vivemos em uma democracia racial o processo de miscigenação ocorreu tão bem que não podemos afirmar que existe branco negro ou índio no brasil a escravidão brasileira não foi das piores afinal os negros escravos até comiam com seus senhores com certeza você já ouviu alguma dessas frases elas povoam o nosso pensamento há tempos inclusive o de alguns intelectuais da década de 1930 e 1940 hoje iremos conhecer a teoria de gilberto freyre mas um detalhe importante não estamos atribuindo a responsabilidade de discursos racistas ao teórico em questão ele em suas obras apresenta as idéias acima descritas o
objetivo deste canal é simplesmente apresentar a construção teórica de sociólogos do mundo inteiro bora lá então conhecer gilberto freyre nascido em 1900 nos deixou em 1987 ele faz parte de um grupo de intelectuais que buscavam compreender do que é feito no brasil com a abolição da escravatura ocorrido em maio de 1888 as chamadas teorias raciais vieram para marcar essa fase intelectual no brasil que está compreendida entre os anos 1920 e 1930 vários autores escreveram com base nas idéias das teorias raciais e várias são as perspectivas sobre esse fenômeno alguns defendiam ser negativa miscigenação dos povos
e preconizavam branqueamento da população brasileira outros acreditam que a mistura de raças não seria algo necessariamente ruim portanto poderia surgir daí algo novo um desses autores gilberto freyre os escritos dele estão direcionados para tentar esclarecer o processo de formação brasileiro através de uma mistura tão intensa e profunda aqui ao seu ver foi positiva para a criação de algo inédito no brasil a sua mais famosa obra foi casa grande senzala este livro oferece uma leitura multirracial do brasil colocando em xeque o pessimismo que outros autores percebiam no processo de formação do brasil além disso freire introduz
os preceitos dos estudos culturai listas uma corrente teórica da antropologia postulado por franz boas a partir dessa corrente teórica feira e conseguiu encontrar subsídio para afirmar que existe algo de positivo na miscigenação e na adequação ao ambiente tropical outra contribuição importante do livro é um método chamado de sociologia genética ou sociologia histórica que freyre realiza como ele buscava compreender o modo de ser brasileiro ou seja o ethos brasileiro ele realizou um estudo da vivência e convivência cotidiana dos indivíduos e a partir disso e construir o passado da sociedade em questão esta nova metodologia só foi
possível por conta dos pressupostos culturalista que dissemos acima bom a intenção de gilberto freyre sobre o brasil dê em torno da idéia de integração e conciliação ao invés de perceber o conflito ele queria entender como se dá a união junção implicação de elementos que a princípio parecem ser antagônicos passado e presente senhor escravo ambiente cultura público e privado fred concorda com os outros pensadores da época quando afirma que o período colonial brasileiro pode ser resumido na seguinte configuração sociedade agrária de latifúndio monocultor pautado no trabalho escravo formada por pequenos núcleos autossuficientes dispersos pelo território e
dominada pela família patriarcal a ênfase de freire todavia está exatamente nesse último elemento a família patriarcal segundo ele a família brasileira é o espaço privilegiado para se fazer sociologia genética e descobrir como o brasil foi formado e é olhando pra essa família que freyre encontra dois processos essenciais para fazer o brasil que conhecemos a plasticidade e o equilíbrio de antagonismos vejamos cada um separadamente a plasticidade segundo freire seria uma característica que herdamos da cultura portuguesa pois ela não é nem tão europeia e nem tão asiática como assim em virtude da localização geográfica de portugal a
cultura portuguesa se mostra complexa cheia de antagonismos e contradições criando uma capacidade dos portugueses se adaptar em diversas condições a colonização do brasil foi um desafio para aprovarem um com adaptáveis eles poderiam ser o resultado foi que a realidade colonial brasileira foi um terreno fértil para essa adaptabilidade português e será graças a essa plasticidade que segundo freire é possível de ocorrer a miscigenação brasileira por mais que o período colonial brasileiro fosse marcado pelo trabalho escravo e toda a sua brutalidade e violência a plasticidade dos portugueses adoçava essa relação no ambiente da família patriarcal aponta das
raças se misturarem abre aspas a miscigenação que largamente praticou aqui corrigiu a distância social que de outro modo se teria conservado enorme entre a casa grande ea senzala ea mata tropical entre a casa grande ea senzala o que a monocultura latifundiária escravocrata realizou no sentido de aristocratização extrema da sociedade em senhores e escravos com uma rala insignificante lambujem de gente sendo fechada entre os extremos antagônicos foi em grande contrariado pelos efeitos sociais da miscigenação as chances em outras palavras essa plasticidade que decorre miscigenação foi possível de criar um equilíbrio entre os antagônicos em outras partes
do mundo os pares de oposição ou os pólos opostos de um sistema não conseguem viver no brasil através da família patriarcal a plasticidade o processo de miscigenação se torna possível assim fred compara a realidade escravocratas brasileira e o processo de ebulição com a dos outros países e chega à conclusão que aqui tudo aconteceu de forma mais leve tranquila e de modo geral bem bom é isso claro que há autores que criticam e hoje podemos perceber o com a explicação de freire pode ser superada e era limitada contudo como o nosso objetivo é apresentar o autor
de cada vez chegará um momento correto para as críticas até o próximo vídeo e tal [Aplausos] [Música]