Olá a todos sejam muito bem-vindos ao Fica mais um canal criado para trazer um conteúdo reflexivo e que apoia as pessoas que desejam uma vida com mais significado trazendo sempre pessoas que se destacam na área da espiritualidade religiosidade e fé Hoje é um dia muito especial porque nós vamos começar a primeira temporada do canal nosso primeiro convidado é Artur Valadares O Artur é engenheiro mecânico mora em São Carlos é palestrante Espírita integra a associação espírito obreiros do bem e é um dos fundadores e coordenadores do nep Paulo de Tarso nep é o Núcleo de Estudos
espíritas do Evangelho O Artur é marido da Flávia e é pai do Timóteo Artur muito obrigada é uma alegria muito grande poder estar aqui contigo Obrigada pel aceite do convite e obrigada por partilhar o teu tempo e a sabedoria que sempre nos traz no teu canal muito obrigada eu agradeço Raquel pelo convite né pela oportunidade da gente estar aqui conversando sobre temas tão importantes para todos nós a luz do Espiritismo esperamos trazer aí contribuições que sejam valiosas que sejam úteis a aqueles que nos acompanharão E desde já ficam aqui os meus votos de muito sucesso
nesse projeto nessa empreitada que ele possa levar muita luz a muitos corações muito obrigada Artur é mesmo essa a nossa intenção então Artur não tem como comear um programa que vai falar basicamente de espiritualidade e religiosidade sem falar dessa que é na nossa opinião é a pergunta primordial é a pergunta sobre a criação em si há Artur uma inteligência que explique a criação do universo e a vida como a gente conhece essa Como você mesma disse é uma questão Magna da filosofia de Há muitos séculos né Não Foram poucos os pensadores que se debruçaram sobre
essa questão pensadores dos mais diversos âmbitos Né desde filósofos a matemáticos a religiosos a educadores enfim de tantas e tantas áreas porque no fundo é uma questão que está entranhada na própria essência do ser dentro da perspectiva Espírita reconhecendo-os como espíritos todos nós nascemos já com essa busca introjetada lá no mais íntimo de nós mas à medida que vamos evoluindo principalmente AA no início da jornada como nos identificamos muito com a matéria com os sentidos Às vezes a resposta não nos parece tão Clara né incompreensões outras a gente vai criando em torno dessa figura Às
vezes a gente vai aproximando-a Por demais da nossa natureza humana e ela vai ficando assim meio difícil de conceber ou de entender mas a gente com o passar do tempo à medida que vamos ganhando maturidade enquanto indivíduos e enquanto humanidade a gente vai tendo mais recursos tanto Racionais como também do âmbito do sentimento para realmente nos aproximarmos um pouco mais dessa figura que nos atrai que é essa inteligência Suprema ou esse amor soberano essa força onipotente sejam quais forem os títulos que a essa figura puder noos dar tudo na origem e na destinação vai acabar
desaguando nisso eh nós vamos trazer aqui uma perspectiva do espiritismo em torno desse assunto como nós mencionamos foram vários os pensadores que trataram disso de caminhos Racionais por exemplo para se chegar à conclusão de que existe uma inteligência Suprema soberano ou uma causa primária do universo a gente poderia citar Aristóteles com o seu motor primeiro a gente poderia citar São Tomás dequinho com os seus caminhos eh de tentar provar a Deus pelas vias Racionais poderíamos citar Santo Agostinho enfim tantos e tantos pensadores Mas vamos lá ao Livro dos Espíritos e Kardec ao compor essa obra
em conjunto com os espíritos ele começa justamente por essa questão como nos dizer que ela é o edifício de tudo mais que foi construído dentro da visão espírita do universo do Cosmos do ser do destino então ele começa perguntando eh O que é Deus né que é Deus partindo de uma premissa premissa já da existência de Deus embora ele vá também conversar com os espíritos sobre essa questão indagando como nós poderíamos chegar racionalmente a encontrar essa resposta existe ou não existe o criador se na primeira pergunta ele já admite essa premissa Porque pergunta diretamente aqui
a Deus depois ele pergunta sobre as provas da existência de Deus e uma dessas provas ou um dos princípios que os espíritos vão nos apresentar para nos conduzir racionalmente à concepção de que Deus existe que é preciso que exista esse ente maior do que a própria criação esse ser incriado esse ser que transcende tempo a própria noção de eternidade é um axioma muito utilizado em nossas ciências no mundo ainda hoje né um axioma digamos universalmente aceito de que não é efeito Sem Causa todo efeito presto põe uma causa anterior então os espíritos dizem olha partamos
desse axioma e perguntemos a nós mesmos quem fez aquilo que a criatura humana Ou que os homens não criaram então a gente pode ir remontando pelas vias do raciocínio do pensamento a origem das coisas e a gente vai passando de um efeito a uma causa essa causa por sua vez é efeito de outra causa essa causa por sua vez é efeito de outra e assim a gente vai indefinidamente até o momento em que a gente precisa chegar num ponto de partida né caso contrário nós concebíamos que o nada pode produzir alguma coisa que seria negar
esse próprio axioma de que todo efeito tem uma causa então eles partem de uma coisa bem simples um axioma bem elementar para nos levar racionalmente a isso alguns dirão Ah mas isso nem todos aceitarão essa proposta ou esse caminho racional é claro né No estágio em que estamos espíritos ainda não tão evoluídos assim muitas das vezes a nossa percepção do universo ela não Abarca o todo ela tem dificuldade de compreender esse todo e Nós também somos muito hábeis às vezes por orgulho por vaidade para encontrar subterfúgios ou ou saídas digamos assim né muitas vezes criando
sofismas e argumentos mais argumentos para não chegar a essa conclusão que se torna quase que evidente Mas isso é o resultado do processo de evolução quanto mais a gente for progredindo enquanto espíritos enquanto humanidade mas nós compreenderemos que eh não só a criação mas uma criação tão perfeita tão ordenada como a que temos não poderia ser simplesmente o produto de um acaso nós percebemos uma ordenação na criação do ponto de vista material primeiramente falando né em primeiro lugar quanto mais quando a gente considera as questões Morais as finalidades transcendentes da vida aí que a gente
percebe que essa ordenação que esse propósito que esse sentido da criação é ainda mais belo mais sábio mais perfeito que nós nós imagin então a gente acaba desaguando nisso aqui até agora a gente falou mais das vias Racionais existirão muitas os espíritos partem dessa desse axioma mas há que se considerar também uma outra via que é muito importante nem sempre tão valorizada No que diz respeito a nossa compreensão de Deus e a nossa relação com ele e diríamos é a via do sentimento porque a nossa razão por vezes pode nos enganar muitas das À vezes
