Olá sejam todos muito bem-vindos hoje nós vamos conversar sobre um assunto que é extremamente urgente Parece que todos os assuntos que a gente conversa aqui no canal são extremamente urgentes mas o meu microfone tava baixo este assunto aqui em específico cara assim não dá para começar sem saber o mínimo dele e eu gostaria que alguém tivesse me contado isso lá no início da jornada a hora que a gente abriu o canal assim a hora que eu fiz o primeiro vídeo eu gostaria que alguém tivesse virado para mim e falado Debora não tem como você fazer
a jornada de conhecimento a jornada de conhecimento em direção a uma tentativa aí de entender o mundo sem entender conceitos básicos daquilo que a galera chama de lei natural e consequentemente de direito natural obviamente se alguém me falasse isso lá atrás eu ia olhar o comentário e pensar que nada né tipo que povo louco que que é isso direito natural Nunca nem visto na minha faculdade já estudei tanta coisa nem nunca me falaram sobre direito natural e eu muito provavelmente iria ignorar esse comentário assim como Às vezes você vai ignorar o vídeo de hoje e
só vai lembrar dele alguns anos aí pra frente mas se alguém tivesse me falado talvez a sementinha da dúvida ficasse assim na minha cabeça e a questão da urgência né do que eu preciso estudar primeiro do que eu preciso estudar depois é um um cículo vicioso porque Como você consegue ler um grego antigo sem entender a importância da leitura do grego antigo Então eu preciso ler alguma coisa que me diga que aquilo ali é importante para eu começar a entender aquela leitura lá anterior esse negócio de começar pelo início é sempre muito complicado né não
vamos começar lá por Ildo é sempre muito complicado eu sempre Recomendo o estudo a partir de temas de interesse porque se este tema for realmente do seu interesse Muito provavelmente durante a sua jornada os rios os Córregos vão desaguar no mesmo Grande Rio eu tenho a sensação assim que cada vez mais este esta Miria de de oportunidades acabam desaguando num Grande Rio aí e tem essa sensação de que o estudo da Lei natural e o estudo consequentemente consequentemente do direito natural ocuparão assim a minha zona de interesse por um bom bom bom tempo principalmente porque
está vinculada a emha área de Formação né querendo ou não a gente sempre se apega um pouco à nossa área original de Formação estudei 5 anos essa caceta Será que eu perdi tudo porque eu estudei errado não não perdeu tudo né alguma coisa ficou ainda que você tenha que voltar e refazer o caminho então no vídeo de hoje eu quero apresentar conceitos muito mas muito básicos do que seria essa tal dessa lei natural e do que seria esse tal desse direito direito natural e quando eu digo muito básicos eu digo assim extremamente básicos é para
aquela pessoa que nunca ouviu falar do assunto ninguém nunca respirou perto dela dizendo nada próximo sobre o assunto mas diferente de outros temas este tema em específico quando a gente faz simplificações essas simplificações ficam muito distante do que o conceito é de de fato então entendam eu vou fazer um vídeo introdutório aqui porque ele é necessário porque eu precisei também entrar em contato com esses conceitos de forma simplificada mas eu quero que vocês tenham consciência de que é uma simplificação para que vocês não achem que a partir dessas indicações de leitura ou a partir desse
vídeo você vai eh realmente entender o que que é uma lei natural o que que é um direito natural e é uma simplificação forçada que às vezes é até um pouco complicado eu até pensei se eu ia fazer ou não de fato isso daqui porque às vezes até atrapalha assim sabe porque às vezes você acha que vai pegar esse simplificação e e entender o conceito mas na verdade quando a o estudo é feito de uma forma mais sistemática da forma que eu já vou explicar para vocês a esta esta introdução aqui ela fica bem bem
bem deficitária mesmo preciso fazer essas ressalvas tá esse aqui não é o tipo de vídeo compartilhável pelo zap zap para começar a ouvir E aí Em 2 segundos você resolver sua vida esse aqui é um vídeo longo a questão toda da Lei natural e do direito natural ela surge de uma forma muito natural é até uma piadoca né é uma lei natural porque ela surge de uma forma muito natural Olha só estamos discutindo aí estaremos sempre discutindo esta questão sobre o cumprimento das decisões judiciais uma decisão judicial é feita Será que eu devo cumprir pelo
