[Música] como vão meus caros sejam todos bem-vindos vamos dar continuidade a o nosso tema do catecismo tradicional e continuamos ainda neste longo trem que é a Eucaristia né É dos sacramentos como nós vimos de vamos dizer de destaque especial porque contém o seu autor e as graças que são criadas por ele mesmo né então é um Sacramento que existe que que tem que ser analisado e existe de uma maneira muito particular e especial em relação aos outros e por isso precisa de uma análise mais profunda do mesmo né hoje nós vamos analisar o sujeito do
Sacramento ou seja nós né quem é o sujeito do Sacramento Quem é aquele que recebe esse Sacramento de que maneira ele pode receber esse Sacramento é a análise que nós vamos fazer passar a fazer no dia de hoje tá depois nós iremos focar no sacramento como sacrifício né mas antes de nós passarmos a essa outra fase também de extrema importância precisamos entender quem é o sujeito em análise numa análise vamos dizer assim geral o sujeito do Sacramento é qualquer batizado qualquer pessoa batizado para fins de validade do Sacramento pode receber o sacramento no entanto para
fins de licitude para que seja lícito aí já existem alguns pré-requisitos tá então fui batizado em tese qualquer batizado pode receber o sacramento da Eucaristia tá E vai receber válidamente mas a licitude do Sacramento requer algumas considerações então quanto à licitude o que que eu preciso para ser sujeito do Sacramento aristia primeiramente o uso da razão tá eh é necessário que se saiba aquilo que se está comungando né o conhecimento daquilo que é próprio do Sacramento o que você está recebendo ali tem que ficar muito claro e para que isso tenha uma clareza objetiva a
pessoa deve estar no estado na Idade da Razão no estado em que a alma já consegue compr Ender os objetos com a perfeição racional é claro né que essa idade ela vai variar entre 6 e 8 anos de idade a igreja tem uma idade mais ou menos padrão que seria 7 anos né de idade mas isso tem uma variação ficando mais ou menos por esse tempo dependendo muito de cada pessoa mas tendo a razão você já pode então Eh receber a sagrada Eucaristia né No entanto Além da Razão nós precisamos ter também a instrução suficiente
daí a necessidade de fazer a famosa primeira comunhão não é quem quem num ambiente Brasileiro né que num passado não muito remoto já teve boas influências da Igreja Católica não preparou seus filhos para fazer a primeira comunhão e o que que é essa preparação são aulas de catecismo para as crianças para que eles possam no dia em que o padre julgar adequado eles vão receber nosso senhor Jesus Cristo pela primeira vez né Então essa primeira comunhão era quase que parte da vida da sociedade brasileira em tempos em que o Brasil era um país mais dado
ao catolicismo né Então essa a preparação bate direitinho com o que a igreja exige Idade da Razão e instrução adequada Ou seja a criança tem que saber o que que ele está recebendo e lá no fundo da sua alminha ele tem que desejar aquilo o padre Tem que olhar nos olhinhos da Criança e ver que ela quer de fato e o que que ela quer você quer nosso senhor sim quer o nosso senhor Então ela tá preparada para receber tá então esses são os pré-requisitos do sujeito do Sacramento e que de certa forma é bem
abrangente né mas não pode faltar para que além da validade haja também uma licitude tá isso é muito importante da gente entender mas posso ter tudo isso e não ter a quantidade de frutos adequadas daquilo que eu comi ou seja na hora em que eu receber nosso senhor eu preciso ter os frutos daquele Sacramento os frutos do Sacramento nós vimos na aula passada quando nós falamos das Graças que o sacramento nos nos transmite né mas para que eu tenho essas Graças em sua Plenitude eu preciso de predisposições tá não é que e você não vá
