Contratualismo Moderno | Ferretto

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Professor Ferretto
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fala moçada tudo certo eu sou o Marcondes professor de Filosofia na plataforma do professor ferretto e hoje eu vou conversar com vocês sobre um tema que aparece sempre em Provas tanto nos vestibulares tradicionais como também no Enem esse tema é o contratualismo vem comigo então [Música] bom pessoal um dos temas mais cobrados da história da filosofia é a filosofia política da idade moderna e dentro desse campo dentro dessa área da filosofia política da idade moderna se destacam os pensadores contratualistas E hoje nós veremos os três principais contratualistas da modernidade Vocês estão vendo aí olha só
o Thomas Hobbes o John Locke e também russou como é que nós vamos fazer o nosso estudo então para que vocês entendam bem o pensamento de cada um deles sabendo citar as diferenças porque isso muitas vezes é sim pedido em prova bom vamos começar vendo por que que nós agrupamos eles juntos porque os três são contratualistas então é claro vamos começar pela semelhança da teoria política deles que é justamente a ideia do contratualismo bom Antes de nós explicarmos melhor o que é o contratualismo vamos começar dizendo que todos eles imaginam pedágio um momento anterior a
criação do estado anterior a criação do governo civil esse momento então eles vão chamar de estado de natureza então o Estado de natureza é uma reflexão do que seria o homem fora do estado civil fora da sociedade então para todos eles atenção esse estágio né o estudo desse estágio desse estado de natureza é que vai levar a necessidade da criação do governo civil então quando a gente fala do Estado de natureza para os três o que nós podemos destacar de semelhanças por enquanto semelhanças atenção é justamente olha só a liberdade e a igualdade Então antes
da criação do Estado da instituição de um governo os homens eles vivem em plena Liberdade né ninguém pode dizer a um homem o que fazer porque ele não consentiu em se submeter a qualquer tipo de lei ao mesmo tempo os homens Pelas nossas características nós somos muito iguais nós somos muito próximos tanto em habilidade quanto em força inteligência Claro Alguns são um pouco mais fortes do que outros outros um pouco mais inteligentes do que outros Mas são a diferenças mínimas que nos fazem sim poder postular que os homens eles são iguais nesse momento anterior a
criação do Estado tranquilos bom então falando ainda da semelhanças entre eles a gente pode dizer que os três identificam que a origem do poder está nos indivíduos e qual a importância disso pessoal lembre-se olha só que eles estão vivendo vejam assim nós estamos vendo ali o Hobbes o Loki Russo entre os séculos 16 e 17 não é mesmo então percebam né claro o russou ali já no século 18 então percebam que nós ainda tínhamos aquela ideia do Estado Absolutista onde o monarca muitas vezes era visto como um representante de Deus na Terra naquilo que se
chamava de teoria do direito divino dos Reis Então se acreditava antes Aqui dos contratualistas que os reis governavam por um direito que era concedido por Deus então o poder que vinha de cima para baixo de Deus para o monarca de Deus para o soberano agora esses três aqui estão subvertendo Essa ordem eles dizem não o poder ele se encontra embaixo diluído nos indivíduos e é justamente Olha só o contrato social quando esses indivíduos então fazem um pacto que eles vão criar o estado que eles vão criar um poder civil então o Estado ele é fundado
pelo contrato social esses indivíduos então que detém o poder eles vão se unir e vão Então criar o estado aqui né o governo civil Tranquilo então Veja tudo isso que nós falamos vale para os três acontece que é claro que cada um deles depois vai levar as suas teorias para lugares diferentes né isso vão chegar à conclusões diferentes e é justamente sobre isso que nós vamos começar a falar agora vamos fazer um estudo comparativo entre esses três grandes contratualistas modernos então Começando aqui pela diferença do Estado de natureza mas espera aí professor a gente não