simples fato dela ser uma decisão judicial Porque existe uma autoridade vinculada a essa decisão judicial Será que essa decisão judicial precisa ter certos fundamentos mínimos E se ela tem estes fundamentos mínimos estes fundamentos eles devem ser exclusivamente legais no sentido mais restrito ou seja ah a lei de fato uma lei feita por um congresso uma lei feita por um Parlamento qualquer ou esta decisão judicial também deve estar em consonância com algo maior vamos trazer aqui o termo pro o termo mais próximo do mundo secular esta decisão precisa estar em conformidade com os direitos humanos Veja
bem se determinado país tem determinada legislação dizendo que certas minorias são proibidas de existir esta legislação deve ser cumprida pelo simples fato de ter sido pensada ali dentro de um congresso esse congresso tem uma legitimidade Se Eu discordo desta decisão ou dessa legislação é justo que eu não a obedeça é justa a desobediência civil ou eu preciso contestá-la dentro dos próprios termos fornecidos por este mesmo quadro Legal ou por esta mesma jurisdição pense assim se eu vivesse no período da escravidão a e eu fosse contra a escravidão eu teria o direito de ir lá libertar
os escravos assim forçar uma abolição ou Eu precisaria esperar a Princesa Isabel assinar lá a lei Áurea para só então eu começar a ser um abolicionista de fato então todas essas questões são questões ah eternas são questões universais elas ocupam a mente do homem desde o momento em que ele descobre a natureza desde o momento em que o homem descobre que existe uma diversidade de povos ele existe uma diversidade de leis existe uma diversidade de culturas os homens Ah que chegaram até o nível de raciocínio mínimo eles começam a questionar a autoridade eles começam a
questionar a autoridade constituída as legislações feitas as decisões tomadas Isto é muito de novo natural é por isso que a busca pela lei natural e a busca pelo Direito natural por consequência é algo que os homens fazem pelo simples fato de pensar se até hoje você não se dedicou alguns minutos da sua vida para tentar colocar isso em ordem para tentar entender pera aí não mas é uma decisão judicial Mas será que eu tenho que cumprir Será que deveria eu sei que é uma decisão injusta Mas será que ela deve ser cumprida se você não
dedicou assim alguns minutos da sua vida para tentar organizar isso dentro da sua cabeça você não é uma pessoa racional se você simplesmente disse não precisa ser cumprida mesmo porque decisões têm que ser cumpridas porque a autoridade deve ser seguida mesmo que estejamos falando de decisões injustas mesmo que estejamos falando de um tirano e etc etc etc tudo isso deve ser cumprido porque a legitimidade vem da força a legitimidade vem da lei a legitimidade vem de onde quer que você esteja tirando essa legitimidade se você é um papagaio que repete isso você não é um
humano racional Você tá muito mais próximo de um selvagem que eh pratica canibalismo do que de um ser humano de fato veja bem porque é a simples capacidade de pensar já te faz refletir sobre esses assuntos e a reflexão sobre esses assuntos está vinculado a algo ainda mais profundo e ainda assim muito claro que é o fato dos homens terem dentro de si a capacidade de decidir em entre o que é certo e entre o que é errado todos os homens por mais relativistas que eles digam ser eles de uma forma inata acreditam que alguns
comportamentos são certos e outros comportamentos são errados ou seja o senso de justiça é algo que está impregnado na alma humana é algo Ah que os os homens nascem com ele os homens eles não só TM esse senso de justiça como eles têm um grande senso de injustiça principalmente às vezes ele nem tem tanto senso de justiça assim mas o senso dele de injustiça é apuradíssimo veja bem às vezes ele diz que não o certo depende muito de quem está falando o que é certo tem aí gente que acha que é certo viver dessa forma
tem gente que acha que é certo viver daquela forma e tudo mais mas se o jeito daquela pessoa viver interfere no jeito dele viver ele vai ser a primeira pessoa apontar o dedinho pro céu e falar assim Isto é uma grande injustiça O que estão fazendo comigo veja bem às vezes ele é um homem que diz a a justiça vem das leis ou a justiça vem das decisões judiciais e na primeira decisão judicial injusta que ele sofr ele vai dizer meu Deus do céu como isso é injusto não devo seguir isso porque isso é injusto
Isto é algo inato no homem todos os homens TM isso e acredito que é difícil discordar disso pouquíssimo os filósofos conseguiram relativizar o que é o certo e o que é o errado até o seu extremo tá pelo menos não de forma coerente alguns até tentaram mas aqueles que tentaram Ir Além do bem e do Mal acabaram criando os seus próprios conceitos de bem E os seus próprios conceitos de mal é uma grande cilada que os filósofos modernos se enfiam ao abandonar a existência a desses conceitos absolutos de bem e de mal porque ou eles