ela estará enviesada pelo orgulho pelas ideias preconcebidas que nós trazemos por certas resistências então é preciso que a gente tenha um olhar também pro sentimento na construção de um espírito de humildade né de realmente abertura à compreensão da vida do universo é aí que a gente vai encontrando mais condições para realmente chegarmos a compreender Deus do ponto de vista ional mas antes até a sentir essa força ou esse ser que vela por nós isso é muito interessante porque o Cristo que conforme o espiritismo foi o espírito mais elevado que já passou por aqui ele fala
de Deus não tanto pelas vias Racionais ele busca enfatizar no evangelho um caminho de chegar até Deus mais pelas vias do sentimento do coração do amai-vos uns aos outros como nos dizer que no nosso atual estágio essa talvez deveria ser a primeira via que prepara o que cria um caminho mais propício para segunda via que é a via racional porque a razão destituída de humildade ela muito facilmente se perde e acaba se afastando de Deus agora a razão atrelada humildade que é fruto do sentimento e do Amor essa muito mais facilmente direciona-se a Deus e
o encontra em sua Plenitude Então os espíritos também falaram disso cardec por exemplo em determinado momento na questão 244 de Livro dos Espíritos ele pergunta os espíritos vêm a Deus e aí os espíritos respondem assim os espíritos superiores o vem e o compreendem no sentido aqui ver no sentido de eh entender né O que é Deus agora os espíritos inferiores que é a nossa conção ainda dizem eles o sentem e o adivinham o que que o os espíritos superiores querem dizer com isso no nosso atual estágio o caminho mais propício paraa gente ir se aproximando
de Deus por hora até ajudando a gente também encontrar Deus no âmbito da razão é o caminho do sentimento é é o caminho do amor que vai nos dando uma certa sensibilidade uma capacidade intuitiva de perceber Olha tudo isso que aí está não funciona as cegas existe uma força que vela pela criação existe uma força que vela por todos nós então uma sensibilidade do espírito que prepara uma intuição que elabora caminhos mais lcos para que a razão esclarecida e humilde possa Então se aproximar de Deus então a gente trouxe aqui uma pincelada geral essa questão
como foi dito é da mais alta filosofia talvez a questão mais debatida na história da filosofia seria pretensão tentar resumi-la aqui em poucos minutos mas a gente tentou dar essa pincelada geral para para mostrarmos que existem as vias Racionais o espiritismo vai nos falar muito disso Kardec vai fazer um estudo Fantástico sobre Deus por exemplo no livro A Gênese no Capítulo 12 em que ele vai estudar a natureza Divina os atributos de Deus de maneira assim como a lógica irretorquível digamos Mas a gente não pode descuidar do caminho do sentimento porque na ausência da humidade
muitas vezes a nossa visão eh fica limitada fica cega para certos aspectos e deu ele se expressa na criação de maneira muito Sutil por isso Jesus já dizia Glória te dou aó pai porque ocultaste estas coisas aos sábios entendidos e as revelaste aos pequeninos ou seja aos Humildes é lindo Artur Obrigada e Sem dúvida nenhuma que a humildade é um sentimento que a gente tem que no nosso dia a dia praticá-lo mais não é Artur porque o a humildade traz consigo a verdade não é nós quando estamos muito vaidosos corremos o risco de de errar
e erramos mais vezes mas se essa é a pergunta basilar uma pergunta primordial a próxima pergunta acho que é a pergunta que nós mais vezes nos fazemos ao longo da nossa caminhada né Eh vida fora que é por que é que existimos qual é o sentido da vida Artur eu sei essas duas primeiras questões dariam eh qualquer uma delas daria o nosso tempo todo né só para falar delas mas se você puder falar desta que eu também acho que é uma questão é uma questão muito importante de novo vamos ao Mestre dos Mestres né a
Jesus porque em determinado momento eh no evangelho ele volta-se para todos nós né não só para os que o ouviam lá naquele tempo mas para todos nós aí do Futuro ele diz eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância é interessante que ele tenha dito isso porque em tese os que estavam ali do lado dele estavam vivos né e ele no entanto diz eu vim para que vocês tenham vida né Deve ter gerado até uma certa incompreensão mas como assim nós não estamos vivos e eu acho que aí está a chave da
compreensão eh em torno da vida nós precisamos diferenciar o simples existir do que de seja viver eu gosto muito de uma definição do Emanuel né que era o benfeitor o espírito orientador do Chico Xavier nosso querido Chico Xavier ele dizia assim a vida é a experiência digna da imortalidade Então olha a dimensão que ele tá dando para o que é viver enquanto a criatura simplesmente se identifica com a matéria com aquilo que ela pode tocar com aquilo que ela pode comprar com aquilo que é palpável com aquilo que os seus sentidos alcançam ela ainda não
descobriu o que é viver ela está no âmbito do existir atender as necessidades fisiológicas trabalhar pararar os recursos materiais alimentar nutrir o corpo fazer sexo isso aquilo outro as demandas as questões do mundo então é o existir ainda por o própr tem outra frase que eu gosto bastante que ele diz assim enquanto a gente vive nessa condição vendo a vida só com os olhos materiais o nosso olhar só vê o que está morto ou o que vai morrer vai morrer sim né então eu só vejo o que tá morto ou o que está a caminho
da morte no sentido aqui de deterioração Porque tudo que é da matéria do pó vem e ao pó retornará inclusive o nosso corpo então viver a luz do Espiritismo a luz do Evangelho é começar a considerar no nosso Horizonte na nossa perspectiva de pensamento de metas aquilo que não está sujeito ao domínio do tempo aquilo que não está tão sujeito à impermanência da matéria aquilo que não está fadado a retornar ao Pó então eu começo a viver de fato a partir do momento que eu começo a identificar em essa natureza que transcende a matéria quando
eu volto para mim mesmo mergulho em mim e começo a perceber puxa há algo em mim que é maior do que a matéria a matéria do meu corpo está transformando-se a todo tempo no entanto tem uma unidade que se mantém eu sigo sendo eu mesmo apesar das minhas células estarem se renovando todos os dias né que é o que a ciência começa a alcançar agora do ponto de a ciência mais material né não a ciência Espírita que já nos fala disso há muito Mas recentemente alguns amigos aqui do Brasil lançaram até um livro Ciência da
