Olá, tudo bem? Se você quer saber mais sobre os medicamentos para o tratamento da insônia, fique até o final desse vídeo que falarei mais sobre isso hoje. Olá, meu nome é Dr Willian Rezende do Carmo, sou médico neurologista, fundador da clínica Regenerati, e no meu canal falo sobre dor, sono, Parkinson, emoções e neurologia geral como um todo, e especialmente os assuntos que são do seu interesse.
E se você não quiser ficar de fora e não quiser perder nenhuma novidade, se inscreva no canal e clique no sininho para ativar a notificação de novos vídeos e assim não perder nenhuma novidade do canal. O tratamento da insônia, os medicamentos para o tratamento da insônia. Primeiro vou começar definindo o que é insônia.
A insônia é nada mais do que uma dificuldade para iniciar o sono, manter o sono continuamente durante a noite, ou despertar antes do horário desejado, ou dormir menos que o necessário. Então a insônia pode ser definida dessa maneira, tá? A dificuldade para começar o sono, a dificuldade para manter o sono continuamente durante a noite, a pessoa que desperta várias vezes, ou a pessoa que desperta antes do horário desejado, ou aquela pessoa que acaba dormindo pouco, mesmo que seja contínuo, dormindo menos do que o necessário para as pessoas normais.
Tipos de insônia. Quais são os principais tipos de insônia? Temos a insônia inicial, que é aquela que a pessoa tem dificuldade de iniciar o sono, é aquela pessoa que vai para a cama, vira para um lado, vira para o outro, a pessoa fica pensando um monte de coisa, a cabeça fica acelerada, ela fica com medo de dormir, e o medo de não dormir, o medo de não dormir por si só, dificulta já o início do sono, ou que fica com muita movimentação, acaba mexendo muito as pernas, vários outros elementos que acabam dificultando o início do sono.
Vários outros elementos que acabam dificultando o início do sono. O início do sono, a insônia inicial. Temos também a insônia terminal, que é aquela pessoa que dorme rápido, logo rápido no início da noite, às vezes até mais rápido do que o normal, que é uma latência de sono muito curtinha, e aí ela dorme, dorme, e aí no meio da madrugada ela acorda, e perde o sono totalmente.
E aí essa é chamada insônia terminal. A insônia inicial, ela é muito associada a síndromes ansiosas, e isso é muito importante para a insônia inicial, ela é muito associada a síndromes ansiosas, e a hiperatividade, ou síndrome do pensamento acelerado. Já a insônia terminal, ela é muito associada a síndromes depressivas.
Bem, o sono fragmentado. Sono fragmentado é aquela pessoa que está dormindo no meio da noite, acorda, volta a dormir, depois mais um pouquinho, acorda, volta a dormir, e assim por diante. Pode ser fragmentado tanto por levantar várias vezes à noite para fazer xixi, ou ela acorda, e por ter acordado vai fazer xixi, ou ela acorda e vai comer, ou simplesmente acorda e fica de olho aberto um tempo na cama e volta a fechar o olho e dormir.
Seja como for, a pessoa acaba tendo um sono fragmentado. E também tem sonos fragmentados que a pessoa não sequer percebe que ela acorda. O cérebro acorda, são chamados micro despertares, ele tem um micro despertar e volta a dormir.
Só que ele fica tendo isso o tempo todo. Várias vezes. Se a pessoa tem tipo 20, 30 micro despertares por hora, ela acaba fragmentando muito o sono dela durante a noite.
Então, o outro tipo de insono é o sono fragmentado. E também tem o tempo total de sono reduzido. É aquela pessoa que chega, por exemplo, é meia noite, ela vai dormir, mas acorda 4h30, 5h da manhã.
Ela dormiu só 4h30, só 5h de sono. Isso é pouco, é uma privação de sono. A pessoa, ela acha que dormiu o tempo que deveria, ela acordou, não tem que acordar mais, assim está sendo o sono dela.
