Augustus Nicodemus - Tiago 1 | CF 2018 • Mensagem 02

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Fiel Moçambique
Video Transcript:
quero saudar a todos com a paz do senhor jesus agradecer o convite pra estar em vosso país participando dessa conferência durante um cerca de um ano minha esposa e eu moramos na áfrica do sul não muito longe daqui e uma vez nas férias nós quisemos vir a moçambique e eu não sabia que brasileiro precisar de visto a minha esposa não na época ela não precisava porque ela é holandesa mas eu eu precisava não é e aí eu fui impedido de conhecer o país de vocês na década de 80 mas agora tendo tirado visto entrei e
têm oportunidade de conhecer a reconhecer esse e se esse país e participar aqui desse evento que eu acredito está sendo e vai ser uma benção na vida de todos muito obrigado pelo carinho ea hospitalidade e vamos então ao que nos interessa nessa tarde eu queria convidá los a abrir a palavra de deus na carta de tiago o nosso objetivo nós vamos ter quatro oportunidades para falar e todas elas serão exposições no livro de tiago que tem a ver com o tema desta conferência nós vamos primeiro falar de thiago capítulo 1 sobre as provações e sofrimentos
como o cristão deveria se comportar depois no capítulo 2 a relação entre fé e obras depois no capítulo 3 o que se requer dos líderes em termos de controle da sua língua e no capítulo 4 sobre aquilo que tiago chama de mundanismo nossa relação do cristão com o mundo então é isso que nós queremos fazer durante esses dias portanto como serão as condições bíblicas é bom que todos estejam suas bíblias acompanhando quer seja a bíblia impressa que seja os seus dispositivos eletrônicos no celular porque nós iremos verso a verso dessas passagens que foram selecionadas nós
vamos ler então a tiago capítulo 11 do verso 1º até o verso 27 todo o capítulo tiago servo de deus e do senhor jesus cristo as 12 tribos que se encontra na dispersão saudações dos irmãos tendo por motivo de toda alegria passar a dispor várias provações sabendo que a aprovação da vossa fé uma vez confirmada produz perseverança a perseverança da interação completa para que sejais perfeitos íntegro cenário deficientes se porém algum de vós necessita de sabedoria peça a deus que a todos dá liberalmente nada leasing propina que seria concedido peça porém com fé e na
área duvidando pois o que duvido é semelhante à onda do mar impelida e agitada pelo vento não supõe esse homem que alcançará do senhor alguma coisa homem de ânimo dobre em constante em todos os seus caminhos o irmão porém de condição humilde glory se na sua dignidade e o rico na sua insignificância porque ele passará com uma flor da erva porque o sol se levanta com seu ardente calor ea erva seca ea sua flor cai desaparece a formosura do seu aspecto assim também se mostrará o rico em seus caminhos bem aventurado o homem que suporta
com perseverança aprovação porque depois de ter sido aprovado receberá a coroa da vida a qual o senhor prometeu os que o amam ninguém ou ser tentado diga sou tentado por deus porque deus não pode ser tentado pelo mal e ele mesmo ninguém tenta ao contrário cada um é tentado pela sua própria cobiça quando esta o atrai e seduz então a cobiça depois de haver concebido da luz o pecado e o pecado uma vez consumado gera a morte não vos enganeis meus amados irmãos toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto descendo do
pai das luzes em quem não pode existir variação ou sombra de mudança pois segundo o seu querer ele nos gerou pela palavra da verdade para que fosse como que primícias das suas criaturas sabeis estas coisas meus amados irmãos todo homem pois seja pronto para ouvir tardio para falar tardio para se irar porque a ira do homem não produz a justiça de deus portanto despojando-vos de toda impureza e acúmulo de maldade acolhei com mansidão a palavra em vós implantada a qual é poderosa para salvar a vossa alma tornai vos pois praticantes da palavra e não somente
ouvintes enganando-vos a vós mesmos pois se alguém porque se alguém é ouvinte da palavra e não praticante assemelha se ao homem que contempla no espelho seu rosto natural pois a si mesmo se contempla e se retira e para logo se esquece de como era a sua aparência mas aquele que considera atentamente na lei perfeita lei da liberdade e nela persevera não sendo ouvinte negligente mas operoso praticante esse será bem aventurado no que realizar se alguém supõe ser religioso deixando de refrear a língua antes enganando o próprio coração a sua religião é vã religião pura e
sem mácula para com o nosso deus e pai é se visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações ea si mesmo guardar se incontaminado do mundo até aqui a leitura da palavra de deus nós vamos orar mais uma vez teremos nosso deus que tu ilumina o nosso coração ea nossa mente para que possamos compreender a tua palavra que ela faria o nosso coração nessa tarde abençoando cada pessoa que aqui se encontra trazendo conforto e orientação consolo correção de acordo com a necessidade de cada um que o senhor conhece tão bem é o que pedimos
em nome de jesus amém thiago que escreveu essa carta não é o tiago apóstolo mas é o tiago irmão de jesus que é mencionado lá em marcos capítulo 6 razão pra essa posição é que tiago apóstolo foi um dos primeiros a ser executados pelas autoridades judaicas humanas nas perseguições narradas no livro de atos portanto ele morre muito cedo nas mãos do rei herodes e não teria condições ou não não teria como ter escrito este livro porque o livro pressupõe já a formação de igrejas fora de jerusalém e já um desenvolvimento da teologia cristã então o
único tiago que nós conhecemos num período apostólico e que teria condições de escrever com autoridade essa carta ser exatamente o tiago irmão de jesus aquele que liderou o concílio de jerusalém atos capítulo 15 juntamente com pedro e demais irmãos não é difícil entender porque é que thiago escreveu essa carta que é destinada às doze tribos que se encontram na dispersão a dispersão nome que se dava a toda região fora da judéia aos judeus que moravam fora da região da judéia eram chamados de a diáspora cor dispersão de água chama de doze tribos figuradamente para se
referir aos judeus cristãos convertidos e com eles provavelmente alguns gentios' também o objetivo de thiago inscrever a esses irmãos que viviam fora da região da judéia era em primeiro lugar os sofrimentos e as tribulações que eles passavam o livro aqui nos deixa ver que muitos desses irmãos eram pobres e eram oprimidos pelos seus patrões a história da igreja nos ensina que grande parte dos primeiros cristãos era a grande parte a grande maioria dos primeiros cristãos era composta dos excluídos e mais menos favorecidos na sociedade eram órfãos viúvas soldados pequenos comerciantes diaristas pessoas que trabalhavam nos
campos de homens poderosos e não pouco esses não poucas vezes essas pessoas eram oprimidos pelos seus patrões que deixavam de pagar o combinado ou então a exigir um deles mais do que havia sido acordado tudo isso você vê por exemplo do capítulo 5 quando nós vamos chegar no capítulo 5 mas lá tiago alan da opressão dos patrões ricos contra aqueles seus trabalhadores mais humildes particularmente aqueles que eram cristãos esses cristãos também já eram processados muitos deles estavam sendo levado às cortes e aos tribunais pelos seus patrões coisa que tiago menciona que no capítulo 2 e
