QUEM SOMOS NÓS? | Friedrich Nietzsche por Scarlett Marton

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Quem Somos Nós?
Esta semana, o Quem Somos Nós? tem a honra de receber Scarlett Marton, professora de história da fil...
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existem certos indivíduos que T uma constituição Fisio psicológica tão doente que eles precisam da religião é aí que ele justifica a existência justifica nesse sentido justifica no sentido de não é tão ruim assim então sentido não no sentido de que porque ela pode fazer bem para algumas pessoas nesse sentido no sentido de que algumas pessoas precisam realmente de venenos [Música] Oi pessoal começa agora mais um Quem Somos Nós o programa para quem tem prazer em conhecer você pode ouvir todas as conversas sobre a natureza humana desses últimos 3 anos no território vri Dorado no casa
do Saber no quemsomos n.com.br ou ainda no podcast A partir dessa série você pode também assistir o Quem Somos Nós em vídeo nós vamos conversar com grandes pensadores como Foucault Freud Shakespeare e muitos outros incorporados pelos maiores especialistas brasileiros em cada um deles como Osvaldo jacoia Cloves de Barros Filho Luis Felipe Pondé E por aí vai aqui com a niet na pele da professora Scarlet [Música] Marton Quem foi niet foi um filósofo da suspeita que quer dizer isso de mais nada porque ele nos convida a colocar so suspeita a suspeitar portanto das nossas crenças nossos
preconceitos das nossas convicções de tudo aquilo em que a gente acredita mas ele suspeitava da gente também ou seja da natureza humana Ah sem sombra de dúvida é ele suspeitava da natureza humana e ele suspeitava dele mesmo inclusive porque a diferença de outros filósofos que são filósofos dogmáticos que chegam a verdades últimas e definitivas niet tem um pensamento inteiramente experimental ele vai fazendo experiência com o seu pensar então ele mesmo também tem de colocar sob Suspeita não é o que ele pensa o que ele pensa a cada estado atingido ele precisa desconfiar desse estado para
prosseguir o que faz sentido né No final a gente pensar como como evolução de vida pessoal mesmo né quer dizer a gente tem um a gente consegue a cada momento da vida ter um pedaço de compreensão né aquele pedaço não serve para depois você precisa suspeitar desse pedaço é um é um bom uma boa palavra essa né o livro que você fez com sobre isso aqui na casa inclusive eh suspeitar disso para poder andar paraa frente agora ao mesmo tempo el parece um pouco angustiado isso não é não é divertido é ele via como divertido
Você acha ou ele via como angustiado eu tenho a impressão de que as coisas elas vêm juntas de uma certa maneira nós é que temos o hábito de separar sim e não verdadeiro e falso certo e errado prazeroso desprazeroso etc tem impressão de que niet propõe uma outra maneira de pensar em que não existem tantos dualismos na verdade não existe nenhum dualismo porque um é também o outro de alguma maneira então pode ser divertido e angustiante ao mesmo tempo na verdade é divertido na medida em que nos faz pensar Ir Além e de alguma maneira
Pode ser angustiante na medida em que nós temos de abandonar uma posição já conquistada o que também é verdade o que também é agora vamos lá então assim a base do raciocínio do niet eu sei que a gente vai simplificar isso porque são muitos anos de estudo para chegar aonde você tá mas assim a base do raciocínio dele é o que interessa é a vida mais ou menos assim não é isso assim eu tô resum de um jeito muito grande mas assim a vida é o que interessa Exatamente isso e todo o resto é bobagem
pois é agora nós precisamos nos entender sobre o que significa vida vida do ponto de vista dele o que que é viver pois é viver é sempre um processo Não há nada de estável nós podemos pensar até num outro filósofo da antiguidade er Não Se Pode banhar duas vezes nas águas do mesmo rio não é porque tudo é movimento budismo é assim também não é um pouco eu tenho impressão de que a ideia de impermanência que nós encontramos no budismo Pode ser sem dúvida aproximada de algumas concepções em niet mesmo porque niet tinha amigos que
estudaram budismo ele mesmo leu a respeito etc nãoé era alguém que conhecia e budismo estava estava em Foco no século X não po po o próprio shopenhauer estudou bastante passou por aí são caminhos que eram caminhos trilhados digamos de uma maneira bastante comum no século XIX e por niet em particular porque nietz ele foi filólogo de Formação ou seja o que que ele aprendeu o que que ele estudou o que que ele estudou na universidade Ele estudou a filologia clássica ou seja vamos restabelecer os textos dos antigos gregos né que haviam se perdido lá atrás
e depois perdido lá atrás os árabes recuperaram né is sim e os alemães fizeram algo extraordinário no século XIX nessa direção inclusive os textos dos pré-socráticos dos filósofos lá do século vi vi antes de Cristo na na antiga Grécia esses textos que nós estudamos ainda hoje são organizados foram organizados pelos alemães do 19 então niet estava aí dominando uma disciplina não é que era uma disciplina em pleno em pleno essor em pleno sucesso naquele momento naquele momento então ele tinha amigos inclusive que eram orientalistas Ele estudou os gregos mas um amigo muito próximo Paul deen
por exemplo estudou estudou o textos em sânscrito de sorte que ele tinha conhecimento do budismo então vida para ele era vida voltemos à vida a vida é é antes de mais nada não é nada estático Não podemos pensar desse ponto de vista a vida como alguma coisa que a gente tem não não é bem assim a vida é puro movimento nós passamos de um estado a outro permanentemente e a vida é luta isso é interessante porque não é uma luta externa não é a luta entre eu e as pessoas que me cercam é a luta
interna é a luta entre as minhas células entre os Meus tecidos entre os meus órgãos é a luta é a luta entre os meus impulsos Não é vamos falar em impulsos mas tem um objetivo essa luta não tem ahã não tem é é porque é ou seja porque eu tenho desejos posso usar essa palavra afetos não tenho energia sei lá energia força força energia impulso que disputam dentro de mim que em algum momento tem um vetor para cá uma resultante para cá outra hora resultante para cá é mais ou menos isso perfeitamente isso seria viver