vida após a morte Ah eu sei eu sei é o colega psiquiatra sim sim Alexandra sim um livro muito interessante em que eles trazem mais ou menos o panorama das pesquisas da ciência para identificar olha a consciência é algo além do cérebro nós temos experiências de quase morte nós temos né relatos de reencarnação enfim começa-se a ver que o ser tem algo no ser que está além da simples matéria mas é o que o espiritismo é o que o evangelho vem nos falando há muito então quando eu começo a considerar isso algo em mim que
vai além da matéria que vai além do T e quando eu começo a colocar ou a planejar a minha vida considerando as metas que digam respeito a isso emim que transcende a matéria Ou seja quando eu começo a entender que o que de mais precioso eu tenho a construir nesse mundo não são só as aquisições materiais não é carreira profissional não são os ornamentos da personalidade que tem o seu valor não tem a sua razão de ser mas que o mais importante é agregar ao meu ser mais sabedoria mais virtude né E aí todas as
formas de virtude da humildade sobre a qual falamos a caridade quando eu começo a entender que a vida é mais do que simplesmente Os Meus interesses porque o materialismo estará estreitamente associado ao egoísmo né são irmãos gêmeos que geralmente andam lado a lado com algumas exceções mas muitas das vezes um retroalimenta o outro então quando eu começo a sair de uma visão puramente materialista da vida eu também começo a sair de uma visão puramente exclusivista individualista e começo a entender que mais do que simplesmente eh buscar os Meus interesses tanto os do corpo quanto os
o que eu almejo aqui na matéria Eu também sou chamado a me entender fazendo parte de um todo e que estou chamado a servir a esse todo eh fazer-me útil a outras vidas né que é o próprio espírito a própria essência do evangelho que é servir ver é servir diria Eurípedes barsan foto grande Espírito educador que eh tivemos aqui no Brasil Então eu acho que é mais ou menos por isso assim a vida ela vai ganhando dimensão ela vai se expandindo ela vai se tornando cada vez mais abundante como nos Disse Jesus à medida que
o ser reconhece que ele é mais do que o corpo que a vida é mais do que uma existência e que as metas primordiais não são aquelas que dizem respeito ao que aqui fazemos de passagem mas aquilo que realmente engrandece o meu ser do ponto de vista intelectual do ponto de vista moral e também os seres as vidas ao meu redor aí eu estou realmente entendendo o que é viver compreender que viver é fazer algo que perdure no tempo para além da impermanência na matéria é interessante isso que você diz porque eh nessa perspectiva a
morte então não é antítese da vida porque a a minha próxima pergunta é até essa né muitas vezes as pessoas associam a vida como antítese à morte eh e e do jeito que você falou e explicou muito bem a vida não é antítese da morte então o que que é a vida tem algum significado desculpa o que é morte tem algum significado na morte e e o que que há para além da morte na Perspectiva e espírito Artur essa é uma compreensão fundamental essa que você trouxe né de que a vida ou a morte não
é antítese da vida eu me lembro até de um uma pequena estrofe Zinha do rabindranat agó aquele grande poeta indiano que ele dizia né morre uma semente nasce uma flor ou nasce uma planta morre uma flor nasce um fruto e assim a vida segue o seu caminho sempre mais forte ou Triunfante sobre a morte então o que que ele tá dizendo ele tá ele tá trabalhando essa ideia de impermanência e mostrando que cada morte na verdade está a serviço da vida que prossegue sempre e o mesmo vale para o espírito então a vida é dádiva
recebida do Criador no ato da criação que nunca mais perderemos a vida é um fio contínuo como diz o próprio Emanuel da Morte fugiremos muitas vezes da vida jamais da Morte fugiremos muitas vezes da vida Jamais porque existe um ponto inicial na vida do ser na vida do espírito e essa vida é agora AD etern né Para toda eternidade a antítese da Morte dentro dessa visão portanto que o espiritismo nos traz seria o nascimento seriam os dois extremos da existência a gente nasce transitando do plano espiritual para o plano material e a gente morre transitando
o plano material de volta ao plano espiritual e esse ciclo nós já fizemos n vezes conforme o espiritismo nos ensina também por meio da lei da reencarnação que é um fator chave para compreensão do processo de evolução do ser então o que é a morte dentro dessa perspectiva simples renovação de experiências mais uma vez recorrendo ao nosso hemano no livro pensamento e vida e eu gosto muito dessa definição de morte que ele traz ali ele vai dizer assim que a morte basicamente é mergulhar mais profundamente no mundo de nós mesmos morrer é mergulhar mais profundamente
no mundo de nós mesmos para vermos ou para lidarmos de maneira agora mais direta com o céu ou com o inferno que construímos para nós próprios porque o céu começa em nós tanto quanto o inferno terá o tamanho da rebeldia de cada um de nós perante as leis divinas Então a gente vai vivendo aqui fazendo as escolhas trazendo os nossos dramas e questões internas muitas vezes sem olhar para eles fugindo do processo de encontro consigo próprios vamos deixando para depois a construção das virtudes o aprendizado conhecimento enfim mas vem a morte de repente e nos
priva de todos os estímulos os exteriores Associados a matra tudo aquilo que a gente tomava como anestesias tudo aquilo a que dávamos exclusivamente a nossa atenção de repente não tem mais e a o espírito é impelido a lidar consigo próprio por o que que a gente aprende acerca do mundo espiritual com espiritismo que o mundo espiritual será para cada espírito um reflexo daquilo que ele tem por dentro de si por isso que no mundo espiritual nós temos várias esferas digamos várias dimensões desde esfera sublimadas lá estarão ou habitarão espíritos que internamente tem uma ressonância com
essas esferas como as esferas mais próximas aqui da crosta que são esferas mais sombrias de muito sofrimento como nós vemos nas descrições das obras espíritas Mas por que disso porque o mundo espiritual é como um espelho a matéria porque o mundo espiritual também é composto de uma certa matéria não tão densa quanto a matéria que forma os nossos corpos eh mas é uma espécie de matéria que deriva do mesmo fluido cósmico Universal do qual fala Kardec e os espíritos essa matéria no mundo espiritual quint cenada dizem eles mais rarefeita ela é extremamente moldável e moldável
pelo pensamento então cada espírito vai ser levado no mundo espiritual ou mesmo vai criar ao seu redor uma psicosfera uma ambiência que refl aquilo que ele trouxe por si ou dentro de si aquilo que ele construiu dentro de si por isso quando o espiritismo vai tratar da vida além da morte a gente vai ver que existirão infinitas gradações né não existe uma uma fórmula assim uma equação certa que diga ó esse espírito vai ter essa ou aquel porque vai depender muito de cada escolha que ele fez do que ele construiu No íntimo vamos tanto encontrar
