Padre Jose Eduardo - NOBARCO #117

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NOBARCO PODCAST
Um bate-papo com Padre Jose Eduardo, falamos sobre a Teologia Moral, o que é, como ela se aplica em ...
Video Transcript:
[Música] paz família no barco está no ar mais um no barco podcast como você percebeu né obviamente não estamos em nosso estúdio o ambiente tá diferente né Tá diferente o ambiente aqui nós estamos num ambiente onde tem mais livro do que parede na casa bendito seja Deus não só livro mas também unção unção glória a Deus E aquela história né É se Maomé não vai até a montanha a montanha vem até maum então clico aí você sabe quem é o nosso convidado de hoje então eu queria lhe convidar a evangelizar conosco talvez você fala assim
queria evangelizar Jesus me me envia pra África você pode chegar na África enviando esse link para qualquer pessoa que esteja é em qualquer lugar do mundo então pega esse link agora copia aí ele e dispara aí joga lá no grupo da Paróquia assim gera curiosidade no povo que eu tenho certeza que a conversa de hoje vai edificar muito a tua vida e a vida das pessoas que você compartilhar o link não é isso exato e só lembrando né se não é inscrito ainda se inscreva por favor eh talvez você não nos conheça é mais fácil
você conhecer o nosso convidado que conhecer a gente então muito prazer meu nome é Everton e esse aqui é o Welton tá então seja muito bem-vindo eu queria agradecer as pessoas que ajudam-nos a fazer o no barco acontecer Desde quando começou para praticamente e um dos principais parceiros é a Jacob solar a Jacob solar ela faz instalação de placa fotovoltaica você quer economizar dinheiro ou para pagar mais conta ou para guardar mais dinheiro então uma maneira de você fazer isso é você fazer na instalação de placa fotovoltaica então você que é Padre você que é
paroquiano e tem preocupação com a sua Paróquia leve essa ideia para o seu Padre qual Padre arrumei um jeito da gente economizar na conta de energia aqui a Jacobs lá garante uma economia de 50 a 95% na sua conta atual de energia muito bom aí você fala assim o investimento é muito alto como é que eu vou fazer isso aí tem uma solução Jacob né claro eles vai fazer um histórico com você do que você gasta e vai chegar na possibilidade de você pagar aproximadamente que seria a sua parcela na conta de energia ou que
no final das contas vai sair muito melhor do que você tá pagando a sua conta já de modo prático como tá né ele vai te dar até uma previsão de quando você vai gerar ali o zerar né todo investimento o retorno então ou seja o que que o falou traduzindo para você talvez o valor da prestação que você paga no investimento é o valor que você paga de conta de energia então não tem por você não fazer pelo menos um orçamento quando você faz isso contrato serviço da Jacob você empurra no barco para navegar mais
Amém perfeito recado tá dado Então queria dar as boas-vindas ou receber as boas-vindas né P José Eduardo uma satisfação ter o senhor no barco podcast muito obrigado por ter aceito o convite alegria toda minha Fico feliz de conversar com vocês e com a sua a muito bom bom padre e já faz um tempo que a gente queria né ter essa conversa com o senhor alguém que a gente admira muito e se tornou uma referência No que diz respeito à fé um sacerdote no Brasil então para nós é uma alegria muito grande a gente vê que
são confirmações de Deus pro apostolado que a gente tá fazendo né é o senhor já conhecia o nobar já tinha ouvido falar alguma coisa ou não Sim já tinha visto alguma coisa Que bom espero que tenha sido alguma coisa boa sim sem dúvida que bom e o padre José Eduardo ele tem como área de especialidade a Teologia Moral né então a gente queria antes de mais nada né introduzir com com o tema que o Senhor tem tem especialidade para falar né tem o seu Noal mas até mesmo antes da gente entrar no tema eu queria
que o Senhor pudesse eh fazer uma breve apresentação né que o Senhor nos conhece o senhor melhor que nós mesmos então então por favor se apresente aí para quem tá ouvindo talvez não conheça o padre né onde que é sua Paróquia Onde estamos então eu sou Padre José Eduardo sacerdote da diocese de Osasco a minha paróquia aqui onde nós estamos estamos a casa paroquial Paróquia São Domingos também aqui na Diocese de Osasco eu sou teólogo eh especialista em Teologia Moral Na área na qual eu fiz o meu doutorado em Roma e atuo nessa área atualmente
não estou lecionando mas eh respondo consultas de Teologia Moral diariamente eh de muitos sacerdotes bispos etc que pedem Assessoria ademais eh também tenho cursos na internet tem uma atividade grande nas redes sociais durante um bom tempo militei no movimento próvida e eh Nas questões relacionadas a família educação ideologia de gênero coisa desse tipo atualmente já já não atuo mais tanto quanto atuava não estou mais digamos assim na militância estou mais dedicado aos meus trabalhos paroquiais e também ao meu apostolado pessoal Ô padre e a o senhor fez todo o estudo de filosofia teologia em Roma
não a filosofia teologia eu fiz aqui em São Paulo seminário eh na Filosofia na no no centro na na unifai né e a teologia na é p difícil Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção hoje ligada a pu de São Paulo entendi entendi aí E por que que o senhor se enveredou aí pela Teologia Moral que chamou atenção que me mandaram foi fe obediente sim simples assim poderia ter estudado qualquer outra coisa mas me mandaram estudar moral eu estudei e é o senhor já tinha uma tendência para isso Ou notar Senor já uma uma inclinação
já para esse tema que mais na verdade minha tendência sepre foi mais filosófica e mais metafísica digamos assim mas me pediram PR Teologia Moral estudei e estou aí pegou Gosto sim eu eu tudo que eu estudo eu gosto não tem essa bom se Senhor pudesse definir para nós o o que que é a Teologia Moral porque a gente escuta falar traz definições e a gente fica meio com a incerteza do que de fato é a teologia da eh moral é a parte da teologia que estuda os atos humanos enquanto são ou não ordenados ao fim
último que é Deus então essa definição digamos clássica né no caso eh da Teologia Moral a qual eu me dediquei que é aquela de São Tomás uhum eh essa ordenação se faz mediante a graça os dons e as virtudes sobre a naturais infusas por Deus em nossa alma pelo batismo então digamos Essa é a minha área de estudo a Teologia Moral Ou seja a parte da teologia em que estuda os atos humanos enquanto ordenados a Deus fim último mas através da Graça santificante dos dons e Virtudes que a acompanham certo Eh agora eu queria a
gente que a gente pudesse entender melhor na prática do dia a dia né o que a gente fala de Teologia Moral e as pessoas sempre trazem à tona alguns costumes que se tornaram normal mas se a gente for olhar de forma mais minuciosa fere um princípio básico de honestidade então por exemplo sei lá DVD pirata um gato Nete essas coisas sabe é uma coisa que é comum aqui no Brasil não sei se em outro país também é você vai tirar a carta e tem a possibilidade de você talve principalmente mais em São Paulo alumas regiões
paga o quebra e você você tem o benefício de ter a carta sem necessariamente fazer o exame isso tudo fere a Teologia Moral ou não fere quer dizer Teologia Moral vai analisar e quais são os atos honestos ou desonestos virtuosos ou pecaminosos a partir da natureza desses atos né então no fundo o moralista o que faz é isso é analisar se tal ato é Virtuoso ou vicioso qual das duas linhas ele está percorrendo digamos assim eu vejo que muitos lugares que a gente anda até quando você entra no meio católico Entra muito essa questão à
tona né isso é certo ou não é e numa instituição católica uma vez tinha uma escola escola às vezes colocava um filme para passar daí falava mas esse filme daí tinha um jovem lá na escola né ele era um aluno e ele falava assim esse Qual é a procedência desse filme vocês estão pegando no stream ou vocês baixaram ou é ilegal porque se foi eu não vou assistir mas dentro do Instituto católico já era tão comum fosse baixado ou de qualquer forma que tivesse conquistado acho que por conta do vício né dis se fazend muitas
vezes muitas pessoas fazerem acaba entrando no contexto meio que normal mas para aquele jovem ali ele Não assistia qual é a visão do Senhor específico nesse caso Porque se é um um cristão autêntico ele deve de fato combater isso porque as coisas vão ficando muito normais mas eu tenho que entrar na normalidade e não correu isso para ficar escrupuloso também né tem que achar esse é o problema é que essas questões elas eh pertencem ao âmbito da virtude da Justiça a justiça consiste em dar a cada um aquilo que é seu ora a primeira coisa
