Unidade 3 [Stuart Hall]: Da linguagem à cultura: da linguística à semiótica

3.16k views1649 WordsCopy TextShare
oestrangeiro.org
Este vídeo faz parte da disciplina Teoria da Comunicação III, ECO/UFRJ. Profa. Ms. Fernanda Paraguas...
Video Transcript:
Olá no vídeo anterior Você viu que a representação é a produção de sentido pela linguagem para as suas The House somos nós que construímos os sentidos portanto falar a mesma linguagem não é falar o mesmo idioma mas interpretar o mundo de forma mais ou menos semelhante é compartilhar o mesmo código cultural a linguagem usa signos e símbolos para representar objetos pessoas conceitos ideias e sentimentos dentro de uma cultura e nesse vídeo vamos ver como se fosse o hall explica no livro cultura e representação o estudo dos signos e seus significados na cultura a semiótica abordagem
semiótica problema da representação ganhou uma importante contribuição do linguista suíço Ferdinand e sua ser os signos de segundos só seguir são a união entre uma forma do significante e uma ideia ou um conceito mental relacionado a ele o significado maior de subwoofer esse trecho de Dalton neb uma série britânica sobre a vida de uma família inglesa e seus empregados em uma casa de campo no início do século 20 observo de que forma está representada a época em que se passa a história você consegue perceber e como é representada a diferença de classes sociais dentro da
carta que a perfeição não precisa nem compreender os personagens estão falando fica ligado na composição do ambiente de cada cena e para ouvir nas roupas que diferenciam patrões e empregados e também nos utensílios usados no cotidiano da aristocracia tem ainda decoração da casa com cores e sofisticação nos cômodos por onde circulam os donos da casa e os cinzas e Glamour com laço de desgaste na água dos criados áudio só comentou que os signos só conseguem comunicar ideias quando fazem parte de um sistema de Convenções sociais ou seja os sentidos são construídos o vídeo agora linguagem
do sistema furos vermelho amarelo e verde significam pare atenção e siga nesta ordem construtivistas dizem que não importa com as coisas estão ali mas o fato de serem diferentes umas das outras a demarcação da diferença dentro da linguagem é fundamental para a produção de sentidos segundo social e a forma mais fácil de demarcar diferença é por sentido de oposição binária noite dia preto branco acontece que seu tio recebeu críticas de teóricos que vieram depois porque eles Lutaram que as coisas não são assim tão simples todas entre a noite o dia tenha madrugada entre o preto
e o branco tem pelo menos 50 Tons de Cinza e ainda assim a sua posição binária de sociais levou a outra ideia importante a de que os significantes devem estar organizados em um sistema de diferenças é a diferença que significa e as coisas diferentes do Semáforo para fazerem sentido também precisa estar organizadas em uma determinada sequência caso contrário podem bagunçar a vida do motorista e dar um nó no trânsito e para produzir sentido sustentar a representação a relação entre o significante eo significado precisa ser fixada pelo nosso código cultural e linguístico então segundo estilos de
roupa podemos dizer que os sentidos são produzidos dentro da cultura e que por isso eles não são fixos o responsável pela produção de sentido não é apenas o emissor o receptor é igualmente a importância porque interpretar o que está sendo representado é fundamental para o processo de comunicação dá certo tanto que estiveste Hall fala em deslizamento de sentido que quando o receptor interpreta o decodifica o significante de um outro sentido diferente daquilo que se pretende dizer críticas ao modelo de ser afirmam que os fios se concentram nos aspectos formais da linguagem não deu atenção as
características de a lógicas esse pessoal diz que a linguagem não pode ser estudada com a ciência fechada a linguagem um conceito aberto porque ela está sempre mudando apesar das críticas o modelo de social serviu como base para novos estudos com um enfoque um pouco mais amplo considerando a cultura como um tipo de linguagem chegava o momento de estudar a vida dos signos dentro da sociedade o crítico francês com Lambert usou abordagem semiótica de uma forma mais solta interpretativa aplicando o modelo da linguagem a um conjunto de práticas culturais diversificadas para baixo dos próprios objetos podem
produzir sentido e por exemplo uma roupa pode carregar conceitos de elegância de formalidade de causalidade em outras culturas fofos Podem enviar diferentes significados que também mudam de acordo com o tempo eu sou se ligou determinado a peça material cortado e costurado de determinada forma significante ao nosso conceito mental de vestido significado e criou o signo da artes partiu do vestido a denotação para outro nível ligando esse signo a conceitos mais amplos culturais como sofisticação elegância e tal que chamou de conotação e esse nível de significação segundo barthes é vindo com fragmentos de uma ideologia logo