eles blasfemavam esses ricos blasfemavam é do nome de cristo e perseguiu aqueles cristãos havia também doentes tiago menciona os doentes no capítulo 5 e embora tiago não mencione aqui muito claramente mas nós sabemos que no século 1º os cristãos eram muito perseguidos em geral havia uma atitude de hostilidade da sociedade contra os cristãos os cristãos eram acusados de ateus porque eles não acreditavam nos deuses da daqueles povos dada dos povos greco romanos eles eram acusados de serem maus cidadãos porque eles não reconheciam a divindade do sesa e eles também eram suspeitos de canibalismo de comer
carne humana o que se dizia que uma vez por semana eles se fecharam em algum lugar para comer a carne beber o sangue de alguém então os a mente pagã e criava teorias a respeito do que é que os cristãos faziam nessas festas então ser cristão é não era muito significava estar disposto a ser assediado pelas pela polícia local pelos seus bens arrestados ser preso se mostrasse zado ser rejeitado pela sociedade em geral porque os cristãos não participavam das festas que eram feitas em homenagens aos deuses então era um povo peculiar é um povo diferente
era um povo extremamente perseguido por isso que boa parte do novo testamento foi escrita para consolar os cristãos e para orientá-los há como sobreviver no meio das dificuldades é isso que tiago faz aqui o a carta de tiago é destinada em primeiro lugar a instruir os cristãos sobre como enfrentar as dificuldades da vida mas há um segundo motivo pelo qual thiago escreveu essa carta que era o que parece ser a falta de coerência entre esses cristãos a quem ele escreve entre o que eles professavam e aquilo que ele que eles praticavam você encontra janaki no
capítulo vocês viram como eu lia que não é que tiago vai reclamar ele vai criticar aqueles que pensam que só ouvir a bíblia os sermões e não praticar que isso salva tiago vai dizer que só ouvir sermões e só ouvia a bíblia não vai salvar ninguém a quem não pratica o evangelho ele está enganando a si mesmo se ele pensa que está salvo no capítulo 2 nós vamos ver mais tarde vai ser a nossa segunda palestra a tiago diz que a fé a declaração de fé que não é seguida de obras que provem que essa
fé verdadeira também não salva ninguém também não salva ninguém o capítulo 3 que nós vamos ver tiago vai denunciar aqueles que querem semestres querem ser líderes da igreja mas não controla nem a língua se eles não conseguem controlar a língua como é que eles vão controlar as outras coisas é o ponto aqui do capítulo 3 no capítulo 4 tem esse apego às coisas do mundo que tiago denuncia que é mais uma amostra da incoerência daqueles cristãos eles diziam que eram discípulos de cristo diziam que criou no evangelho mas a vida deles não condiziam com isso
não estava consistente não não era um reflexo verdadeiro daquilo que eles professavam então esses são os dois pontos principais da carta de tiago primeiro thiago que ajudar aqueles irmãos a enfrentar os sofrimentos e segundo que é corrigir esse problema na vida deles e na teologia deles que a incoerência entre fé e prática agora o capítulo 11 ele trata das duas coisas que nós vamos começar então com algumas orientações que tiago dar sobre como eles deveriam enfrentar as provações e os sofrimentos do verso 2 até o verso 20 nós temos aqui cerca de 56 orientações que
thiago dá para aqueles irmãos a primeira delas é que eles deveriam na verdade se regozijar e se alegrar pelo fato deles estarem passando por provações versus 2 3 e 4 meus irmãos também por motivo de toda alegria passar a dispor várias provações sabendo que a aprovação da vossa fé uma vez confirmada produz perseverança a perseverança deve ter ação completa para que sejais perfeitos e íntegro cenário deficiência aqui no verso 2 tiago diz que eles deveriam a ter por motivo de toda alegria passarem por várias provações várias provações significa aprovações de todos os tipos aqui o
sofrimento é chamado de provação porque é isso que ele faz o sofrimento as dificuldades as contrariedades as frustrações elas provam elas testam a genuinidade da nossa fé por isso que na linguagem bíblica o sofrimento geralmente é chamado de provação thiago diz aqui que eles deveriam ver então as provações ou sofrimentos como sendo um motivo para que eles tenham toda alegria para que eles se regozijem em vez de ficarem tristes em vez de ficarem desanimados em vez de começarem a criticar a deus vou reclamar de deus eles deveriam na verdade ter uma atitude de alegria mas
qual o motivo então para que os cristãos se alegre quando eles estão sendo provados aqui vocês percebem que thiago está admitindo que o cristão passa por sofrimento ao contrário de algumas tecnologias e alguns mestres que existem no meio evangélico que dizem que o sofrimento é alguma coisa que o cristão não passa se ele for fiel se o cristão foi o fiel se ele tiver fé se ele contribuir se ele plantar uma semente se ele fizer campanha se ele fizesse sacrifício deus vai tirar o sofrimento da vida dele ele não vai ser pobre ele não vai
ter doença ele vai prosperar e ele vai ter todos os seus objetivos alcançados parece que tiago não freqüentou a igreja dessas não é porque ele está dizendo aqui ele está admitindo que um cristão ele vai passar por provações e por sofrimento na sua vida a diferença entre o cristão eo não cristão não é que o cristão é poupado do sofrimento aqui nesse mundo a diferença é como ele reage ao sofrimento é como ele reage o sofrimento então tá aqui thiago está dizendo que quando aprovação vier a atitude do cristão tem que ser de alegria qual
o motivo para isso está aqui no verso 3 sabendo que a aprovação da vossa fé uma vez confirmada produz perseverança a razão pela qual o cristão deve se alegar a quando ele está sendo provado é que ele sabe que deus tem um propósito com isso deus quando permite que o sofrimento chegue a vida do seu filho não é porque deus está com raiva dele não é porque deus deseja destruí lo ou mesmo castigá lo mas o alvo de deus é produzir perseverança que a palavrinha que aparecem no final do verso 3 perseverança é a capacidade
de você continuar a crer em deus mesmo quando tudo está errado mesmo quando as coisas estão ruins ao seu redor você continua crendo em deus amando a deus mesmo que as coisas não estejam acontecendo como você queira mas só existe uma maneira de você aprender a fazer isso que é através do próprio sofrimento o que é que é testado no nosso sofrimento que é provado sair no verso dois não é no verso 3 que é a nossa fé a nossa fé provada a palavra provar aqui vem do verbo grego que já foi citado inclusive pelo
tiago na primeira palestra de o verbo do que maso que era o verbo que era usado para apuração de metais preciosos feito pelos ourives quando queriam depurar o ouro por exemplo pegava ouro bruto colocava numa fornalha e aí aquele fogo depois tava o ouro fazia com que os materiais impuros que é ferviam e entraram em ebulição em um grau diferente do ouro se separar se do ouro e dessa forma o ouro era aprovado depurado então as provações elas funcionam como uma fornalha que tem como objetivo depurar a nossa fé em deus a nossa confiança em
