Ética e Felicidade | Os Filósofos Helenísticos

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então nessa aula a gente vai conversar um pouco a respeito da relação entre ética e felicidade é muito comum você nos dias de hoje achar que felicidade ética são coisas Opostas Como assim geralmente as pessoas acreditam que alguém quer ético que segue princípios éticos não é alguém feliz né geralmente hoje ética e felicidade estão dissociadas é muito interessante nós notarmos que Na antiguidade para Platão para Aristóteles para os gregos para os filósofos gregos em geral ética e felicidade andam de mãos dadas ou seja um homem ético É também um homem feliz a ética aristotélica ética
platônica está profundamente vinculada a felicidade bom certamente Você está se perguntando legal mas o que é ética ora existem dezenas e dezenas e dezenas Para Não Dizer centenas de definições a respeito do que é ética eu vou colocar uma que é uma das mais simples e mais fáceis de entender a palavra ética vem do gre projetos que significava lá no século 4 antes de Cristo casa comum ética nesse sentido seriam os valores que nós necessitamos Para vivermos nesta casa comum que a terra ética nesse sentido difere de moral moral vem de Morse que do latim
significa costumes a moral que às vezes pode inclusive ser igual a ética são os costumes os valores que nós herdamos do passado a ética pressupõe uma reflexão a ética são os valores que nós a partir da filosofia concordamos e geralmente na verdade discordamos seriam os valores necessários para que vivamos nessa casa em comum muito bem para os filósofos gregos um homem ético um homem que segue os valores necessários para vivermos nessa casa comum é um homem feliz e a discussão sobre felicidade fica forte na Grécia antiga no assim chamado período helenístico felicidade em eudaimonia eu
em grego significa bom Diamond os demônios para os gregos eram espíritos vamos dizer dessa maneira a entidades que estavam por aí eu daimonia o bom demônio quer dizer se você hoje tá num bom dia os gregos diziam que você estava hoje com um bom demônio quer dizer para tradição Cristã talvez a palavra bom demônio pode possa parecer estranha mas demônio para o grego normalmente dá de boa ou ruim mas uma entidade que está entre o céu e a terra entre os Deuses e os homens Então felicidade para os gregos eu daimonia bom demônio então bom
para os gregos o homem ético é um homem feliz e esta discussão entre ética e felicidade se torna forte no período helenístico Mas você se lembra o que foi o período helenístico se liga filosofia o assim chamado período helenístico que alguns historiadores também chamam de o período das hegemonias ele vai aproximadamente de 336 antes de Cristo quando Alexandre o Grande assume na Macedônia e termina aproximadamente em 146 antes de Cristo quando os romanos conquistam o mundo grego então esse período helenístico que vocês já estudaram nas aulas do Walter é uma época caracterizada pelo domínio de
Alexandre o Grande e depois os generais que o sucedem veja como vocês viram nas aulas de História Alexandre o Grande construiu o império que vai da Macedônia envolve a Grécia que havia sido conquistada pelo seu pai Felipe II e esse império de Alexandre o Grande vai até as margens do rio Ganges na Índia Então veja no final da história da Grécia Antiga nós temos um império que vai da Grécia até a Índia quer dizer o império que envolve mundos como o mundo persa como o mundo como a cultura Judaica Como a cultura hindu nessa época
no Reinado de Alexandre o Grande depois dos generais que o sucedem Nós temos muitas trocas no mundo grego Nós temos muitas trocas entre o mundo grego e o mundo judaico por exemplo é nessa época que aparece a primeira Bíblia traduzir para eu a torar na verdade né os cinco primeiros livros da Bíblia traduzido para o grego é nessa época que os filósofos gregos começam conhece a história de sidarta que torna-se depois Buda após a sua iluminação após o Nirvana e assim nós temos misturas nós temos uma hibridização entra a cultura oriental persa macedônica Judaica ou
até mesmo hindu indiana e a cultura grega é nesta época por exemplo para você ter mais exemplos que a Deusa Ísis uma deusa egípcia passa a ser cultuada entre os romanos depois é nessa época por exemplo que Alexandre o Grande quando conquista o Egito é coroado Filho de Zeus Amon quer dizer quando Alexandre o Grande Conquista o Egito há uma mistura uma troca entre os deuses gregos Zeus e os deuses egípcios Amon quer dizer este momento da história da Grécia antiga o momento helenístico é o momento que não existe mais autonomia das Pólis não existem
