Pensadores na Educação: Florestan Fernandes

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Sociólogo, político e patrono da sociologia brasileira, Florestan Fernandes (1920-1995) foi um dos m...
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e fala a educação no Brasil é falar de urgência é urgência de inclusão social de superação da desigualdade superação da pobreza superação da segregação racial então a escola é muito mais do que escola e essa urgência a escola precisa ter para ser um E aí E aí [Música] e ele tava muito importante porque foi a partir dele que a Sociologia se institucionalizou no Brasil a USP foi criada em 1934 houve uma grupo de professores né que veio da França para dar inclusive esse primeiro impulso na desenvolvimento né do pensamento do desenvolvimento da pesquisa do conhecimento
científico no Brasil e o florestan foi aquele que se destacou logo logo no início né na área de sociologia era um estudante que veio de uma de baixa renda né que que era vive inclusive ali na região do Bresser é Numa família é que tinha a cuja mãe a mãe de florestan era empregada doméstica dessa família e ele nasceu nessa família inclusive tem todo uma discussão né que ele chamava florestan Oi e a família achava que aquele não era um nome adequado né por uma pessoa de baixa renda e chamavam ele de Vicente achava que
ele sente combinava mais com ele né É E ele de baixa renda enfim teve que começar a trabalhar muito cedo foi engraxate enfim né a mãe dele ele é filho de mãe solteira né de mãe que enfim ele não conheceu o pai né então a criança muito pobre e ele acaba depois ele vai foi trabalhar como garçom e ele acaba sendo ele gostava de ler muito ele sempre foi uma pessoa que ele é muito uma pessoa deu uma pessoa que ele que um cliente deles escuta você é gosto muito de leite por que que não
tenta ir lá na universidade fazer um curso na universidade enfim e aí ele foi para o USP e se notabilizou com um estudante de grande calibre né coisa a gente sabia da importância do estudo como forma de mobilidade social e foi isso que eu tava acontecendo né ele assume depois da cadeira é de Sociologia na USP E vai formar é pessoas que obviamente farão Depois terão um papel muito relevante na sociedade como por exemplo Fernando Henrique mas ao ser um grande cientista social e não entendia que é Ciências Sociais deveriam intervir de forma significativa na
história do país na condução dos desígnios do país na indicação inclusive é de uma sociedade democrática de uma sociedade é inclusiva né Então isto fez do florestan é aquele que é obviamente vai ser mais tarde então para fechar então biografia dele procurado né pelo partido dos trabalhadores para se candidatar e ele se candidata é é deputado federal é eleito depois exatamente no período em que o Brasil passava pela constituinte de 88 a e não primeiro parte de cima fica exposto Pois é sociólogo não é o que significa dizer que é sociólogo né então ele não
é pensa junina pedagogo então ele não tá tratando das questões da educação restritas ao espaço da escola ele mesmo os expressão educação escolarizada né E também não tá tratando exclusivamente da escola mas é que tá tendo do processo educacional no seu sentido Mais amplo Então seja o que que ele tá evidenciando né uma coisa que tanto do que evidenciou o burj evidenciou o restante do Goodyear né Nós somos seres sociais que significa dizer que desde criança nós somos socializados incorporamos os códigos sociais que os nossos pais já incorporaram que nossos avós encorporar Ou seja é
neste nesse processo de socialização que sociedade se reproduz então o que que oferece tanta identificando a sociedade pode se transformar mas a tendência é que as pessoas tentam arr é aquilo que elas aprenderam então sociedade não se transforma porque só o estado se transforma a sociedade não se transforma porque mudam partido político a sociedade se transforma quando as pessoas incorporam novos códigos a partir dos quais elas podem se apropriar daquilo que a sociedade efetivamente é oferece no seu processo de transformação eu não se transforma as a gente não entendi porque que de repente a sociedade
retrôs retrocede naquela retrô ela não retrocede é que as pessoas simplesmente não se apropriaram daquilo de que a sociedade se transformou Então é isso produz um recentemente o tamanho que elas vão querer de volta os códigos que elas entendem o E aí e Então qual é a grande preocupação do florestan a sociedade está se industrializando entre as pessoas precisam ter novas formas de trabalho então eles assim a escola não pode mais ser única e exclusivamente aquela escola que que está voltada para uma elite que faz da educação escolarizada meio de prestígio e refinamento a retórica
prestígio refinamento nessas três palavras que usa a escola tem que ser democrática de fato agora não é só um pilhar democraticamente você já de ampliar para que as pessoas possam ter acesso à escola quantitativamente dizer né É preciso que a escola também se transforma E qualitativamente você já que ela tenha significado de maneira a inserir essa população que vem para São Paulo essa população que precisa se formar que precisa conhecer Esses códigos enfim que precisa se socializar numa sociedade Urbana numa sociedade Industrial nas formas de fazer dessa sociedade ou seja no trabalho é o que
não significa isso é importante também dizer que eu tô testando está fazendo a defesa de uma escola técnica Não essa planta Fazendo a Defesa mas cola Universal Mas mesmo essas Cola Universal você tem um compromisso público se você tem um compromisso de inserção social ela não pode ser como ele vai dizer intelectualista e livresca E por que só tende a um desejo de prestígio né ah você poder citar alguém na roda uma corda social numa conversa numa festa interessante né dá um toque de intelectualidade Mas isso não resolve o problema na grande maioria da população
