o Olá pessoal aqui é o Gabriel do lado temos e esse vídeo apresenta o segundo post da série de pílulas uma série de post de introdução ao pensamento sociológico do Nosso saudosismo Herói e a boca o segundo pote trata da perspectiva teórica e metodológica e o Burg desenvolveu preferir empírico do mundo social uma perspectiva qual Ele se referiu com uma teoria da prática ou praxiologia mais técnico Mas preciso a gente poderia falar também uma fraqueza logia estrutural do dia desenvolveu essa perspectiva praxiologica do mundo social a partir de um confronto continuado com problemas empíricos pesquisa
como a gente viu no primeiro post dessa série mas ele desenvolveu essa abordagem teórica também a partir do diálogo crítico com uma multiplicidade de autores e escolas de pensamento da filosofia e das ciências humanas da cronologia do Russo do Sul sido e se até o estruturalismo nocivos e 12 da Microsoft hoje a do gov ma pragmática da linguagem de wittgenstein passando pelas filosofias da ciência do bacellar educação além da sua multiplicidade de referências teóricas Entretanto a gente pode tomar pacto logia desenvolvida pelo por dia como editada por um propósito fundamental que é o de superação
da dicotomia entre dois modos de conhecimento social aos quais Burguers referiam objetivismo E subjetivismo essas maneiras de pensar o social assume uma variedade de manifestações ao longo da história da filosofia e das Ciências Sociais no de reconhece como objetivo vistas por exemplo abordagens como estruturalismo nos ir e do Frozen estrutural-funcionalismo de Educar e as variantes determinísticas o Marxismo como Aquela Encantada pelo Louis altos e por outro lado dentre as abordagens sobre ativistas o borgia identifica as microssociologias interpretativas de um Golf um show de só um gato quando você tenta transcender a oposição entre modo os
objetivistas e subjetivistas do conhecimento social ele não pretende fazê-lo através de uma simples tábula rasa ou seja simplesmente descartando essas perspectivas objetivistas e subjetivistas ao contrário que ele faz é tentar construir um quadro sintético que possa conjugar as forças analíticas objetivismo e subjetivismo no mesmo passo em que supera as suas limitações embora os impulsos a transcendência dessa dicotomia entre o objetivismo e subjetivismo na obra de bourdieu adivinha do mundo intelectual francês aí é esse propósito sintético fez com tio bordier fosse mensagem liderança dentro aqueles autores e dessa o localizou no chamado Novo Movimento teórico nas
redes sociais dos anos de 1970/1980 lugar de liderança que gordura dividia configuração Anthony guiddens detanico formulador da teoria da estruturação e um Raven umas Pensador e filósofo social alemão e autor da teoria da ação comunicativa de qualquer maneira quando a gente volta ao contexto intelectual de informação do pensamento do dia a gente vai descobrir que esse confronto entre objetivismo e subjetivismo tinha como referência a primeira um embate na academia francesa entre o existencialismo de Sartre de um lado e o estruturalismo com uma espécie de mega paradigma interdisciplinar na filosofia e nas ciências humanas mas sobretudo
a partir da sessão que ele adquirida no trabalho em tropológico do clube trouxe a O interessante é que eu existencialismo sartriano nessa variantes existencialista da fenologia a vida pelo autor de seria nada a foi tremendamente influência no período formativo da carreira do gordinho mas o que existia de subjetivismo nessa abordagem nessa ideia de uma Consciência Humana livre de determinações sociais passou a ser crescentemente combatido a partir dos anos 1950 primeiramente pelo uso que lévi-strauss vai fazer na antropologia de ensaio sobre um dos da linguística estrutural a partir do momento em que o avestruz afirma que
final nos não-linguísticos strito Sensu como os mitos ao sistema de parentesco poderiam ser estudados a maneira de linguagem vocês como sistemas de signos o sistema de relações que inconscientemente tecidos pela mente humana traz a formação do registrou de repente os atualizam aparece como uma espécie de mega paradigma interdisciplinar na cena francesa adicionando O existencialismo é tão Roland barthes por exemplo vai aplicar essa grade estruturalista de análise a fenômenos uma moda Lacan para oferecer uma reinterpretação estruturalista da psicanálise de Freud altos Air vai aparecer a sua interpretação estruturalista do pensamento de Marx em uma figura como
primeiro ficou pelo menos ficou e as palavras e as coisas vai oferecer uma arqueologia estruturalista ou quase estruturalista das ciências humanas de todo modo ambas as abordagens pareceram de urgência sente embora no fim das contas a sua perspectiva para axiológica fique mais próxima dele é gostoso do que dois especialismos africano mas com o gordinho ver essa antinomia esse confronto entre objetivismo e subjetivismo a verdade o que ele vai tentar fazer é combinar as suas analistas desses modos conhecimento partindo do pressuposto de cada um deles possui a sua dose de razão mas também como fazer dinheiro
