Luciano Subirá - O PRIMEIRO MANDAMENTO | FD#90

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Luciano Subirá
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Video Transcript:
na aula de hoje quero destacar aquilo que é denominado nas escrituras classificado por Nosso Senhor como sendo o primeiro o principal de todos os mandamentos evangelho de Marcos no capítulo 12 Nós lemos dos versos 28 a 31 chegando um dos escribas que ouviu a discussão entre eles e viu que Jesus tinha dado uma boa resposta perguntou-lhe qual é o principal de todos os mandamentos Jesus respondeu o principal é escute ó Israel o senhor Deus é o único Senhor ame o Senhor seu Deus de todo o seu coração de toda a sua alma de todo o
seu entendimento e com toda a sua força o segundo é ame o seu próximo como você ama a si mesmo não há outro mandamento maior do que estes a pergunta feita pelo Escriba e os escribas eram Aqueles copistas né E pelo seu trabalho de fazerem cópias das escrituras eles eram não apenas pessoas que memorizavam profundamente o texto bíblico mas se tornaram profundos conhecedores então nós estamos falando de um debate de alto nível por assim dizer um profundo estudioso da escritura conversando com Jesus o próprio verbo encarnado e ele quer saber se fôssemos torcer a Bíblia
daquela época que era o antigo testamento extrair né o principal mais importante o maior de todos os mandamentos há várias né possibilidades de traduções mas as traduções mais antigas optaram Pela expressão s o primeiro mandamento que é o título que eu quero dar a essa aula porque a palavra grega traduzida em algumas versões principal em outras primeiro né em outras maior ou mais importante é a palavra pros e significa primeiro no tempo ou lugar em alguma sucessão de coisas ou pessoas primeiro na posição ele também pode ser traduzido como principal que tem no princípio naquele
que começa que dá início né mas é importante que a gente entenda que a Pergunta dele é o que vem na frente por onde começamos o que é o suprassumo das escrituras curioso que Jesus vai responder né dizendo o primeiro e o segundo e mistura os dois como quem disse você não praticar o segundo também não está vivendo o primeiro embora faça uma clara distinção de importância entre amar a Deus e amarmos o próximo como a nós mesmos isso coloca o assunto num patamar de importância que normalmente nós não damos há mais de 30 anos
Eu Tenho pensado que se esse é o maior mandamento Nós deveríamos dar mais atenção ensinar pregar falar a respeito dessas verdades porque aquilo que é considerado primário por Jesus não pode ter um papel secundário na nossa vida é evidente Então precisamos reconhecer que amar a Deus é um mandamento e que o mandamento não é apenas amar a Deus nós precisamos entender que amá-lo de todo coração alma entendimento e força Ou seja eu prefiro definir isso amar com Amor Total quando olhamos para essa declaração feita no livro de Deuteronômio né ela não tem quatro aspectos como
vemos no Novo Testamento lá tem três Amarás o Senhor de todo teu coração alma e força no entanto a palavra traduzida força é como se o texto estivesse literalmente dizendo Amarás o senhor com todo o seu tudo né com tudo que é em você o uso dessa palavra ao longo de toda a escritura no antigo testamento é para falar de gente que tinha muita coisa né então sejam virtudes sejam tesouros Posses propriedades enfim né Nós precisamos entender que Deus tá falando de colocar tudo de nós então o texto do novo testamento ele meio que detalhe
expressão alma soma-se as as emoções o entendimento a razão coloca-se a questão das forças Mas é uma tentativa de explicar que nós colocamos tudo de nós então o maior mandamento não é apenas amar a Deus mas é amá-lo com tudo que há e isso coloca né Deus num patamar de reconhecimento que todos devemos dar o primeiro lugar perten a Deus não pode ser de mais ninguém em Mateus no capítulo 10 nos versos 37 e 38 vemos Jesus falando quem ama o seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim
