[Música] sou o professor Lucas limbert do ESAG vestibulares professor de Literatura E hoje nós vamos tratar de um tema aqui muito importante e recorrente nos principais vestibulares que é o barroco bom para começar a falar do Barroco é importante a gente levar em consideração uma Tríade analítica da literatura que é o contexto a obra e o autor certo o contexto é muito importante porque como diria Aristóteles ah os autores nas obras de artes mimetizam o contexto mimetismo né mímesis de imitar do grego Então você vai imitar o sentimento de um tempo e representar artisticamente sendo
a literatura uma das sete Artes o contexto no Barroco ele é preponderante porque ele tem um viés eh religioso e esse viés religioso vai trazer ali uma dualidade existencial hã pro homem desse tempo e obviamente os artistas vão trazer essa Essência tá nós temos aqui um momento em que a a a religião católica tá perdendo força vem perdendo força desde lá da idade média Vale lembrar que os editais do dos principais vestibulares trazem a literatura moderna que começa na idade média com o trovadorismo então nós temos no trovadorismo a igreja católica com seu poderio Total
certo ã as as relações está mentais se baseiam ã num poder de um Deus que é temeroso né e as pessoas junto né o Cler o Deus a a monarquia e as pessoas não mudam de classe sociais vai passando o tempo na transição no humanismo até chegar no classicismo e a gente tem o inverso né com o surgimento do comércio aqui e e a classe social da burguesia no humanismo a gente tem o homem que começa a olhar mais para si para se desenvolver ele precisava estudar para saber matemática para saber há um contexto de
circulação artística maior porque o homem se desenvolve investe em si então aqui no humanismo e no classicismo a gente tem o início do antropocentrismo antropo de antropos de homem Né como centro de tudo e aqui no trovadorismo o teocentrismo de teos do grego Deus como centro de tudo então são dois momentos totalmente contrários e surge na Alemanha ã um um pessoal que vai começar a bater de frente com os ideais da religião católica vão protestar e fazem a reforma protestante então eles protestam contra a figura por exemplo do Padre Leão 10 né do Papa Leão
10 ou melhor dizendo que cobrava indulgências qualquer pecado que as pessoas eh cometiam tinham que pagar pra igreja para eh para ser para ser para redimir ali a toda toda aquilo que que haviam feito então eles o Martinho Lutero na Alemanha cria 95 postulados que vão bater de frente com a religião católica e tem um ali muito importante que eles vão considerar o lucro não mais pecado nessas de considerar o lucro não mais pecado você consegue arrebanhar essa camada social que nasce no humanismo que é a burguesia portanto a igreja perde força e não quer
deixar por isso né ela que tinha um poder Total aqui na idade média no trovadorismo não deixou por isso e tinha que fazer alguma coisa contra essa reforma e ela faz a contra reforma católica então o Papa Leão X se junta no Concílio de Trento e toma algumas atitudes um pouco até eh de uma efervescência muito forte ali na época que foi a Santa Inquisição uma série de ações Ahã eh com a pena de morte para aqueles que não não cumpriam a a com as ordens da Igreja Católica os pressupostos teocêntricos medievais né a criação
do Index librorum proibitorium série de pensadores racionalistas que n que né que estavam no seu apogeu principalmente aqui no classicismo ã Kepler Copérnico Rousseau volter então assim todos esses pensadores acabaram sendo perseguidos além disso a Igreja Católica eh cria as indulgências né vamos supor você tinha um filho e queria batizá-lo recém-nascido Ah para poder batizar para poder receber a bênção da igreja você tinha que pagar ali um donativo enfim ah para completar e desenvolvimento do poderio da contrarreforma é eles criam as missões jesuíticas né a criação da Companhia de Jesus que eles mandam pras ã
pras colônias né para desenvolvimento da fé cristã bom Barroco a palavra Barroco tem o seu sentido um pouco difuso como não poderia deixar de ser né confuso né nasce eh de um termo do latim que é verruca verruca que seria uma superfície ondulada numa outra plana também ã há indícios de que o surgimento da palavra Barroco vem do espanhol barrueco que é uma pérola de forma irregular né que os os joalheiros costumavam dizer uma pérola de forma irregular então a pérola algo belo mas a o seu formato não era assim tão irregular bom Ahã o
