a convidar você abrir a sua Bíblia na epístola de Paulo aos Colossenses epístola de Paulo aos Colossenses 1 E aí e hoje eu vou começar uma exposição dessa carta e eu espero que Deus me dê a graça de escola inteirinha mas nós vamos fazer numa tacada só nós vamos fazer em partes então eu vou de vez em quando voltar para essa carta e esse por um trechinho dela para que a gente cresça naquilo que essa carta tem de precioso que é o entendimento da pessoa e obra de cristo dentro da história da Redenção Colossenses é
uma das cartas que fala de maneira primorosa sobre quem é o nosso salvador e o que ele fez pela sua igreja então nós vamos falar bastante sobre crescer no conhecimento de Cristo Jesus e hoje eu vou falar só dos primeiros dois versos que tem um pouquinho texto mas é para a gente fazer uma introdução a essa carta Tá bom então epístola de Paulo aos Colossenses capítulo um vão apenas os versos 1 e 2 e diz assim a palavra do senhor Paulo Apóstolo de Cristo Jesus por vontade de Deus eo irmão Timóteo ao Santos e fiéis
irmãos em Corinto que se encontram em Colossos graça e paz a vós outros da parte de Deus nosso pai vamos orar senhor Estamos lendo tua palavra E mais uma vez pedimos o teu espírito nos ilumine Pedimos que ele nos abra os olhos para que contemplemos as maravilhas da tua palavra faz nos encantar novamente o senhor faz Encantados com a pessoa e obra de Jesus Cristo Pedimos que o Senhor nos ajude a crescer no amor na admiração pelo nosso salvador e use essas Exposições para levar tua igreja a crescer no conhecimento dele nós pedimos isto em
nome de Jesus o próprio salvador amém os irmãos aqui a carta de Paulo aos Colossenses é uma carta que trata de alguns problemas é isso era comum em Paulo não é Paulo às vezes escrevia cartas de maneira bastante específica em algumas poucas tipo Romanos Efésios que ele não tá tratando tanto de problemas da igreja mas a maioria das vezes e tá escrevendo para igrejas para tratar de problemas reais e Colossenses é uma dessas cartas em que tem uma situação e real é que envolve a a intervenção do apóstolo Paulo e Paulo vai tratar de alguns
problemas enfrentados pela igreja de Colossos que eu creio que são muito práticos e tem muito a ver com aquilo que a nossa igreja evangélica brasileira tem experimentado então eu quero nessa introdução elencar algumas coisas que nós vemos na igreja evangélica e que Colossenses vai nos ajudar a trabalhar isso primeiro pro o que eu vejo o que é comum entre evangélicos eu chamado sincretismo religioso o sincretismo religioso Isto é quando a nossa fé acaba sendo misturada com conceitos e crendices que não são típicos da nossa fé Isso não é incomum lembra nós temos crentes que adoram
ao Senhor com linguagem evangélica mas com práticas que parecem de cultos religiosos afro-brasileiros por exemplo como você tem objetos de poder você fingir eles eles passam a ter poder isso é ocultismo com linguagem evangélica isso tem dentro de igrejas evangélicas ou quando você tem coisas misturadas com elementos judaicos crenças cristãs misturados com elementos judaicos resgatados para o culto Cristão é Templo de Salomão menorah arca essas coisas todas Levitas tudo isso é linguagem veterotestamentária sendo resgatada para um com a testamentária em que elas não fazem mais sentido mas nós temos isso no meio evangélico nós temos
às vezes mistura de tipos diferentes de misticismo com o tipos diferentes de legalismo por exemplo a gente vai falar que ao longo da exposição de Colossenses de tipos diferentes de legalismo não só o legalismo típico do judeu né de cumprimento da lei a de regras rabínicas mas também a aplicações para legalistas que a gente conhece por exemplo quando eu falo assim de evangélicos legalistas a maioria de nós pensa no típico assembleiano tradicional é de roupas que podem não podem de costumes que podem não podem mais a gente vai descobrir que legaliza os atingem até as