quem ama o seu filho ou a sua filha mais do que a mim não é digno de mim quem não toma a sua cruz e vem após mim não é digno de mim várias vezes nós percebemos essa ênfase no ensino de Jesus no Evangelho de Lucas por exemplo Jesus Ele conta duas parábolas falando da importância da necessidade de que a gente calcule o custo de ser discípulo e nos versos 26 27 que antecedem as duas parábolas Jesus disse se alguém vem a mim não me ama mais do que ama seu pai sua mãe sua mulher
seus filhos seus irmãos suas irmãs e até a própria vida não pode ser meu discípulo e quem não tomar a sua cruz tá falando de Morrer para si mesmo e não vier após mim não pode ser meu discípulo Depois de falar da parábola da torre de um rei que sai em guerra contra outro rei que basicamente você não entra no empreendimento sem primeiro calcular quanto custa e Jesus está dizendo que ninguém pode ser discípulo dele sem calcular quanto custa ser discípulo ele conclui no verso 33 de Lucas 14 dizendo assim pois qualquer um de vocês
que não renuncia a tudo que tem não pode ser meu discípulo Jesus não tá dizendo tem o discípulo categoria A e o dispo categoria B ou mesmo algum outro nível ele diz ou me coloca em primeiro lugar a frente de você mesmo da sua própria vida das pessoas mais importantes ou simplesmente você não é discípulo então some-se a isso declarações né como de Mateus capítulo 6 verso 33 busque em primeiro lugar o reino de Deus a sua justiça as demais coisas serão acrescentadas e nós percebemos que de fato o primeiro lugar pertence a Deus ele
é o nosso maior valor e evidentemente amá-lo de todo coração vem antes de manifestarmos amor pelos outros pelo próximo como a nós mesmos e é o que de mais importante temos amá-lo com Amor Total agora quando a escritura destaca um mandamento em relação aos demais não significa que ela está diminuindo a importância dos outros mandamentos mas mostra que o cumprimento do primeiro nos influenciará profundamente no cumprimento dos demais né Nós podemos tratá-lo muito mais como ponto de partida do que meramente olha se fizer isso tá bom não fazer os outros né não faz o menor
sentido a gente pensar dessa forma porque Tiago escreve e diz quem tropeça num só ponto da Lei tropeçou em todos então evidentemente que Deus espa que a gente obedeça tudo mas por que destacar o primeiro acima dos demais porque é o ponto de partida né porque aquilo que quando eu e você de fato fazemos funcionar nos ajudará inclusive praticar e obedecer todos os demais então vale destacar aqui que o maior mandamento não revela apenas o que nós temos que fazer como ele revela também a intensidade com que nós temos que praticá-lo né E quando nós
o tratamos como mandamento né é importante que isso seja visto porque foi a maneira como Jesus classificou não é algo opcional né alguns crentes imaginam Puxa um dia eu chegar naquele lugar de realmente amar Deus é um plus um algo mais na caminhada cristã não é o ponto de partida não há relacionamento com Deus que não seja baseado ou construído A partir dessa percepção de amor por ele então nós precisamos ser muito cuidadosos quando falamos a respeito de vida cristã né porque às vezes as pessoas estão buscando a Deus com motivações erradas né muitas vezes
as pessoas estão buscando apenas aquilo que ele tem para oferecer e não necessariamente a relação com ele em si e nós percebemos que Jesus nos seus ensinos confrontava as pessoas a respeito dessa perda de perspectiva por exemplo no Evangelho de João no capítulo 6 mesmo logo depois de ter multiplicado pães né e peixes ter feito aquele grande milagre a palavra de Deus nos mostra né que a multidão realmente começa ir atrás de Jesus e no verso 26 Nós lemos Jesus respondeu em verdade em verdade lhes Digo Que você estão me procurando não porque viram sinais
mas porque comeram os pães e ficaram satisfeitos trabalhem não pela comida que se estraga Mas pela que permanece para a vida eterna né quando olhamos declarações com como essas é evidente que as pessoas estão olhando para Jesus e querendo que ele venha resolver problemas o verso 15 de João VI diz assim Jesus ficou sabendo logo depois da do milagre da multiplicação de pães Jesus ficou sabendo que estavam para vir com a intenção de fazê-lo rei a força então ele se retirou outra vez sozinho para o monte o povo olha e diz esse homem veio resolver
