há mais de 2.500 anos na Índia antiga Surgiu uma atmosfera de intensa busca espiritual e filosófica em meio a esta efervescência um homem decidiu renunciar aos seus confortos reais em busca da iluminação esse homem sidarta gautama mais tarde conhecido como Buda O Iluminado Conseguiu descobrir as verdades fundamentais da existência humana imagine por um momento estar nesse tempo e nesse lugar onde a busca pelo sentido da vida era tão premente e transformadora o dam pada é uma compilação dos seus ensinamentos apresentados em forma diversos que nos guiam para uma compreensão mais profunda da mente e da
realidade estes versos não são apenas palavras antigas são conselhos intemporais que ressoam Com as experiências de cada ser humano independentemente da época ou cultura falam da mente da atenção plena da sabedoria do autocontrolo e da verdadeira Fel ouvir estes Versículos é mais do que um simples ato de leitura é uma oportunidade para refletir sobre a nossa própria vida As Nossas ações e as nossas relações é um momento para encontrar paz e sabedoria no mundo que muitas vezes nos sobrecarrega com a sua velocidade e complexidade cada verso do dama pada oferece uma chance de introspecção e
meditação convidando-nos a desacelerar e a considerar o que realmente importa em nossas vi vidas ao ouvir este audiolivro Deixe que as palavras de buda penetrem na sua mente e no seu coração deixe se levar pela sabedoria destes textos antigos e talvez encontre neles um guia para o seu próprio caminho para a verdade e a paz interior que cada palavra seja uma semente de serenidade e Insight ajudando a cultivar um jardim de tranquilidade e entendimento em sua vida cotidiana Prepare a sua mente e espírito para mergulhar neste caminho de Sabedoria antiga bem-vindo ao dam pada o
caminho da Verdade deixe que esta jornada o inspire a viver de forma mais Consciente e compassiva encontrando a verdadeira essência da felicidade e da Paz Interior versos dois todos os estados encontram a sua origem na mente a mente é a sua Fundação e eles são criações da mente se alguém fala ou age com um pensamento impuro então o sofrimento segue-o tal como a roda Segue o casco do boi todos os os estados encontram a sua origem na mente a mente é a sua base e eles são criações da mente se alguém fala ou age com
um pensamento puro então a felicidade segue-o como uma sombra que nunca o deixa ele maltratou me bateu-me derrotou me roubou-me o ódio de quem acumula Tais pensamentos nunca se extingue ele maltratou me bateu-me derrotou roubou-me aqueles que não guardam Tais pensamentos estão livres do Ódio neste mundo o ódio nunca se extingue com o ódio só se extingue com o amor esta é uma antiga lei eterna muitos não sabem que ao brigar perecemos mas aqueles que entendem isso restringem completamente suas brigas aquele que vive apegado ao prazer com os sentidos descontrolados sem restrições alimentares indolente Inativo
é derrubado por Mara tal como o vento derruba uma árvore fraca aquele que vive com ciente das impurezas com sentidos controlados moderado na alimentação cheio de fé cheio de energia sustentadora esse Mara não derrubará como o vento não derruba a montanha Quem não tiver autocontrolo e não permanecer na verdade ainda que esteja vestido com o manto Amarelo não é digno dele aquele que se libertou de toda a impureza está estabelecido na moralidade e está bronzeado em autocontrolo e verdade esse é digno do manto Amarelo aqueles que imaginam o não essencial como essencial e o essencial
como não essencial devido a esse julgamento errado nunca alcançam o essencial nibana o refúgio Supremo além da escravidão mas aqueles que veem o essencial no essencial e o não essencial no não essencial devido à sua visão correcta percebem A Essência tal como a chuva penetra numa casa mal coberta também a ganância penetra numa mente não desenvolvida assim como a água não penetra numa casa com bom telhado a cobiça não penetra numa mente bem desenvolvida o malfeitor lamenta agora e lamenta mais tarde ele lamenta tanto aqui como ali lamenta-se sempre e sofre ao perceber a impureza
dos seus próprios Actos o benfeitor regozija-se agora e regozija-se mais tarde aqui e ali ele se alegra regozija-se regozija-se muito percebendo a pureza das suas próprias ações ele sofre agora e sofre mais tarde sofre Em ambos os estados eu fiz mal diz a si próprio no sofrimento Além disso sofre ao entrar num estado mais doloroso assim aquele que faz mal goza agora e goza mais tarde Em ambos os estados é verdadeiramente feliz agei bem diz para si mesmo com alegria Além disso ele é feliz num estado de paz o mesmo acontece com aquele que faz
bem mesmo que alguém C as escrituras com muita frequência se for negligente e não agir de acordo ele é como o vaqueiro que conta as vacas dos outros ele não obtém os frutos da vida Santa mesmo que recite muito pouco as escrituras se se comportar de acordo com os ensinamentos abandonando o desejo o ódio e a ilusão com uma mente bem liberta e sem apego a nada nem aqui nem no futuro obtém os frutos da vida Santa atenção a atenção é o caminho para mortalidade a desatenção é o caminho para a morte aqueles que estão