ter frutos se não tiver essas predisposições mas não vai ter esses frutos de forma plena né como deveria ter e que predisposições são essas é isso que a gente vai passar a analisar nesse momento né Essas predisposições se dividem em duas predisposições da alma e predisposições do corpo tá A Hierarquia É essa mesmo mas elas têm que ter uma concordância né as predisposições da alma para aqueles que recebem a sagrada Eucaristia elas vão conceder ao indivíduo toda a Plenitude daquilo que ele está comungando daquilo que ele está se alimentando Qual a primeira delas é justamente
o estado de graça não dá para pensar em comar sem Estado de graça o indivíduo é batizado é tem uso da razão tem tem instrução necessária tem mas não está em estado de graça é claro se ele como unga assim ele não vai ter fruto algum pelo contrário ele vai ter um demérito que é um pecado gravíssimo de Sacrilégio tá então o primeira predisposição da alma é estado de graça não se pode comungar estando em Pecado Mortal né isso nós já vimos até em outras situações mas o primeira predisposição é o estado de graça né
E aí nessa hora Acontece uma tentação muito comum a dúvida se está ou ou não em estado de graça não é se todo mundo deve passar por isso imagina né o indivíduo tá lá vai com umar aí você começa a pensar nas coisas que você fez e tem um pensamento ali que eu dei que eu não sei se foi pecado e teve uma palavra que eu disse ali pro meu vizinho que eu não sei se foi realmente algo grave E aí começa aquela dúvida será que Posso comungar então o catecismo vai dizer pra gente o
que que a gente tem que analisar nessa hora né pois bem é engraçado isso primeira coisa você tem que pensar assim o pecado existiu de fato se você não tiver essa resposta de forma decisiva e Total pairar uma dúvida você pode comar agora se você tiver a resposta pronta não de fato eu pequei eu fiz então não pode é simples então no decorrer da história da igreja parte dos teólogos tentaram dizer ah não se tiver alguma sombra de dúvida não comunga né mas a maioria deles tendeu para o seguinte não tem uma dúvida que você
não tem como estabelecer que de fato aconteceu pode comungar tá outra coisa também outra dúvida que paraa sobre nós é quanto a gravidade Às vezes o indivíduo fala assim olha eu cometi um negócio sim mas eu não tenho certeza se foi uma coisa grave pode ter sido um pecado venial aliás eu acho que foi um pecado venial Então se é pecado venial você pode comungar quando Pirá essas dúvidas onde não se pode estabelecer de ouve o pecado pode comungar tá A igreja durante os séculos vai tender para isso porque quando o pecado realmente é cometido
deliberadamente escolh a gente sabe que cometeu tá o pecado deliberado é aquele que que é colocado diante de nós e nós temos a opção de aceitar ou não e nós deliberadamente aceitamos Ah eu vou fazer então isso é o pecado deliberado isso é o pecado mortal né Então essas dúvidas enfadas pode ser até uma tentação para vocês não comungarem tá porque essas tentações pairam sobre a nossa cabeça de uma forma assim comum né E às vezes até repetitiva quer ver uma coisa que acontece também muito com as pessoas que vão comungar você tá preparado para
comungar você fez a sua a sua eh fez a sua a sua sua sua preparação espiritual tudo direitinho e aí quando você tá lá quase chegando na mesa de comunhão ih mas teve um negócio aqui que eu me lembrei que eu acho que foi que não deu que eu pequei E aí e essa hora é curioso a igreja diz o seguinte se você tá prestes a comungar na igreja e lembra-se que teve um fato da sua vida que pode ter sido um pecado para não causar escândalo você deve comungar porque se você sair da fila
vai ser escandaloso Olha que curioso por escandaloso porque você vai se expor para todo mundo como que alguma coisa aconteceu ali no meio do caminho de Não não é escandaloso porque se expõe a um escândalo público né assim por que que rapaz saiu da fila então para evitar isso comung tá então qualquer tipo de de situação assim que causa um certo escândalo ele deve ser evitado na missa depois a gente vai ver isso um pouquinho mais para frente que existem até certos tipos de pessoas que em determinadas situações não podem comungar em público elas podem
