e eu tenho uma reflexão para você os jogos de hoje em dia são mais fáceis ou mais justo Pensa aí e no final você me dá sua resposta eu tava lá na Aurora dos tempos quando isso tudo começou eu vi com esses olhos eu vivia saia vou te dizer que os jogos antigamente provavelmente deixaram muita criança doida traumatizada talvez muita gente nem gosta de videogame hoje em dia até parece pegar o jogo mais difícil que tinha só se ferrava não Zerou durante a infância inteira e até hoje gosta vídeo game tô aqui assistindo esse vídeo
porque que os jogos antigos eram tão difíceis né quando a gente vai lá no passado o que vem em primeiro lugar antes da coisa caseira mesmo que foi popularizada eram os fliperamas eram os arqueiros aqui no Brasil e da levou um tempo para chegar mais nos Estados Unidos no Japão já tinha bastante coisa isso porque o no ocidente eu não sei exatamente no Japão mas no ocidente cara já tinha uma cultura bem e não se Audi jogos de pinball mecânico né que você ia no bar e a gente já vai aquele pinball que não era
um software não era físico mesmo você jogava nesse cenário os fliperamas surgiram e os fliperamas e eles têm um único objetivo a parte de toda a sua nostalgia que eu também tenho daquele tempo maravilhoso tirando isso a realidade é que o objetivo da pegadinha tudo bem Toda empresa qualquer produto tem esse objetivo as fliperama diferentes os jogos eram extremamente difíceis colocarmos numa alta dificuldade e você pagava pelas vidas ou continues tentativas X1 comprando lá a a fichinha no seu Almir E aí e a lá no ar que ele colocava ficha no fliper né e é
lá e às vezes você tinha sorte de algum bombado vim colocar um Player 2 e você perder todo o seu avanço lá no joguinho esse contexto todo dos jogos de Fliperama foram levados para os primeiros com o que não tinha uma potência dos arquivos da época mas já tinha sua dificuldade então para contextualizar isso mais ainda um quebrar aquele mito do jogador japonês que joga muito bem lá os jogos eram mais fácil não todos absolutamente acaso sim jogos lá eram bem mais difíceis mas vários dos jogos que são aqui ser lembrados como os jogos difíceis
como o belo touros ca Silvânia três Ninja Gaiden eram mais fáceis no Japão porque a mesma questão de dinheiro não existe cultura de aluguel de fita no Japão para você compra o jogo e um abraço aí eu esqueci de comentar além de não tem a cultura de aluguel no Japão por muitos anos alugar jogos no Japão era crime que não acidente a locadora eu não vou tá difícil amor de novo o garoto todos ele foi muito mais dificultado no Japão você começa com mais vidas e mais continue tem menos inimigos o chefe são mais fáceis
o Castlevania 3 tem partes que não tem que as Malditas medusa voador um lugar bem mais suave forma que você é não tem tanto problema conhece o cachorro Vânia três além do tétano problema e ele é melhor porque ele tem lá o chip sonoro a trilha é muito melhor Joseli As duas são realmente diferentes japoneses em comparação três jogos eles tinham que render aluguel era um investimento que o dono lá da Blockbuster já fazendo então esse jogo tinha que do ao máximo possível Às vezes você alugava na sexta devolvendo a segunda e você tinha dois
dias aí para finalizar esse jogo e essa é uma das razões que os videogames eram tão difíceis além dessa dificuldade programada proposital ainda tinha esse Outro fator você tinha que entregar rápido você tinha que devolver aqui é vezes o jogo quanto mais antigo for eu tinha password não tinha bateria de servir ou pior jogos que salvavam mas a bateria tava zuada eu passei isso com Chrono Trigger em aproveitando que a gente falou no Japão um dos jogos que era mais difícil lá e aqui era mais simples não necessariamente fácil mais simples era o o armário
bronze 2 que aqui convencionou-se chamar los levam na coletânea Super Mario all-stars no Japão Esse foi o segundo jogo ele não veio para cá e uma série de razões né algumas delas é porque o jogo é realmente muito difícil ele era muito mais uma expansão do Super Mario Bros né o primeiro Acho lá só vou em dos videogames é uma versão atualizada de um pouco maluca eu diria um pouco doido não ia dar certo alguém colocou a mão na cabeça pensou meus não vai dar certo fez uma análise de cenário da época né porque por
