é muito bom né e aí gente tudo bem olha eu aqui de volta hoje eu tenho que conversar uma coisa com vocês antes da gente começar lá até a última aula que eu postei ainda era de arte no brasil e eu falava de dois artistas brasileiros neve dormir lcd genérico que foram da segunda metade do século 19 bom agora nós vamos parar aqui na arte no brasil porque eu preciso voltar pra europa e pegar lá do século 19 onde eu parei a última aula que eu dei de arte europeia foi mané eduardo manenti e aí
viria o já jan então vamos agora diretamente voltar pra europa e começar a arte moderna por isso que eu parei com o brasil depois a gente o pobre retoma arte no brasil também um arte moderna ok mas você precisa primeiro ver a arte europeia o início a base dessa arte moderna porque querendo ou não foi lá que começou e depois ver como é que isso veio bater aqui no brasil tá como é que vai ser a arte moderna aqui então nós temos agora um lindo caminho pela frente ok outra coisa essa aula impressionismo e nós
vamos começar hoje arte moderna é uma aula sintética porque a aula mais detalhada está no meu curso online não sei se todo mundo sabe mas eu tenho um curso hospedado na plataforma hotmart é um curso de arte moderna que já tem quatro módulos postados tá um deles é o impressionismo então eu vou falar aqui sobre o impressionismo o preto mas de uma maneira mais concisa mais sintética quem quiser saber do impressionismo de marida mais detalhada olha aqui na descrição o link para você acessar o curso uma ok e mais uma coisa eu sempre tenho falado
aqui me curte de burro escreve aperta o sininho tem que falar né gente é importante para o canal crescer então hoje eu quero fazer um lembrete mais forte porque eu sei que às vezes vocês esquecem de curtir simplesmente porque esquece ver a aula vai fazer outra coisa esquece de curtir mas não esquece não gente é muito importante para mim eu realmente conto com essa colaboração de vocês né então vocês podem curtir vocês podem divulgar né inscrito é legal porque aí você recebe o aviso lá pelo sininho que eu tô chegando e tem também um pátio
onde vocês se quiserem e me apoiar o que vamos começar então burro arte moderna amo não podemos começar a falar de impressionismo nesse último quarto do século 19 sem falar de uma questão importante cima a fotografia embora o princípio da câmera fosse conhecido na antiguidade a química real necessária para registrar uma imagem ainda não estava disponível até o centro 19 as primeiras fotografias requeriam uma velocidade muito lenta ou seja um longo período de exposição mais ou menos cerca de 8 horas presta atenção pra parar de corretoras e isso tornava muitos assuntos difíceis senão impossíveis de
fotografar aí vários avanços na tecnologia cont e a tornar a fotografia cada vez menos trabalhoso até que no final do século 19 já tinha até filme fotográfico catar o real já não era um problema essa cópia da natureza tão desejada pelos artistas a fotografia já faria foi uma puxada de tapete para os artistas imaginem só o artista contratado para fazer o meu retrato precisava mais a fotografia faria em um click você contratado como artista para registrar uma batalha precisava também não a fotografia além de poder ir até a batalha também não tem que captava aquele
momento então foi muito difícil para os artistas a gente sempre tem que levar isso em bom né é uma coisa assim de ficar me 51 e agora que que eu vou pintar né qual que vai ser o meu caminho que caminho eu vou tomar para que que serve minha arte mas por um outro lado se a fotografia puxou o tapete do artista tirou várias possibilidades de temas play pintar ela trouxe a noção do instante o cães de vi dia da vida o recorte da vida um instante e com isso o cotidiano o momento da vida
moderna essa já uma questão que a gente já vem vendo o cotidiano né a vida moderna a gente digita ninguém dorme realista e acorda impressionista então já no realismo a gente já vem vendo isso lá no maneta bem edu bom né e isso vem chegando para o impressionismo e tem mais uma questão a fotografia mostrou com uma câmera reflete a maneira com o olho funciona isso é muito legal a gente pode ver isso nessa fotografia que eu estou mostrando que tem o foco no primeiro plano eo fundo desfocado o artista se estivesse tentando essa cena
deixaria o fundo focado mas o nosso olho não funciona assim e a câmera como reflete como o nosso olho funciona mostrou isso deixou isso claro e aí o artista teve essa esse novo olhar você não vê tudo folgado não é verdade então você tá vindo os dois ali patinando no foco lá atrás você está vendo as pessoas mas elas estão mais desfocadas a gente já vê isso aliás desde uma me no seu quadro almoço na relva e lá como é que o trio tá focado e quando vai indo mais profundo as coisas vão ficando mais
embaçadas mais desfocadas como a a mulherzinha lá no largo né o próprio barco próprio lago as árvores isso já é um efeito da fotografia uma influência da fotografia no olhar do artista tanto na questão de pegar um range davi não é uma fatia da viu momento uma estante quanto também a técnica eu quero mostrar um outro exemplo que mostra uma influência direta da fotografia sobre a pintura quando gustavo lembrei fotografou a onda 1857 o tempo de exposição necessário para captação de uma imagem fotográfica já tinha deixado de ser tão prolongado a ponto de de mandar
um assunto estático e aí os temas há sempre o vão além do retrato ousado da natureza morta das paisagens imóveis de planícies ou uma tênis agora conseguem fotografar cenas do cotidiano ruas movimentadas das cidades paisagens floridas como por exemplo a onda que é uma paisagem fluida no momento ela tá ali no outro já não está mais e quando a gente compara coloca lado a lado uma foto marinha deleguei e uma pintura de cor b gustavo b lá do realismo de 1869 a onda a gente percebe como o pintor é influenciado nesse olhar nessa possibilidade desses
