Lugar do corajoso - INÉDITA PAMONHA #50

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Clóvis de Barros
Neste episódio: Por meio de obras clássicas, descubra o que Aristóteles pensava sobre a virtude e a ...
Video Transcript:
e começa agora elétrica pamonha por instantes felizes virginais e repetíveis [Música] e E aí E aí Olá meus queridos ouvintes este é o seu inédita pamonha podcast de toda quinta-feira um oferecimento de estima química o do Brasil bnp paribas asset Management e profisio achei E acredite é o Episódio de número 50 São 50 episódios juntos 50 semanas juntos não paramos para Natal Réveillon carnaval Páscoa e assim continuaremos eu espero juntos pensando sobre a vida às quintas-feiras [Música] Oi hoje é muito especial porque hoje eu vou falar de ética de novo mas eu vou falar sobre
alguma coisa que nunca tinha falado antes com vocês a palavra ética todo mundo sabe vem do grego mais no grego antigo havia eitos mais fechadinho e Ethos mais aberto são duas palavras diferentes com significados diferentes o Ethos fechadinho quer dizer caráter huertos mais aberto Quer dizer hábito conduta regular cotidiana aquilo que você faz sempre nós podemos então dizer que em algum momento a sua ética reuniu o Ethos caráter com o Ethos habitualidade e assim nós vamos dar a palavra a Aristóteles Aristóteles que escreveu ética a nicômaco me comunico que era seu filho e o livro
é sobre a felicidade não é exatamente um livro eu já disse porque são anotações de aula Aristóteles nunca escreveu esse livro do começo ou fim no seu notebook na verdade são apostilas costuradas pelos seus alunos além de ética a nicômaco livro sobre felicidade escrito para o filho a também ética a eudemo que era chapa de Aristóteles era parça de Aristóteles eudemo nesses dois livros Olha que loucura a nicômaco tem 10 livros né no Tratado digamos assim 10 pequenos livro e ética a eudemo tem oito pequenos livros mas três deles são comuns em ambas as obras
Ok ética a eudemo é um estilo mais direto da impressão que ele pretende falar com pessoas mais iniciadas ética a nicômaco ele dá mais exemplos ele floreia mais aparentemente ele quer pegar um público mais abrangente muito bem nós vamos falar da qualidade do caráter a virtude e entenda bem no paradigma grego a virtude de condição da Felicidade a qualidade do caráter é condição de uma vida feliz então o indivíduo Virtuoso ou o indivíduo de bom caráter é o indivíduo que tem chance de ser feliz e da Felicidade Ok Esse é o paradigma grego Claro está
aqui na modernidade haverá quem tem a criticado muito isso dizendo que a felicidade é a própria virtude certo não importa nós estamos falando de Aristóteles ser Virtuoso condição para ser feliz e nesse momento na hora de falar da qualidade do caráter todo mundo já ouviu dizer que para Aristóteles o bom-caráter ou seja o melhor na hora de viver é apostar numa postura de meio numa postura intermediária entre dois extremos e era sobre isso que eu queria falar hoje com vocês nesse podcast de número 50 por quê Porque não é muito fácil de entender vamos imaginar
o seguinte ser aqui entre o branco e o preto o melhor é o intermediário não isso é ridículo entre o tio azedo O melhor é o intermediário não isso é ridículo no entanto para as questões de caráter particularmente para essas questões a proposta de Aristóteles é que a excelência está no meio no meio está a virtude pois muito bem vamos então tentar dar alguns exemplos não é para que a gente possa se divertir e explicar o que é o caráter para Aristóteles na hora de falar do caráter no final das contas Aristóteles está querendo propor
uma reflexão a respeito da gestão dos Sentimentos A gestão das emoções a gestão racional das emoções a maneira como nós criaturas Racionais gerimos administramos as Sensações e as emoções de tal maneira que o caráter tem a ver com a forma como nós proibimos as emoções com trollamos das emoções manifestamos das emoções turbinamos as emoções que analisamos as emoções e assim por diante então e nós estamos falando de caráter nós estamos falando de um caráter que se materializa na habitualidade e nós estamos falando da gestão das emoções estamos dizendo Olha que loucura que a melhor proposta