a representação para barthes acontece por dois processos ligados um processo em que é uma mensagem simples e literal e outro em que a mensagem mais elaborada e enquadrada numa ideologia esse segundo nível de significação da arte de chama de Mito no livro cultura e representação Stuart Hall amostras a imagem de um anúncio de produtos de comida da marca panzani para analisá-la como um mito de acordo com a sugestão de barthes pacotes de espaguete celular tomate cebola e pimentão cores verde amarelo e vermelho a legenda está em francês no primeiro momento a imagem remete a volta
do mercado produtos frescos de preparação da própria comer em casa e não segundo nível de Interpretação da mesma imagem Bastos ressalta referência a italianidade por conta da combinação de cores do tipo de comida que leva tomate pimento e do nome da marca ainda que fundamentadas em alguns estereótipos turísticos que fariam qualquer italiano estrear a mensagem de qualquer forma retórica da imagem traz um conhecimento cultural da mesma forma temos as havaianas que podem representar um exemplo de brasilidade desde a década de 60 as campanhas tinham como foco as características tangíveis do produto Lima do Chico Anysio
falando não deforma não soltam as tiras e não tem cheiro da concorrência a marca do e passou a representar o brasileiro e sua irreverência as cores fortes relaxamento verão praia um estado de espírito do Brasil e o que era cinco ganhou um ar de coisa descolada e até mesmo sofisticada obrigaram a e esses exemplos mostram que a abordagem semiótica nos oferece um método para analisar como as representações visuais carregam sentido o modelo de linguagem é aplicado a um conjunto de diversas práticas culturais só seja só que era possível mapear o sentido barthes Estava menos ligados
às regras da linguagem e mais preocupado com um jogo de sentido e desejo que permeava as representações e o documentário janela da alma é um bom exemplo de como a produção de significados leva em conta muito mais do que nossos Olhos enxergam pessoas com diferentes problemas de visão contam Como é o mundo a sua volta e mostram que não vemos apenas com os olhos mas também como os ouvidos com o coração e com a alma dos animais de outro é a gente tem até ilusão de pensar que o cachorro é quando reproduz no filme foi
com os cachorros estivesse vendo igual a gente mas não é né Cada experiência de olhar é é um é um limite né a gente não conhece as coisas como elas estão né só mediado pela nossa experiência fosse mostrar a Eva social saúde Years and Years on a inicial segurar players também em racks ou racks sem rãs Hot study is not rely on é bem bonito tá não é um clássico dessa van que vai para idosos a mão quando raposa das imagens através lá teletusa demais tudo certo então na sempre guarda onde vai apanhar mas quando
a pista garante a reação da pílula distância cidade onde indispensável que demonstrem a dizer faz ao tomar seus sentidos e de carregado só levar ele a todos aqueles que estão Fábio onde vai físico bom porque quando você demonstra para fazer o telefone o telefone daquele moço que você faça um em abril king.eu carinhoso alta notebook Wars vezes eu volto pra quem consegue o que quer portas vossas energias apostas é nascentes de sua phone Spy Madness fichas da assim que rola ao percepção não deixo não só levar o espírito que anda a5d a7d e marshmallow quer
curar with with with his interesting Way o Sam raimi é meu chefe Seth laser Dolphin funny images people have the option of goldcam and May fail to recognize the house with this One o ano que neste da IOB fibras também não sei que eu não fui aí mais Raso motivo e o Meu clickenmi.com fashion de Nova York e o rei que morresse não votinhos da Rafa que ter irmãos sol filha ó bom antifamiliares esse mistério visual é que cresce uma parte é mais novo é que deixam de ser baixo no próximo a sua conta o
deixam ainda mais rápido e até ao fim de cílios 16 horas a versão sou a mais simples brings out the video lectures and visual Memory and full of reception housekeeping is a problem with motion O que é players on a fome de amigos um a zênia campeões servia Break Down vivemos todos em uma espécie de Luna Park de Luna Park audiovisual onde os sons se multiplicam onde as imagens Se multiplica e onde nós mais ou menos creio eu que os vai acontecer e aonde mais ou menos os vamos começar vamos cada vez mais a sentidos
perdidos perdidos em primeiro lugar de nós próprios e em segundo lugar perdidos e na relação com o mundo acabamos por circular aí sem saber muito bem nem o que somes nem para que servimos nem que sentido tem a existência E aí [Música] E aí [Música] E aí
Copyright © 2024. Made with ♥ in London by YTScribe.com