isso é viver sem controle Ele acha que a gente tem algum controle sobre isso não nenhum não ou seja não eh na verdade nó a razão não existe a razão é um desses impulsos é e que não é não não é maior do que os outros não tem uma força equivalente vamos dizer assim é na verade então às vezes elas sobrepõem às vezes não às vezes isso às vezes aquilo vez perfeitamente é a a razão é um desses impulsos na verdade nós somos uma pluralidade uma multiplicidade Nós não somos uma unidade E se nós pensarmos
no corpo físico Inicialmente nós vemos isso né as nossas células elas estão eh surgindo e desaparecendo permanentemente portanto vida e morte estão muito Associados e nós voltamos à aquilo que nós conversamos pensávamos de início não há uma separação tão distinta entre o que é agradável O que é desagradável as coisas se acham muito [Música] [Música] embricamento então num determinado momento eu posso ter um impulso o impulso ele é sempre Fisio psicológico porque não temos a distinção entre aquilo que é físico e o que é psíquico não é não temos a Ciência Hoje caminha um pouco
por aí né na medida em que o cérebro eh de alguma maneira nos antecede naquilo que a gente vai escolher né ã ela passa por aí ela esbarra nesse tipo de coisa quando a gente fala em em doenças psicossomáticas de alguma forma estamos trabalhando um tanto nessa direção eu não diria exatamente segundo que passa perto mas estamos pensando nessa direção que não há essa separação tão Evidente e enfim entre o corpo físico e atribui essa quantidade de energias ou de impuls da qual nós somos formado ou ele ignora essa questão assim tá bom a gente
é um monte de coisa se debatendo lá dentro de vez em quando um ganha de vez em quando outro ganha e isso sou eu tá certo ou somos nós eu como nós tá certo muito bem mas por que eu sou assim ele passa por isso por que que nós somos assim pois é as tentativas de explicação que que nit vai nos dar elas são muito elas estão muito ancoradas no momento em que Ele viveu estão muito ancoradas no século XIX estão muito ancoradas enfim nas leituras que ele fez e nas tendências nas correntes de pensamento
da época e tá datado você acha isso significa que é tá datado eu tenho a impressão de que depende do ângulo depende da perspectiva não é com que nós enfocamos a questão Eu acho que eu penso que existe no pensamento niano uma tal força eu diria até força vital porque não já que estamos falando de vida não é uma tal força vital que eh transcende o século 19 eu diria que em nietz há aspectos que são realmente datados e no limite até rebarbativo quando nietz está flertando com as leituras científicas que ele faz enfim Ele
leu muito enfim eh biologia da época física astronomia etc né E aí já caminhamos então quando vamos por essa via é até um tanto rebarbativo isso nos auxilia a compreender Talvez um pouco melhor o que ele pensava mas talvez não nos talvez não nos auxilie a nos compreendermos sem dúvida e existe um outro aspecto então há ess essa perspectiva que é uma perspectiva Adada eá uma perspectiva na filosofia niana que eu diria que é para utilizar um termo de que ele se serve com muita frequência que é uma perspectiva extemporânea essa perspectiva extemporânea é aquilo
que no meu entender faz com que o pensamento de Nite esteja ainda hoje no centro da discussão filosófica então e aí dessa perspectiva Qual que é a explicação dele Da gente ser esse tumulto de energias dessa perspectiva mais extemporânea é bom antes de mais nada eu tenho a impressão de que há um o que nós dizíamos há pouco não é há um aspecto importante que vale a pena ainda uma vez ressaltar que é a questão do processo do movimento do vira serer uhum sem ponto de chegada etc né Há um outro ponto que me parece
interessante também é a ideia de que eh nós somos parte do mundo isso não significa fica unicamente que nós que nós fazemos parte do mundo mas que nós somos somos o mundo Nós somos o mundo também também na verdade não existe separação entre natureza e cultura homem e mundo e daí por diante assim como não há separação dentro do próprio homem entre razão e paixões há pouco nós conversávamos O que é a razão é uma paixão é uma fé é um impulso uma dentre outras né Bem e o que é o mundo o mundo é
uma pluralidade de forças eu tô trazendo aqui o termo força mas são as forças que também constituem o ser humano no caso do ser humano nós podemos dizer impulsos mas bom podemos usar forças não é funciona É uma questão aí apenas de de eh eh de terminologia né enfim se usa para o homem impulsos para o mundo forças ele usa sim niet usa dessa maneira bem isso nos faz pensar na nossa situação aqui no mundo e qual é a nossa situação no mundo bom antes de mais nada a partir do momento em que nós somos
parte do mundo Qualquer gesto ou atitude que nós venhamos a fazer altera o todo podemos usar uma palavra em voga nós estamos diante de um pensamento holístico Porque qualquer realmente comportamento meu altera o conjunto o universo altera o universo pensando na verdade que este universo não é um universo Que nós conhecemos que é um universo Indefinido indeterminado etc infinito é uma concepção muito grega de mundo como um todo finito e fechado e daí faz sentido o olismo se eu mexo aqui eu altero lá eu altero tudo a partir daí dá para nós pensarmos um tanto
o que significa a nossa situação hoje no mundo eu tenho impressão de que a Ecologia todo o pensamento Ecológico que vai surgir que vai surgir aí na década de 80 sobretudo não é sustentabilidade né o conceito de sustentabilidade que as coisas tem que ter um equilíbrio que se você prejudica aqui prejudica Tudo e etc Esse é é um raciocínio que tá ficando cada vez mais mais claro sim né estamos todo mundo no mesmo barco estamos se a gente não tomar cuidado vamos afundar todo mundo junto não é isso é mais ou menos isso perfeitamente não
é perfeitamente eh tem uma uma outra coisa ele é conhecido pela frase de que Deus tá morto e ele é um cara que teve uma uma formação Luterana o pai dele era pastor ele ia ser Pastor não é isso então me conta um pouquinho esse processo porque é meio pop essa história dele assim pop que eu digo porque você tira né do contexto fal ele matou Deus e tal conta pra gente um pouquinho esse processo primeiro interno dele para onde ele chegou daí um cara que ia ser Pastor e mudou de lado vamos dizer assim
tá certo e também o que que é o significado dessa morte de Deus de Deus perfeito é na verdade niet vem de uma família Luterana tanto do lado do Pai quanto do lado da mãe o pai morre bastante jovem aos 36 anos e niet está destinado evidentemente a ser Pastor como pai a partir daí ele a viúva nietz a mãe a mãe vai com os filhos o próprio frieder o nosso filósofo e a irmã dele a Elizabeth se muda etc porque não tem condições de permanecer na paróquia em que viviam se muda para uma outra