atentos não morrem os desatentos são como se já estivessem mortos distinguindo isto claramente os sábios estão estabelecidos na atenção plena e deleitam se na atenção plena desfrutando do terreno dos Nobres aquele que medita constantemente e persevera liberta-se do cativeiro e alcança o Supremo nibana Glória àquele que se esforça permanece vigilante é na conduta atencioso autocontrolado reto no seu modo de vida e capaz de permanecer em crescente atenção plena através do esforço da diligência da disciplina e do autocontrolo possa o homem sábio fazer de si próprio uma ilha que nenhuma inundação possa inundar o homem Ignorante
é indulgente com a desatenção o homem sábio guarda a atenção como o maior tesouro não tenhas prazer na negligência não seja íntimo dos Prazeres sensoriais o homem que medita com diligência alcança verdadeiramente muita felicidade quando um homem sábio supera a desatenção cultivando a atenção plena livre de tribulações ele acende ao palácio da sabedoria e observa as pessoas que sofrem como o sábio alpinista contempla os ignorantes lá embaixo atento entre os desatentos totalmente desperto entre os adormecidos o sábio Avança como um Corsel de corrida avança sobre o manag decrépita mantendo-se alerta Indra prevaleceu sobre os deuses
assim a atenção é louvada e a negligência subestimada o monge que se deleita com a atenção plena E observa a desatenção com admiração Avança Como o fogo superando todas as armadilhas grandes ou pequenas o monge que se deleita com a atenção plena E observa com temor a desatenção não é propenso a cair Ele está na presença de a mente esta mente inconstante e instável tão difícil de governar o sábio endireita como o Arqueiro endireita a flecha esta mente treme como um peixe quando a tiramos da água e a deixamos cair na areia é por isso
que o campo das paixões deve ser abandonado é bom controlar a mente ela é difícil de controlar inconstante e tende a instalar-se onde lhe apetece uma mente controlada conduz à felicidade a mente é muito difícil de perceber extremamente Subtil e voa atrás das suas fantasias o homem sábio controla uma mente controlada leva à felicidade dispersa vagando sozinha desencarnada escondida numa caverna está a mente aqueles que a dominam são libertados das correntes de Mara aquele cuja mente é instável não conhece o ensinamento Sublime e aquele cuja confiança vacila a sua sabedoria não alcançará a realização aquele
cuja mente não está sujeita à cobiça nem é afetada pelo Ódio tendo transcendido o bem e o mal permanece vigilante e sem medo percebendo que este corpo é tão frágil como um recipiente e tornando a sua mente tão forte como uma cidade fortificada ele Vencerá Mara com a faca da sabedoria vigiará a sua conquista e viverá sem apego em breve este corpo desprovido de consciência jazerá sobre a terra tão pouco valor como um tronco Qualquer que seja o mal que um inimigo possa fazer ao seu inimigo Ou aquele que odeia aquele que é odiado um
mal maior pode ser feito por uma mente mal orientada o bem que nem a mãe nem o pai nem qualquer outro parente pode fazer a um homem é proporcionado Por Uma Mente bem dirigida enobrecendo assim flores quem compreenderá esta terra e o solo de Yama e este mundo dos devas quem investigará o caminho abençoado da virtude como o perito que selecciona as melhores flores O discípulo praticante compreenderá Esta terra e o solo de Yama e o mundo dos devas O discípulo praticante investigará o caminho abençoado da virtude como o perito que selecciona as melhores flores
percebendo este corpo como a espuma e compreendendo que é como uma miragem ele aniquilará os espinhos das paixões sensuais e enganará a vigilância do Rei da Morte aquele que colhe a apenas as flores dos Prazeres dos Sentidos e cuja mente está distraída nos objetos dos sentidos a morte varre o como uma enorme inundação varre uma aldeia inteira durante o sono o homem que toma as flores dos Prazeres dos Sentidos e cuja mente está distraída insaciável nos seus desejos o Destruidor coloca-o sob o seu domínio tal como a abelha bebe na flor sem danificar a sua
cor e essência e depois afasta-se levando consigo apenas o mel assim o sábio passa por esta existência não devemos considerar as faltas dos outros nem o que os outros fizeram ou deixaram de fazer mas as nossas próprias acções cometidas ou omitidas como uma flor bela e de Cores Vivas mas sem perfume assim são estéreis as boas palavras de quem não as põe em prática como uma flor bela e de Cores Vivas mas também cheia de perfume assim são fecundas as boas palavras de quem as põe em prática tal como um ramo de flores faz muitas
grinaldas assim muitas boas ações devem ser realizadas por aquele que nasce como um ser humano o perfume das Flores não se espalha contra o vento nem a fragrância do sândalo do rododendro ou do Jasmim mas a fragrância do homem Virtuoso espalha-se contra o vento a do homem Virtuoso espalha-se em todas as direções sândalo rododendro Lotus Jasmim muito superior a todos estes tipos de fragrância é a da a fragrância do rododendro ou do sândalo é de pequeno alcance mas a da virtude é Suprema e espalha-se até entre os deuses Mara não encontra o caminho para aqueles
que são perfeitos em virtude vivendo vigilantes e sem mácula através da realização perfeita das verdades tal como um lótus perfumado pode germinar e Florescer num monte de esterco Assim entre os ofuscados deslumbra em sabedoria O discípulo que segue o perfeito o Buda necessidades longa é a noite para aquele que está acordado longa é a estrada para O Viajante cansado longa é a existência repetida para os tolos que não conhecem o Sublime ensinamento se um homem procura e não consegue encontrar alguém que seja melhor ou igual a ele que ele siga o caminho da vida com