deus separar da nossa fé aquilo que é impuro por exemplo pessoas que dizem que têm fé em deus mas que são vacilantes mas que duvidam o que tem outros motivos para acreditar em deus o que vem de deus como alguém que vem existe para satisfazer os seus os seus desejos e as suas vontades às provações funcionam como uma grande fornalha onde a minha fé é livre dessas impurezas e eu aprendo que eu devo crer e confiar em deus pelo que ele é e não por aquilo que ele pode me dar como eu sei que então
uma vez que eu estou consciente de que esse é o propósito de deus com as provações então me alegra em deus eu sei que isso que está acontecendo comigo é porque o senhor quer que eu seja perseverante o senhor quer me ensinar a ser perseverante então isso significa que o senhor me ama significa que o senhor cuida de mim e que só está interessado comigo então mesmo que esteja doendo mesmo que esteja passando por sofrimento eu intimamente me alegro porque eu sei que isso não representa um juízo ou uma condenação da tua parte mas apenas
que o senhor está moldando o meu caráter você está me preparando pra eu ser um servo teu melhor ainda no verso 4 tiago acrescenta que essa perseverança ou seja essa capacidade de você continuar firme e confiando em deus mesmo que tudo dê errado ela deve ter ação completa ou seja ela deve alcançar um ponto em que ela é perfeita para que sejais perfeitos e íntegro sem nada deficientes o alvo final de deus é que você seja perfeito íntegro e que não tenha falta de nada em nada deficiência esse é o alvo de deus para sua
vida que ou seja a perfeição isso significa que o sofrimento vai continuar até o último dia da sua vida porque é através dele que deus vai produzir em você esse caráter de perfeição integridade em que não falta virtude nenhuma esse alvo não é alcançado aqui na vida mas isso não quer dizer que deus vai desistir dele e nem nós o nosso alvo é que sejamos perfeitos e íntegros e que não tenhamos falta de qualquer das virtudes cristãs para que isso aconteça é preciso que o sofrimento seja usado em nossa vida para depurar o nosso caráter
ea nossa fé sabendo disso eu me alegra eu me alegro essa é a primeira orientação de tiago qual a atitude do cristão diante do sofrimento não de raiva não de desânimo não como aqueles como aqueles que não conhecem a deus que vão para a bebida vão para o sexo vão para a idolatria ou qualquer outro tipo de uma maneira de aliviar o sofrimento não a nossa atitude é de dizer pai eu sei que isso está acontecendo porque o senhor me ama e por que o senhor deseja fazer com que eu cresça o senhor quer que
eu amadurecesse ou quer que eu me torne um cristão perfeito por isso eu agradeço que o seu tem dado este sofrimento em minha vida segundo a orientação de thiago está muito ligada com a anterior está e do verso 5 até o verso 8 é que nós devemos então pedir a deus a por sabedoria durante o sofrimento eu vou ler diversos 5 a 8 se porém algum de vós necessita de sabedoria peça a deus que a todos dá liberalmente na análise em propina e seria com esse concedida peça porém com fé em nada duvidando pois o
que duvido é semelhante à onda do mar impelido a agitada pelo vento não supõe esse homem que alcançará do senhor alguma coisa homem de ano o dobro em constante em todos os seus caminhos essa é a orientação de tiago aqui para que os cristãos sofredores peçam por sabedoria está relacionada com que ele disse no verso 4 você vê que no final do verso 4 ele disse que nós o alvo de deus é que nós sejamos em nada deficientes às vezes as nossas traduções elas elas elas perdem a conexão é o mesmo verbo eo verbo deficiente
que a palavra que é traduzido como deficiente no verso 4 é o mesmo a mesma palavra que nesse é traduzido como necessita no verso cinco estão literalmente é mais ou menos assim ele disse no verso 4 a perseverança deve ter ação completa para que sejais perfeitos e íntegro sem nada deficientes se porém alguns de vocês tem deficiência de sabedoria ou seja o verso 5 está continuando o verso 434 ele disse deus quer que seja tem deficiência de nada mas se vocês têm deficiência de sabedoria então peço a deus então essa é a conexão entre os
dois versículos agora por que exatamente sabedoria sabedoria aqui não é aquela sabedoria que você vai adquirir numa universidade numa faculdade a obter um diploma um credenciamento um certificado eu durante muitos anos e fui chanceler da universidade presbiteriana mackenzie que é uma das maiores universidades brasileiras ela é da igreja presbiteriana é a universidade cristã tem mais de 40 50 mil alunos hoje é uma das universidades pop lá no brasil e durante muitos anos eu eu trabalhei como chanceler da universidade lá e conheci muitos homens e mulheres que fizeram doutorado em harvard em princípio onde fizeram na
universidade livre de amsterdã anda se graduar na universidade de nova york fizeram obtiveram seus diplomas em nas universidades mais autorizadas do mundo mas a vida deles era um fracasso total os filhos nas drogas geram divorciado já em um terceiro quarto casamento pessoas que tinham problemas com embriaguez que às vezes não dá aula estavam embriagados e tinha um ph de doutorado então não é essa sabedoria que thiago está falando né não a sabedoria que aquela mesma sabedoria você encontra no livro de provérbios é o rock bon yayi e branco que é a sabedoria que consiste em
na habilidade e na capacidade de discernir entre o bem eo mal à luz do temor de deus lá no livro de provérbios está dito que o temor do senhor é o princípio da sabedoria então aquela sabedoria prática para o dia a dia uma pessoa simples que tem o temor de deus ela é mais sábia do que um ph de um doutor que estudou nessas universidades mas cuja vida é um fracasso completo ele não toma as decisões no não tem sabedoria para cuidar do seu casamento dos seus filhos cuidar dos seus amigos e dos seus relacionamentos
ou do seu dinheiro então essa sabedoria que thiago está falando aqui é aquela capacidade de saber tomar a decisão certa no meio da aprovação tem que lembrar que o contexto aqui é provação e sofrimento então se no meio do sofrimento alguém tem falta de sabedoria deficiência de sabedoria peça a deus o que sabedoria tem haver comprovação e com sofrimento eu acho que é o que nós mais precisamos na hora do sofrimento vamos imaginar de repente seu filho ele vai para as drogas e você como cristão não pode fazer com o homem do mundo faz às
vezes o homem do mundo que não conhece a deus simplesmente bota o filho pra fora de casa não quero saber mais e você vai embora será que essa atitude certa do cristão ou a filha do cristão aparece grávida não é então ela quer abortar a criança que ela não quer a criança ela quer abortar a criança o que um cristão vai fazer o negócio do cristão não está indo muito bem de repente aparece uma proposta legal pra ele ganhar dinheiro mas que não está correto ele está passando por sofrimento o negócio dele está indo ruim
e ele tem uma solução mas que não é uma solução certa ele precisa de saber de nós precisamos de sabedoria na hora que o sofrimento vem pra que nós tomemos aquelas decisões que estão de acordo com a palavra de deus a maioria dos cristãos erra exatamente durante a hora do sofrimento que toma as decisões erradas toma as decisões erradas toma faz opções por caminhos mais fáceis mas que não são os caminhos certos que honram a deus e depois trazem vergonha sobre deus e sobre eles por isso que tiago apresenta sabedoria aqui como sendo aquela virtude