acabou de falar que todos eles têm em comum a existência do Estado de natureza um estado onde os homens são livres e Iguais sim e isso todos eles têm em comum mas outras características desse estado de natureza serão diferentes e eu digo mais para vocês é justamente a maneira com que cada um concebe esse estado de natureza esse momento anterior a criação do governo que vai fazer com que eles então defendam a criação de um estado diferente entre si então cada um deles nós veremos vai defender a criação de um estado diferente do outro justamente
porque eles enxergam homem fora do governo fora da sociedade de maneira diferente embora com aquele núcleo comum onde os homens são iguais e Livres tranquilos vamos começar então pelo Thomas Hobbes não é isso ele que indica né que entende que o estado de natureza é um estado de conflito de guerra entre de todos contra todos ele diz justamente isso olha se os homens são iguais né Tem praticamente forças muito parecidas né É muito difícil que um homem consiga impor a sua força sobre muitos homens porque dois três homens juntos né mesmo mais forte dos homens
acaba né já sendo mais fraco do que dois três homens que se juntam tranquilos Então se os homens têm os mesmos interesses e isso é verdade não é isso os homens têm quais interesses pensando de modo bem básico bem instintivo interesse em parceiros sexuais em terra não é isso para cultivar então sempre alguns interesses que são comuns Os Homens Querem as mesmas coisas e isso vai levar ao conflito e como não existe um governo que vá justamente controlar essa natureza humana os homens Então vão estar aqui num estado de guerra de todos contra todos percebam
então que o Hobbes ele pressupõe uma natureza má então a frase o homem é o lobo do homem é utilizada justamente para mostrar isso o homem é o pior Predador do próprio homem o maior inimigo do homem não é um outro animal não é um lobo um leão mas é o outro homem então nós precisamos achar uma maneira de controlar o outro né justamente para que nós possamos viver em segurança o estado de natureza do Hobbes então é um estado de insegurança e medo perceberam não é que é claro que ele vai defender a saída
desse estado de natureza porque ninguém quer viver embora em liberdade ninguém quer viver com medo da morte violenta o tempo todo Tranquilo então esse é o estado de natureza do Hobbes um estado de conflito e O que é que o John Locke então identifica nesse momento anterior a criação do Estado ele vai dizer para nós que os homens eles já são possuidores desde o nascimento na procissão direitos inatos desde o nascimento então de direitos naturais quais direitos são esses pessoal então três direitos aqui são os mais importantes que o lock identifica é o direito à
Vida o direito à liberdade e o direito à propriedade bom acredito né que o direito à Vida e a liberdade sejam muito simples de nós defendermos A grande questão é Será mesmo que o homem tem direito à propriedade porque nós sabemos que existem correntes políticas que defendem coisas diferentes ou então o John Locke ele vai defender essa ideia de que o homem tem sim direito à propriedade por conta da existência do trabalho então imagine lá que nós temos um pedaço de terra que é comum a princípio não é de ninguém mas um homem vai até
lá então cerca essa terra aráter tudo lá para o cultivo é claro né vai nos dizer agora o John Locke que esse homem que trabalhou a terra ele vai sim ter direito aos frutos do seu trabalho porque agora nós não temos ali mais uma terra em condição natural ali nós tivemos um que um trabalho agregado Justamente por isso então aquele que trabalha ele tem direito sim a manter propriedade acumular propriedade tranquilos então muito importante aqui essa defesa do John Locke que é um jusnaturalista entende que os homens mesmo antes da criação do Estado já são
possuidores então de direitos naturais bom Por que será que agora o Loki vai defender a saída desse estado de natureza porque ele vai dizer o seguinte acontece em conflitos não como queria o Hobbit que o homem estará o tempo todo em conflito Mas acontece em conflitos quando dois homens querem as mesmas coisas e acontece um outro problema alguns homens realmente são maus e de modo geral os homens são péssimos juízes em causa própria todos nós quando vamos julgar alguma coisa que nos interessa tendemos a ser parciais e a defender os nossos interesses então nos diz