que a gente precisa ent nem Teologia Moral é o seguinte ela não é uma ciência exata hum eh o que eu quero dizer com isso né é que nós quando abordamos um ato estamos diante de muitos elementos que são eh digamos assim concorrentes na ação o nível de consciência que a pessoa tem o nível de necessidade que a pessoa tem o nível de possibilidades de ação que ela tem e assim por diante Então esse caso por exemplo que você me dá que é o caso de alguém por exemplo fazer download de um filme ao invés
de comprá-lo né Qual que é o tema de fundo aqui o tema de fundo é o tema da propriedade intelectual Porque como a justiça consiste em dar a cada um aquilo que é seu então aquele que detém direito sobre aquele filme ou sobre aquele livro ou sobre aquela aquela música por exemplo eh ele tem que receber o relativo pelo uso daquele seu produto Qual que é o problema o problema é que o conceito de propriedade intelectual ele está bem formulado juridicamente hum mas não está formulado eh moralmente muito bem Sim há uma diferença entre esses
dois âmbitos né porque existem coisas que são Ilegais mas não são imorais e outras que são imorais mas não são Ilegais as duas coisas não se eh digamos assim requerem mutuamente de maneira necessária ainda que o cidadão Cristão seja obrigado a obedecer as leis positivas do país podem existir situações excuses então por exemplo existem certos abusos que os detentores da propriedade intelectual de um produto exercem por exemplo se você não comprar a atualização você po mais aquele produto ele é por assim dizer desinstalado ou impedido tem um prazo de validade né Pois é só que
veja você comprou um produto e deveria ter o direito de usá-lo uhum Por que que você é obrigado a comprar a atualização você não poderia usar uma versão mais antiga sim então vejam quando concorrem aqui esses esses particulares a cois fica mais incerta digamos por exemplo alguém que precisa utilizar aquele produto eh De qualquer modo ele tem que usar porque senão ele vai ser prejudicado e ele não tem condições de fazer aquilo eh do ponto de vista moral até onde ele pode ir para eh digamos assim usar aquele produto eh numa versão anterior ou mesmo
numa versão atualizada eh uma vez que o detentor do direito abusa do seu direito Então não é uma questão Simples então por que que eu tô dizendo isso porque realmente não não dá para não dá para eu chegar aqui com uma resposta pronta e dizer assim não isso aqui é pecado Calma eu preciso analisar os particulares eh Uma das coisas que os moralistas dizem os bons moralistas e que me parece muito verdadeira é que no que diz respeito a virtude da Justiça A análise sempre é mais complexa e muitas vezes até incerta por quê as
outras virtudes dizem respeito da relação do indivíduo consigo mesmo hum a justiça diz respeito às relações do indivíduo com um outro e aqui eu preciso estabelecer o e ou seja o igual a igualdade entre as duas partes baseado no no num fato precedente que é o direito que esse tem de receber desse outro tal eh eh enfim satisfação então não sempre é fácil estabelecer quando existe uma real digamos assim doos obrigação ou até de outro modo quando existe um direito de receber de um lado e de outro por exemplo a questão dos direitos intelectuais todo
mundo que prescreve a a por exemplo a ideologia libertária ou do tipo anarcocapitalista hum eles negam a existência do direito de propriedade intelectual Eh aí resta uma dúvida o direito de propriedade intelectual é um direito positivo ou é um direito natural até que ponto uma pessoa tem direito a uma propriedade imaterial Lembrando que a própria propriedade material durante muito tempo na na os pes da igreja eles não não conheciam o conceito de propriedade material esse conceito foi sendo aos poucos desenvolvido ao longo da Teologia da teologia Cristã mas depois vai vai demonstrar como o Na
verdade o trabalho me dá direito de propriedade sobre o produto né porém eh Será que o mesmo se aplica a propriedade imaterial pode ser que sim e eu claramente não tenho uma uma resposta para essa pergunta se o direito de propriedade intelectual é positivo ou é natural para mim é uma questão que precisaria ser esmiuçada de uma maneira suficiente para mim não está suficientemente esmiuçada mas eh ainda que seja apenas de direito positivo ou seja para regular a relação entre as pessoas na sociedade o católico em princípio deveria obedecer ao direito positivo ele deve obedecer
ao direito positivo é OB é obrigação do cató E aí nos casos particulares é que nós vemos se existem e situações mais ou menos excuses simo bom a gente tá falando a respeito de algo que que se dá no âmbito social né das relações aí nesse sentido né a propriedade de alguém agora o uma coisa que que sempre vem muito à tona ultimamente vem muito à tona no meio católico a questão da abertura à vida isso é um é um assunto que diz respeito a Teologia Moral se debruçar para dizer o que de fato é
abertura à vida se é ter todos os filhos que poder ter o que não é porque assim sempre tem essa discussão e todo mundo cita que tá no documento da igreja e ninguém mostra de fato escrito do jeito que defende é essa essa essa expressão a abertura à vida desse jeito ela não está nos documentos da do magistério o que o magistério da igreja fala é da obrigação de não separar os dois fins do ato conjugal Hum então nós estamos aqui no âmbito já não mais da virtude da justiça e sim da virtude da temperança
né uma da uma de cujas partes é a virtude da castidade Eu costumo dizer pros meus alunos de moral sexual que toda a doutrina moral da igreja acerca da da sexualidade ela se reduz a uma frase que é o ato conjugal deve estar aberto à Vida e portanto os progenitores tendo obrigação de Educar a prol eh são obrigados a fazê-lo no contexto de uma relação matrimonial né basicamente é isso ou seja eu não posso separar estes dois fins o fim procriativo e o fim unitivo porque o próprio fim procriativo é o que requer o fim
unitivo e se eu eh porque claro vai vai vai surgir criança dali quem e a criança tem o direito de ser educada pelos seus pais então só só pode acontecer dentro do matrimônio Ora por que que eu não posso decepar o fim procriativo do ato conjugal eu não posso fazer isso porque eu e dissipando a o significado procriativo estou reduzindo o ato conjugal a apenas um meio de se obter prazer e eh o prazer está em função do do fim procriativo e não o contrário né Então essa é a doutrina católica básica agora nós nunca
podemos nos esquecer que a a prudência é a condutora de todas as virtudes Como dizia São Tomás a auriga virtutum ela é a condutora das virtudes é por isso que a doutrina da igreja acerca da imoralidade da contracepção só está completa quando nós acrescentamos a doutrina sobre a paternidade responsável ou seja se eu falo apenas de abertura A vida mas eu não falo de de paternidade responsável o que eu estou fazendo é só negar uma parte da doutrina da igreja porque o fiel católico ele não deve ter filhos que ele não possa criar ele ele
tem que exercer a paternidade responsável sem cair na contracepção Por que que é importante dizer isso algumas pessoas ficam até chateadas comigo Ultimamente eu tenho recebido reclamações né porque as pessoas dizem assim nossa mas Padre o senhor tá sendo tão anticlimático porque nós estamos hoje fazendo eh campanha Acerca das famílias numerosas e falando da beleza da necessidade da generosidade entre famílias numerosas de repente chega o senhor e fala sobre paternidade responsável parece que o senhor tá sendo eh digamos assim anticlimático mas não é isso é que Veja uma coisa é eu dizer a paternidade responsável
tem que ser generosa hum outra coisa é eu dizer que eu eu no fundo eu tenho que ser ir responsável há uma diferença claro então o o o o meu convite não é tanto a que nós Não falemos sobre a beleza das famílias numerosas e o quanto ter um número de filhos Generoso é bom faz bem pra família ainda que isso exija sacrifícios uhum ah o meu ponto é eu não posso só negar a realidade de que eu tenho que fazer isso responsavelmente por veja Teve até uma pessoa que me que reclamou comigo porque eu
falei das famílias católicas tóxicas né certo eles ficaram chateadíssima expressão família católica tóxica Mas o que eu quis dizer foi o seguinte o que que é tóxico né então por exemplo um pudim de leite é tóxico não desde que eu não seja diabético se eu sou diabético ele se torna tóxico para mim Uhum Então as famílias numerosas as as as as famílias católicas eh que o pessoal tem ostentado são maravilhosas porém eu tenho que tomar cuidado que eu não posso existem pessoas eu não posso generalizar eu não posso por exemplo pegar uma pessoa que e
