a obra de para não é caracterizada pelos traumas do início metade do século 20 é marcada pelas guerras pelas transformações revolucionárias no interior das escolhas e por um debate fervoroso para compreensão do que estava da escravidão e os escritos políticos eles entram nesses ipe [Música] daqueles raros exemplos que a crítica radical se encontra como a transformação radical né E apesar de morrer muito cedo apenas com 36 anos vítima de leucemia ele vai deixar uma obra considerável e aí mesmo apesar da sua pouca idade a gente pode dizer que ele viveu momentos interessantíssimos na história do
século 20 o falam nasci é 125 e vai fazer sem 1960 e saiu ele nasce na ilha da Martinica é que fica nas Antilhas francesas que até hoje inclusive continua permanece sob o domínio francês tão final teve aulas na Martinica com as vezes é isso é importante dito porque o Mc Zé vai influenciar de maneira radical seu pensamento e aí por volta dos anos quarenta ele vai se juntar as tropas da França livre na Segunda Guerra Mundial e aí ele vai se juntar ali já se formou em medicina Então eu preciso lembrar que ele se
forma em medicina e parte para psiquiatria ir e também interessante levar em conta que ainda não havia nesse momento fronteiras decisivo entre a psiquiatria EA psicanálise e aí nas incursões que ele fez pela guerra participando ativamente do cotidiano dos conflitos ele vai receber os feridos e vai se dá conta da violência normalizada e aquelas instituições burguesas então Esse aspecto vai violência tirar a importância decisiva na teoria do fogão e na sua tese chamada peles negras Máscaras Brancas ele vai abordar também a questão da violência de uma maneira radicalmente original então ele começa a pensar como
a violência do colonizador se debruça no aniquilamento da psique do corpo e da cultura daquele indivíduo que é racializado então uma das possíveis conclusões que a gente pode tirar nesse processo é que a violência dos colonizados era a verdade uma tentativa de recuperar a humanidade perdida daqueles que são cotidianamente violentados isso vai ficar mais forte quando ele parte para a Argélia que naquela altura ainda era uma colónia francesa E aí ele vai testemunhar as atrocidades cometidas pelo Império francês Então se o prefeito da época lidava com traumatizadas pela guerra e muito desse traumatizados carregavam testemunhos
vivos das maneiras atrozes de como o império francês lidava com os revoltados argelinos daí que diante da forte violência do processo de retomada do Poder Colonial o farol vai se unir a resistência e para Além disso ele vai participar de maneira ativa na construção nesse processo é Então veja é a partir disso ele vai aí ele irá viajar para vários países africanos tentando organizar ali 1960 processos de resistência e buscando a guerra de libertação desses países para acompanhar inclusive o processo de libertação Angelina então falam ele apostava numa tentativa de revolta generalizada Oi gente africano
E aí ele se torna o intelectual orgânico da revolução conhecendo um portantes lideranças africanas Inclusive durante esse processo ele vai conhecer por exemplo é o lumumbá com a Band que era inclusive amigo dele que depois foi assassinado então vejamos que se 1952 o fórum lança o Pele Negra Máscaras Brancas a partir da metade da década de 50 ele vai se engajar na Revolução argelina inicia o que hoje conhecemos como os escritos políticos que foi lançado agora pela boitempo porque esse livro é Central justamente porque por ele a gente entende desdobramento do pensamento de fanon é
a duas obras de falam que são universalmente conhecidos que a Pele Negra Máscaras Brancas e o condenados da terra E aí então os escritos políticos são inscritos nesse processo de acúmulo teórico prático que a Revolução vai entregar nas mãos do fandom Então nesse sentido os escritos políticos são fundamentais para que a gente Entenda como a prática política orientou o acúmulo que partes invocar depois dos Condenados da terra Então nesse sentido estamos diante de uma obra viva pensando a sombra de processos da violência aberta por uma guerra de independência gostaria de lembrar né que são nos