Só que isso, todo mundo, todas as pessoas que dormem menos que 6h por noite de sono, estão com um prejuízo no sono delas. Então, esse é um tipo de insônia também, que é a insônia por privação de sono. Seja porque a pessoa está querendo estudar tempo demais, ou que ela tem que acordar muito cedo para ir trabalhar, e chega muito tarde em casa, depois que estudou ainda, e ainda fica resolvendo mais coisas em casa antes de dormir, ela encurta o período de tempo de sono dela.
E tem também a chamada atraso de fase de sono. Não é um tipo de insônia propriamente dito, é uma outra coisa, é o atraso de fase de sono, porque a pessoa, ela até dorme a quantidade adequada, só que ela, por exemplo, vai dormir duas horas, e dorme de duas da manhã até dez da manhã. Ela dorme normal de duas às dez da manhã, oito horas de sono, sem problema nenhum.
Só que o sono dela chega mais tarde, e ela acorda mais tarde. Só que essas pessoas acabam tendo problemas, porque a maior parte das pessoas, o dia começa mais cedo, a pessoa já começa a ter compromisso em torno das oito horas da manhã, nove horas da manhã. Então, ela acaba tendo problemas, porque tem um atraso de fase de sono.
O sono dela acaba começando mais tarde, terminaria mais tarde, seria um sono normal, mas ela começa o sono dela mais tarde. Quais são as principais causas da insônia? A insônia tem, normalmente, a insônia primária, que a pessoa não tem uma causa nenhuma, e simplesmente ela tem insônia.
Mas isso é até mais raro. As insônias mais comuns são insônias secundárias. São secundárias a alguma coisa.
Como, por exemplo, secundárias a condições médicas agudas ou crônicas. Por exemplo, a apneia do sono, que faz a pessoa acordar várias vezes ao longo da noite, ter vários micro despertares ou macro despertares. A doença pulmonar obstrutiva crônica, aquela pessoa que tem DPOC, que fica tendo falta de ar, acordando para tossir várias vezes.
Ou pessoas que têm muitas alergias, que o nariz entope, ela fica com dificuldade de respirar, e tem que ficar acordando por conta da dificuldade de respirar. Ou que fica tossindo por conta das alergias. Isso é um tipo de insônia relacionada à doença médica.
Ou a pessoa que tem insônia relacionada a medicamentos. Por exemplo, a pessoa que usa descongestionante, aquilo tem uma ativação adrenérgica, e pode deixar o sono mais suave, e a pessoa acabar tendo dificuldade de iniciar o sono, por conta daquele descongestionante, fecha os vasos, mas abre as vias aéreas, as vias nasais, e isso também pode acelerar a pessoa, e deixar ela com dificuldade de dormir. O opióides, medicamento para dor, também interfere no sono, pode acabar dando insônias também.
Os estimulantes, especialmente os estimulantes que são de uso inadequado, pessoas que usam afetaminas, ou outros tipos de estimulantes, que não são usados da maneira correta, nos horários corretos, e podem esticar o efeito deles até de noite, e isso afetar o início do sono. Corticoides, corticoides eles também, o ideal é usar eles pela manhã, porque eles dão um efeito de ativação na pessoa, aumentam a adrenalina, e isso deixa a pessoa mais desperta durante o dia, mas se é tomar durante a noite, facilmente atrapalha o sono da pessoa também. Se a pessoa usa substâncias, que são estimulantes, como cafeína, a cafeína em excesso, ela pode afetar o sono sim, e acabar deixando a pessoa com maior tendência de sono superficial, ou uma insônia propriamente.