comungar mas tem que comungar separadamente nós vamos ver Em que casos tá então é só um alerta que se faz quanto às disposições da Alma que muitas vezes a gente vai se achar indigno de receber mas cuidado porque isso pode ser um pouco de sombra do jansenismo Já já nós vamos entender o que que foi essa situação tá a outra predisposição da alma é justamente a fé viva naquilo que você vai comungar tá não acredito na presença real de Nosso Senhor Jesus Cristo eu tenho dúvidas sérias quanto a isso não comungue tá isso tudo ó
no campo privado né não comungue você tem que ter fé viva naquilo que você vai vai comungar que você vai realizar né uma humildade profunda que que consiste essa humildade é lembrar que você tá recebendo em você sem merecimento o autor do céu o criador do céu e da terra o criador de todas as coisas a Santíssima Trindade você tá recebendo aquilo dali então não pode ter outra disposição na sua alma que não seja humildade de Olha eu não sou digno disso Inclusive a preparação PR comunhão onde o padre fala né mame né você não
pode você não sou digno de receber mas por motivo de vossa Misericórdia de vossas Graças eu vou poder receber Isso é uma humildade isso é esse espírito de humildade não pode faltar na vida do católico na hora de comungar o desejo ardente tem que desejar nosso senhor né tem que querer nosso senhor tudo isso disposições da alma tá tem que desejar nosso senhor tem que querer que ele venha até nós para conseguir as graças né essa vontade esse desejo de comungar ele precisa estar presente também como predisposição da alma e é claro né dentro da
medida do possível uma um entranhado amor a nosso Senhor Jesus Cristo é claro que às vezes as nossas limitações fazem com que esse amor ele fique itado né E às vezes ele vai crescendo em nós conforme nós vamos nos desenvolvendo na vida espiritual mas tem que ter esse amor a nosso Senhor esse amor entranhado né Essa porque naquele momento em que nosso senhor vier até você vai haver uma união íntima entre Deus e a alma né É quase como se fosse um casamento né da Alma com Deus naquele momento Então tem que haver esse amor
entranhado essas são as disposições da Alma tudo isso interiormente tem que estar presente na hora da Nossa Comunhão porque nós somos é claro eh nós recebemos uma graça né nosso senhor quis que nós recebêssemos essa graça e a gente tem que aproveitar isso no máximo possível dos frutos que isso pode nos conceder tá Então essas são as disposições da Alma né Eh estado de graça não se deixar levar por esses escrúpulos de Pecado analisar eu pequei mortalmente não vou comungar se Ah mas eu acho eu não tenho certeza não aí não aí deixa os pensamentos
de lado né fé Viva amor entranhado a nosso Senhor humildade isso deve nos mover sempre em relação à comu agora assim como nós somos Corpo e Alma as predisposições da Alma devem estar Unidas também as predisposições do corpo e quais são as predisposições do corpo são duas só é o jejum e a decência tá parece simples né jejum e a dência né como é o jejum Eucarístico aí a gente vai ter que remontar um pouquinho a história né porque lá até o no primeiro século os senhores sabem que existia o famoso Ágape antes da celebração
eucarística que que era esse Ágape os cristãos se juntavam faziam uma grande refeição de entre eles e imediatamente se tinha a celebração da Eucaristia e da missa logo o preceito do jejum que nós vamos analisar agora não é instituído por Nosso Senhor é instituído pela igreja e nós vamos entender por tá nosso senhor não instituiu jejum ele pelo contrário ele não fala sobre isso e os primeiros cristãos eles faziam esse Ágape antes da Eucaristia eram coisas separadas Tá eu já vi gente dizendo que era a mesma coisa não era o Ágape era er um um
ritual realizado antes da da comunhão e depois é que vinha a comunhão propriamente dita tá foi abolido no século I por força de São Paulo mesmo por quê Porque aconteceu o seguinte entre os convivas da do Ágape tinham os que tinham muito dinheiro os ricos né E os que não tinham nada então o ideal era juntar os que tinham ali auxiliando os que tinham menos com o tempo começou-se uma prática de tirar o pessoal mais pobre e só o pessoal mais rico que fazia o Ágape e os outros não comiam nada entendeu é ficavam ali