cidade onde está radicada a família dela e niet vive ali nesse meio e niet vai estudar numa escola bastante renomada com uma bolsa de estudos a família não tinha lá muitos recursos disse que ele é ótimo aluno é verdade isso excelente muitíssimo bem comportado muito bem comportado ao contrário de tudo o que aconteceu depois na vida dele porque ele era mal comportado depois não é isso eu tenho a impressão de que ele é ele era bem comportado e mal comportado depois ele era mal comportado do ponto de vista das ideias do ponto de vista aar
em tudo que existia né como uma metralhadora giratória na verdade não é a ponto de de escrever num determinado momento eu eu não sou um homem eu sou Dinamite né e por outro lado Os relatos que nós temos dos amigos das pessoas que conviveram com ele etc são relatos de um homem extremamente cordial muitíssimo polido etc né que é interessante é muitíssimo interessante temos aí impulsos né então vamos voltar ele é o cara lá o bom aluno bom aluno excelente aluno bem comportado religioso né podemos chamar assim pelo menos até Essa época sim eu acho
que de uma certa maneira Mas religioso também muito a partir da leitura dos livros eh sobretudo a partir da leitura dos livros do que a partir de uma atitude devocional não sei se eu me explico aqui eu não entendi é é religioso no seguinte sentido Claro é alguém que está que conhece muito bem os Evangelhos que estuda nessa direção mesmo Ah mas ele não era um devoto não eu tenho a impressão de que não Ah então ele não era então ele seria pastor porque tinha que ser que er moment acho partir de um determinado momento
ele aí depois ele tem a crise da adolescência né isso vai se dando aí ele entra com 12 anos na schulp forta nessa escola renomada a partir daí entra em contato com toda a cultura humanista não é aprende ltim sim grego etc e tal a literatura a história e tudo aquilo que se possa imaginar E vai abandonando a parte Mística vamos dizer assim devocional devocional é devocional né Eh devocional sim porque eu acho que nem a família não era Mística exatamente era uma família enfim ali ligada ao ao luteranismo mas daí a matar Deus levou
um certo tempo ele teve de fazer alguns enfim teve de tomar segundo ele mesmo diz não é por vezes algumas alguns percursos teve de fazer alguns percursos equivocados para chegar lá que significa isso eh isso significa o seguinte que ele foi estudar filologia como nós dizíamos não é então ele foi fazer um estudo sobre os textos gregos dos antigos gregos ok que não era exatamente o que ele queria fazer ele gostava muito de música de poesia não sabia muito bem para onde ir era para pagar conta é isso que ele fazia isso ele precisava escolher
alguma coisa e ele escolheu a filologia porque enfim como nós dissemos também H pouco conversamos a pouco a filologia era algo que estava muito em voga naquele momento e tudo mais muito bem Foi um excelente aluno a tal ponto que aos 25 anos o o professor que o formou Rich o indicou para uma cátedra na universidade da Basileia e ele se mudou paraa Suíça e ficou 10 anos na Suíça mas já de uma certa maneira esses traços de irreverência começaram a se mostrar hum ele foi abandonando a filologia através da leitura dos filósofos gregos antigos
ele chegou à filosofia porque eram filósofos gregos não é antigos ele chegou à reflexão filosófica e já de uma se assumiu como filósofo irreverente sim se assumiu como filósofo ele deixou textos de filologia quando ele era estudante várias coisas Ele publicou naquela época dado brilhantismo não é deste discípulo de um eminente filólogo alemão de um eminente helenista alemão e depois ele abandonou a filologia e foi se embrenhando na reflexão filosófica a vida é uma Quest foram os gregos que mataram Deus para ele então nesse sentido a medid os press socráticos né que mataram esse raciocínio
dele de Deus da necessidade do raciocínio de Deus podemos pensar nessa direção sem dúvida e daí Nós lembramos até de uma frase de um dos primeiros gregos Thales de Mileto do século vi antes de Cristo que diz tudo está cheio de deuses né então é é o paganismo que vai atrair ní de uma certa maneira e enfim e a partir daí a partir da sua própria reflexão ele é levado à ideia de que Deus está morto e aqui é muito importante nós falarmos A esse respeito porque esta ideia ela vai surgir vejamos niet nasce em
44 1844 em 1869 com 25 anos ele está eh na universidade da Basileia dando aula em 1878 10 anos depois de professor na universidade da Basileia devido a vários problemas de saúde podemos voltar a esse ponto num outro momento Nietzsche Entrega a sua carta de demissão abraça uma vida errante muito bem em 81 82 vem a ideia de que Deus está morto pela primeira vez num livro intitulado H ciência e depois ele retoma esta ideia em assim falava a zaratustra e daí por diante e o que significa isto bem antes de mais niet está lá
continua flertando com os gregos sem sombra de dúvida por quê Porque no entender dele com Sócrates e depois ainda de forma mais vement com Platão nós temos uma uma duplicação de mundos nós temos este mundo em que nos encontramos aqui e agora em um outro inventado o mundo ideal né o mundo inventado nesse sentido mundo ide mundo das ideias o mundo temos este aqui que a gente é obrigado a viver e um que Seria maravilhoso não é isso exatamente e isto aparece com a filosofia platônica não é este mundo mundo sensível e o outro mundo
o mundo das ideias e e no entender de niet o cristianismo é um platonismo para o povo ou seja o cristianismo Tá certo disseminar essa ideia de Dois Mundos um ruim dois e o outro Bom exatamente um que é um Vale de Lágrimas e o outro que é a beatitude Celeste agem aqui for Binho a gente vai pro outro não é isso e o que diz Bem Mais uma separação intolerável não há dois mundos só existe um que é esse em que nós encontramos aqui e agora não há duas vidas Só existe uma que é
essa que nós estamos vivendo aqui e agora muito bem se assim for isso significa que eu não preciso de nenhum Deus mas a niet não diz Deus não existe isso é curioso ele diz Deus está morto então ele não era ateu para ele a questão do ateísmo questão ou ele ficou em cima do muro porque ele não quis se indispor e t ele falou não deixa assim ele fala uma coisa mas fica no muro não Porque é engraçado porque Ele defende a religião de alguma maneira ele ataca e defende não é isso ele fala ah