pela qual nós devemos orar se alguém tem deficiência em sabedoria peça a deus aqui o que thiago está lembrando embora ele não menciona aqui mas o que ele está lembrando é aquele episódio do antigo testamento quando o rei salomão foi colocado no trono de israel e deus apareceu pra ele disse peça o que você quiser que eu lhe dou o que foi que salomão pediu ele já era saber para poder pedir isso né porque um tolo ia pedir eu quero muito dinheiro eu quero muito dinheiro e poder mas salomão já era sábio o suficiente para
dizer deus quem sou eu a frente desse grande povo é só uma criança por isso é preciso de sabedoria e deus não somente lhe deu sabedoria como deu muito mais daquilo que inclusive aquilo que ele não tinha pedido não é aquilo que ele não tinha pedido pois o mesmo deus de salomão é o mesmo deus nosso de thiago está dizendo aqui que se você tiver falta de sabedoria você deve pedir lá deus e ele acrescenta para nos encorajar que a todos dá liberalmente não foi só a salomão não ele pode nos dar sabedoria no meio
do sofrimento para que nós saibamos o que fazer e diz que deus dá liberalmente quer dizer generosamente e nada lhes em proper há nada em procurar significa não sei se vocês têm essa expressão aqui passar na cara de alguém um favor que foi feito do tipo assim eu chego pra você e digo por favor me empresta é a moeda mitral na isso aqui medical pronta e não é bonito viu pra uma moeda eu chego para o thiago e digo aqui thiago me empresta é mil medicas de água e seu jardim emprestei semana passada o que
você fez com esse dinheiro isso é passar na cara o favor em propor a isso significa em procurar então o que thiago está garantido aqui é que se você pedir a deus sabedoria de deus não vai dizer eu já te dê sabedoria semana passada e você não usou bem porque eu vou lhe dar agora então deus não em prol perna toda vez que nós chegamos pra deus para pedir a deus alguma coisa thiago diz aqui que nós podemos estar seguros e tranqüilos de que deus nos dá liberalmente e que ele não vai lançar em rosto
ele não vai nos criticar pelos nossos erros antepassado é passados e cometidos se foram todos perdoados mas há uma condição que tiago coloca no verso 6 peça porém com fé em nada duvidando ou seja deus está disposto a dar mas ele quer de nós que nós confiamos nele pedir com fé em nada duvidando não significa determinar a deus que deus tem que fazer aquilo como algumas pessoas ensinam os cristãos a fazer a declarar e exige de deus tem pastores que dizem que o crente tem que exigir de deus os seus direitos eu digo uma coisa
você nunca diga pra deus deus me dar o que tenho direito porque na hora que você disse é isso deus abril foi você vai cair no inferno na hora porque é esse o seu direito é só isso que deus lhe deve nada mais você não tem direito nenhum diante de deus porque você é um pecador membro de uma raça perdida e pecadora que a raça humana não tem direito a nada a não ser a condenação eterna tudo mais é favor é graça o arquivo você respira graça de deus a vida é misericórdia de deus então
quando deus diz quando thiago despeça porém com fé em nada duvidando ele não está assim dizendo que deus vai nu não está nos encorajando a cobrar de deus ou exigir de deus alguma coisa mas está nos ensinando nos a chegar a deus com humildade e dizer deus eu não tenho sabedoria eu não sei o que fazer mas sei que o senhor é bom que no passado se não atendeu salomão quando salomão pediu sabedoria então eu também na mesma situação veio diante do senhor e peço que o senhor me auxilie pra saber o que fazer nesse
momento difícil que estou fazendo o que eu estou passando aí sim thiago diz deus vai ouvir mas aquele que duvida de deus que não se a chega a deus que questiona se deus tem boa vontade ou desejo de nos atender e tiago com para aqui há duas coisas primeiro a onda do mar versus 6 o que duvida é semelhante à onda do mar impedir agitada pelo vento vocês moram perto do mar vocês sabem muito bem o que é que thiago está dizendo aqui as ondas elas são levadas pelo vento quando sopra o vento da terra
para o mar a onda vai numa direção quando o vento vem do mar para a terra ela muda de direção e essas mudanças podem ocorrer várias vezes durante o dia o homem que não tem o a mulher que não tem confiança firme em deus ele é levado de um lado para o outro de acordo com a mudança do vento quando a situação estado quando o vento do sofrimento vem ele vai para o lado da dúvida quando tu vento dá boa fortuna ou da tranquilidade vem ele tem confiança em deus então ele é levado de um
lado para o outro de acordo com as circunstâncias quando tudo está bem é um cliente fiel tá levando a deus ele faz o ministério bom ele agradece a deus quando tudo está bem quando de repente as coisas estão mal ele para de chorar ele questiona deus e fica com raiva ele desanima ou seja é um inconstante ele vai de um lado para o outro é como uma onda do mar thiago diz aqui no verso 7 não suponha esse homem que alcançará do senhor alguma coisa deus não vai atender os pedidos desse dessa pessoa exatamente por
causa da inconstância dela levada de um lado para o outro pelas circunstâncias da vida com isso tiago ensina que nossa confiança em deus e é isso que é perseverança a nossa confiança em deus independe dos ventos que sopram se forem bons ou maus temos que confiar em deus segunda comparação está no verso 8 thiago diz que o homem que dúvida é como ele diz que é um homem de ânimo dobri essa palavra ânimo dobri essa expressão ânimo dobro é uma palavra só na língua grega que significa do duas almas gypsy ross duas almas o que
é uma pessoa de ânimo dobre ou de alma dupla é uma pessoa que tem uma alma puxando para um lado e tem outra alma puxando pro outro lado ele está dividido tem hora que ele vai para um lado ele tem hora que ele vai pro outro tem hora que o ânimo dele é servir a deus amar a deus fazer as coisas certas e tem outra hora que vai para o contrário é o desânimo é a dúvida incredulidade então tiago chama essa pessoa de pessoa de ânimo dobri uma pessoa que tem duas almas dentro dela o
ideal que deus quer de nós é que nós estejamos coerentes dentro de nós que nós temos um só propósito uma alma só andando na mesma direção que é servir a deus final do verso 8 tiago diz que esse homem é inconstante em todos os os caminhos tem hora que ele vai pro lado será que ele vai para o outro quando tudo vai bem é uma coisa quando o sofrimento chega é outra coisa ele é incerto é inconstante tem altos e baixos o tempo todo na vida dele eu tenho certeza que você sabe do que eu
estou falando agora aqui talvez seja importante fazer uma ressalva os nossos sentimentos eu quero isso aqui que thiago está falando é da fé da pessoa a pessoa tem hora que ela está firme tem hora que ela está vacilando é possível que um crente fiel ele sinta altos e baixos com relação às emoções tem dias que eu acordo eu não tô sentindo nada eu oro não sinto absolutamente nada abro minha bíblia para ler não não estou sentindo nada às vezes isso pode durar uma semana às vezes duas semanas em que parece que deus não está me
ouvindo eu não tô sentindo absolutamente nada mas eu já aprendi que nós andamos por fé e não pelo que sentimos então eu continuo perseverando mesmo que meus sentimentos estejam lá em baixo num vôo de avião não é quando a gente tá no avião que tem o céu claro maravilhoso é o piloto pode até pilotar pelo que ele está vendo mas de repente o avião entra numa nuvem e aí você tem que pilotar com base nos instrumentos e não tá vendo nada você tem que pilotar na base dos instrumentos às vezes nosso a nossa vida ela
