Mensagem de Atenas - Atos 17 - Luiz Sayão - IBNU

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No vídeo de hoje vamos falar sobre Atos 17, buscando entender um pouco mais sobre a mensagem de Aten...
Video Transcript:
[Música] hoje eu queria pensar né não temos aqui vamos chamar mirem se no exemplo daquela mensagem de atenas né não sei se conhece esse versículo mas aí o que que nós vamos encontrar em atos capítulo 17 começando com um versículo 22 a bíblia nos diz o seguinte então paulo levantou se a reunião do areópago e disse à pnn em ncis vejo aqui em todos os aspectos vocês são muito religiosos pois andando pela cidade observei cuidadosamente seus objetos de culto encontrei até um altar com essa inscrição ao deus desconhecido ora o que vocês adoram apesar de
não conhecerem eu e anuncia vamos aí há até a esse versículo e depois vamos prosseguir a nossa reflexão a esse texto seguramente ele surpreendeu a todo mundo quando ele foi apresentado e quanto o paulo faz o que faz todo mundo vai se lembrar o livro de atos em um livro voltado para missões nós estamos aqui a segunda viagem missionária de paulo o evangelho sai de jerusalém judéia samaria vai na direção dos confins da terra onde ficam os confins da terra nesse contexto fica em roma a e levando em consideração também até oa as extremidades aí
do império romano a então paulo vai a começa a anunciar o evangelho primeiro ao gentios' que eram vendidos assim gente boa que conhecia o antigo testamento que conheciam a profecias que acreditavam há um deus único gente usa assim prosélitos ou próximo disso mas agora não evangelho começa a atingir gente que não tinha nada a ver com esse conhecimento e eles a então começam é os começam a receber essa palavra e nós vamos chegando um caso bem mais vamos dizer extremo né paulo na sua segunda viagem quando ele vai passar ali pela região a de filipos
que a gente vê no capítulo 16 dessa lógica bené e aí vai chegar a atenas e apenas é o centro cultural da vila grega a famosa cidade com a sua colina elevada é a assim chamada acrópole com os momentos assim extraordinários que lembro da época de ouro de atenas do século 5º e até um pouco do século 4º antes de cristo famoso século 5o século de péricles quando realmente a grécia chegou no seu apogeu não a de cultura e de força e nós vamos lá ver um lugar que é chamado a colina de marte e
se areópago e paulo vai falar do evangelho para os atenienses o que surpreende é que paulo quando chega ali para falar com os gregos ele vai se comportar de maneira muito distinta do palco a gente conhece ele não abre a bíblia ele não cita versículo ele não usa uma terminologia ea gente esperaria de um apóstolo paulo ou de um rabino sá o chapeú ele começa a falar para os gregos os atenienses dentro do contexto que esses gregos vão poder entender o evangelho e aqui nós vamos ter um princípio muito especial e fundamental é que a
gente chama o princípio da contextualização a missionária ou seja todo mundo que evangeliza todo mundo que faz missões todo mundo que prossegue fazendo alguma coisa em favor da compreensão do evangelho precisa sempre trazer uma mensagem que faça sentido para quem ouve por isso é muito interessante a gente vê estava lendo um artigo à de um sociólogo na américa do norte que estava tentando sugerir há o que vai ser do futuro está dada à religião na humanidade e ele disse que sem ter qualquer expectativa assim voltada pra um foco religioso particular dele ele não é religioso
ele diz só pode ser o cristianismo e perguntava pra ele porque ele falou só o cristianismo consegue se adaptar a todos os lugares em todos os contextos de maneira adequada porque o cristianismo tem esse elemento de contextualização a pessoa não precisa se tornar aquilo que não é enquanto cultura enquanto as suas tradições pessoais ele vai ouvir a mensagem deus por isso é interessante que essa missão contextualizada ela se fundamenta naquilo que a gente chama teologia da encarnação de deus quando resolveu a salvar e atingir um homem com a sua graça ele se tornou um de
nós ele se aproximou por isso quando a gente faz qualquer trabalho na direcção biológica a gente tem que sempre olhar entender bem a realidade do outro e é isso que falta fazendo aqui se paulo falar do velho testamento vou falar da história de israel que os gregos sabem sobre isso se ele começar a falar porque o deus de abraão porque não é né aí os ganhos vão falar é o nó é a mensagem que a gente deve ouvir ou essa foi essa merece um copo d'água negócio não está legal e a coisa não faz o