O álcool, que de início ele induz o sono, mas depois ele atrapalha a continuidade do sono, facilita ter despertares, sono superficial, insônia terminal, ou a própria nicotina, que a nicotina tem um efeito excitatório também, e que a nicotina, especialmente, em doses maiores, afeta o sono e causa insônia. Das causas mais comuns de insônia, são também doenças psiquiátricas, como depressão, propriamente dita, que causa muito a insônia terminal, a ansiedade, transtorno de ansiedade generalizada, que causa a insônia inicial, burnout, que facilmente causa a inicial, e também fragmentação do sono, a pessoa fica com a mente muito acelerada, muito preocupada com as coisas todas, e aí fica tendo muitos sonhos, ou muitos despertares ao longo da noite também, ou às vezes tem os dois no burnout, tem insônia inicial e insônia terminal, acaba tendo bastante, e também temos os maus hábitos de sono, e condições ambientais, pessoas que acabam tendo muita luz no quarto, vendo tablet, celular, coisas de luz azul, tendo muitos barulhos, o ambiente, pessoa que come muito antes de dormir, ou come pouco antes de dormir, quarto muito frio, quarto muito quente, muitos estímulos no quarto, sejam luminosos ou sonoros, ou pessoa ou cônjuge que ronca muito no quarto, por exemplo, todos esses fatores ambientais também podem afetar na qualidade do sono, e a pessoa está tendo uma insônia por conta de questões ambientais e hábitos do sono da pessoa, maus hábitos do sono também, e para isso é importante a higiene do sono, para tratar a insônia como a gente viu, tem que ver tanto o tipo da insônia, se ela é inicial, terminal, sono fragmentado, ou seja, a manutenção do sono, tempo de sono reduzido, atraso de fase de sono, e também ver a causa da insônia, qual é o tipo de causa da insônia que a pessoa está tendo, antes da gente pensar nos medicamentos, que a gente vai passar para o paciente, por isso então, tanto o paciente quanto o médico, tem que levar em consideração as causas da insônia e os tipos da insônia do paciente, para pensar nos medicamentos adequados, porque tem medicamentos que atuam melhor para o início do sono, tem medicamentos que são melhores para a manutenção do sono, tem medicamentos que vão para tratar a causa da insônia, e assim por diante, quais são os principais medicamentos para insônia? eu vou falar das classes e depois dos tipos de medicamentos, as classes de medicamentos são os antidepressivos, antidepressivos tricíclicos, os que atuam no receptor GABA como a droga Z, os que atuam no receptor GABA como os benzodiazepínicos, o novo tipo de medicamento que é o antagonista duplo de receptor de orexina, e os receptores que atuam nos receptores de melatonina, os que atuam nos receptores de amigas, e já vou falar dos medicamentos propriamente ditos, antes de eu falar dos medicamentos propriamente ditos, gostaria que você escrevesse nos comentários o que você acha sobre o tratamento da insônia, você que já teve alguma insônia, escreva nos comentários como é que você fez para tratar sua insônia, você tomou algum medicamento, tomou algum chá, fez alguma meditação, se o médico passou algum medicamento ele funcionou para você não funcionou, deu algum efeito colateral, insônia ela é comum ela é prevalente ela é muito comum na sociedade e muitas vezes muito maltratada muito ignorada e muito maltratada inclusive pelos médicos e bem nisso falando dos medicamentos hoje eu vou até explicar o porquê que muitas vezes as insônias são maltratadas começar pelos antidepressivos os antidepressivos a gente tem alguns que são mais específicos para insônia e outros que são mais próprios para tratar a causa primária como se algo para tratar diretamente a ansiedade ou a depressão medicamento que é melhor propriamente para insônia é por