salve pessoal sejam bem-vindos a mais um vídeo nesse vídeo demonstrarei como dar uma apimentada no nosso velho 251 tanto na parte de Harmonia Quanto na parte de improvisação utilizando alguns elementos a partir do acorde de substituição por Triton se você tem interesse em estudar guitarra de forma organizada eu tenho curso online de esquiteiras que é um curso super completo de Harmonia improvisação corda Melody o curso começa com assuntos básicos até chegarem assuntos avançados tudo isso de forma muito organizada vou deixar o link do curso aqui na descrição Então pessoal a proposta do vídeo é passar
alguns conceitos mais básicos e também conceitos mais avançados a partir da substituição por tritrito então A ideia é começar primeiramente demonstrando o básico e depois como eu vou aplicar isso eu escolhi o tema alto livres para aplicar Já que é um tema Todo mundo conhece e ele é bem interessante para entender como eu posso aplicar a substituição por tritrítrio Então primeiramente básico Como surge a substituição por Triton E como eu gosto de visualizar no braço do instrumento se eu pegar por exemplo um dois sim com Windows maior é menor sete só sete e toca maior
eu tenho aqui meu acorde subdominante o dominante e o acorde com função tônica ok então nós vamos substituir aqui o acorde com função dominante por isso que é muito comum sub 5 já que o sol 7 o Acorde de quinto grau Ok como é que nós vamos achar esse acorde de substituição por tritrito Então nós vamos pegar na verdade três tons acima outro acorde dominante nesse caso se eu pegar três tons acima um tom dois Tom 3 tons então tenho aqui rédemort agora se eu pegar o rédemol 7 aqui olha que interessante que ele tem
o mesmo triplo que a distância de três tons do Sol 7 logo o sol sete que é o nosso dominante ele tem esse poder de aproximação [Música] resolução resolvendo em dó maior notem que o fá vem para nota e a sétima do sol e a nota-se vai resolver na fundamental do dó que a nota dó ou seja agora notem que o ré Bemol 7 possui o mesmo título Ok por isso a gente acaba substituindo um acorde pelo outro e é interessante que esse acorde o Acorde de substituição por tritrino eu gosto de ver ele para
mim como a raiz da sonoridade alterada eu vou explicar isso um pouco mais além adiante no vídeo né OK agora é importante conseguir visualizar rápido isso no braço do instrumento Ok então logo se eu pegar por exemplo ré menor sete que eu vou colocar já uma nona no ré menor acorde substituição por tritrilo eu já vou colocar uma nona nele aqui também em dó maior coloquei uma nona aqui no dó também ou seja nosso velho 251 já tá dessa forma [Música] e o interessante disso é que se eu fizer uma análise o 25 Na verdade
ele é um ciclo de quartas que eu tenho ré ré menor sete uma quarta acima sol sétima quarta acima dó com sétima maior Ou seja dois cinco agora com a substituição por 30 eu vou ter uma linha de baixo certo agora para visualizar no braço do instrumento que eu recomendo é o seguinte sempre que a minha fundamental eu acordo dominante tiver na sexta corda eu já visualiza a substituição por Triton aqui [Música] certo novamente então tenho aqui na sexta corda eu já visualizo diretamente aqui a partir da quinta Bemol do meu dominante tenho só 7
aqui eu tenho a quinta dele quinta Bemol eu acordo de substituição por 30 não seja automaticamente que eu vejo isso aqui eu já vejo o Acorde de substituição por tritono por exemplo dó substituição por título por exemplo lá substituição por título teu super importante ter essa visualização rápida automaticamente que eu vejo um dominante e eu quero utilizar a substituição por título isso quando meu dominante está lá sexta corda quando meu dominante estará quinta corda por exemplo reset certo que é o dominante do Som Maior então eu já visualizo aqui nesse caso lá Bemol 7 [Música]