relutância não pode haver amizade com um tolo eu tenho filhos Eu tenho riqueza assim o tolo conta em sua mente mas ele próprio não se pertence quanto mais filhos e riquezas um tolo consciente da sua toliss é por isso um sábio mas o tolo que se julga sábio é de facto um tolo mesmo que durante toda a sua vida um tolo se associe a um sábio não compreenderá o ensinamento tal como a colher nunca compreenderá o sabor da sopa se um homem inteligente se associar a um sábio nem que seja por um momento compreenderá rapidamente
o ensinamento tal como a língua ende o sabor da sopa os tolos homens de inteligência inferior comportam-se como seus próprios inimigos cometendo Actos maus que produzem frutos amargos não é bem feito aquele ato que depois de praticado provoca remor e cujo resultado se lamenta com lágrimas a correr pelo rosto bem feito é aquele ato que não causa remorço e cujo resultado se experimenta com a mente cheia de grande prazer e felicidade enquanto uma má ação cometida não dá os seus frutos durante esse tempo o tolo considera a doce como o mel mas quando a má
ação amadurece o tolo enfrenta a dor mesmo que mês após mês um tolo pudesse comer apenas uma pitada de erva cusa nem isso seria um cesto uma má ação praticada não dá os seus frutos imediatamente tal como o leite não azeda de imediato tal como o fogo coberto de cinzas arde também a má ação persegue o insensato queimando-o para sua ruína é claro o insensato não se deixa enganar para sua ruína é claro o tolo ganha conhecimento e Fama que obscurecem o seu destino e obscurecem a sua mente esse tolo deseja reputação e prioridade entre
os monges autoridade nos Mosteiros e honras entre outras famílias faz com que os leigos e os monges pensem que é ele quem executa todas as obras grandes ou pequenas deixando que se refiram a ele tal é a ambição deste tolo os seus desejos e orgulho mas de facto um é o caminho que conduz as conquistas mundanas e outro que conduz a unbana compreendendo assim o monge ele não se regozija com os favores mundanos mas cultiva o desapego o sábio se encontrarmos um homem sábio que como um descobridor de tesouros aponta os nossos defeitos e chama
a nossa atenção para eles devemos associar-nos a essa pessoa na sua companhia tudo correrá bem e mal que ele te aconselhe e exorte e te diss Suada do erro tal pessoa é valiosa para o Nobre mas desagradável para o mesquinho Não vos associeis a amigos maus Não vos associeis a homens ignóbeis associa a amigos nobres mantém a companhia dos melhores entre os homens Aquele que bebe na fonte da aprendizagem vive feliz com uma mente Serena o homem sábio sempre se alegra com o ensinamento proclamado pelos nobres iluminados os pregadores canalizam a água os arqueiros endireitam
a flecha os carpinteiros esculpem a madeira os sábios disciplinam como uma rocha sólida não se move com o vento assim o sábio permanece imperturbável pela calúnia e pela lisonja como um lago profundo é claro e calmo assim se tornam os sábios quando ouvem os ensinamentos o santo é desapegado de tudo e não se envolve na ganância sensual quando a felicidade ou o sofrimento o atingem ele sabiamente não se deixa afetar nem pela Euforia nem pelo desânimo nem para si nem para os outros deseja filhos riquezas ou reinos nem procura equivocadamente o seu próprio sucesso uma
pessoa assim é naturalmente virtuosa sábia e reta poucos são os seres humanos que atravessam para a outra margem a maioria apenas sobe e desce à mesma margem mas aqueles que agem corretamente de acordo com o ensinamento que está bem estabelecido através para além das paixões e atingem nibana vindo do lar para o estado de Sem Abrigo que o homem sábio abandone os estados de ofuscação e cultive a Lucidez Por mais difícil que seja que ele procure o deleite e o prazer no desapego ao vencer os prazeres sensuais sem obstáculos o sábio liberta-se das impurezas da
mente aqueles que aperfeiçoam as suas mentes nos factores da iluminação desapegados deleitando-se no abandono da cobiça esses Livres da corrupção iluminados alcançam nibana mesmo neste mundo o honesto para aqueles cuja jornada está completa Livres da dor totalmente libertos de tudo e que puseram fim a toda a escravatura o fogo das paixões está extinto eles esforçam-se por permanecer atentos em lado nenhum estão apegados como cisnes que abandonam o seu Lago deixam lugar após lugar e partem para eles não há acumulação e o seu alimento não é outro senão a libertação que é vazia e indefinível tal
é o seu objetivo o seu curso é como o dos pássaros no ar não deixa rasto tal pessoa eliminou as corrupções não está apegada à comida o seu objeto é a libertação que é vazia e indefinível o seu andar como o dos pássaros no ar não deixa rasto aquele que controla firmemente os seus sentidos tal como o cocheiro controla os seus cavalos aquele que está purificado do orgulho e desprovido de Paixões esse até os deuses invejam como a terra uma pessoa equilibrada e bem disciplinada não sofre ele é comparável a um pilar é como um