exemplo a transodona a transodona tem a deliberação imediata e tem a deliberação prolongada a deliberação retardada ela é um antidepressivo mas nas doses mais baixas como de 25 50 100 miligramas até 150 ela tem muito mais efeito hipnótico do que efeito antidepressivo verdadeiro ela para tratar efeito antidepressivo é de 150 miligramas a 600 miligramas de ou seja antidepressivo é um medicamento que vai em doses bem maiores mas nas doses menores como 25 50 75 100 150 miligramas ela é um bom medicamento para tratar a insônia propriamente dita e muitas vezes como a dose de insônia é muito maior que a dose de insônia dela é mais alta a 150 acaba também ajudando o tratamento como da ansiedade é outro depressivo que também é especialmente boa para ansiedade Porque ela faz um bloqueio alcoadrenérgico diminui a resposta inadequada ao stress da pessoa fica muita adrenérgica durante o dia e ela acaba dando uma indução do sono ajuda manter o sono ela ajuda uma indução como na manutenção não é um medicamento hipnótico Super potente lembrar do qual se secondo ser infecção chicks redução como na manutenção ela não é um medicamento hipnótico super potente tanto que se a pessoa tiver muita ansiedade tiver muito pilhada sozinha trazodona não costuma ser suficiente para induzir o sono tá tanto que em pacientes que tem insônia muito grave de muitos anos e tem uma insônia mental muito difícil muito grave muitas vezes eu ponho a trazodona como um medicamento para ajudar a iniciar o desaceleramento da mente E aí eu ponho outro para induzir o sono de uma maneira mais rápido então a trazodona muitas vezes ela atua até em conjunto com outro medicamento outro medicamento que a gente utiliza também é amicazapina é um antidepressivo também mas em doses mais baixas como de 15 miligramas em idosos e idoso às vezes até 7,5 miligramas 7,5 15 30 miligramas é um medicamento que ajuda muito na indução do sono tem uma vantagem boa de trazer uma indução até relativamente rápida tem a fórmula dispersível que é para absorver mais rápido e trazer uma indução de sono mais rápida também ele é um bom medicamento para tratamento da ansiedade tem um probleminha amicazapina que às vezes é usado da maneira positiva amicazapina ela pode aumentar o apetite das pessoas isso às vezes é positivo em idoso que tá com pouco apetite aquele idoso tá muito magrinho que tá precisando ganhar mais peso tá precisando comer mais amicazapina costuma ajudar a dar um apetite para aquele idoso que tá precisando ganhar apetite mas às vezes para o jovem o paciente jovem não necessariamente é um medicamento que ajuda a diminuir o sono necessariamente seja melhor porque pode talvez ganhar o apetite e não ser tão bom muitas vezes quando eu quero também que ela seja como um medicamento antidepressivo e um bom medicamento para o sono também e para ansiedade eu subo em doses um pouco maiores em doses maiores ela não ativa tanto o aumento do apetite ela ainda continua sendo muito boa para ansiedade e para o sono vira um antidepressivo verdadeiro melhor E aí não aumenta tanto o apetite esse aumento do apetite não acontece em todos os pacientes temos outros antidepressivos que eles também são importantes mas muitas vezes associados para algum outro medicamento por exemplo a pessoa que tem um transtorno depressivo ansioso que é a causa da ansiedade da pessoa de da insônia da pessoa eu sou tenha o transtorno depressivo ansioso ou transtorno de ansiedade generalizada EA pessoa é toda ansiosa durante o dia ela vai continuar ansioso durante a noite a gente nãofredair Se você for alimentado durante o dia Pessoal é bem longe de heavenly, congelamento de боль or Taste långtime astim, ber consistentale, pulmete químicos helped, trabalhados contra estripes eương femine na área chronic.
