Retiro com Dom Henrique Soares - 9ª palestra: O encontro de Jesus com a cananeia

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Cardeal Newman
Palestra de Dom Henrique Soares nos Exercícios espirituais do Seminário Maria Mater Ecclesiae do Bra...
Video Transcript:
o vinde espírito santo enchei os corações dos vossos fiéis e e enviar esse senhor o vosso espírito e tudo será criado o maria concebida sem pecado é em nome do pai do filho do espírito santo e aí g1 bom então hoje nossa duas meditações terão como interlocutores de jesus mulheres e vamos ver como é que já é suíço ache reagir diante de duas de duas mulheres em situações bem complicadas o primeiro um evangelho bem difícil a meditar sobre ele até bom para pregação de vocês quando for empate porque é um evangelho de x o encontro
de jesus com a cananéia e a insistência que vence a deus em várias vezes na sagrada escritura e sobretudo no antigo testamento deus se mostra duro bom e até mesmo ríspido e a ponto de nos deixar meio escandalizados e você sabe é uma das dificuldades pastorais na leitura da sagrada escritura e é sobretudo do que diz respeito alguns textos do antigo testamento imaginem quando deus manda exterminar os habitantes de jericó e quando deus manda destruir os amalequitas sem deixar ninguém vivo ah e ainda acha ruim porque saul não matou todo mundo o e samuel chega
e me mata na presença de saúde então a textos o que que são difíceis para mentalidade de hoje a gente explicar e aí a gente recorre claro aos recursos da exegese para explicar que aquilo ali era da mentalidade da época era a teologia da guerra santa e tem todas as explicações são verdadeiras e são válidas mas eu prefiro que a inveja dessas explicações todas e a gente aprenda e a gente ensine ao povo de deus acolher o texto como ele está o acolheu o texto como ele é oi e a enfrentar as dificuldades do texto
colocando-se humildemente a escuta de deus sem querer dar um jeitinho em deus para que ele fique mais palatável para que ele fique mais aceitável é o caso aqui é o caso aqui veja no fundo no fundo a questão é que deus não é do nosso tamanho a deus não é um deus que correspondem às nossas expectativas quantas vezes eu já disse essa frase para vocês nesse retiro que deus não correspondem às nossas expectativas deus muda as nossas expectativas deus não responde às nossas perguntas deus muda o nosso modo de perguntar e quantas vezes eu disse
está aqui olha deus subverte muda transforma minhas expectativas porque minhas expectativas tem a mim como centro isso mesmo inconscientemente minhas expectativas parte de que dos meus projetos que partem do meu modo de pensar da minha das minhas prioridades mas que meus projetos minhas prioridades minhas expectativas são as de deus ah mas ele me chamou sim chamou e chamou para que os filhos tu vai vim de e-mail segmento e eu vou para onde para onde eu te mostrarei passo a passo pouco a pouco é cada surpresa ou seja esse sair para caminhar com o senhor é
um sair esse a gente meditou na segunda medida na segunda palestra desse retiro é um sair curtindo esse é um saiu o tempo todo sai de mim do meu moto para ir a mim do modo de deus sair de mim com meus projetos para ir para mim com os projetos de deus um beijo nós vivemos em estudo nós somos peregrinos somos estrangeiros no mundo e somos estrangeiros nesta vida e nesta vida minha eu sou estrangeiro é só lá e na plenitude do reino eu receberei uma pedrinha branca com o nome novo é que eu ainda
não conheço está lá no apocalipse em são paulo diz agora a gente vê como no espelho mas não é o espelho atual que vocês olham e ficam lá dez minutos olhando a própria beleza não é o espelho do tempo de são paulo era um espelho fosco quase como fundo de uma bandeja inox que você então agora nós vemos como num espelho e não adianta eu não entendo tudo da minha vida eu não entendo tudo da vida da igreja não entendo tudo da vida do mundo agora eu vejo com o espelho e agora conheço o desígnio
de deus de modo imperfeito e como dói isso lá eu conhecerei como sou conhecido e lá só lá o feijão a gente tem que ter na vida se querem ter uma vida de fé de verdade a mística do peregrino em e nós vivemos no exílio longe do senhor nós não temos aqui na terra cidade permanente estamos à procura da que está para vir por quê é porque a gente tem tanto medo de lembrar é que aqui a gente está de passagem e só lá a gente permanecerá para sempre e quando a gente pensa consciência a
gente é livre é porque se coloca numa atitude de escuta de disponibilidade diante de deus e bom então é preciso compreender que mesmo a dureza do senhor aquelas coisas que me escandalizam o senhor que eu não entendo olha que frase coisas que me escandalizar em deus porque porque deus não é como eu quero deus não é a minha imagem e semelhança vejam essas coisas a gente tem que entender que estão modo que o senhor tem de nos educar de nos corrigir fazendo nos amadurecer e crescer no seu caminho pois bem a perícope que nós vamos
ver agora e o pedaço do evangelho a parte da escritura é uma passagem que vai nesse caminho porque nos mostra jesus particularmente duro é ríspido nosso senhor que é tão doce nesse evangelho aparece cuspindo fogo os pintos brasa duro ríspido e então vejo jesus partindo dali retirou-se para a região de tiro e de sidom ya oi e aí que tem uma mulher cananéia daquela região veio gritando senhor filho de davi lembra do cego mas dessa vez não vai surtir efeito senhor filho de davi tem compaixão de mim a minha filha está horrivelmente é demoniada e
ele porém nada lhe respondeu e não deu bola viu dessa vez bom então sente-se pulos se chegaram a ele e pediram despede-a porque vem gritando atrás de nós tá vendendo escândalo é um escândalo jesus respondeu eu não fui enviar repare que jesus não fala com a mulher não dá bola é como se ela não tivesse ali veja eu não fui enviado senão as ovelhas perdidas da casa de israel é mais ela aproximando-se tanquinho que jesus parou para dar a resposta de ciclos é preciso imaginar cima jesus vai na frente jesus vai sempre na frente sozinho