essa coisa do jogo parecido jogo zuado já tinha ferrado bastante você dente com os videogames aquela época coisa com Super Mario Bros só vou então para cá veio Super Mario Bros 2 e o e sei que está longe de ser um jogo fácil mas eu pessoalmente eu acho ele muito melhor e mais fácil do que o nosso leva os lá japonês e é isso tudo que eu chamo de dificuldade artificial são dificuldades que são criadas de forma de necessário tudo bem até que em certo ponto da história poderia permitir você não salvar um jogo mas
poderia colocar um password poderia ser gigante que nem eu passo o óleo do internet no Superstar Soccer lilás Claro não tem problemas no desespero é melhor do que nada é isso movimentou a economia das lojas de caderninho afinal de contas Tilibra está sorrindo até hoje tem jogo que não tem simplesmente porque que te ferrar a vida e falta Check Point Às vezes você tem três vidas perde as três volta o mundo inteiro isso quando você não volta o jogo inteiro que você vai querer jogos ali na década de 80 jogos de Vamos botar assim cara
86 89 88 um período muito específico que tanto os arqueiros quanto os consoles caseiros são cheios jogos difíceis e se explica por que que eu não entendi não tem duas fases ele tem a fazer o dentista que tem jogos mais elementares e ele tem a fase anos 90 que faz finaleira do console que tinha jogos ali que tinha uma capacidade azul berante é um jogos que praticamente é um super nintendo em qualidade em monte de jogos ficaram esquecidos como de que tem os dois na época porque saíram muito tarde então não entende ele tem esses
dois lados o Master System passa por isso também o Mega Drive passa por isso também quando que o PC and um outro console que mostram muito mais do passado porque ele é muito mais atrelado aos arqueiros das antigas e se você for pegar um fliperama Economy por exemplo nos anos 90 você tinha o tortuoso em time contra o braço então sete raiders que apesar de serem jogos difíceis você pode tornar a ficha que você finaliza agora você vai jogar um jogo chamado nx5000 dos anos 80 da Konami e você me fala como é que foi
a sua experiência ou seja os jogos ali do final dos anos 80 eram muito mais difíceis isso dos ar quente perpetuou muito nos consoles daquela época era um estilo daquele tempo Outro fator da questão dentista que os jogos eram muito curto eles precisavam então se artificialmente alargadas eu vou te dar um exemplo prático Dragon Quest 11 uma represa revolucionário ela não conhece a minha franquia de jogos favorita e o primeiro dragão com eu fiz 10 eu fui ao vivo com o personagem no level máximo vocês era o jogo em Coisa de duas horas mas se
você for jogar o game no natural uma lá começa a Farma até o nível 5 vence um chefe fica mais duas horas farmando aí vai para outro chefe cara você chega até umas dezesseis horas até talvez 20:16 horas sabendo para fazer 20 horas sem saber o que fazer quem os jogos além de terem que ser alargado E aí entra o lance de grindar ganhar level tem o ponto também que alguns jogos eram super crípticos que eu quero dizer com crítico Você não sabe o que fazer se o pifou por exemplo nos pesadelos da minha vida
você tem que pular em lugares específicos para desbloquear uma chave Como que você vai saber disso não tenho indicador e que você vai encontrar muitos jogos assim no entendi entendi o campeão disso muitos jogos crípticos e vários desses jogos eles também tinham um objetivo financeiro eles queriam vender guias a nossa época Detonado almanaque revistinha de macete revestindo de truque né the password Games o mapa do Playstation eram coisas boas eram coisas que todo mundo queria ter não era aquele estigma que tem hoje em dia das pessoas poucas tá usando o macete na parada você Tá