os nossos problemas inclusive a economia vai matar a nossa fome vai né saciar o nosso estômago E agora estão indo atrás de Jesus e nosso senhora está enfatizando vocês não podem buscar apenas aquilo que Deus Fez por vocês vocês deveriam estar buscando a ele né e Jesus vai deixar claro no verso 29 a obra de Jesus respondeu a obra de Deus é esta que vocês creiam naquele que me enviou mas quando eles começam a questionar ou relativizar isso Jesus passa a explicar verso 35 eu sou o pão da vida quem vem a mim jamais terá
fome quem crê em mim jamais terá sede Mas por que é que Jesus tá destacando eu sou o pão e dis vocês deveriam estar buscando a minha pessoa muito mais do que o pão que eu multipliquei que vocês estão interessado né em que eu faça isso de Fato né Jesus começa a enfatizar a obra da salvação verso 40 de fato a vontade de meu pai é que todo aquele que vira o filho nele crer tem a vida eterna eu rarei no último dia e a partir disso nós veremos que Jesus vai enfatizar nos versos 47
48 em verdade em verdade lhes digo quem crê em mim tem a vida eterna eu sou o pão da vida depois ele menciona que os pais comeram do Maná no deserto e morreram mas Jesus está dizendo aquele que comer do pão que sou eu não vai morrer vai viver eternamente el diz isso nos 50 e 51 então Jesus leva a conversa para um lugar que precisa chamar a minha e a sua atenção né verso 53 de João 6 em Jesus respondeu em verdade em verdade lhes digo que se vocês não comerem a carne do O
filho do homem não beberem o seu sangue não terão vida em vocês mesmos quem come a carne bebe o meu sangue e tem a vida eterna eu rarei no último dia pois a minha carne é verdadeira comida e o meu sangue é verdadeira bebida quem come a minha carne bebe o meu sangue permanece em mim e eu permaneço nele assim como o pai que vive me enviou igualmente eu vivo por causa do pai 57 Também quem de mim se alimenta viverá por mim então Jesus está falando evidentemente que não era de comer literalmente da sua
carne já tivemos né uma aula eh eh falando a respeito da seia do Senhor e mostramos que não cremos na doutrina da transubstanciação que os elementos se transformam em carne e corpo literais do Senhor mas nós precisamos entender o que é que Jesus sinalizava né havia um conceito entre os povos antigos do oriente de Aliança de Sangue que era o mais profundo nível de comprometimento né onde eles entendiam que aquilo falava de mistura de vida nossas carnes se misturam nosso sangue se mistura haviam rituais né de aliança por exemplo não é à toa que melquizedec
quando vai encontrar Abraão Gênesis 14 a Bíblia diz que ele vai levando Pão e Vinho né Essas são figuras que nosso senhor implementaria ao estabelecer a cia memorial da Aliança con nosco ele chama de seia da Aliança porque é compromisso Jesus tá dizendo eu estou chamando vocês a um compromisso de mistura de vida o verso 60 de João 6 diz muitos dos seus discípulos tendo ouvido Tais palavras disseram duro esse discurso quem pode de suportá-lo Jesus vai perguntar no verso 61 is se escandaliza vocês e no 66 A Bíblia diz diante disso muitos dos seus
discípulos o abandonaram e já não andavam com ele ou seja disseram nós não queremos esse tipo de compromisso não mistura de vida nesse nível não verso 67 então Jesus perguntou aos 12 Será que vocês também querem se retirar a gente pensa nisso alguns dos outros discípulos não é o nível primário do do dos discípulos ali que são os 12 mas estão se retirando Jesus Ira PR os dois e vocês também querem se retirar né o ditado popular de antigamente era porta da rua serventia da casa Jesus tá dizendo quem não aceitar isso pode ir não
importa o grupo que seja mesmo entre vocês os 12 É nessa hora que Simão responde no verso 68 Simão Pedro respondeu senhor para quem iremos o senhor tem as palavras de vida eterna 69 nós temos crido e conhecido que o senhor é o santo de Deus né precisamos entender que buscar a Cristo sua pessoa né É A Essência de todo o relacionamento com Deus né não é apenas a salvação que Jesus oferece a reconciliação que ele nos proporciona permite que a gente possa buscar a Deus porque o propósito da nossa existência né é justamente buscarmos