tem que entender o que é que os evangelistas ele é o mestre e ninguém pode emparelhar com ele pedro uma vez tentou e se deu mal elas manda ele para trás para trás satanás oi para o lugar do discípulo pedro queria discutir a relação à o pedro queria discutir com jesus qual o melhor caminho qual a melhor estratégia para trás satanás e tu pensas como os homens e quem quiser ser meu discípulo siga-me vem atrás e na igreja só ao mestre é só um dia só a um senhor jesus bom então imagina a cena que
jesus vai na frente dos discípulos atrás e a mulher gritando então os apóstolos pede resolva então jesus para quer dizer eu não fui chamado ele não vinha não ser para as ovelhas perdidas da casa de israel nessa hora zinha que jesus para a mulher que se aproxima mais ela aproximando-se prostrou-se diante dele certamente de modo escandaloso como os orientais fazem e pois se arrogar senhor socorre-me veja e ele tornou a responder e agora pela primeira vez jesus se fala mulher não fica bem tirar o pão dos filhos e atirar os cachorrinhos e veja chama a
mulher de que veja ela insistiu isso é verdade senhor mas também os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos em diante disso jesus disse mulher grande e a tua fé que eu chamar você de cadela grande é a tua fé seja feito como queres oi e a partir daquele momento sua filha ficou curada muito bem vamos entender essa passagem vamos entender que teologia tem aqui vocês reparem que hip porque eu estou fazendo com vocês esses dias é um alexia divina quer que a gente faz pega o texto e simplesmente segue eu
fiz tu e não é olhar somente as pessoas não é isso é escutar a palavra com a palavra o que a palavra diz às vezes uma palavrinha uma coisa lembre a escritura é um corpo verbal de cristo cristo tem um corpo físico já está no céu falando sobre ele ontem glorioso cristo tem um corpo místico místico na boa e antiga teologia quer dizer sacramental mysterion em latim se traduz por sacramento um ou por mistério bom então santos mistérios são santos sacramentos ou seja e corpo pessoal de cristo aquele que ele recebeu da virgem e que
entregou na cruz e foi glorificado este corpo ele sacramentalmente está presente misticamente e no corpo da igreja nós vai o céu já começou para a gente desde o batismo o céu é o corpo de cristo disse ontem e a igreja é o corpo de cristo é o lugar do espírito é o céu veja cristo tem o seu corpo eucarístico que desde a idade média século nono século 11 se chama também corpos verão os corpos vero é o corpo sacramental de cristo bom e nós temos o corpo verbal de cristo as sagradas escrituras e do gênesis
ao apocalipse a escritura fala de cristo e se cristo é a palavra a cada palavra da escritura nos dá jesus do gênesis ao apocalipse os escritores os místicos medievais diziam que cristo é a palavra abreviada e agora é tudo chique todo mundo tem tem câmera digital mas o mais velhinhos aqui lembra daquele rolinho de filme que fazer assim lembra pronto cristo é como aquele carretel e ele é a palavra oi talita tudo o tanto que são joão da cruz diz que o pai ao nos dá o filho disse tudo não tem mais nada dizer ele
é a palavra ea escritura são as palavras é como se eu fosse puxando vendo o rolo e a escritura é o corpo verbal de cristo esse é o corpo verbal um rito belíssimo dali se aquele quando nas missas estacionais quando o diabo não entra com o evangeliário onde ele coloca o evangeliário coloca sobre o altar não coloca no ama e coloca exatamente sobre o local onde daqui a pouco estará o corpo sacramental do senhor códigos verão então veja como é bonito em cada missa a palavra pronunciada se faz carne e e em cada missa a
gente come a palavra e veja que coisa então a escritura e aí vocês tem que estar atento na escritura quando escuta o escritura quando meditam escritura quando fazem alexia divina não é simplesmente com as ideias somente é com a palavra por isso é importante dois conselhos que eu lhe dou nessa área primeiro não usem muitas traduções da sagrada escritura escolha uma e todas têm limitações todas tem defeito e tem as melhores e as menos boas escolha uma uma não é do ponto de vista técnico a melhor é a bíblia de jerusalém é a última versão
da bíblia de jerusalém tem uma outra doidice né mas no geral o que é a melhor uma outra que é muito útil porque é aquela que pastoralmente aos pouquinhos vai simple é da cnbb o que é uma boa tradução de modo geral tem uma outra dois disse também mas de modo geral é boa e é aqui vai ser usada na liturgia e no lecionário tem que ser a tradução da cnbb e não fiquem tristes mas posteriormente nos próximos anos não será nos próximos cinco dez anos porque naquele tudo demora até os salmos de ofício divino
vão ter que ser cuidado e os da bíblia da cnbb é uma pena porque esse salmo só apertar do padre fernando professor de vocês falar mal da do nosso saltério tempo todo porque eles que não é tradução é uma adaptação mas é fácil para a gente decorar é fácil para gente cantar eu faço para recitar né como a cnbb traduziu a liturgia das horas só que a santa sé é regra da santa sé que os textos litúrgicos os textos bíblicos usados na liturgia sejam tirados tais quais é de um a tradução da bíblia aprovada pelas
a fazer e devidamente aprovada para uso na liturgia então por exemplo os nossos salmos do ofício divino não estão em vigor em mim o nosso salmos do ofício divino foram traduzidos para o saltério litúrgico bom então a santa sé não aceita mais isso quer dizer cedo ou tarde certamente a cnbb vai enrolar isso até não poder mais e por quê porque a gente já decorou esse salmo já tá acostumado com eles e agora novamente né veja é de matar eu não sou tão velho esse ano completa 50 anos eu já peguei três traduções de sal
não tem que aguentar quando você decora já se acostumou por exemplo o salmo de hoje o primeiro salmo de laudos era tão bonitinha na oração do tempo presente que você já alcançaram diz assim tá é o meu rochedo nele e não a fissura deus é um rochedo comparar como eu gostava agora é meu rochedo nele não há falsidade retirou o rosto veja entender né bom então a gente se depois que se acostuma aí vão e tiram da gente é de matar então mas a no futuro vai ser uma outra tradução de sal mas por enquanto
