A relação entre o Antigo e o Novo Testamento - Augustus Nicodemus, Mauro Meister e Daniel Santos

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Centro Presbiteriano de Pós-graduação Andrew Jumper
Programa Academia em Debate 38: Neste programa nossos convidados tratam de assuntos como a salvação ...
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[Música] olá esse é o programa academia em debate do centro presbiteriano de pós-graduação android amplo é um prazer voltar sua tela e desta feita trazendo um assunto que é motivo de muito debate no meio acadêmico é evangélico é religioso geral que é a relação que há entre o antigo testamento é o nome que nós damos as escrituras hebraicas e o novo testamento que é o nome que nós damos aos escritos produzidos pelos cristãos depois da vinda de de jesus cristo e para conversar sobre esse assunto hoje nós temos aqui nos nossos estúdios doutor mauro mais
ter que a doutora em literatura semiótica e doutor daniel santos que é doutor e antigo testamento ambos são professores do centro presbiteriano de pós-graduação andrade anp e eu gostaria de começar o nosso diálogo e eu preciso até dizer é que o alvo do programa não é provocar debate entre os convidados o nome academia debate é porque nós conversamos sobre assuntos que estão sendo debatidos na academia e sem dúvida esse assunto provoca muita polêmica e eu vou começar perguntando aqui o doutor mauro seguinte adotou muita gente costuma associar a lei de moisés com o antigo testamento
ea graça de deus em cristo com o novo testamento e seria mais ou menos assim que antes de cristo as pessoas eram salvas guardando a lei de moisés cristo veio aboliu a lei e agora a salvação é pela graça depois de cristo deus mudou a maneira das pessoas serem salvas e confere é assim certamente não deixará o sus eu creio que um caminho um simples de explicar o conceito que a gente chama de um conceito de unidade entre os dois testamentos com relação à forma de salvação é fazer a pergunta referente a determinados textos bíblicos
por exemplo alguém pode ser salvo pelas obras da lei é o próprio texto do novo testamento responde não ninguém pode ser só pelas obras pela por obras da lei gálatas a romã romanos né então quer dizer ninguém consegue obter mérito de cumprir a lei pra conseguir ser salvo se alguém chegasse perguntassem qual qual a maneira de ser salva minha resposta seria maneira de salvar o basta você ser moralmente perfeito do instante do seu nascimento até sua morte você vai ser salvo e aí ninguém aguenta ninguém exceto um que houve na história que foi jesus cristo
é tão a conclusão quando que a gente chega se a proposta está correta de que no antigo testamento alguém era salvo pelas obras da lei a resposta é a ok então até a vinda de jesus cristo ninguém foi salvo porque ninguém cumpriu a lei como era necessário ser cumprido então o meu irmão abraão na verdade não é meu irmão nem davi nem jacó nem o santos do antigo testamento ninguém que está na galeria de heróis da feira abreus foi salvo na verdade porque não tinha graça mas uma pergunta antes de cristo como é que as
pessoas então se salvariam pela fé cristã não tinha um tinha chegado em então era funk eles a criam na promessa lembra de abraão ele é o pai da fé ele crew naquilo que deus havia prometido gênesis capítulo 15 isso lhe foi imputado para a justiça a diferença entre o crente do antigo testamento e o crente no tempo do novo testamento é que o crente do antigo testamento ele olhava pra alguma coisa que ainda ia acontecer o crente do novo testamento ele olha para trás por uma coisa que já foi feita que já aconteceu mas o
meio de salvação é pela fé e pela graça a o uso de deus da sua misericórdia sempre foi fã desde o nosso primeiro pai adão porque se ele foi salvo e eu acredito que ele foi ele foi salvo pela mesma fé mesma graça mesmo da misericórdia toda união e aí então a pergunta os dez mandamentos eles fazem parte da lei de moisés tá certo e é os dez mandamentos eles têm uma série de exigências e faça isso não faça aquilo a quando cristo veio e ele cumpriu a lei e o apóstolo paulo disse que cristo
é o fim da lei para todo aquele que crê a pergunta então é qual é o papel dos dez mandamentos hoje na vida do cristão daquele que crê em jesus cristo não estamos mais no antigo testamento como lou reed disse que a lei ela tem determinadas finalidades e os dez mandamentos para que servem hoje o cristão está debaixo dos dez mandamentos qual papel então esses mandamentos é os dez mandamentos como o mauro mencionou ele ele é aquilo que aponta para um a um relacionamento com deus eu colocaria ainda que a lei ela sempre apontou para
a comunhão do ser humano com o seu criador foi assim antes da queda a novidade é doutor augusto em moisés da lei dos dez mandamentos é que aquela lei ela foi a otimizar cada pra ser implementada para uma nação israel não cumpriria aquela nação num cenário internacional é isso que deuteronômio a 64 fala que as pessoas viriam o povo cumprindo aquela lei não já num estado de pecado já é caro a lei antes do pecado visava a essa comunhão de maneira relativamente diferente porque o pecado da manhã então eu não vejo que os dez mandamentos