ela faz bem também Uhum eu compreendi errado eu não entendo essa posição muito bem você fala Deus está morto a igreja é uma porcaria porque no final das contas ela vende de uma ilusão né vê se eu tô Resumindo bem o que ele fala perfeitamente e ao mesmo tempo ele falando Ah mas sai o que que é não é tão ruim como que ele consegue ficar no muro Na minha opinião vira um muro isso Uhum Então Hã eu tenho a impressão de que se nós tomarmos aí essa diferença entre Deus está morto e Deus não
existe nós chegamos talvez a essa questão Hum porque dizer Deus está morto isso significa que este Deus que é sumamente bom não precisa mais existir porque o valor bom não tá lá nós que criamos o bem não tá associado a um a um outro mundo a a uma divindade o bem tá aqui o mal tá aqui as coisas estão aqui nós é que fizemos aquilo ali é uma imaginação é aquilo é totalmente nesse sentido que ele fala mas daí Porque ele salva a religião sim então e e dizer se ele dissesse Deus não existe ele
estaria na verdade professando ou adotando uma posição em favor do ateísmo e no entender dele o ateísmo é uma questão de foro íntimo eu eu acredito não acredito isso não tem a menor importância indiferente para ele é indiferente porque o que importa são os valores não é bem mal etc que orientam a nossa conduta isso é o humano Isto é humano é nesse sentido que ele coloca nesse sentido e no no que diz respeito à religião nós podemos pensar talvez da mesma maneira os valores associados ao cristianismo a religião cristã são valores que contribuem para
a enfermidade o declínio a decadência do homem né agora existem certos indivíduos que tem uma constituição Fisio psicológica tão doente que eles precisam da religião é aí que ele justifica a existência justifica nesse sentido justifica no sentido de não é tão ruim assim então não no sentido de que porque ela pode fazer bem para algumas pessoas nesse sentido é no sentido de que algumas pessoas precisam realmente de venenos é então fazer bem não fazer bem entendi podea direção se encaixar com determinadas necessidades de algumas pessoas agora vamos voltar por que que ele acha que a
ex que o cristianismo é tão ruim ah isso por que que ele acha uma doença tão maligna é é isso é ótimo é uma excelente é uma excelente porque é tudo contra é porque é tudo contra o que todo mundo de pelo menos no ocidente né O cristianismo é bom a compaixão é boa o amor é Bom Jesus ofereceu Outra Face aquelas coisas todas que é como a gente cresceu vai a maioria de nós crescemos perfeitamente E aí quando ele vem e bate de frente nisso o que que ele quer dizer com isso que é
ruim a compaixão que é ruim as coisas que é um negócio um pouco assustador é de uma certa maneira Na verdade eu tenho a impressão de que niet combate a hipocrisia e o cinismo nós poderíamos falar nesses termos né Por quê Porque quando o ser humano se vê como alguém altruísta com ações desinteressadas que procura praticar o amor ao próximo ele tá sendo hipócrita e sempre sempre do ponto de vista dele sempre isso é uma hipocrisia de uma certa maneira não existe em nenhum momento Uma não um interesse Genuíno pelo outro não esse interesse Genuíno
digamos assim pelo outro nada mais é do Que egoísmo seno ele inverte completamente a polaridade como nós estamos vendo o altruísmo nada mais é do Que egoísmo por se o ser humano se põe numa tal posição em que ele procura prestar serviço ao outro cuidar do outro é porque ele tem algum interesse aí por exemplo em ser amado por exemplo em dominar o outro e daí por diante então não há ação altruísta não há ação desinteressada sempre do meu ponto de vista da minha vantagem é isso qualquer coisa que eu faça é vista a favor
de mim vamos dizer assim é isso porque do meu necessariamente eu não posso ter outra perspectiva eu não posso sair de mim mesma amor amor nem pensar amor é isto é desejo de posse antes de mais nada é desejo de posse amor é querer me apropriar do outro e dominar o outro então essa ideia também então nós vamos ter problema com ele porque o amor pela humanidade então que é não é o amor holístico vamos dizer assim não vamos chegar nunca não é isso porque necessita esse tipo de Sei lá despreendimento não é assim eh
que não vamos ter segundo ele mesmo a gente não teria não mas é que na verdade nós não precisamos do amor para isso porque necessariamente se nós pensarmos num todo não todo fechado hein não todo fechado porque S determinado aí a lógica tem de ser outra necessariamente mas nós falar da terra nós pensarmos da terra né no nosso planeta na nossa casa necessariamente Qualquer gesto comportamento meu altera o todo não importa que eu ame eu odeie o planeta mas se a gente quer manter o planeta vivendo eu vou ter que amar o planeta não é
e se a gente quiser que ele funcione todo mundo de alguma manea Pode ser que eu de alguma maneira a gente tem que S sim cair pro lado da Preservação cair pro lado tô chamando de amor mas assim sim né sim uma certa Justiça são são conceitos Não tô dizendo que são cristãos mas que nascem desse sentimento não egoísta eh a partir do momento em que eu sou o mundo então é para mim é É nesse sentido Então já outra vez não é nós caímos outra vez mund seria me defender é nós caímos outra vez
na na mesma lógica na mesma maneira de pensar é eu tenho eu vejo com muita dificuldade a possibilidade de cristianizar n só voltando que é muito importante assim Ah pois amor compaixão oferecer Outra Face seja né de alguma maneira não reagir a uma agressão tudo isso no final do ponto de vista dele eh uma maquiagem uma hipocrisia Para um desejo ou uma necessidade interna minha egoísta é mesmo porque o que acontece que é muito muito sério muito sério é que o ser humano não se vê como ele é o ser o ser humano se idealiza
ao dizer eu sou capaz de amar o próximo de sentir compaixão etc eu perco de vista o meu lado animal e é muito curioso porque em niet o que niet vai fazer niet vai de uma certa maneira naturalizar o ser humano trazer de volta o ser humano pra natureza Então desse ponto de vista eh todo tipo de idealização de ideal etc não passa de uma farça do ponto de vista dele Platão foi um mal horroroso é isso sim ele foi um desvio foi na nossa capacidade de autoconhecimento é isso e já Sócrates né antes né
mas é que o Platão foi o foi o que eh de alguma maneira difundiu mais e tal tudo isso então ele acha que esses caras os dois eh desviaram a gente do nosso caminho é isso pois é eles conseguiram na verdade eles conseguiram na verdade tornar a humanidade doente mas tinha alguma coisa na humanidade que aceitou isso com muita facilidade Talvez seja essa palavra por que que a gente aceitou isso tanto ah ah o império romano que forçou eu não sei exatamente assim mas a pergunta é eles ganharam o jogo tá certo por hora É