espíritos que não se reconhece sem sequer mortos quem participa de reuniões mediúnicas quem já leu a literatura Espírita verá quantos casos de espíritos ali comparecem sequer reconhecendo-se como desencarnados temos até um filme que foi feito nesse sentido que é o sexto sentido que dando um spoiler aqui para quem ainda não veu depois depois de tanto tempo né mas o personagem ao final percebe que ele tava morto e ele não sabia que ele estava morto e isso é muito comum até espíritos que desencarnam E já tinham tanta consciência do que os aguardava já viveram em vida
ou seja durante a Encarnação com tanto desprendimento emação a matéria que se liberta como um pássaro que estando preso na gaiola sendo aberto a gaiola Ele simplesmente alça vo para outros planos para paag mais elevadas Então essa é a visão da Morte e do depois da morte que o espiritismo tá trazer inclusive fica aqui a sugestão de uma leitura belíssimo eh de um dos grandes Apóstolos do Espiritismo chamado Leon Deni ele tem um livro justamente intitulado depois da morte que ele vai fazer uma visão panorâmica do Espiritismo inclusive falando desse Além Túmulo mas morrer é
isso morrer é mergulhar em nós mesmos para do lado de lá no mundo espiritual lidarmos com as consequências das escolhas que aqui tivemos na matéria quanto mais vivemos apegado à matéria cultivando Vícios e paixões mais difícil será o processo da desencarnação ou da morte mais perturbações sofreremos no processo mais difícil será o reconhecimento de nós mesmos do lado de lá onde estamos enfim demandará mais tempo do ser agora quanto mais Ele viveu mesmo encarnado de olhos voltados para a imortalidade para os valores do Espírito vencendo se próprio vencendo as suas paixões mais Sereno será o
processo da desencarnação e mais facilmente ele estará de volta ativa do lado de lá para realizar também o que os espíritos lado de lá fazem lá também existe trabalho lá também existe organização lá também existe estudo lá também existe busca no processo preparatório até uma futura reencarnação né então a gente resumiu aqui o quadro da vida Espírita Kardec tem um artigo muito interessante na Revista Espírita chamado quadro da vida Espírita A gente tentou resumi-lo mas basicamente é isso a morte é simplesmente uma servidora da vida convidando cada espírito a analisar melhor o que fez de
si na última encarnação ou a então no fundo eh a morte é como essa esse reconhecimento da nossa própria consciência essa consciência que eu vou construindo ou não eu posso viver muito inconscientemente Viver Sem ligar muito as minhas escolhas eh sem muito planejamento não é sem sem me importar muito com as coisas e muito apegado ainda a a minha situação material e aí nesse caso eh a morte seria esse esse H É mesmo essa esse não um confronto no sentido de briga mas um um confronto com a minha própria consciência né e é mais ou
menos isso é isso Artur um olhar no espelho né um um ficar Face a Face com aquilo que fiz de mim próprio aquilo que eu construí de mim mesmo eh a morte eh não deixa de ser uma espécie de espelho onde então nos veremos tal qual nos fizemos até ali né com o céu ou com o inferno que ainda escolhemos manter dentro de nós por isso então céu e inferno não são lugares geográficos não é são estados de consciência eh digamos assim é isso não é examente estados de consciência estados de espírito claro que como
a gradação evolutiva dos Espíritos eh eh ela é muito vasta né Nós temos desde espíritos ainda muito materializados dentro da terminologia Espírita até espíritos já muito evoluídos eh cada um de nós vai ser uma espécie de somatório de cé e de inferno vamos ter parcelas já de conquistas de aspectos positivos que geram felicidade como também parcelas ainda de vícios de Paixões de Apegos que geram infelicidade então misto ainda de luz e sombras mas a ideia é cada vez mais ampliarmos a parcela de céu em nós que deriva justamente de uma consciência harmonizada consigo e com
as leis divinas esculpidas em si próprio queria que você falasse um pouco sobre felicidade como é que alcançamos a felicidade o que que é felicidade então enfim porque eu já percebi que os as definições espíritas são eh um bocado diferente da da da da daquilo que é o eh o pensamento corriqueiro não é digamos assim da maioria de nós mas eh O que que é felicidade como é que alcançamos e pensando em sofrimento por que é que sofremos questões também muito importantes aí dentro da filosofia né das buscas humanas ao longo dos séculos a felicidade
ainda para uma grande maioria das criaturas estará associada a questões de natureza interior exterior perdão então por exemplo quando Eh materialmente estamos assegurados em termos profissionais quando a saúde do corpo está OK quando estamos próximos daqueles que amamos Quando as circunstâncias de natureza exterior são mais favoráveis ou quando podemos usufruir ali de algum prazer sensorial né geralmente a gente vai associando a felicidade a isso mas se dard de a criatura começa a notar que a felicidade baseada nisso nessas garantias do mundo ela é extremamente instável porque da noite para o dia a circunstância pode se
mudar se alterar por completo A pessoa querida pode de repente desencarnar o emprego que eu julgava tão estável de repente eu posso perdê-lo assim da minha Fortuna os prazeres podem me faltar então a criatura ela começa a notar que algo mais durável de felicidade algo que traga um estado de Harmonia de paz que poderíamos tratar aqui como sendo sinônimo da Felicidade terá de dizer respeito a algo que não seja assim tão impermanente ou que não esteja assim tão sujeito à mudança e alteração da noite para o dia é aí que a criatura começa a notar
que a felicidade real e é dessa sobre a qual Jesus falava ela estará muito mais associada alo que esteja em nós e que parta de nós há uma metáfora no evangelho que eu acho que explique muito bem isso Jesus conversando com a Mulher Samaritana às margens do poço de Jacó como está registrado lá no Evangelho de João Capítulo de número 4 a moça está ali foi pegar água Jesus vinha viajando com os discípulos chega no posto tal pede água para ela começa um diálogo ali e tal e de repente o diálogo chega naquele momento em
que ele fala assim para ela quem beber da água desse poço terá sede novamente porém Quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede porque a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte a jorrar para a eternidade é um diálogo da mais alta beleza poética e filosófica porque figurem os Poços como sendo aquilo onde nós vamos buscar a água que nos sacia então o mundo tem vários tipos de Poço muitos vão buscar a sua felicidade a sua saciedade no poço do Poder no poço do prazer no poço da beleza