entram em contradição lógica Ou eles acabam criando novos conceitos ainda mais estapafúrdios do que os conceitos que na cabeça deles né Eh seriam estapafúrdios e que eles estavam tentando superar decidir o que é certo e o que é errado nada mais é do que você acreditar que existem regras de justiça até então nós não estamos dizendo assim que eh o certo e o errado é o mesmo para todo mundo tá até aqui a gente não precisa concordar que todas as pessoas acreditam que o certo é a mesma coisa que todas as pessoas acreditam que o
errado é a mesma coisa tá a gente não precisa concordar não a gente só precisa concordar que de fato o ser humano tem isso dentro dele e outra coisa que a gente precisa concordar é que apesar de ter em si este senso do que é certo e este senso do que é errado os homens não seguem eles não seguem esta regra de justiça que existe dentro dele vamos dizer que esta regra de justiça é individual tá cada um tem a sua própria regra de Justiça mesmo assim você vai perceber que este homem muito frequentemente será
um grandíssimo hipócrita muito frequentemente ele não vai fazer o que ele fala que é certo então é impossível você descobrir o que é verdadeiramente certo e o que é verdadeiramente errado somente através da observação dos homens estas leis da Justiça não são não são leis parecidas com as leis naturais eu digo leis naturais porque as leis naturais não são leis coisíssima nenhuma mas a gente não vai entrar neste mérito aqui agora porque as leis naturais você consegue ah capturá-las através de um exercício de dedução você observa que uma maçã cai sempre que ela é jogada
que os objetos caem sempre que eles são arremessados E isso acontece over and over and Over Again isso acontece não importa quantas vezes você o faça isso continua acontecendo Então a partir da observação uma observação Clara que as coisas na natureza acontecem dessa forma de forma repetitiva e nunca muda Ah e aconteceu até o dia de hoje aconteceu para trás e aconteceu até o dia de hoje Eu Posso deduzir uma lei da gravidade você não pode fazer isso com as leis da justiça porque se você fosse fazer isso com as leis da Justiça você acabaria
deduzindo leis da Injustiça Muito provavelmente ao observar o comportamento dos homens você concluiria que na verdade a justiça é ah roubar a justiça é matar a justiça é passar a p no outro e eu nem est falando só do Rio de Janeiro tá meus amigos eu estou falando de uma forma Global também é muito óbvio que apesar de ter esse senso de justiça os homens muito frequentemente não o seguem Então se a gente não consegue extrair essas leis naturais de uma simples observação se a gente não consegue extrair essas leis da Justiça de uma simples
observação a primeira pergunta que nos devemos fazer é de on onde que esses conceitos de certo e errado vem olha só não estou dizendo ainda que estes são conceitos compartilhados por todo mundo pode pensar aí você você você ser humano que está me assistindo Vamos inventar um nome Imaginário para você você Kathlyn que está me assistindo aí o que que faz você achar que determinada coisa certa e o que faz você achar que determinada coisa é errada por Por que você acha estou pensando aqui no seu caráter a partir do seu nome por que que
você acha que roubar namorado dos outros é errado De onde você tirou isso por que que você acha que aquela sua vizinha que roubou o seu namorado lá um cara joia que dá Pinote na moto é por que que você acha que ela é uma rapariga e você quer dar um nela por que que isso é errado da onde que vem essa noção sua para dizer que isso é errado olha aí que a galera começa a divergir aí que as respostas começam a se bifurcar e acabam virando uma hidra enorme algumas pessoas dirão que e
este senso seu de injustiça estes esta vontade sua de dar uma tunda nessa rapariga vem do seu instinto então o seu instinto que é algo vindo da natureza e é que não confunda por favor lei natural com natureza por favor são conceitos diferentes eu sei que é uma coisa difícil de capturar é por isso que eu disse que isso aqui é uma simplificação pra gente aprofundar sobre a diferença do que é natureza do que é natural é outros 500 só tem na sua cabeça que isso que é uma coisa diferente mas algumas pessoas dirão que