a proposta mais virtuosa é a proposta intermediária entre dois extremos aí você me olha e diz meu Deus que será que isso vai dar certo da gente entender ah ah vai Claro que vai você vai ver como nós vamos entender isso rapidamente a última advertência antes de ir propriamente ao quadro que o nosso amigo Aristóteles propõe no ética a eudemo observação é a seguinte esse meio termo ele não é um meio termo matemático igual para todos ele é um meio termo que depende da situação vida de quem vive na que quem tá perto de quem
se relaciona depende do contexto do cenário todo pode mudar muito na intenção de quem tá pensando Qual é esse intermediário Tá bom então nós vamos os tempos e aí você vai ver como é que isso roda Então vamos lá uma pessoa raivosa que na filosofia a gente chama de irascível né uma pessoa raivosa não é uma pessoa com um caráter bom uma pessoa raivosa não é uma pessoa com um caráter bom olha que loucura Pois é é verdade e porque não é uma pessoa com o caráter bom porque uma pessoa raivosa né esse lado raivoso
é um lado primo né a raiva a irascibilidade é alguma coisa extrema Tá certo então de certa maneira o raivoso está no extremo no outro extremo quem é que está no outro extremo no outro extremo está um fulano o que não se enraivece nunca enquanto o raivoso peca na raiva por excesso o impassível ele pega na raiva porque falta ele não fica raivoso nunca e Aristóteles de ar isso é tão condenável quanto por quê Porque em situações muito injustas que cobram raiva Então veja Qual é o melhor caráter onde está a virtude a virtude está
entre o irascível e o impossível não te Parece legal então quer dizer evidentemente esse indivíduo que está entre o nervosinho e o apático é aquele mais Virtuoso segundo Aristóteles Ok eu insisto em eu vou fazendo essas observações para você perceber que nós estamos um pouco longe de uma moral Cristã não é porque porque numa moral Cristã você talvez Desce a outra faz dando A Outra Face talvez você tem Hi vez há muito pouco ou quase nada e não há nenhum problema nisso para Aristóteles não lá para Aristóteles é bem verdade que Jesus expulsou os vendilhões
do templo mostrando que tem certas horas que todo mundo explode até Jesus Mas é mesmo um meio caminho e o irascível viu impassível a e vamos dar outro exemplo a Coragem coragem ela é um meio termo perceba O corajoso ele ocupa uma posição intermediária e ele tá intermediário entre o que euc o corajoso ocupa uma posição intermediária entre o covarde que é a falta de coragem e a conduta temerária e o que é uma conduta temerária é de um indivíduo sem noção que não tem consciência do perigo que enfrenta situações completamente absurdas aonde ele só
pode se dar mal então de uma certa maneira nós podemos dizer que a coragem que é a virtude que nos permite lidar com o medo lembra que eu falei o caráter é a maneira como nós administramos as nossas emoções então a coragem é aquilo que nos permite lidar com o medo e naturalmente o homem Virtuoso ele fica entre o covarde meu a mais e o temerário medroso de menos esse é o corajoso Lembra que eu te falei que esse corajoso ele não é um corajoso nota 5 entre zero e dez que serve para qualquer um
não depende muito vamos imaginar o seguinte você tá andando de noite pela rua vai tomar o ônibus e no ponto do ônibus um rapazote ele é agredido por cinco seis indivíduos armados com arma branca que estão em violência física arrebentando o rapaz foi muito bem se você for enfrentar seis de uma vez é uma conduta temerária não há nenhuma chance A menos claro que você seja um charme que você seja o Maguila que você seja o Mike Tyson que você seja o Minotauro então perceba se você for um minotauro você vai lá e bate nos
seis agora claro se você não é um minotauro Então esse meio termo é um meio termo mais recuado o Minotauro Ben 10 o meio termo para ele é sete enquanto para um indivíduo normal como eu o meio termo é quatro E aí professor o que faria o covarde 15 linha que não viu e ia pegar o ônibus no outro ponto e qual é o meio termo para alguém normal como eu é pegar o celular e chamar outras pessoas o menino tá na porta da faculdade ir lá na faculdade chamar gente chamar o segurança você não
enfrenta pessoalmente isso é isso indivíduos armados Mas você cria condições para diminuir A Ofensa que tá sofrendo aquele rapaz eu não sei se você entendeu o que eu quis dizer Dependendo de quem faz avaliação esse meio termo ele Varia muito mas entre a covardia EA temeridade Ok então eu penso que entre o excesso no enfrentamento do medo temeridade e a falta de enfrentamento do Medo a covardia a virtude se encontra em algum E aí e vamos dar um terceiro exemplo o terceiro exemplo é o pudor o pudor é uma disposição que você molda ao longo