aproveitem essa está certo então o conselho que eu lhe dou o primeiro conselho ter uma tradução da bíblia que vocês usem é constantemente na lex porque a palavra de deus deve ser decorada e não é a ideia é a pá lavra e quando eu vivia num mosteiro na trata a gente fazia alexio pela manhã porque você fazia alex o dia quase todo mas pela manhã era hora mais propícia então pegava por exemplo um capítulo de um trecho da escritura é isso cada mundo escolhi conforme o espírito indicavam e lia relia repetiria uma palavra que tocou
uma frase repetiria repetir o texto rezava repetirá novamente e terminava quase aqui decorando muito bem depois vemos para o trabalho alex a gente fazia de a gente acordava as duas e 2:30 da manhã 2:45 parece que era assim é 2:45 a vigiar as vigílias e depois não dormimos mais ficávamos tão era o tempo de ficar na célula rezando agora é uma malvadeza que ficava rezando e a cama a ler dizendo venha vem aí cortar um quadrado frio a humidade lá na no sul do paraná o meu deus então veja a gente ficava até naquele espaço
você ia na cozinha tomar um café mas sozinho cabeça tomado assim na verdade era um lanche e voltava para leste até às seis quando tinha a missa com valores a rita aquele texto que a gente leu meditor logo cedo depois de trabalhando na agricultura a gente hip tia e às vezes passava uma semana e repetindo aquele texto e repito não é a ideia não é o que as inspirações as emoções os pensamentos que o senhor me inspirou não não é a palavra e a palavra para o monde eu falo num monge mas um monge se
eles verdão e guardaram a experiência e dos primeiros cristãos por isso é importante olha olhar o trato dos montes com a litúrgico a escritura o que eles guardaram melhor da tradição antiga cristã como os cristãos rezavam então para um monge veja que coisa linda dizer a palavra e a palavra cristo é participar da recriação da criação constante do mundo qual é a palavra santa de deus e essa palavra o logos é o verbo que reordena primeiro o meu mundo interior bom e depois o mundo à minha volta meu mundo interior é caótico pensamentos contraditórios desejo
malucos veja instintos selvagens eu pronunciando a palavra logos palavra logos é palavra mas também logo o zé pensamento e pediu pensamento é ordenado então eu repetindo a palavra que é jesus essa palavra é cheia de espírito santo cristo é cheio do espírito o senhor é espírito veja esse a palavra vai reordenando a minha vida e vai reordenando meu coração mas vejam os monges tem sabedoria eles nunca começam com o que é espiritual eles começam com que é externo material para que o externo o material vá condicionando interno espiritual então de tanto repetir a palavra e
a palavra vai tomando conta de mim eu vou dizer uma coisa para vocês viu verdade verdadeira a gente de tal modo vivia ruminando a palavra daí vem a expressão dos medievais rua inácio é aquilo que o boi que que os ruminantes fazem eles comem e depois passou o dia ruminando o monge faz isso pela manhã se alimenta da escritura e passa o dia ruminando olha isso é um negócio tão pega a gente de tal modo que até tá xingar um ao outro para a gente não xinga falando que não pode falar chega do pensamento a
gente xingava a gente não que eu não sei os outros mas eu xingava com a cidade da estrutura por exemplo de vez em quando eu cheirava meu padre mestre de cão morto aí depois ele vai porque eu tô chamando o padre manu de cão morto é porque aquele sem meio xingou da via assim a ajudá vi sim o general d o joabe xingou assim disse meu senhor viu o alicerce cão morto é criticando o senhor veja também interessante a escritura vai tomando conta de você e a escritura vai ela vai ela vai forjando o seu
pensamento o seu sentimento o seu modo de rezar o seu modo de ver o mundo mas lembre a escritura é o corpo de cristo cheio do espírito santo que validando os sentimentos de cristo bom então eu lhe digo viu meu filho eu fui duas vezes conselhos lhe dou um a tradução só e de modo que vocês força débora é porque se vocês decoram cada vez que vocês ruminam a palavra de deus diz uma coisa nova é a palavra de deus é ilimitada e aí limitada infelizmente como a gente tem muita tradução está falando que fazer
aquele aquele pirão de tradução e a gente termina sem saber bico nenhuma frase da escritora eu só fico as ideias rodar e os católicos só citam a escritura quando citam em geral de modo livre e de modo livre não como instalar literalmente e devem aprender a citar literalmente e a ruminar literal on é porque às vezes não mais não porém não porque tá força tal sentido da coisa então veja ter o que a gente faz aqui e eu tenho que entrar para fazer com vocês um alex e o divino bom voltemos jesus estava fora da
terra santa no sul do atual líbano e aí região fronteiriça com israel ao norte vez por outra ele saía do meio do seu povo para sossegadamente ensinar os seus apóstolos e prepará-los para o momento decisivo da cruz e e quando o senhor sair assim não queria que ninguém o reconhecesse são marcos diz claramente não queria que ninguém soubesse porque é tem que compreender historicamente jesus começou o ministério público dele fazendo o maior sucesso maior sucesso vocês podem perceber isso nos primeiros capítulos capítulos 1 e 2 de são marcos a jesus começou fazendo sucesso a multidão
corria para ele os fariseus viram escutado até das regiões vizinhas da decápole em que região pagã do sul do líbano aqui da fenícia tá certo das idônea vinho então jesus começa a fazendo sucesso depois as exigências dele o modo como ele apresenta o reino não é um milagreiro isso faz com que as altas o povo comece a e veja a se afastar os fariseus sobretudo sabe os seus apertam cerco tem aquele incidente em nazaré que a gente meditou ontem aí jesus começa a perceber claramente o que o seu fim não vai ser pacífico que israel
não vai aceitá-lo jesus começa a ver é que o destino dele se ele for fiel ao pai é morrido e veja oi e a partir daí quando jesus toma consciência disso ele muda a tática dele existe uma mudança de tática no ministério de jesus a partir daí jesus continua assim pregando ao povo continua jesus morre chamando todo israel a conversando mas a partir daí jesus começa a dedicar mais tempo só aos doces se preparando para o desastre da cruz e se preparando para continuar a missão depois da morte da ressurreição dele e para fazer isso