escritos políticos que a gente vê de maneira explícita aquilo que a gente só via de maneira latente no pele negra é o falam aposta na ação política aí como organização de uma subjetividade que finalmente Se liberte das cadeias patológicas do colonialismo então colonialismo entendido por falou como uma dimensão de formação do espírito da própria modernidade quer dizer o colonialismo é uma negar o que traduz relações concretas ter esse ponto de partida é muito importante porque embora a escravidão Colonial tenha se tornando economicamente obsoleta a estrutura da construção racial responsável pela organização de sua visão de
mundo e sua violência se Manteve em tocado então e para além disso esse processo determinou a maneira pela qual o mercado de trabalho capitalista iria ser regular Então fala uma percebeu que a mudança do regime econômico Colonial sem a superação da sua organização ideológica vai determinando a forma como os espaços de trabalho a construção sócio política vão ser organizados ele é claro que a gente já pode afirmar então que a construção dos espaços no interior da relação de trabalho foi determinada por essa racionalização não como uma anomalia senão como a própria forma e pela qual
o mundo do trabalho né vai se estruturando para se organizando então assim todo esse esse preâmbulo serve para ilustrar o alcance da obra fanoniana obra de fanon é caracterizada pelos travas do início metade do século 20 e os escritos políticos eles Então nesse circuito é marcada pelas guerras pelas transformações revolucionárias no interior das colônias e por um debate fervoroso para a compreensão do que estava da escravidão Então antes de mais nada é possível afirmar que na obra de farol se mantém um fio condutor que vai no momento de construção do reconhecimento desse indivíduo quero peles
negras Máscaras Brancas até a ruptura radical que suspende a racialização da vida e dos espaços sociais racializados e busca superar eles através da Revolução dos com e Os Condenados da terra então a gente pode dizer o seguinte que a preocupação Fabiana se debruça na investigação de como os modos de reprodução social do colonialismo mostra que o próprio negro é o produto construído e balizado pelas formas de exploração e organização da vida moderna sob a égide do Capital essa noção faz parte de um tenso debate que organiza Inclusive a construção de um Horizonte crítico e vai
permitir depois de se certificar o significante racial e para que serve mas A grande questão do pensamento de fa não está na demonstração de como essa singularidade esse indivíduo negro racionalizado esse indivíduo colonizado produto de uma superexploração ele constrói sua subjetividade no interior da realidade de marcada por espaços por lugares cabíveis a experiência a vida e traduzida por essa noção de raça que serve a exploração então sendo a noção de raça uma operação de controle e produção sociabilidade que assimétrica a sua força estrutural vai mudar a forma de construção da subjetividade do indivíduo Então os
escritos políticos vem no Esteio da guerra da independência da Argélia a gente fanon aqui entregue de corpo e alma pela luta de libertação argelina praticante de um anti-imperialismo que arraigado na sua crítica né mas que jamais deixou é importante frisar jamais deixou de ser internacionalista E demonstrar como fator Colonial era algo comum a diversos povos do mundo tão em 1960 ofanon inicia os escritos dos Condenados da terra fala sobre fluxo dos escritos políticos sobre fluxo da revolução de energia que ele estava assistindo naquele momento ao mesmo tempo que descobre que estava com leucemia então ele
sabia já que ele não ia sobreviver muito tempo e aí decide se dedicar de maneira integral a escrita vai com café o Sartre Simone de Beauvoir inclusive para lhe pedir o prefácio e morre quase um ano depois em 1962 Argélia obtém sua libertação sua independência e o farol já estava morto mas o seu espírito pairava ali né É como sentido para aquilo que se acabava de concluí é muito interessante né como o Russos ou falou não viu a revolução que incentivou e organizou guardada as devidas proporções Claro mas seus escritos ultrapassaram fronteiras e organizaram lutas
em diversas partes do mundo inclusive no Brasil então ler os escritos políticos do fanon é na verdade um grande privilégio porque a gente tem uma porta aberta para entender não só um processo revolucionário no terceiro mundo acontecendo ali que é isso que eu falo mostra nesses escritos como a gente enxerga nenhum pensamento que vive dentro de todos aqueles que lutam pela Liberdade para não aqui é Implacável Leiam os escritos políticos aí disse que ele sabe o [Música] E aí [Música] E aí E aí [Música]