e aí gente tudo bem sejam bem vindos a mais um vídeo aqui do parabólica depois de muito tempo começando a nossa série como eu já havia falado pra vocês um vídeo anterior aí sobre história antiga e iniciando a nossa aula hoje sobre mesmo por tânia ou sociedades do antigo oriente próximo ou da baixa mesmo por tânia ou a mesopotâmia como vocês quiserem chamar a gente vai dividir-se esse conteúdo de mesopotâmia e provavelmente em 23 vezes acho que em dois pra não ficar muito grande para a edição pra não desgaste muito grande pra vocês hoje a
gente vai falar um pouquinho sobre formação da mesopotâmia é a sociedade um pouquinho de sociedade cultura política né economia no outro vídeo a gente vai focar mais em cultura né gente vai focar mais em cotidiano em pouco mais de estrutura tá bom então começando aí falando da mesopotâmia eu quero que vocês entendam que é primeiro a gente tem que saber do contexto geográfico da mesopotâmia mesopotâmia ela está localizado num lugar numa região que a gente vai definir aí como hoje a gente chama de oriente médio tá então mesopotâmia está na ásia e não na áfrica
oriente médio é a zte isso é muito importantes devem estar vendo já no mapa e é uma região então é no oriente médio que a gente também pode chamar de azia é menor porque é um pedacinho menor da da ásia né ou antigo oriente próximo bom essa região é chamada também de antigo oriente próximo porque seria um oriente mais próximo do ocidente e mesopotâmia néel é a região da mesopotâmia primeiro vamos entender isso é uma região que a gente vai falar das civilizações que acontecer ali nessa região mais ou menos entre quatro mil anos antes
de cristo até o século 4 de poeta 4 antes de cristo durante 34 mil anos antes de cristo até mais ou menos um século 4 antes de cristo ainda um período ou seja fala de milênios a gente não tá falando de séculos por exemplo como seria a sociedade grega ou romana já está falando de milênios tá é então assim basicamente quando entra no curso de história é só as primeiras grandes sociedades que vai estudar quando você vai ter a sua disciplina de história antiga são as sociedades formadas na mesopotâmia porquê porque na graduação de história
né é uma graduação de história e não necessariamente de pré história porque a partir da mesopotâmia que a gente começa a fazer essa divisão de pré-história para a história vamos entender rapidinho esse processo porque a parte da formação que a gente está falando aqui da região da mesopotâmia primeira coisa que todo mundo precisa saber o que divide a pré-história da história basicamente quando as sociedades elas começam a se organizar antes na pré-história a gente vai ter o maior período e onde as pessoas nem os homens né eles são na verdade eles são nômades naqueles são
caçadores e coletores a partir do momento que eles começam a se organizar em sociedade a gente vai falar que eles começam a se tornar mais sedentários eles não precisam buscar na natureza eles fazem uma transformação da natureza com que essa natureza propicie para eles ali do lado então agricultura é muito importante nesse sentido tá bom só que mesmo assim ainda quando o ser humano ele fica mais voltado para esse lado sedentário ainda tem um pedaço de pré-história 5 mil anos antes de cristo só que na mesopotâmia essa sociedade já começam a se organizar só que
aí surge um negócio muito importante que vai transformar isso que é a invenção da escrita aí sim a partir da escrita a gente está saindo da pré história ea gente está evoluindo enquanto sociedade organizada e partindo pra história tá então é na mesopotâmia que surgiu essa escrita é sério é importante isso a sociedade vai se organizando e a partir do momento que surge a escrita a gente já vai ter a formação e transformação da pré história pra história beleza esse processo vai mais ou menos de 4 mil anos antes de cristo tá então um processo
lento em um processo gradual mas que lhe aconteceu né ea partir daí a gente chega até a nossa sociedade atual que não cabe aqui fica falando bom beleza e porque mesopotâmia porque essa região que já está falando aí ela mesmo botânica significa uma gião entreta mesmo tá no meio entre dois grandes rios que seria o rio tigre e eufrates são dois grandes rios é importante você fala time com pouca importância de o tigre eo eufrates que caracteriza a mesopotâmia é porque o ser humano ele necessita de uma fonte de água para poder se organizar para
ele ser esse sedentário que a gente está falando ele necessita para um lugar vocês podem perceber que a sociedade ela só desenvolvem através de um de rios e lagos estão por exemplo aqui em minas gerais que vai encontrar luzia que é o hominídeo mais antigo encontrado na américa se eu não me engano um lagoa santa que pertinho de belo horizonte onde o autor porque é o nome do local onde as proximidades onde foi encontrada luzia lagoa santa então as sociedades é o ser humano ele busca condições de vidas na parceria em marte quando não tem