a Deus e ele tem que ser o foco Então faz todo sentido que isso de fato seja o primeiro mandamento agora se é Mandamento o não cumprimento disso precisa ser classificado como como pecado primeira de João Capítulo 3 verso 4 define pecado exatamente nesses termos né e não há uma maneira da gente evitar a não obediência esse mandamento sem como classificá-lo de Pecado primeira de João 3:4 diz todo aquele que pratica o pecado transgride a lei porque o pecado é a transgressão da Lei então todo não cumprimento de um mandamento é pecado agora se o
mandamento não é só amar a Deus mas amá-lo com tudo que é em nós mesmo que possamos amá-lo mas se não estivermos amando com tudo que é em nós o mandamento não está sendo plenamente cumprido e eu e você precisamos de fato olhar paraa seriedade disso porque não amar a Deus de todo coração alma entendimento e força ainda que o amemos um pouco não é o cumprimento do mandamento e o não cumprimento do mandamento é pecado né ou seja não dá para imaginar qualquer percepção de uma vida cristã onde Deus não seja o centro de
toda a nossa dedicação paixão e amor né a ponto de amá-lo mais do que pai mãe esposa filhos mulher família do que a própria vida isso significa que nós estamos falando de uma intensidade que normalmente não se vê na maioria dos discípulos de Jesus eu lembro de uma ocasião anos atrás onde uma pessoa me pediu oração né E a minha pergunta a ele era pelo que você quer que eu orhe né e ele falou assim estou em crise eu falei Qual é a crise e ele olha para mim e fala assim ah eu perdi o
primeiro amor falei amigo então você não tá em crise Você tá em Pecado porque o livro do apocalipse diz lembra de onde caíste chama de de queda diz arrepende-te não chamaria O arrependimento se não fosse queda então assim perder o primeiro amor deixá-lo de Amar com com Amor Total com toda a intensidade é quebra de mandamento a quebra de mandamento é pecado e diante disso deve haver arrependimento e concerto o senhor diz lembra de onde caíste arrepende volta a prática das primeiras obras não estamos falando de um pecado imperdoável Mas requer arrependimento requer conserto e
nós precisamos tratá-lo né o assunto de não amar a Deus de todo o coração não só como pecado mas o pecado que tem consequências quando falamos de um pecado com consequência evidente que todo pecado tem consequência mas tô tentando chamar sua atenção paraa gravidade da consequência estamos falando do maior Mandamento o que né se espera que a gente mais obedeça ou que em primeiro lugar começamos a obedecer como relativizar a importância disso e portanto a consequência disso o apóstolo Paulo escreve em primeiro aos Coríntios 16:22 faz uma afirmação que muita gente não costuma reparar eu
lembro do dia que eu prestei atenção nesse Versículo pela primeira vez há uns 30 anos atrás eu pensava eu li a Bíblia tantas vezes sem reparar que isso aqui ele diz se alguém não amo o Senhor seja anátema Olha o peso dessa palavra quando ele usa a expressão senhor no novo testamento é sempre uma referência né a Cristo mas sem nunca deixar de reconhecê-lo como temos ensinado em aula não só sobre a pessoa de Jesus mas da Trindade né como eh eh sendo o nosso Deus se alguém não o ama seja anátema essa palavra ela
tem dois significados básicos ela pode ser vista na melhor das perspectivas como algo abominável na pior né eu diria que um pouco mais grave como maldito Então olha o que ele está dizendo se a relação de alguém ele tá escrevendo pra igreja de Corinto ele tá escrevendo pros irmãos na fé mas ele tá dizendo se alguém não ama ama o Senhor que seja anátema né ou seja nós não podemos conceber uma relação com Deus que não seja construído ou edificado em outra coisa que não seja o amor e diz e se esse amor não estiver