que precisa se apropriar dos códigos do conhecimento né do conhecimento letrado para poder Exatamente é encontrar o seu lugar no mundo do trabalho no mundo profissional e E aí é um conceito que eu acho que é Central no pensamento do florestan e que engloba toda a discussão dele desde sociológica até o motivo pelo qual a escola tem um papel importante que é o conceito de demora cultural o quê que é a demora cultural é exatamente a incapacidade é que os grupos sociais aí falando dos grupos sociais no geral por uma condição desigual dores envolvimento de
se apropriar das condições avançadas disponíveis na sociedade daquele momento você já se apropriar daquilo que é o possível naquele momento né até disso estamos vivendo uma revolução social a cidade está se transformando mas só alguns conseguem se apropriar disso a maioria sofre esse processo sem conseguir saber o que fazer disso sem conseguir se apropriar disso então eles vi essa esse grupo vive uma situação de descompasso Desencontro com a realidade em que ela mesma vive a responsabilidade desse grupo ele não é que estão atrasados Ou eles são exóticos né É porque a sociedade não permite que
ele se apropriou pelo contrário reforça os processos de empobrecimento de exploração para garantir o fortalecimento e o enriquecimento daqueles que podem tem o protagonismo para manter estes grupos na condição de atraso que é exatamente contestar essa visão dualista do desenvolvimento né que é como se houvesse uma linha só é um chegam primeiro outro e depois e o que eles estão mostrando não isso que nós estamos falando de atraso a Rigor é produzido pelo próprio desenvolvimento que subordina e subir julga outros grupos sociais que estão em condições menos hegemônicas a permanecerem nesta situação para poder reproduzir
em larga escala o poder dos grupos hegemônicos e a escola pública é não foi um não era um debate que o Floresta fazer dele com ele mesmo da cadeia Que tal não era um movimento político é constituído por políticos constituídos por intelectuais constituídos por jornalistas é um amplo movimento na sociedade em defesa da escola pública aqui o florestan se é se a Globo que ele não foi ele que criou essa campanha né a campanha foi um grande movimento na sociedade em defesa da escola pública e ele se vai falar isso ele está gregol posteriormente né
mas ele acabou sendo um dos porta-vozes do movimento depois orçamento que é para educação era um já era ínfimo e o que está sendo discutido naquele momento que florestan tá com testando é exatamente o fato de que já sendo ínfimo havia uma pressão dos empresários das escolas privadas no sentido de que esse recurso subsidia se o ensino privado e ter direito a escola precisa investir muito então ela como é que se a gente precisa investir o Estado tem no compromisso e não investimos em tudo de abrir a ao ensino privado essa possibilidade até porque que
ele diz você tem um redirecionamento do recurso ou recurso é canalizado para as escolas privadas mas não há é é isso que ele fala que é outro braço que o estado deveria também desenvolver não há uma regulamentação do estado das escolas privadas [Música] bom então para onde em muros eu vou indicar aqui é o seu sobre folclore porque ali tem exatamente uma discussão que me parece importante que é quando ele tá fazendo a reflexão sobre os processos de transformação na cidade de São Paulo e por quê que é atual ler isto porque nós estamos vivendo
exatamente a mesma mudança que oferece tanta vivendo naquele momento era uma mudança no mundo do trabalho naquele momento a mudança no mundo do trabalho nos anos 40 era do trabalho rural e o processo de industrialização então a grande pauta da sociologia naquele momento era o como tem como viver esse processo de transformação no mundo do trabalho então eu indicaria esse aqui chama folclore e mudança social na cidade de São Paulo bom então são vários artigos que Ele publicou no jornal depois foram compilados aqui de vários períodos né É acho que não me engano da década
entre entre 50 e 60 São entre 40 mas final dos anos 40 e os anos 60 aquele público esses textos aí tem um segundo volume aqui chamado folclore em questão é certo então você veja aquele olha são dois volumes bem É consistentes né e o outro que aí do título já diz tudo né chamado mudanças sociais no Brasil que tem esse aqui é o meu xodó é toda a empresa que eu dou se eu falo que eu qualquer situação eu falo desse livro é porque aqui que ele vai exatamente fazer uma discussão primeiro do que
a noção de mudança o que a noção de transformação ele vai mostrar que lugar que é elite ocupa né a introdução desse livre vai dizer Exatamente isso fazer como é que a elite se a serra o estado no sentido de que o estado possa garantir a esta Elite é meios de conservar a sua posição e não é de transformar né quem tem que reivindicar a transformação são aqueles que efetivamente não estão na sua posição hegemônica porque eu quem tá na posição de muito não quer transformar é continuar não está né e a transformação vai sempre
vir freada que é isso que essa é a nossa interessante do florestano ele te freia transformação para que ela venha sendo produzida conta-gotas de maneira que ela não perca a sua posição hegemônica então é aquele vai fazer essa discussão e Inclusive tem todo o a metade uma segunda metade do trabalho que é sobre São Paulo ele acaba com o capítulo se vocês quiserem podem direto nesse capítulo chama o homem EA cidade Metrópole em que ao final ele diz né ele descreve esse processo de transformação da cidade de São Paulo e ao final ele vai exatamente
falar né É o qual o papel que a educação tem na inserção é deste homem no mundo Urbano então eu vejo florestan tem uma discussão da é muito mais Ampla né porque é entender isso né os processos de socialização precisam ser ampliados eles precisam ser objetos de um aprendizado no espaço público de um debate público né ele não não acontece só na escola e [Música] E aí E aí E aí [Música]
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