Você sabe quais são as áreas da psicologia? Talvez você não saiba o nome de todas, mas se gostou do tema de hoje, já clica no joinha para ajudar a gente e comenta aqui embaixo quais você acha que são os nomes das áreas e também a sua área favorita caso você já tenha uma. Eu sou o André, a minha área preferida é a psicologia social e hoje eu quero te contar um pouco sobre algumas das principais áreas da psicologia.
Eu não vou falar de todas porque são muitas, mas nós vamos deixar mais informações para você aqui embaixo, na descrição do vídeo. Podemos pensar nas diferentes áreas da psicologia como as peças de um quebra-cabeça. Cada uma oferece uma parte do conhecimento geral da psicologia e algumas delas estão mais próximas entre si do que outras.
As áreas possuem um foco que pode ter a ver com um assunto de maior interesse, como a personalidade, um tipo de contexto, como o ambiente de trabalho ou um tipo de atividade, como a prática de esportes. Vamos começar pela área mais conhecida: a psicologia clínica. O foco dela é entender, prevenir e amenizar tanto o sofrimento quanto as dificuldades de natureza psicológica, assim como promover a saúde mental, o bem estar e o crescimento pessoal.
Com base nos conhecimentos e nas abordagens usadas nessa área, psicólogos clínicos oferecem serviços como psicoterapia, avaliação psicológica, consultoria, cursos e intervenções a pessoas, casais, famílias e comunidades. Esses profissionais podem trabalhar em clínicas, órgãos governamentais ou empresas. Alguns se especializam em oferecer serviços voltados a crianças, adultos, casais ou famílias, enquanto outros se especializam em problemas ligadas à ansiedade ou à depressão, por exemplo.
Uma área muito próxima é a da psicologia da saúde, mas ela tem como principal interesse entender os fatores psicológicos, sociais e culturais que promovem ou prejudicam a saúde física das pessoas. Também existe o interesse em usar o conhecimento sobre esses fatores para prevenir doenças, entender como as pessoas lidam com doenças que adquirem e melhorar os serviços de saúde. Psicólogos da saúde podem trabalhar em hospitais, cooperando com outros profissionais e lidando diretamente com pacientes ou em órgãos governamentais, ajudando a cuidar de programas voltados à promoção da saúde, só para citar alguns exemplos.
A psicologia do desenvolvimento é dedicada a compreender como e porque as pessoas mudam ao longo das suas vidas em termos físicos, cognitivos, emocionais e sociais. A fase da infância foi o foco por um tempo, mas as outras fases também vem sendo cada vez mais estudadas. Os psicólogos do desenvolvimento se interessam pelos fatores que facilitam ou dificultam a aquisição de habilidades motoras, intelectuais, valores morais, identidade e linguagem, por exemplo.
Psicólogos atuando nessa área podem trabalhar em clínicas ou escolas e usar os seus conhecimentos para ajudar quem está enfrentando algum tipo de obstáculo no seu desenvolvimento. Alguns dos psicólogos mais influentes nesse campo foram Piaget, Vygotsky, Brofenbrenner e Esther Thelen. O foco da psicologia social é entender como influenciamos e somos influenciados pelos outros, sendo que essas influencias ocorrem mesmo enquando estamos sozinhos ou quando não temos consciência plena delas.
Psicólogos sociais lidam com assuntos bem variados e complexos, tais como o preconceito, o amor, a autoestima, as ideologias políticas, a violência, o poder, os vieses cognitivos e as redes sociais, por exemplo. Os profissionais dessa área podem atuar em vários contextos, tais como em empresas, órgãos governamentais ou na publicidade. Kurt Lewin, Leon Festinger e Stanley Milgram foram alguns dos grandes pioneiros nessa área e nós já fizemos vídeos sobre algumas pesquisas deles aqui no canal.
A psicologia organizacional e do trabalho tem como objetivos principais entender o comportamento das pessoas no ambiente onde elas trabalham, seja lá qual for esse ambiente, e promover o bem estar delas. Profissionais desse campo podem ajudar os empregadores a tratarem seus funcionários de forma mais justa, melhorar as condições de trabalho dos funcionários e aumentar a sua satisfação geral com o trabalho que desenvolvem. Através da condução de processos seletivos mais justos, de avaliações de desempenho mais precisas, de treinamentos e da facilitação do trabalho em equipes, por exemplo, esses psicológos podem contribuir muito para a qualidade de vida de funcionários em empresa, órgãos governamentais ou outros ambientes de trabalho.
A psicologia forense é onde os conhecimentos da psicologia são aplicados no contexto das leis. Trouxemos alguns exemplos disso nos nossos vídeos sobre falsas memórias e sobre a confiabilidade de testemunhas oculares. Psicólogos contribuem para essa área tanto através de pesquisas como essas quanto conduzindo avaliações psicológicas de pessoas que se envolveram com a justiça, mas de uma forma menos dramática do que as séries policiais retratam.
Eles podem conduzir entrevistas, aplicar testes e redigir relatórios que ajudem na tomada de decisão ligadas à custódia de crianças, ao tratamento de ofensores juvenis, à avaliação de capacidades de réus criminais dentre outra situações jurídicas. O principal interesse na psicologia cognitiva é entender o funcionamento de processos cognitivos como a atenção, a memória, o pensamento, a aquisição de habilidades e de linguagem, por exemplo. Cada vez mais, a psicologia cognitiva tem se aproximado da neurociência e temos aprendido bastante sobre a impressionante relação que existe entre a mente e o cérebro humano.