sendo cultivado você né está numa condição abominar você está debaixo de maldição a palavra maldição normalmente ela está relacionada ao juízo à consequências que o pecado traz ainda que na maioria das vezes ao longo da da da escritura a própria consequência do pecado o juízo e a maldição manifesta desde o antigo testamento ainda seja um chamado de Deus a um lugar de arrependimento nós não podemos deixar de reconhecer que há consequência né começando da própria relação com Deus que é deteriorada que é comprometida que não não não se experimenta nesse lugar onde Ausência de amor
para com o senhor a plenitude do plano e do propósito de Deus e a gente também precisa reconhecer que outras consequências vão se manifestando no sentido mesmo da exposição que o pecado gera então quando olhamos desde o antigo testamento em Deuteronômio no Capítulo 28 no verso um né Deus por meio de Moisés deixa Clara a razão pela qual tinha lei né se atentamente ouvires a voz do Senhor teu Deus tiveres o cuidado de guardar cada um dos seus mandamentos que eu hoje Te ordeno então virão sobre vocês essas bênçãos e os alcançarão do verso 1
ao 14 temos as bênçãos depois do verso 15 até oo final daquele Capítulo enorme no entanto se vocês não ouvirem a voz do senhor não tiver o cuidado de guardar cada um dos mandamentos que ele hoje ordena virão sobre vocês essas maldições e aí Deus fala a respeito de consequências que acabam se manifestando consequências do pecado consequências sérias inclusive podemos eh eh destacar porque esses versículos que falam do juízo são né Muito mais detalhados do que aqueles que falam da Bênção no sentido de variedades de possibilidades em Deuteronômio 30:19 Deus diz eu coloco diante de
vocês a b e a maldição ele já tinha dito no verso 15 eu ponho diante de vocês a vida e a morte e Deus orienta-nos a escolher corretamente ah pastor Luciano Mas isso é coisa do Antigo Testamento Será que é só de lá Hebreus Capítulo 6 verso 7 8 diz a terra que recebe a chuva que frequentemente cai sobre ela e produz erva útil para aquele que a cultiva recebe bênção da parte de Deus mas se produz espinhos e Abrolhos perto está da maldição e o seu fim é ser queimada pensa em maldição é visto
na vida de crentes que correspondem ou não correspondem com Deus e de vez em quando as pessoas me questionam mas a Bíblia não diz que Cristo nos resgatou da maldição da Lei eu digo sim tá lá em Gálatas Capítulo 3 versos 13 e 14 isso não significa que a maldição deixou de existir Cristo nos resgatou do pecado o pecado não deixou de existir isso significa eu e você não precisamos mais ser escravos do pecado Romanos 614 é claro sobre isso pecado não mais terá domínio sobre vós porque não estais debaixo da lei e sim da
Graça isso não significa que deixou de haver pecado e que se o crente resolver pecar seja Impossível fazer da mesma maneira ser resgatado a maldição significa que a gente não precisa mais ser escravo dela porque a maldição é consequência do pecado se não somos escravos do pecado e podemos não pecar então não precisamos inevitavelmente como era debaixo da lei viver debaixo de maldição isso não significa que se quebramos os princípios bíblicos não haverá consequência o livro do apocalipse fala de um momento no ápice da reden quando diz então não haverá mais maldição a Bíblia não
está dizendo que ela deixou de existir agora como diz não haverá mais morte Cristo nos resgatou da Morte Mas isso ainda não foi Consumado na sua obra plena o apóstolo Paulo diz em primeiro aos Coríntios relacionando isso com a vinda de Cristo que o último inimigo a ser vencido é a morte então nós sabemos que por direito legal fomos resgatados da Morte ela ainda não deixou de existir o mesmo se dá com a maldição agora vale entender sempre que a maldição é uma expressão de juízo e correção né não é aquela manifestação de juízo Irreversível
mas sempre o nível de correção de Deus nos chame nos chama um concerto Agu 2:17 Deus diz eu feri vocês com Saraiva com ferrugem com queimadura não houve entre vós quem se voltasse para mim Deus tá dizendo meu ferimento o juízo liberado não era uma Vingança era uma forma de tentar trazê-los ao lugar do arrependimento porque consequências ruins das nossas escolhas às vezes nos fazem cair em si como aconteceu com o filho pró a Bíblia diz caindo em si ele volta para casa arrependido e nós percebemos ao longo da escritura Deus fazendo a mesma coisa