passeando login o cara não tem aquela coisa boa porque no Japão tem uma cultura fantástica de vender guias com todo Detonado do jogo em história dos personagens dos lugares então muito jogo foi orientado pensando nesse comércio paralelo digamos assim e no ocidente isso ficou a cargo das revistinhas de videogame né Como entendo o pau nos Estados Unidos ou a super game Power aqui no Brasil entre outras memoráveis que eu tenho uma coleção enorme você pega tudo isso que eu te falei e mistura com uma tecnologia que não tinha o arrojamento que foi cedo e querido
ali nos anos 90 até tem uma ideia de como que a coisa poderia ser complicada antigamente É certo que a maioria dos jogos a lugares Ali pela criançada naquele tempo nunca foi zerada e naquela época numa indústria que tava com o que várias empresas estão aprendendo a fazer e várias outras empresas podiam fazer seus próprios consoles vídeo com mesmo anos 90 com CDI 3D o nele da Panasonic e outras empresas né ou se ele é philips o PlayStation da Sony que vingou tantos consoles ali você tem uma ideia ainda mais como você fazer uma comparação
com hoje em dia que é raríssimo alguém ter bala para fazer um videogame consome jogos então ficou complicado porque ela é para você imaginar crianças ali estava começando a maioria era coisa era a ideia não é porque aquela coisa de criança hoje a ideia que é de adulto também porque aquelas crianças que cresceram Netão criança não ia conseguir ver aquilo não só porque falta coordenação motora talvez falta cérebro para isso porque são crianças mas tem Outro fator também né alcinha desliga o vídeo game podia cara criança não podia vir à noite jogando não tinha shipments
na Steam conquistas para conseguir criança desligar vídeo alguém para ir para escolinha e amanhã tinha que recomeçar o jogo todos não tinha passou a gente ficava nesse ciclo isso quando jogava no dia de semana quando eu tinha o cartucho fim de semana era hora regrada também tem que fazer dever de casa tinha que varrer quintal não finalizada também isso era um fator Extra é garantido que a grande maioria dos jogos não foram gerados e é importante frisar que os jogos difíceis são os mais lembrados muito mais lembrados do que os passos né humano meio que
não respeita jogo fácil pensa e contigo e esse era o cenário faltava expertise faltava visão do que era exatamente videogame é uma coisa meio séria meu brinquedo era algo novo tava mais estabelecido no Japão mas o acidente levou um tempo para pegar isso e o acidente ele foi muito melhores jogos de computador o que de console o Japão foi Pioneiro quando se trata de videogame caseiro né cara pelo amor de Deus você compara a maioria dos jogos japoneses ele era muito melhor e tem uma coisa um outro peso aí que pairava no ocidente mas é
a previsão de coisa para criança de falta de arrojamento de tecnologia que eram as licenças você imagina um filme que tá fazendo sucesso é uma linha de brinquedos que que as empresas fazer um gastava uma grande enorme no é grande parte do orçamento adquirindo a licença mais não tinha gente para fazer aquilo direito não sabia do que se tratava e fazia às vezes qualquer coisa porque aquilo venderia pelo valor de face pelo título pela imagem da capa do jogo é uma porcaria é por isso que o jogo de filme de tudo Máquina Mortífera e tantos
outros sempre foram uma bosta e rara você encontrar um jogo até que tenha a ver com o filme ou linha de brinquedos em questão e os videogames antigos foram certamente assolados por isso incêndio parâmetros da indústria atual era chicote no lombo esse inclusive foi uma das razões que levaram que combinaram ao caos do Grand e teve Atari é porque pouco tempo para produzir tinha que lançar você congruente com um time de marketing de acordo com filme ou seja lá o que for um conteúdo ruim era gerado isso tudo com um monte sacrifício de desenvolvedores e
no final não agradável ninguém mais vendia era meio que uma enganação Por isso que eu digo que às vezes fliperama igual porque ele faz os jogos praticamente impossível para pegar dinheiro em algo semelhante aconteceu com os videogames mas é visível que a indústria evoluiu não só tecnologicamente mas não jeito de sugerir que se você pegar um jogo de 1985 um jogo de 95 diferença é bem grande aqui a parte que se você pegar um jogo de 2005 por um de 2015 a diferença não é tão grande assim você tem ideia de como era um velho