" tem que tratar a ansiedade dela para durante o dia para que o cérebro chegue menos ansioso à noite então por exemplo nesses casos é muito comum de eu por algum antidepressivo que seja bom para ansiedade como por exemplo o ecitalopram ou a venlafaxina e de noite eu ponho um indutor de sono rápido qualquer um por exemplo o zolpidem ou vários outros como eu vou citar aqui e isso acaba ajudando a pessoa ficar menos ansiosa global que é a causa primária da insônia do paciente e também ajuda tem algo para ter uma indução mais rápida do sono à noite então os antidepressivos tem os que são mais propriamente ligados com a indução do sono como a trazodona que é especialmente boa pelos baixos efeitos colaterais que ela traz ela é muito bem tolerada a trazodona se tem algo que ela tem de positivo é a tolerabilidade do sono e a insônia que ela traz ela é muito bem tolerada e a transodona é uma coisa que eu acho que é muito importante para a gente ter uma boa saúde e ter uma boa qualidade dela no máximo às vezes ela dá algum uma sonolência residual pela manhã é a mirtazapina que também é muito potente muito boa mas tem também o efeito colateral do da possibilidade do aumento do apetite e os outros antidepressivos que são para tratar causas primárias como a depressão ou como a ansiedade da pessoa temos também os antidepressivos tricíclicos sendo que o mais clássico deles é o adoxepina que é uma medicina em baixa dose adoxepina é um antidepressivo tricíclico ela praticamente não é usada mais hoje em dia para tratar depressão mas ela em baixas doses como de 3 a 6 miligramas ela é um potente medicamento para ajudar a induzir o sono e a manter o sono então ele é um excelente medicamento aprovado como medicamento indutor do sono e mantendo do sono adoxepina em baixas doses e em baixas doses ela é uma medicina que em baixas doses ela não causa maior efets colaterais tipo tricíclicos como boca seca Constipação aumento do apetite por doce etc temos também um outro que é de uso bem comum no dia a dia que a ameritrilina a ameritrilina é um antidepressivo que também que induz ao sono, ele é especialmente bom quando o paciente tem dores se o paciente tem algum tipo de dor e que dor de cabeça dor ou peso que ele não yeah Bri 없는 um tipo de dor e Naboo são recursos de abertura de acud depois que o pacienteن muscular dor na coluna dor neuropática etc a amitriptilina ela é especialmente boa para ajudar tanto no sono quanto nas dores são outros antidepressivos só que da classe dos tricíclicos que também tem opção de tratamento da insônia especialmente em melhor a mais indicada para insônia é a doxepina que no Brasil encontra ela somente manipulada tem que o médico prescrever a dose que ele vai preconizar normalmente é de baixas doses 2 miligramas 3 6 miligramas por exemplo e a amitriptilina que a gente pode usar ela de doses baixas também como de 10 miligramas 12,5 25 miligramas e ela é especialmente boa caso tenha dores também temos os medicamentos anticonvulsivantes medicamentos anticonvulsivantes que atuam também no receptor GABA os anticonvulsivantes que atuam no receptor GABA são os medicamentos anticonvulsivantes que atuam no receptor GABA temos como a pregabalina e a gabapentina a pregabalina e a gabapentina ambos atuam também da mesma maneira no receptor GABA elas tem o efeito de relaxamento muscular de indução do sono e redução da ansiedade então ela atua em várias frentes ela ajuda a reduzir a ansiedade do paciente a pregabalina ela ajuda a relaxar a musculatura e ela também pode ajudar na trazer uma leve indução do sono eu especialmente gosto muito de usar a trazodona e a pregabalina como medicamentos para preparar o terreno do sono do paciente especialmente aquelas insônias são muito graves a pessoa já tem muitos anos que ela não dorme aquela mente muito acelerada vai chegando perto da hora de dormir a pessoa já começa a pensar não vou dormir não vou dormir não vou dormir e aí ela não dorme mesmo tanto a trazodona quanto a pregabalina elas são boas para já reduzir a ansiedade dos pensamentos para reduzir aquele fluxo de pensamentos acelerados e daí trazendo uma leve indução de sono e às vezes é necessário alguma indução de sono rápida como por exemplo das drogas Z que também atuam no receptor GABAá mas pode trazer uma indução rápida de sono aqueles medicamentos de ação mais rápida por exemplo medicamentos que atuam no receptor GABA são as drogas ex porque ela tem o Z no nome delas como zolpidem e a ex-zopiclona tinha também a zopiclona mas ela é cada vez menos utilizada hoje em dia já que tem a ex-zopiclona o zolpidem ele tem diferentes apresentações temos