segundo o Burger o que a gente tem que fazer é capturar como social na sua existência dupla a na verdade é dicotomia entre objetivismo e subjetivismo mais adequado precisamente porque o social possui a festa do ele existe como objetividade especificamente com uma estrutura de relações entre a gente diferencialmente posicionados eu vou falar mais sobre isso mas também como subjetividade como um conjunto de disposições socialmente adquiridas agir pensar e sentir de determinadas maneiras tão parcelas de fora dos indivíduos com uma realidade Eles encontram objetivamente mas existe também dentro através vende vez moldando as suas maneiras de
agir pensar e sentir através dessas Exposições mentais e corporais que por dia condensa na ideia de aulas pois bem Bom dia vai dizer estudar um social na sua vida dupla O que significa mobilizar uma teoria que possa acolher tanto o momento ativista de análise quanto ao momento de ativista de análises E é isso que ele faz ele concorda com os autores ou de ativistas quanto ao fato de que o mundo social é objectivamente estruturar E essas estruturas objetivas não são diretamente observáveis como a gente viu no primeiro post então o momento objetivo vista de análise
do mundo social tem precedente pelo fato de que todo indivíduo biológico vem alguém número social pré-formado o meio cujas condições de existência vão ser eventualmente internalizados na subjetividade deixa a gente individual na medida em que os pontos de vista dos próprios agentes individuais sobre um social são vistas de um ponto portanto necessariamente parciais e limitados a ciência tem que começar por uma preensão exterior distanciada do universo social com estrutura de relações a ciência social tem que começar por uma visão de pássaro para usar a expressão uma raio ou ativo que uma metáfora mais moderna usada
por autores como Frederic vandenberghe uma visão Google orf do mundo social quando eu Burger desenvolve a cidade de um momento Alto Tietê Vista ele recorre a uma visão do Social que ao mesmo tempo topológica e agonístico conceitual de um lado a ideia de um raciocínio tautológico tem a ver com a tese do Bordieri que uma das maneiras mais segundas de pensar sociedade é como um espaço de estrutura de relações entre posições a Burger junta essa perspectiva antropológica uma visão água holística e conceitual do mundo social com um espaço de disputa por bens e recursos escassos
Ainda textos bem não sejam somente materiais no sítio mas ao contrário as uma uma multiplicidade de manifestações simbólicas a a partida essa ideia para pensar a estrutura de relações entre posições no Social como baseada numa distribuição desigual desses bens e recursos escassos ou formas de Capital ele é um Lia nos capital para se referir a quaisquer posso socialmente valorizadas não do societário transferir a qualquer coisa que funcione como instrumento de poder nessa realidade social Portanto o capital econômico de Posses materiais e poder aquisitivo mas também por exemplo capital Cultural de competências educacionais ou saberes socialmente
valorizados capazes de conferir a vantagens aos agentes individuais engajados nessas disputas portanto Às vezes a gente são posicionados em diferentes posições a partir de uma distribuição desigual de forma de Capital essas posições implicam calções existência também diferença como por exemplo a fatura econômica e uma série de oportunidades educacionais de um lado os versos penúria material e uma série de restrições habitacionais Duo a na medida em que os indivíduos biológicos vem ao mundo em um meio social pré-estruturado eles não escolhem pelo menos as primeiras condições resistência nas quais vão viver isso e essa um motivos pelos
quais o momento é um gente desista da análise social tem de adquirir precedentes por quê Porque as funções de resistência em que os índios são lançados em função das posições adjetivas que ocupam nas relações social terminam se traduzindo em condicionamento subjetivos ou disposições o mundo social na qual a gente indica vai sendo interiorizado vai deixando na nossa subjetividade as suas segmentações na forma de exposições e sai sentido de determinadas maneiras o exemplo simples seria como por exemplo condições objectivamente restrita de vida Econômica tendem a gerará uma disposição frugal consumo caracterizada pelo que Bordieri chama de
culto do necessário a gente vai dar outras ilustrações esse processo depois mas isso significa então que a subjetividade individual é socializada pelas condições de existência na nas quais ela se vê lançar pois bem Bom dia parece bastante os ativistas nesse ponto mas ele vai dizer que o principal problema com abordagens obter vistas é o fato de que Elas costumam parar análise cedo demais se é verdade que o mundo social é o jeito para mim estruturar e que os agentes individuais são condicionadas pelas posições que ocupam nesse mundo portanto influenciado influenciados por forças das quais eles
não têm a ciência a nítida a também é verdade essa estrutura objetiva de relações não é um dado da natureza uma realidade estática ela é uma realidade histórica mancilha em movimento pelos próprios agentes individuais nelas posicionados aí significa que depois de começar pela visão da floresta para depois chegar as árvores a gente festivamente tem que chegar as árvores e o que acontece na objetivismo é o fato de e ele se conhece bem o momento de ti vista como um momento necessário da pesquisa sociológica mas não percebem que esse momento é necessário porém insuficiente para uma