mínimo sentido então que ele vai fazer eu acho interessante né como é que são os caminhos de deus eu esperaria que deus fosse pk o 11 missionário mais adaptado para a realidade desse mundo o grêmio mas logo paulo que teve essa formação de fariseu alguém que estava criado dentro daquele judaísmo estrito a ele terá o desafio de entrar em apenas no meio dos ídolos pagãos grego seu ídolo pagão grego dispensa que comentário sobre como é que ele é descrito nas imagens né e se imagina só o coração é paulo a bíblia diz que ele se
revoltava do seu interior ao ver a idolatria da cidade a mesma coisa pegar um crente assim nascido na igreja para o petista criado na escola dominical desde pequeninho jogar ele num ambiente assim cheio de status de feitiçaria ver como ele se sente lá dentro paulo nesse ambiente vai e ele vai conversar com os atenienses e o que ele vai fazer uma coisa que muitos cristãos não percebem e não fazem quando vão anunciar o evangelho o sujeito chega já batendo já chega dizendo a planta todo mundo errado a coisa não é bem assim paulo procura uma
ponte de contato para comunicar a sua mensagem ele vai ver que deus daqui é muito importante que é o deus da aliança também é o deus na história o deus que agiu no seu projecto de retenção e de salvação é um deus que também aí é conhecido parcialmente na experiência humana e isso deve servir de ponte para a gente proclamar o o evangelho é interessante observar então que ele anda por lá até que ele acha um ponto de contato ele vê um altar escrito ao deus desconhecido porque esse é o grande drama do mundo pagam
eles querem agradar a todas as divindades vai que uma ficou de fora e eu vou ter problema é que vão ficar nervosos comigo então deixa eu colocar aqui um altar curinga qualquer deus que se sinta discriminado no meu panteão olha não consigo perceber mesmo seu nome está lá e assim esse altar foi descoberto não apenas não na grécia em se a mais no império romano foi achar e então paulo vai dizer olha esse deus desconhecido que vocês estão aqui adorando e não conhece é exatamente esse que eu vi a anunciar para vocês e essa história
ela nos lembrar de uma outra história no antigo testamento aqui para aqueles que gostam de estudar bastante essa questão biológica é muito desses autores têm chamado esse elemento de fator melquisedeque que tem de interessante nessa história em gênesis 14 aparece uma história muito diferente do que a gente poderia imaginar quando abraão depois de lutar na guerra dos quatro reis contra os 5 ele volta da vitória sobre esses reis e ele chega ali e vai a encontrar melquisedeque redes alex é chamado de sacerdócio do trás e totti do deus altíssimo abraão trouxe pão e vinho aí
o que eu quiser que abençoa abraão e disse pedido seja abraão pelo deus altíssimo criador dos céus e da terra e ele é abençoado por esse sacerdote o que é estranho o texto é tão estranho tem gente que resolve achar que o meu quiser que vem de outro planeta há muitos evangélicos ou não isso aqui é cristo mas sabe nenhum lugar vai dizer que eu quiser de cristo pelo contrário ela vai dar um nome o lugar o que ele faz o que acontece deus começa a sua obra de retenção seu projecto de salvação por meio
de uma aliança ele começa por meio de abraão agora pergunta é deus está restrito ao contato que ele tem com abraão é claro que não porque o deus que salva também é o deus da criação eu deus da história então esse deus é conhecido ainda que não na sua plenitude por esse sacerdote que significa o nome dele quer dizer é deu deus de justiça né meu rei justo né da idéia de mello que é rei e de sedec justiça e ele é um sacerdote que não pertence aí essa linhagem da aliança e ele entendeu que
no mundo antigo quando havia vários deuses que havia ou deus acima de todos que é o deus altíssimo e de alguma maneira ele conhece deus ainda que não de maneira plena e completa e quanto abraão ram vai a oferecer lhe a sua gratidão diante de deus não quiser deck funciona como sacerdote sendo ele um sacerdote de kanan isso vai mostrar pra gente a como é que existe um conhecimento de deus fora da relação com a aliança porque tem esse conhecimento por várias razões primeiro porque o ser humano é feito à imagem e semelhança de deus