não é é é a mesma coisa a natureza e o natural se confundem então é da sua natureza porque você é um bicho homem você tem um um ancestral compartilhado com os macacos e este ancestral Ele ainda está dentro de você então pelo fato de você ser um bicho homem você tem certos instintos e estes instintos ditam o que é certo e o que é errado existem vários problemas com esta definição com esta tentativa de extrair uma regra da Justiça desses instintos primeiro ninguém sabe muito bem o que que é um instinto tá os pesquisadores
dizem que existe um instinto Maternal outros pesquisadores dizem que não existe um instinto paterno pesquisadores dizem que existe um senso um instinto de autopreservação mas ao mesmo tempo também existe um instinto de proteção da comunidade ninguém sabe muito bem o que são instintos de onde vem para onde vão do que são constituídos quantos instintos T como eles funcionam e tudo mais isto ainda são hipóteses são grandíssimas hipóteses postuladas pela ciência hipóteses sobre as quais os cientistas trabalham e trabalham muito bem mas ainda não concluíram nada Então como que vamos construir um sistema de Justiça com
base em algo que nós simplesmente desconhecemos complexo complicado e as tentativas de fazer isso no passado foram tentativas meio desastrosas para dizer o mínimo segundo problema como que eu vou hierarquizar estes instintos porque veja bem Você tem um instinto de autopreservação E você também tem um instinto de proteção da Comunidade Bom pelo menos é isso que diz a ciência em uma situação de conflito o que que me leva a dizer que o seu instinto de autopreservação é melhor do que o instinto de proteção da comunidade na natureza não existem hierarquias na natureza não existe juízo
de valor não existe na natureza a algo que diz que o leão comer a zebra é errado e vice-versa se se zebras comessem leões a natureza é absolutamente Imparcial ali sim reinaria somente este instinto do qual falam os Defensores do instin ismo já em uma sociedade civil não eu preciso hierarquizar a os valores a partir desses instintos porque também existe o instinto sexual e alguém pode ser tentado a dizer que eu posso satisfazer esse instinto da forma que eu julgar conveniente o que ah pode aparecer para dizer que este instinto sexual tem que estar abaixo
do instinto de preservação da outra pessoa e daí alguns filósofos dirão que o instinto de autopreservação estaria acima de todos os outros Com base no quê G qu não dá para dizer como eles fizeram essa hierarquização somente Digamos que fizeram e a partir daí deduziram ali o seu sistema de Justiça A partir desses instintos mas veja bem é algo não só complexo como a flagrantemente impossível uma segunda opção é você Dizer que Eu Posso deduzir juízos de valor de uma suposta lei útil Ou seja eu defino O que é útil para aquela sociedade e a
partir de então eu digo que o que é justo é útil é aquilo que é útil para o maior número de pessoas Esse sistema é conhecido como utilitarismo então o utilitarismo e prega exatamente esta regra eu defino O que é o bom né E aí vocês como sociedade definam aí o que é bom para vocês e a partir de Então se aquela regra for boa para o maior número de pessoas possível então isso é a justiça tá várias correntes possíveis de utilitarismo no mundo várias correntes possíveis de utilitarismo no mundo que já foram refutadas entre
aspas não é uma votação eh o a contradição interna já foi demonstrada também por vários outros autores e apesar de ser a explicação mais fraca pro nosso senso de justiça ou a tentativa mais fraca de deduzir um um cxo de Justiça do mundo material o nosso mundo a incorporou de uma forma muito incrível é incrível o quanto o utilitarismo eh se impregnou nas raízes da nossa sociedade muito embora seja algo profundamente contraditório profundamente inviável você consegue perceber traços do utilitarismo no discurso das pessoas ao longo do dia sempre que elas estão discutindo algo político Veja
bem se algumas pessoas precisam ser prejudicadas não importa isso levará ao bem da sociedade ao bem comum ou a Justiça etc hoje em dia eles usam bastante justiça social né eu vou fazer justiça social não importa o custo envolvido nesta justiça social a terceira e última explicação e eu a deixei por último exatamente por ser a mais complexa é um pouco difícil a gente simplificar essa explicação tá então já deixo aqui avisado de antemão que não é algo tão simples quanto eu tentarei fazer parecer daqui pra frente a terceira e última explicação é dizer que