pegar um caso aqui concreto uma mulher que tem um marido que é um pamonha um [Música] paspalhões católica que demais do que a outra que é bem casada e que não não tem problemas ela pode ter seis sete filhos tranquilamente ela vai poder educá-los tem condições de fazê-lo Claro com sacrifício com com dificuldade mas há uma estrutura ali eh ou por até podendo pagar um auxílio né É ou por exemplo uma mulher que sofre de esquizofrenia né e que tenha lá dois filhos e ela não tem condições psicológicas de ter mais mas ela é católica
então vejam então é é aqui que é o ponto Eu sempre tenho que mostrar pras pessoas a necessidade de elas serem responsáveis ou seja não é pegar uma uma um modelo e querer aplicar a forceps aqui eu preciso ter o bom senso e o que eu acho é que nós não estamos numa época em que o bom senso seja tão apreciado assim as pessoas querem apenas um legalismo e que as dispense de pensar entendi é porque acho que entra até no no âmbito assim se pega um jovem né tem uma namorada ali bem na sua
adolescência ele engravida a menina todo mundo enxerga que é um ato ali irresponsável F assim não tem condição nenhuma mas quando se olha para matrimônio que pode ter realidades também que não dê a condição de ter uma paternidade responsável ninguém ninguém reflete sobre isso né só num caso que tá muito específico tá muito Claro porque vem vem essa onda né das pessoas fazerem muito propaganda da família numerosa mas não se cita os problemas que podem ter né Nessa onda só coloca assim as coisas fo de fato tem que evidenciar mesmo mas é igual o senhor
falou tudo tem que ser analisado com com a justa medida né é quer dizer família numerosa é maravilhosa Eu repito como dizer São José Maria eu abenço fam numerosas com as duas mãos porém eh eu preciso sempre dizer que a paternidade responsável é um elemento essencial dessa doutrina uhum isso não é ser anticlimático é não apresentar a doutrina católica seletiva e metonimicamente e de fato também tá sendo aberto à vida né se você tem essa consciência e vê que você não dá conta ali naquele momento você tá sendo aberto também a vida porque você tá
dando um valor para ela né de cuidar quando ela merece com toda dignidade com tudo que e existe particularidades né de cada casa em específico elas são negligenciadas quando eu tenho condição de viver aquilo que eh o clima né a onda diz que tem que viver então se eu tenho condição de ser aberto e ter quantos filhos quiserem vir eu tenho uma tendência a negligenciar a realidade que é própria do outro que é muito particular muito específica e eu uso a minha a a minha condição como uma regra para tudo exatamente agora uma uma coisa
que que eu acho que é bom a gente também eh abordar é o seguinte ah pegar o caso concreto que o Senhor deu como exemplo né a mulher que tem um marido que não ajuda ela em absolutamente nada nesse caso ela vai ter que ter alguma forma de espaçar ou de impedir a fecundação então a igreja orienta métodos específicos né então ela vai ter que fazer uso desse método Porque não pode usar um método sintético ou de barreira alguma coisa específica aí para quem escuta e não entende assim ah mas se o método é eficaz
a pessoa vai ter relação sexual com a convicção de que não vai engravidar O que impede Então ela de usar um outro método que tire ela dessa responsabilidade de ter que sei lá seguir uma tabela enfim porque no No fundo ela sabe que vai ser só unitivo não vai ser procriativo a diferença é que um vai ser sintético de barreira e o outro vai ser um método na Mas de qualquer forma vai ser só unitivo não vai ser proativo é Não Calma né acho que a gente deu para entender não deu para entender mas são
e é bom que você faça essa pergunta porque os termos dela estão confusos exatamente como estão confusos na cabeça do católico médium boa então a gente consegue esmiuçar um pouco primeiro aqui não é uma questão de método a igreja não prescreve método nenhum legal o método inclusive ele é secundário nessa análise o que a igreja diz é que a contracepção é pecado e que a continência periódica é lícita É pode ser usada e a diferença entre essas duas condutas é abismal do ponto de vista da ação em si Hum que que é Em que consiste
a contracepção a contracepção é a intervenção eh anterior eh como se diz antecedente concomitante ou procedente anterior concomitante ou posterior ao ato que Visa torná-lo infecundo você age para tornar o ato infecundo Vamos lá por exemplo quando uma pessoa toma o medicamento para se tornar infecunda ou para tornar aquele ato infecundo uhum antes durante o método de barreira por exemplo ou depois um método de tipo pelo dia seguinte lavagem essas coisas todas para tornar o at infecundo então a contracepção é uma intervenção da pessoa para tornar um ato que seria fecundo infecundo a continência periódica
não tem nada a ver com isso a continência periódica é a observação dos ciclos naturais da mulher para eh o para realizar o ato conjugal apenas naquela naquele período em que a mulher tiver fértil ou infértil se ela quiser ter filho quando a mulher tiver fértil se não quiser ter filho quando ela está infértil ora a diferença entre essas duas ações repito é abismal porque na primeira eu intervenho no ato para tornar infecundo na segunda eu não intervenho no ato acontece de maneira íntegra a entrega completa do marido e da mulher se dá de maneira
íntegra o significado unitivo e procriativo está presente no ato no primeiro o significado procriativo não está presente eu intervi eu intervim Para e matar o significado procriativo no segundo caso eu não intervim para eh eh e anular o significado procriativo ainda que existe a intenção de não procriar pera aí aí é é o ponto o ponto é secundário intenção a ação aquilo que em Teologia mor chama de objeto é completamente diferente entendi ora então vamos eu acho que esse é o primeiro ponto que precisa ficar bastante Claro por exemplo o pessoal que fala assim a
igreja só autoriza os métodos naturais não é verdade por exemplo a o corto interrompido é um método natural mas ele é contraceptivo porque ele é uma intervenção para tornar a contracepção impossível Aliás a concepção impossível agora podem existir métodos artificiais que sejam para eh eh eh a observação do ciclo da mulher pode então cada vez mais se descobre mecanismos para que a mulher identifique se ela tá fértil ou não tá fértil se ela identifique até com mais exatidão então por exemplo a o que comummente se chama de tabelinha Uhum é sempre foi usado pelas mulheres
para para evitar gravidezes as mulheres irregulares para ajudar as mulheres irregulares foi foi criado o método Billings pelo Dr Billings e a sua esposa que é o método de observação ele é um método eh repito não é que a igreja prescreve por exemplo o método be as pessoas falam não a igreja autoriza a igreja Manda fazer o método b não não não a igreja manda não cometer a contracepção se você vai usar o método Billings para essa finalidade é outra questão o método Billings ajuda as mulheres irregulares porque elas conseguem observar pelo muco cervical se
elas estão férteis ou não existe o método Creiton Uhum que é o método mais mais elaborado ainda do que o Billings que ajuda a ter maior exatidão existem outros métodos da da temperatura que às vezes falha porque a mulher tá com uma infecção alguma coisa assim eh existe por exemplo teste de farmácia para o ulação que a mulher pode fazer existe uma série de coisas agora eh essas duas esses dois atos eles não não podem ser confundidos contracepção com isso uhum por que que eu Eu repito isso com com com insistência porque tem gente que
fala por exemplo que o método Billings é é a camisinha católica uhum isto é uma aberração do ponto de de vista da Teologia Moral ou por exemplo que se uma mulher estiver grávida eh Então ele pode fazer não precisa necessariamente ter o ato conjugal íntegro porque ela não vai conceber mesmo bom É verdade só que nesse caso significado procriativo tem que estar presente senão o at se torna eh uma excitação que não é integralmente com um ato sexual né Uhum ã mas ao mesmo tempo podem existir situações em que vamos vamos examinar por exemplo o
caso de uma mulher que é estérel portanto sen ela não vai conceber mas que precisa fazer de um medicamento que tem efeito contraceptivo ou eh de algum método que precisa o ter barreira por algum motivo por causa algum inflamação alguma coisa assim não estaria pecando se usasse isso porque o pecado não é usar coisa O pecado é a contracepção uhum né as pessoas elas têm dificuldade de entender isso E aí parece que tudo fica muito mais complicado né é que você perde o princípio aí descamba né nos erros vai embora exatamente e e e no