lago cristalino alguém com tal equanimidade escapa de novos Nascimentos a sua mente é calma a sua fala é calma e as suas ações são calmas para aquele que se libertou através do conhecimento perfeito residindo firme e em paz o homem que não é crédulo que compreendeu o incriado que cortou os grilhões pôs fim à ocasião do bem e do mal e erradicou os desejos Esse homem é o homem Supremo verdadeiramente delicioso é o lugar onde os iluminados habitam seja na aldeia ou na floresta seja no mato ou na clareira deliciosas são as florestas onde as
pessoas comuns não encontram prazer aí desfrutam aqueles que queimaram as suas paixões Pois estes não procuram os Prazeres sensoriais milhares melhor do que mil dissertações melhor do que um mero amontoado de palavras sem sentido é uma frase sensata cuja audição acalma melhor do que mil versos de palavras inúteis é um com uma linha simples e benéfica que ouvindo Serena melhor é uma só palavra de doutrina que Pacifica o ouvinte do que sem versos de palavras inumeráveis maior que a conquista em batalha de mil vezes mil homens é a conquista de si mesmo é melhor conquistar
a si mesmo do que conquistar os outros nemhum Deus ou um Semideus nem Mara nem brama podem anular a Vitória daquele que se Dominou a si próprio e se conduz sempre com moderação mesmo que mês após mês até 1000 alguém faça oferendas durante 100 anos mas outro honre um iluminado apenas por um momento esta reverência é melhor do que o sacrifício de 100 anos mesmo que durante um século o um homem realizasse o rito do fogo na floresta se por um único momento ele honrasse um iluminado essa reverência é melhor do que o sacrifício do
fogo durante um século o que se oferece neste mundo durante um ano ou as dádivas que se fazem para alcançar o mérito é uma ninharia ao lado do que é Honrar aquele santo que é excelente para aquele que cultiva o hábito de reverenciar constantemente os mais velhos e respeitá-los quatro bênçãos aumentam idade beleza bênção e força um único dia de vida de uma pessoa virtuosa e meditativa vale mais do que os 100 anos de vida de uma pessoa imoral e descontrolada um único dia na vida de uma pessoa que se esforça com firme determinação vale
mais do que 100 anos na vida de uma pessoa preguiçosa e indolente um único dia na vida de uma pessoa que faz um esforço intenso vale mais do que 100 anos na vida de uma pessoa preguiçosa e inativa um único dia na vida de uma pessoa que entende como todas as coisas surgem e desaparecem vale mais do que 100 anos na vida de uma pessoa que não entende como as coisas surgem e desaparecem um único dia na vida de uma pessoa que vê o estado Imortal vale mais do que 100 dias na vida de uma
pessoa sem a visão do Estado Imortal um único dia na vida de uma pessoa que percebe a verdade Sublime vale mais do que 100 anos na vida de uma pessoa que não percebe a verdade Sublime mal apressa-te em fazer o bem refreia a tua mente do mal pois quem é lento para fazer o bem deleita-se no mal se um homem faz o mal que ele o faça se um homem faz o mal que não o faça sempre que não tenha prazer nele a acumulação do mal é dolorosa se um homem faz o bem que o
faça repetidamente que se deleite com ele feliz é a acumulação do bem o malfeitor vê tudo bem Até Que a Sua má ação dê fruto mas quando o fruto amadurece Então vê os seus efeitos infelizes mesmo uma pessoa boa pode sentir dor ao fazer o bem mas assim que o fruto é produzido Então ela Experimenta os bons resultados não penseis levianamente no mal dizendo para vós próprios não me atingirá tal como um cântaro se enche gota a gota assim o insensato acumulando Pouco a Pouco enche-se de males não penseis levianamente no bem dizendo para vós
mesmos não virá a mim tal como um cântaro se enche gota a assim o sábio acumulando o Pouco a Pouco enche-se de bondade tal como um comerciante com uma pequena caravana carregada de muitas riquezas evitaria uma estrada perigosa e tal como um homem que ama a vida evitaria o veneno assim se deve evitar o mal tal como o veneno não pode ferir a mão que o carrega pois o veneno não afecta se não houver ferida assim também aquele que não está errado não sofre danos quem fere um homem inocente puro e sem culpa esse mal
volta-se Contra esse tolo tal como o pó que foi lançado contra o vento alguns nascem do ventre materno os malévolos nascem em Estados Miseráveis os autodidactas vão para Estados abençoados Os Iluminados ganham unbana nem nos céus nem no meio do Oceano nem numa Gruta nas montanhas existe um lugar onde alguém possa permanecer a salvo das consequências das suas más acções nem nos céus nem no meio do Oceano nem numa Gruta nas montanhas H um lugar onde se possa permanecer a salvo da Morte punição todos tremem diante do castigo todos temem a morte se compararmos os
outros conosco não mataremos nem causaremos a morte todos temem o castigo todos amam a vida comparando-os com os outros não devemos matar nem provocar a morte quem procurando a sua própria felicidade prejudica aqueles que procuram a felicidade como ele não a obterá após a morte quem procura a sua própria felicidade e não prejudica aqueles que a procuram como ele encontrá-la há depois da morte não fales com ninguém de forma agressiva pois aqueles a quem atacas podem responder Da mesma forma as discussões criam dor e podes receber golpe por golpe se permaneceres em silêncio como um