São Paulo já começou a batendo nailo ali com força né dizendo NS são absurdo Vocês não tem o que comer em casa não tal não sei o qu São Paulo fala isso n na epístola né E aí a igreja entendeu o seguinte não a igreja Vamos abolir essa prática pelo contrário vamos exigir o jejum a preparação para a comunhão tá então já no século I essa prática de comer antes da Eucaristia foi abolida por autoridade da Igreja a igreja entendeu que não não dava para ser assim E aí foi instituído então o jejum que Aria
quando meia-noite antes da missa do dia seguinte isso na antiguidade tá o jejum Então vai durar toda a antiguidade deu meia-noite eu vou à missa amanhã sábado eu só poderia comer até no máximo sábado 11:59 bateu a primeira badalada da meia-noite começou o jejum preparatório para a comunhão no dia seguinte tá porque é claro as missas eram na sua maioria com exceção da Missa do Galo e da missa do sábado santo as missas eram todas feitas de manhã né Por uma questão lógica de iluminação né porque não tinha luz elétrica nada disso então maioria esmagadora
das missas com algumas exceções era feita de manhã então você começava o jejum à meia-noite no dia seguinte emj um de a partir daquele dia né E só poderia comungar só poderia comer novamente depois da comunhão Esse foi o jejum da igreja durante séculos em 1953 Pio 12 vai mudar a regra do jejum tá ele vai passar o jejum para 3 horas antes da comunhão 3 horas antes da comunhão por quê eh sabe-se né Por uma análise da fisiologia humana que depois que você se alimenta de alguma coisa 3 horas depois praticamente já não tem
quase mais nada do alimento ou se tiver já é o alimento preparando-se para se eh assimilar Ao corpo e ser eliminado então trê horas seria uma hora cabível de guarda do jejum para a comunhão e líquidos seriam uma hora tá uma hora antes da comunhão você abriria até uma hora antes você poderia tomar líquidos né claro claro água né ou líquidos não alcoólicos Se o líquido fosse alcoólico tinha que ser 3 horas antes tá mas líquidos comuns até uma hora pios estabeleceu isso só que P estabeleceu isso em 1953 dizendo olha guardem um jejum de
três horas mas se possível Mantenha o costume antigo se possível não era mais obrigatório tá então a partir de 1953 vem o jejum de 3 horas estabelecidos pela igreja né hoje a gente sabe que houve uma mudança né Parece que é para uma hora né Ah uma hora o alimento tá ainda no estômago da pessoa né vamos dizer assim se você comeu alguma coisa uma hora significa o quê que você na porta da igreja ainda tá comendo não é verdade porque se você entra na missa até a hora da comunhão já é quase uma hora
não é isso então abre um precedente que acaba né deixando assim a pessoa com uma liberdade de comer na porta da igreja vamos dizer assim é claro que ninguém vai fazer isso né Mas abre Esse precedente é abre abre esse precedente né de de que as pessoas possam fazer isso então como a igreja entendeu que o melhor seria guardar o jejum guardemos as 3 horas porque nós temos a certeza de que não tem mais nada ali nós vamos receber nosso senhor é claro né que não é um preceito vindo de nosso senhor foi a igreja
que entendeu que seria melhor assim e ela tem autoridade para isso tá então é o uma das disposições do corpo né a outra disposição do corpo é a decência para comungar né E quando a gente fala de decência nos tempos de hoje a gente tem que voltar Nossa porque o autor da os autores em geral que tratam desse assunto com seriedade eles exigiam uma decência de outros tempos eu li um autor que ele fala assim eh o as senhoras Quando forem eh comungar tirem as [Risadas] luvas aqui US luva eh na verdade a decência hoje
é o quê você usar uma roupa condigna com a casa de Deus isso não é só pras mulheres não pros homens também né nunca usem né camisas de futebol de time de futebol isso não é condizente com com com com a com a liturgia com a com a com a missa né procur investido de forma digna precisa também vestido como se fosse para um casamento né mas uma roupa digna da da de você poder comungar né o As mulheres podem ter a cabeça coberta dentro da igreja homens jamais se o homem gosta de usar chapéu