que diz respeito por exemplo assim uma coisa que também eu uso muito se discutir o que seria a causa justa porque tem porque as pessoas querem uma tabela né uma lista sei lá deixa eu ver não tá aqui nas causas justas então agora se enquadra se enquadra se não enquadra eu acho que tem dois problemas aí o primeiro problema é o seguinte As pessoas dizem eh qual é a causa justa para espaçar é porque o o católico não pode evitar não é verdade isso as situações que o católico pode evitar por exemplo uma uma mulher
que tem problemas de saúde tamanhos que ela não pode ter eh uma gravidez sem passar por riscos grandes e ela já tem um número de filhos para criar Uhum Então nesse caso ela pode evitar ela só não pode fazer a contracepção Ah então primeira primeiro engano não é ah espaçamento às vezes é espaçamento mas às vezes também é evitar a pessoa pode Em algumas situações e evitar não significa negação da PR né porque esse é um problema também uma coisa é você espaçar ou até evitar por alguma razão outra coisa é a exclusão da prle
que essa é ilícita sempre porque você não quer ter filho de jeito algum Uhum E quer usar do matrimônio só que as pessoas confundem as três coisas e aí viram um um diálogo de surdos parece que você tá falando eh um uma coisa absurda ora causas para isso a igreja não enumera causas de propósito porque não é missão da igreja fazer aqui uma espécie de manual do escoteiro Mirim pros casais católicos né se não porque sempre vai haver alguma situação que escapa da nossa da da da nossa análise então por exemplo existem causas de tipo
psicológico existem causas de tipo eh de saúde Física mesmo existem causas de tipo econômico existem causas de tipo eh psicológico ou espiritual existem causas de tipo também até eu jia geográfico questão cultural não sei né tem uma série de coisas né Eh o fato é que um casal católico para ter uma família numerosa ele tem que ser heróico porque digamos assim que você tenha oito filhos né nove filhos você vai fazer uma visita pra tia velha são 10 pessoas que chegam lá a galera é uma galerinha né Então você vai ter que pagar o preço
social que isso implica e os casais que Eu Louvo e e bendigo porque são realmente heroicos porém existem pessoas que não conseguem não tem nem as condições para psicológicas mes para fazer uma coisa do tipo enfim né E essas pessoas podem ser católicas interessante você v que a às vezes só preguiça de pensar não Analisa os termos que são colocados imag o senhor comoel não dá vontade de bater de vez em quando em alguém não não eu se a minha missão é justamente ajudar as pessoas a entenderem né pela razão e não pela porrada muito
bom ó ainda sobre Teologia Moral a gente tem o doutor da igreja né Santa Afonso de ligório e a gente escuta por vezes que Santa afonsa é ultrapassado talvez de forma porque por algumas frases que ficam famosas que são colocadas de maneira categórica né Por exemplo quem quem quem erra a vocação perde a salvação né quem reza se salva quem não reza se Condena qu sab do que o Senhor tem a dizer a respeito dessas colocações de Santo Afonso que o senhor pensa Então veja bem existem eh existe uma pluralidade de autores de moralistas católicos
ortodoxos todos são católicos mas tem abordagens Morais diferentes então vejam a Teologia Moral de São Tomás é logicamente diferente da Teologia Moral de Santo Afonso por qu a Teologia Moral de Santo Afonso extrai as obrigações Morais da Lei Divina enquanto São Tomás extrai as obrigações Morais dos princípios das virtudes Então posso dizer que a Teologia Moral de Santo Afonso ainda que sendo Ortodoxa ela é uma Teologia Moral da lei da Lei moral enquanto que a Teologia Moral de de de São Tomás é uma Teologia Moral das virtudes e é tão Ortodoxa quanto essa são incompatíveis
não é possível que haja compatibilidade entre ambas há autores que tentaram fazer o uma conciliação entre isso o próprio Santo Afonso usa São Tomás muitas vezes para firmar suas teses porém o Santo Afonso teve uma uma formação eh jurídica ele ele ele ele era do direito uhum depois ele se converteu se tornou sacerdote e foi paraa Teologia Moral no período em que ele eh começou a a a se debruçar sobre a moral havia dois problemas na minha opinião primeiro problema é que a teologia legalista era a única Teologia Moral conhecida E aí você tinha escolas
de Interpretação da Lei moral você tinha os probabilistas você tinha os probabilistas os Jesuítas eram mais probabilistas né ou seja qualquer probabilidade moral qualquer tese prov poderia ser assumida pelo confessor pelo confessor os leigos não tinham nada a ver com isso é o confessor que aplica os probabilistas por exemplo os dominicanos eram probabilistas eles diziam que você tem que Obrigatoriamente escolher a hipótese mais provável a probabil a mais provável e Santo Alonso desenvolveu uma terceira que é movimento da probabili orista que é aquelas hipóteses que são igualmente prováveis que ele chama de equiprováveis então ele
estabeleceu uma série de critérios interessantes Eu até gosto até uso para eh você resolver né O que o que que acaba Qual é o princípio que tem que ser usado são os chamados princípios reflexos né para você descobrir qual que seria a orientação mais segura neste ou naquele caso mas sempre no âmbito de uma teologia legalista hum a a teologia eh Digamos que seria tomista mesmo que ao invés de extrair da Lei extrai o princípio cognitivo da da da Lei moral das virtudes cuja sementes estão já nas as sementes estão nas nossas faculdades operativas ela
veio se desenvolver muito depois já no século XX a a partir de de teólogos moralistas mais recentes Como por exemplo o Salesiano josepe abá ou o o dominicano c pinkers e os seus sucessores em Friburgo eh e outros né O o próprio Padre la burdet e eh é que é um dominicano também de Friburgo é isso um é um é um teólogo moralista que eu gosto muito então vejam eu posso dizer que Santo Afonso está ultrapassado não sof Não está não está ultrapassado e o problema é que o método dele ele ele tem um determinado
uso ele pode poderia ser usado por confessores eh num determinado num determinado contexto que é o da orientação ao penitente Mas pra pessoa usar na sua vida moral prática ele é contraindicado uhum porque ele é apto para julgar os outros mas não para julgar-se a si próprio sim agora a Teologia Moral de São Tomás me parece apta para a auto-orientação do sujeito porque ele não vai ficar tentando eh enquadrar o seu comportamento sempre em normas ou eh avaliando se ele está cumprindo ou menos uma lei e ele vai tentar exercitar a virtude positivamente Então ele
me Parece mais adequado digamos assim pro uso da primeira pessoa e o que eu diria para terminar é que algumas afirmações de Santo Afonso não é que elas estão ultrapassadas elas têm um contexto Entendi então por exemplo eu vou pegar aqui um exemplo do direito canônico que é interessante que é o seguinte eh entre os canonistas Existem os chamados contratualistas e os consensualistas No que diz respeito ao matrimônio Hum então os consensualistas Dizem que o que dá validade ao matrimônio é o consentimento dos cônjuges Essa é a origem da validade ainda que que esse consentimento
seja manifestado de maneira contratual né Como de fato é os contratualistas dizem que não que esse o que dá validade é o contrato em si ainda que o consentimento seja imperfeito tenha vícios o contrato é o que vale né você tem Santos que são consensualistas e tem Santos que são contratualistas a você me diz quem é que tem razão Então eu acho que no século X quando todo mundo sabia o que era o matrimônio de maneira clara e todo mundo tinha uma consciência social e bastante eh digamos sedimentada sobre o matrimônio os contratualistas tinham mais
chances de ter êxito nas suas avaliações agora num século como o século XXI em que ninguém sabe qual é a mão direita e esquerda eu acho que os consensualistas têm mais eh sucesso de êxito então é mais ou menos aqui que tu por exemplo né santo fonso diz quem errar a vocação está condenado é bom mas tudo bem o problema é que hoje em dia o pessoal não sabe se vai comprar uma bicicleta se vai casar pessoa não sabe o que é mais vocação direito ela acha que vocação é uma aptidão ou que vocação é
um chamado extraordinário Enfim então não dá para você aplicar aquele princípio de modo cego você tem que fazer adequações a a na realidade agora já por exemplo quem reza se salva quem não reza se Condena Eu acho que isso daí é plenamente válido uhum uhum quer dizer uma pessoa que não busca Deus ela vai se condenar é a questão do bom senso que o senhor falou é ata né na aplicabilidade da das duas linhas de pensamentos Morais que eu vejo que então no caso Santa Afonso ele se enquadra muito mais no contexto Pastoral você vai