nossas igrejas o e misticismos também inclusive até as nossas igrejas ditas tradicionais nem sempre tem uma identidade muito clara se você tivesse a oportunidade de visitar diferentes igrejas presbiterianas ao redor do Brasil como eu já tive oportunidade de fazer sem perceber que elas são muito diferentes umas das outras é muito diferente não é até a palavra reformado que a gente gosta de usar para nossa fé nem sempre as pessoas entendem a mesma coisa a usar essa palavra tem reformado de um jeito de reformar de outro jeito e todo mundo gosta desse dizer reformado quê que
isso revela que fica difícil hoje em dia você falar o típico evangélico é a senha ou o típico presbiteriano é assim ou tipo não tem mais típico por causa de muito sincretismo sincretismo religioso é um problema então que atinge as nossas igrejas não só a Igreja Evangélica de uma maneira geral mas inclusive as nossas igrejas mais próximas de nós e o sincretismo é um problema que Paulo vai tratar penosamente nessa carta porque todas as vezes que a gente traz ideias que não são saudáveis para junto de ideias que são saudáveis nós anulamos aquilo que há
de saudável toda a mistura polue o que saudável não fica mais saudável entendeu se você não tem uma mistura que purifica Você tem uma mistura que conta mina sincretismo É assim É sempre uma mistura que anula o elemento Cristão dessa mistura se você tem por exemplo Cristo mais alguma coisa Cristo não purificam mais alguma coisa Alguma coisa contra mim na sua fé em Cristo é assim sincretismo é venenoso desse jeito ele estraga as coisas corretas que nós queremos é por isso que a gente precisa ouvir sobre o alerta de Paulo nessa carta sobre a felicidade
do Evangelho a suficiência de Cristo para nossa vida esse é um segundo tópico que eu vejo que é comum nas igrejas evangélicas é a maneira como um Cristo é apresentado de maneira diversificada existem diversos Christus o tio primeiro problema é sincretismo religioso o segundo é que existem diversos Christus pensa comigo como as pessoas falam de Cristo cada um meio que de acordo com os seus gostos e interesses ou ou aspectos de cristos que de Cristo que eles mais admiram por exemplo Cristo que é mestre que a gente tem que aprender tem um Cristo que é
exemplo que a gente precisa seguir tenho que eles tão mais amoroso que não expõe o pecado dos outros tem o Cristo mais rigoroso que não aceita práticas mundanas eu tenho Cristo da justiça social que não deixa que a quer mexer com as igrejas para que ela resolva problemas da nossa nação Eu quero dizer que muitos cristos por aí e eu não estou dizendo que eles estão errados naquilo que eles apresentam de escritura mas certamente o retrato é parcial quando ele é parcial ele é danoso porque se você não querendo mesmo Cristo que eu creio então
nós temos problemas sérios de desconexão mas a igreja evangélica tá repleta de diversos Christus todos contendo algum elemento de verdade mas que não representam bem o Salvador e é por isso que a gente precisa crescer no conhecimento de Cristo não a nossa própria imagem e quando era mais jovem meu pai falou assim filho o problema dos homens é que Deus nos criou à sua imagem e semelhança e a gente infelizmente retribui o favor a criar Deus à nossa imagem e semelhança e o Cristo de muita gente é o Cristo que a gente gosta é aquele
que a gente destaca as áreas que mais chamam a nossa atenção e o Cristo que Paulo vai apresentar para os the Colossus não é o Cristo que a gente gosta ele é feito a imagem do Deus invisível isso vai envolver confrontar alguns erros dos Colossenses 1 de ser um problema que eu vejo presente na igreja evangélica atual e para o qual Colossenses vai ser muito útil é na área de pragmatismo espiritual pragmatismo tem a ver como fazer coisas para dar certo né fazer alguma coisa para que Deus passou uma revolução bom então igrejas que são
tendentes ao pragmatismo estão sempre procurando Qual é a última tendência Qual é a nova moda qual é a estratégia como é que a gente faz o trabalho crescer o pragmatismo ele gosta disso ele vai atrás dos congressos dos livros dos projetos para que igreja dê certo e seja relevante veja no afã de dar certo os meios justificam os fins justificam os meios não é então acaba se adotando aquilo que é negativo no afã de fazer as coisas funcionarem São Paulo letra tá muito disso sabe por quê Porque o ensino que Paulo vai confrontar era um