gongo inútil alcançarás nibana encontrarás a paz tal como um vaqueiro com um pau conduz as vacas para o pasto também a velice a morte conduzem as vidas dos seres para o seu fim quando um tolo faz algo errado pelas suas próprias ações esse homem tolo será atormentado como alguém queimado pelo fogo aquele que fere com as suas armas aqueles que são inocentes e inofensivos em breve cairá num destes estados muita dor lesões corporais ou Doença grave perda da mente ou opressão por um monarca ou acusações graves ou perda de parentes ou ruína ou um incêndio
que até arrasa a sua casa e depois da dissolução do corpo ele nascerá no inferno não é ficar nu nem ter o cabelo emaranhado nem ficar sujo nem jejuar nem deitar-se no chão nem manchar o corpo com cinzas nem andar sem ficar ereto que pode purificar o mortal que não se libertou das suas dúvidas embora visto corretamente se ele vive em paz com as paixões dominadas e os sentidos controlados é puro e não magoa ninguém é um um brâmane umeta um monge é difícil encontrar alguém neste mundo que refreado pela modéstia evite toda a reprovação
como o Corsel Evita o chicote esforça-te e ser rigoroso como o Corsel é rigoroso quando sente o chicote pela confiança pela virtude pelo esforço pela concentração pela investigação da Verdade pelo conhecimento e conduta correctos e pela atenção mental vencereis grandes Sofrimentos os regadores canalizam a águas os fabricantes de flechas tornam nas rectas os carpinteiros trabalham a madeira os virtuosos são autocont controlados a velice que riso que alegria pode haver quando se está sempre a arder em paixões se estivesses envoltos em trevas não procuraria a luz eis este belo corpo massa de Dores amontoado de grumos
desarranjado em que nada dura nada persiste decadência para este corpo vinho de doenças perecível esta massa putre é destruída na verdade a vida termina na morte como abóboras vazias no outono são estes ossos ressequidos que prazer há em olhar para eles este corpo é uma Cidadela feita de ossos cobertos de carne e sangue onde se guardam o envelhecimento e a morte o orgulho e o engano até as luxuosas carruagens reais envelhecem também o corpo envelhece mas o ensinamento do bem nunca envelhece assim o bem permanece entre os bons quem aprende pouco cresce como um boi
cresce em carne mas não em sabedoria durante muitas vidas vaguei no samsara procurando mas não encontrando o Construtor da casa o regresso e o renascimento São um sofrimento absoluto ó construtor da casa agora apercebi-me de ti não voltarás a construir esta casa todas as vigas foram pardas o suporte Central foi aniquilado a minha mente tendo-a alcançado ela representa o fim do apego não tendo vivido a vida Nobre não tendo adquirido tal riqueza em sua Juventude Tais homens definham como velhas Garças Num lago Sem Peixes aqueles que não observaram a vida Santa que não adquiriram tesouros
em sua Juventude tornam-se como Arcos inúteis olhando para o passado autocontrolo se alguém se preza a si próprio deve guardar-se bem o sábio mantém an em cada uma das três vigílias estabelece-se primeiro no que é correto antes de aconselhar os outros agindo assim o sábio não cairá em desgraça ao aconselhar os outros ele próprio deve atuar se ele próprio estiver bem controlado pode orientar os outros de facto é difícil controlarmos a nós próprios cada um é o seu próprio Refúgio que outro Refúgio poderia existir tendo-se controlado a si próprio obtém-se um refúgio difícil de obter
o mal é feito por nós próprios em nós próprios ele nasce e em nós próprios ele é causado o mal mói o tolo como o diamante Mói a gema dura a corrupção que se apodera do homem é como a videira maligna que estrangula a árvore da sala de estar e o transforma naquilo que o seu próprio inimigo desejaria para ele as coisas nocivas e prejudiciais são fáceis de executar as coisas boas e benéficas são verdadeiramente difíceis de fazer o homem estúpido que através da sua falsa visão ignora os ensinamentos dos iluminados dos Nobres e dos
justos cultiva frutos Que tal como a casta provocam a sua própria destruição por si mesmo o indivíduo faz o mal e contamina-se por si mesmo deixa-se de fazer o mal e purifica-se a pureza e a impureza dependem de si próprio ninguém pode purificar outro no entanto ao procurar a realização espiritual dos outros não se deve ser negligente na procura da sua própria realização percebendo claramente o seu próprio objetivo deixe o outro tentar o seu próprio resultado o mundo não persigas as coisas mesquinhas não vivas na negligência não adotesc sejas negligente segue a lei da virtude
aquele que pratica a virtude vive feliz neste mundo e no outro segue o caminho da virtude e não o caminho do mal aquele que pratica a virtude vive feliz neste mundo e no outro se alguém vê o mundo como uma bolha de espuma e como uma miragem não é visto pelo Deus da morte vem contempla este mundo adornado como uma Carruagem Real onde os tolos estão imersos mas para os sábios não há apego a ele mas aquele que já foi um tolo e depois deixou de o ser esse é como quando a lua ilumina a
terra libertando-se das nuvens aquele cujas boas ações superam as más ilumina este mundo como a lua que emerge das nuvens este mundo é cego apenas alguns aqui podem ver claramente apenas alguns vão para um reino Divino como pássaros libertados das redes cisnes voadores seguem o caminho do Sol os homens voam pelo ar com poderes psíquicos os sábios partem deste mundo depois de terem vencido Mara e as suas hostes Não há mal que não possa ser feito por um mentiroso que transgrediu a única lei e que é indiferente ao mundo além em verdade Os Miseráveis não