em primeiro aos Coríntios 5 quando Paulo fala a respeito de um imoral na igreja de Corinto que ele diz seja entregue a Satanás para destruição da sua carne ele mostra qual é a expectativa que o espírito seja salvo no dia do Senhor então precisamos entender que ainda bênção maldição relacionadas ao primeiro mandamento Mas qual deve ser o combustível que nos nos move obedecer o primeiro e maior de todos os mandamentos eu acredito que aqui entramos num terreno importante não devemos fazê-lo apenas por senso de obrigação mas deveríamos fazê-lo com senso de prazer então deixe-me explicar
a diferença entre uma coisa e outra eu como marido nesse momento casado há quase 29 anos com Kelly tenho uma ordenança bíblica a Bíblia diz maridos Amai vossa esposa né Cada um deve amar a sua esposa isso não tem lá um uma sugestão um pedido de Deus um hash ficaadica nada disso é uma ordenança então eu posso dizer que eu sou obrigado a amar minha esposo Agora ela sabe também disso que a bíblia me ordena que eu a ame Então isso é inegociável isso também mostra que amor não é mero sentimento é fruto de uma
decisão de disposição de sacrifício como o Cristo se sacrificou por nós mas por que eu estou dizendo isso Imagino que se nesses quase 29 anos de casado cada manhã que eu acordo ao lado da minha esposa eu dissesse para ela eu amo você e quando ela abrisse um sorriso de satisfação com aquilo que eu viu eu atropelasse com a próxima frase fazer o quê né não tem opção sou obrigado Deus mandou então já que mandou vamos cumprir com a obrigação Imagino que se eu tentasse cumprir o mandamento que me foi dado apenas com senso de
obrigação is seria devastador pro nosso relacionamento fica imaginando se estaríamos casados ou qual seria a qualidade do matrimônio Então o que eu e você precisamos entender end é que nós precisamos amar não apenas com senso de obrigação mas com senso de prazer Se eu amar a minha esposa apenas com senso de obrigação estou valorizando o quê o meu comportamento eu estaria meio que dizendo em outras palavras ou até mesmo com a linguagem não verbal nem você nem Deus nem ninguém pode falar mal de mim fiz o que tinha que ser feito meu comportamento foi irrepreensível
Seria algo extremamente egoísta Mas seria a valorização apenas do meu cumprimento da obrigação e não da pessoa dela No entanto quando eu digo para ela eu amo amar você e não apenas que eu amo você estou dizendo para ela que eu não apenas me dedico ao cumprimento da obrigação mas que ela é uma pessoa tão incrível extraordinária e inspiradora que ela facilita o cumprimento da obrigação e me permite fazê-lo com senso de prazer o que que você acha que minha esposa espera de mim que eu apenas cumpra com obrigação ou que eu faça com senso
de prazer evidentemente que eu segto né porque isso é a valorização de quem ela é e não apenas da minha performance uso isso como uma ilustração para que a gente entenda que na relação com Deus não deveria ser diferente nós temos pessoas que não estão buscando a Deus como deveria não estão voltando-se de todo coração mas muitas vezes daqueles que estão aqueles que estão muito mais na valorização da performance né da sua entrega e dedicação isso é a definição de religiosidade muitas vezes você você vai perceber na bíblia Jesus confrontando os religiosos e nós não
podemos pensar no primeiro mandamento apenas como obrigação a ser cumprida com senso de obrigação se amalo com tudo que é em nós precisa necessariamente haver senso de prazer aliás é interessante a declaração do apóstolo Paulo em Filipenses no capítulo 3 nos versos 7 e 8 quando ele diz o que para mim era lucro isso considerei perda por causa de Cristo na verdade considero tudo como perda por causa da sublimidade do cuin concio de Cristo Jesus Meu Senhor por causa dele perdir todas as coisas e as considero como lixo para ganhar a Cristo do que é