ele não vale mais ele cumpriu seu propósito que era a onde empurrar uma geração pra está próxima de deus em comunhão com deus agora quando cristo ele vem a ele é a pessoa que precisamos ter comunhão com ele né então da mesma maneira que a gente sabe adão botou tudo a perder ele mesmo a cumprir a lei disse que ele veio para cumprir para que nós também tivéssemos essa comunhão resgatada com deus e 22 detalhes é quando paulo diz em romanos que o fim da lei a cristo a palavra e lá é o tellus o
propósito é inútil ainda disse que ela terminou ele exatamente a lei apontava inclusive pra cristo na sua retidão moral paulo vai dizer que a lei serviu de ayo é aquela que conduz que leva até cristo e cristo cumprir toda a lei moral e à lei moral continuou valendo as pessoas a gente pergunta assim é é a lei ainda vale eu falo você pode adulterar a não você pode roubar não pode assassinar não então a lei vale mas aí é que tá aí levanta uma questão interessante na lei você não só tinha os dez mandamentos na
lei você tinha leis na lei você tinha normas relacionadas com sacrifício de animais leis referentes à vida diária do povo de israel lei referente ao sacerdócio como é que nós vamos saber então quais são as leis do antigo testamento que passam para nós hoje e quais são as que ficam para trás os dez mandamentos parece evidente que eles valem para nós hoje mas e as outras leis como é que a gente é faz a distinção resgatando aqui quando jesus foi perguntado na qual o resumo da lei amar a deus sobre todas as coisas e ao
próximo como a ti mesmo são os dez mandamentos os quatro primeiros mandamentos me ensinou a amar a deus sobre todas as coisas os outros 6 me ensinou a amar o próximo como a mim mesmo essa ideia do resumo então eu tenho um resumo do resumo historicamente é o que a igreja para resolver essa pergunta essa questão o que a igreja os teólogos fizeram foi buscar uma maneira de separar didaticamente a lei é uma separação didática então nós dizemos ea própria confissão de fé a de westminster ela separa a lei em três grupos a lei cerimonial
a lei civil de israel e à lei moral propriamente dita essa divisão é clara quando a gente leu os livros de moisés é isso a resposta é não é isso que pensa a fundo a provável pré é não ela não é clara porque porque muitas daquelas leis elas elas têm um caráter vamos dizer assim em causa o stico elas eram aplicações imediatas da lei moral então quando eu pego os dez mandamentos dez palavras né como um código de lei separado né ele tem determinados elementos que são a pura expressão amo do caráter moral de deus
mas mesmo dentro dessa lei que é pura expressão do caráter moral de deus eu tenho algumas coisas ou detalhes que são causa sticos não é perde se por exemplo a aaa as leis que o décimo mandamento fala não cobiçarás né a eu não tenho servo hoje então é que tá não convencionais o cerro do tempo isso a esposa eu tenho a outro tem esposa mas hoje as pessoas não têm servo eu não tenho boi como é que eu vou e e eu não comi isso aliás na nossa cultura até poderia começar é o tchan então
esse aspecto dali não fala que eu não devo começar qualquer coisa do outro dá exemplos causo sticos então a gente precisa fazer essa separação na verdade o espírito da lei é que eu não posso começar nada que não me pertence que não tenha sido colocado na minha mão por deus toninho agora essa questão do caso isso que eu acho anormal do que até é possível você vê alguma divisão ao meio clara porque é quando deus deu além moisés a ele disse olha essa lei não dez mandamentos mas a questão caso isso se você vir um
boi do seu próximo cai num buraco esse tipo de lei que tem um caso depois nenhum princípio final em moisés já dito olha essa lei não vai pra vocês aqui durante o deserto do sol quando vocês entrarem e depois quando você sair da terra também não vai valer mais porque vocês vão para a babilônia e relatam a lei é casuística ela é aplicada para a nação de israel depois que eles entraram na terra prometida mas eu acho que esse é o cerne da questão é como é que eu consigo de maneira clara e lógica fazer
essa divisão inclusive no campo reformado existe a existem determinados grupos que é insistem na ideia do conceito de uma aplicação mais ampla da lei do que essa divisão a acusação contra é essa idéia da divisão da lei é é dita olha é artificial ea gente tinha que aplicar mais amplamente a lei né porque a lei ela tem uma função é é magisterial pedagógica então a existe muito debate claro engenheiro no disso e não só debate mas também tem muita confusão de dias sobre a aplicação da lei eu estou usando até à sua extinção nem a