ou seja um dois sim compra só maior lá menor que eu já vou colocar uma quarta substituição por dentro ou seja sempre que eu tô vendo meu dominante aqui eu já vejo aqui a substituição por exemplo me me segue substituição [Música] [Música] que vai resolver aqui certo agora muito importante eu consegui entender quem vai vestir bem esse acorde de substituição por título certo Qual é a escala que vai vestir esse acorde já que o Acorde mesmo que se eu tocar só a tetra Ele só tem quatro notas certo e comumente uma escala possui sete notas
logo esse acorde quem investe bem ele é o quarto modo da escala menor melódica o modo lideo b7 ou Mix logo esse acorde aqui vendo agora indo novamente né dois substituição por título para dó maior então ele é o quarto grau de lá bemol menor melódica se eu pegar escala de lá menor do que tem as notas lá Bemol Si Bemol o correto seria chamar aqui do Bemol mas pode ser o Si também mas o correto seria chamado dobermol porque escala Já possui naturalmente o si então chamaria de dó Bemol mas pode ser assim ou
seja então la Bemol Si Bemol do Bemol ou si ré Bemol mi bemol fala natural e som natural Ok então essa seria escala que vai vestir bem esse acorde porque é interessante agora eu saber quais as extensões que eu posso colocar nele logo se eu pegar essas notas por exemplo olha só o dobermol se é a Sétima dele Si Bemol é décima terceira Ou seja a décima terceira vai vestir bem esse acordo Aqui nós temos a quinta do acorde a décima primeira aumentada a terça a nona e a fundamental logo eu tenho as notas do
acorde até 13 fundamental terça quinta sete é Bemol e as extensões nona dessa primeira aumentada e décima terceira ou seja agora tenho sete notas até existem sonhos é interessante agora a gente pegar esse Shape que vão ser gerados aqui como a gente já viu o shape com nona eu tenho aqui o treino outcorts fundamental terça sete a Bemol nona Agora posso trocar fundamental daqui e colocar aqui embaixo conseguindo a décima primeira aumentada e aqui a décima terceira nota que eu tenho aqui é fundamental perdeu a terça sete a Bemol nona décima terceira [Música] certo já
falei sobre esse dominante algumas vezes um dominante que não resolve uma quarta acima né então uma corda de substituição por Triton e esse modo da menor melódica tem essa característica de não resolver uma quarta acima então logo com esses Voices Olha só [Música] um dois cinco e eu falei que isso é a origem na verdade da escala alterada era sonoridade alterada né porque se eu faço isso aqui ó Estabeleça como meu baixo em sol eu tenho um sol alterado porque eu tenho aqui dessa primeira aumentada do Sol sete a Bemol a terça a décima terceira
demão do sol não aumentada e não na Bemol do Sol [Música] Ok então por isso que a origem da escala alterada tem muito desse acorde Eu até vou fazer um vídeo com mais detalhes a respeito disso agora é interessante também a gente pegar algum Shape desse Acorde por aqui que eu tenho ré menor aqui eu já vou colocar a décima primeira ou a quarta dele substituição por título só o sete é que lembra a visualização já enxerga aqui ré Bemol 7 lembra que entra bem na décima terceira a nona aumentada [Música] Ou seja é menor
[Música] interiorizar essas possibilidades que a gente tem que vestir o Acorde ele deixar o Acorde completo eu tenho a sua tétrade a nona dessa primeira aumentada décima terceira [Música] [Música] é só super bem agora é interessante que se eu tenho um acorde 5 eu posso posso criar um dois para esse 5 certo não é o 2 do 5 no caso em vez como se eu tivesse criando uma Cadência 251 só que eu tô querendo um dois para substituição por título resolvendo certo isso é muito comum por exemplo [Música] que eu tenho o dois para substituição
por título e resolve como eu visualizo isso no braço da guitarra quando eu tenho uma corda de quinto grau aqui na quinta corda eu logo já visualizo o dois dele aqui em cima tem Ou seja que eu tenho sim aqui eu já visualizo o dois nesse caso lá bemol menor ok e quando tem por exemplo Com referência na quinta corda Aliás quando a minha substituição por Triton tá na sexta corda eu já visualizo aqui no quinto grau desse acorde ou seja por exemplo se eu tenho aqui um lá menor sete substituição por título já visualizo