de pessoas que propunham alternativas de espiritualidade os caminhos em que Cristo não era deixado de lado mas ele era mostrado de uma outra maneira mais atraente mais cativante em que supostamente você vence o pecado melhor mais vezes e você era melhor protegido contra as forças do mal Paulo Então vai bater de frente nessas propostas alternativas de espiritualidade uma das coisas que eu espero que aconteça no nosso estudo de Colossenses é que a gente vai ouvir algo ironicamente novo em nos apropriarmos das bençãos Que a gente já tem e você fala a gente vai falar das
coisas que a gente já tem um Cristo e como nós precisamos beber delas de novo eu e Deus Possivelmente vai nos falar coisas novas quando a gente descobriu que a gente já as tinha mas é que a gente diz pesava a gente as deixava de lado crentes precisam aprender o que significa estar em Cristo uma palavra uma expressão favorita de Paulo que que é estar em Cristo e que tipo de bênçãos envolve estar em Cristo então problemas como esses que eu listei sincretismo religioso diversos Christus pragmatismo espiritual são problemas presentes na igreja evangélica brasileira e
eu creio que Colossenses é uma porção da escritura que nos ajuda bastante a resolver algumas alguns desses desvios a gente vai tratar de outras coisas também de relacionamentos porque essa carta como outras também trata de vida cristã prática dentro de casa no ambiente de trabalho então nós vamos estudar Colossenses devagarzinho e como exploradores não como turistas turista Você sabe né a gente passa rapidinho para um gato um monte de foto lá você foi fui felicidade tal tal tal e tal é mas enquanto tempo três dias por isso é assim turista passa rapidinho pelas coisas e
a gente não vai fazer isso a gente vai fazer que nem explorador Tá bom a gente vai gastar tempo e fala assim igual que interessante isso aqui né agora um pouquinho aqui vamos vamos acampar aqui para a gente entender esse trechinho eu quero que a gente se deleite em aprender as belezas da palavra de Deus em porções às vezes pequenas da escritura inclusive uma das coisas que vocês vão me ouvir falar com bastante frequência porque é um dos temas dominantes da carta é de como Cristo nos basta e não é incomum a gente crê em
Cristo e procurar alternativas em outras coisas e esquecemos que Cristo nos basta Pode ser que a gente busque alívio dos nossos problemas em coisas que não parecem contrárias a Cristo mas certamente são complementares a Cristo e pode ser que a gente busque a a ver a igreja crescer nesse afã a gente faz coisas que não honram a suficiência de Cristo pode ser que a gente a queira aumentar a nossa experiência de realidades espirituais e nisso a gente acaba desonrando a suficiência de Cristo que eu vou tentar mostrar e aprender com vocês é como Paulo nos
ensina muito nessa carta acerca de como Cristo nos basta você entender o contexto Paulo escrevendo uma carta para uma igreja uma das poucas que ele não plantou né ele não contou a igreja de Colossos não é fruto do trabalho direto dele tá ele não conhece essa igreja inclusive o Capítulo dois ele fala assim gostaria muito de conhecer vocês e não tá escrevendo para uma igreja que ele não conhece mas é bem provável que essa igreja tenha nascido como resultado o indireto do trabalho dele quando ele ficou em Éfeso durante três anos em atos e dito
que ele trabalhou em Éfeso mais do que em qualquer outro lugar e Éfeso é meio que a cidade capital da região ali tá então DF é só você consegue atingir outras regiões Colossus ficava pouco mais de 100 km para de é fácil então é bem provável que alguém que tenha sido o fruto do ministério de Paulo em Éfeso tenha plantado essa igreja encostas e Então nesse sentido Paulo não é bem pai espiritual deles ele é um avô espiritual né ele deve ter sido um instrumento que Deus usou para ela levar Possivelmente epafras epafras é um