no poço da riqueza e a criatura vai bebendo daquela água Ela traz uma satisfação imediata mas cedo ou tarde a criatura começa a perceber que quanto mais ela bebe daquela água mais ela tem que beber e ela entra num ciclo de não satis ação ela percebe a efemeridade daquela saciedade baseada em postos de natureza exterior eu tenho que ir lá nesse Poço para buscar Jesus fala quem beber d'água que eu lhe der encontrará ou essa água nele se fará uma fonte que jorra dele a partir do momento que a fonte da água jorra de mim
eu não dependo mais do poço exterior se não tiver o poço exterior eu tenho Manancial a jorrar de mim então como se Jesus tivesse trazendo a metáfora pra questão da Felicidade dizendo felicidade mesmo é aquilo que está em você e parte de você enquanto a sua felicidade depender de poos de natureza externa ela estará sempre no risco de faltar Ela será sempre instável duradoura efêmera no dia que a felicidade partir do que está em você e daquilo que você oferta a vida você terá descobrido descoberto perdão a verdadeira felicidade ou seja Felicidade real decorre do
nosso engrandecimento enquanto seres espirituais então Felicidade real é aquela que nasce dela espontânea o fato de podermos entender melhor a vida conhecer melhor as coisas a nós mesmos Felicidade real duradora é quando a gente consegue vencer a nós próprios diante de uma tentação diante de uma ar uma infeliz essa é uma felicidade verdadeira felicidade verdadeira é a felicidade o amor que brotam de mim e vão criar sorrisos em outras vidas essa felicidade nunca falta porque está sempre ao meu alcance Então é isso que os espíritos vão falar também quando vão tratar do assunto com Kardec
questão 922 do Livro dos Espíritos que que é felicidade os do pon de vista material a do necessário por qu o sufo traz consigo inúmeras necessidades fictícias e com elas inúmeros tormentos voluntários quanto mais eu tenho mais eu quero ter e eu entro num espiral em que nunca estou satisfeito então é é o que os espíritos vão dizer mais Cico é o que tem menos necessidades então do ponto de vista material tendo a posse do do necessário já temos o mais essencial para felicidade agora do ponto de vista moral espiritual dizem eles a fé no
futuro e a consciência tranquila ou seja a sensação de quitação perante a vida perante a própria consciência com a lei Divina é o que de maisis seguro nós podemos ter em termos de felicidade porque ao fim e ao cabo o que importa é o que eu vou sentir quando colocar a cabeça no travesseiro ao fim e ao cabo é isso quando eu desencarnar o que importa é o que vai tá aqui dentro porque tudo mais vai ficar de títulos a honrarias aplausos e tudo mais então consciência tranquila e uma visão de futuro fé no futuro
no sentido de um propósito algo que me mova algo que me faça ver que a vida é mais do que as dores e Sofrimentos de agora e aí nesse sentido a felicidade pode ser entendida até num contexto de Sofrimento num contexto de dificuldade os Mártires entravam no círculo cantando Por quê a felicidade deles projetava muito além da Morte iminente de tudo que sofreram lá n nas prisões e aí entramos na segunda questão que você falou do sofrimento o sofrimento ele vai ter várias funções na criação e e várias causas digamos assim existe um sofrimento que
é um sofrimento eh mais eh digamos assim básico que ele cumpre a função de estimular o ser a Progresso então por exemplo Vamos pensar na humanidade nos seus primórdios a gente tava ali começando a se organizar e a gente tinha que por exemplo para conseguir comer inventar melhores instrumentos para nos proteger da Inté que nos fazia sofrer que nos gerava incômodo a gente tinha que inventar vestimentas buscar melhores moradias então Aqueles Sofrimentos impostos pelo meio eles impulsionavam funcionavam como aguilhões para que o ser humano o espírito inteligência progredindo então é o que Emmanuel vai chamar
também André Luiz outro espírito que escreve por meio de Chico de dor aguilhão de dor evolução e são vividos por todos nós da matéria né a matéria ela impõe restrições ela impõe Desafios que geram incômodos e esse incômodo me mobiliza a usar a inteligência a a trabalharmos em conjunto para resolvermos as questões Então essa é uma causa digamos do do do sofrimento uma parcela do Sofrimentos diz respeito isso mas existe outra eh que é a seguinte qual a finalidade do sofrimento Vamos à primeira questão da terceira parte do Livro dos Espíritos que trata das leis
eh Morais da Lei natural cardec pergunta o que que se deve entender por lei natural ou por lei Divina os espíritos respondem então a lei natural é a lei divina e e ela diz ao homem o que ele deve fazer o que ele deve evitar fazer e ele só é infeliz quando dela se afasta pronto temos a chave do entendimento só é infeliz quando dela se afasta ou seja existe uma proposta de progresso ótimo para o ser que é o caminho da Lei divina ou seja amor compromisso com a verdade humildade os valores todos que
aprendemos com Cristo A partir do momento que eu me desvio do Propósito da Lei Divina propósito da evolução a própria sabedoria da Lei aciona mecanismos de alerta de despertamento dizendo olha evita seguir por esse caminho porque nesse caminho você tá prejudicando a outros e primariamente a si próprio aí a gente começa a entender a finalidade do sofrimento que pode ser originário de desvios nesta existência como de existências pretéritas mas sempre vai ter uma finalidade o sofrimento reconduzir o ser a estrada do Equilíbrio ao caminho do Meio digamos assim como falava Aristóteles que é o caminho
da virtude então o sofrimento desde os menores aos maiores tem sempre uma conotação corretiva de correção de Rota portanto uma finalidade educativa nunca é o sofrer pelo sofrer porque Deus gosta e distribui o o sofrimento a seu bel prazer nunca não faria sentido ante a inteligência Suprema há sempre uma correlação entre o sofrimento e uma causa anterior is significa um desvio do equilíbrio a gente vê isso no corpo se eu como demais afastando-me da lei de Equilíbrio o corpo aciona um mecanismo de desajuste interno D lá uma di lá um problema de digestão que me
diz não repita isso isso não é legal ponto de vista moral é a mesma coisa né opro tá falando para você repense certas escolhas repense certos caminhos os desequilíbrios que você tá vivendo de natureza física ou psíquica decorrem de alguma desarmonia com a sua própria consciência que revela as leis divinas Essa é a grande finalidade do sofrimento na criação divina alertar despertar o ser remediar trazê-lo de volta a um caminho de meio de Equilíbrio no no sentido do Progresso É engraçado porque essa essa essa mesma noção de sofrimento como como um desvio que a criatura