aqui o dois da substituição por 30 [Música] por exemplo novamente aqui dois dois da substituição por treta substituição por dentro resolve se eu pegar essa referência aqui dois substituição por Triton dois da substituição por dentro lembra sempre tá aqui Olha que interessante dois da substituição por título substituição por título resolve 2 substituição por título 2 ou posso ir direto 2 2 da substituição por título OK agora interessante que nesses dois que surgiu para substituição por Triton eu vou tocar o que comumente eu toco para um acorde dois que seria o acorde a raiz dele é
um acorde dórica que nós vamos tocar comumente o que a quarta a sexta a nona e até mesmo a sétima maior nota que eu tô aqui é a quarta do La Bemol acessa a nona aqui é maior Então olha que interessante [Música] sou super legal novamente aqui [Música] deu tudo ideias para 251 Ok vamos um pouquinho mais à frente agora se eu pegar por exemplo agora o tema alto lives Então eu tenho um dois cinco um para sol maior lá menor 7 repete nosso dominante quinta corda só com sete é maior quarto grau do campo
harmônico de sol maior um dois cinco um agora para mim menor fácil de menor com sétima e quinta Bemol 67 e Menor 7 O Mi vira dominante para voltar para lá menor ou seja nós temos agora três dominantes acontecendo aqui já o reset que é substituição por título dele vai ser o lá Bemol 7 [Música] certo quarto grau fácil de menor consegue entender [Música] uma visualização substituição por título a menor Ok sempre importante quando tem uma melodia por exemplo sendo cantada sendo tocada eu ter consciência da Melodia porque eu nem sempre vou poder tocar essas
substituições quando tá acontecendo uma melodia certo isso é muito legal para arranjo solo quando a melodia permite né ou em termos de improvisação e até de acompanhamento mas quando tem alguém cantando alguma melodia acontecendo é importante tomar cuidado com algumas substituições harmônicas né pode ser perigoso sempre importante conhecer a melodia e saber o que é melodia permite Ok em termos de improvisação nós temos bem mais Liberdade né quando alguém tá improvisando Então olha só como a gente viu aqui então tem dois cinco substituição para chegar no sol quarto grau consegue entender melhor [Música] aqui eu
já vou colocar a décima primeira aumentada que fica interessante no La Bemol 7 porque já vai criar essa nota pedal no fundo por exemplo 2 do Sol 5 substituição por Triton um outro truque interessante aqui muito legal quando uma tem um acorde que vai para o quarto grau eu transformar ele levemente em dominante para preparar a chegada do quarto grau ou seja tenho [Música] substituição por título aqui eu já vou colocar por exemplo a nona que vai fazer essa voz lembra que esse acorde Fá 7 é substituição por título [Música] M7 substituição por 30 que
já vou colocar a décima terceira que vai ficar super legal porque se eu quiser eu mantenha aqui quando volta para lá menor Olha que interessante décima terceira a quinta já vai entregar para mim a quinta lá menor aqui embaixo Então olha como é que já ficou [Música] OK agora eu posso modernizar um pouquinho mais isso colocando o meu 2 para o Acorde dele substituição por Triton logo nossa primeira substituição para reset lá Bemol sete Olha onde é que tá meu acorde menor que faz os dois tá aqui me bemol menor como eu falei interessante acrescentar
uma nona uma quarta suas pernas legal mi menor 7 nove e quarta ou seja Olha que interessante tudo isso a substituindo Olha que interessante [Música] agora a visualização lembra quando o meu dominante minha substituição por 30 não tá aqui eu já visualizo o menor aqui em cima do menor dó menor sete nove nove [Música] aqui olha que interessante agora novamente nós vamos ter Aqui mi 7 substituição por trituro eu acho dois aqui fá menor 79 Si Bemol 7 substituição por título O 2 da substituição por trítono substituição por treta resolve Olha que interessante [Música] [Música]