aquilo que é justo é uma simples convenção social entender Por que a justiça não é uma convenção social não é nada trivial Porque a partir da primeira impressão você vai estar muito suscetível a concordar com aqueles que dizem que sim é uma convenção social no num estágio Inicial assim de uma sociedade civil aquilo que é o certo e aquilo que é o errado é algo muito uniforme principalmente em uma comunidade pequena e muito provavelmente ele vai ser definido com base nas regras religiosas tá a religião é aquela que define primeiro o que é moral é
aquela que define primeiro o que é o certo e o errado e ela também define primeiro todas as regras de costume ela o faz a partir da Autoridade Divina direta na terra O sacerdote ou seu representante Às vezes o próprio rei é o representante dos Deuses na terra ou ele é propriamente um Deus na terra mas isso também acontece por causa da força da tradição eu digo que é certo fazer algo porque alguém há milhares de anos atrás provavelmente um Deus ou um Semideus fez desse jeito e por que ele fez desse jeito hoje eu
faço igual porque o certo é o certo porque ele é o certo é o certo porque existe essa tradição que está por trás deste certo isso ah não só em regras que nós hoje continuamos acreditando né então por que que alguém que assassinou o outro precisa ser preso ou até mesmo assassinado por que que uma vida se paga com vida não porque o o o Deus o xalá lá no início dos tempos o seu inimigo ramadã ele Lutaram até o fim um foi um assassino e por causa disso o outro matou o outro e aí
a partir de então todos os assassinos devem ser assassinados também mas isso também tem a ver com coisas muito pequenas do cotidiano Às vezes as pessoas dizem por que que eu preciso plantar colocar as sementes na terra nessa determinada data do ano Por que que eu não posso colocar mês que vem porque o Deus ah de sículos lá não sei quantos milhares de anos atrás veio na terra e ele fez ele nos deu a o dom eles ele nos deu a arte de plantar esta semente e ele disse que esta semente deve ser plantada assim
assado dentro dessa comunidade fechada a questão sobre a Lei natural e o direit natural praticamente não existe porque não há contestação da autoridade que é uma autoridade legítima por força divina nesse sentido a questão da Lei natural ela só aparece quando os homens descobrem a existência da natureza ou seja descobrem a divisão entre natureza e convenção social descobrem que existe talvez exista algo dentro do homem que não é por força dessa convenção social tá talvez exista algo aqui dentro que é independente de onde o homem esteja independente do Deus sol ter falado independente do Rei
Sol ter falado tem algo dentro dele que e sobrevive a isso e eu consigo perceber isso porque olha só eu entrei em contato com outras culturas E essas outras culturas TM regras de Conduta diferente aquela outra cultura planta o milho numa data diferente que a gente e a às vezes eles colhem até mais do que a gente Ah então existe uma contradição aí existe uma existem dois códigos morais que estão se chocando e eu preciso de uma régua para saber qual é melhor do que o outro e eu não posso julgar se o meu código
é melhor do que o código do fulaninho Com base no meu código específico porque o Deus fez essas regras pra minha comunidade não fez essas regras pra comunidade do outro e é claro que pode haver um afastamento dig digamos assim né não porque todos os outros são demônios e nós somos os verdadeiros Mas a partir do momento em que as sociedades civis começam a evoluir entre aspas começam a crescer Ah começam a entrar em contato com o maior número de sociedades e começam a civilizar de fato estas rejeições simples de demonização daquilo que é diferente
passam a não a sustentar a razão daqueles que colocam a razão para funcionar veja bem então a partir do conhecimento da natureza esses questionamentos passam a surgir então será que aquilo que nós como sociedade estamos dizendo que é certo é certo porque alguém os homens se reuniram e daí eles inventaram essas regras e passamos a acreditar nessas regras Será que essas Regras São Regras inventadas porque se você eh Se você começar a cavar um pouco mais essa questão você começa a perceber que faz certo sentido sim dizer que essas Regras São inventadas Porque se os
homens não as seguem se eu preciso de uma coersão para fazer os homens ah seguirem essas leis isso quer dizer que não tá dentro do homem coisíssima nenhuma Ah ele só faz porque existe essa coersão se não tivesse essa coersão então aquilo que nós dizemos que é justo Na verdade seria injusto e o que nós dizemos que é injusto Na verdade seria o justo já disse várias e várias vezes que essa é a discussão essencial do livro A República do Platão do Diálogo à República do Platão Esta é a discussão base deste livro que é