pode usar chapéu passou da porta da igreja tira o chapéu aliás essa regra é para qualquer lugar fechado tá não se usa homem não usa chapéu em lugar fech fechado Isso é uma regra Universal né mulher não a mulher uso do véu ou pode usar chapéu pode usar lenço né mas o homem não o homem então tem que ter essa cond digid né estar vestido procurar usar uma roupa digna Então são as disposições do corpo tá que não é nada muito difícil né né com o jejum de 3 horas de de de de Pio 12
é ficou não ficou tão difícil assim né a igreja até entendeu que se isso seria maleável é claro que que pi 12 ele ele faz essas modificações por conta da Guerra né das necessidades da guerra tá porque imagina você exigir jejum de meia-noite pros soldados na guerra e daqui a pouco ele acabou transferindo isso para toda a igreja em 1953 tá essas estão são as disposições que nós temos que ter antes de receber a sagrada comunhão pois bem Podemos receber a sagrada comunhão estamos preparados obedecemos todos os requisitos aí vem a pergunta quantas vezes podemos
comungar podemos ou devemos comungar todos os dias e a nós vamos ter que voltar um pouquinho naa igreja para entender o andamento o desenvolvimento dessa comunhão né a chamada comunhão frequente devo fazer isso como fazer isso né bom a história é a seguinte entre o século i e o século V era comum a comunhão frequente tá as pessoas praticamente comungavam todos os dias né Eh nosso senhor quando institui o sacramento ele faz uma menção ao pão que nos alimenta Olha o pão pro corpo tem que ser tomado todos os dias o pão da alma também
pode ser tomado todos os dias né então não existe nenhuma proibição de na parte de nosso senhor de que o sacramento só poderia ser tomado é de tempos em tempos não poderia se com umar todos os dias então ent até o século V a comunhão frequente era usual depois do século V isso foi diminuindo né as comunhões foram Ficando menos frequentes as pessoas passaram a comungar duas vezes por semana uma vez por semana no século 9 já tinha gente que ficava meses sem comungar não a o por causa de uma certa um certo descuido da
vida uma certa decadência a comunhão acabou tornando uma coisa assim muito rara de vez em quando e é claro as pessoas deixaram de receber os frutos e as graças do Sacramento por conta disso e a gente sabe que entre o século vi e o século 9 foi um período difícil né quando começa a restauração medieval principalmente ali em torno do século X 12 e a gente começa a chegar a São Tomás e a São Boaventura São Tomás e São Boaventura já serão os dois grandes bastiões da comunhão frequente eles vão defender todos dois a comunhão
frequente isso Começou a voltar a ser uma prática só que no meio do caminho tinha o jansenismo aí agora que a gente vai falar um pouco do jansenismo né quando o jansenismo surgiu o jansenismo é foi condenado pela igreja tá nós vamos ver quando século X Ele é anterior mas no século 1 a igreja faz as condenações ao jansenismo é uma espécie de heresia que tornava as condições da e do corpo tão duras tão difíceis que dificilmente alguém tinha condição de comungar E aí muita gente piedosa bem intencionada católica começou a abandonar a comunhão porque
as predisposições requeridas de perfeição para um jansenista eram Tais que praticamente você jamais comungar na sua vida né E aí né a igreja vai começar um combate Contra isso e vai condenar o jansenismo e primeiro em 1679 o Papa Inocêncio 11 vai lançar a primeira grande condenação do jansenismo né Ele vai tentar dizer Olha tudo bem a gente tem que ter uma disposição da do corpo para comungar mas olha só da maneira como tá sendo feito não é possível tá logo em seguida o sucessor dele Alexandre vi em 1600 um ano depois 1690 vai lançar