o zolpidem normal de 10 miligramas que é o mais clássico de todos tem o zolpidem sublingual ou dispersível que é de ação super rápida e não causa retardo do início do sono por causa do alimento no estômago e tem o zolpidem de liberação prolongada que é para esticar o efeito dele porque o zolpidem sozinho ele tem um efeito mais ou menos umas 4 5 horas quando muito então se a pessoa tem insônia inicial e terminal ela pode ter um efeito mais ou menos de 4 ou 5 horas quando muito então se a pessoa tem insônia inicial e terminal ela pode ter um efeito mais ou menos de 4 ou 5 horas quando pode às vezes não tem tanto benefício no zolpidem normal por exemplo se a pessoa tem dificuldade de iniciar o sono ela toma o zolpidem e ele vai demorar mais ou menos uns 15 a 30 minutos para fazer efeito as vezes a pessoa fica tão pilhada que o remédio não vai fazer efeito e aquela pilha de que ele não vai fazer o efeito dificulta que o remédio faça efeito mesmo ou se a pessoa tem insonnia inicial e terminal mas ela toma dorme e passa 4 horas e acode então passa o efeito no zolpidem e então acaba ela se tratando com o zolpidem e se ela precisa de mais ou menos 15 ou 30 minutos para fazer efeito porque por exemplo aí a pessoa tem uma insônia deick e aí ela toma o zolpidem e ali ela toma o efeito então efeito do remédio a pessoa acaba acordando então para isso criaram apresentações diferentes dos opdentes os opdentes sublingual você põe debaixo da língua assim em 5 minutos no máximo a pessoa já tá tendo sono e indo dormir às vezes menos ainda do que isso então ele é muito bom para trazer uma indução super rápida do sono eu gosto muito desse paciente para os pacientes preparei o terreno por exemplo com a trazodona ou a pregabalina ou ambas juntas aí depois põe os opdentes sublingual e os opdentes sublingual esse sim traz uma indução rápida do sono para que a pessoa vá rápido dormir ou se a pessoa tem uma insônia que é insônia terminal que ela fica acordando ao longo da noite ou ela acorda e depois não volta mais à noite ela fica acordando e depois não volta mais à noite portanto jáANCIDEUographicas as questões de Hejaku elaínhua duzo da hora de TB pois do пробíquemiba ele manda dar distância trocada do interesting do li Metro e uma concentraçãoaru de ijeira rendendo na gente que ic ordens do século segundo não horrendosos acidente mudстве ambiente aliás o que como gostar de airline doеле aquilo que nós ajuda muitostars possuir respirações secundária area do mercad Stalin mais fria coisacritas com um balsão de Reach applauditi sinalоко em yokohama a essa essa biografia de How to Evolving a tão rápida mas ela é de uma ação mais prolongada então a pessoa que tá tendo dificuldade de manter o sono ou acorda rápido demais ela é melhor ela tem um pouco mais de sonolência residual pela manhã mas ela é melhor no quesito até de relaxamento muscular e de uma manutenção do sono um pouco mais profundo e duradouro então são as características diferentes das drogas esses outros medicamentos utilizados também no receptor benzodiazepina receptor GABA olha o receptor GABA eu falei dos anticonvulsivantes que é a pregabalina e a gabapentina das drogas esses que nem os opden e as isopiclona e temos também os benzodiazepínicos clássicos benzodiazepínicos como clonazepam o alprazolam e o flurazepam os benzodiazepínicos infelizmente eles são os mais utilizados de todos mas normalmente eles não são os melhores medicamentos porque é comum o paciente com insônia chegar num clínico geral ou no Cardio dizer que tá com dificuldade de dormir tá com insônia na verdade ele tá com transtorno de ansiedade generalizada e tá tendo ou um pânico ou tá tendo uma depressão o médico ele ouve só a queixa não tô dando conta de dormir e aí passa só o remédio de dormir e aí por um tempo ele funciona mas depois ele para de funcionar e você vai precisando de doses cada vez maiores e aí vai gerando a dependência e aí sim gera o problema porque a causa raiz não foi tratada a pessoa não recebeu antidepressivo para tratar a ansiedade dela ela não recebeu antidepressivo para tratar a infecção dela e aí se ela não recebe o medicamento que trata a raiz do problema ela tá recebendo só um sintomático o problema ainda tá lá e a pessoa tá só tomando um apaga-fogo esse apaga-fogo ele funciona por um tempo mas depois acaba não funcionando mais e a pessoa precisando de doses cada vez maiores e esses benzo de azepine são tarja preta esses tem risco sim de causar dependência mas eles podem ser utilizados sim especialmente no início de tratamento quando por exemplo algum antidepressivo ainda vai demorar a fazer efeito a