entra num numa nuvem e você não está sentindo nada você não tá vendo nada senão está experimentando nada então perseverança é a capacidade de você continuar mesmo quando os sentimentos estão lá embaixo mesmo quando você não está sentindo nada mesmo quando a dor aprovação e as dificuldades estão batendo na porta para isso que nós precisamos de saber do dia primeiro ponto como nós devemos reagir diante do sofrimento primeiro tendo toda alegria entendendo porque do sofrimento segundo pedindo a deus sabedoria para que você não seja constante em todos os seus caminhos 3º não deixando as situações
de riqueza e pobreza afetar a sua fé 9 11 o irmão de condição humilde glory se na sua dignidade e o rico na sua insignificância porque ele passará como a flor da erva porque o sol se levanta com seu ardente calor ea erva seca e sua flor cai e desaparece a formosura do seu aspecto assim também se mostrará o rico em seus caminhos irmãos eu não eu acho que não existe nada que prove mais a nossa fé do que o dinheiro ou a falta dele por isso que já colocou isso aqui em terceiro lugar ele
disse que o irmão verso 9 o irmão de condição humilde ele tem que se gloria na sua dignidade o que alguém dê condição humilde é alguém que tem poucos recursos financeiros que não tem muito dinheiro que não tem uma casa própria que não têm dinheiro para se vestir bem nem pra educar bem os seus filhos ou não tem um dinheiro pra ter um automóvel anda a pé ou alguém que tem que tem muita dificuldade em algumas igrejas vocês vão ver que ser pobre é pecado na verdade você vai ter a empregadores que vão dizer que
se você plantar a semente fizer campanha dê pra deus e de com sacrifício deus vai retribuir três quatro vezes mais ou seja se a um cristão é pobre é porque ele não tem fé porque ele não dê em sacrifício porque ele não deu adeus o suficiente tiago porém diz aqui que o irmão pobre ele se glorie na sua dignidade então há uma dignidade na pobreza você pobre não significa ser indigno ser pobre nem sempre se é vergonha se você é pobre porque você é ladrão porque você é preguiçoso porque você não quer trabalhar aí uma
vergonha mas às vezes só trabalha a pessoa é honesta ela deseja fazer a coisa certa e simplesmente ela não fica rica porque as circunstâncias ea condições que estão além de nós fora da nossa capacidade então nem sempre a pessoa dê condição humilde é uma desonra thiago diz que ele tem que se gloria na sua dignidade porque ele é mais rico de todos olha o que thiago diz aqui no capítulo 2 no verso 5 ouvir meus amados irmãos não escolheu deus os que para o mundo são pobres para serem ricos em fé e herdeiros do reino
que ele prometeu os que o amam você pode ser um cristão pobre mas isso não quer dizer que você é indigno por que você é rico na fé e herdeiro do reino de deus prometeu aos que o amam então o que thiago está dizendo para os irmãos pobres é isso meditem na verdadeira riqueza porque às vezes a pobreza é uma fonte de provação você olha para o irmão rico e diz assim porque ele é rico eu não sou eu queria ter o carro que aquele irmão tem eu queria ter a casa que aquela pessoa tem
eu queria poder mandar meus filhos para a mesma escola que ele manda mas eu não tenho condições então a pobreza ela é uma grande fonte de provação e de teste para o coração nosso thiago diz meu irmão não deixa que a sua situação de humildade agora de pobreza afete a sua fé porque existe uma glória existe uma é uma uma dignidade no cristão mesmo quando ele está pobre e ele é ribeiro do reino de deus prometeu os que o amam da mesma forma thiago agora diz pelos irmãos ricos no verso 10 eo rico se glorie
na sua insignificância porque ele passará como a flor da erva a flor da erva era aquelas florzinhas que cresciam nas planícies da palestina durante a primavera muito coloridas bonitas mas eram de pouca duração o sol saía elas queimavam secavam a dona de casa passava acolhia aquelas flores murchas com os seus talos e leva pra casa pra jogar na lenha no fogão pra fazer comida então uma coisa tão bonita mas que durava dois ou três dias thiago diz assim o rico ele passará como a flor da erva as riquezas aqui desse mundo elas são passageiras quando
você compara com a eternidade que deus preparou para nós tudo isso aqui é muito passageiro que tiago quer é que aqueles irmãos que têm riquezas que têm propriedade que tem algum dinheiro eles não coloquem a sua confiança nisso eles não dependam disso que não seja o deus da vida deles porque estas coisas vão passar verso 11 o sol se levanta com seu ardente calor ea erva seca sua flor o cae desaparece a formosura do seu aspecto assim também se murchar a o rico no seu caminho o que é que tiago quer aqui o que ele
está dizendo é que um dia nós somos pobres outro dia nós somos ricos um dia nós somos ricos de outro dia nós somos pobres essas situações elas mudam um dia você tem outro dia você não tem se a sua fé for depender das mudanças da situação econômica financeira do seu país da sua cidade da sua família então você vai ser como aquele crente em constante de um lado para o outro mudando a cada dia de acordo com a sua situação financeira então não deixe não deixa a pobreza ou a riqueza afetar a sua confiança em
deus se você é pobre glory se no fato de que você tem dignidade se você é rico glory se em deus e não nas suas riquezas porque elas vão passar um dia e muito breve nós podemos citar aqui dezenas de exemplos de como pessoas que eram ricas de um dia pra noite perderam tudo não faz muito tempo nos estados unidos teve um teve uma crise e imobiliária mansões que vale um milhão de dólares no dia seguinte valiam 100 mil lá no brasil no meu país teve um presidente que assim que foi eleito ele confiscou todo
o dinheiro do o povo que estava guardada em poupança meu o pai da minha esposa que tinha guardado um dinheiro pra comprar já idoso é pra comprar depois ficasse velho governo pegou ele foi dormir dono de uma casa acordou sem ter onde morar então isso muda da noite para o dia situações se alteram então não deixa isso afetar quarta orientação de tiago do verso 12 até o verso 15 existe a diferença entre tentação e provação bem aventurado o homem que suporta com perseverança aprovação porque depois de ter sido aprovado receberá a coroa da vida qual
o senhor prometeu que o amam ninguém ao ser tentado diga sou tentado por deus porque deus não pode ser tentado pelo mal ele mesmo ninguém tenta ao contrário cada um é tentado pela sua própria cobiça congresso atrás cdos então a cobiça depois de haver conseguido da luz o pecado eo pecado uma vez consumado gera a morte aqui thiago está fazendo a diferença entre tentação e provação é muito importante fazer essa distinção as duas coisas são muito parecidos tanto é que na língua grega é a mesma palavra feira as mós que pode ser traduzida como provação
ou pode ser traduzida como tentação vai depender do contexto da situação olhe como o thiago faz essa explicação aqui no verso 12 ele diz que bem aventurado feliz é aquela pessoa que suporta com perseverança que a nossa palavra de novo né que suporta com perseverança aprovação aprovação é o termo é usado para o sofrimento quando ele é usado por deus para nos fazer o bem então bem aventurado infeliz aquela pessoa que suporta com paciência aprovação aquele sofrimento que deus mandou pra criar fé em nós e para nos fazer maduros porque bem aventurado ele diz no