o John Locke que no estado de natureza embora nós já tenhamos direitos nós vivemos num estado de insegurança jurídica o fruto o uso desse direito né o uso fruto desse direito é muito difícil de ser gozado porque porque nós não temos juízes parciais nós não temos um estado que vai julgar os conflitos entre os homens tranquilos Então essa ideia aqui do Estado de natureza do John Locke Vamos falar agora do Russell ele que vai então ir para o extremo oposto do Thomas Hobbes na verdade pessoal embora a gente diga normalmente que o rosto defende que
o homem no estado de natureza seja bom né aquela ideia do bom selvagem na verdade na verdade o Russo diz o que que o homem no estado de natureza ele é a moral ele não sem moral porque a moral ainda não foi criada a moral é criada junto com o estado a partir do momento em que nós decidimos no submeter as leis quando nós fazemos as leis Nós criamos uma série de regras de Conduta Aí sim aqueles que não cumprem essas regras são considerados maus aqueles que cumprem são considerados bons mas aqui nesse momento no
estado de natureza os homens ainda não instituíram essas regras Por isso os homens eles não são na verdade nem bons nem maus porque eles nunca concordaram em obedecer lei nenhuma mesmo assim nós podemos considerar que apesar de Tecnicamente ser mais correto dizer que Ele defende então este homem a moral nós podemos sim considerar que o Russo é um defensor do bom selvagem porque ele vai dizer que no estado de natureza a vida humana é uma vida muito solitária os homens passam grande parte do dia sozinhos caçando por exemplo coletando frutos na selva então eles têm
uma vida muito solitária e eles tendem sim a ter compaixão até porque imaginando nesse período muito anterior ainda a instituição do estado é claro que a população era pequena e em regra havia recursos para todos então não havia aqueles conflitos que o Hobbes defendia nos diz Rousseau Então se aparecer na prova de vocês o Russo defendia que o homem no estado de natureza era bom pode colocar que está correto sem problema nenhum tá joia bom sim então o homem já era bom no estado de natureza Por que que ele vai querer sair dessa condição boa
pessoal porque nos diz aqui o Rousseau nós temos com a instituição da propriedade nós temos a corrupção do homem então vamos entender isso um pouco melhor em primeiro lugar o estado de natureza mesmo dele tornando os homens bons faz com que a vida seja muito muito simples os homens eles evoluem de modo muito devagar muito lento o rossono diz a espécie já é velha mas o homem ainda está na infância por que isso porque toda a arte que é criada ela morre com aquele que a criou como nós não temos nenhuma sociedade organizada não temos
né a escrita por exemplo então se eu descobrir aqui uma solução para um problema comum do dia a dia e essa solução que eu descobri vai se perder comigo a partir do momento que eu morrer ou um outro indivíduo que convivam comigo também morrerem pronto essa solução que eu descobri ficou perdida e o homem vai ter que ficar reinventando a mesma solução o tempo todo o que é ir para a escola não é justamente nós aprendermos todo esse saber acumulado da humanidade e isso só é possível pessoal porque nós vivemos em sociedade porque nós temos
a escrita Então todo o conhecimento ele está lá né guardado em livros e hoje também na internet para que nós possamos sempre partir daquele básico que já existe para nós tentarmos desenvolver o conhecimento humano bom nos diz então Russo que a partir do momento que todos os homens são livres é uma condição boa mais que traz os seus problemas né um desses problemas a gente viu é justamente essa lentidão na evolução da espécie Mas além disso a partir do momento que um homem decide né nos diz Rousseau cercar um pedaço de terra e dizer Esse
essa terra é minha quando ele cria a propriedade privada e nos diz o russou os outros homens são burros o suficiente para aceitarem essa situação gera então a corrupção que a propriedade privada e com isso a criação do Estado da sociedade trazem ao homem para o som então o estado que existe hoje claro ele está falando ali na época dele no século 18 era um estado que foi criado para defender os possuidores para defender aqueles que tinham terras aqueles que tinham propriedades daqueles que não tinham então é um estado que não existia para todos mas