eu sei é cumprido o jogo não acabou mas eu sei que o jogo não acabou mas nos últimos milos vamos dizer assim eles estão ganhando tá certo o que que tem em nós que faz com que eles estejam ganhando entende o que tô falando porque tá fácil entendo é que nós estávamos conversando ali sobre os impulsos não é e nós estávamos dizendo que os impulsos eles são fisi psicológicos né Então na verdade o ser humano ele se alimenta de tudo aquilo que está ao seu redor então eu me alimento não só não só da água
que eu bebo aqui nesse momento mas eu me alimento também das ideias dos comportamentos etc Claro e isto no fim das contas passa a fazer parte da minha natureza e isto eu Lego como herança às gerações seguintes Então na verdade a ideia da incorporação houve uma incorporação aí não é eh enfim martelou se muito certas ideias foram muito muito marteladas etc certos comportamentos eit trabalha muito bem em relação a tudo isso quando ele mostra a passagem da aristocracia guerreira na antiga Grécia para o domínio sacerdotal né porque os sacerdotes eles ao contrário dos aristoi dos
Nobres guerreiros eles são dissimulados eles agem de uma maneira sub í insidiosa etc né e os guerreiros não seriam mais diretos mais sem dúvida porque os gregos eles combatem entre iguais né e e os sacerdotes não Então na verdade o bom da aristocracia grega o bom era o Nobre o feliz e este bom vai se tornar o sofredor o miserável etc né com a com a com a igreja com a igreja com a igreja com a a o predomínio da da classe sacerdotal e bem e tudo isso vai sendo incorporado a ideia de incorporação ela
é fundamental ela tudo isso vai sendo incorporado e tudo isso vai fazendo com que a humanidade vai se tornando cada vez mais enferma E qual é o propósito de niet é justamente ser o médico da civilização acordar as pessoas no sentido Olha estamos indo pro caminho errado é isso é de uma certa agora ele era perturbado não é isso assim as doenças dele chegou a ser uma doença mental no final assim eu não sei o que eram as doenças antes ou se ele já tinha crises mentais antes explica um pouquinho isso porque no final é
complicado uma pessoa que lá no final ficou maluco né sei lá qual é a palavra que a gente usa para isso mas é um cara que perdeu né a capacidade de se organizar mentalmente um dos impulsos dele ganhou e não foi a razão tá certo não foi anarquia anarquia dos impulsos porque quando os impulsos ainda estão organizados eles estão organizados porque há um ou um grupo de impulsos que comanda e a partir daí estabelece uma determinada hierarquia que é sempre temporária depois é um outro grupo que comanda ET C quando se pede aqui completamente fica
louco fica uma situação anárquica e a partir daí cont um pouquinho fal ele as doenças ele fez ele largar a a a cátedra não é isso que doenças já eram Tais é isso então eu começo se você me permitir lá atrás Claro a morte do pai é algo um tanto traumático é é traumático depois ele perde um irmão mais novo também mas a morte do pai não ficou suficientemente esclarecida as causas da morte do pai não éa caiu do cavalo uma coisa meio sim mas parece que foi uma espécie de paralisia cerebral que aconteceu ali
Ah bem mas isso lá atrás não é niet era muito menino era menino totalmente menino nesse momento totalmente menino que iso enfática na verdade ele era realmente menino nessa época muito bem e o que acontece acontece que ele sempre teve um problema no sistema digestivo hum quando o jovem ele já começa de alguma maneira a procurar regimes alimentares que lhe sejam propícios favoráveis mas é o que ele tinha desinteria isso tinha alguma isso desinteria vômito e tal Ah isso na verdade começa quando ele vai paraa guerra quando ele assume a cátedra na universidade da Basileia
n é obrigado a abrir mão da nacionalidade prussiana E então virou suí ele não pode ir para a guerra franco-prussiana porque ele não era mais mas ele vai como enfermeiro Ah ele se alista como enfermeiro fica pouquíssimo tempo pouquíssimo tempo e contrai difeteria contrai uma série de doenças ali não é que eu acho que deixam de alguma maneira sequelas alguns sintomas começam a se agravar a perda da Visão vômitos e náuseas enxaquecas etc ele entrega a carta de demissão como nós dissemos em 1878 está com 33 anos aí e em 79 é o ano em
que ele atinge o ponto mais baixo da sua vitalidade 180 Dias fechado num quarto com as cortinas fechadas porque não suporta a luz hum é uma situação difícil essas crises niet tem com muita frequência adota uma vida errante e ao adotar essa vida sustentava isso uma coisa que me des ele não era rico Tá certo chego lá vamos tratar da doença até o fim eu volto Claro tá então eh adota uma vida errante sempre à procura do melhor clima ele chega a escrever que ele acha enfim chega escrever que as condições meteorológicas alteram o metabolismo
e assim vai falávamos da incorporação num dos seus últimos livros que é o s homo de 88 que é uma espécie de autobiografia pelo avesso ele subverte completamente o gênero autobiográfico n vai falar das suas entre aspas escolhas quanto ao regime alimentar quanto ao clima e o lugar e quanto ao aos seus momentos de lazer então da mesma maneira que ele prescreve por exemplo não tomar café ele prescreve para si mesmo jamais abrir um livro pela manhã e daí vai vai nessa direção em 0 no final de 88 eh no início finzinho de 88 1888
primeiros dias de janeiro de 1889 n está em Turim uma cidade que ele Aprecia muito e nesse momento ele começa a enviar certos cartões postais para amigos e amigos começam a ficar realmente preocupados com com a situação conão com conteúdo porque ele assina das mais diferentes maneiras niet César o anticristo etc não é ele se diz ser todos os nomes da história mas isso bem no final do mês de dezembro de 1888 e nos primeiros dias de janeiro de 1889 e um dos amigos mais próximos o Fran verbeck amigo desde a época em que ambos
foram professores juntos na universidade da Basileia sai da Suíça vai até Turim e encontra nietzche totalmente eh fora de si com lampejos de Lucidez há um momento em que Fran overbeck relata que acredita que niet o havia reconhecido niet cai em prantos eh toca o piano de uma maneira de uma maneira com muita veemência muito ardor Eh cai em prostração etc bem perdão ele tava em depressão se a gente olhasse de hoje assim Não não são três as explicações possíveis e do enlouquecimento de nietz a partir daí tudo acaba não é o verbec leva Nietzsche