final do verso 12 porque depois de ter sido aprovado receberá curou da vida a qual o senhor prometeu os que o amam aqui a vida nossa cristão é comparado a uma escola onde deus das diferentes provas e se você for aprovado se vai receber um certificado certificado aqui a coroa da vida fim da vida a vinda do senhor jesus cristo aqueles que suportaram com perseverança aprovação e que foram aprovados porque reagiram da forma certa eles receberam a coroa da vida coroa da vida aqui pode ser traduzido a vida como coroa ou seja como recompensa gloriosa
é receber a vida eterna essas pessoas chegam diz aqui são aqueles que amam a deus deus prometeu os que o amam quem ama a deus no meio do sofrimento ele vai reagir da forma correta e ele vai ser aprovado por deus deus vai dizer muito bem eu mandei esse sofrimento pra você e você se comportou da maneira correta a sua recompensa será a vida eterna no final da sua vida porque eu sei que você me ama eu quanto tempo eu terminei o meu doutorado nos estados unidos vim voltei pra dar aula no brasil e era
daqueles professores assim muito exigente sabe como é um novo doutor né a sigla editar e aí eu disse assim eu resolvi que eu ia lá na minha aula eu ia dá provas muito difíceis porque eu queria colocar pra fora da escola todo aluno ruim então minhas aulas tinham como objetivo reprovar o maior número possível e as minhas provas nem as minhas provas eram terrível pessoal tinha medo se eu dissesse que até prova na sexta-feira na segunda-feira o aluno já estava com dor de barriga né ele não é passar uma semana sofrendo pensando que viria na
sexta feira depois eu né casado os filhos vieram quatro filhos né eu amadureci mais um pouco e aí eu mudei eu mudei hoje em dia eu quando dou prova continha as provas continuam sendo difíceis mas com mas a intenção é outra eu antes dava uma prova para reprovar mas hoje eu dou uma prova difícil a mesma prova para dar uma oportunidade para os bons alunos serem aprovados é a mesma coisa mas a intenção é outra é a mesma coisa mas a intenção eu então deus deus quando prova você o alvo de deus é por isso
que é chamado de provação o alvo de deus quando ele dá um teste a você que é o sofrimento não é expulsar você mas aprová você e da coroa da vida o alvo de deus é esse é positivo a tentação é diferente a tentação aquilo que o que é visto como uma provação ela pode virar uma tentação que vem do diabo sim mas especialmente do pecado que habita em nós e cujo alvo é nos excluir separado de deus verso 13 por isso que diz aqui ninguém ao ser tentado diga sou tentado por deus porque deus
não pode ser tentado pelo mal e ele mesmo a ninguém tenta aquela mesma aquele mesmo evento que é uma provação da parte de deus ele pode virar uma tentação deixa eu explicar vamos imaginar que amanhã segunda feira você volta para o seu trabalho vai trabalhar lá na sua do escritório você trabalho no lugar quando você trabalha e aí é seu joão que trabalha com você há 40 anos não está mais seu joão foi aposentado o chefe ele trocou seu joão por uma estagiária uma mulher de 23 anos muito bonita extremamente sensual e que fica lhe
provocando fica e provocando então aquilo é da parte de deus uma provação deus quer saber se você vai ser fiel se você vai ser fiel à sua esposa se você vai continuar amando a sua esposa mais do que outras pessoas se você vai respeitar aquilo que jesus disse que olhar para uma mulher com intenção impura no seu coração já adulterou com ela então aquilo é uma provação deus não quer que você caia que você pec mas ele está testando os limites da sua fidelidade porque ser fiel a deus com seu joão é uma coisa e
ser fiel a deus com aquela estagiário de lá é outra não é então essa é uma provação mas o que vai acontecer isso que da parte de deus é uma aprovação por causa do seu coração virou que uma tentação para você olhar para você querer para você começar pra você fazer uma proposta alguma coisa assim então se isso acontecer e você tomar a decisão errada com aquela mulher não coloque a culpa em deus dizendo assim deus eu fiz a coisa errada mas foi porque o senhor mandou aquela mulher lá a resposta de deus meu filho
não mandei aquela mulher lá pra você e adultera eu queria testar sua fé porque uma coisa é você me amar na que com seu joão não é eu queria ver se você me amava agora lhe então o alvo de deus nunca é que você pec nunca deus quer que você pec se você pk verso 14 ao contrário cada um é tentado pela sua própria cobiça quando esta o atrai e seduz então a cobiça depois de haver concebido da luz o pecado e o pecado uma vez consumado gera a morte o que thiago está querendo evitar
aqui é que quando os cristãos cai em pecado durante o sofrimento durante a aprovação eles coloquem a culpa em deus mas não é deus não tenta ninguém o objetivo do sofrimento não é lançar você no pecado se você pecou a responsabilidade é sua imagine essa história um homem vai andando na rua e de repente uma mulher muito bonita sensual vestida de maneira provocativa se encontra com ele e aí conversa com ele não seduz e atrai aquele homem pra casa dela e lá eles têm relações e ela fica grávida e aí depois de um tempo a
criança nasce e assim que ela pode ela mata o pai parece o enredo assim de uma novela né de uma história um drama de cinema não é sabe quem escreveu esse roteiro essa história thiago que ó não é vamos lá de novo verso 14 olá ao contrário cada um é tentado pela sua própria cobiça cobiça aqui representada por uma mulher não é quando esta o atrai e seduz a cobiça está dentro do nosso coração ea cobiça nos atrai ea cobiça nos seduz então a cobiça depois de haver concebido concebido engravidado quando é que a cobiça
engravida quando a gente diz sim pra ela não é pecado vocês e tentado não é pecado a tentação está dentro de nós e vem de fora então não é pecado ser tentado pecado é quando você diz sim quando você aceita aí a cobiça engravida e ela dá à luz um filho que ficou é o filho que nasce da união do da cobiça com a sua vontade o pecado e o que é que o pecado faz comigo me mata quando ele nasce ele me mata porque tiago conta essa história é pra dizer muito claramente aos cristãos
se você pk o pecado é seu filho faça o teste de dna ele é seu filho não venha dizer que foi deus a culpa é de deus porque não é de deus você é responsável vocês notaram uma coisa interessante aqui quem é que tá faltando 10 a história aqui que tiago não menciona o diabo porque se quando os crentes não botam a culpa em deus não colocam a culpa em deus eles colocam a culpa em quem não foi isso que ela fez tiago nem menciona o diabo aqui nem menciona ele já vai dizendo logo se
você pecou a culpa é sua deus não tenta ninguém as provações e os sofrimentos tem como objetivo provar a sua fé se você foi tentado e caiu é por conta da cobiça do seu coração que você aceitou e por isso você gerou o pecado e o salário do pecado é a morte aqui está então a quarta orientação de tiago faça a diferença entre tentação e provação e não coloque a culpa em deus se você está passando por momentos difíceis causados pelos seus pelas suas escolhas erradas no verso 16 o verso 18 na verdade é uma