irão para o reino Celestial os insensatos não alcançarão evidentemente a libertação os sábios regozijam com a generosidade e vão para um reino mais feliz melhor do que o poder sobre tudo o que é terreno melhor do que a morada nos céus melhor do que o domínio sobre os vastos mundos é o fruto do vencedor do ilusório Buda aquele que vence a paixão não é derrotado novamente o que poderia perturbar o Buda onisciente livre de toda paixão e cujo caminho leva a ela ele em quem não há emaranhamento livre da ganância que traz o renascimento O
que poderia perturbar o Buda onisciente cujo caminho leva a ele os sábios são treinados em meditação e deleitam na paz da renúncia Tais budas de mente perfeita são amados até pelos Deuses raro é o nascimento como um ser humano difícil é a vida dos mortais estranho é ouvir o ensinamento Sublime raro é o aparecimento dos budas o abandono do mal o cultivo do bem e a purificação da mente tal é o ensinamento dos budas a paciência e a tolerância são o ascetismo mais elevado os budas proclamam que nibana é o Supremo não é um renunciante
nem uma seta que agride os outros não censurar não fazer nenhum mal praticar a moderação de acordo com os preceitos fundamentais ser moderado na alimentação viver na solidão aplicar-se a uma elevada concentração mental tal é o ensinamento dos budas nem mesmo uma torrente de moedas de ouro traz felicidade ao aumentar os prazeres sensuais As pequenas doçuras e tristezas são Prazeres sensuais sabendo isto o homem sábio não encontra felicidade nem mesmo nos Prazeres Celestiais O discípulo do todo iluminado deleita-se com A Aniquilação do apego levados pelo medo Os homens vão para muitos refúgios para montanhas florestas
grutas árvores e templos no entanto estes não são refúgios seguros ao ir para esses refúgios não nos libertamos da dor mas aquele que toma Refúgio no Buda nos ensinamentos e na ordem e vê com entendimento correto as quatro nobres verdades Esse é de facto o refúgio seguro Esse é de facto o Refúgio Supremo ao recorrer a este refúgio a pessoa liberta-se de todo o sofrimento o homem de grande sabedoria é difícil de encontrar tal homem não nasce em lado nenhum quando um homem assim nasce que a família seja muito feliz feliz é o nascimento dos
budas feliz é o ensinamento da doutrina Sublime feliz é a unidade da ordem feliz é a vida austera dos Unidos quão preciosa é a reverência daquele que reverencia o Buda e seus discípulos eles superaram os impedimentos e estão livres da tristeza e da lamentação o mérito de quem reverencia esses homens pacíficos sem medo de nada nem de ninguém pode ser medido felicidade verdadeiramente felizes vivemos sem ódio entre odiadores entre os seres que odeiam vivamos sem ódio felizes vivemos com saúde entre os que estão doentes entre os que estão doentes vivamos com boa saúde feliz de
quem vive sem ânsia entre os que têm ânsia entre aqueles que anseiam vivamos sem desejo felizes vivemos porque não temos obstáculos sejamos cheios de alegria Como deuses na Esfera Radiante a Vitória gera inimizade os vencidos vivem na infelicidade renunciando à Vitória e à derrota os pacíficos vivem na felicidade não há fogo como o desejo não há maldade como o ódio não há nada mais doente do que o corpo não há maior felicidade do que a Paz de nibana a fome é a maior aflição os agregados corpo mente representam a maior doença percebendo Essa realidade alcança-se
nibana a suprema bem-aventurança a saúde é o bem mais elevado o contentamento é o maior tesouro um amigo de confiança é o melhor parente nibana é a maior bem-aventurança tendo experimentado o conhecimento da solidão e da Quietude livre da angústia e da escravidão ele está absorvido no conhecimento da Alegria da doutrina saudável é a visão dos Nobres a sua companhia é sempre bem-aventurada não vendo os tolos permaneceria sempre feliz em verdade aquele que permanece na companhia de tolos é perturbado por um longo tempo a associação com os tolos é tão dolorosa como com um inimigo
feliz é a companhia de um sábio tanto quanto o encontro com um parente se encontrares um homem inteligente sábio conhecedor coerente responsável e Nobre com esse homem Virtuoso e inteligente deves associar-se como a lua segue o caminho das Estrelas apelar aquele que se dedica ao que deve ser evitado e não se dedica ao que deve ser obtido e abandona a sua busca entregando-se a os prazeres invejar aquele que procedeu de forma oposta não se identifica com o que é agradável nem se identifica com o que é desagradável não olha para o que é agradável nem
para o que é desagradável pois de ambos os lados há dor evita a identificação com o amado pois a separação dele representa dor a escravidão não existe para aquele que não diferencia entre o amado e o não amado do Prazer nasce o sofrimento do Prazer nasce o medo para aquele que está totalmente livre do prazer não há dor muito menos medo do desejo nasce a dor do desejo nasce o medo para aquele que está livre do desejo não há dor nem muito menos medo do do apego nasce o sofrimento do apego nasce o medo para
aquele que está livre do apego não há nem dor nem muito menos medo da ganância nasce o sofrimento da ganância nasce o medo para aquele que está livre da avidez não há nem dor nem muito menos medo do apego nasce o sofrimento do apego nasce o medo para aquele que está livre do apego não há nem dor nem muito menos medo aquele que é perfeito em virtude e visão correcta é estabelecido na doutrina fala verdade e cumpre o seu dever e é reverenciado pelo povo aquele que desenvolveu o Anseio pelo incondicionado cuja mente é motivada