quando a gente vai anunciar o evangelho vai fazer missões vai pegar a pessoa se sabe que o maior aliado que você tem a própria pessoa por mais que ele tem tem tem que negar tente dizer algumas coisas fica nervoso no fundo no fundo sendo ele imagem e semelhança de deus um ser espiritual um ser moral tem algo dentro dele que clama por essa realidade e ele tem um certo conhecimento de deus além do ser humano ser imagem de deus a esse ser humano percebe uma realidade que é inclusive a razão porque deus tem direito de
julgar as pessoas você pode ver isso em romanos um salmo 19 os céus declaram a glória de deus o firmamento anuncia obra de suas mãos um dia conta isso outro dia então a uma pregação sem palavras por meio da própria criação por isso que romanos 1 disse que as pessoas elas tendo conhecimento de deus em rejeitando esse conhecimento que a sua divindade o seu poder claramente se reconhece por meio das coisas que foram criadas então no fundo no fundo sendo uma imagem de deus e tendo o homem a percepção sobre a realidade divina na criação
todo mundo sabe que deus existe todo mundo tem intuitivamente uma percepção ligada ao sagrado a eternidade a ética está dentro da pessoa e nós vamos ver um pouquinho mais para frente algo interessante que dá uma olhada na sequência do texto que chama muito a nossa são é quando gente prossegue no versículo 19 então o levaram a uma reunião do aa europa onde lhe perguntar podemos saber que novo ensino é esse que você está há 12 anos você está nos apresentando algumas idéias estranhas e querer saber o que elas significam todos os atenienses de estrangeiros que
ali viu não se o preocupavam com outra coisa senão falar ouvir as últimas novidades então paulo levantou se na região do heliópolis experiências veja que em todos os aspectos vocês são muito religiosos pois andando pela cidade observei cuidadosamente seus objetos de culto encontrei até um altar com a inscrição ao deus desconhecido hora o que vocês adoram apesar de não conhecer eu lhes anuncio e paulo prossegue dizendo oh deus que fez o bom de tudo que nele a é o senhor dos céus e da terra e não habita em santuários feitos por mãos humanas ele não
é servido por mãos de homens como se necessitasse de algo porque ele mesmo dá a todos a vida o fôlego as demais coisas de um só fez ele todos os povos para que povoados em toda terra tendo determinados tempos anteriormente estabelecidos os lugares exatos que deveriam habitar deus fez isso para que os homens buscasse talvez chateando pudesse encontrá lo embora não esteja longe de cada um de nós pois nele vivemos nos movemos e existimos como disseram alguns dos poetas de vocês também somos descendência dele é incrível o que a gente vai encontrar no a mensagem
da palavra de paulo quando ele vai dizer o seguinte o ateniense sabe a história de vocês sabe a movimentação de vocês através dos séculos vocês acham que isso passou assim sem que o senhor do universo perceber se o lugar onde estão os povos tudo o que acontece na história é nem deus é que a gente se move por causa dele que a gente vive e por ele todas as coisas acontecem aliás o paulo vai dizer vocês conhecem os poetas de vocês já ouviram a poça nova já estudaram a literatura vocês foram na semana de arte
moderna de 1922 né vocês conhecem a literatura pois é saibam como diz é como dizem alguns dos poetas de vocês ah eu vou dizer que nesse deus que a gente vive é de nós nos movemos paulo vai fazer questão de mostrar que no desenrolar da história além de todo mundo se à imagem de deus além de todo mundo poder perceber deus na criação nas culturas preste atenção isso é importante nem tudo que existe é bobagem ou é a diabólico há várias coisas em todas as culturas do mundo que representa um resquício da história de deus
né na atuação no meio do povo a história interessante porque eu gosto de lembrar um amigo meu foi missionário no interior de angola e subir encontrar um povo que vivia nas montanhas que ninguém tinha acesso a até 300 arrumar um tradutor e quando chegar lá pra tentar anunciar o evangelho o pessoal falou não aqui senão vão falar nada primeiro vamos sentar e vão ouvir aí eles começaram a conversar e o povo mediante ajuda do tradutor começou a dizer olha antigamente a terra todo mundo falava a mesma língua e acontece que o pessoal pronto muito então