Muitos psicólogos cognitivos costumam se dedicar à pesquisa científica e ao ensino, sendo que isso pode ocorrer tanto em universidades quanto em empresas, por exemplo. O seu conhecimento pode ser muito útil para trabalhar com profissionais de outras áreas, tais como a linguística, as ciências sociais ou a neurociência. Já a psicofísica envolve o estudo sobre como propriedades físicas do mundo, tais como cores, movimentos, sons, formas e cheiros se traduzem nas nossas mentes em termos da visão, da audição, do tato, do olfato e dos nossos outros sentidos.
Dito de uma forma mais técnica, os psicofísicos investigam a relação entre as características físicas de um estímulo e as percepções ou sensações que elas produzem em nós. Todos os sentidos já foram bastante estudados, mas a visão e a audição são dois dos que melhor conhecemos. Algumas das descobertas mais importantes da psicologia foram feitas nesse campo, tais como as leis de Weber, Fechner e Stevens que não só continuam firmes e fortes como continuando tendo novas aplicações em campos tão variados quanto a farmacologia e as finanças públicas.
O foco da psicologia da personalidade é compreender as diferenças individuais, ou seja, as características psicológicas nas quais as pessoas diferem, tais como a extroversão, a impulsividade ou a estabilidade emocional, por exemplo. Psicólogos dessa área vêm desenvolvendo teorias sobre como a personalidade se forma, instrumentos para medir as mais diversas características e intervenções capazes de provocar mudanças duradouras na personalidade. Muitos dos pensadores mais influentes na psicologia desenvolveram teorias da personalidade, tais como Freud, Skinner, Carl Rogers e Bandura.
Hoje em dia, uma das teorias mais aceitas é conhecida como o modelo dos cinco grandes fatores e nós já explicamos ela no nosso vídeo sobre personalidade. A psicometria é a área que estuda a mensuração psicológica, ou seja, a forma como fenômenos psicológicos podem ser medidos, incluindo os traços de personalidade, mas também estados emocionais, crenças e habilidades cognitivas, por exemplo. Existe um esforço contínuo nesse campo para aprimorar coisas como a validade dos instrumentos que os psicólogos usam, a análise dos dados obtidos com esses instrumentos e a precisão deles.
A psicometria é útil para todas as outras áreas da psicologia, já que de uma fora ou outra, todo mundo precisa medir fenômenos psicológicos, mesmo que de maneira imperfeita, para fazer uma grande parte do que os psicólogos fazem. Psicometristas costumam ser bons em estatística e na avaliação crítica de testes, o que os capacita a atuar em vários contextos, fora da psicologia inclusive. A psicologia transcultural é o ramo no qual comparamos o comportamento das pessoas que vivem em diferentes culturas.
Essa área tem permitido testar a universilidade de algumas das conclusões da psicologia e já aprendemos que algumas delas variam a depender da cultura. Esse campo também investiga o papel que diferenças em certas características culturais podem ter nas pessoas, tais como os níveis de individualismo, masculinidade, orientação à longo prazo e aversão à incerteza que melhor caracterizam uma região. Alguns psicólogos transculturais vivem viajando o mundo e conduzindo pesquisas para entender melhor como a cultura molda as nossas mentes, enquanto outros atuam como consultores de empresas ou outras instituições.
Além dos exemplos de atuação profissional que mencionamos, os psicólogos de todas essas áreas podem atuar como professores em instituições de ensino, tais como universidades e faculdades, e desenvolver vários tipos de atividades. Eles ajudam a formar as novas gerações de psicólogos e outros profissionais através de aulas, fazem novas descobertas científicas através de pesquisas e divulgam os conhecimentos da sua área através de artigos, livros, palestras, cursos e, como é o meu caso, através de vídeos. Hoje nós queremos dar uma visão bem panorâmica para você das principais áreas da psicologia, mas se você quiser que a gente aprofunde mais em algumas delas, qual você acha que a gente deveria fazer primeiro?
Comenta aqui embaixo. Esxistem muitas outras áreas das quais não falamos hoje, tais como a psicologia anomalística, evolucionista, matemática, do esporte, do trânsito e da religião. Qual delas você gostaria que a gente abordasse em um vídeo futuro?
A gente separou para você aqui embaixo, na descrição do vídeo, os links para alguns dos vídeos aqui do canal, nos quais você vai poder conhecer um pouco mais sobre as pesquisas que são conduzidas em cada uma dessas área que a gente abordou hoje. Se gostou de aprender um pouco mais sobre o mundo da psicologia, clique no joinha para nos ajudar, inscreva-se no canal e clique no sininho que tem mais vídeos sobre a psicologia vindo por aí. Se quiser aprender ainda mais sobre o que falamos hoje, tem como você comprar a versão reduzida do famoso "Livro da psicologia" com 50% de desconto e ainda ajudar o nosso canal a crescer.
É só você comprar o livro através do link que está disponível aqui embaixo, na descrição do vídeo, então aproveita antes que o desconto acabe! Hoje a gente falou de uma forma bem resumida sobre as possíveis atuações profissionais dos psicólogos das diferentes áreas, mas nós já fizemos um outro vídeo no qual gente detalha bem mais isso, então fica a dica para você assistir agora o nosso vídeo sobre o que um psicólogo faz.