apanha é também partilhada pela pela filosofia oriental né com o Karma o Dharma sendo esse caminho direto não é que leva em direção a Deus eu eu eu até pronto o o entendo que cada vez que a gente dá nome mas é a nossa necessidade humana né de dar nome a essa força criadora essa inteligência Suprema que cria o universo mas toda vez que a gente dá nome a gente também limita né então por isso é que eu não não acabo não falando muito mas mas é isso o Dharma né como sendo esse caminho direto
que leva a Deus e toda vez que a gente sofre comete um Karma e se desvia há o Karma desculpa toda vez que a gente se desvia há o Karma para para voltarmos esse caminho do meio que é também o ao que o Cristo se refere não é Artur quando diz vai não peque mais Eh vai não se desvie Exatamente isso se desv a ideia de pecado é exatamente essa porque no original em hebraico O pecado é rat que significa literalmente desvio do alvo imaginemos um arqueiro tem lá o alvo e acertar o alvo é
o é a meta né o o o pecado rat significa desvio do alvo então em ao longo do tempo ganhou uma outra conotação às vezes um pouco diferente disso a ideia de pecado mas Originalmente é isso é um desvio do alfo que precisará ser retificado E aí surgem os processos despertadores da dor e e de sofrimento nos convidando a repensar atualmente Temos visto eh cenas de guerra e e e e fome e e doenças e tudo então há Com certeza milhares de pessoas nesse momento a sofrer e que pensam que estão sozinhas desamparadas desanimadas que
pensam até em em tirar a própria vida eh O que que você podia falar para essas pessoas que se que se sentem nessa situação nesse momento O primeiro é não desista né Eh há muito recurso há muita esperança e à medida que a gente vai aprendendo Onde buscar a gente vai percebendo que aquilo que parecia um labirinto um Horizonte sem saídas né né tomado às vezes pelas nuvens pelas sombras a gente vai percebendo que toda noite preparam Alvorecer todo processo de profundo desafio de dor intensa em nós prepara depois tempos de fertilidade e de Recomeço
própria natureza nos ensina isso aí no hemisfério norte isso é mais Evidente do que aqui por exemplo no Brasil mas quando a gente vê o inverno converter-se na beleza da Primavera isso é um sinal que o criador estabeleceu na própria criação lembrando-nos a todos de que todo o inverno será sucedido de uma primavera e essa foi a grande mensagem do Cristo em verdade no evangelho quando olhamos para o evangelho Eh vamos compreendendo que a cruz não é o fim né a cruz ela é um processo que prepara a ressurreição ressurreição ali no sentido de vida
nova de vida engrandecida porque o sofrio momento ele ele propicia Isso se nós soubermos nos estruturar se nós soubermos buscar recursos para lidar com ele de maneira resiliente a gente vai vendo o quanto ele nos trabalha o quanto ele nos transforma quem fala sobre isso de maneira muito bela de novo citando ele é o Leon Dei no livro problema do ser e do destino aqui no Brasil a tradução ficou problema do ser do destino e da dor ele tem AL dois capítulos assim para mim algumas das mais belas páginas escritas literatura Espírita especialmente sobre a
questão da dor Capítulo 26 da obra e Capítulo 27 chamado a dor e Revelação pela dor é muito bonita a maneira como ele nos apresenta a finalidade da dificuldade na na vida né na criação então uma parte fundamental da nossa trajetória enquanto Espíritos é criarmos em nós uma bases para lidarmos com a dor para lidarmos com as dificuldades para que não sejamos colhidos assim din pino não sejamos eh eh surpreendidos desprevenidos pela dor claro que muitos corações já estarão talvez imersos numa experiência de profunda dor e nesse sentido a gente traz aqui os recursos eh
mais emergenciais pra gente poder lidar com ela mas a gente precisa também falar de algo mais a longo prazo que é uma preparação para lidar com a dor que vem para todos na terra adaptada às necessidades de cada um então para quem já tá imerso na experiência lembra-te és um espírito Então tira um tempinho para estar consigo para refletir mergulhar em você e sentir que você é algo mais maior muito maior do que o corpo que momentaneamente veste né te veste muito maior do que as dificuldades que você vive recorra à prece não menospreze o
recurso da prece porque diante de tudo que nós estamos falando aqui nós entendemos que a vida agora não é só o que nós podemos ver e tocar existem seres que nos amam profundamente que nós não podemos ver aqui agora alguns até podem os di doos médiuns mas muitos de nós não mas que nos amparam e que estão imensamente dispostos a nos sustentar nesses momentos mais desafiadores então não te esqueças da prece não te esqueças de uma leitura edificante porque é importantíssimo concentrar a nossa mente naquilo que alimente em nós a esperança a luz a a
Fortaleza né que Acenda horizontes para nós se a gente se deixa tomar pela dor e entrar por caminhos em faixas de pensamento de pessimismo vai ficando cada vez mais insuportável vai parecendo cada vez mais incontornável Quando é contornado quando é possível de ser superado então momentos difíceis prece leitura música algo que te eleve a faixa para que você consiga passar por aquela aquele momento mais desafiador e depois extrair as lições e se fortalecer no processo amigos lembra-te dos amigos lembra-te daqueles que te amam Teu pai tua mãe teu irmão companheiro companheira Lembra que você não
está sozinho então esses são recursos emergenciais fundamentais para quem está imerso Claro quanto mais você estudar mais sentido você vai tendo quanto mais oração você quanto mais profunda sincera for oração para além de quaisquer fórmulas de oração mas quanto mais sincera ela for mais você vai perceber que a sua mente se clareia que as ideias de repente são novas que há um frescor novo um refrigério na alma quanto mais você se ocupar com o bem por exemplo Mas você vai perceber que as suas dores vão parecendo mais suportáveis menos pesadas do que antes pareciam por
isso que o Chico Chico Xavier quando passava por momentos muito difíceis o Emanuel benfeitor dele falava vamos servir um pouco mais CH e É nesse serviço aos outros às Dores dos outros descobria que as suas podiam ser suportadas em seca outras lágrimas nota que as suas próprias o serão Esses são recursos mais emergenciais mas nós precisamos também viver cultivando isso nos dias de calmaria não é recurso a ser buscado só quando a noite se fez sobre a naal só quando o inverno chegou a gente não pode viver uma vez que temos o mínimo de entendimento