personagem mencionado aqui algumas vezes dá a impressão de ser o pastor da igreja local e que foi levar notícias para Paulo é com Paulo talvez é palavras tenha sido um desses filhos na fé que Deus usou para plantar a igreja nessa região e ao encontro de Paulo porque porque a igreja tá sendo rodada rodeada assolado por um falso ensino e eu não vou falar dele hoje no decorrer da exposição da carta vocês vão me ouvir falando dele um pouquinho em Domingos diferentes mas havia um falso ensino que era bem sincretismo Como eu disse que Paulo
ia trabalhar essa questão sincretismo e que trazia uma visão equivocada acerca de quem era Cristo Paulo vai então confrontar esse falso ensino com a sua a palavra Então assim entenda que Colosso surge é quando um pastor de igreja local tá tentando alimentar o seu povo e ele se vê perdido em como ajudá-los nesse novo problema ele vai então recorre ao Apóstolo Paulo para que Paulo seja um instrumento de Deus e nos de diretrizes a essa igreja que aparentemente Era Nova tinha nascido há poucos anos então eu quero caminhar com vocês rapidamente sobre algumas frases desses
primo os nossos que nos ensinam que tom Paulo vai dar a essa carta Primeira coisa eu quero chamar atenção de quem eram os destinatarios né Paulo escreve aos santos e fiéis irmãos em Cristo que se encontram em Colossos deixa eu falar uma palavrinha rápida sobre Colossus essa cidade não é grande coisa é uma das cidades mais inexpressivas para os quais Paulo escreveu e tu acha extraordinário sabe porque Paulo que ele para os romanos e mas assim é Roma né cara vão é Roma na época era o centro do império mas todo assim se inscrever para
Éfeso é preciso uma bela cidade mas Colossus o nosso linguajar a gente falou assim lá do interior é pequeninha gera uma cidade que não era mais gloriosa como fora há séculos antes tinha perdido o seu esplendor uma cidade estrategicamente não parecia um bom investimento e no entanto Deus vai falar conosco através de uma carta do apóstolo para uma igreja é numa cidade pouco expressiva no Império Romano Deus vai fazer aquela igreja receber Revelação direta de Deus isso é a maneira de Deus mostrar para gente que as riquezas do Evangelho não escolhe sempre os sábios e
entendidos não é na verdade na maioria das vezes não é assim e eu gosto de aprender isso porque isso faz a gente lembrar de como Deus faz Maravilhas através de gente simples e às vezes muito complicada como você e eu E aí tá coloca um exemplo disso gente simples e muito complicada como você ir o que Deus vai falar poderosamente aí essa igreja e minha oração é que ele fale também com a nossa igreja através dessas palavras tão preciosas mesmo sendo uma igreja simples e a cheio de gente complicada a gente que está balançando com
esse falso ensino como é que Paulo se dirige a eles Olha que bonito Paulo chama de Santos e fiéis Santos e fiéis fiéis irmãos são duas ideias diferentes aqui Santos não significa que eles são gente muito boa de vida cristã não é santo assim no sentido de que quase não é não é assim tá quando Paulo se dirige a igreja se ele chama fala aos santos em Colossos aos santos em Corinto ele tá se referindo ao fato da gente ter sido separado por Deus para a obra Salvadora ele não separou ele nos consagrou como a
gente cantou na na liturgia ele não separou e os instrumentos consagrados do templo no antigo testamento era para apontar para essa ideia de Deus separar em instrumentos para ele instrumentos para ele então Santos significa separados gente que foi tirada do meio deste mundo e colocada no meio no meio do povo de Deus é é a posição deles que os pais Santos não necessariamente o desempenho deles tá os Colossenses a são cheios de Pecado como a gente vai ver aqui Eles também precisam ouvir puxão de orelha mas mesmo assim eles são santos é precioso pensar que
Deus Chame o seu povo tão complicadinho de Santos aos santos Parque das Nações não é mas eles também são chamados de fiéis fiéis irmãos que é isso parece envolver duas coisas Primeiro eles creem eles têm que ser Óbvio né Mas talvez a Paula esteja se referindo ao fato deles serem sinceros no seu apego a Cristo você teve serem firmados em Cristo e e buscarem ser Leais a Cristo é verdade que eles não tão assim supimpas como a gente diria na gíria antiga Eles não tão dos melhores assim eles precisam ser direcionados eles precisam de direção
