FILOSOFIA 7 - Patrística e Escolástica

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Agora vamos ver o que foi feito da razão grega dentro do Medievo, falar um pouquinho da Patrística e...
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e aí e aí galera beleza vamos falar um pouquinho agora sobre filosofia na idade média o como vocês vem sabe teologia só porque nós vamos bater sobre as consequências da razão grega agora no mundo medieval eu tô falando da helenização do cristianismo e da própria queda do império romano como é que você precisa entender isso aqui qual é a situação histórica você que já viu aí os filósofos antigos você que viu platão sócrates aristóteles parmenides anaximandro cênica essa galera inteira mas você também que assistir filme na netflix quem gosta de série histórica já percebeu que
lá onde jesus nasceu nas caatingas da do oriente médio já tinha uns cabinho assim com os capacetes com as perninhas vermelha umas capas parecendo do super ou não seja já tinha o império romano cristo nasce dentro do império que tem a sede lá na itália lá na magna grécia por quê que isso é importante porque para entender a queda do império romano você precisa entender a palavra de cristo amém irmãos que que você precisa assimila cristo é um cara que trouxe uma promessa que até então nunca tinha sido elaborada tal qual foi a firmada prometia
se você seguisse uma série de princípios uma ética uma vida após a morte com dignidade com casa com uma são sem a morar dentro de um lugar que as ruas são o e os muros são de cristal glória a deus glória a deus esse principalmente quando eu tô pensando aqui lá no século um século dois século 3 o exército o exército romano o maior império que já existiu ele tem como soldar de uma classe extremamente pauperizada que estão nas beiradas do limite do império roma é muito grande como é basicamente o mundo inteiro esse gigantismo
de roma coloca as pessoas numa situação liberada quando você ouve falar das invasões bárbaras você precisa entender esse fenômeno do gigantismo associado a promessa que convence o exército romano de deixar de seguir césar um deus terreno para promessa cristã de um mundo melhor em outro lugar ou seja o exército vai ser esfacelado a ordem o poder hierárquico vai saindo na mão de césar e vai cair na mão de cristo e isso é de lascar a conversão de constantino é na verdade o prelúdio de uma nova era de um novo tempo uma nova associação que vai
entender a razão e agora filosoficamente pensando por outros caminhos a razão grega que já foi tudo como instrumento mecanismo uma ferramenta para tentar desagregar as explicações místicas mitológicas de outras explicações racionalizados agora vai cumprir um papel inverso a razão que antes era uma razão atéia agora se torna uma razão tem estrada é isto que irá abrir a idade média fervente inteiro ele pode ser exemplificado nesse desenho aqui eu tenho uma linha o milênio que começa lá e quatrocentos e pouco na queda de roma e termina eu tenho 400 e pouco também na queda de constantinopla
não precisa decorar dar o importante é entender que no meio eu tenho uma divisão que separa um feudalismo da alta idade média no feudalismo da baixa idade média esse é o contexto dentro desse cenário na primeira fase que eu vou ter a patrística na segunda fase a escolástica o nome proeminente que ressalta nessa primeira etapa é santo agostinho na segunda tomás de aquino mas por trás desse santos ainda filósofos gregos justificando suas ideias no primeiro momento da patrística platão no segundo momento aristóteles e o que é a patrística é esse evento entre o século e
o século 8 desestruturação de construção da unidade do cristianismo a igreja católica como você conhece hoje não nasceu o pronta não é um processo foi um gradiente e esse gradiente e afundado na elaboração dos dogmas católicos o que que é um dogma é a sacralização de uma interpretação combinamos para você aí que é um leitor assíduo da bíblia ou para você que não lê nada também a palavra por exemplo trindade ela aparece na bíblia em algum momento gênesis você viu a trindade e eclesiastes você vê a trindade no apocalipse você vê a trindade não é
um termo que não aparece a santíssima trindade é uma interpretação uma hermenêutica que nasce de um trecho alinho prancha com lápis e essa forma de ler ela se torna verdade uma verdade dog má tica no caso da patrística só tem tema top a galera vai definir como é que foi a criação do mundo o pecado original se deus é trindade ela é trindade a encarnação e morte de jesus o juízo final em questões como a ressurreição são o que a igreja precisa decidir para propagar a palavra e o indivíduo que faz isso com mais competência
que melhor representa o momento é santo augustinho algo xícara uma pessoa que não existe santo agostinho de vida e sua filosofia aqui em dois pontos duas partes a primeira parte é uma parte mais epistemológica sobre a teoria do conhecimento e a segunda é mais teológica e histórica especificamente sobre a ética sobre o conhecimento vamos ver o que ele nos ensina na cabeça de agostinho no tempo presente agora o homem não cria verdade a verdade portanto antecede um homem a verdade já existe e essa antecedência demanda existência não mana de alguém que constrói edifica essa verdade
ou seja deus para alcançar a verdade o homem não um busca através de sua própria individualidade e assim no próprio mas é um processo de revelação a revelação é crê para conhecer e conhecer para crer mas talvez o que seja mais importante aqui para gente de santo augustinho tem a ver com essa parte política no seu livro no seu texto a cidade de deus cidade o meu nome agora é zé pequeno por que não é aquele filme de meirelles que é maravilhoso por sinal a cidade de deus é um debate sobre a filosofia política na