Barroco traz como principais características esse esse homem dividido né entre o céu e a terra esse homem dividido entre os conceitos antropocêntricos e os conceitos teocêntricos né então ele não sabe muito bem se ã acredita no teme o pecado ou se comete o pecado né ele fica dividido entre céu e terra fé e razão é um momento de uma angústia é muito grande e Tecnicamente isso aparece na literatura sobre duas tendências a tendência cultista e a tendência conceptista a tendência cultista ou gorista que vem do poeta luí de gongora é uma tendência que tratava os
temas com uma profundidade um exagero mas se preocupava muito com a forma né com jogo de palavras com as antíteses com os paradoxos já o con ismo de conceptos do latim também ou quevedismo também outro espanhol aí né ah tratava do contrário totalmente o contrário Então o conceito a argumentação a retórica os a estruturação racional do discurso assim então no conceptismo o importante é o que eu estou dizendo e no cultismo como eu estou dizendo E essa seria né A dualidade de barroca esse esse tanto de paradoxos a ideia de de que o homem Barroco
está em constante movimento como se tivesse numa ideia de uma curva Para para pensar a curva é um momento de de instabilidade você espera o fim da curva e o Barroco se mantém na curva essa curva gera um desequilíbrio esse desequilíbrio gera uma angústia uma tristeza certo e por isso esse homem angustiado que não sabe muito bem Ah o que fazer acaba vivendo querendo aproveitar muito a vida e por isso é o ideal né um Clichê latim que é o carpediem vou aproveitar a vida ou fica na dúvida será que eu devo ter uma vida
ligada ao que a Igreja Católica pede aos estamentos né Eh ibérico católicos aqui ou simplesmente me deixar levar pelas coisas mundanas pelas coisas carnais pelo pecado e etc né ã e vivendo esses conflitos vivendo esta instabilidade o fusionismo né fundir ideias contrapostas nós vamos ver isso bastante nos sonetos né que terminam sua última estrofe misturando conceitos contrários e tal bom esse dilema aparece Tecnicamente com figuras de linguagem por exemplo antíteses vão ser muito comuns ã que são ah palavras contrárias né os paradoxos que são ideias contrárias as hipérboles que são exageros né ã o Barroco
é exagerado o Barroco é detalhista ã o hipérbato aparece também o hipérbato seria essa inversão sintática né então quer dizer em vez de fazer uma uma frase uma oração em ordem direta eu faço ela invertida para complicar mostrar essa essa complexidade da existência do homem Barroco né ã um exemplo da de obra de arte se a gente pegar por exemplo mielan michelângelo o Davi do michelângelo seria uma obra ã mais renascentista ligado aos pressupostos Racionais e ap Pietá seria uma obra mais Barroca né Essa coisa do sofrimento o contorcionismo ali daquelas formas e tal com
com As Faces mostrando um sentimento exagerado normalmente de tristeza né normalmente ali de algo que angustia ah na música Nós temos também a ideia de movimento você pega vivalde então assim a música Ela tem essa ideia de estar em movimento estar em curva né como a gente havia dito bom ã na Europa nós temos o surgimento do Barroco com a unificação da Península Ibérica em 1580 Vale lembrar que 1578 Dom Sebastião então Rei de Portugal vai pra batalha de alcacer kibir na África e morre seu irmão assume o Reinaldo do anos depois morre Felipe segundo
rei da Espanha então assume Portugal até 1640 e por isso o Barroco também pode ser chamado aí de escola espanhola de arte né no Brasil nós temos o surgimento do Barroco com a publicação do poema prosopopeia do Bento Teixeira então Bento Teixeira publica um poema em de forma Épica ainda retomando as ideias do do renascimento né aqu aqui vale Vale lembrar que o o barroc também foi chamado de feísmo né uma arte que ia enfear os ideais ã do renascimento mas que na verdade esse enfear é trazer o sofrimento trazer essa essa sensação do homem
Barroco contraditória né então Bento Teixeira faz uma um um poema em homenagem ao donatário da de de de Pernambuco né da capitania de Pernambuco e tem aqui então vale marcar anota aí 1601 início da primeira escola literária brasileira o Barroco bom se destacam como principais autores dessa época ã Gregório de Matos e Padre Antônio Vieira Gregório de Matos na poesia Padre Antônio Vieira na prosa o Gregório de Matos é uma figura emblemática né nasce na Bahia faz parte da elite da cana de açúcar Vale lembrar que a sociedade nessa época tá pautada na cana de
