o fruto do pecado e o livro de Gênesis quase todo mundo conhece bem um dos textos mais divulgados em toda a história humana um texto fundamental para a tradição Judaica tradição Cristã e até mesmo além delas o texto do livro de Gênesis o primeiro livro da Bíblia que fala a respeito do início dos problemas humanos um texto profundo uma narrativa que tem elementos que conversam com a história que conversam com a poesia que conversam com a teologia e nos falam a respeito de algo extraordinário que consegue comunicar ideias importantes para todas as gerações em praticamente
todas as culturas e ali o texto nos fala o seguinte o criador o senhor dissera ao primeiro casal Adão e Eva que eles poderiam comer livremente de qualquer fruto de qualquer árvore que havia no Jardim do Éden esse ambiente primeiro ambiente absolutamente harmônico onde havia sintonia entre Deus e o ser humano bem como os animais bem como as plantas numa relação de Harmonia perfeita E adequada e a única proibição Divina que aparece no texto fala a respeito de que eles não deviam comer o fruto do conhecimento do bem e do mal e a pergunta que
se Levanta até hoje muita gente pensa que fruto é esse será que seria uma Lima da Pérsia já que tá perto daquela região lá será que talvez fosse um pequeno morango ou quem sabe um uma goiaba alguém vai dizer mas o comportamento de Adão foi muito laranja mas não tenho uma laranja aqui Talvez um figo Ki certamente que não ou quem sabe uma mão e talvez você esteja perguntando Mas cadê a maçã eu ouvi dizer que talvez o fruto foi uma maçã Será que foi maçã jaca ou cajá ou coco melancia jabuticaba afinal Saião que
fruta foi essa é interessante que a bíblia Não tem qualquer interesse de detalhar um tipo de fruta ou fruto específico que foi apresentado ali no Jardim do Éden mas talvez a gente poderia imaginar que faz sentido porque tanta gente imagina que essa fruta foi uma maçã de onde veio essa ideia talvez você já viu muitas grav uras ou até mesmo gente falando a respeito da Dita maçã aí do fruto proibido do Jardim do Eden bom você nem pode imaginar talvez até você já tenha ouvido isso mas algumas pessoas no passado entenderam que o fruto do
pecado estava relacionado com a Sexualidade Ou seja a ideia é que os antigos Hebreus viram alguma coisa de difícil s Tonia do ponto de vista emocional e espiritual com a Sexualidade e portanto falaram a respeito desse tipo de Tabu fazendo referência à sexualidade de maneira metafórica usando essa figura de linguagem e a razão muito posterior da escolha da maçã para configurar esse cenário extraordinário que temos no Éden foi exatamente porque a maçã ver melha associada no ambiente helênico com Afrodite com algo ligado ao que genericamente né se fala a respeito do amor e que portanto
a proibição tinha a ver com isso logo se concluiu então que o texto estava falando do Tabu envolvendo a Sexualidade mas meu querido aí que participa aqui comigo minha querida que tá ligada nessa atenção Nada disso faz o mínimo sentido e a pergunta é por quê em primeiro lugar porque quando nós lemos no próprio livro de Gênesis lá no capítulo primeiro no verso 28 Deus mesmo tinha dito ao primeiro casal que eles deveriam crescer e se multiplicar e o próprio Deus criou a Sexualidade foi ele que criou o homem e a mulher e portanto não
haveria nenhum sentido em olhar para essa realidade que faz parte da ordem constitucional de toda a realidade humana e também da própria criação à nossa volta que isso fosse uma coisa essencialmente problemática e maligna então isso traria pra gente um problema muito estranho que é dizer que o próprio Deus teria criado aquilo que essencialmente seria pecaminoso portanto isso não faz o mínimo sentido e quando a gente continua lendo a bíblia passando para os outros textos você vai ali para o livro de Êxodo Levítico números Deuteronômio prossegue pelo antigo testamento chega no novo testamento é muito
claro que a Sexualidade humana é vista de uma maneira absolutamente normal e natural ela não é observada como uma espécie de problema em si os usos indevidos de dela e de qualquer outra coisa que configuram um problema isso é tão claro tão claro eu me lembro uma vez uma pessoa chegou para mim e disse mas Ô saão você que é professor e conhece aí o texto da Bíblia no original Me diga uma coisa que coisa estranha é esse livro do Cântico dos Cânticos esse livro de Cantares de Salomão o famoso shir hashirim que história é
