Salve, salve, queridos! Eu sou o professor Murilo Melo. De que?
De história! E trago para vocês hoje o governo de Itamar Franco, desse mineiro tão importante para a história do Brasil. Vamos lá!
Antes de mais nada, eu quero trazer a imagem do presidente Itamar. Itamar era vice de Fernando Collor de Mello, que teve aquela carreira politicamente meteórica. Collor vai sofrer um processo de impeachment e aí vai sair.
Vai sair do mandato e Itamar, como seu vice, vai assumir o governo. Assim como o seu antecessor, ele vai dar continuidade às privatizações. O Brasil vai continuar diminuindo o aparelho estatal, que era muito grandioso desde Getúlio Vargas, principalmente, no governo Getúlio Vargas.
Itamar, assim como Collor, começa a diminuir o Estado, a vender empresas estatais, a fazer com que o Brasil rezasse na cartilha neoliberal tão apregoada no mundo. O quê que vai caracterizar o governo de Itamar Franco, gente? No governo dele, vai ter um plebiscito em 1993.
Para quem não sabe, a Proclamação da República, em 1889, foi um golpe. E, depois de muita reivindicação, a gente vai fazer um plebiscito. O que é um plebiscito?
Bom, plebiscito é quando a gente vai às urnas para não votar no candidato, numa figura. A gente vai votar numa causa, em algo. E aí o brasileiro tinha possibilidade de votar na Monarquia ou na República, que poderia ser parlamentarista ou presidencialista.
O brasileiro vai votar na república e vai escolher o continuísmo com presidencialismo. Outro fato marcante no governo de Itamar Franco é o retorno do Fusca. Em 1994, Itamar passa a fabricar novamente o Fusca, que é um carro tão popular no Brasil, e faz parte da identidade nacional.
A nossa identidade é associada ao Fusca, esse carro alemão da Volkswagen. Outra característica, outro fato muito importante no governo Itamar, é o que mais o marca, é o Plano Real. Ele vai convidar o ministro Fernando Henrique Cardoso, o sociólogo Fernando Henrique Cardoso, para ser o ministro da Fazenda.
E ele, junto com a equipe, vai lançar, em Julho de 1994, o Plano Real. Aqui você vem a imagem de Fernando Henrique Cardoso com a imagem de um real ali ao fundo. Esse plano vai conseguir dar estabilidade econômica ao Brasil, já que a década de 1980 é chamada de década perdida economicamente.
A gente tinha inflação, moeda desvalorizada, vários planos. . .
Você vê isso no governo de Sarney, no governo de Collor. E aí, no Plano Real, 1 RV vai custar um real, que seria 2750 cruzeiros reais. E vai ter também a dolarização da economia.
Isso vai dar estabilidade. A gente vai poder comprar a crédito, parcelado. .
. O poder de compra do brasileiro vai aumentar muito. A inflação vai cair e, esse homem, Itamar Franco vai ter ampla popularidade.
Mas, principalmente, o pai do Plano Real. Fernando Henrique vai ser considerado o pai do Plano Real. E, através dele, da sua popularidade, ele vai conseguir se eleger, substituindo Itamar Franco.
Mais isso é para um próximo capítulo! Eu vou agradecer, imensamente, a visualização de vocês. Vou ficando por aqui.
Curta o nosso vídeo. Compartilhe o nosso canal. Um abraço do professor Murilo Melo.
Tchau, gente!