idade média é um texto que vai ganhar um caráter normativo para augustinho existe uma cidade eterna imutável e perfeita em oposição a essa cidades terrenas degenerados e mudas e corruptas essa antinomia entre tipos de cidade você percebe que já existia lá em platão é o mundo da caverna é a luz ea sombra é a ideia ea realidade é a degeneração a qualidade da ideia existe uma cidade de deus e uma cidade dos homens uma cidade de uma cidade de caim uma cidade da santidade uma cidade do pecado a pergunta é quem governa a cidade de
deus é óbvio que é um espaço governado pelo santíssimo a indagação normativo é a seguinte e quem deveria governar a cidade dos homens e aí também é óbvio viu que é aquela pessoa mais próxima de deus ou seja a igreja nós estamos falando de uma aglutinação entre estado e igreja nós estamos falando justamente em teocracia lá na frente maquiavel hobbes e outros teóricos da política vão tentar separar igreja e estado que estão se ajuntando nesse momento histórico e é bem que a associação entre platão e patrística através de agostinho é muito direta mas isso vai
começar a mudar lá do século 8 9 para frente o ressurgimento de outro teórico na idade média e aí eu tô falando de aristóteles a escolástica e o pensamento tomista qual é a ideia principal agora sim na baixa idade média de são tomás de aquino é que a razão deve ser usada como instrumento da dogmática cristã tomás de aquino escreve dois livros aqui um homem surdo grande dois livros aqui monumental a súmula teológica ea suma ao gentios na sua urgentes ele faz uma provocação muito inteligente como eu iria convencer alguém sobre as verdades cristãs se
essa pessoa não acredita na base cristã da bíblia eu não teria um fim e para dialogar nesse sentido para o sentias eu vou precisar de uma base que não seja necessariamente a escritura sagrada mas a própria lógica formal aristotélica é nesse sentido que são tomás de aquino é um santo que dedicou sua vida bem parte aristóteles olha o evento por exemplo do primeiro motor que tá dentro do argumento da 5 vias veja o uso da lógica para explicar a necessidade de deus no entendimento coerente da realidade diz mais ou menos assim ó tudo que se
move é movido por alguém e é impossível uma cadeia infinita de motores provocando o movimento dos movidos pois do contrário nunca se chegaria o movimento presente logo aqui tem um primeiro motor que deu início ao movimento existente que por ninguém foi movido eu não tô entendendo nada velho para luz chegar aqui foi um movimento é só que antes de chegar aqui ele tem que pegar aqui e antes aqui em antes aqui e esse negócio até o infinito e você pode começar a pensar que o movimento não teve início e eu na mas não porque filho
luffy retornar retroagir até o momento infinito não teria como look está aqui sabia não porque ele teria que ter transporte infinito inteiro para aquilo que esteja aqui agora significa que em algum momento ele começou a se envolver por alguém que nunca foi movido ou seja é uma necessidade lógica da existência de deus para compreender a questão presente na própria realidade é um esforço inteligentíssimo da associação entre o cristianismo e aristóteles o entendimento tomista de origem aristotélica ele é de natureza dedutivo lógico a formal aristotélica que você vai ver em algum vídeo por aí ele não
é fruto de uma revelação mas do uso instrumental da razão ele é que as pessoas vão fazer isso onde é que as pessoas vão estudar onde é que as pessoas vão aprender a usar a lógica formal aristotélica para propagar a palavra nas universidades se não viesse para financiamento de curso superior às universidades vão ser criadas nesse propósito com espaço quase que ecclesiastico de dedicação e estudo monasterial dos clássicos gregos de alguns clássicos do oriente médio para tentar com eles aprofundar o entendimento teológico o trivium eo quadrivium que estão aqui são dois receituários do que deveria
ser estudado dentro daquelas instituições eu tô falando de um curry o que vai ser ensinado e debatido dentro de um espaço universitário um sentido de atribuir razão as escrituras e isso é irônico porque as instituições que foram criadas as universidades inicialmente para aprofundar aperfeiçoar o uso da razão no entendimento das escrituras lá na frente essas faculdades serão usadas como espaço de reprodução de uma verdade não tem ista e veja um exemplo dessas instituições oxford no século 13 parece um monastério a universidade de paris-sorbonne salamanca na espanha ea mais importante de todas que você nunca pode
esquecer água que foi relatado naqueles textos documentais belíssimos e extremamente filha dignos de harry potter são essas as instituições que irão propagar o uso da razão dentro de um o texto da escolástica e você entendeu de onde vem o nome escolástica não é o que que vemos então aqui é uma transformação do espírito racional grego dentro de uma estrutura de natureza religiosa no intuito de criar estratégias de convencimento através de instrumentos seculares como o pensamento aristotélico e o pensamento platônico esse evento durou um milênio que vocês todos conhecem como idade média vamos ver agora em
diante quais são as consequências e os desdobramentos do renascimento da humanidade clássica valeu galera muito bom que você é
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