condições de viver lá não sei que a tecnologia mas sofre mas enfim não se entenderam como que é isso né esses rios eles são fundamentais está assim como o egito se desenvolveu em torno do nilo a mesopotâmia se desenvolve entre esses dois rios o rio tigre e o rio eufrates a gente já depois é falar um pouquinho mais sobre esses dois rios da importância deles mas já sabe que a importância principalmente pra carregar são para a agricultura para a organização social ok é importante saber também os principais povos aí que a gente define na mesopotâmia
são dezenas de povos mas a gente pode definir aí sumérios assírios babilônios mas aí você fala sem beleza mas não é um país mesopotâmia não mas votamos não é um país mas o time é formado por vários povos que habitam a região e cada povo dá uma contribuição para entender esse povo antigo que a gente chama de burro mesmo votando mas eles não são homogêneos são povos heterogêneos cada um com uma cultura diversificada tem coisas em comum muitas coisas em comum porém tem coisas assim muitas muito diversificadas que cada um traz uma contribuição para a
formação desses quatro mil anos basicamente história que a gente está falando os primeiros os sumérios vieram os assírios babilônios e por aí vai ok e onde eles habitavam eles habitavam cidades está por exemplo o povo suméria lá e dominava algumas cidades construir e dominava algumas outras cidades essas cidades elas vão ter poder a gente está falando uma relação de poder dominavam cidades que eram independentes entre si mas pertenciam de repente aos mesmos povos essas cidades então a gente está formando países nós estamos falando de cidades estado atendendo cidade estado é uma cidade que se auto
governa onde já tem os seus próprios representantes dentro de uma cidade e várias cidades podem pertencer ao mesmo povo mas eles não formam necessariamente um país as principais serão a cidade de ho urik e por aí vai que são cidades grandes ali pra época tão sabendo dessa diversidade nessa diversidade étnica dessa diversidade cultural que é a mesma importância tem vamos tentar achar alguns pontos em comuns entre vários esses vários povos a primeira para falar da relação política da relação de formação da sociedade mesopotâmica é eu fiz um vídeo recentemente o canal explicando que são modos
de produção que a gente falou de modo posição produção asiático modo de produção escravista feudal e capitalista a mesopotâmia ela basicamente ela vive um modo de produção que é como essa sociedade produz lembra se você não sabe quem é modo de produção vou deixar o link na descrição ou no card aqui é a mesma trama ela vive um modo de produção chamado modo de produção asiático um modo de produção antigo não confundo porque o egito antigo também usa o modo de produção asiático porque não tem uma conotação necessariamente de local é que ele surgiu na
mesopotâmia e ásia mas o egito também utilizou e como que é esse modo de produção asiático que as cidades estados elas estão basicamente nas mãos dos líderes da os chefes locais que são os chefes das cidades que representam o estado está então é um líder um nobre 1 como você pode definir um déspota que centraliza o poder centralização do poder é muito importante não entendemos o pânico de acordo com cada cidade um pode ser nas mãos desse líder ou pode ser na mão nas mãos de um grupo de sacerdotes o paa o caminhão sempre tem
né ou pode ser na mão de um grupo de sacerdotes aí nesse caso a cidade estado é governada por um líder por um nobre mas ela pode ser governada por um templo tá os nobres os líderes viviam em palácios no caso dos sacerdotes eles viviam em tempos está que tinham acesso restrito basicamente a esse sacerdote então seja entendem que existe uma centralização de poder ou de um indivíduo e sua família ou basicamente de da religião tal não vai falar da igreja fala da religião que domina os tempos e domina as cidades e esse modo de
produção asiático é basicamente isso a centralização do poder desses grupos e eles definiram tudo o que era que tinha da vida da cultura dentro dessa cidade dentro dessa sociedade então por exemplo eram eles que definiu como serão as cobranças de impostos os cargos a serem ocupados pelos habitantes dessa cidade é eles definiram também qual seria a cultura econômica dessa cidade como seria feito o comércio dessa cidade as propriedades eram deles e cabe a eles distribuir essas propriedades para as pessoas de acordo com a cabeça deles com mérito eles basicamente mandavam por mérito por proximidade familiar
eram eles que definiam isso caracteriza o modo de produção asiático está a centralização do poder do ltda do poder nas mãos do líder ou dos sacerdotes é da religião quem eles que definem tudo pra vocês terem noção em algumas cidades era definido por exemplo que se o sujeito ele tivesse várias dívidas com o estado ele automaticamente ele se tornar um escravo se ele não conseguir pagar um escravo doméstico está basicamente a na mesopotâmia você tem escravidão mas se tem uma gama menor do que será por exemplo grécia e roma nem até menos até do que