e incondicionada pelos Prazeres materiais é chamado aquele que não retorna um homem que está ausente durante muito tempo e regressa em segurança recebe as melhores boas-vindas dos seus familiares e amigos da mesma forma as boas ações praticadas nesta existência receberão as melhores boas-vindas na próxima tal como o vizinho dá as boas-vindas ao ente querido que regressa ira é preciso libertar-se do ódio é preciso abandonar o orgulho é preciso libertar-se de toda a escravidão o sofrimento não leva aquele que controla a mente o corpo e as suas paixões aquele que controla a raiva que surge como
quem controla uma quadriga cambaleante a esse chamo o eu condutor os outros apenas seguram as rédeas conquista o homem irado pelo amor conquista o homem de má vontade pela bondade conquista o Avarento pela generosidade conquista o mentiroso pela verdade deve-se dizer a verdade e não ceder a raiva se nos pedirem devemos dar mesmo que tenhamos pouco com estas três coisas tornamo-nos dignos de ir à presença dos Deuses os sábios que são inofensivos e sempre se controlam corporalmente vão para um Estado sem morte onde Residem sem qualquer sofrimento todas as IMP são destruídas naqueles que estão
sempre vigilantes que se autodisciplinam dia e noite e que se esforçam completamente para atingir nibana o que se segue é um facto de todos os tempos atula culpam aquele que permanece em silêncio culpam aquele que fala muito e culpam aquele que fala moderadamente não deixam ninguém no mundo sem culpa nunca houve nem haverá Nem Há agora quem possa ser encontrado neste mundo que não culpe ou elogie os outros a sabedoria Brota naquele que se examina dia após dia cuja vida é irrepreensível inteligente revestida de conhecimento e virtude quem poderia culpar aquele que é como um
pedaço de ouro refinado até os deuses o louvam até brama o louva deve-se refrear a má conduta do corpo e controlá-la abandonando a má conduta do corpo devemos treinar noos na sua boa conduta deve-se refrear a má conduta da fala e controlá-la abandonando o comportamento correto da fala devemos treinar na sua boa conduta deve-se refrear o mau comportamento da mente e controlá-la abandonando a má conduta da mente devemos treinar noos na sua boa conduta os sábios controlam se nos Actos nas palavras e nos pensamentos na verdade eles controlam se bem uriosidades agora é como uma
folha amarelada os mensageiros da Morte esperam-se estás No Limiar da decadência tens provisões faz de ti uma ilha esforça-te imediatamente torna-te sábio purificado de impurezas e sem Paixões entrarás no estado Celestial dos Nobres a tua vida pode acabar agora a presença da Morte está aqui não há lugar para parar no caminho tens provisões faz de ti uma ilha esforça-te sem demora torna-te sábio purificado de impurezas e sem paixões serás libertado do nascimento vindouro da velice gradualmente pouco pouco de momento a momento o sábio remove as suas próprias impurezas como um fundidor Remove a escória da
Prata tal como a ferrugem que nasce do ferro acaba por se corroer a si própria também as ações levam o malfeitor a um estado lastimável a não recitação é a ferrugem dos encantamentos a falta de reparação é a ferrugem das casas tal como a falta de cuidado é a ferrugem da beleza e a negligência da vigilância a vossa má conduta É culpa da mulher a falta de cuidado é culpa de quem dá as ações erradas são a culpa tanto neste mundo como no outro mas a pior das faltas é a ignorância é a maior abandonando
as faltas permanece imaculado a monge fácil é a vida de um canalha que com a ousadia de um Corvo é calunioso impertinente arrogante e impuro difícil é a vida de um homem Modesto que procura sempre a pureza que é desapegado humilde cujo modo de vida é limpo e ponderado quem destrói a vida diz mentiras rouba procura a mulher dos outros e é viciado em álcool e tóxicos arrancará Nesta mesma vida a sua própria raiz felicidade sabe pois ó homem de bem que as coisas perniciosas não são fáceis de controlar Não deixes que o desejo e
o ódio te arrastem pelo caminho do sofrimento durante muito tempo as pessoas dão de acordo com a sua bondade e como lhes apetece se alguém tiver inveja da comida ou da bebida dos outros não conseguirá encontrar paz nem de noite nem de dia mas aquele que supera completamente esse sentimento subjuga o e destrói o obtém paz dia e noite não há fogo como o desejo não há escravidão como o ódio não há rede como a ilusão não há Rio como a cobiça é fácil ver os defeitos dos outros mas os nossos próprios defeitos são difíceis
de ver a pessoa deita fora como palha os defeitos dos outros mas esconde os seus próprios defeitos como o caçador se esconde a si próprio as pessoas veem facilmente os defeitos dos outros mas difícilmente os veem em si próprias como a palha espalhada pelo vento espalha-se os defeitos dos outros mas esconde-se os próprios como o ábio jogador camufla os seus dados aquele que vê os defeitos dos outros e se irrita nele crescem as nódoas está longe de ser capaz de destruir essas manchas não existe um caminho no céu o santo deve encontrar o seu próprio