que Paulo está falando quando ele usa a linguagem lucro perda embora sejam né expressões que usamos para falar de questões monetárias materiais financeiras evidentemente que Paulo não está falando de questões materiais está falando de valores então ele tá dizendo que para mim era importante perdeu a importância por quê pela descoberta de algo muito mais importante por causa da sublimidade do conhecimento de Jesus Cristo meu senhor por causa dele considero perda todas as coisas Paulo não tá falando considera perda só o que era pecado só as consequências o que era ruim o que nos matava e
diz qualquer coisa que era importante perdeu a importância quando eu entendi a importância que Cristo tem quando destaca o maior Mandamento o propósito de Jesus não é apenas dizer olha comece por isso é mais do que isso é dizer entenda aquele que tem a maior importância aquele que tem o maior valor e quando você olha Paulo falando que era lucro e perda se você voltar alguns Versículos antes você vai ver que ele na verdade estava falando de performance religiosa verso 4 a 6 de Filipenses 3 são os versículos que antecedem a declaração que para mim
era lucro considerei perda ele diz é verdade que eu também poderia confiar na carne se alguém pensa que pode confiar na carne eu ainda mais fui circuncidado no oitavo dia sou da linhagem de Israel da Tribo de Benjamim hebreu de Hebreus quanto a lei era fariseu quanto ao zelo perseguidor da igreja quanto a justiça que há na lei irrepreensível né em outras palavras quando ele tá dizendo pros Filipenses se algum de vocês acha que pode confiar na carne pode achar que é o cara eu mais do que você e Paulo puxa o currículo histórico né
cir cunado a oitavo dia tipo começ a fé precoce hoje em dia alguns diriam nascido né criado no lar Cristão apresentado consagrado a Deus na Igreja desde bebezinho e dis sou da linhagem de Israel né estou debaixo da da promessa de Deus Abraão da Tribo de Benjamim hebreu de Hebreus ou seja não só eu fui circuncidado por meu pai meu pai foi pelo meu avô meu avô pelo meu bisavô ele falou se você pegar a linha da minha ascendência os ancestrais você vai chegar em nada mais nada menos do que Abraão o patriarca né Ele
tá dizendo quanto a lei eu era fariseu normalmente a gente pensa no fariseu só como hipócrita Mas eles eram dedicados no cumprimento da lei né eram o o que hoje em dia a gente chamaria na época eles eram o que hoje em dia a gente classificaria de os beatos os Devotos então Paulo tá dizendo eu era do grupo da seita mais dedicada né mais Severa dentro do Judaísmo e diz quanto ao zelo perseguidor na igreja a única coisa que ele destaca que fez mal perseguir a igreja ele mostra que a motivação foi correta muito zelo
ele vai escrever aos romanos falando sobre o zelo sem entendimento mas ele também diz aos Gálatas que era mais Zeloso do que os da sua idade sobrava Zelo mas ele diz quanto a justiça que é na lei se você examinar minha vida debaixo das centenas centenas centenas e centenas de preceitos da lei le tá dizendo eu fui irrepreensível Paulo tá dizendo avalia a performance religiosa eu era o cara mas eu descobri que o que para mim era importante valorização da performance perdeu completamente a sua importância porque a valorização da performance só nos deixa mais orgulhosos
ela concentra no nosso comportamento Isso foi o que Jesus mais confrontou nos fariseus e nos outros religiosos dos seus dias mas ele disse quando eu entendi a importância da pessoa e comecei me doar me entregar completamente a ele eu descobri o que realmente tem importância isso tem me levado a ensinar falar bastante sobre o assunto né inclusive quero aproveitar essa aula para recomendar que você possa assistir um vídeo uma pregação minha na internet que virou um livro chamada atec nada mais importe a gente fala muito a respeito dessa percepção de cumprir o maior Mandamento com
mais do que o senso de obrigação com senso de prazer colocar Deus de fato no primeiro lugar né dar a ele a maior importância é a essência do nosso relacionamento com ele que Deus nos ajude não só a entender mas colocar em prática essas verdades
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