Mas eles são Leais ao Senhor Eles amam a Jesus amor Jesus então Paulo vai se dirigir a eles como crentes sinceros separados por Deus e fiéis irmãos agora o que ele vai precisar fazer é levá-los a entender como é que eles devem caminhar em conformidade com a identidade que eles têm que é ser uma das áreas que a gente mais luta nós somos Santos mas quando a gente pega a gente não anda em conformidade com que a gente é entendeu a gente ia separado do pecado quando a gente abraça o pecado a gente está se
contradizendo a gente está indo na contramão da nossa própria identidade Paulo vai fazer isso então ele vai redirecionar os a entender melhor a sua identidade e uma das coisas que Paulo vai falar acerca da identidade deles é que eles são irmãos e eles são família Eu sempre gosto de dizer isso quando a gente é família não dá para dizer assim cada um no seu canto quando você entra aqui você é família e família a gente pode meter o bedelho na vida um do outro tem amor tá por favor tem amor mas é verdade isso hoje
em dia as pessoas gostam muito de privacidade não é olha a minha vida você não mexe na minha vida você não fala nada de mim viu na Igreja de Cristo nós somos família Então não é verdade que a gente deixa cada um no seu cantinho é tudo teu cantinho e eu no meu não é boa a teologia agora tá não é nós somos parte de uma família isso significa que Paulo vai puxar orelha deles quando necessário mas vai demonstrar grande amor por essa igreja em Colossos mas o que chamou minha atenção estuda nesse texto de
novo essa semana é que a um grego existe uma construção muito bonita em que a o versículo dois literalmente começaria assim ó em Cristo aos santos e fiéis irmãos em Colossos e em Cristo de um lado em Colossos de outro e é como se Paulo tivesse falando de duas localizações uma espiritual e outra física e eu quero ensinar para gente é que aquela igreja precisa aprender a servir na localização física de acordo com a sua localização espiritual o que eles são em Cristo tem que nortear o que eles são em Colossos e quando você pensa
no seu trabalho na sua família e até na sua igreja o que você faz tem que ser norteado pela posição que você ocupa no reino de Deus você está em Cristo e seu ensinamento importante que ele vai desenvolver aqui ao longo da carta a ideia é que a gente deve a aprender o que significa estar em Cristo para que isso norteiem o nosso serviço nosso testemunho aquilo que nós fazemos onde quer que Deus nos coloque então eles são santos e fiéis irmãos sim mas eles vão aprender que isso é fruto não amor deles por Cristo
mais daquilo que nós temos em Cristo Jesus razão pela qual não são separados por Deus e que nós somos fiéis é por causa daquilo que Cristo fez então a gente vai falar muito Nossa identidade em Cristo e como é que isso transforma a nossa a vida é uma palavra sobre quem está escrevendo o escritor Paulo ele se apresenta como Apóstolo de Cristo Jesus por vontade de Deus eo irmão Timóteo lugar seu primeiro não é a quando ele se apresenta como o apóstolo que é uma apresentação comum ele já mostra que esse apostolado não é ideia
da cabeça dele ninguém se auto-intitula Apóstolo na escritura não existe isso né Apóstolo é dádiva Divina é Deus quem Consegues inclusive o próprio apóstolo Paulo nasceu fora de tempo ele fala em outra carta porque Cristo Jesus foi chamá-lo num outro momento aparecendo a ele de forma é gloriosa mas chamando ele ao apostolado especificamente ao gente US então Paulo não atribui o seu apostolado algum mérito próprio não é quando ele fala assim Apóstolo de Cristo Jesus não pense que ele enche o peito e é assim Aposto que Jesus por Vontade Divina viu gente tá é Deus
