porque eles estão empregados naquela estação que lhes dá uma carteira assinada isso também está um pouco já sendo terceirizado porque tudo vai se transformando na vida e nem sempre para melhor então eu queria dizer isso eu agradeço muito estar aqui com vocês hoje porque fala-se da TV disso daquilo O que foi conseguido mas cá no submundo na nas nas Catacumbas né estamos
todos nós a atores seres humanos e naturalmente sendo atendidos por uma multidão de pessoas fazendo viver um meio de expressão industrial e importante pro nosso país e eu estou nisso vai para 70 anos muito obrigado obrigado obrigado obrigada obrigado obrigada [Aplausos] gente obgada somos irmãos na palavra somos todos irmãos aqui na palavra isso é maravilhoso a palavra ainda vale para nós a única coisa que eu queria acresentar é o seguinte que eu acho que eu e não só eu mas essa casa nós vivemos hoje um momento memorável inesquecível histórico graças a você Fernando Não faça
isso não faça isso eu me senti muito honrada eu me senti muito honrada de estar aqui hoje essa casa é uma casa importantíssima é um prazer estar aqui dentro desse desse prédio tem uma história imensa e também tem uma história imensa de muitos de teatro eh gostaria de lembrar sábato Magal Suaçuna fico nesses dois que são mais contemporâneos então nós temos um lugar aqui dentro muito [Aplausos] [Música] obrigada [Música] h
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