pra Basileia ele é internado numa clínica e não produz mais nada né nada internado numa clínica na Basileia a mãe vem buscá-lo leva para uma outra clínica em iena um pouco triste esse final né É muito triste muito triste enfim depois a irmã chega e se apropria de niet de tudo aquilo que ele escreveu deturpa completamente a sua maneira de pensar parece que ela ela de alguma maneira encaminhou isso para um outro lado daquilo que ele pensava por algum interesse falsificou textos e fez barbaridades e niet morre de pneumonia em 25 de agosto de 1900
bem então três explicações possíveis paraa doença mental existem aqueles que dizem que é uma doença hereditária uma paralisia cerebral progressiva que vem do pai e existem aqueles que dizem que não que ela se deve a fatores externos e aí as opiniões bifurcam ah os que julgam que niet teria contraído sífilis em 1865 quando ele era muito jovem 20 21 anos num bordel com Então se deve a uma doença venério e há aqueles que julgam que a doença mental advém da ingestão de de de psicotrópicos como chamaríamos hoje droga de droga e ele ingeria sim muito
haxixe e também drogas que nós não conhecemos cito duas hum né e desafio se você desafio se você conhece cito duas uma delas é um tal de calmante javanês que era trazido de Java através através de eh do Paraguai não de amisterdan de amisterdan vinha por entrava na Europa por amisterdan E além disso uma droga mesmo a droga no sentido de de fármaco o cloral né hum assim como niet procurou Tod era Vi Ou era como uma experiência era uma tentativa de ajeitar sua saúde né este indivíduo sofreu muitíssimo sofreu muito mesmo então assim como
ele procurava a dieta o lugar o clima ele foi procurando coisas que pudessem de alguma maneira aliviar né A questão física dele exatamente entendendo sempre isso é verdade entendendo isso é verdade porque enfim tá tá registrado está registrado em várias cartas que ele enviou aos amigos entendendo sempre que físico e psíquico são a mesma coisa então também procurando de alguma maneira cuidar não é dos próprios pensamentos da reflexão das leituras eh do do Lazer da música que ouvia e tudo mais né bem então em relação à enfermidade é isto é claro que houve quem eh
tenha se aproveitado para dizer que há textos de niet que foram escritos já sobre o signo da loucura Há quem diga isso ah como por exemplo Como não saber isso quer dizer como saber e como negar também porque de alguma maneira é difícil que não tenha alguma relação em algum momento não é isso po é agora por outro lado um texto como esse a que eu me referia eh a esse homo essa espécie de autobiografia que na verdade é uma subversão da autobiografia quando você lê o livro você se pergunta realmente os capítulos Por que
cito os títulos dos Capítulos do livro o título do próprio livro já é inquietante esse homo a frase de pilatos Pilatos a Jesus ali né e e o homem não isso e o homem bem Ah os títulos dos Capítulos por sou tão sábio porque sou tão esperto porque escrevo livros tão bons porque sou tão pretencioso n porque sou um destino por outro lado se você adota uma outra perspectiva E aí é eu fazer contato corpo a corpo com o texto filosófico tudo isso faz muito sentido Então ele era pretensioso era o que não não tudo
isso faz muito sentido no contexto Enfim tudo isso faz muito sentido tendo em vista o projeto Filó nen aquilo que ele queria efetivamente realizar eu queria voltar na história da como é que ele sustentou uma curiosidade besta mas assim o cara é pobre certo era um professor universitário acho que naquela época também ganhava mal como ganha hoje tá certo aí o cara larga tudo passa 10 anos viajando pela Europa procurando um lugar bacana como ele sustentou teve alguém que bancou ele isso quando niet entregou a carta de demissão a universidade da Basileia e a comunidade
da Basileia também Graças aos esforços de amigos dele o verbec e tal pelos serviços todos prestados Deu a ele uma pensão vitalícia Ah ele se aposentou ele se aposentou ele se aposentou depois de ter trabalhado apenas 10 anos ele se aposentou Mas é verdade que era muito pouco o que ele ganhava hoje igual hoje como hoje de sorte que esses 10 enfim daí ele passou mais 10 anos viajando pela Europa e livro não devia dar dinheiro também naquela época Tá certo dava não dava ele teve até de custear eh custear a tiragem de 40 exemplares
da quarta parte de assim falava zaratustra porque o editor não quis mais publicar os livros dele porque não vendia depois passou a vender um pouco mais para adiante mas naquele momento momento em 85 ele que custou os amigos ajudavam hum ele ficava em pensões baratas muitíssimo baratas carregava uma mala de libros de um lado pro outro às vezes deixava todos os seus pertences na estação de trem levando apenas no bolso a chave do Locker como se diz Locker é é o o o armário que ficava na estação de trem onde ele guardava as coisas lá
e é é essa é a vida de n h vida simples vamos dizer assim muitíssimo e na verdade também se hospedava na casa de amigos quando ia a Veneza Ficava muito na casa do Pit gast Quando ia paraa Basileia ficava na casa debec e daí por diante tá então ele foi levando uma vida bem difícil vai também do ponto de vista financeiro muito muito muito Ele foi empobrecendo de vários pontos de vista ao longo dos anos foi empobrecendo materialmente foi empobrecendo eu diria até talvez afetivamente na medida em que é uma vida muito solitária ele
não teve amores Lu Salomé [Música] ah Lu Salomé foi o grande amor da vida de niet e foi a mulher com ele de fato se envolveu e o que aconteceu ela largou nada nada não aconteceu nada na verdade não aconteceu coisa alguma isso é horroroso não acontecer coisa alguma a partir de um determinado momento n decide se casar e ele conta também com auxílio de amigos nãoé que apresentam jovens e ouem o que fazem a intermediação por intermédio desses amigos n formula os seus pedidos de casamento que são sempre recusados ele não era tão feio
assim não tinha o bigodão lá e tal não sei quido muito recolhido [Música] introspectivo rejeitado é difícil ele ele tem o olhar dele é o olhar de um cara sofrido rejeitado é isso goch vamos chamar assim né gosh na vida nesse sentido de tá completamente deslocado é isso muito deslocado me parece mas eh em relação às mulheres niet coloca nos textos dele na correspondência toda uma tipologia não é e aquelas mulheres maternas essas cuidaram muito bem de a mãe e irmã Ah não não sobretudo não a mãe e a irmã não ah essas não não