nós fomos castigados pela atividade e as línguas se multiplicaram se confundir e cada um foi para o campo e nós saímos andando por causa disso passamos por tais lugares em que a gente se fixou nesta região ea gente tem criado cadu e vivido aqui né e essa é a nossa história agora é a vez de vocês podem contar o que vocês tiveram contar pra gente falar então nós vamos trazer um livro aqui para o senhor que conta sua história como assim uma história posso ler o senhor rendeu gênesis 11 aí o homem falou aqui o
livro é bom mesmo é que ele tem coisas interessantíssimas quer dizer nós vamos encontrar em todos os contextos da experiência humana uma ponte que prepara a pessoa para ouvir a realidade do evangelho por essa razão paulo vai trabalhar em cima dessa realidade porque aquele melquisedeque era alguém que conhecia alguma coisa sobre deus ainda que não plenamente foi suficiente inclusive pra que ele fosse sacerdote aí a ocasião da oferta de abraão e abençoar cerebral e por isso que no livro de hebreus jesus vai ser chamado de sacerdotes segunda ordem de melquisedec e as duas razões importantes
para entender isso é o seguinte quando jesus é apresentado no novo testamento ele tem que cumprir três funções muito claras ele precisa ser o profeta deuteronômio 18 vai dizer que deus vai levantar um profeta semelhante pois é quem não houve esse projeto será eliminado no meio do seu povo quem é o profeta última palavra de deus em cristo jesus jesus tem que ser o rei david ko da tribo de judá cumprindo aliança david que é de que ele seria de fato o rei então qualquer judeu que tinha ator ar ou tamar a na mão e
fosse conversar com o judeu que tivesse querido em jesus está vendo aqui ó ele é o profeta ele é o rei aí daqui a pouco eu ia falar mas ele é um sacerdote ele fala como as ciências e dot não pode ser sacerdote porque o sacerdote em toda a tradição do antigo testamento é um sacerdote da tribo de levi um sacerdote que vende haram então o autor de brews vai falar jesus é o nosso sumo sacerdote ele fez a expiação pelos nossos pecados a pergunta de todo judeu bem preparada e qual é a base bíblica
pra isso qual é o fundamento dessa história e aí então nós vamos lá encontrar empregos particularmente capítulo 7 que o texto vai dizer e jesus é sacerdote né é no capítulo 5 depois de 17 segunda ordem de melquisedec que quer dizer isso quer dizer que jesus é um sacerdote que dispensa a genealogia e que dispensam sacerdócio herdado através de uma sucessão de linhagem por isso que ele vai dizer que eu quiser aqui sem energia sem pai nem mãe naquele brotou do chão naquele caiu na estrela houve do fundo do lago surgiu do nada quer dizer
que ele não precisa de linhagem genealógica para ser sacerdote e qual é o segundo aspecto mais importante ainda que surge desse nesse contexto é que meu quiser deco está fora do povo da aliança apontando para a realidade de que deu zia alcançar as nações e os 20 anos então nesse sentido nós vamos ver que o enfoque é esse e por isso os que gostam de estudar teologia gostam de reforçar uma coisa muito importante para a gente entender a nossa relação com as pessoas descrentes aqui nós testemunhamos que a gente chama de graça comum nós temos
a graça para a salvação nós temos a graça recebida de deus que perdoa os nossos pecados as pessoas que não conhecem a deus estão lá dos campos missionários perto de nós longe de nós que elas têm elas têm uma graça de deus que essa graça que deus está as pessoas muitas e muitas bênçãos mesmo que sejam bênçãos que não fazem parte da salvação por exemplo a chuva que cai sobre os bons e os maus não é verdade que o sujeito se não for o evangelho não for batista chuva cair - o brilhou mais na cela
foi muito forte deus não faz isso deus a todos da vida respiração abençoa né então alguém retorno mas pastor que conhece uma pessoa tão terrível tão debochada tão perversa são pecadores e olha que a pessoa já está com mais de 90 anos já tá tá fazendo hora extra de vt ido né aí a resposta haja graça com bomba parte de deus para dar chance para essa pessoa que quer dizer isso quer dizer que a gente vai ver que o ser humano feito à imagem e semelhança de deus esse ser humano que tem a o coração
que responde às referências éticas e que tem tanta capacidade essa é a razão por que tanta coisa boa feita na cultura humana mesmo por pessoas que não são crentes são importantes valiosas e verdadeiras 2 + 2 a 4 ea pessoa não secreto para descobrir isso eu me lembro que eu conheci uma escola evangélica que eles estavam procurando achar base bíblica da matemática se não tiver um versículo bíblico a matemática não pode ser feita mas meu amigo 3 + 2 continuando sim existe um versículo que deus acrescentou diminuíram as águas do dilúvio e multiplicar os seus