da vida como algo tão mais amplo a gente não pode viver como a segarra da fábula de la fon a da da Cigarra e da formiga n a cigarra vive lá imprevidentes trabalhando E preparando-se para o inverno de repente vem o inverno porque o inverno virá para todos nós para todos nós agora a gente tem que ser como as formiguinhas preparando-nos nos tempos de calmaria ou seja conhecendo-nos estudando-os trabalhando as nossas emoções estudando a vida seja qual for a sua tradição espiritual algum caminho de espiritualidade ou transcedência buscando servir quer renovar o coração o sentimento
tudo isso é esse trabalho constante perseverante das formiguinhas preparando-se para o inverno para que não fossem colhidas de maneira surpreendente né imprevista ou desprevenidas como se deu com a cigarra por isso Paulo orientava já numa das suas Cartas a Timóteo procura vir antes do inverno claro que lá ele falava do contexto da viagem no Mediterrâneo mas há uma conotação espiritual o procura preparar-se antes dos invernos das invernias da vida mas lembra depois de todo o inverno há uma primavera flores frutos perfumes sabores é o que nos espera se soubermos com resiliência e com esperança vencer
os invernos da vida que lindo Artur obrigada você diria algo diferente para alguém eh por exemplo que tá de luto porque eh isso que nós estamos falando é um problema de saúde pública no mundo inteiro a saúde mental tornou-se um problema de saúde pública não é principalmente depois da pandemia acho que isso tem se intensificado mais Eh mas essas palavras de consolo O que que você pode falar para Então as também eh milhares de pessoas que não têm seus entes queridos mais ao lado que então desistiram de viver o que que você pode falar primeiro
a gente diria a luz do Espiritismo que às vezes eles estarão mais ao lado ainda do que quando estavam aqui num corpo de carne ou seja prosseguem vivos prosseguem vivos Eu acho que isso essa compreensão bem projetada no coração já é de um consolo assim imensurável seja qual for a condição desse ente querido como ele tenha partido né os caminhos as escolhas que tenham sido feitas ele prossegue Vivo e mais ele não está apartado de ti porque nós somos espíritos nós irradiamos o nosso pensar e o nosso sentir para além dessa gaiola que é o
corpo e nós interagimos à distância até entre dois planos então lembra-te a tua prece de amor de carinho há de alcançar esse ser onde ele estiver ele não está abandonado Claro cada um de nós há de lidar com as consequências do que construímos se você o ama de modo que mensurar há um amor ainda maior que o ama que é o amor de nosso pai por todos nós que é o que Jesus tanto quis nos ensinar o próprio Cristo ama a todos que somos aqui na terra suas ovelhas né ele que nos conduz a todos
no processo de evolução aqui nesta terra também ama cada um dos seus tutelados e ele mesmo prometeu que nenhuma de suas ovelhas ficaria perdida então lembra-te disso Claro que não há problema em as lágrimas por vezes nos visitar né quando alguém vai de mudança para um outro país Às vezes bate a saudade a gente chora a questão é que essas lágrimas não sejam As Lágrimas corrosivas do desespero da falta de esperança pelo contrário que sejam lágrimas benditas que lavam a nossa alma que aliviam o nosso coração mas lágrimas que tenham ali também e misturadas nela
misturado nela o doce da Esperança a certeza de um reencontro hoje ou amanhã mais cedo ou mais tarde porque a vida é dom eterno fora do corpo ou nele seguiremos vivendo e é da Lei Divina que os que se amam estejam cada vez mais Entrelaçados nos caminhos da eternidade então Esperança ore por ele porque a sua oração pode ajudar muito o o ente querido o coração querido que está do lado de lá ajudar na transição né da da desencarnação ajudá-lo a tomar consciência de si do lado de lá entenda que muitas das vezes embora não
nos lembremos aqui no estado de vigília nós nos encontramos do lado de lá durante a noite porque a noite como aprendemos nós nos desdobramos por um tempo né a a o sono é uma espécie de ensaio para a morte a gente desdobra e nós interagimos com seres queridos nossos benfeitores parentes que já desencarnaram do lado de lá então a gente tem essa possibilidade quando a gente acorda aquele dia assim né Parece que algo diferente aconteceu durante a noite a gente acorda tão esperançoso a gente acorda com ânimo assim em geral são esses encontros Benditos Que
a misericórdia nos proporciona então lembra-te disso ora esperance tu ten a certeza de que sedot tarde estarão juntos nov nos caminhos da vida Imortal Que bom é isso mesmo acho que acho que é uma mensagem muito consoladora obrigada Artur acho que eh todos nós enquanto espíritos Então vou usar A nomenclatura que o Artur tem usado não é todos nós que estamos aqui nessa experiência buscamos isso né Essa vida plena e mas essa vida plena algo que muitas vezes pode parecer complexo não é alguém que que já tomou caminhos e Já se desviou muito da Rota
como dissemos atrás por onde é que começamos Se quisermos viver essa vida plena nesse sentido nós temos exemplos muito bonitos que nos Foram ofertados pela tradição Cristã pelo próprio pela própria história do Evangelho nós podemos lembrar por exemplo da figura de Saulo Saulo de tars que foi o primeiro perseguidor da mensagem do Cristo ele que foi o responsável pela morte de Estevão que se entregou ali a um ódio a um fanatismo a ponto de perseguir a tantos mas que teve aquele inolvidável encontro com Cristo às portas de damasco e de perseguidor que era ele se
converte num dos maiores divulgadores do cristianismo um dos maiores exemplos de transformação para a história eh do cristianismo e mesmo da humanidade porque é uma história de vida muito inspiradora eu acho que a a postura dele diante do Cristo ali naquele encontro diz muito para nós sobre como lidar com esse passado de escolhas infelizes Nenhum de Nós em Jornada que estamos né espíritos já tendo vivido muitas e muitas vezes o caminho da imensa maioria de nós não é um caminho assim de escolhas muito nobres de Atos assim tão louváveis basta olhar pro passado da humanidade
então Todos nós temos as nossas pendências viemos aí de Vales não tão Luminosos mas Saulo alhe disse Senhor que queres que eu faça e essa pergunta ela pode parecer muito simples né mas ela traz tanta coisa em termos de de compreensão de como lidar com eh um um Recomeço um reajuste de Rota primeiro que ele não se detém na culpa O arrependimento o remorço cumprem uma função extremamente necessária na criação porque o arrependimento ele é um sinal um lampejo de consciência é algo que me diz que eu sinto que aquilo que eu fiz não é