lei cerimonial lei civil porque você percebe que até em muitas igrejas evangélicas hoje a existe a guarda de alguma das praias algumas das práticas da lei de moisés por exemplo o uso de shofar que era aquela trombeta pra congregar o povo a igreja que faz a entrada triunfal da arca da aliança até a igreja que usa o candelabro e igreja que insiste em guardar as festas judaicas como páscoa pentecostes e e coisas dessa natureza nós chamamos um local de reunião de templo às vezes chamamos o público de altar os nossos cantores a gente chama de
levita faz sentido isso uma vez que cristo veio e cumpriu a lei para nós o que você acha disso veja o doutor alguns como é que funcionam as coisas né a gente não pode esquecer da nossa história e da nossa tradição ea gente lembrar que a igreja cristã até o período da reforma ela agregou muitas coisas a tradição inicial neo testamentária para o catolicismo a idade de catolicismo até idade média foi acrescentando mais e mais coisas e quando você olha para o catolicismo você observa no catolicismo é toda uma retális tica que vem do livro
de levítico que é um livro que tem uma didática a respeito da imputação a respeito do perdão de pecados a respeito da graça de deus ou seja todas as figuras e imagens ali elas são é feitas para ensinar o adorador crente do antigo testamento a respeito da misericórdia de deus e do perdão ea igreja romana ela importa isso para o culto então por exemplo o culto católico romano chama-se missa e ele é um sacrifício e ele é feito diariamente em como ocorreu no livro de levítico com a roupa que o sacerdote usa não é é
uma roupa que tem traços e cópia mitra né do do sumo representante é uma cópia daquilo que existe lá num no livro de levítico é a idéia do altar de separar o sacerdote do povo de onde vem essa idéia vem do livro de levítico o uso do incenso então você pega daí você ver que muita coisa na tradição evangélica ela na verdade é mera continuidade da tradição do catolicismo romano só se não me engano ou se o mesmo que escreveu um texto lá no nosso blog a alma católica em projetos brasileiros e agora o que
a gente está vendo nos últimos dias né gente está vendo mais importação essas coisas né os levitas né então os grupos de louvor estimulado levitas para que dom antónio levita o que era leve do antigo testamento levita ele era a trabalhar diretamente no tempo servindo coisas básicas desde limpeza e arrumação e os filhos de haram é que tinham o privilégio de servir dentro do tempo fazendo sacrifícios e coisas relacionadas directamente a um serviço mais então se ele evita incluir se você fosse levita varrer e limpar a cuidar das pessoas empurrar o gado não chegava pra
eles não faziam nada relacionado com a música com 11 também entre outras coisas né louvou num período mais taxar mais tarde o ano teve tempo nem foi no tabernáculo não tinha até e aí já eu já aproveito para dizer que a igreja especialmente a igreja evangélica tem a tendência de associar a sua própria igreja local com o templo mas essa conexão ela não é tão assim simples de ser feita porque o templo a ensino havia um púlpito lá e o sacerdote então se dirigia aos crentes no antigo testamento um momento de louvor ea leitura bíblica
responsiva não era assim há um culto no antigo testamento é a diferença era cedinho simulava um animal jogava se o sangue volta do altar queimava seu animal e no fim da tarde e se eram os dois cultos não é me parece que as pessoas hoje sem perceber e elas estão copiando um modelo mais do que a gente conhece uma sinagoga e posterior e joga para o templo para tentar encontrar na igreja um formato então quando vejo por exemplo igrejas hoje usando levitas do vovô né é clara a mistura é como se no tempo e dentro
lá entre os dentes querubins estivesse lá um monte de levitas cantando isso não existia pra mim o risco disso aí é que parece criar dentro da igreja uma categoria não é levitas aqui hoje não pode tocar nos leve para um certo sentido já já é uma coisa importada é importada do catolicismo mas como evangélico ele insiste em não se parecer com o catolicismo ele tenta voltar a uma raiz anterior que a idéia de que o pastor é sacerdote não é que ele é uma classe especial de gente no meio do corpo de cristo enquanto novo
testamento ensina a respeito do sacerdócio da oração do pastor é mais poderosa jataí dessa jóia exatamente dessa idéia é né as pessoas associam essa ideia esse homem ele é o mais poderoso porque ele é o sacerdote e o sacerdote universal som me porque é não entendem essas claras distinções neo testamentários então na busca de resgatar alguma coisa bíblica resgata-se o errado e não certo e acaba se copiando o catolicismo porque nós estamos em plena era apostólica agora quem é que desde os primórdios insiste na chamada sucessão apostólica no catolicismo romano e hoje as denominações evangélicas
estão é cada vez mais aparecer nos postos e imitando essas com agora vocês vocês dois podem explicar porque é que uma conhecida igreja neopentecostal é no brasil está construindo uma réplica do templo de salomão em são paulo porque o povo gosta e faz sucesso é então os números nem eu estive lá olhando semana passada esse respeito os números são astronômicos as pedras vêm de israel né e toda essa coisa não faz o menor sentido niterói saber que gosta de modelos mauro do tempo que eles estão fazendo lá não é necessariamente o tempo de salomão não