nova condenação contra o jansenismo E aí os católicos vão Opa a igreja condenou esse tipo de prática mas as duas condenações que inclusive os senhores podem achar nos documentos dos Papas né que tem aqui é só procurar lá o papa o nome dos Papas vocês vão achar a bula de condenação do jansenismo apesar de haver a condenação a prática caiu no gosto dos católicos e os católicos se achavam muito perfeitos evitando a comunhão vamos evitar não não não sou digno e começou né Santo Afonso né que é o grande Doutor moral da igreja ele tentou
resolver a situação né como é que ele tentou resolver a situação ele tentou dar um equilíbrio a isso né só que o próprio equilíbrio que Santo Afonso vai dar à Vida moral da igreja ainda vai ser um pouco influenciada pelo jansenismo né ele vai inclusive Santo Afonso nas suas regras que é o que predominou daí paraa frente paraa orientação dos católicos é que por exemplo quem é que poderia comungar todos os dias por exemplo de segunda a segunda ou três quatro vezes por semana quem é que poderia comungar somente aqueles que não cometessem pecados Mortais
frequentes né você tem que ter tem que ser assim Você cometeu um pecado mortal eh num num momento da sua vida você para poder com umar você vai ter que esperar ali anos da sua vida ó você não cometeu mais nenhum pecado mortal não agora então você pode comungar Era duro ainda era duro ainda E olha que isso já está amenizado hein você imagina na Mente jansenista Não mesmo pecado mas pecado diversos diversos é diversos você tinha que ser só não poderia cometer pecados assim porque não não poderia você você ia comungar quando você podia
comungar a Ah claro né a regra da igreja ao menos uma vez ao ano pela Páscoa né claro isso aí para você inclusive ser católico você tem que tem que cumprir esse mínimo né ao menos né igreja ao menos pela Páscoa da Ressurreição você tem que comungar né E você comungava lá sei lá uma vez por semana uma vez por mês mas para comungar todos os dias todos os dias exigia-se uma preparação muito dura claro que as pessoas se guam e Santo Afonso quis justamente eh dar uma solução para problema do jansenismo né mas ainda
eram requisitos muito pesados quem vai mudar esses requisitos é São Pio X São Pio X vai fazer uma análise disso falar assim olha não isso aqui tá afastando o mundo católico da comunhão muito tempo depois muito tempo 1905 Olha aí em 1905 São Pio X através dos decretos sobre a comunhão ele vai retirar as essas regras que é que for que que eram seguidas a partir dos ensinamentos de Santo Afonso e ele vai dizer não não para comungar basta duas coisas estado de graça e piedade piedade interior tendo isso pode-se deve-se comungar máximo que você
puder é claro sempre uma vez por dia né Você pode comungar duas vezes por dia mas todos os dias pelo menos você pode comungar uma vez todos os dias e se puder fazer isso não é obrigatório se puder fazer isso melhor porque você vai est recebendo as graças do Sacramento diariamente o p ele comunga mais de uma Ah o padre sim o padre comunga que o o a a pessoa não poderia comar mais uma vez com porque a comunhão do padre é parte do Sacramento que ele realiza exatamente então ele exatamente então ele tem a
obrigação de comungar né ele pode comungar várias vezes quantas missas ele Celebrar ele vai comungar nós não nós não somos sacerdotes né então no nosso caso a gente pode comungar somente uma vez por dia só uma vez por dia já é o suficiente né não pode comungar mais do que uma vez por dia tá O sacerdote não sacerdote é um caso sempre à parte né ou é uma recomendação não é proibido é proibido é proibido Não pode Não mesmo que diferente como ég diferente hum missas diferentes ah missas difer não mas assim é o dia
né Por você assistiu uma missa num dia no outro dia você já pode comungar de novo sábado de manhã é uma liturgia já trat é não mas não é vale pro dia vale pro dia vale pro dia você comungou naquele dia não se comunga mais né eh Há um há casos especiais mas eh mas eh eu preciso ter certeza se isso não também não foi mudado né mas o fato é que uma comunhão diária se a gente nós conseguirmos com umar todos os dias já é uma coisa muito boa né maravilhosa né Nem todo mundo