existia apenas para uma elite de proprietários especialmente de proprietários de terra então vejam pessoal falamos um pouquinho aqui do Estado de natureza para cada um dos três vamos entender agora a partir dessas condições iniciais que nós vimos qual vai ser o estado que eles vão defender que será criado em cada um dos casos acompanhe comigo agora o contrato social de cada um deles a criação do Estado ou do governo civil O Thomas Hobbes vai dizer para nós que se nós vivíamos no estado de natureza num estado de segurança e medo da morte violenta um estado
de guerra de todos contra todos o homem então vai decidir entregar a sua liberdade em troca de segurança então percebam o homem Ele vai instituir aqui O Leviatã que nada mais é do que o Estado Absolutista então o Hobbes defende a criação de um poder soberano um poder indivisível que pode estar concentrado na mão de um homem só no caso uma monarquia absolutista ou também na mão de uma assembleia desde que não haja divisões aquela Assembleia ela tem que ter um poder absoluto ela tem que ser Soberana tá joia isso significa o quê Isso significa
que aquele que governa seja um homem um indivíduo seja uma assembleia ele deve ter o poder de criar e destruir as leis como ele bem entender isso significa é claro que eles não estarão submetidos às leis Eles não precisam cumprir a lei porque se eles podem mudar a lei o tempo todo basta Então antes deles cometerem um crime basta eles dizerem que aquilo não é mais crime e pronto eles estão Acima da Lei acima do bem e do Mal Então essa é a defesa do Estado Absolutista que nos faz o Thomas Hobbes justamente por conta
daquela característica do Estado de natureza um estado de conflito um estado de medo bom vamos falar agora do John Locke nós vimos então que ele dizia que o homem já tinha direitos naturais mais que ele tinha dificuldade em gozar esses direitos ele vivia em segurança jurídica Qual é o tipo de estado já tá aí a resposta para vocês né Qual é o tipo de estado que é um estado garante que Visa garantir os direitos das pessoas do cidadãos é o estado liberal aquele estado que não quer influenciar demais na vida das pessoas é um estado
mínimo ele tá lá apenas para garantir os nossos direitos naturais então aqui pessoal nós temos Essa Ideia de um estado liberal não é um estado que vai promover educação que vai fazer reforma agrária nada disso é um estado que vai apenas julgar os conflitos entre os homens e que vai deixar os homens então em liberdade para cada um buscar a sua felicidade tá joia Esse é o estado liberal finalmente a gente pode dizer então que o que ele se espelhou na Monarquia Constitucional inglesa para defender o seu estado percebam agora que o rei ele está
submetido às leis o rei ele não pode criar nem desfazer as leis O que é uma Monarquia Constitucional é quando nós temos um rei e nós temos um Parlamento então o Parlamento cria e transforma as leis o rei ele deve aplicar as leis e o rei Deve sim ser julgado se ele desobedecer as leis ele está também submetido a legislação que ele não cria tá joia Essa é então aqui a ideia da Monarquia Constitucional do estado liberal defendido pelo John Locke e finalmente pessoal como nós vimos o Russo então ele identifica que nós já saímos
do Estado de natureza para um Estado corrupto para um estado que está aí apenas para defender uma parcela da população uma elite de proprietários o Rousseau defende então a criação de novo contrato social um contrato que vai justamente promover a igualdade das pessoas e para fazer isso tem que ser um estado que vai ser regido pela vontade geral e não pela vontade de uma elite e atenção não é pela vontade da maioria é a vontade geral a vontade geral é quando cada indivíduo deixa de pensar em si no que é melhor para si e pensa
em primeiro lugar no coletivo algo muito difícil de acontecer é como se nós imaginassemos proprietários rurais votando uma lei que aumente os impostos sobre a terra se eles imaginarem que essa lei pode ser benéfica para o estado ou vice-versa né pessoal também ali que os indústrialistas defendam é o aumento do IPI né do Imposto sobre produtos industrializados porque eles entendem né que o estado vai se beneficiar mesmo que seja prejudicial a ele então perceba a vontade geral é muito mais do que a soma das vontades individuais a gerar o pressupõe que cada um de nós