essa Eu tava lendo lá passagens assim românticas acentuadas falando do Amado e da Amada como é que pode ter um livro como esse na Bíblia ora a resposta é muito simples só pode ter um livro desse porque Deus criou a Sexualidade des do começo e abençoou para que ela fosse direcionada para o benefício do ser humano e também num certo sentido glorificar o próprio Deus por isso Faria falta se não tivesse um livro como esse já que isso faz parte da Criação Divina na verdade na verdade a gente Talvez não tenha percebido isso mas essa
ideia ligada a uma postura assim antisexual é algo que não vem da escritura não vem dessa perspectiva Hebraica da realidade mas tem origem outros pensamentos numas ideias de origem platônica ou neoplatônica ou gnos de outro tipo e não vem das escrituras ok a gente entende isso e talvez fique pensando mas afinal de contas se não é maçã e não tem nada a ver com a Sexualidade Que fruto é esse Qual é o sentido desse texto por ele aparece na escritura e mostra-se tão importante para entender uma série de coisas ligadas à Bíblia e à teologia
e algumas pessoas até chegam a pensar bom o fruto não é absolutamente importante nem coisa alguma a questão é que Deus deu uma ordem e as pessoas quando ouvem a ordem Divina devem obedecer e ponto final Então se Deus disse olha não como do fruto Então não queira saber não pergunte não diga nada e você obedeça É apenas um teste para ver se a pessoa obedece ou não afinal de contas antes do pecado Adão e Eva eram completamente inocentes mas a gente deve fazer a seguinte pergunta será que eles seriam inocentes no sentido pleno do
termo será que eles não podiam né Aliás o texto fala né quando a gente lê propriamente no capítulo TR quando nós lemos ai verso 17 lemos o que disse também Deus no verso 6 a gente ouvi falar que é o é o fruto do conhecimento do bem e do Mal Ah bom então Adão e Eva nem entendiam o o que era bem e o que era mal e eles só passaram a entender isso depois de comerem o fruto que é apenas um limite entre a obediência e a desobediência Mas será que é isso mesmo faz
sentido você dar uma ordem para alguém que não tem a mínima condição de separar o que é certo do errado faz sentido para alguém que tá num critério amoral que não tem condição de distinguir nada uma ordem de característica moral e depois responsabilizar a pessoa pela sua escolha Hum fica difícil imaginar assim como se Adão e Eva não tivesse qualquer percepção adequada daquilo que estavam fazendo porque eles tinham o que a gente chama de uma Inocência plena não parece ser o caso o fato de Deus responsabilizaram o primeiro casal por aquilo que aconteceu sugerem que
eles tinham com conção de maneira responsável de dizer sim ou não para a ordem divina e a pergunta é essa ordem Divina é apenas um capricho é apenas assim Deus disse eu vou marcar uma linha aqui vamos ver se o pessoal passa quando a gente olha pro texto com mais atenção a gente vai descobrir que a coisa é mais profunda Observando bem a frase e vendo o que ela diz né no texto original hebraico diz né que eles depois do pecado se tornam yodit tová conhecedores do bem e do mal a frase inclusive vai ser
repetida ironicamente no capítulo 3 verso 22 como que Deus dissesse aí pronto vocês conseguiram o que vocês queriam olhando muito claramente pro texto de Gênesis a gente vai descobrir que essa expressão ela tá juntamente com a frase que diz que eles está avam com isso querendo ser iguais a Deus e aí a gente começa assim a clarear o nosso pensamento Qual é o sentido do fruto proibido sentido do fruto proibido não se trata de ultrapassar uma linha aleatória simplesmente colocada sem qualquer referência maior não tem nada a ver com a discussão de sexualidade humana o
sentido da frase está relacionada com aquilo que a tentação da serpente apresenta para eles quando no dia em que vocês comerem do fruto vocês se tornarão como Deus e aí a gente percebe o âmago do problema que causa todo o desdobramento que tem a ver com o pecado e o cerne da questão fundamental que até hoje interfere na vida humana isso é tão nítido que até o grande filósofo dinamarquês com conhecido o Senor zurin Kirk gard ressaltou um dos aspectos muito interessantes dizendo que um dos problemas mais graves do ser humano é que ele deseja