para preparar os 12 jesus tem que sair toda vez dos ambientes onde está estão os judeus se não não tem sossego é quando a gente vê às vezes jesus na decápole a decápole era uma região ali as imagens do mar da galiléia dos dois lados com dez cidades que tinha um estatuto próprio os romanos foi foi pompeo inventou isso quando entrou em jerusalém quando souber quando subjugou a terra santa pompeu magno general romano que depois júlio césar deu fim a ele pois ele foi pompeu quem estabeleceu a decápole 10 cidades com estatuto com cultura pagã
bom então quando eu quero que já dizia fazer quando expulsou aqueles quando quando mandou os demônios para os porcos tinha turco não era região judaica em região judaica não existe não se come carne de porco não se encontra um ossinho os arqueologistas os arqueólogos de israel procurando as origens de israel as escavações mais antigas não encontram um ossinho de porco então de jesus manda os espíritos porcos tem região paga região de jerusa é o que tá aqui já está fazendo serasa ele queria ficar só com os 12 para lhes falar do reino de deus diz
falar da paixão em jesus está lá na cesareia de filipe no monte hermon na nascente do rio jordão e veja lá só com os doces quando pergunta vós quem dizeis que eu sou tá formando os dois é o que ele está fazendo aqui também por isso não queria que ninguém soubesse ele tá em região paga não tá pegando não está pegando é importante compreender que durante a sua vida pública jesus não aceitou jamais se dirigia aos pagãos e somente após a ressurreição ele enviaria seus discípulos ao mundo inteiro vocês nem fiquem perguntando e aquela conversa
de jesus com a samaritana primeiro samaritanos não são propriamente e pagamos mas ali foi ali aquela cena de jesus com a samaritana é todo um caso particular porque tá dentro da teologia de joão é aquela samaritana você sabe ela é imagem da igreja e na igreja a igreja dos pagãos ah tá certo a mulher disse jesus vai chamar teu marido ou seja é a imagem da santa maria quem devia ser o marido da samaria deus o deus santo deus único a mulher fica discabriada eu não tenho marido samaritanos lá apesar de se sentirem também povo
de deus mas não tem marido não são povo de deus beijo e às vezes é verdade tiveste cinco são cinco os deuses dos samaritanos e o que tens agora não é teu marido e não veja toda aquele aquele aquele encontro de jesus por trás tem todo o sentido teológico o santo ambrósio comentando esse texto por isso leia os padres ofício de leituras é o melhor modo de padre aprender a ler a bíblia e a pregar rezar o ofício de leitura que todo dia a aprender com os padres da igreja santo ambrósio comentando esse texto diz
veja essa mulher é imagem da igreja dos pagãos que a igreja dos pagãos a essa gente e aqui a gente descendente de quem o índio negro e bárbaro europeu o g1 - veja os celtas e nós usamos é passado se prostituir aos idosos e éramos começa a samaritana então a igreja que era a igreja entre aspas dos pagãos e agora se tornou esposa aí santo ambrósio vai usar uma expressão que atualmente é deturpada e adulterada santo ambrósio desses veja essa igreja dos pagamos é uma casta é né meretrizes e e ela era meretriz abandonou a
vida pediu baixo da casa deu baixa na carteira tá certo era meretrício e agora cristo a tornou gasta em cristo a desposou ah tá certo isso deu origem a uma leitura maluca uma mania de dizer que a igreja santa e pecadora isso era azia senhores a igreja não é santa e pecadora a igreja é indefectivelmente santa só santa quer dizer que a igreja santa e pecadora luteranismo puro e a igreja é só santa a igreja é corpo de cristo a igreja templo do espírito santo agora a igreja tem em seu seio pecadores e nem nós
somos santos e pecadores isso é luteranismo olá seja bem lutero é que diz que nós somos simultaneamente os justos e pecadores não é isso que a escritura ensina todo aquele que está em cristo é uma nova criatura e daí o nome cristão tão bonito renato renascido do batismo o renato o nome tipicamente cristã então nós somos santos santos aqui olha o verbo nós somos santos agora por causa da nossa concupiscence ainda experimentar amo sair as incoerências as fraquezas de pecados temos pecados e ou seja eu não sei santo viver no pecado é aposta tá e
aí é não mais fazer parte da igreja é o que santo agostinho e depois são tomás não explicar eu posso ser membro da igreja só de corpo é mas não de aula quem vive no pecado tem que se deita no seu pecado e não é mais lembro da igreja o canonicamente sim canonicamente sim pode ser até padre pode ser papa a mais na igreja a igreja qual é a essência da igreja ser uma comunidade que vive na graça de deus no amor de deus eu me fechei de tal modo por isso santo agostinho diz que
a igreja encontra o caminho no mundo é corpo perry mix tom corpos permixon é misturado é misturado mas o senhor sabe quais são os seus o senhor sabe no fim do tempo dos tempos lembrem o joio será separado do trigo bom então essa é jesus isso aqui porque eu tava falando que jesus não vai aos pagãos né enquanto não prega então essa passagem da samaritana é não vale para isso que eu estou dizendo aqui tá certo porque aqui joão tem toda uma teologia que ele quer mostrar se lembre que o próprio jesus diz não vos
dirige as aos pagãos não entreis nas cidades dos samaritanos e de antes às ovelhas perdidas da casa de israel então jesus tem muito claro isso ele jamais aceitou se dirigia aos pagãos somente após a ressurreição ele enviaria seus discípulos ao mundo inteiro agora não agora ele tinha vindo somente para as ovelhas da casa de israel este era o seu projeto e ele nunca mudou foi e fiel jesus era bom mas não era bonzinho é e prestem bem atenção é isso né lembre com é é de cortar o coração aquela cena do evangelho de juan jesus