no egito então entendendo como que essa formação social essa centralização do poder de cada cidade nas mãos do estado que é do líder ou dos sacerdotes a gente passa pra frente mas antes eu quero dar um mês tempo pra vocês aqui que mais ou menos em 1700 anos antes de cristo a gente vai ter um famoso código de hamurabi o que é o código de hamurabi é uma das primeiras coisas que você estuda também na graduação de história vai ser um grande código de leis feito na babilônia na mesopotâmia puro amor árabe por esse líder
da babilônia chamado hamurabi onde ele define quais são as leis da sua sociedade ali dentro da mesopotâmia e o código de hamurabi lá cravado nas pedras no código é cravado nas pedras a gente vai falar um pouquinho de escrita na nossa próxima videoaula é ele é baseado nas leis do talhão talhão não quis em linhas gerais significa retaliação basicamente ele prega que a sua punição será proporcional ao seu crime então sujeito lá que que brigou com a família ele vai ter uma punição x se ele matou um membro da família ele também merece a morte
então basicamente é isso é o famoso olho por olho dente por dente em pé de igualdade punição é igual a ao tamanho do crime cometido é a partir desse momento que eu morava e fala que você não pode ele vai tratar a idéia do adultério é o código de hamurabi tinha basicamente tudo ele falava sobre adultério ele falava sobre questão familiar concepção de família são 282 leis dentro desse código que vai falar um monte de coisa de com que essas sociedades organizava lembrando que o líder é o namorado está ali no topo nessa pirâmide e
ele vai falar um monte de coisa ele define qualquer economia qual vai ser a cobrança de impostos é o modo de produção asiático colocado em inglês agora né mais pra frente a gente vai falar um pouco mais sobre esse código de hamurabi economia gente como que a economia da mesopotâmia agora é muito importante a economia é mais votando você tem ela a sociedade tem que se organizar em terras férteis depende muito dos rios tigre e eufrates a maior parte da sociedade das mais famosas elas vão se organizar ao longo do rio eufrates porque é um
rio mais volumoso do que o rio tigre tá é bom basicamente é isso eles são muito dependentes desses dois rios ah o pessoal que organiza mais ao sul a gente vai chamar a linha de baixa mesmo botão as sociedades elas vão se desenvolver um pouco maior por conta do volume de água das terras mais férteis ali ea economia vai se basear na agricultura principalmente o trigo ea cevada já a base de alimentação deles vinha do tributá o tribunal a cevada mas eles também criavam animais como gado a jegues eles criavam ganso pato e cabras é
muito importante eles criavam também por aí vai e as ferramentas de trabalho eram muito rudimentares eles dependiam muito rico mas as ferramentas de trabalho muito rudimentares inicialmente a gente vai tem aí basicamente a arado o arado é muito interessante sem pensar isso que na faculdade de história você fica discutindo muito sobre o arado para a terra o logicamente né mas o arado ele dá essa conotação ela é uma ferramenta que impulsiona esse homem sedentário agora a não estarem buscando na natureza tão parada é uma ferramenta muito importante para a história do desenvolvimento da sociedade os
primeiros aradas as primeiras ferramentas eram feitos à base de rochas de madeira de alguns elementos que eles tinham ali a parte mais ou menos de dois mil e 500 antes de cristo começa a entrar na idade do bronze e usará o são como começam a ser feitos de metais pouco mais resistentes o que favorecem maior aí a construção nessa sociedade mas a sedentária e mais organizada basicamente e o comércio como era feito comércio ali na baixa do porto antónio gente o comércio basicamente inicialmente ele era feita à base de troca de acordo com a necessidade
de cada comerciante de cada cidade estado então por exemplo uma cidade estado produz cevada ela troca com outro com outra cidade estado o trigo isso inicialmente porque depois desse comércio começa a se estender mais porque a gente tem a gente tem esse hábito às vezes de email que subjugar os habitantes mas do passado foi assim a eles não tinham essa concepção maior que a gente tem hoje talvez eles tivessem então por exemplo seja tinha comércio da a longa distância por exemplo habitantes da baixa mesmo com o time já se correspondiam com habitantes do do centro
da ásia ou por exemplo da índia então você começa a ter uma troca inicialmente essa troca de trigo e cevada de produtos agrícolas por sedã por metais por exemplo é que outras regiões de repente podem fornecer metais para melhorar as ferramentas de trabalho determinado grupo de agricultores de cada cidade estado inicialmente na base da troca e depois começam a surgir também a idéia de uma moeda tá mais ou menos 1.500 antes de cristo começa a surgir a idéia de uma moeda para dar um valor maior os produtos ali que são comercializados essa moeda que não
era necessariamente como a gente conhece hoje é uma moeda que em podia ser feito de uma rocha e depois até de metais para poder dar um valor um pouco maior porque o comércio é importante porque muito do desenvolvimento das regiões ao longo da história vem através do comércio porque esse comércio é feito a por pessoas que vão até um outro local quando você não está acostumado e tem que passar das fronteiras do território onde você vive e assim que você começa a ter trocas de experiência troca de experiência tanto para o lado mais humano de