que quis e por Vontade Divina isso é muito bonito né porque ele ele entende que ele não eu não tenho posição Rosa por qualquer coisa dele é por Vontade Divina Mas é claro que é uma posição de autoridade uma interessante que ele fala assim Paulo Apóstolo irmão Timóteo entendeu tirar essa e não é uma diferença de valor é uma diferença de autoridade é importante aprender isso quem escreve a carta é primordialmente Paulo mas que coloca o seu com operador junto com ele Talvez Paulo mencione Timóteo Timóteo seja uma espécie de secretário de Paulo final de
quando ele é um aprendiz ele é um pastor jovem tá prendendo com para o tempo todo ele tem recebe Duas cartas do próprio Apóstolo não é então esse mote o acompanha em vários momentos ele não Aprendendo com Paulo então Paulo o inclui na equipe mas o apóstolo Paulo por Vontade Divina ele tem autoridade agora é bom que quando Paulo escreve como autoridade ele tá escrevendo em nome de Jesus quando Paulo fala Cristo falando tem um texto que às vezes as pessoas entendem erroneamente primeira Coríntios 7 Paulo fala assim Fala aqui fala Cristo aqui falou eu
não Cristo dando a impressão de que é que fala não é palavra de Deus não é isso que Paulo está revelando o Paulo tá dizendo que tem que certas partes das suas cartas das suas orientações as igrejas que ele recebeu diretamente de Jesus enquanto em outros momentos ele é iluminado pelo Espírito a entender Qual é a melhor alternativa para aquele problema então quando ele disse falo eu não é assim agora não é palavra de Deus agora palavra de Paula não ele é Apóstolo o que ele fala É autoritativo mas o que é bonito onde o
apóstolo Paulo e a gente vai ver isso na carta é que não é uma autoridade autoritária entendeu ele é servo o Paulo se desdobra em favor da Igreja de Cristo um dos versos mais bonitos da pena do apóstolo é que ele fala que ele com plantas aflições de Cristo A gente vai ver isso logo mais no capítulo 1 a ideia de que ele sofre para que o evangelho chegue até a lugares distantes ele sofre ele padece ele serve a igreja assim como salvador Jesus Cristo era autoridade mas não veio para um por isso de forma
despótica né pelo contrário ele veio servir filho do homem não veio servir e não fala isso várias vezes mesma coisa o apóstolo ele tem autoridade Mas é uma autoridade serva que vai fazer de tudo para que a igreja de Colossos chega à maturidade é isso que ele quer que essa igreja se torne madura é mas só precisa diga assim pastor mas hoje a gente não tem mais Apóstolo como Paulo é verdade mas a gente tem um legado apostólico quando a gente fala das escrituras e a gente Ah entendi como algo que tem que ser passado
inclusive uma das orientações de Paulo para Timóteo que são preciosas é Timóteo encontra homens fiéis e para você transmitir essa palavra para que eles transmitam a outros todas as vezes que alguém prega a palavra aqui desse tipo tem um ensina na escola dominical o que tá acontecendo é um passar do bastão o próximo que vai correr é uma passagem de bastão é a ideia de nós transmitimos a verdade de Deus e a gente vai ver aqui ao longo de Exposições que quando a nossa fé for atacada a gente precisa recorrer à autoridade Profética e Apostólica
das escrituras nós não podemos brincar com a verdade de Deus então quando a sua fé for atacada lembre-se de voltar as escrituras mais deixa eu explicar o que eu quero dizer por fé atacada nem sempre ela é atacada por gente incrédula gente cética gente que diz assim não acredita em Deus não coloca os Na verdade nem linda com esse essa turma ele vida com gente dentro do movimento evangélico e assim que acaba de turbando a verdade bíblica e portanto quando novas soluções para os nossos problemas são apresentados é para os relacionamentos quebrados na igreja para
o crescimento da igreja para o crescimento espiritual Quando essas coisas não são oferecidas a gente precisa proclamar a suficiência da palavra de Deus como é importante a gente falar disso E como eu disse várias vezes a gente vai ouvir aqui alguns puxões de orelha mas eles não são ruins é bom a gente ouvir repreenção do nosso salvador é bom é o nosso pastor quando ele fere a ovelha é por amor da ovelha Então tenha espírito disposto a receber a palavra como sendo do próprio Deus todas as vezes que a verdade foi proclamada diga sim é