está numa festa judaica está lá no pátio de israel dentro do templo aí chega os gregos esses gregos talvez dentro da própria terra santa que morava nas cidades dos gregas cesaréia marítima séforis os é flores veja então queriam ver jesus né lembro chama o felipe senhor a gente queria ver jesus eles não podem entrar no tempo tem que ficar no pátio da gente deus filipe vai andré estão aí os gregos querem ver jesus e chega para jesus disse para ele jesus não saio não vai lá a jesus não vai e veja lá dentro mesmo ele
diz né agora o filho do homem foi glorificado e veja o que é que já está sendo esses gregos que estão me procurando são as primícias veja já os sinais da igreja o que um dia por isso ele diesel quando for elevado não agora atrairei a mim todas as coisas e quando for elevado elevado na cruz e na ressurreição para joão é levado é de uma vez só né subir à jerusalém é subir também na cruz e subir para a glória eu quando for elevado atrairei todos a mim não agora não sai lá para ver
os gregos bom então é o caso aqui é sério jesus tá na região de tiro e sidônia ensinando aos discípulos e não quer ser reconhecido por ninguém não estarei para fazer milagre algum está ali para um retiro com os 12 e é nesta circunstância que se dá ao encontro entre ele ea mulher pagando por algum motivo ela o reconheceu você sabe que o pessoal do oriente com a minha muito viaja muito certamente essa mulher ir às vezes ao norte da galileia e certamente viu alguma vez jesus pregando certamente viu lembre que os evangelhos disse que
vinha gente de toda a galileia e das regiões circunvizinhas pois para azar de jesus ela o reconheceu e e veio atrás dele pedindo em alta voz agora que interessante senhor filho de davi tem compaixão de mim esse é um grito perseverante angustiado de uma mãe em favor de sua filhinha é surpreendente atitude de jesus ante a súplica da mulher ele porém nada lhe respondeu jesus está decidido a não ceder no seu propósito de dirigir-se somente a casa de israel seus milagres não tinham como finalidade e não tem ainda viu resolver os problemas das pessoas mas
era uma manifestação do reino de deus tem que entender os milagres que jesus fez e não era para eu resolvi a questão das pessoas jesus faziam milagre quando julgava conveniente a ocasião para mostrar o poder do reino de deus é porque por aquele cego e para mostrar aqui com ele e jesus a luz de deus desse da estrela é porque expulsar aquele demônio para mostrar o poder do reino de deus que expulsa o reino de satanás é a jesus não fazia a sessão de cura e não a fazia quanto os leprosos a de israel quantos
e depois ficou quantos cegos repito aquele aleijado mesmo que votam pelo teto ele nem pensava em curar o aleijado já agradecer vocês o filho os teus pecados estão perdoados podem em paz bom então pink veja hoje existe uma a gente perdeu o foco do sentido do milagre hoje o mundo na igreja católica tão abraçando a visão de milagre do edir macedo na analfabeto o analfabeto em cristianismo em teologia em tudo eu vejo e cuidado viu cuidado gente não é protestante não é pentecostal desse desse desse pentecostalismo protestante não nós somos católicos e olha tradicio apostólica
milagres existem e os milagres existem podem ser pedir ao senhor dos milagres podes podes mas sempre com aquele poodle aquela descrição aquele espírito de pobreza de saber que não posso obrigar a tis é forçado a fazer milagre o grande milagre que deus faz em jesus é fazer interromper o seu reino na nossa vida tá certo e os milagres existem existem todos os dias milagre não são somente os milagres canonicamente aceitos o segundo as exigências canoas tem que ser uma cura imediata completa uma cura durável curadora mediante a invocação do nome do senhor dos seus santos
igreja esse é um milagre canonicamente estipulado estereotipado para causa de canonização mas os milagres são muito mais que isso eu respondo forem para vocês vão ver milagres o tempo todo na vida de vocês que deus age no mundo é mais mais repito a gente não pode forçar nem condicionar a deusa milagres e então vejo os milagres de jesus vou repetir não tinham como finalidade resolver os problemas das pessoas era uma manifestação do reino com aqueles pagãos jamais compreenderiam a mensagem do reino e também não teria sentido algum realizar milagres a lei é aquela mulher não
sabia que era reino de deus aquela mulher não sabia o que era promessa messiânica aquela mulher não sabia o que era merecia não sabia nada e tudo que ela sabia que ciúme é mágico eu vi na galera é ciúmes eu me disse que ele cura então eu estou com minha filha doente e eu vou gritar pelo curá-la vocês podem mais do henrique que ela tá dizendo filha de davi filho de davi tá porque eu vi outro dizendo oriental é danado eu não me esqueço a primeira vez que eu fui à terra santa quando a gente
desceu do ônibus em nazaré tinha uns meninos uns pirralhos aí eles olharão primeiro eles olham de onde a gente é quando vira casa do brasileiros começaram corta-unhas de jerusalém tudo mentira que não adianta vem da china corta-unhas de jerusalém falando português e sem saber o que tava dizendo e deixa os povos do oriente médio são de uma capacidade de se adequar porque ali vocês sabem né quem já faz sagrada escritura ali sempre foi um lugar uma encruzilhada de encontro de povos bom então ali todo mundo é poliglota mistura a linguagem não sabe direito nenhuma e
mistura tudo então essa mulher aqui ela vai dizendo filho de davi sem saber o significado do que é filho de davi e ela viu que dá certo né filho de davi é um título bonito com jesus né os que o ademilson e crer nele que ela conheceu na galileia chama meu filho de davi e ela então vai gritar assim mas ela não sabe o que é isso que jesus então não faz o milagre tá certo não faz bom ela insiste em perder insiste em seguir o grupo de jesus com os 12 não teme ser inconveniente
não tem um não como resposta tem piedade de mim é tudo quanto ela súplica é a súplica angustiada de mamãe bom então os seus discípulos se chegaram a ele e pedreira mulher despede-a porque vem gritando atrás de nós que não é moleza né o dia todinho essa mulher gritando o livro dos provérbios diz que três coisas fazem um homem desejar amor um vizinho briguento uma uma goteira sem conserto e uma mulher faladeira é o caso aqui veja essa mulher atrás né naquele moído seja o tempo todinho então nos a porta aqui também já desesperados beija