legal não é adequado então ele é extremamente necessário né A questão é quando nós nos mantemos e nos temos nesse estado e aí geralmente desaguam no Pântano da culpa onde ficamos a nos martirizar sem de fato resolver as questões a culpa ela geralmente é uma estagnação do ser que eh fica preso às consequências daquele ato daquelas escolhas infelizes mas não se predispõe a ir na causa daquilo e retificar aquilo então Saulo tá dizendo assim olha senhor que queres que eu faça reconheci os meus equívocos mas agora eu volto o meu olhar o meu coração as
minhas mãos para um agir diferente então é trocar a culpa por um assumir responsabilidade e entender que a melhor maneira de lidar com os desvios de outrora é retificar os caminhos de amanhã melhor maneira de eh readequar a sementeira infeliz de outrora é lançar melhor melhores sementes para V é ocupar-nos no bem que antes não nos atraía ou com o qual não nos a luz da compreensão que o espiritismo nos traz bom a vida é paraa eternidade então sempre é tempo de começar eu posso estar aproximando-se da desencarnação aproximando-me da desencarnação posso ter lá já
uma idade mais avançada mas pro Espírito Isso é o quê Eu começo aqui depois que eu perder o corpo eu sigo do lado de lá então há sempre tempo de recomeçar então Há sempre um Horizonte de esperança por mais que eu tenha caído me equivocado o futuro me cena com oportunidades novas a própria ideia da reencarnação que o espiritismo apresenta as doutrinas orientais em sua maioria também ela é o atestado dessa misericórdia de Deus que nunca fecha a porta ao arrependimento e sempre oferta recomeços então a gente pode começar agora Como dizia o Chico né
Chico Xavier uma frase atribuída a ele ninguém pode voltar e fazer um novo começo mas mas cada um pode começar agora e fazer um novo fim com essa compreensão de que o horizonte nos acena com esperança seja qual for o que o caminho percorrido até aqui Claro teremos de lidar com as consequências disso ao longo do tempo mas também o tempo nos fala de algo muito maior isso nos traz todo um estío toda uma uma força um bom ânimo pra gente se erguer de nossas quedas seja elas quantas forem e seguirmos adiante em direção do
futuro que a todos nos espera a nossa destinação é belíssima o que nos aguarda no infinito da obra divina é belíssimo então esperanos agindo porque esperançar também não é simplesmente esperar é esperar fazendo a parte que bom que bom Artur obrigada mais uma vez obrigada acho que para terminar e te pedir só um um pensamento ou uma reflexão que nos ajude a bu buscar dentro de nós as respostas para para todas as indagações que temos vindo buscar fora acho que o evangelho fala muito disso também não é o Cristo tinha muitas parábolas que remetiam a
essa vida interior e o que que você pode então deixar de pensamento para inspirar a nossa reflexão muito bom isso que você trouxe querida porque era justamente o que a gente gostaria de falar nesses tempos que nós vivemos né tão desafiadores para a humanidade pelos cenários novos que nos são apresentados né é uma era de velocidade é uma era de muita conectividade é uma era de tanta e tanta informação então a gente tá cercado por muitos e muitos estímulos por muitos e muitos convites distrações arrastamentos tentações e para um espírito encarnado na terra Nesse tempo
é desafiador liar com tudo esse montante de injunções externas e aí torna ainda mais patente a importância de construir e cultivar vida interior como você bem frou boa parte das parábolas Jesus dizia respeito a questões de intimidade então é a semente dentro do solo é o tesouro interrado dentro da terra é a ostra que é a pérola que é produzida Dentro da Ostra E assim a gente poderia pensar em vários vários e vários casos então o Cristo está a frisar ali a importância de se construir e cultivar vida interior porque já se disse que quem
não tem vida interior cultivada acaba por se tornar escravo das circunstâncias exteriores eu sou levado de Roldão pela vida eu sou levado às vezes pelos movimentos de Masso sou levado pelas circunstâncias e aí não há estabilidade que se manten não há felicidade e paz que se mantenham se eu sou assim tão volúvel ante o cenário exterior eu preciso construir uma solidez interna que que me ajude a fazer Face à impermanência exterior né aliás Essa é até a função da matéria a impermanência que ela nos propõe na fora o budismo por exemplo vai tratar muito disso
ela no fundo Visa nos fazer voltar para dentro para encontrar permanência aqui dentro estabilidade aqui dentro isso é cultivo de vida interior então é imprescindível Especialmente nos tempos que vivemos que vivemos em que somos cercados por tantas eh por tantos estímulos que a gente tenha uma vida interior eh sólida uma vida interior eh fluorescente abundante porque é então que essa vida interior consegue se sobrepor às injunções exteriores eu não sou mais assim uma uma folha ao vento eu não sou mais assim uma cortiça ao sabor das ondas do mar eu sei adequar eh adequar ao
vento que a vida traz como os navegadores fizeram para chegar até aqui éo Brasil né o vento nem sempre era favorável Mas eles adequavam as velas e o Leme para serviço do vento que tinha isso é ter esse controle da vida que é sempre de dentro para fora e como a gente faz isso aí entra o cno do que seja espiritualidade que que é espiritualidade é cultivar o espírito que sou cultivar portanto os valores do ser estudar buscar o que agregue o que abra horizontes conhecer uma das das orientações chave do Espiritismo quando Kardec pergunta
aos espíritos qual o caminho mais efetivo para nossa transformação um sábio da antiguidade Volo disse conhece-te a ti mesmo conheça a tua natureza conheça os teus potenciais identifique que você tem imensos potenciais latentes esperando o seu trabalho o seu esforço para florecer estude para ampliar os seus horizontes de entendimento da vida de si próprio as as fontes de consolação e encontre no serviço no amor no bem a mais nobre pura e duradoura satisfação da Alma descubra Como Jesus disse a Mulher Samaritana essa fonte a jorrar de você esse o caminho mais seguro esse eu penso
o o ou essa a compreensão mais fundamental para os tempos que vivemos cultivar vida interior para fazer frente a essa vida exterior ainda meio caótica um processo de mudança de transformação profunda pela qual o mundo passa mas pra gente organizar lá fora o mundo na sua nova maneira de ser numa etapa nova da humanidade a gente tem que primeiro organizar Aqui dentro porque essa harmonia de dentro é que há de um dia de refletir-se para fora então fica essa sugestão para para aqueles que nos assistem E mais uma vez aí nosso agradecimento pela oportunidade de
termos estado aqui não não nós é que agradecemos Obrigada teu tempo precioso a tua sabedoria cultivada com certeza com muito estudo e e com muita eh muito serviço não é ao próximo Obrigada Artur eh e eu convido a todos que que assistam o nosso próximo episódio fiquem conosco Obrigada Artur