continuação onde tiago nos assegura isso que deus não tem como objetivo nos lançar no pecado óleo que ele dissesse 16 não vos enganeis meus amados irmãos toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto descendo do pai das luzes em quem não pode existir variação ou sombra de mudança pois segundo o seu querer ele nos gerou pela palavra da verdade para que fôssemos como que primícias das suas criaturas o que thiago está dizendo aqui é de deus só veio bem toda boa dádiva e lhe diversas e 6 não se enganem pensando ao contrário
disso 10 17 toda boa dádiva e todo dom perfeito vem lá do alto ou seja de deus só vem o que é bom deus não manda o a tentação humana tentação para você dele só vem o que é bom ele diz aquele chama deus de o pai das luzes em quem não pode existir variação ou sombra de mudança pai das luzes as luzes aqui provavelmente uma expressão que significa o sol a lua e as estrelas e deus diz que no pai das luzes não existe variação ou sombra de mudança aqui um trocadilho muito interessante nas
luzes quando elas se mexem produzem uma variação na sombra se eu estou em pé no dia a minha sombra está aqui à minha direita o sol tá aqui quando o sol muda a minha sombra varia deus não é como o sol a lua ou as estrelas que variam e produzem aqui como ele diz sombra de mudança mudança na sombra existe aqui um contraste entre deus que é imutável e as luzes que ele criou o que produzem mudança nas sombras são variáveis o propósito de deus é único e não acorda um dia dizendo assim eu vou
destruir joão e no outro dia ele diz eu vou acorda dizendo hoje vão abençoar joão não deus não varia com a sua criação o propósito dele é imutável não há variação em deus o alvo dele nos fazer bem como ele diz aqui no verso 18 pois segundo o seu querer ele nos gerou pela palavra da verdade para que nós fôssemos como que primícias das suas criaturas ora se deus nos gerou nos fez novas criaturas pela sua palavra nos deu novo nascimento para que nós fossemos as primícias ou seja a melhor amostra da sua criação porque
é que ele mandaria o pecado ea tentação para nós para nos fazer cair de deus lá do alto só desce bênção para o povo de deus até o sofrimento tem que ser visto como bênção tiago disse isso não foi o primeiro argumento dele por isso entende se alegrar de deus só vêm em peso e o propósito dele pra conosco é imutável e essa é uma das grandes doutrinas da teologia reformada a perseverança dos santos o deus que nos escolheu e nos amou antes da fundação do mundo nos predestinou o cristo que morreu por nós o
espírito santo que nos chamou e nos habita em nós garante a nossa perseverança que nesse mundo olha esse deus a imutável não é esse deus é imutável fazer uma brincadeira que tinga não sei se vai dar certo essa piada é por isso que a agente disse que a flor dos calvinistas né dos reformados ea tulipa não se conhecem a tulipa é total de aprovação a 15 pontos do carro calvinismo né é e do arm ana margarida mal me quer bem me quer mal me quer bem me quer bem me quer que varia foi mal essa
noite é dia de ficar calado né não devia ter contado essa mas de qualquer forma nessa hora só para mostrar a imutabilidade de deus no seu propósito não diga se você cair que foi deus que levou você é o pecado não é porque o propósito de deus é nos fazer primícias das suas criaturas último argumento o último orientação de tiago aqui do verso 19 a 20 sobre como reagir no meio do sofrimento sabeis estas coisas meus amados irmãos todo homem pois seja pronto para ouvir tardio para falar tardio para se irar porque a ira do
homem não produz a justiça de deus essa última orientação aqui é para que nós controlemos a nossa língua no meio do sofrimento todo mundo sabe que a nossa primeira reação quando o sofrimento bate na porta é a gente dizer coisas que não devia e depois que o sofrimento passa a gente olha para trás e se arrepende de coisas que disse mas aí já é tarde palavras são como flechas são como apenas que vocês sacode ao vento uma vez que você sacudiu para pegar de volta vai ser muito difícil então ele orienta que meus amados irmãos
6 sabem estas coisas todas eu falei não estou dizendo nada novo por isso todo homem seja pronto para ouvir tardio para falar tardio para se irar ou seja não fique com raiva não seja sua primeira reação quando o sofrimento chegar antes de você dizer alguma coisa primeiro ouça todo homem seja pronto para ouvir ou seja procure escutar o que outras pessoas vão dizer não tome uma decisão não reaja logo no meio do sofrimento geralmente a gente diz coisas a gente fala palavras inclusive para amigos para a esposa para o marido a gente está com raiva
a gente faz coisas que a gente não queria fazer tiago disse vocês sabem de tudo isso que eu falei aqui então coloque em prática quando vier o sofrimento primeira coisa ouça o que é que a palavra de deus está me dizendo que os meus mestres estão dizendo o que os meus líderes estão dizendo antes de você falar o que você não não deve porque porque a ira do homem verso 20 não produz a justiça de deus um homem irado uma mulher irada ela não vai dizer e não vai dizer coisa nenhuma que vai promover a
justiça de deus vou mostrar que deus é justo o nosso alvo é mostrar que deus é justo que é glorioso que ele é misericordioso que ele é bom um crente um cristão irado ele vai dizer coisas que não produzem a justiça de deus vai desovar a deus e vai trazer vergonha às vezes as pessoas dizem ah sim a mais é que eu nasci assim eu sou assim nem tem pessoas que que elas estouram elas ficam com raiva na hora muito rapidamente ela disse eu nasci assim é o meu jeito de ser eu gosto de dizer
as coisas assim na cara logo o problema é que essas pessoas não gostam quando as outras fazem isso com ela né elas não gostam então se você tem problemas com sua ira lembre se que o fruto do espírito é domínio próprio o espírito santo pode produzir domínio próprio e você não tem que responder com lira e reage com raiva quando as coisas não são do jeito que você queria porque a ira do homem não produz a justiça de deus não produz a justiça de deus você tem que ouvir e você tem que andar de acordo
com a palavra de deus e thiago diga quanto quer ver em quanto tempo eu tenho tenho três minutos pra cobrir 20 versículos ainda vamos lá porque thiago thiago está dizendo aqui vocês sabem essas coisas ou seja tiago não disse nada novo que aqueles cristãos não sabiam mas porque é que tiago se vê na necessidade de dizer essas coisas de novo a resposta agora está naquele segundo problema que eu contei a incoerência daqueles irmãos eles diziam que eram crentes mas na prática eles não funcionavam como candie's quando vinha o sofrimento eles estavam reagindo igual às pessoas
do mundo que não conhecem a deus então agora na parte seguinte thiago diz vocês têm que praticar o que vocês sabem vocês têm que colocar em prática geralmente os cristãos precisam muito mais colocar em prática o que já sabem do que aprender novas doutrinas se apenas colocarmos em prática aquilo que já sabemos haveria uma mudança muito grande na vida do indivíduo na família e na sociedade portanto verso 21 despojando-vos de toda impureza e acúmulo de maldade acolhei com mansidão a palavra em vós implantada a qual é poderosa para salvar a vossa alma o que é
que se está dizendo aqui que a água usando uma figura tirada da agricultura a gente sabe que quando a gente vai para uma roça ou para uma fazenda em itu vai plantar alguma coisa primeiro a gente tem que capinar a gente tem que tirar o mato tem que ter a perna tem que tirar o lixo e depois a gente joga semente para que a semente tenha espaço para poder crescer o coração humano é comparado a um pedaço de terra onde acumula maldade para onde é que entra a maldade que acumula no coração pelos olhos e