palavra de Deus senhor preciso de correção não é por último Paulo escreve aos Colossos e ele faz uma saudação saudação típica de outras cartas parecida com saudações nas cartas gregas escritas em grego né do Império Romano na época de Paulo mas Paulo vai sempre dar um uma uma cara Cristã tudo que ele faz até o tudo bem dele é diferente graça era uma saudação comum né a aquilo que os gregos é falavam uns aos outros mas Paulo vai dar sentido a graça como e os gregos não entendiam e ele traz o conceito hebraico de paz
de Shalom para suas saudações quando ele então celebra com graça e paz ele não tá falando simplesmente um oi tudo bem como é que estão e as palavras dele tem sentido e eu e a gente vai ver que graça e passa os temas trabalhados No resto da carta bom e nós precisamos aprender que Paulo quer dizer que estar em Cristo e participar da Graça de Deus e gozar da sua paz é a graça é o que restaura o nosso relacionamento com Deus e a paz é a Sublime experiência de um relacionamento restaurada não gosto de
falar graça e paz que era saudação Paulina nas cartas ele tá falando de coisas ricas que nós perdemos de vista quando ela se torna um corriqueiras e quando evangélico Saúdo com a paz do Senhor quando a gente fala saúdo-vos com a graça do Senhor Jesus Cristo ou quando a gente fala oi tudo bem como é que estão tudo isso pode ser falado de forma corriqueira sem que a gente tenha interesse em de fato compreender cada palavra mas Paulo ele era Zeloso por cada uma dessas palavras é por isso que eu tô destacando que a sua
saudação na verdade é o alvo da vida que está o que Paulo quer com todas as suas repreensões e exortações ensinamentos ele quer que as pessoas graciosamente usufruam da paz de Cristo né que as pessoas sejam guiadas pela graça de Deus a usufruírem da benção de estar em paz com Deus então a gente vai voltar nisso algumas vezes no estudo dessa carta eu encerro dizendo o seguinte grande propósito do estudo de Colossenses vai ser nós aumentarmos nosso encanto por Cristo Essa vai ser a minha oração semana após semana a nós podemos nos acostumar com certas
coisas e perdemos um encanto duas ele tem gente que é contra rotina achando que rotina é ruim não é verdade que rotina é ruim e quem tem a alegria de viver num bom casamento sabe o que eu vou falar agora a gente não pode renovar o nosso amor nosso carinho nosso encanto pelo nosso cônjuge e quando a gente está em longas amizades pensa em amigos que você tenha muito tempo que são preciosos Você pode ter muito tempo com ele com ela mas continua não é ruim você não pode renovar o seu amor pelo seu amigo
pela sua amiga e isso é verdade de relacionamentos mesma coisa da nossa fé rotina não precisa ser a enfadonha pelo contrário a gente pode fazer isso todo domingo e ainda disser Eu me encanto cada vez mais com o meu Jesus é tão que nós Oremos por isso Nós pensamos ao senhor que a sua graça nos conduza a esse encanto e nós então possamos usufruir da sua paz vamos lá o senhor estamos aqui começando uma exposição de uma carta pequena escrita um lugar pouco significativo no império romano do primeiro século para cristãos com problemas como a
igreja evangélica os tem e ao que tudo indica aos olhos de homens Isso parece uma empreitada sem muito fruto é mas a diferença que esse trecho é palavra do senhor e nós queremos estudar o devagarzinho e saborear cada coisa apreendida nesse trecho das escrituras ensinamos a fazer isso senhor a estudar a tua palavra como exploradores aprendendo detalhes crescendo no conhecimento de Jesus Cristo nós pedimos que tu nos abençoe e nos faça crescer como igreja à medida que aprendemos juntamente com os Colossenses a palavra Apostólica vinda da pena de Paulo mas na mente do nosso senhor
nós Oramos em nome dele Amém Que a graça do Senhor e salvador Jesus Cristo e o amor de Deus o eterno Pai e a paz EA comunhão do Santo Espírito esteja com vocês povo de Deus Santos e fiéis irmãos amém amém e E aí [Música] E aí [Música] E aí E aí [Música] E aí