Essas foram o grande desafeto de niet niet tem uma isto vale a pena talvez de forma mais rápida mas eu acho que vale a pena porque é bastante jocoso uma das um dos Pensamentos mais importantes na filosofia niana é a doutrina do Eterno Retorno do mesmo é a ideia que esta situação que estamos vivendo aqui e agora já ocorreu um número infinito de vezes e voltará a ocorrer um número infinito de vezes de um ponto de vista Imaginário ou ele acha do ponto de vista cósmico que quer dizer isso que o mundo na verdade na
verdade o mundo não tem um estado final nós temos no mundo uma repetição infinita de estados como tudo é movimento a cada estado atingido se segue um outro e daí por diante mas ele poderia não se repetir tá certo mas ele tem de se repetir porque ele é finito e fechado ele sendo finito e fechado e ele sendo constituído por um número finito de forças essas forças elas geram diferentes combinações mas o tempo é eterno no tempo elas vão em alguma maneira elas vão se combinar de uma maneira parecida com que já igual exatamente igual
exatamente igual porque é o Eterno Retorno do mesmo e num dos seus últimos livros niet vai escrever o seguinte a maior objeção que eu encontro em relação à minha doutrina do Eterno Retorno do mesmo é a existência da minha mãe e da minha irmã por que quer dizer com ISO ele teria de suportar um nú infinito várias vezes Nossa senhora mas ele era misógino no sentido de mulheres não ele tem boas relações na verdade com a que é difícil você odeia sua mãe odeia sua irmã gostar de mulher fica mais difícil é porque a mãe
e a irmã em particular a irmã a irmã se interpôs na relação de niet com Lu Salomé e daí eu volto aos amores de nietz né se interpôs e estragou essa relação bastante né A Lu Salomé niet se encontram em Roma Numa manhã de abril de 1882 né bem ele está com 36 anos ela 19 é uma jovem russa que está viajando pela Europa com a mãe e através de amigos também de uma amiga muito próxima de niet não é eles acabam se conhecendo e a partir daí niets julga que encontrou uma alma irmã ele
acredita nisso uma alma irmã eh ele usa essa expressão hum é uma alma irmã porque naquele momento não é na verdade na verdade eu tenho a impressão de que há uma sintonia muito grande na forma de pensar entre nietz e El e Lu Salomé e claro que niet também vai apresentar formular o seu pedido de casamento que será recusado e a irmã de niet que sempre procurou se dar bem digamos assim Graças aos contatos que niet tinha né a começar pelo meio artístico quando ele frequentou Wagner depois ele rompeu com Wagner né Eh não se
entende muito bem com esta pessoa Lu Salomé A quem ela chama de jovem russa Hum quer expulsar a jovem russa da Alemanha e coisas que tais né e a partir daí niet rompe com a família e vai romper e retomar várias vezes esse é apenas um ponto há um outro ponto a irmã que é 4 anos mais nova que niet acaba por se casar já solterona com um antissemita notório O dror Bernard fuster e que não combina com o raciocínio do com n que não tem nada a ver com o antissemitismo Né nada a ver
enfim Então são fatos que vão separando ele da famí que que separam separam da família mas serbe que ficou se a gente vai pensando na vida do cara fal Meu Deus que vida horrorosa difícil que vida horrorosa doença perdeu o pai cedo aí cheio de doença cheio de dificuldade não conseguiu se ter uma relação amorosa direito a mãe e a irmã passa a perna nele caramba é caramba quer dizer ele e até o fim a não ser que eu esteja errado assim eu não vejo ele como um cara que odeia a vida não mas deveria
Então eu acho que se eu tivesse o lugar dele eu falar isso aqui é um horror tá certo assim eu não entendo como ele ele achou esse espacinho Sabe para não odiar A Vida É extraordinário quando Nós pensamos que ele chega a noção de amorfa e eu gostaria de trazer uma palavra A esse respeito justamente durante durante esse ano por volta dessa época de 1879 quando ele atinge o ponto mais baixo da sua vitalidade e a ideia de amor Fate de forma bastante resumida é a seguinte é amor ao destino mas esse destino não é
algo que me transcende que vem de Fora eh de algum lugar não é um designo divino Não é esse destino na verdade é o que acontece é o que acontece é né então pouco importa o que a vida me traga que ela me se ela me trouxer se ela me trouxer o que há de mais exuberante e alegre eu devo amá-lo assim como eu devo amar o que ela me trouxer de mais terrível e Tenebroso um pouco stoico sim de uma certa forma de uma certa forma e esta é ideia do amorfa e quando acho
bacana fal Ah mas é duro você fazer isso né Não sei se ele fez isso mas assim é duro você ser isso muito complicado e voltando a luz Salomé mais uma palavrinha Apenas quando nietz encontra a Lu Salomé essas ideias estão já no seu espírito e Lu Salomé escreve um poema que é o hino à Vida hum Hum E eu já me permito falar deste poema este hino a vida há uma passagem é tomar a vida como um amigo na verdade essa é a relação com a vida e há uma passagem lá em que Lu
escreve se a vida não puder me trazer a felicidade que ela me traga o tormento eu a amo mesmo assim eu não isso é extremamente ousado Então por essa razão init vai musicar o poema escrito por Lu Salomé em agosto de 1882 se conheceram aí em em abril de 82 E durante esses meses que tiveram uma proximidade eh maior uma proximidade como amigos amigos mais próximos né foi este o momento enfim eh Então por ISO isso que eu falei nessa sintonia de pensamento com Lu Salomé né então no mesmo momento em que ele está trazendo
elaborando a noção de amorf Lu escreve esse poema um espírito parecido e e junta ex ex eu queria num exercício de imaginação que a gente tentasse trazê-lo ainda lúcido não depois no finalzinho a hoje né a o mundo que a gente vive hoje não é tão di do mundo que Ele viveu mas é diferente tá certo a gente tá com várias crises várias guerras várias desentendimentos com grau de radicalizações e acho que um mundo mais menos esperançoso do que o o que ele ali existia uma ideia de que a gente tava caminhando para algum lugar
não ele ele não tinha isso mas o mundo tinha né parecia que a gente estava caminhando para alum lugar as pessoas falavam que a gente tava caminhando e tal um monte de coisa assim como você acha que ele estaria colocado hoje de novo sem nenhum compromisso especial um exercício de imaginação pura nos olhando olhando o Brasil que a gente tá hoje olhando o mundo que a gente tá hoje a humanidade como tá hoje né as nossas relações como você acha que ele olharia isso na verdade eu tenho a impressão de que nietzche ele tinha assim