consegue né Tem gente que só consegue comungar mesmo aos domingos né trabalho não tem como né mas São Pio X Ele vai a partir de 1905 diminuir essa influência jansenista sobre a as práticas católicas e abrir um pouco essa possibilidade porque se o indivíduo tá em estado de graça e tem um uma uma piedade e viva no coração por que que ele não pode comungar né então São Pio X vai ser o Papa da comunhão frequente assim como o papa das crianças né como ele da comunhão das crianças como ele é conhecido né inclusive esquecem
que ele foi o o papa que também foi o Bastião antim Modernista né ele que vai condenar o modernismo de forma total né contra as novidades que estavam vindo mas ele também foi aquele que procurou eh aumentar a comunhão das pessoas desenvolver a comunhão das pessoas o máximo possível na sua vida enquanto Papa né Então a partir de 1905 a comunhão frequente ficou comum e eu vou dizer pros senhores houve um Florescer do catolicismo nós pegarmos o Brasil por exemplo né o Brasil e hoje nós temamos uma decadência profunda tanto de civilização como de catolicismo
né a crise que graça na igreja nos dias de hoje é terrível né Mas entre o período em que a gente sabe que muita gente se ufana por exemplo da figura do Império Brasileiro de fato Dom Pedro foi um grande governador do Brasil mas o tempo em que a igreja esteve unida com o estado no Brasil a igreja foi muito prejudicada né porque por causa da das consequências do padroado Régio do fato do Estado controlar o papel da igreja a gente vê por exemplo é só lembrar da questão religiosa Dom Vital e Dom Macedo vocês
vê que o Dom Pedro ele teve uma atitude ali que desagradou muitos católicos né quando veio a república apesar de ser uma república Maçônica apesar de ser uma república positivista apesar de ser uma república materialista né a igreja pode caminhar sozinha e ela meio que respirou agora vamos então no início do século até ali Getúlio Vargas até a década de 40 até a década de 50 nós tivemos um Florescer católico no Brasil muito grande e muita gente vê nisso as graças da comunhão vindo nas graças da comunhão frequente os católicos começaram a dar um grande
valor à comunhão frequente E com isso as graças as virtudes a vida na sociedade foi se desenvolvendo e o catolicismo foi meio que renascendo daquele tempo de pombalismo daquele tempo de regalismo e começaram a aparecer no Brasil escolas católicas Conventos eh entidad de Formação católica tudo foi surgindo ali né a igreja foi renascendo até a década de 50 só que aí no meio do caminho vem teologia da libertação modernismo e uma série de coisas que aconteceram Mas é isso a gente só vai estudar no último ano do catecismo senão eu vou adiantar o tema né
mas foi justamente ali quando São Pio X fez Florescer o amor pela Sagrada Eucaristia pela comunhão frequente tá claro que a obrigação é comungar ao menos uma vez pela Páscoa da Ressurreição Essa é obrigação mas quando a igreja fala ao menos ela quer dizer olha esse é o mínimo né o mínimo se você puder fazer um pouco mais é bom né E se você puder comungar todos os dias for possível não é obrigatório Mas se for possível comungue todos os dias isso vai fortalecer tudo na vida Todas aquelas Graças que nós vimos na última aula
serão todas despertadas E elevadas durante essas comunhões frequentes tá pois bem aí vem então a comunhão espiritual o que que é comunhão espiritual é todo o desejo toda a vontade de realizar a comunhão sem realizar às vezes você não tem como vamos supor um exemplo 3 horas de jejum não foi possível fazer você acabou de comer alguma coisa e não vou poder comungar não é nem por pecado mortal que você se alimentou você faz a comunhão espiritual né que que consiste essa comunhão espiritual né já que a gente Naquele dia não vai poder comungar façamos
a comunhão espiritual isso era tão legal que eh Há Décadas atrás todo livrinho de Piedade tinha as oraçõe zinhas próprias para quem vai fazer a comunhão espiritual a gente vai ver qual é aqui essas oraçõe zinhas então quer dizer já se partia do pressuposto que se isso acontecesse a pessoa tinha ali as oraçõe zinhas próprias para seguir a a fazer a comunhão espiritual já que não vai ser possível comungar naquele dia que façamos a a comunhão espiritual então a comunhão espiritual ela é composta de três atos fundamentais tá não é só questão assim ah um