pessoa tá tendo pânico ela tá dormindo que ela tá toda hora ficando assustada ou tá tendo aquelas mioclonias do sono que ela dá aqueles espasmos o clonazepam é ótimo para isso ele é indicado para quando a pessoa tá tendo pânico ele tá indicado para quando a pessoa tá tendo crise de ansiedade quando a pessoa tá tendo mioclonias e pânico ele funciona logo do primeiro dia que a pessoa toma ele ele funciona logo de imediato já os antidepressivos eles são tratamentos corretos mas eles vão demorar três quatro semanas para fazer efeito então E pode ir um antidepressivo sozinho ele pode até mesmo piorar o quadro no início às vezes a pessoa tá ansioso toma lá um Ecitalopram e de início a ansiedade dela até piora e a pessoa ainda vai ficar tendo insônia ainda muito tempo até que o problema vai começar a ser resolvido então pode-se utilizar sim o clonazepam o famoso Rigotril em gotas ou em comprimidos especialmente no início de um tratamento de um quadro de uma ansiedade ou de uma depressão clonazepam tem uma característica que ele tem uma meia-vida mais longa então ele funciona bem para induzir especialmente o gotas ele atua ele dura em ação mais rápido e ele dura mais ou menos umas 8 horas de efeito que é a meia-vida dele já o Alprazolam esse tem apenas em comprimidos e ele funciona mesmo em comprimido ele funciona bem rápido ele tem um processo de indução de sono até melhor do que o clonazepam ele tem um processo de indução de sono maior do que o clonazepam só que ele tem uma meia-vida mais curta ele dura mais ou menos umas quatro horas aí então ele é especialmente bom naquelas insônias iniciais que a pessoa tem muita dificuldade de iniciar o sono o flurazepam o flurazepam ele não é muito mais utilizado hoje em dia mas ele ainda é alguns filtrogramas de tratamento de insônia temporário de maneira temporária para usar quando a gente precisa de bens diazepínicos ele também entra no tratamento e ele é bom tanto para o início como para manutenção bom esses são os bens diazepínicos que também atuam no receptor GABA como clonazepam o clonazepam ele não é tão hipnótico ele também pode ser usado mais cada vez menos temos medicamentos novos como os antagonistas duplos do receptor de orexina esse ainda não chegou no Brasil está a dias de chegar mas o que que ele faz a orexina é um neurotransmissor que desperta o cérebro ele ativa pessoa ficar em vigília ela ficar acordada e quando a gente antagoniza a orexina a gente se opõe a atividade da orexina a gente inibe essa atividade de ativação do despertar e esse medicamento é o surovexante o surovexante ele atua no receptor de orexina 1 e 2 por isso que é um antagonista duplo antagonista duplo é porque ele atua no receptor 1 e 2 da orexina com isso ele inibe a ativação cerebral ele é especialmente bom para aquela pessoa que fica com sono superficial aquele sono leve que qualquer coisa tá desperta qualquer coisa ela acorda acorda várias vezes ao longo da noite tem muitos micro despertares uma dificuldade em entrar em estado de sono mais profundo ele é indicado tanto para insônia inicial quanto terminal quanto da fragmentação do sono e ele é muito bom e um dos poucos efeitos colaterais que ele tem às vezes é um pouco de sonolência pela manhã é que ele tem uma meia-vida um pouquinho maior mais ou menos umas 8 10 horas mas ele é um excelente medicamento para tratamento da insônia é uma pena que ele ainda não chegou a ter uma boa saúde e ele é um medicamento que é muito bom para a sua saúde e ele é um medicamento que fica labor tenal para você evitar recTION GER sheer a CD2 ter um kroassky eu tenho uma boa saúde psicoelástica que não é é minha questão priests você boym whole control é o melhor que a gente agora a adot 나오ci infecção vai nuevos adotação e 안 ar coating vai naturizadainiz trunkz não é assim ele é um trauma civil e será provado pelo rar origin MS aí suja vida o e tal plantão que 거야 só que eu готов um problema se você então eu dava um abraço aquela pessoa vai deixar você muito是的 nem sofre essas respostas que são praticadas também só mas eu nunca tive esse problema porque eu tenho ajuda a demarcar horário de início do sono, ela é especialmente boa para aquela pessoa que tem dificuldade de ter um horário de início do sono. Quando é uma insônia leve, suave, que a pessoa só tem uma leve dificuldade para pegar no sono, ela acaba funcionando a melatonina, mas tem que ser em umas doses relativamente adequadas, mais ou menos uns 5mg, 3, 5mg de melatonina. Se a pessoa tem uma insônia moderada a grave, a melatonina sozinha é muito fraca, porque ela é especialmente boa para transtorno de alteração de fase de sono.
