E aí o Olá sejam bem-vindos excesso segunda aula de história da música da escolinha de música A gente está fazendo um resumo dos Tópicos da aula né o primeiro ponto que a gente traz é o texto que ficou como um texto de leitura para semana é o texto do Fábio Vergara Cerqueira sobre a imagem pública do músico e da música Na antiguidade clássica desprezo ou admiração o texto traz uma perspectiva bastante interessantes sobre o papel da música na sociedade grega e uma reflexão interessante sobre o valor que é dado ao profissional aquele que o executante
né a gente começa já logo de cara com um elenco grande das atividades musicais que passavam cidade então ele fala sobre o professor de canto ou de instrumento onde teoria o conserto Vista músculo virtuosa que participava das competições o compositor que era também um poeta e com certeza executado as suas músicas a base e Tainá e o Pônei que participavam do ambiente sensual dos simpósios os jovens idealistas e cantores usar letais que acompanhavam desde sacrifícios religiosos até mesmo a colheita de uvas e azeitonas os músicos amadores que tem um especial destaque né esses seriam os
o cidadão em geral que na idade escolar ao menos no Período Clássico aprende a música para saber distinguir o belo esses músicos amadores Nos quais o receberiam o boa parte do aprendizado né a eles que os tratados se referem né o cor a lista amador bem como os fabricantes de instrumentos como aula apoios e tocadores de trombeta microtala entre tantos outros verifica-se Um cenário bastante rico de pessoas envolvidas com a atividade musical e nem sempre valorizadas da mesma forma e o texto segue falando que a cultura clássica grega conferir uma música Um lugar de destaque
definindo-a como formadora do caráter do cidadão pois possibilitaria o aprendizado da virtude e o desenvolvimento espiritual enquanto a ginástica academia desenvolvimento corporal por esses motivos atualizar tradição aristocrática das cidades Gregas garantia o ensino musical como uma etapa básica da formação dos jovens exigindo de si alguns anos de dedicação e estudo do câmbio da Lira essa valorização da música porém não acarretava uma valorização do profissional e da Dedicação especializada em execução musical por parte de um cidadão adulto Aristóteles não hesitavam em chamá-lo somos profissionais de vulgares em definir a execução de cálculo própria um homem livre
para ele os cidadãos deveriam dedicar-se à execução musical somente em sua Juventude abandonando essa prática na idade adulta a Inês que corte nessa na Cid o autor Benfica que a gente pode ir e o papel que é atribuído a música feita Teoricamente né a música que é prescrita o a música que é tratado enquanto teoria da música que é feita como pro estaria presente no dia a dia da cidade esse modo de valorizado Essa maneira como que interpreta atuação do mundo profissional ela diz respeito a uma teoria que chamamos de ideologia de causa final nesse
sistema dental o homem age quando utiliza as coisas e não quando as produz o ideal do homem livre do homem ativam é ser universalmente usuário e nunca produtor o verdadeiro autor de uma obra Aguiar que não é que a modelou o verdadeiro artífice do monumento não é que tem o ergueu é o personagem que ele desejou e financiou e quem impôs eu gosto e sua ideologia ou seja o Encomendador seja qual for o seu talento o arquivo fix e será sempre como agente Executor a serviço do cliente Esse é um plano de fundo para a
gente entender a ideologia que atravessa Esse sistema de valores né então assim fica mais mais claro quando a gente Aristóteles que diz não é difícil de ver então o que devem ser ensinados aos jovens os conhecimentos úteis realmente indispensáveis mas é óbvio que não se eles devem ensinar todos eles distribuindo seus atividades liberais da serviço deve ser transmitir aos jovens então apenas o conheço os conhecimentos úteis que não tornam vulgares as pessoas que que os adquirem uma atividade tanto quanto uma ciência o ar que deve ser considerada vulgar se seu conhecimento torna o corpo a
alma o intelecto de um homem livre em lutas pela posse EA prática das qualidades Morais eles vão que chamamos lugares todos os apps que pioram as condições naturais as atividades pelas quais recebem salários elas absorvem e degrada o Espírito então daí se compreende o principalmente não tão somente a diferenciação entre o trabalho teórico e prático da música mas até dentro daqueles que trabalham no Exercício musical na cidade uma subvalorização né existiria uma valorização muito maior do professor de música do que aquele que toca do músico profissional essa distinção também ocorre um estudante de música na
juventude deveria aprender através das melodias ritmos e harmonias corretamente escolhidos as virtudes que deveriam marcar o espírito do cidadão esse aprendizado ele tem um sentido tem intenção dentro da cidade né através da educação musical os ritmos e harmonias tornariam familiares as aulas das crianças de choque que elas aprenderam a ser mais gentis harmoniosa e ritmados assim tornar seriam mais rápidas a palavra e as é a vida de um homem por toda a parte pensava se precisa de harmonia e Ritmo enfim o aprendizado de música tornaria as crianças mais civilizadas e daria modéstia Juventude e é
um poucas linhas um pouco daquilo que a gente tratou né Essa divisão entre o pensar EA teoria musical e a sua prática EA valorização de professores e de profissionais musicais envolvidos com a Teoria em detrimento dos artistas e dos músculos no geral o período contou com diversos teórico que estabeleceu as bases para teoria musical para a gente segue com sistema musical grego né que estabelece a unidade do tetracordes como uma como fundamental seja a sequência de quatro tons como fundamental do sistema Então a gente tem um grupos e tetra cordas que se encaixam no meu
tetracorde hyperbola Lion tetracorde diesel e Menon tetracorde menos um e o tetracorde e patton o formando o sistema Prefeito maior gay a gente falou um pouquinho dos ambientes em que essa música é feita né citando aquele exemplo é de Sócrates do ambiente de um simpósio então ele relata que quando as mesmas foram removidas e os convidados tem um feito suas libações e cantado em Graças aos Deuses um homem de siracusa previdência o entretenimento com excelente tocadora de aulos uma dançarina daquelas treinadas para apresentações acrobaticas e um garoto na flor da idade que tocou Mirando sou
belamente o homem ganhava sua vida apresentando o espetáculo quando a tocadora de aulos tocou para eles e o garoto o traíra aparentemente com satisfação de todos Sócrates disse realmente Itália você está nos divertindo perfeitamente não nos Deus somente uma refeição além de qualquer crítica como nos oferece os mais prazerosos espetáculos e sons relato do ambiente em que essa música aí e já prevendo a figura do produtor musical né porque a gente tem a tocadora de aulas a dançarina o menino tocando e um empresário né a pessoa que tá que trabalha que representa eles e por
fim assunto apresentou algum dos times e acompanharam período né a gente fala sempre a importância dessa loteria que tá as imaginando né que a gente tem instrumentos que são feitos de objetos resgatados na natureza então a cabeça dele mais os chifres um galho de árvore o casco de tartaruga socouro dos animais e [Música] e tu diz formando as estruturas para mangueiras para instrumentos diferentes e por outro lado também instrumentos que já esboçam dela técnico maior né como for mim quis Como assim terá que dá são instrumentos um alguma Engenharia e E aí bom então a
gente passou pelos vencimentos das dívidas depois do faminix comentamos um pouquinho dos instrumentos da família das liras destacando o personagens que tratam essa reconstrução a música de época antiga né Como Michael Levitt é bacana E depois tem um instrumentos de sopro em especial a luz fechando a nossa aula é muito obrigado então terminar aqui ó