O CANUDO DE PLÁSTICO NÃO É SEU INIMIGO

331.33k views1398 WordsCopy TextShare
Tempero Drag
Siga a gente no Twitter www.twitter.com/temperodrag No Instagram também www.instagram.com/temperodra...
Video Transcript:
Estou muito magra e o anel escapa do meu dedo Que loucura Roxelle, essa flor dura quantas semanas? bom, como você já deve ter visto em algum local desta tela. o tema do vídeo de hoje é: "o canudo de plástico não é o seu inimigo" e eu faço questão, que o artigo seja masculino, definido e singular para que a gente entenda, que ele é UM dos vilões, mas ele não é O seu inimigo "mas dona Rita, o que a senhora quer dizer com isso?
" eu vou logo te dizendo, que eu quero dizer com isso é: o capitalismo, como é, vai destruir o planeta. bom, quando a gente fala de canudos de plástico eles representam: 0. 043 da poluição dos oceanos por plástico.
isso saiu na "super interessante" desse mês agora de julho. VOCÊ millennium, ~desconstruídão~, do cabelo colorido. decidiu que, você vai abolir o uso de canudos de plástico, da sua vida.
(inclusive a prefeitura de São Paulo, decidiu que eles serão proibidos na cidade). E, vale lembrar que, agora, quando você compra o seu lindo canudo de alumínio, ele é vendido numa embalagem de: sim, plástico! [comemoração] e ele é colocado numa sacolinha de: sim, plástico!
[comemoração] e o canudo de plástico que você deixou de comprar, agora virou dois tipos de embalagens diferentes do mesmo material que vai parar na barriga dos mesmos peixinhos e tartarugas. uma das incongruências, das contradições maiores do capitalismo é essa: é que a cada um produto ou um serviço que você. .
. requer ou requisita, milhares de outros são disponibilizados para você. portanto, causam impacto ambiental Quando você vai a uma padaria para no balcão: e decide comprar um pão de queijo para a viagem.
e a atendente, por algum motivo te oferece: uma embalagem de isopor, com um pão de queijo dentro, mais quatro guardanapos de papel, um sachê de ketchup, um sachê de mostarda e põe tudo isso numa sacolinha de plástico. pra comer um pão de queijo você gerou aí uns: 400 gramas de lixo. o nosso vídeo chama: "O canudo de plástico não é O seu inimigo", porque é importante que a gente entenda que o nosso tipo de consumo e o nosso sistema econômico ou o sistema no qual nossas economias se alinham é nosso inimigo Vale lembrar que a Revolução Industrial acontece na virada pro mil e oitocentos e em 200 anos de civilização a gente destruiu o planeta não, você não me entendeu errado em 200 anos a gente destruiu o planeta 25 milhões de toneladas de lixo plástico vão parar nos oceanos todo ano e para vocês terem uma ideia no oceano pacífico a quantidade de lixo plástico equivale a 3 Franças independente se algo seja feito ou não até 2050 as estimativas são que a gente vai ter mais plástico no oceano do que peixe e aí pode ser que você fale: "mas Rita nos países da Escandinávia nos países de primeiro mundo da Europa o capitalismo deu certo e é um capitalismo ecológico Eu vou falar: não, anjo o sistema capitalista ele é sobre transformar o meio ambiente em produto vender e lucrar então é sobre produzir o máximo e vender pelo máximo tendo o mínimo possível de prejuízo o sistema capitalista é sobre a destruição do meio e aí quando a gente fala dos grandes países evoluídos da Europa eles figuram próximos aos primeiros lugares da lista de países que mais exportam lixo SIM enchem contêineres com lixo e exportam para a Ásia para a África para a América Latina é importante que você entenda também que a "a socialdemocracia da Noruega que é quase o socialismo" não, não é, tá?
a Noruega é o principal país acionista da mineradora Hydro que está destruindo a Amazônia além dela 27 outras empresas que contam com capital estrangeiro europeu e norte americano executam atividades dentro da floresta Amazônia que causa degradação de solo aquífero rio e biodiversidade é importante que você entenda também que esse sistema maravilhoso chamado capitalista que visa à produção a qualquer custo estabeleceu uma nova medida pra gente uma medida alarmante que é o dia da sobrecarga da terra esse é um dia que marca a produção e o consumo de tudo que poderia ser produzido pelo planeta terra a partir daí, tudo que a gente está causando é uma sobrecarga inviável para o planeta em 2018, esse dia aconteceu em 1º de agosto Vocês entenderam, então quando a gente chega na metade do ano a gente já consumiu tudo que a terra dava cabo de produzir E a partir de agora, no resto do ano, ou seja, ao final de 12 meses a gente consumiu uma terra e meia? você consegue entender que nós estamos em 2020 e que o capitalismo desenfreado e industrial começou no planeta há pouco mais de 200 anos? esse modelo é: ilógico, insustentável e o maior erro que a humanidade cometeu os dados são tão óbvios e tão alarmantes que toda vez que me deparo com um defensor frenético do capitalismo eu fico pensando se essa pessoa é capaz de ouvir e entender "tá bom Dona Rita, mas e eu que sou um inscrito do canal, que mora em Varginha Grande da Piraporinha do Sul no interior de Goiás o que faço?
" meu anjo a resposta é mais ou menos: NADA nós, como indivíduos temos pouquíssima força a não ser que a gente saia botando fogo em tudo e quebrando o país não, não estou recomendando isso mas o ideal seria que a gente, enquanto indivíduo tentasse repensar o nosso consumo toda vez que você entra num supermercado e você vê duas mil latas de milho e ervilha 68 pacotes de farinha algodão Sabão em pó blá blá blá blá blá blá e eles tem uma data de validade assim que a gente atingir a data tudo isso vai ser jogado fora de todos os supermercados que você entrou e aí é importante que a gente pensa que é 2018 e desde que ano existem supermercados? e lojas de departamento? e todos esses tipos de centro de consumo exacerbado?
e você já parou pra pensar que quando você dirige por uma cidade cada uma dessas janelinhas de apartamento tem dentro de si: uma geladeira um fogão dois sofás quatro camas e que a cada x anos a indústria da moda ainda inventa que a hora de jogar tudo fora e renovar? vamos pensar que tem gente passando fome que tem gente sem casa que tem gente sem acesso à educação saneamento básico remédio etc etc etc e que no entanto essas pessoas elas não tem nada disso não porque falta mas porque elas não têm dinheiro para comprar e o nosso sistema capitalista é esse sistema maravilhoso que produz mil bolsas da Louis Vuitton custando sei lá 60 mil dólares e que caso sejam vendidas apenas 200 todas as outras terão fogo ateado a elas um vídeo que pretendesse criticar o sistema capitalista no que diz respeito à destruição dos ecossistemas poderia ser desdobrado aí, no mínimo, em 20 conteúdos inclusive esse é o tema de um livro do David Harvey sobre as contradições e o futuro do capitalismo e talvez seja importante que eu já avisse vocês gente não tem futuro dentro do capitalismo o nosso tempo está acabando real e oficial e se você está assistindo esse vídeo, eu espero que você possa repensar o seu consumo mas principalmente, nos ajudar a repensar um sistema e a destruir esse está destruindo o planeta "mas Dona Rita como a gente a pensa o fim do capitalismo?
Copyright © 2024. Made with ♥ in London by YTScribe.com