filhos de israel sobre a terra aí até brinquei com o pessoal a ti senhor e levo a minha alma é a paz bíblica da potenciação né jesus é a raiz de davi de apenas 3 então como é que funciona esse tipo de coisa que provoca um problema que é o obscurantismo religioso o evangelho a gente não entende que muitas manifestações da cultura estão relacionadas a essa realidade a graça comum ela atinge a realidade do intelecto tantas pessoas são abençoadas por deus são capazes de fazer tantas coisas valiosas é por que por que deus deu graça
essas pessoas deus a nossa sua graça comum no mundo todo porque se deus fosse simplesmente ser juiz todo mundo que está fora da sua vontade morreria de imediato de deus não faz isso nós vamos encontrar a realidade de que esse mundo cheio de pessoas perversas e pecadores poderia chegar às últimas consequências como de vez em quando se aproxima disso certamente porque que a coisa não degringolou de vez porque tantas pessoas sinceras motivadas por elementos positivos estão aí marcados por alguma graça de deus na sua vida isso é responsável pela realidade criativa do ser humano nós
vamos encontrar essa realidade tanto no domínio social como no domínio religioso da experiência humana por exemplo as diversas expressões de fé e religiões do mundo é tudo bobagem que eles falam é claro que não diz falam coisas adequadas senão ninguém acreditar se todo mundo pegar sua loucura né somente os mais loucos entrar nisso só que apesar de nós temos tantas iniciativas adequadas nessa direção paulo vai deixar bem claro para os atenienses que o que eles conhecem sobre deus é insuficiente é um ponto de apoio aqui permite que a gente continue com a mensagem completa porque
se a gente imaginar que a graça comum que esse fator melquisedeque está presente em todo mundo a gente desmonta todo mundo de certa forma já achou seu caminho ao não faz isso com a experiência ele começa a falar da vida deles coloca os atenienses e os gregos dentro do projeto de deus na história faz a ponte do deus desconhecido com a expectativa de resposta para as questões da vida segundo a fé que os atenienses tinham mas ele disse para eles eu anuncio pra vocês jesus ea ressurreição não há como abrir mão do conhecimento do evangelho
é então que a gente precisa entender que essa graça dada por deus que é chamado graça disponível todo mundo ela é essa graça que envolve a imagem de deus no homem que envolve o conhecimento da criação que envolve elementos que estão na presente em presentes na história da cultura dos povos mas essa graça não é a graça que leva à façam isso não significa que quem tem sido abençoado por deus de diversas maneiras será salvo por causa disso a outra coisa importante que a gente precisa entender diferente desse maniqueísmo evangelho onde a gente simplesmente ver
qualquer coisa como sendo o de deus ou do diabo é como eu gosto de brincar e repito mais uma vez né perguntou se a televisão é de deus e do diabo nessa época televisão é do diabo falar se ele comprou e pagou e deles não é dar problema né vai ter com a queixa no procon coisa não vai funcionar direito então esse tipo de falta de percepção da realidade eu vejo é um pastor olha sei que ouviu o cd do lado contrário a gente vai descobrir que é do diabo basta ouvir do lado certo você
vai logo identificar qual é a mensagem que está a ensinar eu vi uma pessoa com a camisa que um símbolo assim é verdade que a coca cola é essa gente mestre vira de cabeça para baixo onde aparece uma coisa do demônio acho que isso demorou toma muita coca cola vai ter problema no estômago também você quem tem mais e desvantagens então nós não devemos rejeitar as coisas boas que as pessoas fora do ambiente da igreja fazem como se ela fosse todas as mais perversas interessante né alguém chega me escuta mais a gente pode ouvir música
do mundo o que quer dizer música do mundo o hino nacional música do mundo eu acho que até mais do que muitas outras que fala pátria amada idolatrada salve salve é muito mais complicado né a a música a gente vai ouvir sonata ao luar de beethoven a música do mundo a música como é que a gente coloca essa caixinha a gente entende que muitas das manifestações e expressões estéticas que foram feitas elas marcam a beleza da realidade do ser humano que é feito à imagem e semelhança de deus então a gente muda a igreja a