uma proposta muito afirmativa um projeto filosófico muito positivo que consistia na transvaloração de todos os valores eu começo por aí para chegar lá hum transvaloração de todos os valores o que significa isso no entender de nit nós já conversamos bastante aqui sobre a religião cristã o platonismo a duplicação de Mundos no entender de nit não dá certo este bem que está lá no outro mundo eh não dá certo pensar na Terra como um Vale de Lágrimas e pensar na verdade que a vida eterna aí sim eu terei a bem-aventurança não é então Nietzsche entende que
para que a a humanidade seja aposta nos devidos Trilhos e saia deste estado enorme de enfermidade em que ela se encontra é necessário que o ser humano crie outros valores abandone aqueles abandone aquela visão de mundo a ilusão e crie isso abandone a ilusão e venha para a realidade digamos assim e crie outros valores valores que estejam em consonância com a vida com a terra Nature com o corpo com o corpo com o corpo com a vida e com a terra Então não vamos mais partir para nenhum tipo de idealização a partir desses animais Dessa
espécie animal que somos nós vamos agir não é procurar valores Eh que que que se coadunem com a nossa situação com a nossa condição humana sem dourar a pílula muito bem era o que Nieto pretendia E com isso eh ele acreditava que o ser humano deixaria de ser um ser doente enfermo e poderia sim expandir poderia sim Florescer poderia sim ir para um momento muito afirmativo da própria vida então achava que a gente poderia ele ele se colocava como médico então ele achava que assim nós poderíamos nos curar exatamente sim poderia E aí chegaríamos no
paraíso que é aqui e agora não eu sei entendi mas de alguma maneira é um é um olhar de Paraíso não é isso eu me curo e chego nesse Paraíso agora é aqui e agora que é o aqui e agora mas não deu certo porque a gente não se curou pelo jeito não não deu certo é o caldo tornou e eu tenho a impressão de que nit como um bom médico da civilização ocidental ele faria hoje um diagnóstico bastante perspicaz da condição humana ou seja na verdade a decadência a decadência ele gosta do termo em
francês mas enfim a decadência o declínio do ser humano teria caminhado a Passos largos o ser humano teria caminhado a Passos largos para o seu próprio declínio para o seu próprio decl H por quê E aqui eu gostaria de trazer uma ideia que no meu entender é possível que faça sentido porque o ressentimento acabou se espraiando pela sociedade niet faz uma das o ressentimento A análise que niet faz do ressentimento é uma das descobertas filosóficas mais importantes no no meu entender dos dois últimos séculos e o que é o ressentimento o ressentimento é aquela Vingança
imaginária do Cristão é porque eu não posso reagir ali me colocar inteiro frente a frente com o outro que eu então encontro um subterfúgio reprimo o meu meu ódio vamos dizer assim encontro uma Exatamente exatamente Ahã reprimo a minha força faço com que a minha força se volte contra mim mesmo e encontro graças a uma Vingança imaginária um lugar lá em cima onde eu vou ter uma posição eminente etc etc e me vingo do outro depois e me vingo dos outros depois é e esta é a noção niana e a análise que niet faz do
ressentimento mas nós poderíamos talz talvez usar Esse instrumento para pensar também a nossa sociedade não é eh o a partir daí como niet pensaria a nossa sociedade hum Na verdade uma sociedade que é uma sociedade de consumo nós sabemos disso estamos todos nela não é o caso de entrarmos por aí fora Coreia do Norte não é pois é mas essa sociedade de consumo faz eh traz a ideia de uma igualdade que é que nos torna todos consumidores Mas essa é uma igual é uma uma igualdade unicamente formal porque do ponto de vista material não são
todos que podem consumir tudo as oportunidades não são iguais as oportunidades são não são iguais mas o ressentimento poderia ser usado não para pensar naqueles que não t as op oportunidades mas para aqueles que têm as oportunidades de que maneira a partir do momento em que eu tenho condições tenho um poder aquisitivo tal que me permite adquirir adquirir o quê sei lá objetos de luxo eu não vou suportar de jeito nenhum que alguém que não tem essa condição vem adquirir os mesmos porque é o meu signo distintivo é aquilo que torna diferente é quando o
cara fala assim o o aeroporto virou rodoviária exato Então tem de ficar lá na rodoviária é não pode vir por aeroporto pensando em termos aqui de comportamento não estou pensando em termos sociológicos n não é alguém que pensa em termos sociológicos ele jamais trabalharia com a ideia de classe social el Ignora ele ele ignora completamente não estamos pensando em termos sociológicos Estamos pensando dentro da lógica n não é em valores em comportamentos etc bem por um lado agora por outro lado o que temos na nossa sociedade nós temos Na verdade uma enorme homogeneização um enorme
nivelamento homogeneização a partir do consumo somos todos iguais somos todos consumidores é uma sociedade que tem na verdade com a diferença com com o outro vem se acentuando isso não é Acho que sim você falou de radicalismos basta nós pensarmos nos fundamentalismos religiosos é a dificuldade com o outro saindo da sociedade Brasileira indo para algo mais amplo m no mundo tá acontecendo isso com com o Imigrante né com qualquer qualquer símbolo de outro exato né uma intolerância a qualquer símbolo de outro Isso parece parece essa a sensação que dá é que vem crescendo né Essa
intolerância é então então na verdade essa intolerância com o outro é a a tentativa de suprimir a diferença de suprimir a diferença de suprimir a singularidade niet não é o Pensador do dos universais ele não pensa em nada em termos eh de extrema generalidade nada que seja algo que nos é de algo que nos una ele vai pensar na diferença ele vai pensar na singularidade ele vai pensar nos tipos nos casos ele estaria se enforcando agora então assim no sentido de falar me elaria escrevendo loucamente textos absolutamente combativos estaria acredito nisso se não tivesse morrido
de desgosto para finalizar a gente passou por isso de várias maneiras mas assim como nietz nos definiria nós humanos hoje a nossa humana condição hoje não é aham Somos animais do rebanho que horror que horror Somos animais do rebanho d a massificação a essa esse nivelamento essa uniformização hoje o ser humano se converteu num animal de rebanho tá bom maravilha [Música] vilha [Música] h
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