a discussão Será que os homens são justos por força da convenção Será que somente as leis e as aparências que obrigam os homens a serem justos é que elevam este valor da Justiça a um patamar superior ou será que a justiça ela existe independentemente dessas Convenções sociais e o Platão fará um caminho brilhante até a conclusão de que essa Justiça ela existe como um valor independente dessas Convenções sociais eu não vou ousar tentar simplificar o caminho que o Platão fez até a transcendência até necessariamente percebemos que estes valores não vêm da terra mas sim de
algo acima de nós de um plano superior ao nosso Ah não vou tentar simplificar toda a trajetória que o Platão faz em direção à elevação da alma humana na pública então deixo a recomendação de leitura e a recomendação de estudo mas também temos a refutação mais simplificada da ideia de que a justiça é uma convenção social a partir do momento em que nós ah comparamos diversas civilizações e nós percebemos que sim certas civilizações são superiores às outras só que para eu dizer isso eu preciso ter uma regra uma régua superior para dizer que a civilização
a é melhor do que a civilização B todo mundo percebe isso somente os hipócritas e cínicos dizem que todas as culturas são iguais que eu não posso usar a regra ocidental para julgar as culturas orientais e tudo mais os cínicos dirão isso e contra os cínicos Você precisará dessa jornada que o Platão Faz até a ascendência mas o Homem Comum pela simples observação e pelo simples uso da razão e pelo simples uso deste desse desta ferramenta inata de justiça que ele tem dentro dele percebe que ah eu não posso dizer que o estado nazista ou
que o estado soviético foram estados justos eu Obrigatoriamente preciso dizer que aqueles foram estados injustos Mas eles tinham as suas próprias Convenções sociais e comase nas suas Convenções sociais tudo aquilo que foi feito foi feito de uma forma justíssima para que eu possa tx-l de injusto eu preciso de uma regra moral superior e esta regra moral superior é naturalmente esta lei natural da qual nós falamos que uma vez que ela não pode ser ah material uma vez que ela não pode ser extraída deste mundo material ela necessariamente é uma lei transcendente se ela é uma
uma lei transcendente ela necessariamente é eterna porque ela não sofre Obviamente as mutações deste mundo efêmero E se ela é uma lei eterna ela também necessariamente é universal ela é uma lei que pode ser capturada pela nossa razão ela é uma lei transcendente ela é uma lei eterna e ela é por fim uma lei universal porque ela é uma lei transcendente você acabou de descobrir uma vez que em nenhum lugar que a gente olha a gente consegue enxegar enxergar Esse sistema de Justiça criado pelas mãos humanas ou criado pela natureza natureza no sentido mais Chulo
do termo necessariamente deve vir de algum lugar e este lugar não é aqui você não precisa ser ah religioso para constatar isso assim como Platão e Aristóteles não eram necessariamente religiosos para chegarem as mesmas conclusões que nós estamos chegando aqui então se a gente concorda que ela é uma lei transcendente falta aí a gente concordar que ela é uma lei eterna e Universal e aqui algumas objeções são levantadas de cara ah eterno não pode ser porque ainda que estejamos falando de uma mesma civilização as regras dessa civilização ou os conceitos de certo e errado dessa
civilização flutuam no tempo vamos pegar um país muito velho por exemplo a a Alemanha o que é certo e o que é errado na região que hoje é Alemanha desde o início dos tempos flutuou imensamente eu tive um determinado período de tempo que é o período que a galera que levanta essa objeção mais gosta de citar no qual 25.000 Mulheres foram queimadas porque elas eram acusadas de bruxaria e hoje na Alemanha ninguém é queimado porque é acusado de bruxaria inclusive todo mundo acha que isso é o maior horror do mundo como que você me diz
que esta lei é eterna esta lei né Uh que diz o que certo e o que errado é eterna concordo com você que ela é transcendente mas como assim ela é eterna se não mesmo lugarzinho As coisas mudaram bastante em questão de poucos séculos né eu nem vou citar ali as questões extraordinárias do século passado lá em questão de poucos séculos As coisas mudaram radicalmente e a pergunta que você precisa fazer é mudaram mesmo as coisas mudaram mesmo ou a sua perspectiva que é tão limitada tão humana tão errada tão gente que te impede de