novos temas obviamente que a imagem de cor b tem uma dívida com a capacidade da fotografia de capturar o momento fugaz mas se fotografia roubou eles os temas ela me entregou outros também é impressionante como que é fotografia mexe no mundo da arte como ela chacoalhou mundo da arte mas é muito interessante como que ela também dá um empurrão no impulso para o mundo da arte chega de cópia da natureza de fazer igual né de querer copiar naturalisticamente fazer igual para que vão buscar os caminhos e aí quando ela de uma certa maneira puxa o
tapete ela impulsiona também para buscar os novos lugares as novas opções parte novas definições do que que é arte e a coisa vai longe hoje apenas o começo pé dito isto saber nunca se esqueçam dessa questão da fotografia porque como eu já falei ela é importante cima porque ela mexe demais com a questão do olhar tudo com a questão do tema como que a arte que não é eu olhei não se esqueça nunca disso entendo dito isso vamos agora falar como é que esse impressionismo começou o impressionismo nasceu em abril de 1874 quando um grupo
de jovens artistas de paris e traçados de serem excluídos dos salões oficiais e frustrados porque o salão oficial gente era a maneira dos entrar para o mundo da arte doces e conhecido dos e mostrar seu trabalho só que fizeram superfície a academia né aquele olhar certinho do que que pode do que que não pode do que que é certo do que é errado na pintura eles é que estavam o crivo e aí os artistas tô tentando tentando e sendo excluídos resolveram se reunir alguns artistas e realizar sua própria exposição uma exposição independente no estúdio do
fotógrafo francês gente boa porque cedeu o estúdio gaspar felix tournachon conhecido pelo pseudônimo nadar e um detalhe sabe no mar e eduardo mar e ele não participou dessa exposição não uma né na verdade já falei isso aqui tem aula no canal ele pode ser considerado um precursor disso tudo que nós vamos conversar né do impressionismo interno já tinha ao várias noções mas ele tinha uma dependência assim é é um eu tinha uma necessidade de ser aceito pelo salão oficial então muito davi e ele fica meio dependente e meio com medo da recusa da exclusão do
salão oficial então por isso ele não participou dessa exposição mas ele esteve em consonância as suas ideias estavam em consonância com a turma toda dos impressionistas mas essa exposição e não estava não a exposição foi super hiper transe mega plus blaster mal recebida pelo público foi um sandro pessoas o público detestou oi e um crítico muito famoso na época louis levar ao ver uma das telas ali respostas de clone impressão sol nascente ou impressão nascer do sol acusou-a de ser apenas um esboço uma impressão como se ele não tivesse terminado como se fosse uma pintura
inacabada e deu o nome ao movimento de impressionista vale dizer então de um nome não foi concebido como um elogio e sem de maneira pejorativa era um xingamento e impressionista e imagine se eles se fizeram de rogados por conta disso obviamente que não né gente o quarto chama impressão sol nascente o que que o cara queria impressão mesmo né não era mais a questão a vaidade do real igualzinho o bento e o que podia retratar quando o sol nasce aquela aura a luz porta chave e aí o escândalo foi tão grande que só que você
seja uma função que fizeram várias caricaturas xingando mesmo falando mal dos artistas os impressionistas como essa que eu estou mostrando para vocês que está escrito revolução da pintura e um começo aterrorizante ó a gente pode ver que temos os dois nobres senhores de cartola horrorizado ainda saem correndo como se ela fosse avançar me o que eu acho mais engraçado é a gente tem a noção isso é muito bacana em arte porque naquela época foi um escândalo total completo as pessoas achavam aquilo é completamente impossível de ser classificado como arte hoje as pessoas amam quantos museus
de arte impressionista quanto valor tanto material quanto artístico que elas têm hoje né mas porque porque elas estavam a ti e é isso que é ser moderno está frente do seu tempo né eles o olhar deles não tava preparado para que eles não estavam preparados a e é uma percepção além que eles vão ter que é a percepção da luz nosso papo vai ser todo em torno disso bem mas antes de prosseguir tem uma mudança também do século 19 muito importante que vai influenciar demais não fazer artístico que a questão da tinta durante séculos antes
da invenção do tubo de tinta os artistas costumavam guardar suas tintas em bexigas de porco era um saquinho mesmo no bexiga um saquinho tá e aí ele me levava quando ele tava pronto para usar a tinta ele fazia um furinho na bexiga espremia a quantidade de tinta desejada e aí quando terminar aquele tinha que consertar o buraquinho que ele fez e esse processo era todo mundo confuso dentro trabalhoso e aí no século 19 a gente vai ter algumas melhorias e como por exemplo os tubos de metal em vez das bexigas que eram super delicadas e
aí vai ficar sempre tá muito e também tem a questão do desenvolvimento de pigmentos sintéticos para as tintas dos artistas proporcionando cores que os artistas nunca haviam usado antes aumentou demais a gama de cores que se possibilidades de expressão obviamente pois é gente o impressionismo como eu já disse um passo à frente não é considerado o primeiro estilo de arte moderna à toa estando à frente estavam desobedecendo várias regras estabelecidas há tempos pela academia é por isso que eles são chamados de moderno e é esse o caminho que vou tomar mostrar para vocês quais foram
essas desobediência e ah mas isso fica para a próxima aula a seguir cenas dos próximos capítulos e se você está se divertindo aprendendo com as minhas aulas não me agradeça agradeça que eles lindo pessoal que tem colaborado lá no peichan para que os vídeos aconteçam sem eles não haveria canal o meu muito obrigada não tá já curtiu vou levar duas vezes agora e curte comenta também gente para que você tava achando tá bom obrigada beijo tchau