dirigir você vai guiar as ovelhas ali ela se aplica bem porque você faz o o uso da análise de cada caso em particular pro sacerdote interessante porém haverá temas que são Santo Afonso não contemplou que são temas digamos assim do do nosso dia a dia né agora a verdade que para o moralista o especialista em Teologia Moral S Afonso sempre é fonte de uma eh de uma de uma segurança então a gente Analisa mesmo pega Santo Afonso analiso vejo o caso etc embora o digamos o brilho da Lei moral não se manifeste com toda a
sua Maravilha na Teologia Moral de Santo Afonso que ainda tá muito carregada de positivismo jurídico entendi eu ia perguntar só a respeito do do contexto social né Padre porque o senhor fala que antigamente o pessoal tinha mais consciência também pras coisas eu acho que até mesmo para um conselho de um moralista pessoa recorrer porque sabia que já al ia vir uma fonte boa que nem todo Padro hoje domina Néo pad domina infelizmente e também no contexto das pessoas e terem informação hoje mas elas têm um certo receio dela ou uma uma aversão por exemplo alguma
coisa que o senhor coloque as pessoas falam mas isso é coisa da igreja a igreja tá colocando ISO Por que tem que ser assim tem uma certa Dúvida quando tem um princípio em tudo aquilo que o senhor tá ensinando vai fazer bem pra pessoa mas ela não enxerga ou seja não é porque a igreja tá pedindo e ela quer que eu faça ela é ditadora Ela Ness nesse que como é que senhor vê o papel do moralista hoje na sociedade porque é muito difícil e a gente vi que o Senhor tem nessa área e tem
relevância né porque o senhor já foi convidado até para um podcast secular que já traiu né pelo que o senhor já ensina qual que seria a visão de modo geral como é que chegar nessas pessoas e fazer fazerem ela compreender que de fato o morara na sociedade ele é importante Bom eu acho que aqui Existem duas dois níveis dois andares nessa questão primeiro andar é o andar catequético que é aquele no qual as pessoas deveriam caminhar né Por veja o que a igreja requer do católico é um conhecimento catequético básico qual é o problema é
aqui que tá o problema quando você pega um um conhecimento elaborado de Teologia Moral que é complexo e a pessoa não tem a suficiente formação catequética ela vai se perder então por exemplo e dou dois exemplos um deles é o o Capítulo dos pecados de castidade internos é uma coisa super delicada do ponto de vista da Teologia Moral quando você tem uma delectat se humosa ou quando você tem uma eh um galum ou assim está tudo são temas delicadíssimos e que nem sempre o moralista vai ter certeza se a pessoa consentiu ou não se ele
caiu em Pecado grave ou não agora quando você joga isso para pro fiel né E aí ele tem que ficar fazendo uma análise psicológica da ação dele com uma série de complexos e e de culpas ele vai ficar doido ele vai ficar mandando mensagem o tempo todo pro padre eu esbarrei num meu olhar num site e e perigoso não queria fazer nada mas será que eu pequei mortalmente Claro Óbvio que não mas a a pessoa com excesso de informação Moral com o qual ela não sabe lidar ela vai ficar perplexa o tempo todo então o
que as pessoas chamam hoje de escrúpulo não é escrúpulo é o falso escrúpulo é ignorância é falta de catequese é que nem o fulaninho que e entrou por exemplo nessa coisa do no Flash e não pode comer carne na sexta-feira Esse é o segundo exemplo que eu geralmente dou bom primeiro que não é verdade que não pode comer carne na sexta-feira não é verdade pode desde que você substitua isso por uma Penitência por uma oração qualquer pode ser uma Maria pode ser qualquer coisa pode ser os hores que você já Reza e vez que a
pessoa faça isso e ela tá fazendo correto vai ter um olhar meio torto para ela é pois é às vezes eu tenho vontade já falei mais de uma vez que eu tenho vontade de tirar uma de ir para uma churrascaria na sexta-feira e tirar uma selfie dentro dessa comendo uma picanha porque não é verdade que não pode aham aham a verdade é que a igreja prescreve abstinência de carne facilmente com mutável se você precisa comer carne queele come em paz reza lá alguma coisinha pronto não tem problema mas aí fica hoje pode ou não pode
quem diz que quem diz que não pode não é assim né Padre hoje é festa ou solenidade a pessoa não sabe a diferença ent de festa e solenidade eh Porque nas solenidades em princípio a abstinência não não não está prescrita mas as festas sim aí As pessoas entram em minha filha come você quer comer o que que você quer comer quer comer carne come cas mor Maria é difícil é é torna a vida da pessoa impossível não mas porque você vai infernizar o mundo inteiro eh com essa coisa então aqui entra já um uma espécie
de moralismo que é o moralismo de de ideológico mesmo né Não eu quero fazer eu quero Ostentar é uma coisa meio farisaica eu quero estar dentro dos do grupo dos certos daquele menos né não é sobre isso o evangelho o Evangelho é sobre o que eu tô fazendo com o meu coração com a minha alma como que eu tô me colocando diante de Deus bom muito bom até mesmo porque a a maioria esmagadora das pessoas não vai ter noção do que é Teologia Moral Sant Tomás de Aquino ou Santo Afonso a maioria não vai ter
Pois é e depois quem disse que comer peixe sempre é uma Penitência é né então por exemplo eu gosto muito de peixe Uhum aí eu vou vou gastar num prato de R 250 para comer Mariscos e frutos do mar e não sei o qu é frescos coisa maravilhosa Nossa que Penitência é que nem a turma de sexta-feira Santa que come postas de bacalhau caríssimas eh achando que tá fazendo penitências da sexta-feira santa não is não tem Penitência nenhuma nisso daí e o maior interessado nessa até o comerciante né é fica feliz exatamente então quando a
igreja prescrevia de uma maneira mais radical a abstinência de carne é porque a eh a o peixe é a comida do pobre você vai no Rio pesa come uhum era muito mais nesse sentido do que propriamente você ficar eh eh deliberando entre carne e peixe né sim uhum bom Padre agora mudando um pouquinho de assunto eu queria falar um pouco de ecumenismo eh para nós e para para quem está no nosso cirlo O senhor é um padre que é uma referência um exemplo de um Padre católico mas também a gente percebe que o fato do
Senhor ser um exemplo de Padre verdadeiramente católico não impede um diálogo amigável com alguns protestantes que a gente vê nas mídias sociais e eu queria saber do senhor né porque assim existe também um espírito de Richa hoje né Principalmente na internet porque D engajamento e D like você brigar e você reagir a tudo mas isso nem sempre é necessário e eu vejo que o senhor consegue e circular muito bem no meio dos Protestantes sem negar aquilo que é a fé católica Então eu queria saber do senhor como ter esse bom relacionamento com com os se
é necessário ter esse relacionamento sem necessariamente negar a fé e como é que se deu isso na vida do Senhor bom isso aqui dá um outro podcast porque poderia falar muito muito muito in sobre a minha própria vida né Uhum mas eu acho que a questão é a seguinte eh existe aquilo que vulgarmente se chama de ecumenismo que seria o seguinte a gente fingi que não existem diferenças e nós fazemos um ato juntos como se fosse tudo tudo ok né Não está nada ok uhum tem problemas reais aí digamos há um elefante na sala né
eu não faço esse tipo de ecumenismo eu eu me sinto desconfortável com esse tipo de ecumenismo Porém quando nós entendemos que existe um elefante na sala então a minha atitude não é a de fingir mas é de eu ser quem eu sou com todas as convicções doutrinais e teológicas que eu tenho saber das suas convicções doutrinárias e teológicas mas nós assumirmos uma causa juntos legal uma causa em favor da Vida em favor da família as pautas que nos unem e inclusive ser teu amigo e não te julgar por isso entender que e você é uma
pessoa que tá buscando a Deus com sinceridade e eu comer com você o pão de queijo tomar um café não tem problema disso daqui não tem problema também por exemplo se você é meu amigo né morreu a sua mãe eu vou lá no velório da sua mãe ainda que ela não seja católica ainda que esteja acontecendo um culto eu vou ali estou tranquilamente com vocês ou um evento que você tá fazendo eu vou ali prestigiar porque você é meu amigo porque vocês gostam de mim eu gosto de vocês não tem problema agora isso não é