quando então como já expliquei quando jesus para para para escutar o que os apóstolos estão pedindo para dar a resposta a mulher escuta o diálogo entre jesus e os discípulos e corajosamente mete-se no meio cheia de humildade e aproveita que estão parados conversando e aproxima-se próstata se e suplica senhor socorre-me me socorre me né vale a pena imaginar o desespero a infância dessa mulher e é surpreendente mas jesus continua inflexível não quer ajudar aquela estrangeira ele veio para os filhos de israel e por isso com dura franqueza diz a mulher não fica bem tirar o
pão dos filhos e atirá-lo os cachorrinhos vejam mais e dura a resposta de jesus né ofensiva cão cachorro lembra de cão morto e veja cão era o modo como judeus mais nacionalista se piadosos tratavam os pagãos os cães pagamos e os galileus eram judeus mais nacionalista sas e o judeus da judeia nem tanto porque lá não tinha muito pagando a região do tempo mas o norte lembra em galiléia das nações desde o século 8º quando os assírios deportaram as tribos do norte eles encheram de pagamos aquela região galiléia das nações e depois quando o joão
e cano um dos reis descendentes dos macabeus joão e cano e alexandre janeu os dois é forçar a eles pegaram levaram muitos judeus lá para cima para povoar galileia então esses judeus eram esse judeus galileus eram mais político que os de jerusalém oh jerusalém eram mais religiosos o pessoal da galera mas a teologia da libertação era era religioso mais uma religiosidade nacionalista era ódio aos romanos e desprezo total pelos pagamos que moravam na cidade esperança e éramos cães pagamos os cães bom então vem jesus aqui chama mulher ah tá certo de cadela uma cadela pagã
e a depreciativa ofensivo veja jesus deseja testar essa mulher prová-la provocar lá eu fico pensando a minha mãe é bem valente eu que pergunto se nosso sucesso com minha mãe ela diria pegue o seu milagre pendure no pescoço que eu não quero mais nada diria diria diria quem diria que ela eu já diria porque eu já escutei quando era criança ela xingando o são paulo quando eu escutava o são paulo dizendo as mulheres sejam submissas ao seu marido ela fazia macho clica com ele é ah pois bem escutem só discutem só mas essa mulher essa
mulher vai vencer o senhor diante da teimosia dessa pagante jesus não tem a menor chance ela insistiu e isso é verdade senhor vai para que coisa linda isso é verdade senhor mas também os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos vejo com toda a humildade de modo surpreendente a mulher não somente não se ofende com a dureza de jesus mas retoma em seu favor a palavra ofensiva que jesus usou e mais pegando jesus pela palavra súplica novamente a graça por favor que está pedindo é verdade senhor nós não somos da raça
de israel é verdade jesus eu não conheço admito eu não conheço o deus do seu deus e eu não conheço mas me deu uma migalha é uma migalha do poder desse deus da bondade desse deus veja a mulher que começa pedindo quase aqui de modo esperto botando um filho de davi no meio para convencer deixa ela ela reconhece é verdade senhor ah é verdade como com a samaritana jesus diz a samaritana ou é por um minuto do jesus jesus é ótimo veja a salvação vem dos judeus mulher a gente adora o que conhece vocês adoram
que não conhece jesus diz essa mariana a jesus não ligo se a verdade eu fui com jesus que bento 16 aprendeu ainda agora na audiência de quarta-feira ele condenou novamente o aborto a eutanásia o casamento gay novamente tudinho já marcou o dia da renúncia mas continua se pode ler a catequese de quarta-feira passada e eu jesus não negocia verdade ah tá certo bom diante dessa humildade da mulher é que jesus se render diante disso jesus disse mulher e aí vocês imagine o carinho até a emoção dele mulher grande e a tua fé olá seja feito
como queres e a partir daquele momento sua filha ficou curada e veja deste encontro nós podemos aprender com o modo de confiar e esperar e sobretudo disso complicada essa pagar nela a todas as características da verdadeira oração confiança do poder do senhor insistência atenção viu meninos a oração não é uma dinâmica cartesiana senhor já sabe o que eu quero porque ele não faz e eu não já expliquei o senhor a situação uma vez e ele não é sábio titan é não é assim que funciona santa mônica pediu 30 anos a conversão de santo agostinho trinta
a oração tem que ser perseverante humilde persistente insistente quantos dias quantos dias não quantos anos a orar sem cessar orar pedir sem jamais desfalecer vocês podem se escandalizar sobretudo quando estão fazendo filosofia que ficam sabe dos demais mas como uma coisa primitiva né para que se insistência e rezar o santo agostinho responde tão bonito na carta a prova a oração não é para informar a deus ele já sabe antes de você pedir não é para informar deus é para formar você e de tanto pedir de tanto pedir de tanto pedir cada fibra pessoa vai aprendendo
que depende de deus de tanto pedir de tanto pedir vai aprendendo que tudo ocorrerá no fim como deus quer de tanto pedir de tanto pedir você aprende a rezar você aprender a amar você aprender a pensar em deus você é aprenda a ser humilde e de tanto pedido e tanto pedir mesmo que deus não faça como você quis você termina dizendo se eu pedi tanto agora eu sei que o que aconteceu foi segundo a tua vontade é a oração não informa deus forma gente e o que é que eu tenho que rezar como padre cinco
vezes ao dia cinco viu quando vocês forem desde o diaconato é obrigado 55 leituras laudes uma das rodas menores vésperas e completas 5 15 e ninguém tem autoridade de dispensá-los disso como pagas e o diáconos transitórios ninguém simples bom e porque tenho que rezar cinco vezes porque não só pela manhã uma oração cumprida que espontânea que eu me derrame todinho porque assim você não se forma não a oração veja água mole em pedra dura tanto bate até que fura a conta-gotas mas é uma besteira e hoje tô triste triste me acabando uma foto do rezar