deixa de pensar nos seus interesses e pense em primeiro lugar no interesse coletivo por isso o estado que o Russell defende esse novo contrato social ele vai e claro fundar uma democracia participativa mais ou menos nos moldes que nós tivemos na Atenas antiga é quando o cidadãos eles iam a praça pública debater os problemas da cidade então os homens eles devem participar diretamente da solução dos problemas da sociedade tá joia pessoal então tá aqui olha só esse é o grande resumo que eu queria trazer para vocês desses três contratualistas aqui modernos e como eu disse
eles aparecem em prova o tempo todo vamos ver então algumas questões recentes que cobraram esses três pensadores acompanha aqui a leitura comigo essa questão de 2022 da Estadual do Ceará apresentando concepção de Contrato ou pacto pelo qual os homens ingressam em sociedade e passam a conviver segundo o mesmo poder civil Lock diz o seguinte então vamos começar aqui numa questão sobre o John Locke se todos os homens são como se tem dito olha só Livres iguais e Independentes né Nós vimos que isso vale para todos no estado de natureza por natureza então isso faz parte
da natureza do homem e não posteriormente né a criação do Estado ninguém pode ser retirado desse estado e se sujeitar ao poder político de outro sem o seu próprio consentimento claro nós só devemos nos submeter as leis que nós consentimos com a criação então todas as vezes no nosso caso que nós vamos lá e elegemos os nossos parlamentares nós estamos elegendo as pessoas que vão criar leis para nós E aí sim essas leis serão legítimas porque nós consentimos com a criação dessas leis a única maneira pela qual alguém se despoja de sua liberdade natural e
se coloca dentro das limitações da sociedade civil é através de acordo com outros homens para se associarem e se unirem em uma comunidade para uma vida confortável segura e pacífica uns com os outros claro né pessoal a criação do Estado a criação do poder civil desfrutando com segurança de suas propriedades e melhor protegidos contra aqueles que não são daquela comunidade aqui um texto né pessoal aqui do John Locke no seu livro O segundo tratado sobre o governo civil tranquilo vamos ver o que a questão nos Pede então na concepção Lock Ana a condição dos homens
anterior ao contrato Ou seja no de natureza Qual é a condição dos homens Olha que questão inteligente e eu considerei bastante difícil então nós temos ali pessoal uma concepção Comunitária e política por natureza Claro que não a política ela vai ser criada artificialmente pelo contrato social por natureza os homens não vivem em comunidade os homens não fazem política política está relacionado a Pólis não é isso a criação de uma sociedade de uma vida comum não no estado de natureza é um estado anterior a criação da sociedade letra B de busca da liberdade ali inexistente erradíssimo
nós vimos uma das características mais importantes e que vale para todos os contratualistas do Estado de natureza é a condição de liberdade então nós não podemos dizer que a liberdade ali é inexistente e que os homens estão buscando essa liberdade não eles são livres no estado de natureza letra c de liberdade e igualdade a sociais olha só que questão inteligente Está correto isso aqui pessoal então nós falamos no estado de natureza os homens têm liberdade e tem igualdade vale para todos inclusive para o loc porque a sociais porque a sociedade ainda não foi criada por
isso que está correto ele não está querendo saber aqui olha só anterior ao contrato anterior a criação do governo se é anterior é anterior a sociedade por isso é uma liberdade e uma igualdade a social quando os homens ainda não vivem em sociedade corretíssimo letra D nos fala olha só de associação civil sem Estado errado não existe ainda a associação civil O que é que vai fundar a associação civil daqui olha só é o contrato social quando os homens então concentem viver em sociedade com sentem se submeter as leis e reduzir aquela liberdade que eles
tinham de natureza tranquilos vamos resolver mais uma questão juntos então então acompanhe comigo essa questão do Enem 2021 Enem PPL Olha só polemizando contra tradicional tese aristotélica que via na sociedade o resultado de um instinto primordial Hobbes sustenta que o gênero humano Diferentemente do animal não existe né desculpem Ele defende que no gênero humano né no gênero humano Diferentemente do animal não existe sociabilidade instintiva entre os indivíduos não existe um amor natural mas somente uma Explosiva mistura de temor e necessidade recíprocos que se não fosse disciplinada pelo Estado originaria uma incontrolável sucessão de violências e