oeste naquela época como estava tudo correndo rápido e fica aquela sanha de mostrar o futuro né tão tinha os periféricos estou a linha e era o mouse em ar a bazuca e era o óculos 3D e era o tapete resultado é uma tecnologia meio do início moleque aqui grudar o ar minha lá na tela da TV senão não consegui não conseguir avançar no de canto tão isso acaba fazendo o jogo um pouquinho mais complicado de necessariamente porque tinha lá o brinquedinho de disparar e um super scull era o Plano Perfeito até hoje a gente meio
que vive nessa coisa do jogo render só que eu uso de formas diferentes as formas que ainda estragam os jogos não em todos os casos mas acaso Se você certamente já jogou alguns é o jogo que desnecessariamente esticado porque não pode ser curto tem que render né é um game cheio de Quest chata de colecionáveis que ninguém liga de coisas isso até hoje é problemático aquela época eu acho que você tinha que alugar né eu tinha que comprar logo físico na loja essa necessidade ainda existe isso não é um problema que foi resolvido ainda que
quando a parte artística se choca com a parte de negócios a minha opinião sincera mesmo é melhor o jogo ser curta e bom do que encher linguiça e vê lá pô o time toda essa evolução mas se você pensa que PlayStation por exemplo o game boy de vans no Playstation 2 eram consoles compõem os jogos muito mais fáceis você se engana o PlayStation por exemplo ele é um dos consoles que tem mais jogos na biblioteca e também que tem os jogos mais difíceis a maioria dos jogos complicados o PlayStation ocidentais como os contras que saíram
por PS1 são dificílimos Nightmare Creatures lembra desse eu quero o grande negócio do Playstation 1 era um RPG mas os outros jogos é um dificílimo e aí alguém dirá que os jogos antigos eram muito melhores porque eram mais difíceis a cara até que ponto foi divertido você ficar preso naquela fase final do Ninja Gaiden quando você perde para o chefe volta tudo o jogo quebra as próprias regras Será que todos os game over foram tão bons assim eu diria que muita gente tem essas opiniões porque disseram esses jogos com seus dentes que não há nada
de errado às vezes foi enfrentar esse jogos é natural vou te contar uma rápida história foi o quarto no mundo a finalizar o kilbert se você acompanha o canal tu sabe disso que é uma história velha já que o Grid é um jogo que por muitas décadas nenhum jogo de nintendinho lá dos anos 80 e foi considerado um número possível de zera eu foi a quarta pessoa no mundo que gerou esse jogo com provas ou seja o Gameplay inteiro gravar aquele jogo conseguimos tem que teria durado 25 minutos no máximo aquele jogo é aquele look
Alberto The Sims levou um mês precisar sendo jogado praticamente todos os dias por longas horas foi muito sofrido a coisa é doida aí eu falo aquela reflexão lá do começo da nossa conversa os jogos de hoje em dia são mais fáceis ou juntos depois de saber o relembrar tudo isso que a gente conversou aqui que que você acha Eu acho que os dias jogos mais fáceis porque as necessidades do mercado são completamente diferentes Às vezes o jogo ele quer passar uma experiência um momento de prazer e também sou mais justo porque por exemplo Dark Souls
é um jogo muito difícil mas ele é justo você não pode dizer que ele é justo você se tiver a paciência de Cora e eles fizeram acho que ela evoluiu muito em indústria nesse sentido evoluir um monte ainda queria um livro dos jogos difíceis como aquele ar subir pedra aqui é aquele lá eu penso que fomos para um caminho bom e várias dessas questões foram resolvidas E aí eu te convido a pegar aquele jogo que você nunca conseguiu zerar e tentar finalizar ele hoje em dia nem quê eu aconselho state para se vingar disso tudo
que fizeram contigo faz uma listinha aí e o finaliza todos aqui em jogos que lá no passado de finalizar boa sorte