cantai ao senhor um canto novo aleluia seja é isso mesmo sabe para que para que a sua tristeza seja formada pela palavra de deus você saia do centro o e abraço sentimentos que deus lhe dá para você você tá triste mas hoje tem muita gente alegre então deixa de olhar para o próprio umbigo e se abra para o sentimento da igreja ah ah mas hoje eu tô tão feliz tão alegre e o salmo é uma fossa só tem piedade de mim misericórdia das profundezas eu clamo a vós senhor pois é você tá alegre mas tem
muita gente que está à beira do abismo tem muita gente sofrendo hoje quantos caíram vejo a oração e sobretudo ação com a escritura oração litúrgica em amadurece me forma tira de mim é porque como é nosso coração senhor eu te louvo senhor olha para meus amigos para minha família sem o ver os meus projetos eu eu tudo girando em torno de mim bom então a oração dessa mulher a insistência na oração o nosso senhor nos ensinou a rezar e dentro sempre veja a viúva aquela outra mulher a viúva que chega para aquele juiz aperreia aperreia
aperreia aperreia o juiz meu deus eu não temo a deus nem respeito os homens mas a veio vai acabar comigo eu vou fazer o que ela quer ela vai terminar um dia batendo em mim e faz um o que jesus escuta essa viúva escuta esse juiz se aperreia deus se aperrei peça e a escritura disse que jesus durante a vida dele com clamor e lágrimas muitas vezes apresentou orações e súplicas ao pai pedindo que o livrasse da morte e de tanto pedir e de tanto pedir jesus foi conformando a sua vontade humana a vontade do
pai e na hora da cruz estava pronto ou seja a gente é melhor do que jesus a gente é maior do que o nosso salvador o que é uma pessoa divina ah pois bem a oração deve ser insistente confiante insistente humilde eu não tenho direito deus não tem obrigação de me dar nada e me deu a vida que você acha um pouco me deu o seu filho é o que mais você escreve não me deve nada bom então não tenho direito adquirido humilde segundo a tua vontade senhor veja a oração de quem é pobre de
quem é pobre pobreza decoração bom então a essa mulher ela tem aquilo que a gente pode chamar de espírito de religião essa atitude de respeito humilde diante de deus e do seu mistério ah tá certo é este espírito de religião que nos faz calar o coração diante do senhor tem a pretensão soberba de pedir explicações de cobrar-lhe presunçosamente soluções e quantas vezes as pessoas perdem a fé porque não entendo como é que deus fez isso não entendo como é que deus permitiu a morte daquele parente meu não entendo como é que deus permite as aí
justiça no mundo quanta pretensão julgar deus exige explicações de deus veja esses ficarão sem respostas esses não verão a glória de deus esse é o caso aqui desse a passagem do evangelho nós não compreendemos bem a atitude de jesus é dura quase sem caridade e aí a gente vai jogar o senhor e a gente vai censurar jesus e quem é besta entre os discípulos censurar jesus e vamos duvidar dele quando não compreendemos seu modo de agir no mundo e na nossa vida e é isto que a soberba humana faz é isto que esta cananéia não
faz é isto que devemos aprender a não fazer e tem um coração simples tem um coração de criança diante do senhor e eu coloquei aqui para vocês meditar em que penso que é muito importante aprender isso no seminário deus é santo é o santo de israel isto é deus é aquele que mesmo amorosamente dirigindo-se a nós na sua palavra na sua misericórdia e na plenitude dos tempos no seu próprio filho permanece o outro o incompreensível aquele que nos ultrapassa nós não podemos prever o agir de deus não podemos enquadrá-lo nos nossos projetos ele é o
deus o livre e soberano mas não devemos nunca e por outro lado ter medo dele a gente não entende a gente sabe que os caminhos dele e podem nos desconsertar mas não precisa ter medo dele porque ele já deu toda a prova de amor que tinha para nos dar ele entregou seu filho por nós em jesus ele nos revelou toda a sua fidelidade todo o seu amor todo toda sua compaixão tão que cada um se examine nesta manhã tenho consciência da santidade de deus que eu não posso brincar com deus que eu não posso fazer
desde compadre que deus não é o cara legal da xuxa o cara lá de cima a deus não é isso é um boneco se deus não existe deus é o santo deus é o eterno a deus tão próximo o pai de nosso senhor jesus cristo mas eu não posso fazer o de compadre respeito com religiosa delicadeza tudo quanto se relaciona com deus e seu mistério ou ao invés sou desleixado frio distante para com as coisas de deus e não brinquem com as coisas de deus e não brinquem com os dogmas da fé e evitem piadinhas
brincadeirinhas com as coisas santas é porque quando a gente brinca com deus é aquele deus vai se tornando um boneco um ídolo e a gente perde deus de visto nunca esqueça deus se dá os dentes deus se revela aos humildes mas deus escondido soubermos por essas brincadeirinhas com a coisa as coisas de deus muitos padres perderam deus perderam deus de visto deus para ele não passa de um boneco ah ah mas a gente é porque a gente tem atual é moderno é maduro não estão somente tolos levianos e cegos sonhos é só isso ateus práticos
é só isso e com deus a gente tem que ter toda a delicadeza dado feita de amor feita de carinho ah pois bem eu coloquei aqui depois que para quem quiser usar rezando uma oração porque que se coloca diante de deus né que mostra a grandeza de deus a sua última linha aqui saiu de vez em quando tem um errinho de português aqui mas paciência se tu mesmo não ti não não não revelar is net se tu mesmo não revelar is o teu nome a última linha aqui dessa oração para terminar hoje em dia em
nome de um certo senso crítico e de uma certa maturidade temos opinião sobre tudo julgamos tudo metemo-nos em tudo a quantas reuniões quantos livros escritos quantas conferências e cursos para decidir o futuro da igreja e da vida presbiteral para avaliar criticar e quando pouco espírito de religião qual pouca noção de que a igreja não é nossa mas do senhor que o ministério não é nosso mais de cristo quanto à incapacidade de abrir nos para o sagrado de acolhê-lo ainda quando não caiba na nossa lógica e hoje queremos tudo explicado tudo lógico claro compatível com nossas