mais pólens Independentes é o momento em que nós temos grandes impérios por cima da pólens da pólis e É nesse contexto que os filósofos em vez de se preocuparem com a administração da polis a administração da polis em grego política os filósofos em vez de se preocuparem com a política vão se preocuparem com a eu daimonia com a felicidade vão se preocupar com ataraxia palavra grega que significa bem-estar vão se preocupar com o bem-estar vão se preocupar com a felicidade numa época retomando de um grande império numa época de decadência da cidades a filosofia volta-se
para Busca da Felicidade a filosofia volta-se para a busca da Paz de espírito então é nesse contexto do período helenístico que os filósofos deixaram de se preocupar com a polis e passarão a se preocupar com a cosmopolis a palavra cosmopolita significa hoje um cidadão do universo esses filósofos não se identificaram com Atenas ou com Esparta mas com a universalidade lembrando que eles viviam impérios que se viam como universais esse mundo da Cosmópolis esse mundo dos impérios e não mais das polis autônomas é o mundo de Alexandria veja Alexandria era uma cidade que tinha um templo
dedicado às musas o chamado Museu Esse museu tinha zoológicos Esse museu tinha uma biblioteca que segundo o que nos resta de registros tinha 750 mil volumes muitas obras de Aristóteles por exemplo que hoje estão perdidas então o mundo helenístico é o mundo das trocas da hibridização dos impérios e É nesse contexto que estão os filósofos que trataremos nessa aula quais seriam Então as características gerais desses filósofos helenísticos que que esses filósofos helenísticos estão preocupados em explicar então nós estudaremos nessa aula quatro correntes do período helenístico os filósofos históricos os filósofos epicuristas os filósofos céticos e
os filósofos cínicos todos em algum momento já apareceram no ENEM inclusive veja apesar de serem diferentes todos eles estão buscando a mesma coisa o que a paz de espírito apesar de serem diferentes todos estão buscando a mesma coisa o que Como atingir a eudaimonia Como atingir a felicidade quer dizer não são mais como eram os filósofos da época clássica filósofos que estão preocupados com a polis e com a sua administração a política são filósofos que buscam uma filosofia Universal uma filosofia cosmopolita filósofos que tem como meta o bem-estar nós dizemos inclusive para ser didático que
a Ágora a praça pública ao centro dos debates que agora não tem mais a importância que tinha na época clássica é substituída pelo jardim quer dizer são filósofos que terão o Jardim o bem-estar amizade como centro das suas preocupações Então vamos ver mais detalhes o que pensava cada um desses grupos dessas escolas helenísticas quando falamos no estoicismo nos filósofos históricos imediatamente vem a nossa mente talvez aqueles que sejam os dois mais famosos cênica e epicteto e tem um que é mais conhecido de vocês um filósofo que tá nos filmes de hoje que dialoga muito com
estoicismo o tal do Mestre Yoda né que a gente vai acrescentar claro que você não vai colocar ela no vestibular mas eu quero mas o Mestre Yoda é muito interessante do Star Wars dialoga profundamente com a filosofia histórica vejamos então para os históricos como ser feliz Como atingir a eu daimone ataraxia a felicidade a paz de espírito Nós viveremos em paz quando vivemos de acordo com o nosso destino quando vivemos de acordo com a natureza vivendo de acordo com a natureza com o nosso destino viveremos em paz e o que é o nosso destino para
os históricos o destino cuidado não é um roteiro pronto para nossas vida fazer tudo mais de maneira alguma o destino é tudo aquilo que a gente não pode evitar para os históricos tudo que não podemos evitar devemos aceitar com resignação como diríamos da linguagem de hoje e aceitar sem reclamar aceitar sem sofrer porque o nosso sofrimento não irá mudar o nosso destino então para ser feliz é preciso aceitar o destino com resignação é preciso aceitar com resignação à morte é preciso aceitar com resignação às doenças que não podemos evitar é preciso aceitar com resignação que
os outros pensam sobre nós se nós ficarmos sofrendo pensando na morte se nós ficarmos sofrendo pensando no que os outros pensam da gente nada irá mudar por isso que é piquito que tem aquele livrinho manual sobre a vida ele diz um homem não é afetado pelo que acontece mas pela visão que ele tem daquilo que acontece quer dizer se eu sinto uma dor eu que decido ser essa dor irá virar sofrimento né eu posso deixar essa dor e deixá-la passar ou aceitá-la com resignação de sepicteto repetindo o homem não é afetado pelo que acontece mas