excessos Então olha só o texto pessoal fazendo uma comparação do hobbies com Aristóteles se você já viram a teoria política do Aristóteles o Aristóteles dizia que o homem é um zoom políticon Então vou escrever aqui olha só um zoom políticon que significa o quê um animal político então para o Aristóteles os homens eles vivem em sociedade de maneira natural é da natureza humana a situação de viver em comunidade de viver em sociedade porque o homem é um animal político é claro que o Hobbes não concorda com isso para o Hobbes o homem vai criar o
estado vai viver em comunidade em sociedade por uma necessidade uma necessidade de defender a sua vida porque os outros homens também são maus como ele os outros homens também são movidos por interesses então nós precisamos criar um poder maior esse poder que é O Leviatã é absolutista que vai controlar a natureza amados homens impedindo que os homens vivam num estado de guerra generalizado tá joia Olha só então que a questão nos pedia referente a Constituição da sociedade civil né claro aqui para o Hobbes nós estamos falando do contrato social considere respectivamente o correto posicionamento de
Aristóteles e Hobbes então respectivamente primeiro do Aristóteles que defende que a vida em sociedade é natural e depois o Hobbes que defende que não não é natural é uma criação artificial por necessidade tá joia Então vamos lá letra A diz então que para o Aristóteles né a criação da sociedade civil é um instrumento artificial já tá errado para o Aristóteles a criação do Estado é natural a vida em sociedade é natural para a realização da justiça e forma né e agora para o Hobbes uma forma de legitimação do exercício coerção e da violência né não
é bem isso também para o Hobbes a coerção e a violência serão sim monopólio do Estado né para o Thomas Hobbes mas não é uma forma de legitimar né vai ser legítimo porque os homens vão instituir o estado e vão dar o monopólio da violência ao estado Tá mas não é que o estado primeiro ele coage primeiro ele exerce a violência e depois nós vamos legitimar não ela já começa com legitimidade porque os homens entregam de maneira absoluta o poder ao soberano letra b então primeiro Aristóteles realização das disposições naturais do homem perfeito né as
criação da sociedade civil é uma realização das nossas disposições naturais o homem naturalmente Vivendo em sociedade e agora para o Hobbes um artifício necessário para frear a natureza humana perfeito essa natureza má esse homem que é o Predador do do homem o lobo do homem esse homem ele precisa de um controle Esse controle é fornecido pelo Estado uma criação artificial olha aqui ó artifício criado pelo homem artificialmente portanto letra C nos diz que para o Aristóteles seria o resultado involuntário da ação de cada indivíduo errado né Porque se é natural é voluntário Os Homens Querem
viver em sociedade e para o Hobbes uma anulação dos impulsos originários presentes na natureza humana né não vamos anular esses impulsos nós vamos controlar esses impulsos aqui por meio do estado do Estado então a existência do estado vai controlar esses impulsos e não anular o homem continua entrando em conflito Mas agora ele tem medo de ser preso ele tem medo de ser julgado e condenado letra D nos fala da objetivação dos desejos da maioria não está totalmente certo nem totalmente errado né Se todos os atenção são políticos por natureza não é apenas a maioria que
quer viver em sociedade a criação da sociedade ela é natural para todos e não apenas para a maioria e ainda para o Hobbes né nos diz que seria uma representação construída para possibilitar as relações interpessoais né também não é bem isso a ideia não é possibilitar essas relações mas controlar os homens já tinham relações interpessoais antes da criação do Estado mas eram relações de conflito agora nós precisamos de um controle para que o conflito né não permaneça para que o conflito Então fique controlado e letra e diz que para o Aristóteles seria a realização da