perceber que os princípios que fundamentaram as a caça as bruxas são princípios que fundamentam até hoje as mesmas caças as bruxas que acontecem na modernidade e mais do que isso Será que a sua consciência limitada não é o que te impede de perceber que as leis não mudaram e sim os fatos as circunstâncias ninguém Tá negando que o mundo material muda mundo Mater não permanece eterno a consciência das pessoas não permanece eterna mundo material muda e muda bastante O que eu o que você precisa se perguntar é esta lei permanece igual mesmo que o mundo
material tenha mudado e para essas duas respostas para essas duas perguntas perdão a resposta é obviamente sim continuamos caçando bruxas e obviamente a lei que levou a caça as bruxas na Alemanha permanece igual vou mastigar caso você ainda não consiga fazer este exercício sozinho confesso que não é um exercício muito fácil ser feit Primeiro as leis que levaram a caça as bruxas eram leis que perseguiam herges sei isso pode ser uma novidade para você porque Muito provavelmente você ouviu a vida inteira que perseguiram as bruxas porque elas colocavam chapéu e Riam alto mas na verdade
as leis perseguiam herges ou seja essas mulheres eram acusadas de heresia elas eram acusadas de irem contra o Dogma daquela sociedade que era no caso da Alemanha o Dogma uma Protestante e não católico não católico tá isso também é uma novidade que aparece Às vezes as pessoas não sabem que durante o período da caças Bruxas na Alemanha a maior parte dos ceinos era protestante mas seguimos seguimos aqui irem contra este Dogma Protestante e o que é um dogma é simplesmente um conjunto de regras estabelecidos estabelecidas por aquela sociedade e estas regras elas ah norteiam ali
a crença a crença Universal daquela sociedade e elas o fazem obviamente com o objetivo de manter esta coesão social e com o objetivo de evitar que tragédias decorrentes de seitas divergentes ocorram tragédias que continuam hoje em dia é o que mais acontece aí a torto e a direito sabendo que essas leis puniam herges basta que você se pergunte o que que acontece com os herges modernos com aquelas pessoas que batem de frente com o Dogma agora não com o Dogma da igreja que não é mais a autoridade terrena agora com o Dogma do Estado democrático
de direito se você acha que a democracia é a única forma de governo possível e qualquer tentativa de discordar da democracia te faz um bandido que merece ser preso então você tem um dogma um dogma político e você apoia a caça as bruxas das pessoas que discordam do seu Dogma político e tá tudo bem Toda a sociedade tem seus dogmas toda a sociedade tem suas heresias e toda a sociedade tem os seus tribunais inquisitórios Toda Toda o que vai mudar é a forma que você vai conduzir esses processos Não se sinta tão mal assim por
ser uma pessoa que persegue herejes e pra segunda pergunta a resposta também obviamente É sim porque acreditava-se na época em que as bruxas foram caçadas que elas tinham poderes de fato de alterar o meio no qual elas estavam para causar danos físicos a bebês a casais a plantações inteiras a levar a fome daquela sociedade de uma forma muito abrupta então elas eram poderosíssimas elas tinham uma capacidade ali de causar estragos tremendos e hoje nós continuamos acreditando que aqueles que causam danos às outras pessoas precisam ser punidos nos termos da lei o que mudou foi a
forma que isso acontece a gente não coloca mais ninguém para queimar na fogueira mas as pessoas são presas as pessoas são torturadas na prisão tudo isso continua acontecendo se você de novo achasse que uma velhinha rezando na frente de um pneu tivesse o poder de subverter o estado democrático de direito pela simples força do pensamento porque ela não tem uma arma ela não tem um tanque ela não tem um canhão ela não tem exército nenhum atrás dela ela somente com a força do pensamento a força da oração ela tem a capacidade de subverter o estado
democrático de direito Muito provavelmente você a colocaria na estaca ou na estaca moderna que é sei lá uma prisão qualquer mudam-se os fatos mudam-se a forma de enxergar esses fatos mas as leis continuam eternas os princípios continuam eternos veja bem e nós podemos ficar aqui o dia inteiro a gente pode ficar o dia inteiro identificando os princípios universais que não mudaram ao longo do tempo na verdade acadêmicos fazem isso o dia inteiro estud do direito comparado fazem isso o dia inteiro mas acredito que já foi suficiente para te dar uma pelo menos uma convencido colocar