desejo Claro mas tem que ter contido na alma de quem vai fazer a comunhão espitual três coisas primeiro o que no outro também tem um ato de fé naena real se vocês pegarem aqueles livrinhos antigos você vai vai achar sempre essa oraçãozinha ato de fé para que que servia aquele ato de fé ali é para você rezar para fazer a comunhão espiritual né é a primeira predisposição o ato de fé o segundo é a recordação na alma dos benefícios que Deus nosso senhor nos constituiu dando esse Sacramento Então você tem que lembrar agradecer a Deus
Olha eu não sou merecedor disso mas o senhor concede para mim essas maravilhas é uma é uma recordação das Graças espirituais contidas vindas de nosso Senhor e por fim você tem que unir um ato de caridade com a vontade de receber no livrinho já tem o ato de caridade lá você lê e no ato de caridade já predispõe a vontade de receber nosso senhor sem poder receber quando você faz isso interiormente quando está acontecendo a comunhão você comunga espiritualmente você não recebe o sacramento mas recebe Claro de forma menor as graças do Sacramento Olha que
legal até nessa hora quando alguma coisa nos impede de comungar é claro né que não seja pecado mortal né porque o pecado mortal nos impede de graças sacramentais tá a gente tem que procurar o confessionário para recuperar a graça e poder voltar a comungar agora a comunhão espiritual unindo isso você e nesse dia olha eu eu acabei de fazer um lanche ali com um amigo meu infelizmente não vou poder comungar ou então uma missa isso assim as missas diárias né eu eu fui pro meu trabalho não tem condições tive que tomar café da manhã então
vou fazer uma comunhão espiritual então nesses casos a comunhão espiritual concede Graças menores é claro que a comunhão eucarística né mas ela também pode te conceder Graças por conta disso por essa disposição de querer receber nosso senhor eu fiquei devendo aos senhores também falar sobre as pessoas que devem comungar de forma particular né Eh eh por exemplo pessoas com deformidade física muito muito latentes assim devem comungar de forma reservada tá igreja pede que pra pessoa não ficar se expondo né mas eu digo assim coisas muito graves por exemplo né Vamos pegar um exemplo histórico aí
o homem elefante né não é porque um seod da que ele for comungar ele vai ter que expor a deformidade dele em público então a igreja vai dar comunhão para ele de uma forma reservada outro caso também é um monge ou um religioso ou ou alguém que esteja com uma doença contagiosa né ela vai receber a comunhão ali de uma forma é separada dos outros não tem o menor problema tá e a igreja sempre tratou isso não por por repúdio a coisa mas para é devido ao cuidado que se tem que ter na hora da
celebração e para não expor a pessoa a certas coisas caso da pessoa por ex chega na igreja tem alguém lá que não comunga nunca a pessoa tem algum impedimento mas existem tantas situações de impedimento que você não vai saber qual é qual é qual é o impedimento e a gente tem que ter né a a discrição de não perguntar também né porque os curiosos né Por senhor não comunga nunca pergun isso pelo amor de Deus porque assim coitado Às vezes a pessoa tem um problema que não vai poder falar né Deixa quieto né Deixa Se
ele não comunga ele sabe o que ele tá fazendo né Deixa que o padre resolve essa situação né então a igreja procura resguardar as pessoas desse desses certos escândalos públicos assim para que toda a o momento da comunhão e da missa seja um momento de de de amor e santidade e e proximidade dos fiéis na caridade e que todos recebam o máximo possível as graças daquela daqueles acontecimentos Tá certo quém Quer perguntar alguma coisa senão podemos encerrar por aqui vamos fazer uma oração pra gente terminar nosso auxílio está no nome do senhor pai do filho
e do Espírito Santo amém Muito obrigado e até semana que vem semana que vem a gente consegue [Música] [Música]