pelo ouvido todo dia a gente está vendo que não presta escutando o que não presta então aqui no entra e vai para o coração aí quando você vai ouvir a palavra de deus que é uma semente ela cai no seu coração que é como essa terra cheia de pedras cheia de lixo e cheio de espinho a semente não pode crescer então você tem que se despoja a primeira vez que thiago está dizendo aqui você tem que devolver o resto novo 21 portão despojando vos despoja significa desnudá tira fora toda impureza e acúmulo de maldade que
aquela maldade em pureza que ficou acumulada no seu coração acolhia com mansidão a palavra em vós implantada a palavra de deus pregada como a semente que é plantado no seu coração mas você então tem que dispor já se de todo aquele acúmulo de impureza que está impedindo que a palavra penetre essa palavra ele diz aqui é poderosa para salvar a sua alma mas se ela não for acolhida no coração limpo ela não vai dar fruto você conhece a parábola do semeador contada por jesus não é um dos quatro corações solos demonstrados ali apenas um funcionou
nos outros três a semente caiu e não de fruto aqueles que têm que se despoja limpado o acúmulo de maldade para que a palavra de deus possa prosperar essa é a razão pela qual muitos cristãos ouvem ouvem ouvem ea palavra de deus não dá fruto por que por que o coração está com acúmulo de maldade e de impureza e acúmulo de maldade de impureza tem que jogar fora como é que a gente faz existe água no capítulo 4 pela rip nome chegar no capítulo 4 pelo arrependimento e mudança de vida mas se nós não empatamos
o coração para a semente da palavra de deus ser semeada e plantado ali ela é poderosa para salvar a vossa alma a salvação para quem não pratica palavra de deus não como elisa que em seguida tornarem os praticantes 22 tornai vos pois não pois aqui é conseqüência eu tenho que correr que eu tenho três minutos tornai-vos pois praticantes da palavra e não somente ouvintes enganando-vos a vós mesmos não pense que religião vai salvar você um religioso ele faz todas as coisas da religião ele vai pra igreja ele senta ele ouvir o sermão e vai pra
casa mas a vida dele não muda religião não vai salvar você você tem que se tornar praticante da palavra de água que dá uma ilustração no verso onde três se alguém ou 20 da palavra não praticante assemelha-se homem que contempla no espelho seu rosto natural pois a si mesmo se contempla e se retira e para logo se esquece de como era a sua aparência todo mundo sabe o que é que thiago está falando aqui você chega no seu na sua casa vai no seu banheiro tem um espelho lá não quando você acorda de manhã se
vai no espelho você olha no espelho e o espelho mostra tudo o que você precisa fazer um senhor seu cabelo tá todo despenteado não é a maquiagem borrada tem coisa no olho e corre pelo nariz não é barba tem que ser feita não é meu tempo acabou não né eu tô com medo está entendendo você olha no espelho e você percebe todas aquelas coisas que o espelho está mostrando que você deve fazer agora imagina se olha no espelho se vira troca de roupa e vai por seu trabalho e não faz nada não pintar o cabelo
no lava o rosto não aparece alguma coisa idiota pois é exatamente o que acontece quando você ouve a palavra de deus ela funciona como um espelho da sua alma você vê exatamente o que você precisa mudar você se levanta vai sair por ali e não vai tomar nenhuma atitude é a mesma coisa de quem olha no espelho se vira e não faz nada por isso tiago disse tem que ser praticante da palavra e não somente ouvintes enganando se á a si mesmo e terminando que eu tenho dois minutos só aqui 10 25 27 e aquele
que considera atentamente na lei perfeita lei da liberdade e nela persevera não sendo ouvinte negligente mas operoso praticante esse será bem aventurado no que realizar ele está aqui citando um salmo primeiro de aventura do homem que no ano no conselho do ebay está citando aqui trazendo que quem praticar a palavra de deus esse vai ser processo e próspero então não é plantar nem no mediante oferta sacrifício do dinheiro pra isso ou aquilo não quer ser próspero não ande pratique a palavra de deus a promessa é você será bem aventurado no que realizar se alguém viesse
26 se alguém supõe ser religioso deixando de refrear a língua antes enganando o próprio coração a sua religião é vã de água que dá um teste para você saber que você dá certo fazendo assim mas que pregação maravilhosa eu queria que joão tivesse aqui para ouvir né tá pensando que não é pra você aí thiago dá um pequeno teste aqui o teste é o controle da língua se alguém supõe ser religioso cristão religião é cristã se alguém supõe que é um cristão e deixa de controlar a língua ele está enganando o próprio coração seu cristianismo
em vão porque tiago usou a língua porque é talvez o órgão uma menor do corpo na anatomia judaica no período pré e incentivo é uma coisa pequena a língua se você não consegue controlar a língua está dizendo que está no inferno sua religião é vã mas não é interessante língua ela revela realmente o que nós não foi jesus que disse a boca fala do que está cheio o coração eu acho interessante isso viu tiago porque é thiago é batista eu sou presbiteriano né então eu vou dizer uma coisa aqui que ele vai entender a língua
é o único órgão que não é batizado nem no batismo batista não prefere ano não é verdade no batismo quando a gente no batismo batista quando eu sei mergulho uma pessoa não bate a água na língua a não ser que se diga para aquela pessoa faça gargarejo basta água o machismo também por aspersão a língua também não é batizada acho que é por isso que tiago escolheu aqui a língua como exemplo é que se alguém não controla língua a religião dela é vã o argumento é o seguinte se não controla o menor não controla o
maior se você não consegue controlar o que você diz 'você não vai controlar os outros impulsos e desejos e paixões do seu coração qual então a religião verdadeira 27 a religião pura e sem mácula só deus e pai é esta visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações ea si mesmo guardar se incontaminado do mundo de água que está simplesmente fazendo o que jesus cristo fez reduzindo toda lei a dois mandamentos amar o seu próximo como a si mesmo que é visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e amar a deus acima
de todas as coisas que guardar se incontaminado do mundo portanto completamente dedicado a deus essa é a verdadeira religião é isso que é o cristianismo na sua essência fé em jesus cristo que produz amor ao próximo e amor a deus acima de todas as coisas prática vida coerência mudança se não tiver isso a sua religião é vã obrigado senhor pela tua palavra é tão clara e dá-nos graça para colocarmos em prática isso que o senhor nos ensina e se o senhor já nos seis crimes das suas criaturas se o seu já nos regenerou nós sabemos
que o poder para obedecer já nos foi dado pelo espírito santo que habita em nós por isso nos ajuda a fazer as escolhas certas com sabedoria ora pelos irmãos que estão sofrendo passando necessidade aqui ajuda os a reagir como cristãos e pedimos pai que na tua bondade liberte os abre a porta para que o sofrimento passe e pra que vê o tempo de alegria de bonança é o que pedimos em nome de jesus amém obrigado irmãos
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