música é edificante não edificante ela tem proposta positiva é a mesma coisa houve rendeu e fernando e sorocaba por exemplo toma mais uma água essa foi grave você tem que olhar mais pelo pastor por aqui foi o que ocorreu na hora e não foi revelação por isso como esse mundo é de deus do senhor a terra né mundo a sua plenitude tudo que nele é do que eles a nós entender que há muita coisa boa que está fora da igreja pois tudo é de deus e quando nós vamos anunciar o evangelho fazer missão nós vamos
descobrir que o coração da pessoa que não conhece a deus muitas vezes é nosso aliado porque ele possui essa revelação natural na consciência e às vezes na história da cultura muita coisa interessante tem sido feita no oriente sabe como é que o pessoal prega o evangelho da china eles descobriram que muitos dos antigos e deu grama chineses que a gente não sabe exatamente a razão pode ser contato com cristãos antigos ou com judeus já que os judeus estão na china desde muito tempo ou pode ser um outro tipo de influência que o pessoal não conseguiu
entender várias nos integramos chineses têm mensagem do evangelho que a justiça a procissão cordeiro sobre mim de onde veio isso várias idéias não é todo o evangelho explodiu na china porque a primeira ideia a nos negócios do evangelho é coisa de de ocidental europeu de american isso não serve pra nós aí o chinês chega te ouvir o evangelho aqui no nosso alfabeto na nossa escrita e ele começa nossa nunca imaginei como é que isso poderia ser desse jeito então nós vamos entender que esses aspectos são favoráveis à igreja de cristo não pode priorizar sua cultura
religiosa a gente tem nossos costumes práticas mas isso tem a ver com a nossa história aquilo que a gente é a gente achar um meio de achar um contato com as pessoas que não conhecem a deus sem necessariamente incluídos na nossa cultura gospel a gente precisa achar a ponte d atingir essas pessoas por isso alguns aspectos são importantes nesse processo é uma das coisas que a gente faz aqui no iptu e que têm essa finalidade nós fazemos muitas vezes aquilo que a gente chama de evento pontos é um evento onde nós vamos contato tem contato
com as pessoas que não são descrentes e não é exatamente um evento religioso às vezes um evento que envolve arte envolve cultura que trabalha a idéia de como as coisas que fazem parte da vida do cotidiano deve ser encarada à luz daquilo que é bom senso e à luz das referências que a escritura nos apresenta para dirigir a nossa vida e isso não precisa ter roupagem ou linguagem religiosa outra coisa interessante que vale a pena mostrar é que a graça de deus se mostra de maneira concreta onde a gente mostra o amor incondicional de deus
pelas pessoas isso não é exatamente a mesma coisa de fazer um projeto social nem tem uma idéia de que a gente pra pregar o evangelho que seja completo ele precise de é expressão desse tipo pra que ele se traduza na sua inteireza a mensagem do evangelho todo um pensamento muito claro que ela pretende dizer mas baseados na atitude de jesus que tinha misericórdia dos que sofreram baseado na maneira como essa graça concreta nossa amor das pessoas a gente desenvolve projetos como o ibpt como a outros projectos missionários como fizemos no interior do piauí em outros
lugares do mundo para mostrar que o amor de deus concretamente aponta a necessidade do nosso coração mostrar para as pessoas que deus ama ama de verdade e esses projetos tanto evento ponte com esses projetos de graça concreta na vida das pessoas tantas e tantas vezes abrir o coração das pessoas para ouvir o evangelho portanto é necessário que a gente tenha sempre veja só um conselho a talvez estranho né porque a gente sempre ouve nós temos que evitar contato com as pessoas do mundo nós temos ele que evitá de andar no mundo dentro da igreja o
fone da igreja nós precisamos ter um bom contato e relacionamento com a sociedade com as pessoas o mundo à nossa volta sem confundir as coisas sem perder a exclusividade do evangelho a verdade da graça de deus em cristo jesus mas entendendo que verdadeira missão sempre terá essa realidade importante de contextualização então pra que a gente tenha uma vida marcada por realização de missão a gente não pode perder né aquilo que veio a ser o nosso tema mirem-se no exemplo dessa mensagem de atenas [Música]
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