ser o ser absoluto e como não pode sê-lo ele se desespera de ser assim mesmo então esse desejo que envolve uma ruptura com a realidade porque o ser humano precisa entender que Apesar dele ser especialmente criado por Deus inclusive com uma função importante extraordinária cuidando da criação ele tem os seus limites essa consciência de limitação essa consciência de fragilidade essa percepção do seu lugar no universo é vital para a manutenção da Vida Diante de Deus do próximo da criação para que o ser humano Venha exercer a função que Deus lhe entregou quando o ser humano
rompe com isso e a Aqui nós temos emblematicamente muito claro o que acontece ele deseja ser a última referência do Universo para falar o português Claro quer ser a última bolacha do pacote quer ter a proeminência daí você vê o CNE daquilo que envolve os grandes ditadores os grandes opressores as pessoas que cometeram as coisas mais absurdas na história humana porque se autod deificar e se colocaram numa posição divina e portanto fizeram o que bem entendi movidos pelos piores tipos de sentimentos e atitudes na história e aí então Gênesis chama atenção para o CNE primeiro
e aquilo que se desdobra na história humana que causa toda desgraça do mundo quando o ser humano procura de maneira direta consciente ou inconsciente ser como Deus na verdade essa expressão Hebraica que nós ouvimos falar conhecedor do Bem e o Mal Tecnicamente é chamada de um semitismo o que que é um semitismo é uma figura de linguagem numa língua semítica Como é o hebraico e essa expressão significa um conhecimento de uma extremidade a outra o conhecimento absoluto total que só Deus pode ter Portanto o texto não tá questionando o conhecimento o texto não tá dizendo
que Adão e Eva só passam a ter algum entendimento da realidade depois do que aconteceu como se conhecer em si fosse ruim o texto não tá dizendo que eles ultrapassar uma linha arbitrária da parte de Deus desobedecendo uma ordem que não fazia sentido o texto não tá dizendo de uma saída de absoluta incapacidade de julgar Entre o certo e o errado e muito menos falando qualquer coisa a respeito da sexualidade o foco é é exatamente conhecimento absoluto e ser como Deus e por isso o verso 22 vai falar de maneira irônica aí tá vendo agora
o homem se tornou como um de nós conhecendo o bem e o mal né E claro que a gente não pode imaginar que conhecer o bem e o mal é conhecer como alguns pensam experimentalmente o mal porque Deus se apresenta como alguém que conhece o bem e o mal você vai dizer que Deus conhece experimentando o mal não faz sentido entre entendendo isso aí a gente vê o desdobramento do texto Olha que coisa interessante a gente vê que o ser humano é chamado daquele ser que é considerado imagem e semelhança de Deus e quando a
Bíblia fala sobre essa imagem de Deus significa uma série de coisas o ser humano tem consciência moral o ser humano tem espiritualidade o ser humano tem raciocínio inteligência tem senso estético Ele busca por aquilo que é profundo espiritual tem vários elementos que compõe Essa realidade mas no texto bíblico é interessante que esse elemento de imagem Divina tá relacionado com a responsabilidade de exercer o domínio Divino sobre a terra o que significa isso significa que o ser humano é colocado como um gestor como um responsável pela criação por isso que no Éden você vê tudo em
harmonia quando o ser humano abre um um caminho inadequado e ele rompe com Deus os desdobramentos aparecem ele perde a sua conexão diferenciada com Deus prejudicando sua vida de fé e de espiritualidade de conexão com o criador ele perde a relação com a própria criação né que agora se torna ameaçadora a terra produz ervas daninhas e Espinheiros ele perde a conexão com o próximo a primeira coisa que Adão faz é tentar culpar Eva de tudo que aconteceu eximindo-se da sua responsabilidade e ele perde a conexão consigo mesmo né de modo que eles se escondem de
Deus se ali tentam se ocultar no jardim e dizem que estão com vergonha de si mesmos porque Como disse o próprio Adão Eu me escondi porque eu descobri que eu estava no ou seja ele entra em choque consigo mesmo por causa dessa Harmonia de instabil ade que se manifesta nesse relato tão emblemático extraordinário e completo daquilo que envolve a história do fruto do pecado portanto a gente vai encerrando esse nosso vídeo especial convidando você a aprender aquilo que é fundamental aquilo que envolve uma explicação bem clara Porque como tanta gente busca direção pra sua vida
pra sua fé pra sua espiritualidade se entende um texto de uma maneira prejudicial Imagine só a confusão é total então não se esqueça fique sintonizado aqui paraa boa explicação que é trazida pelo amigo Saião