[Música] Ok então várias ideias para como por exemplo para acompanhamento se eu pegar por exemplo aqui lá menor mi bemol eu gosto muito desse voice aqui ó terça menor do mi bemol sete a Bemol nona quarta e se mover aqui ó eu já tenho um lá bemol com sétima terceira [Música] [Música] [Música] dois que é o fá aquele mesmo voice fala é Nossa 79 com a quarta [Música] caiu o dedo aqui já vira um Si Bemol 713 [Música] Olha que legal que fica esse contexto [Música] [Música] como eu falei quando tem alguém improvisando é interessante
trabalhar com um pouco mais de rítmica né não deixando sua tanto apenas criando uma condução harmônica por exemplo [Música] [Música] dessa forma eu só vou criando meio que colaborando ritmicamente né agora Outra ideia interessante é tudo que funcionar monicamente vai funcionar bem melodicamente então eu posso tocar esses arpejos sobre a corda de quinto grau logo se eu tenho reset substituição por dentro [Música] resolve em sol dó faça em 1930 Bemol se 7 substituição por trittero faz 7 o arpejo de fáceis [Música] substituição por 30 [Música] Olha que interessante [Música] [Música] certo Super Interessante já criar
esse caminho pensando nos arpejos né que eu só toquei exatamente o arpejo eu vou improvisar um pouco para vocês sentirem esse som tentando trabalhar somente dentro desses arpejos da substituição por título para vocês sentirem as possibilidades [Música] Outra ideia legal também é utilizar o arpejo do dois no caso criando um dois cinco no caso o 2 do sub 5 sub 5 chegando no acordeon tem um exercício muito interessante que esse exercício aqui se eu pegar por exemplo um 251 em dó maior então eu tenho ré menor 7 o arpejo o partido da quinta conecta com
o arpejo de sol set na terça porque que esse exercício é tão comum e tão interessante quando eu tenho esse movimento da sétima do meu antigo acorde resolvendo na terça do meu novo acordo essa resolução mais forte que nós temos certo a sétima do meu antigo acorde resolve na terça do meu novo acordo ou seja ré menor sete arpejo de forma descendente conecta com som Sete descendente resolve na terra ou seja [Música] agora o interessante eu consigo fazer quatro versões dessa ideia se eu subir é menor certo de forma ascendente cheguei na sétima que converte
para terça do sol ou seja é menor 7 [Música] resolvem a atenção [Música] agora eu posso inverter ré menor 7 descendente sou 7 ascendente novamente agora ao contrário ré menor 7 ascendente só o sete descendente ou seja [Música] agora eu vou aplicar a mesma ideia aqui por exemplo eu tenho agora quando eu tenho isso aqui eu posso aplicar a mesma Primeira ideia no caso novamente [Música] agora quando eu venho aqui novamente arpejo de dó menor sete partindo da quinta mesmo arpejo chegando na terça do fá descendente resolvendo na quinta do mi olha só que interessante
[Música] resolvendo na terça na quinta perdão pela menor Então olha só que interessante [Música] OK agora eu posso fazer a mesma ideia de forma ascendente Por exemplo quando eu tenho aqui nosso primeiro 25 eu tenho Nossa substituição eu tenho [Música] só a resolução agora que eu vou resolver na nona do sol ou seja me bemol menor conecta com lábio resolve na nona do Sol dó fáceis agora beijo ascendente partindo da fundamental do menor 7 sétima conecta com a terceira [Música] de forma lenta beijo [Música] Outra ideia agora é intercalando por exemplo eu posso ter um
mi bemol menor 7 de forma ascendente lá Bemol 7 ascendente resolvendo na nona do sol ou seja [Música] mesma ideia aqui [Música] mesma ideia agora vou fazer aqui [Música] parceiro da quinta descendente conecta com 7 ascendente resolvendo na nona do mi próxima [Música] aliás descendentes [Música] Ou seja eu tenho [Música] Então pessoal por último agora intercalando por exemplo mi bemol menor 7 ascendente lá Bemol 7 descendente resolvendo na Quinta do Sol ou seja mi bemol menor sete [Música] mesma ideia aqui ascendente [Música] ou seja do menor 7 ascendente [Música] resolve na quinta do mi menor
próximo arpejo faz menor ascendente Si Bemol sete descendente como é que vai ficar [Música] fala pessoal Muito obrigado Espero que tenham curtido essas ideias abrace até o próximo vídeo