apreensão do mundo social sobretudo em termos históricos faltas abordagem dos ativistas uma investigação dos mecanismos pelos quais os agentes Braz reproduzem as estruturas sociais índios não é através das suas práticas bom então no momento sulfite vista da análise típica procura justamente recuperar essa dimensão da ação e dos motores subjetivos a partir dos quais os atores individuais operam no a gente vai ver que a principal ferramenta analítica do para lidar com a informação a ideia de Atos eu deixei duas pílulas a esta noção é uma das mais importantes do pensamento e aí possível além da teoria
social no século mente mais a fundamental levar em consideração agora que esse motorista objetivos são tanto da ordem dos interesses e das vontades das mensagem não social quer em determinadas coisas porque se interessa se por determinar os tipos de bens recursos e lucros a não só o poder aquisitivo ou poder político Mas como é consagração assista ou autoridade no campo científico e por outro a da conduta no Social é também capacitadas por habilidade e competência se não bastasse movido por interesses e vontades pelo que depois do gordinho vai ser mais inibido ou eu uso a
gente só consegue produzir Face social se a gente faz a tosse de determinadas competentes por exemplo a posse do saber e linguísticos que permitem a com que a gente se comunique com outros o nosso cenário social e que o as microssociologias interpretativas as abordagens sobre ativistas fizeram a foi justamente explorar esse Domínio das habilidades e competências que a gente mobiliza para agir um social elas mostraram muito bem que na medida em que os nossos saberes sobre a sociedade são instrumentos de ação ferramentas práticas para operar no mundo boa parte desses saberes não precisa assumir uma
forma explícita discursiva na nossa cabeça mas pode assumir a forma de um saber-fazer por exemplo as regras gramaticais eu tô aplicando Agora sim se precisar pensar nelas também e provavelmente será capaz sequer de fórmulas no discurso caso perguntar essa dimensão do senso prático que vai ser crucial também atualização dos Diana sobre o hábitos e aí a gente vê como os momentos objetivo em você saber se Vista sim conjugam em uma mesma abordagem se é verdade que os agentes individuais são socialmente moldados pelas estruturas objetivas e condições objetivas em questão em pé também é verdade que
o que resulta dessa montagem social da subjetividade individual não é uma entidade passivo mais um a gente senão movido por interesse em perseguir determinados lucros ou bens no Social e capacitado por certas competências e habilidades no fundo dotado de um conjunto de disposições mentais e corporais que vão se tornar propriedades mais ou menos duráveis o modo de estar-no-mundo social Isso é verdade então que as estruturas sociais moda um da gente iguais é verdade também que as estruturas sociais são realidades históricas reproduzida sou transformadas através das práticas desses a gente porque então a placa hoje porque
na verdade a dialética entre a faceta objetivo e a faceta subjetiva social tem como seu produto histórico as práticas A então a praxiologia uma síntese entre objetivismo e subjetivismo porque é impossível explicar as práticas sociais seja tratando apenas de condições objetivas seja tratado a pena de disposições subjetivas então por exemplo se eu quero explicar como a gente individual laje Nas condições objetivas de um sistema capitalismo não basta tratar dessas condições objetivas em abstrato por quê Porque a maneira como a gente integral responde essas condições objetivas depende a história pregressa de socialização das Exposições com Econômica
que ele adquiriu na sua socialização prévio então direito socializados no sistema vai operar ele um peixe na água ao passo que o indivíduo como é o caso do camponês a camponesa' do camponês e dos Camponeses a daqui burd analisou no início da sua carreira um indivíduo socializado na economia tradicional baseado na troca de presentes entre gente não vai saber operar ali mas o reverso também é verdadeiro a conduta do agente econômico a ou na verdade qualquer a gente igual não pode ser o cidadão somente pela referência às disposições subjetivas a partir das quais a viagem
por quê Porque as mesmas posições subjetivas de condutas vão produzir efeitos sociais diferentes em condições sociais objetivas diferentes então mesmo devido que opera como um peixe na água no capitalismo vai assim o resultado aí nesse Taiff por exemplo o subitamente lançado em uma economia da dasa então a prática justamente o óculos do encontro o produto histórico de se encontra entre a objetividade EA subjetividade do mundo social e não surpreende então que você fale uma prática logia não só como a teoria da prática mas uma teoria do Social como prática uma teoria das práticas foram modo
fundamental da existência social e principalmente como âmbito a partir do qual a gente pode superar uma série de compromissos sociais não só essa interativista isso mesmo mas também entre as menções material e simbólica individualidade e coletividade mente corpo e assim por diante a principal ferramenta nesse esforço para axiológico de síntese de hambúrguer vai ter noção do atos uma nação de origem aristotélica e tomista uma longa história uma noção a respeito da cobra e no próximo vídeo relativo a terceira dessas pílulas é isso a gente se ver em breve até o próximo aí fora bolso