relativizar a doutrina é só você não utilizar a doutrina como um instrumento de ataque injusto hum por qu existe existe f de ser utilizado como instrumento de ataque justo pode Nas controvérsias apologéticas então nas controvérsias apologéticas a gente pode discutir Mas qual que é o problema é que o que o que tá em circulação de apologética hoje em dia é ruim demais é muito ruim eh porque são pessoas que elas não estão disponíveis para fazer um esforço de entender o modo do outro pensar eh inclusive porque mesmo para considerar aquilo e apenas querem fazer a
detr uhum apenas isso estão preocupados em detratar com um orgulho intelectual às vezes muito forte dou por exemplo um exemplo e esses dias eu fiquei muito contente com o vídeo que o Lucas Lancaster fez sobre o assunto Constantino por quê Porque existe uma calúnia Histórica de que Constantino era eh um monstro né de um lado e que ele eh fundou a Igreja Católica levando-a coletivamente a apostasia hum esse tipo de de discurso ele é antigo ele ele existe desde de faz séculos ganhou muita força com a reforma protestante e com a pré-reforma e depois na
Revolução Francesa Ganhou matizes ainda mais odiosos né Então vem o Lucas Lancaster e expõe tranquilamente que não é assim is aqui não tem fundamento histórico vai as fontes e mostra isso acho maravilhoso Porém isso não me autoriza a um martrio bater na cabeça do do do outro né se ele chegar para mim e falar assim o que que você acha disso Olha o Lucas tem razão como eu já fiz já fiz conversando com o pastor e já fui chamado para podcasts evangélicos ass esse negócio de chamar Católica de católico de idólatra é uma calúnia isso
não se deve fazer por vocês mesmos reconhecem que nós professamos o mesmo credo nós temos um só Deus em três pessoas então chamar o católi de idólatra porque ele eh venera os santos representados nas imagens é só uma calúnia o nome não é esse o nome é que vocês são iconoclastas vocês não aceitam ícones e Nós aceitamos aí nós vamos discutir se a iconoclastia é prescrita pela escritura ou não se ela tem sentido no novo testamento ou não a questão é outra então eu vejo que hoje muitas questões são postas fora do lugar e aí
ninguém se entende aí fica todo mundo se degladiando sem ter uma uma uma boa vontade de enxergar a verdade mesmo do que o outro pensa do que eu penso saber localizar isso fazer uma aproximação digamos assim de tipo até léxico vocabular né que ajude o outro a a me entender melhor muito bom bom o senhor acha que a o movimento protestante atual Hoje ele tem algo a contribuir No que diz respeito à evangelização para nós enquanto católicos Olha primeiro que o movimento protestante é uma coisa multifacetada você tem de tudo né é muito plural mas
existem grupos protestantes que T experiências muito boas de abordagem de jovens de discipulado de uma linguagem contemporânea de utilização de de de mecanismos que às vezes nós não conhecemos à nós católicos somos meio caipiras nas coisas né inclusive do ponto de vista mesmo material a di sabe qual é a diferença entre o rico católico que o rico protestante Hum e o é que o rico protestante ajuda a igreja ele ele ele bota mão no bolso ele subsidia o rico católico não o rico protestante ele pega o seu jatinho e coloca à disposição do pastor ele
eh faz mesmo ele faz ele dá ele não tem medo de investir na obra O Rico católico é cheio de frescura ele não ele não quer ajudar ele não quer ajudar ele quer dar esmola mas ajudar mesmo ele não faz às vezes ele paga o dismo e já acha que é o suficiente ali para que às vezes não é nem dizimo às vezes é para ele é uma esmola mesmo é é um é um trocadinho que ele vai dando aqui acho não se compromete com a causa do anúncio né com não eh não quero ser
injusto com muitos ritos que são generosos e e bondosos sim mas a a média real é essa você quer fazer uma uma um qualquer Padre aí que quer fazer qualquer coisa tem que sair pedindo esmola passando o chapéu chorando eu preciso fazer uma capela PR ocia é muita cremest muito pastel muita coisa porque o rico mesmo não está muito interessado em evangelização Nossa então tem um trabalho de conscientização a ser feito nesse sentido né que abracem de fato a causa do anúncio cada um que diz respeito ao seu estado de vida é é porque o
que acontece existe um certo elitismo entre eh digamos assim os os os os católicos eu chamaria de limpinhos né quer dizer a galera que é do bem que tá todo mundo no mesmo lugar que frequenta os mesmos espaços e ali tá todo mundo se conhecendo tá todo mundo né nos seus jantares caros etc enquanto a igreja real o povão tá tá tá ali amassando Barro dia após dia então precisa quebrar esse espírito elitista que às vezes o pessoal critica é muito eh desde a perspectiva Católica Ortodoxa a teologia da libertação pela opção pelos pobres né
mas a verdade é que o catolicismo dito conservador é elitista mesmo E se ele não abriu os seus olhos para os pobres e com os problemas reais que os pobres têm ele vai ser só uma um uma nata de gente pedante narcisista e eh eh eh assim excludente a igreja vai continuar passando as mesmas dificuldades que ela sempre passou e nisso nós temos que aprender muito com os protestantes porque eles não são assim e e e outra ao ser omisso em questões como essa né de de assistencialismo à pessoas em vulnerabilidade a nossa a nossa
ausência dá espaço para para ação deles né para ação de qualquer outra você se uma teologia da libertação ou qualquer coisa usar isso como instrumento de atualmente os a classe pobre da sociedade tá sendo devastada pela Teologia da prosperidade é né Eh porque o o teólogo da libertação tá falando de temas que não tocam a vida das pessoas enquanto o pastor tá falando do do desemprego tá falando da doença que o fulaninho tem então lá o pobre ele acaba ele acaba se tornando evangélico né Uhum uhum enquanto as elites católicas eu estô muito preocupadas com
o com a digamos a a auto ins sensação deles mesmos né Uhum uhum eh e o senhor ser um um sacerdote que tem uma vocação intelectual eh e também consegue falar e e viver muito bem a questão dos dons e carismas né que por vez são colocados como coisas Opostas eu sou muito intelectual eu tenho que pensar e não falar nesse negócio de de de de movimento carismático e que os dons cessaram eu queria saber também do senhor como como nos ajudar a compreender que uma coisa não é rival da outra e que na verdade
o todo é o que a igreja nos entrega que até mesmo no contexto senhor falou da Elite né F que esse povo justamente fala assim esse esc de Don é mais para aquele povo mesmo tá meio alienado ele que segue mais essa questão buscam só essas sensações né já colocando junto aí no a gente vê mais familiaridade no contexto periférico né Não tanto é o problema é que acho que há uma grande ignorância de duas realidades primeiro da história da igreja a igreja é extremamente variada ao longo da sua história então por exemplo se você
pega a igreja oriental hum meu Deus as manifestações de exuberância são imensas entre os orientais de oração expressiva de modo de rezar né o o o o oriental por exemplo El ele o negócio de botar a cara no chão levantar as mãos e de fazer orações de tipo e jaculatórias e repetição de você entrar num tipo de oração menos culada né É muito mais forte a o rito mesmo rito Romano ele é ele é filho do rito antiquo e de uma certa inculturação com eh formas galican de liturgia que havia no no ocidente Então por
que que o rito Romano tradicional Ele é cheio de Cruzes Ele é cheio de sinais da Cruz isso tem muito a ver com com as liturgias orientais depois nós fomos racionalizando mais e e até na liturgia Romana moderna nós somos uma liturgia muito muito eh eh austera né ela ela é muito austera eh menos brilho menos gestos menas menos gesticulações que na liturgia D tridentina eu poderia até dizer que nesse aspecto a a liturgia tridentina tem muito mais eh extravagância do que é a própria liturgia Romana atual uhum né paradoxalmente porque e ela tá muito
mais próxima desse desse tipo de extravagância oriental e gestual e de de de de diversos tipos carismática do que do que a a liturgia Romana moderna ora eh então quando eu vejo a história da igreja por exemplo eu pego o Santo Agostinho nos seus sermões e e vejo ali o Povo gritando o povo aclamando eu vejo movimentos como por exemplo as construções das catedrais que eram movimentos carismáticos todo mundo ia trabalhava noite e dia e cantando e milagres aconteciam etc etc eu vejo uma uma exuberância de tipo carismático muito maior do que sei lá no