pelo que ele pensa sobre aquilo que acontece Seneca foi professor do imperador romano Nero e acabou sendo morto pelo seu aluno cínica que vivia de maneira absolutamente humilde sem luxos e poderia ter muito já que ele era professor particular dizíamos hoje diríamos hoje né tutor do Imperador semicadisia toda a vida é uma aprender a morrer por que que eu falei brincando mas essa brincadeira é muito importante para você entender que o Mestre Yoda é um histórico veja no Star Wars na trilogia na segunda trilogia Episódio 1 2 e 3 O Mestre Yoda diz para o
Anakin enquanto o Anakin Skywalker ainda não é Darth Vader o mestre Anakin é preciso a morte faz parte da vida porque quando a quinta mal porque a sua esposa talvez irá morrer e é justamente quando Anakin não aceita um fato da vida a morte de sua amada que a natim começa a cair para o Darkside né para o lado obscuro da força bom como vocês sabem o Mestre Yoda vai dizer que o medo vai ser o caminho para o Dark Side o caminho para o lado obscuro para o lado oculto da força então é esse
medo que a sua amada morra que vai fazer E aí vocês vão assistir o filme para entender como isso acontece sem spoilers que você vai entender como lá naquele Skywalker se torna Darth Vader então muito bem para os históricos aceitar o destino com resignação Eis o caminho para felicidade Bom agora vamos falar dos epicuristas E aí é claro que advém o nome de Epicuro os epicuristas são conhecidos como os filósofos do prazer prazer em grego e donê por isso que eles são conhecidos como os hedonistas mas muito cuidado hoje as pessoas associam a palavra hedonista
ou epicurista alguém que busca o prazer sem limites e não é isso que defendia picuro o que que é o hedonismo dos epicuristas o que pecura nos traz é que não há uma dissociação não é uma contradição entre corpo e mente ou Corpo e Alma como você quiser falar para Epicuro toda dor vem da ausência de prazer e toda a felicidade vem do prazer então a doutrina básica do epicurismo é a seguinte a busca do prazer é a coisa mais importante que nós temos na nossa vida a filosofia epicurista é uma Filosofia hedonista é uma
filosofia do Prazer mas como prazer é a coisa mais importante não devemos buscar qualquer qualquer prazer quaisquer Prazeres devemos buscar aquilo que nos dá prazer a longo prazo Então se algo me dá um prazer hoje à noite mas me faz mal amanhã ou depois de muito tempo na filosofia picurista não é isso que devemos buscar Epicuro vai dizer existem Prazeres que são naturais mas não são necessários devemos nos afastar desses Prazeres e se tem Prazeres que não são necessários nem naturais esse devemos rejeitar desepicuro devemos cultivar todos os prazeres que são naturais e necessários como
por exemplo comer moderadamente desepicuro a comida é algo muito importante se você comer muito excessivamente isso te faz mal a longo prazo então é preciso buscar o prazer pleno comer moderadamente é preciso buscar a amizade né então nós estamos na vida sempre fazendo esse balanço entre dor e Prazer rejeitando as dores e buscando os prazeres a filosofia picurista uma filosofia que coloca isso no centro das discussões e mais o epicurecido como um materialista pois tudo de bom e tudo de mal da nossa vida advém do prazer ou da ausência do prazer e é por isso
que picuro diz não devemos temer a morte porque o argumento de Epicuro é clássico eu não tenho a morte Pois quando a morte está eu não estou e quando eu estou a morte não está Então para que temer há aquela que eu nunca encontrarei Ora se toda minha felicidade infelicidade vem dos meus Prazeres vem das minhas Sensações sendo a morte ausência de sensações a morte não traz sofrimento Então não é preciso Temer a morte aliás vai dizer é picuro ninguém aqui quer ser imortal já que o prazer eterno Seria a mesma coisa que o não
prazer então devemos aproveitar contemplar os prazeres da nossa mortalidade e deixar que a imortalidade continue sendo Como disse um filósofo o chato privilégio dos Deuses outro filósofo epicurista importante foi Horácio que aliás inspirou o Horácio da Turma da Mônica que perceba é um filósofo apesar de representado por um dinossauro Verde Horácio disse certa vez Aproveite o dia Aproveite momento Carpe Diem é claro que nos dias de hoje a palavra Carpe Diem é expressão carpe diem geralmente é interpretada como aproveite momento Sem Pensar No Amanhã intensamente Mas não é isso que eu acho que quis dizer
o que eu acho quis dizer é aproveite o momento de maneira moderada considerando aquilo que nos dá prazer a longo prazo é esse o sentido original da expressão epicurista carpe diem é muito interessante que nos dias de hoje nós somos constrangidos às vezes e parece que a gente tem que ter opinião sobre tudo muitas pessoas inclusive se colocam na posição de que ela tem que inevitavelmente da situação ter uma opinião sobre todas as coisas só que são para a gente pensar nos dias de hoje por que que eu tô te lembrando isso os filósofos céticos