uma pessoa como também para o lado tecnológico tem uma sociedade ela se desenvolve muito através dessas trocas de informação porque eu sempre falo aqui no canal porque o conhecimento ela é a base da libertação do ser humano através do conhecimento que se transforma a tua vida e o comércio traz esse conhecimento com apesar do que o comércio também já é uma maneira uma forma de conhecimento não é mesmo e por último falando aqui nessa aula a gente vai falar por último mas não menos importante mas talvez até mais importante do que tudo que eu deixei
pra agora é que o envolvendo essa idéia dessa localização geográfica junto com a necessidade de agricultura da mesopotâmia a gente vai ter a formação dos diques que são diques gente basicamente olha só muito importante isso as sociedades mesopotâmicas elas basicamente elas dependem muito dos diques diques são dutos ou muros tá que vão proteger as cidades das cheias dos rios lembra que mesmo votando entre os rios tigre e eufrates principalmente o eufrates que tem uma cheia um pouco mais violenta do que o time tá então o que acontece os diques na verdade são estruturas dutos que
vão proteger a cheia tá a gente costuma falar com o pessoal da mesopotâmia são povos encharcados é que eles vivem encharcado justamente porque na época de cheia desses de desses desses rios né as pessoas elas meio que são dependentes da construção desses diques para poder sobreviver pra não tem enchente em suas residências em né em seus tempos em seus palácios e esse dia então ele tem essa função de proteger e também tem a função de pegar o a água que está ali no rio e irrigar as plantações olha só aquela ideia que eu falei pra
você de trazer a natureza ao seu favor tá então assim a sociedade mesopotâmicas elas dependem muito do jec para a sua proteção e depende muito também para irrigação para sua sobrevivência daí entra a figura importante do construtor desses diques que a gente também pode chamar de artesão a então ele era um cara extremamente reconhecido não os diques podem ser construídos por trabalhadores assalariados por escravos por aí vai mas o importante não é a vida dele importante é que ele contribui se o cara não contribui por exemplo se um líder local chefe de estado fala por
um artesão você vai construir um dique e beleza o cara faça não vou não quero construir um dique não quero cuidar da manutenção que a manutenção é muito importante não só a construção esse cara pode observar o que pode acontecer com ele de acordo com a lei de cada cidade estado nem lembro do código de hamurabi que a gente falou por aqui cometeu um crime e não construir um dique quando é mandada construir um dique ou fazer a manutenção de siddiqui então gente é muito importante que é uma das coisas que a gente estuda muita
gente fala assim arado na mesopotâmia o dique para poder proteger da cheia do rio frate principalmente e também irrigar as plantações a escrita através do código de hamurabi são características das na mesopotâmia estação sociedades que começaram a se desenvolver saíram daquela idéia da pré-história entraram agora na história estão dependendo muito disso estão desenvolvendo comércio estão desenvolvendo cultura basicamente ali eu tenho eu tinha um detalhe importante é que eu tinha um eu tocava em uma banda de graduação chamado de rupestres ea gente fazia temas de músicas ligadas à a a história uma das músicas que a
gente mais gostava chamava quebre os diques eu vou deixar um link na descrição dessa música que os meus amigos continuam com a banda lá até hoje tem mais dez anos isso eu não estou mais na banda infelizmente uma questão de distância também seguimos outros rumos né mas assim a banda a música que eu vou deixar aqui na discrição pra você chama quebra os diques que é basicamente uma aula de história dentro de uma música pesada um amigo meu o bento que tá tá tocando ali e ele ele que está cantando né ea música basicamente fala
para os trabalhadores para eles pararem de serem submissos hamurabi quebrarem os diques da letra fala coisas interessantes deixem a água falar por vocês e deixa as águas do rio alfradique e não da área que é mesmo o botão e acabar com esse sistema de exploração que é basicamente a mesma potência do sistema de exploração é legal e divertido engraçado pra caramba eu vou deixar link na discrição pra vocês não dar uma força para os pedestres hoje tá que é uma bomba e se repararem bem na letra vocês vão ver que é tudo isso basicamente que
a gente está falando aqui bom a nossa próxima aula a gente vai falar um pouquinho da formação de cultura vai falar de religião né que a gente falou mais de política sociedade economia e formação geografia também na próxima aula a gente vai falar um pouco mais de cultura e religião aí das sociedades mesopotâmicas também gente foi um grande prazer estar aqui com vocês mais uma vez dá uma força no canal curtir compartilhar mostrar seus amigos se isso ajudar de alguma forma deixar nos comentários a gente se vê no próximo vídeo beijo fui