uma sementinha aqui na sua cabeça para que você faça uma investigação um pouco mais profunda e bom falta aí então a a gente te convencer que essa lei é universal porque tá bom dora essa lei é transcendente beleza beleza tá tudo bom essa lei é eterna tá tá vai lá você me convenceu um pouco vai você me convenceu mas esta lei é universal obviamente não pode ser uma lei universal porque vamos lá os países islâmicos cobrem as mulheres da cabeça aos pés elas são eles são uma teocracia Ah tem a acharia a apedrejam mulheres jogam
lgb x do prédio como você tá me falando que estas mesmas pessoas TM os mesmos princípios de justiça que eu que moro na Rua Augusta da da Avenida Paulista aí Aí você forçou barra aí não dá não dá para colar contigo né aí a gente vai ter que pensar em uma outra solução eu não só digo que eles compartilham dos mesmos princípios de justiça que você como Ah eu eu te digo que assim como você é limitado mentalmente para entender uma lei eterna e uma lei transcendente todos os homens são limitados para capturar essa lei
transcendente então é óbvio que nessa tentativa de capturá-la divergências acontecerão e é óbvio que nenhuma civilização chegou perto de estar 100% ah coincidindo com o que é ess o que é o verdadeiro princípio de justicia e jamais estará Porque jamais nos nos transformaremos em algo transcendente eterno e mutável o seu tempo de vida é diminuíssem você depende quem com quem que eu tô falando mas vamos lá vamos pegar a média você vai viver 80 anos o que que é 80 anos perto da história do mundo você é mortal e como diria o diabo lá do
livro soviético o mestre Margarida você é mortal Mas o problema não é que você é mortal O problema é que você é subitamente mortal a gente tá aqui conversando amanhã a gente não pode estar conversando mais então imagine a dificuldade do homem para poder bolar aí racionalmente o que está mais próximo ou não desta lei natural óbvio que civilizações chegarão mais perto outras civilizações estarão mais afastadas grupos de selvagem estarão longe mas muito longe do que a verdadeira lei natural porque você precisa fazer o exercício da razão e mais do que isso você precisa ter
o apoio da tradição sem o apoio da tradição é impossível sem o apoio de pessoas que pensaram junto com você durante 5000 anos precisa ter desenvolvida escrita por exemplo para deixar as coisas escritas ah óbvio que haverão haverá desculpa haverá divergências entre os códigos humanos Mas esta lei continua sendo uma lei ah Universal e de novo a pessoa se dedicando aí durante a vida inteira para capturar esses mesmos princípios e identificando que você encontra os mesmos princípios na China encontra os mesmos princípios na Índia encontra os mesmos os princípios em Roma na Grécia na Europa
de uma forma geral às vezes civilizações que não tiveram contato entre si de forma alguma ao ler os escritos deixados por Confúcio você percebe que são parecidíssimo com os escritos deixados por Platão e por aí vai tá tem compilados e compilados de pesquisadores que já fizeram Esse estudo e que o fizeram até a exaustão daí para você concordar comigo pelo menos começar a concordar comigo Ah nessas quatro categorias né que é uma lei racional que é uma lei transcendente que ela é uma lei eterna é uma lei universal nós já Ah podemos começar a nossa
discussão enca enhar na nossa discussão sobre o estudo da Lei natural veja bem engatinhando no estudo da Lei natural aí a nossa conclusão óbvia para aquela pergunta que nos Fizemos lá no início da nossa discussão né então será aqui uma decisão judicial pelo simples fato de ser uma decisão judicial deve ser cumprida a resposta obviamente É não mesmo que esta lei judicial esteja em consonância com as leis de um país se essas leis desse país forem injustas são leis que não devem ser cumpridas se você estivesse vivendo lá no período da escravidão tô falando Brasil
atual tô falando lá do período da escravidão veja bem se você estivesse vivendo lá no período da escravidão você teria o dever moral de se opor à escravidão se você conseguisse raciocinar a injustiça dessa escravidão independente das leis independente das decisões judiciais você estaria certo ao se opor aquela situação por aí vai né Você pode começar a pensar em várias situações injustas que envolvem ISO que eu tô falando com vocês indicação de leitura vou deixar a bibliografia aqui no na descrição do vídeo eu não né O estagiário vai deixar porque eu sempre esqueço e proposta
de leitura mais aprofundada é o livro que eu venho recomendando H pelo menos 3 anos aqui neste canal e que eu particularmente já ali cinco vezes e entendi somente 1% é o direito natural e história do Leo straus eu espero que vocês tenham gostado e até PR