dos quais se destacam sexto empírico de Elis colocam que justamente o caminho para a felicidade o caminho para o bem-estar é diante de uma oposição da qual você não sabe o que é o certo o que é errado aprender a suspender o julgamento não julgar aprender aprender a suspender as opiniões não opinar aprender a não ter que se posicionar a todos os momentos é claro eles vão dizer se você tá numa diafonia numa discussão que não tem como você quem é certo que errado mas você é obrigado a se posicionar a gente escolhe aquilo que
é mais razoável a gente escolhe aquilo que é o mais provável mas podendo não se posicionar não julgar não opinião é o caminho para o bem-estar é o caminho para ataraxia é o caminho para a felicidade por mais que hoje eventualmente nós questionamos essa posição questionemos essa concepção podemos aprender muito com ela e a última corrente que nós falaremos que é uma das mais divertidas uma das mais famosas é a corrente do cínicos Cuidado cético cínicos essa palavra na antiguidade essa concepção filosófica da antiguidade é bem diferente do que nós entendemos hoje por céticos e
cínicos quando nós falamos de cínicos vem a figura daquele que é o primeiro de todos os cínicos um cara chamado Diógenes que teve muitos seguidores que inclusive viveram pelo Império Romano protestando contra o luxo do Imperador Quem foi esse Diógenes e quem eram cínicos Diógenes era alguém que vivia num barril Diógenes não trabalhava todo o pão que ele comia ele mendigava inclusive o Diógenes acabou dizem as histórias morrendo dividindo um povo cru com os cães Aliás o Diógenes dizia para viver como os cães morava num barril mendigava comida não trabalhava Diz a lenda que certa
vez Alexa olho grande foi encontrar-se com Diógenes já tinha ouvido falar desse filósofo famoso Alexandre o Grande disse para Diógenes Diógenes eu faço tudo que você quiser eu faço tudo que você me pedir Diógenes vira para Alexandre e diz Alexandre saia da minha frente pois você está tapando o sol outra história sobre Diógenes diz o seguinte Diógenes comia muitas lentilhas e lentilhas na época era vista como uma comida de pessoa sem recursos uma comida inferior etc etc viraram para adios e disseram Diógenes que você soubesse bajular Os imperadores você não precisava comer lentilhas Diógenes respondeu
e se você aprender a comer lentilhas você não precisa bajular Os imperadores Quem são os cínicos filósofos que protestam contra o luxo filósofos que protestam contra as riquezas filósofos que vão dizer que a felicidade consiste em viver de maneira independente em viver de maneira autônoma em independente das Convenções sociais aprender a viver por isso como os cães como os cães não estão nem aí com As convenções o caminho para a felicidade é viver como um cão independente das Convenções como você já pode ter imaginado o Diógenes inspirou um personagem muito famoso da cultura mexicana alguém
chamado Chaves que também morava no barril e que também justamente por ser independente é o mais livre E o mais feliz da vila do Chaves então nessa aula nós vimos de maneira geral evidente que se você quiser se aprofundar nesse assunto ao longo da aula eu citei vários filósofos e você pode buscar os livros deles cênica e Pig texto outro filósofo muito famoso que tem um livro maravilhoso as meditações do Imperador filósofo Marco Aurélio ele mesmo histórico então Nesta aula nós vamos vários de maneira geral de maneira abrangente focada no ENEM evidentemente que é o
nosso objetivo várias visões de filósofos distintos na época elenística sobre Como atingir a felicidade quer dizer qual a conduta ética que nos conduz a uma vida plena a uma vida tranquila vemos que para os históricos temos que nos tornar Independentes né os históricos usam uma palavra altos se vocês lerem alguma vez na vida a Bíblia em latim no Evangelho de São Lucas aparece a palavra altos Lucas foi muito influenciado pelos filósofos históricos Então os filósofos históricos os filósofos históricos falaram e viver de maneira independente autônoma diante das paixões daquilo que vem de fora daquilo que
é o destino que é inevitável viver em harmonia com a natureza os filósofos cínicos vão falar e Diógenes é um inspirador em viver longe das Convenções os céticos vão falar em suspender o julgamento e os epicuristas vão falar em viver de acordo com o prazer de que o prazer no corpo e o prazer na alma não estão em contradição aquilo que é bom para o corpo é bom também para a alma pensando o prazer sempre a longo prazo e não de maneira instantânea Muito obrigado espero que vocês tenham aproveitado essa aula e até a próxima
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