da vida com habitualidade e que tem a ver com o olhar do outro a relação com o olhar do outro então naturalmente você poderá ter em relação ao pudor E aí isso envolve nudez na e naturalmente essa no dei hoje em dia na internet ganha novos contornos éticos né então isso envolve até mesmo falar desse e falar da própria história você tem o despudorado o despudorado o que é o indivíduo que não vê nenhum problema eu me lembro na época de Universidade uma das minhas colegas uma aluna era conhecida por quê useiro E vezeiro a
mente ela tirava a roupa qualquer coisa ela tirava a roupa e se punha desnuda então é uma pessoa desde por Dourada agora no outro já está aquele indivíduo que se esconda atrás do poste mesmo vestido é um muita absoluto aquele que não quer aparecer para nada a em Jesus que eles têm que eu não sei se você se lembra de uma personagem da Escolinha do Professor Raimundo um mini aí já tô aqui eu e quando era criança pequena lá em Barbacena que eu tô escondido aqui já jogo eu dei esse é um tímido então o
tímido ele tem um receio exagerado em relação ao olhar alheio e o despudorado ele tem um recheio pequeno demais em relação ao olhar alheio Portanto o pudor é esse meio termo entre a timidez e o despudor Ok mais um exemplo para a gente fechar essa conta aqui vamos falar da temperança à temperança o que a temperança tem a ver com a nossa relação com necessidades biológicas e Prazeres orgânicos materiais etc Portanto tem muito a ver a temperança com comer e fazer a comer e fazer sexo né a temperança é um meio termo Ok a temperança
é um meio termo quê Por quê Porque você pode ter um indivíduo que antes esses Prazeres da Carne ele exagere ele vai muito além da temperança então Há uma possibilidade de diz temperança Claro que é o que que é o indivíduo que não para de comer que sim top que enfia o dedo na goela vomita come tudo de novo que não para de beber que é o indivíduo completamente entregue para esse tipo de prazer que há outros que fique não saem das casas de tolerância aqui então o tempo inteiro atrás de orgias e etc Então
são pessoas Digamos que exageram no sexo São desse temperantes naturalmente a aquele que se priva de tudo é esse que se priva de tudo é o que Aristóteles chamava de incenso a sensibilidade é uma disposição de caráter para se privar de tudo bem aqui é interessante para Aristóteles Isso não é bom isso não é bom com insensível não é bom o insensível que pudesse não comia nada o insensível se pudesse não bebia nada o insensível se pudesse permaneceria Castro até o final da vida o insensível ele renuncia aos prazeres do corpo de maneira radical tem
quanto que o temperante Esse é um entregue então naturalmente que a temperança é esse meio caminho essa virtude essa boa disposição de caráter tal veja só a gente está começando a com um pouco né uma figura do bom caráter o bom caráter é o indivíduo corajoso o bom caráter é um indivíduo por Dourado o bom caráter é um indivíduo tem perante o bom caráter é um indivíduo que não é nem irascível nem a parte qo né nem indignação e naturalmente e São só quatro exemplos qualquer outro dia a gente pode há outros exemplos Mas o
mais importante aqui é você entender a maneira como Aristóteles ele constrói a sua teoria ele pega dois extremos e ele identifica o bom-caráter nessa posição intermediária entre os bons extremos mais claro repetindo sempre cada um na sua cada um nas suas condições é evidente que um maratonista a questão da temperança gastronômica para ele é 67 enquanto que o indivíduo sedentário como eu a temperança na hora de comer seria três quatro eu preciso comer muito menos do que um maratonista E aí você entende as múltiplas situações que permitem uma avaliação particular desse justo meio a partir
dos extremos caso a caso e E aí Olá meus queridos amigos esse foi o 50º episódio do inédito da Pamonha um oferecimento de estima química o do Brasil bnp paribas asset Management e profisio achei nossos queridos patrocinadores sem os quais jamais teríamos chegado até aqui fiquem bem e se gostaram na quinta que vem tem mais beijão valeu e se você ouviu o inédito da Pamonha por Clóvis de Barros Filho trazido até você pela revista inspire-se acesse [Música] www.revistaartesanato.com.br e nos siga nas redes sociais este podcast Foi editado por radiofobia podcast e multimídia
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