opiniões e com nossa sensibilidade como se deus fosse para nós e não nós para deus tá aí vamos lá nas redes sociais tantas opiniões sobre o papa sobre a igreja cada besteira khabib office mas é assim todo mundo tem opinião sobre tudo como deve ser a formação como deve ser a igreja como deve ser o bispo como deve ser o mundo e como deve ser deus a gente ter uma opinião sobre tudo e aí de deus se não se explicar direitinho e não se dobrar o nosso pensar e ao nosso sentir é mas assim meus
irmãos jamais teremos alegria de saborear a doçura do deus verdadeiro a deus somente experimenta quem tem a coragem de prostrar-se diante dele com a humilde e pobre insistência dessa siro-fenícia aceitando os seus modos e tempos aceitando a sua vontade de santa mas porque é que eu tenho que passar por essa situação a calma um dia você entenderá a e não pensa para compreender agora o que deus vai mostrar você mais para frente os tempos são de deus os modos santo de deus confie espere se entregue a deus veja a deus somente experimenta quem tem a
coragem de prostrar-se diante dele com a humilde e pobre insistência dessa mulher nem tudo do agir de deus nos é compreensível pois como diz a escritura eu acho linda essa frase as coisas escondidas pertencem ao senhor nosso deus as coisas reveladas porém pertence a nós e aos nossos filhos para sempre para que ponhamos em prática todas as palavras desta lei ou seja deus não nos revela tudo não nos dá satisfações do seu mágico e as coisas escondidas pertencem ao senhor não a nós o que deus nos revela não é para matar nossa curiosidade o que
ele nos revela é para que a gente põe em prática sua vontade e nela encontramos a vida e os judeus tem uma benção eu citei aqui da vez passada bendito sejas tu adonai nosso deus que guarda os segredos e como é que eu perdi de modo improviso aquele amigo e como é que morreu aquela pessoa tão jovem com aquele aquela aquele câncer tão violento como é que aconteceu isso que tem um grave pergunta sem resposta e aí o crente verdadeiro se ajoelhe chorando com o nó na garganta olha para a cruz que é o sinal
máximo da fidelidade de deus e desses bem dito seja estou senhor nosso deus que guardas os segredos eu não entendo eu não sei explicar e depois daquele tsunami no japão é uma menininha japonesa perguntar o pato o que coisa mais linda uma criança uma criança diante de um ancião e a criancinha disse querido para porque deus permitiu isso e veja e como é que deus permitiu que tantas criancinhas japonesas morresse tantas agora estão infelizes e o papa pela televisão para o mundo inteiro ver oi jaqueline anciano sabe dizer eu não sei o que coisa mais
linda o que coisa mais linda a ficha eu não sei eu não sou na casa eu eu não sou dono do pensamento de deus eu não sou dono da sabedoria de deus mas o que eu sei é que deus é amor o que deus consola e sustenta quem ficou e ressuscita quem partiu o que deus pode suscitar em nós sentimentos e ações para melhorar aliviar a dor daqueles lá é mas eu não sei ficha essa é a resposta é o bendito sejas tu adonai nosso deus que guarda seus segredos como papa quando esteve no campo
de concentração em auschwitz ele disse onde estava deus onde estava deus nessa hora e aí esses tolos chega dá o papa perdeu a fé não tem fé demais no deus verdadeiro que ultrapassa não não boneco que ele manipula igreja bom então é esta atitude music pelo amor de deus desenvolvam na vida de vocês essa atitude diante de deus e para que você seja um homem de deus experimentados nas coisas de deus que possam levar a luz de deus não a luz de vocês a luz de deus nas trevas deste mundo é bom para terminar para
terminar porque jesus fez o milagre finalmente com essa mulher eu disse a vocês jesus só faz milagre como sinal do reino de deus pois bem essa mulher essa paga pela pobreza interior dela pela humildade dela essa mulher tava pronta para colher o rei bom dia é verdade senhor é verdade nós somos cães é mas senhor eu estou te pedindo que o deus de israel e me dê alguma migalha da misericórdia dele veja o reino não tem fronteiras onde é que deus reino de deus reine em todo o coração que se faz criança diante dele a
deus reina dia em toda a vida em todo o coração que não é prepotente autossuficiente mas se cale-se admira diante do mistério não compreendi é então que nosso senhor nos ajude ou até zap tu olha que coisa que nosso senhor nos ajude a ter as atitudes essa pagar e dessa pagar bom coloquei aqui mais duas perguntas que imagem tem um de deus me lembre o deus revelado por jesus é o pai misericordioso próximo terno mas esse pai é santo pai santo então tão próximo e tão distante a deus se revela veja tá certo mas ao
mesmo tempo se esconde vejo no horto e marcos 14 jesus desaba papai mas ao mesmo tempo esse papai e se cala a morto e deixa o filho só é tão próximo tão distante o vídeo lembre do nosso pai abraão com 75 anos deixou a terra dele deus prometendo um filho com quase 100 quase 100 anos deus aparece a abraão a noite não tem mais abraão eu sou teu escudo tua recompensa será muito grande abraão faz meu senhor deus eu continuo os bem filho em casa já quase 25 anos essa coisa já estou com quase 100
eu tô acabado e deus não abra eu te amo veja e vai naquele moído e veja abraão tem que confiar nele é tão próximo tão carinhoso e tão distante que não me explica porque faz assim não me explica por que me fez passar por isso não explica e eu tenho que confiar nele deus é o outro o misterioso o santo que se revela se escondendo e se esconde revelando e aí para vocês fazer um exercício hoje outro dia recorde os modos de agir de deus na sua vida que deus consertaram você e como você reagiu
crew adorou me abandonou os eu disse faça-se ainda que doa ou descrevo duvidou recebê-los saiu de fininho e se vou cuidar da minhas coisas que já vi que nesse deus eu não posso confiar e qual foi a sua atitude e pense um pouquinho a gente toma cada susto quando a gente faz uma revisão dessa o nosso auxílio está no nome do senhor e aí
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