razão e expressão né E no caso do Hobbes a expressão dá vontade dos governados né não tá totalmente errado no caso aqui a do Aristóteles Sem dúvida nenhuma é racional viver em sociedade mas não é o principal motivo tá o principal motivo é porque faz parte da nossa natureza humana e depois dizer aqui que a expressão da vontade dos governados não é bem isso porque eles ainda não eram governados quando eles criaram um estado é aqui uma expressão da vontade de criação do governo por aqueles homens que têm medo do outro que querem sair daquela
condição de guerra de todos contra todos por isso Galerinha olha só a única correta aqui é a letra B como nós falamos tá joia Vamos então agora para mais uma última questão hoje olha ali uma questão da Unesp também de 2021 aquele que ousa empreender a instituição de um povo deve sentir-se com capacidade para por assim dizer mudar a natureza humana transformar cada indivíduo que por si mesmo é um todo perfeito e Solitário em parte de um todo maior do qual de certo modo esse indivíduo recebe a e daí o seu ser alterar a Constituição
do homem para fortificá-la substituir a existência física e independente que todos nós recebemos da natureza por uma resistência parcial e moral em uma palavra é preciso que destitua o homem de suas próprias forças para lhe dar outras das quais não possa fazer uso sem o socorro alheio aqui um texto do Jean já cursou dizendo que que é colocar o homem né tirar o homem do Estado de natureza e colocá-lo na sociedade é uma maneira o que que nós temos aqui de mudar a natureza humana o homem então que era um todo solitário né Vocês viram
aí ele era um todo ele vivia sozinho de modo solitário agora ele vai fazer parte de um todo maior que a sociedade e a sua vontade não vai mais reger aquilo a sua própria vida o que vai reger a vida do homem agora é a vontade geral ele vai se subme a vontade geral porque agora ele é apenas parte daquele estado e não mais um todo completo como ele era no estado de natureza tá joia Então essa é a ideia aqui de mudar a natureza humana Quando o homem sai do Estado de natureza para o
estado civil de acordo com Russo então a questão nos pergunta o seguinte de acordo com a teoria contratualista de Rousseau é necessário superar a natureza humana para Então por que que ele o homem precisa superar a sua própria natureza que é uma natureza completa e solitária porque para assegurar e a integridade do soberano errado né pessoal a criação do Estado não é visando a integridade do soberano como se o estado existisse para proteger o soberano de jeito nenhum é o soberano que existe para proteger o seu cidadãos tá e não o contrário letra b para
conservar as desigualdades sociais erradíssimo pessoal lembre que o Rousseau ele é um defensor de um estado que vá promover a igualdade por isso ele diz esse estado que existe hoje é um estado ruim porque é um estado que procura justamente manter as desigualdades com aqueles que tem propriedade sendo defendidos né pela instituição do governo contra aqueles que não tem isso é uma maneira de nós perpetuarmos essa injustiça social o estado ele deve se submeter à vontade geral a vontade de todos e não apenas de uma pequena Elite letra C para evitar a guerra de todos
contra todos errado quem é que diz então que a criação do Estado deve é para evitar a guerra de todos contra todos é o Hobbes e não o Rousseau letra D para promover a efetivação Olha só da vontade geral perfeito aquela ideia então de que o estado ele deve ser governado pela vontade geral e não pelas vontades individuais corretíssima que a letra D e a letra E ainda nos fala para garantir a preservação da vida isso aqui estaria correto Se nós estivéssemos falando principalmente do John Locke tá joia o lock sim diz para nós que
o estado é criado primordialmente para garantir aqueles nossos direitos naturais a vida a propriedade e a liberdade o Russo não o Russo que era um estado que vai além um estado que seja capaz de proporcionar de promover a igualdade do seu cidadãos por meio então sempre do Governo da vontade geral e de uma democracia participativa onde todos vão ter voz ativa nas decisões do Estado tranquilo pessoal bom eu se vocês não sabem sou o professor de filosofia lá da plataforma do Ferreto lá nós temos um curso completo não só de Filosofia mas de todas as
matérias que caem no Enem nos vestibulares se vocês gostaram dessa aula e quiserem né fazer parte do nosso time será um grande prazer deixa a todos então meu muito obrigado um forte abraço e até a nossa próxima conversa [Música]
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