açúcar no engenho né na na família patriarcal no escravo e ele nasce em meio a tudo isso seu pai manda estudar eh em Coimbra em Portugal na famosa faculdade de Coimbra em Portugal e ele estuda direito já em Coimbra ele sofre um pouco eh porque ele começa a escrever e ele se refina intelectualmente né começa a escrever a sua poesia satírica e é mandado de volta pro Brasil chegando aqui você imagina ele que eh estudou que vivenciou tudo aquilo que a Europa tinha o apogeu né do desenvolvimento humano humanista e tal chega na Bahia em
salvador que era a capital do Brasil de 1549 até 1763 e começa a escrever os seus poemas né E foi ali um pouco mal visto pela sociedade porque ele colocou o dedo na ferida da Elite atrasada do qual inclusive ele fazia parte né e por isso ele foi considerado o boca do inferno Gregório de mats boca do inferno porque ele falava mal de tudo e de todos inclusive ele foi degredado paraa angola no final da vida foi proibido de voltar pro Brasil eh morreu no Recife e ele divide a sua obra em três grandes des
partes né a fase lírica que ele traz reflexões amorosas ó que vai trazer toda essa dualidade semântico lexical vamos dar uma olhada num texto pra gente sentir essa dualidade texto lírico nasce o sol e não dura mais que um dia depois da luz se segue a noite escura começa o mundo enfim pela ignorância e tem qualquer dos bens por natureza a firmeza somente na inconstância então todas ess essas contradições né da luz da noite a ignorância né a o mundo enfim pela ignorância e um verso que é uma bandeira do Barroco a firmeza somente na
inconstância depois ele escreve poesias religiosas com o tema sacro e aqui não é falando bem da igreja é na verdade questionando né Eh mostrando essa relação entre Deus religião e o homem Gregório de Matos queria chegar a Deus não pela religião como todos os homens mas por intermédio do pecado olha só o que que ele fala no poema a Jesus Cristo nosso senhor eu sou senhor a ovelha desgarrada cobrai-a e não queirais ô pastor Divino perder na vossa ovelha a vossa glória então quer dizer dizendo para dizendo para Jesus né Olha se você não cuidar
eu tô pecando por aí eu vou você vai perder a sua glória você vai queimar o seu filme Se você não cuidar de mim mim essa alma pecadora e por fim a crítica social na fase satírica né na na sua poesia satírica olha só o que que ele falava da sociedade baiana aí do século X que falta nessa cidade verdade que mais por sua deshonra honra falta mais que se lhe ponha vergonha então ã são exemplos aí da literatura ura Barroca eh do Gregório de Matos aí que vão que vão construir isso que nós vínhamos
falando até então né então o Gregório de Matos uma figura mais importante aí do Barroco Brasileiro junto com o Padre Antônio Vieira o Padre Antônio Vieira é português Certo Padre Antônio Vieira nasceu em Lisboa com 7 anos de idade veio pro Brasil veio para Salvador também e ingressou na escola de jesuítas e já no seminário ele se destacou muito pois sabia falar muito bem né dominava a argumentação a verbalização muito bem e foi ã ali uma figura importante na disseminação da fé cristã na colônia brasileira né fazia parte ali desses processos da contr contrarreforma né
na defesa da contrareforma ã ele era conceptista né portanto usava a razão na sua argumentação e criou ali além de cartas que ele escreveu ele ficou muito famoso por conta dos seus sermões Os Sermões do Padre Antônio Vieira os sermões do Padre Antônio Vieira então eles tinham uma argumentação uma retórica o silogismo aristotélico o silogismo aristotélico é quando você utiliza mecanismos verbais ali para convencimento por exemplo premissa menor algo ã que você coloca por exemplo que o Aristóteles fazia né Platão é homem premissa maior todo homem é mortal conclusão Platão é mortal então ele utilizava
esses mecanismos da linguagem e o seu sermão se organizava da seguinte maneira sempre com um introito onde ele apresentava o tema que ele ia discutir naquela noite depois uma invocação ele invocava o nome de algum Santo para que abençoasse o seu discurso e depois a argumentação em que ele ia trazer todas essas questões que nós discutimos do ponto de vista conceptista e por fim a peroração quando ele concluí aquilo que ele disse normal mente de maneira vibrante para que a pessoa fosse embora da ah da missa né do seu sermão ali com a sensação de
que valeu a pena estar ali e convencida da fé cristã ele defendeu muito os índios né foi contra a escravidão e ele foi sebastianista ou seja trazia aquele ideal de fazer com que Portugal voltasse ao poder que foi ah ah há muito tempo OK então essa foi nossa aula do Barroco Espero que tenha sido muito bacana [Música] l