É aquela pessoa que começa a dormir muito tarde e ela não dá para dormir muito tarde, ela tem que dormir mais cedo. Ela não tem uma regra, ela é desregrada para a hora de início do sono, a melatonina é boa para isso. Mas não que ela tenha dificuldade propriamente, não.
Que ela tenha um pouco de dificuldade. Ela não tem uma insônia que deita na cama e não durma de jeito nenhum. Já tem a raumeteona, a raumeteona também atua como demarcador de horário de início de sono, mas ela consegue também induzir o início do sono.
Ela é mais potente que a melatonina para a indução do início de sono. Ela é especialmente boa no sentido daquela pessoa que só tem um problema no início do sono, problema da indução do sono. E ela é boa no sentido de não deixar efeitos residuais de sonorência.
Então ela pode fazer isso um pouco mais rápido e também pode ajudar a melhorar o seu sono. E quando você está com a raumeteona, ela atua como um medicamento para melhorar o seu sono. Na verdade quando você está com a raumeteona, ela atua de melhor para melhorar o seu sono.
A raumeteona também atua nas vias de receptor de melatonina. E o bom que a via de receptor de melatonina ajuda a regularizar tanto o ciclo sono-vigília, tanto a hora de ir dormir, quanto a hora de acordar. E nesse ponto da regularização do horário de dormir e de acordar, os medicamentos que atuam nas vias melatoninéticas são especialmente bons.
Tanto a melatonina e especialmente a raumeteona. esses são os principais medicamentos para o tratamento do sono não são o único tem outros mas também mas são os principais que tem aqui no Brasil outros que ainda vão de alguns que são grandes promessas vão chegar aqui no Brasil que fazem parte do Arsenal e sempre muito importante lembrar da causa da insônia da pessoa porque é extremamente importante ver a causa da insônia da pessoa para que ela não fique tratando apenas como sintomático não apenas tomando por exemplo o rivotril à noite para dormir e isso é um tratamento muito raso e muitas vezes muito ruim muito inadequado da insônia da pessoa se você gostou desse vídeo dê aquele like dê aquele joia e compartilhe compartilhe com o máximo de pessoas possível manda o link desse vídeo para uma pessoa que tenha insônia aquela pessoa que você conhece que tem uma insônia que está lá na sua casa e já está arrastado não tá do ninho bem ou às vezes já está tomando algum remédio e já não tá fica com um tratamento adequado ver aqui a qualidade do Sono tá Deus fala que a pessoa ainda não fique bem durante o dia e viu meh onde para essa pessoa porque ela provavelmente vai ter um benefício ela vai ter de mais sobre a sua ela resulta собирada em sua bandeira e vai ter mais chances de conversar com seu médico para um tratamento mais adequado bem sol e dessa força aí para o canal galera pois o conhecimento queria conversar com aitate agora em um dia delas mal follows seguinte porque cada um né champions uma bacana". que a gente compartilha com vocês, ele é um conhecimento embasado, científico e acessível, de uma maneira que todo mundo possa compreender a linguagem médica, os conceitos médicos, para que possa virar algo prático na vida de vocês.
E sempre digo que compartilhe conhecimento, pois conhecimento quanto mais compartilhado, melhor para todos. Um abraço, até mais!