catolicismo do século 17 18 que era mais mais formalista até com certa marca jansenista herdada dos movimentos reformados n Esse é o primeiro tipo de ignorância segundo tipo de ignorância é ignorância sobre a variedade intelectual dentro da igreja as escolas de pensamento de interpretação de textos de espiritualidade Meu Deus a igreja sempre foi muito plural eh então por exemplo eu não posso pegar uma determinada interpretação que por exemplo São Tomás d de um texto uhum e dizer que ela é obrigatória não é há outros pades da igreja e há outros escritores eclesiásticos e teólogos que
dão interpretações diferentes faz parte a igreja não exclui nenhum né Por que que eu tô dizendo isso porque por exemplo se eu pegar o o a teologia dos carismas em São Tomás ela não tem nada a ver com a teologia dos carismas por exemplo que aparece eh nos padres orientais Hum é é muito diferente ora então só para só para só para chegar aqui num num ponto a vida dos Santos D maior demonstração da Liberdade da Graça São Tomás mesmo ele rezava com choro Com Lágrimas com Por exemplo quando cantavam havia um um hino que
que são que são Tomás gostava muito que os dominicanos cantavam na época de de quaresma agora eu não me lembro o o nome do hino mas toda vez que eh eh tá tá quase chegando mas não eh toda vez qu Tom mais escutava ele chorava mas chorava de soluçar Nossa mas que coisa menos racional que coisa tão emotiva talvez alguém com uma mentalidade um pouco mais assim eh puritana olhasse para aquilo com desprezo né mas é que é isso o coração queima enquanto a mente é iluminada as duas coisas não são Opostas que demais e
eu é ignorância Porque então o senhor citando aí né Grande Santos que tinham essa manifestação mas parece que na realidade de hoje fica estranha ainda para para grande parte né porque eu num podcast que o senhor participou que era de dos irmãos protestantes Eles perguntaram alguma coisa sobre o mover eh do espírito santo dentro da igreja né Eu acho que automaticamente El já esperava que o senhor falasse do bom da Renovação né quando tem aquela primeira experiência o senhor foi lá em Helena guerra eu achei sensacional ali porque assim pegou para eles também o âmbito
que já movia nos Santos ali já é uma realidade muito antiga não é o que que Brota simplesmente mas el na guerra tá bem para cá né muitos muito antes por exemplo quando São Patrício descreve que ele estava rezando de repente ele sentiu alguém gemendo dentro dele que não era ele e ele começa a gemer juntamente com essa pessoa e ele entende que é o espírito santo Nossa ele tá falando São Patrício sim o homem que que evangelizou a Irlanda ou por exemplo quando eu vejo a descrição dos Milagres né na época de Santo Agostinho
Ele conta por exemplo na na Cidade de Deus se não me engano é na Cidade de Deus de um uns irmãos que foram curados na tumba de um mártir eles entraram e toda a multidão gritava e todo mundo tal e ele ele dizer o barulho foi tão grande que eh era quase impossível de se ouvir chegava chegava se incômodo de tanto se ouvir que que aquelas pessoas Estavam gritando ele diz primeiro ele disz que elas gritavam glória a Deus glória a Deus depois ele disz que elas estavam jubilando uhum né que conhece aquele mundo sabe
o que que é jubilar sim então ah vamos agora dizer que eh pegar um texto tal para e eh digamos assim expatriar os carismáticos da igreja eu ISO eu acho isso violento agressivo eh não católico intolerância absurdo não é assim muito bom ô ô Padre No que diz respeito aos dons eh você acredita que todo batizado ele tá apto a fluir nos dons e nos carismas porque eu já ouvi dizer o seguinte eh Deus levanta alguns que T Sei lá o dom de ciência né o dom da da palavra de ciência o outras pessoas fala
não todo mundo tem você só precisa se conscientizar que você tem possibilidade de fluir nisso e desenvolver o dom porque quando eu escuto desenvolver é como se todo mundo tivesse só que não desenvolveu aí tem outros que dizem não você precisa receber o dom específico Já que é um dom Deus tem que querer te dar e você tem que pedir ninguém sabe se ele vai dar olha existem dois versículos que porque aqui o o que você tá falando eh está no âmbito do do que se cham os carismas proféticos Hum que e me parece que
não tem necessariamente a ver com o os dons mais relacionados com uma linguagem de oração certo porque eu tenho textos ontem mesmo respondi uma pessoa sobre isso em primeiro Coríntios 14 São Paulo trata de diferente modo o falar em línguas e o orar em L línguas ele estabelece uma disciplina para quem vai discursar em línguas e outra disciplina para Quem Ora uhum porque ele diz no Versículo 28 se não houver quem interprete cada um fale consigo mesmo e com Deus então ele tá falando de um tipo de oração expressiva eh para edificação pessoal e outra
coisa é o mesmo Dom utilizado de maneira discursiva paraa igreja isso tem muito a ver por exemplo com o que ele diz em romanos 8:26 quando ele fala que nós não sabemos orar como convém o próprio espírito eh intercede ou intercepta o nosso espírito Com Gemidos inexprimíveis gemidos inefáveis eh então quando a gente se aproxima desses textos do novo testamento parece que são Paulo não está estabelecendo para linguagem de oração uma exclusividade mas pro falar sim ou seja pro discursar sim uhum então lá em em primeira Coríntios 12 se não me engano Versículo 28 ele
mesmo disse Todos falam em línguas dando a entender nessa pergunta retórica que não mas isso me parece que tem mais a ver com o discursar que ele distingue do orar em romano em primeiro Romanos eh aliás primeiro Coríntios Capítulo 14 ah sobre os dons de digamos assim do espectro Profético nós temos por exemplo o aquele famoso episódio do Livro dos números Quando Moisés compartilha do Espírito Profético dele com 70 anciãos que dois começam a profetizar fora do Acampamento Josué fica com inveja reclama com com Moisés Moisés diz quem dera todo o povo do Senhor fosse
profeta esse Anseio de Moisés depois ele se manifesta na profecia de Joel quando o profeta Joel diz Eis que virão Dias Diz o Senhor nos quais derramarei do meu espírito sobre toda a carne os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão os vossos anciãos sonharão sonhos e os vossos jovens terão visões e até os vossos servos e as vossas servas profetizarão então ele fala de um derramado espírito de profecia sobre toda a igreja quando chega a manhã de Pentecostes e o Espírito Santo se manifesta daquele modo e na minha opinião o o que acontece em
Pentecostes não é a mesma coisa que está descrito em primeira Coríntios Capítulo 14 14 são fenômenos diferentes O que são Pedro diz no seu sermão logo subsequente é homens da Galileia hoje cumpriu-se diante de vóz O que foi predito pelo profeta Joel Eis que naqueles dias derramarei do meu espírito sobre toda a carne os vossos filhos as vossas filhas profetizarão etc ou seja ele fala do derramar do espírito de profecia sobre toda a igreja agora quando isso O que significa o seguinte e Deus quer falar com todos nós Deus quer falar através de todos nós
então seria quando a gente fala dos carismas proféticos dos dons de revelação de inspiração e assim por diante eu não posso excluir eu não posso Com base no Novo Testamento dizer que Deus só quer falar com alguns Hum então isso é me parece para todos que se abram para uma vida espiritual porém o exercício de um ministério ou até de um ofício Isso sim é reservado para alguns porque aí não se trata do Governo da minha própria vida espiritual e daqueles que me dizem respeito mas de toda a igreja uhum ou seja na análise desses
textos eu preciso proceder com muita eh sutileza Então essa é para um ou para todos Depende do que você tá falando se você tá falando de uma linguagem de oração se você tá falando de Deus falar com a gente e de eu escutar a voz de Deus isso é para todos agora você tá falando de exercer um ofício dar um discurso falar algo que seja para toda para toda a igreja aí isso não é para todos é óbvio que não pode serum uhum uhum então H uma diferença vou vou pegar um exemplo que que é
o que pergunta muito para nós a oração em línguas por exemplo a oração que a gente de costume vê nos retiros carismáticos e tal e e inclusive eh quem conduz a oração motiva as pessoas a a a arar daquela forma é o os métodos que eu que que são utilizados Aí eu já não não eu não não não não os referendo necessariamente eu não sei que ninguém nem sabe isso é muito local muito muito circunstancial entendi porém eh eu tem uma base para falar eh a partir de primeira Coríntios 14 que a oração em línguas