ter ido salomônico né mas posteriormente o ano tendo o neo testamentário bom se fosse um tempo - de salomão que seria mais simples é bonito né mais didáticos atenderia alguma coisa mas me diga uma coisa porque é que tudo que vem de israel parece ser mais espiritual mais próximo de deus é a água do rio jordão para batizar é aceite da terra santa viagens à israel para conhecer o que ele chama de terra santa não é a peregrinação peregrinação porque é que para muitos evangélicos se tiver relacionado com israel é algo assim superior parece é
mais autêntico real faz sentido isso depois da vinda do senhor jesus cristo e de clube ele fez olha eu sou eu já estive em israel várias vezes gosto de viajar para lá e de aprender as caras turísticas daquela terra com que a formação geográfica e as ruínas e as escavações falam do tempo vétero enel testamentário então eu aprecio muito gosta de levar pessoas e grupos de estudantes pra conhecer porque a gente passa a ler a escritura que é a revelação de deus que acontece na história de uma maneira muito mais apurada é muito gostoso fazer
essa relação tão nesse sentido é bom é importante agora deixou deixou deixa eu pegar aqui um deixe eu estava escutando rádio ontem estava transmitindo uma palavra de alguém de um pastor que levou à sua igreja para israel e ele está a falar de israel tal já embarcam de volta ao brasil ele dizendo assim você tem que vir aqui porque você só escutar na bíblia você só ouve o pastor pregava você só conhece o jesus da bíblia mas precisa conhecer o jesus histórico aí que é aí aí é catolicismo e tendência é não julgar se você
não tive é israel é e se você não foi israel você é um cliente segunda categoria porque só tem a mim é a idéia da peregrinação né não lembra é do o roma capital do império gerou as romagens né as romarias então quando o catolicismo se instalou de maneira definitiva concede lá a romaria virou uma coisa importante a ir mas não faz sentido para evangélico fazem romaria é então você faz o que se faz uma peregrinação à terra santa e aí você ganha diploma ganhou vidrinho de óleo todas essas coisas que são infantilidades na verdade
no final da história é a eu tenho eu tenho um candelabro que o autor trouxe de israel né foi feito na china né então quer dizer as coisas dela bem em xai né eu acho mauro que também essa viagem são sintomáticos de uma geração de igrejas hoje que não tem mais a novidade o elemento diferencial que tinham também caco é que deus falava de hoje eu acho que eles perderam isso a pregação não tem mais é proeminência que tem deus talvez não comunique como comunicavam assentam na mente de navios nem fala fala mas então vamos
até lá quem sabe vou me falou uma coisa é esse é um diferencial se deus falasse que ele iria aparecer aqui na rua da consolação meio dia eu estaria lá não importa se ver sentado no chão na chuva mas acho que as igrejas evangélicas talvez tenham a pedido de vista isso né a de que deus ele fala é por meio da pregação no púlpito e às vezes até o pastor diz acredita disso ele mesmo não se incumbe em estudar a palavra é transmitir esse diferencial é o que tem levado as pessoas a procurar a experiência
mística de fazer uma peregrinação e andar por onde jesus andou bem sabe fazer uma pergunta quem é nosso tempo terminando com terrenos a última pergunta vocês são evangélicos são cristãos porque é que vocês dedicaram a vida de vocês a estudar o antigo testamento ok a revelação de deus na escritura é uma só então ainda que eu tenha me dedicado a estudar o antigo testamento tanto como pastor intérprete da bíblia eu não posso ficar numa parte delas é como se dissesse olha vou estudar só até o meio da revelação de deus o resto não vou estudar
a mesma coisa funcionaria para alguém que estudou novo testamento só vou estudar o finzinho o começo não me interessa a razão então é a unidade da escritura ea gente precisa entender essa unidade que existe na escritura como um todo foi fundamental na minha época a carência é de teólogos na área do antigo testamento da minha região foi isso que me levou a estudar o antigo testamento a mais do que o novo na ocasião vale a pena vale a pena muito obrigado pela presença de vocês este o programa academia debate do centro presbiteriana de pós-graduação andrew
chan por aqui nosso agradecimento à doutor daniel santos botou o antigo testamento do tomaram mais ter do tom em literaturas e mítica pela a participação é nesse programa eu aproveito para lhe convidar a fazer um curso de teologia a distância completamente online conosco do centro presbiteriano de pós-graduação anjo diana você precisa já ter uma graduação em qualquer área e você pode acessar e se inscrever através do site cpj ponto mackenzie ponto br e procurar programa de educação a distância muito obrigado pela sua audiência e até o próximo à academia debate [Música]
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