não está reservada a algumas pessoas apenas inclusive São Paulo diz eu falo em línguas mais do que todos vós ele diz ali el diz aquele que ora em línguas edifica-se a si mesmo aquele que profetiza edifica toda a igreja e aí ele diz orarei com o espírito e orarei com o meu entendimento cantarei com o espírito e cantarei também com o meu entendimento então ele está falando da oração em línguas aqui como um dom de edificação e nesse aspecto eu creio que ele é acessível e não é apenas ele é acessível mas ele é realmente
experimentado digo Por exemplo quando uma pessoa por exemplo uma palavra toca o coração dela e entra rasgando e ela não sabe o que ela diz ela tá simplesmente talvez sem palavras e sem eh expiração vocálica gemendo diante de Deus isso é línguas Por exemplo quando eu a gente tá numa num tipo de oração a oração de de Jesus né que aparece naquele livro relato de um Peregrino Russo que ele vai repetindo Jesus filho de Davi tem piedade de mim Jesus filho de Davi tem piedade de mim até que como que ele vai sendo arrebatado ele
perde quase que aquilo que ele tá dizendo já não é mais o que ele tá dizendo Já já entrou na realidade daquilo isso línguas sim ah certas certos momentos que nós temos uma experiência com terço que nós estamos rezando na Ave Maria rezando ali mas a gente se perdeu na Ave Maria se perdeu no mistério isso é línguas desde que seja realmente oração agora o fato de uma pessoa ficar no no Xabi ficar na na na na na na loquela não necessariamente significa que ela está orando no Espírito ela pode estar fazendo aquilo S como
um papagaio E aí eu concordo com a turma que diz que isso daqui não é correto Porque ela tá assim só imitando ou tá só uma empolgação afetiva por bem isso não me autoriza dizer que uma pessoa que realmente está contemplando Deus e experimentando de Deus do Espírito Santo na sua oração em línguas não está rezando percebe sim uhum então falta um bom senso e e uma e uma capacidade de perceber que nós não estamos falando de uma coisa só nós estamos falando de muitas coisas que podem ter aparências semelhantes entendi muito interessante O senhor
chegou a passar por uma eh a chamada experiência batiso no Espírito Em Algum evento um retiro como é que foi que aconteceu com o senhor aconteceu comigo aconteceu numa casa numa casa num grupo de de oração eh de senhoras eu fui lá era uma tarde de segunda-feira e pá eu fui eu fui invadido por um por uma coisa um poder espiritual não não era era menino eu tinha 13 anos então e outras vezes aconteceram coisas muito parecidas eu lembro de uma vez que eu estava numa Capela rezando e E aí eu senti de simplesmente dizer
Espírito Santo vem em mim entra fica à vontade de repente aconteceu um negócio ali dentro né foi uma experiência carismática que eu tive sozinho muitas vezes acontece então eu eu eu só acho que a há uma falta de elaboração teológica acerca do que nós ouvimos dizer na Renovação Carismática como batismo no Espírito Santo ou no Movimento Pentecostal isso precisaria ser melhor eh matizado teologicamente com categorias teológicas universais né Por exemplo eh fazendo uso da dos conceitos tomistas né legal e não quero alugar muito senhor Mas é bom ficar ouvindo padre né Muito bom eu queria
e eh perguntar pro senhor e que conselho você daria para nós enquanto leigos que estamos na evangelização e escut até o que o senhor esperaria de nós leigos né como uma resposta pro mundo atual é como um auxílio se assim pode dizer pra igreja pros nossos párocos né O que que o senhor daria de conselho que o senhor esperaria Amor À igreja eu acho que isso está faltando nos nossos dias tem muita gente amando a igreja ideal a igreja que tá na sua cabeça ou o que ele acha que a igreja deveria ser ou que
ele acha que a igreja foi e em nome disso as pessoas vão se separando vão criando guetos grupos e entrando em criticism responsáveis né Nós temos que amar a igreja do jeito que ela está do jeito que ela é e não cair nessas ideologias que querem nos fazer acreditar que a verdadeira igreja desapareceu e que ela se refugiou neste ou naquele grupo não pode ser assim isso não tem coerência com o que nossa sabemos da igreja no Novo Testamento eu acho que essa é a preocupação fundamental nós temos que ter uma amor paciente São Paulo
diz né que a caridade é paciente a primeira nota da caridade então tenho que ter paciência eu não posso querer eh resolver os problemas da igreja revolucionariamente agora sou eu que vou resolver isso é um absurdo isso isso em grande parte só pode ser resolvido por Cristo eu tenho que ter paciência e e e sofrer eh e viver as as dificuldades que a igreja tem no nosso tempo e também as suas facilidades as suas belezas com um grande Espírito Sobrenatural T bom se o Senhor pudesse indicar um único livro tanto para Padre quanto para le
o que senhor indicaria para os sacerdotes que porventura nos ouve e que sen indicaria para nós leigos que evangelizamos porque assim quando eu sento para conversar com alguém como o senhor eu fico intimidado em sair daqui para evangelizar meu Deus do céu me falta muita coisa onde é que eu tô onde é que eu tô sabe fico meio perdido assim alguém que prega US Esse Ministério de pregação falo meu Deus quanto me falta que medo agora de falar alguma coisa errada por aí então queria saber sen assim literatura Olha é difícil isso porque veja uma
vez teve um sacerdote aí conhecido que me pediu o senh faz uma lista de 10 livros que o senhor acha que que a gente precisaria ler não não poderia faltar né mas eh eu fiz uma lista de Acho que uns 60 Livros mas divididos em em em em bloquinhos em em em temas né acho que um livro não tem um Uhum mas existem alguns livros que nós não poderíamos por exemplo magistério da igreja o cismo da Igreja Católica nós vamos conhecer muito bem algumas encíclicas que são na minha opinião mais importantes como veritat splendor manev
f essa que o santo padre publicou agora sobre o Coração de Jesus e esqueci agora o título em latim mas um texto Espetacular maravilhoso eh por exemplo escritos alguns escritos dos Santos a subida do Monte Carmelo de São João da Cruz Nossa me parece que é indispensável eh ah também as moradas da Santa Teresa mas obras clássicas de espiritualidade tipo as TR idades da vida interior com o o o o a teologia da perfeição Cristã com seus começando pelos seus resumos né as três dias e as três conversões e ser ou num ser santo Eh
quero ver a Deus também do padre Eugénio Maria muito bom eh sobre sobre doutrina por exemplo a fé explicada me parece um livro indispensável para os nossos dias que é um jeito muito simples de explicar a fé católica igreja é bom por exemplo os 10 volumes do Daniel hopes eu acho que sobretudo são agradáveis de ler e E você tem um uma visão bem bem bem piedosa e bonita da história da igreja eh a sagrada escritura né acima de tudo uhum católico precisa ler a Bíblia precisa conhecer a Bíblia inteira eh o o livros por
exemplo de de apologética do Padre Leonel Franca que são muito bons B enfim eu poderia ficar aqui horas falando de livros né de para anotar anota volta aí e Anota os livros trabalho leitura agora para finalizar queria gente pedir uma coisa que a gente pede para todo mundo que entra no barco queria que você eu convidasse alguém para sentar conosco na mesa então a gente costuma dizer que não é uma indicação é um convite tanto é que a gente pede pro convidado faça olhando pra câmera porque se a pessoa negar o convite nega o Senhor
e a gente não tem nada a ver com isso entendeu Poxa vida mas quem que poderia o Espírito Santo sempre ilumina alguém aí na sua cabecinha Eita talvez quem que vocês nunca chamaram e que porque posso também falar alguém que vocês Já chamaram problema de novo é então talvez eu chamaria para vir aqui fregilson boa perito no no barco vem aqui falar com com os meninos e conversar um pouquinho sobre a sua vida e vocação Legal muito bom Padre é isso viu outra coisa também acho que só deixar o convite né passando lá por Guarulhos
CAF L para visitar também o o estúdio é com muita alegria Seria muito bom receber o senhor lá difícil ir para aqueles lados mas for às vezes acontece né Às vezes acontece traz um voo fica lá parado lá no no aeroporto em vez de ficar lá você fala vamos lá tomar um café no barco tá bem pertinho lá do a Deus eu livre mas tá bom tá bom o convite aí muito obrigado de coração viu a gente sou eu que agradeço viu Conte conosco se a gente puder ajudar de alguma forma a gente vai est
à disposição Muito obrigado Deus abençoe amém e diante disso que conversamos aqui queria pedir a você mais uma vez copia esse link Envia aí para máximo pessoas que você conseguir Principalmente nos grupos da Paróquia tá faça isso E como sempre costumo dizer e reafirmo permaneça no barco porque fora do barco não há salvação glória a Deus
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