caminho a humanidade deleita-se com impedimentos obstáculos os budas estão livres de impedimentos o justo aquele que decide um caso com parcialidade Não é justo o sábio deve investigar imparcialmente tanto o certo quanto o errado está verdadeiramente estabelecido na boa lei aquele que guiado por ela decide o justo e o injusto com imparcialidade não se torna sábio apenas por falar muito aquele que livre de ódio e medo e não causa medo é chamado de sábio não se é versado na doutrina por se falar muito aquele que tendo ouvido a doutrina não a ignora e a observa
Esse é um versado na doutrina não se é um tera venerável só porque se tem cabelos brancos tal pessoa pode ser apenas madura em idade e dele será dito que ele é um homem que envelheceu por nada aquele em quem existe verdade comportamento perfeito não violência abstinência e autocontrolo aquele homem sábio que se livrou das impurezas é chamado de venerável se um homem é ciumento ganancioso e mentiroso não é através de meras palavras aparência e beleza que ele se tornará um homem de boa vontade mas aquele que superou e removeu estas impurezas e se tornou
um homem sábio liberto do ódio esse Claro é um homem de boa vontade não é pelo facto de rapar a que um homem indisciplinado e mentiroso se torna uma seta pois como poderia ele ser uma seta se está cheio de ânsia e desejo aquele que consegue dominar todos os males pequenos ou grandes é um monge pois venceu todos os males ele não é apenas um monge que vive da caridade dos outros mas aquele que observa o Código de Conduta E assim se torna digno de tal status aquele que transcendeu tanto o mérito como o demérito
que segue a vida pura e vive com compreensão neste mundo Esse é verdadeiramente chamado de monge observando o voto de silêncio o homem sem instrução e tolo não se torna um sábio mas o homem sábio que como se estivesse a segurar uma balança escolhe o que é bom e descarta O que é mau é um verdadeiro sábio Por isso mesmo ele é um sábio aquele que compreende o mundo a sua natureza por dentro e por fora é chamado um sábio ele não é um homem Nobre um santo se prejudicar os seres scientes aquele que cultiva
o amor benevolente por todos os seres é chamado de Nobre Não é pela mera moralidade e austeridade nem pela erudição nem pelo desenvolvimento mental da concentração nem por viver em reclusão nem por pensar desfruto da Bênção da renúncia negada às pessoas mundanas que se deve ficar satisfeito mas o monge deve alcançar a extinção de todas as impurezas o camin dos caminhos o caminho óctuplo é o melhor das verdades as quatro nobres verdades o desapego é o melhor dos Estados de espírito e dos hom o homem de visão Clara só este é o caminho não há
outro para a purificação da Visão segue este caminho e confundirá Mara ao seguires este caminho porás fim ao sofrimento tendo aprendido o processo de arrancar a seta do desejo eu proclamo este caminho vós próprios deveis esforçar são apenas os budas que mostram o caminho aqueles que entram no caminho e cultivam a meditação são libertados das Garras de Mara todos os fenômenos condicionados são impermanentes quando se compreende isto com sabedoria então fica-se cansado de tanta insatisfação Este é o caminho da Purificação todos os fenômenos condicionados estão sujeitos ao sofrimento quando se compreende isto com sabedoria fica-se
cansado de tal insatisfação Este é o caminho da Purificação todos os fenômenos condicionados são impessoais quando se compreende isto com sabedoria então fica-se cansado de tal insatisfação Este é o caminho da Purificação aquele que não se esforça quando é altura de se esforçar aquele que embora jovem e forte é indolente aquele que é baixo em mente e pensamento e preguiçoso esse preguiçoso nunca encontra o caminho da sabedor que ele seja vigilante na fala e bem controlado na mente que ele não faça mal com o corpo que ele purifique estas três formas de ação e alcance
o caminho mostrado pelos sábios em verdade da meditação nasce a sabedoria sem meditação a sabedoria esmorece conhecendo o duplo caminho do ganho e da perda devemos conduzir-nos de forma a aumentar a sabedoria destrói a floresta das paixões da floresta das paixões emerge o medo devastando a floresta e a vegetação rasteira das paixões permanecei ó monges Livres delas mesmo o mais pequeno desejo de um homem por uma mulher se não for aniquilado prenderá a sua mente durante muito tempo como o bezerro a sua mãe a vaca removam a vossa arrogância como o lilás é arrancado No
Outono cultivem o caminho da paz o nibana foi mostrado pelo iluminado aqui Viverei na estação das chuvas aqui Viverei no outono e no inverno assim projecta o tolo ele não se dá conta do perigo da morte a morte alcança e leva aquele cuja mente está ancorada nos seus filhos e rebanhos tal como um grande rio arrasta uma aldeia enquanto esta dorme os filhos não oferecem proteção nem o pai nem os parentes para aquele que é agarrado pela morte não pode haver refúgio em nenhum parente compreendendo este facto que o homem sábio refreado pela moralidade Brave
rapidamente o caminho que conduz a nibana diversos se ao renunciar a uma pequena felicidade se vislumbra uma felicidade maior então que o sábio renuncie à felicidade menor em vista da felicidade maior aquele que deseja a sua própria felicidade causando sofrimento aos outros não está livre do ódio pois ele próprio está preso nas redes do ódio o que deve ser feito não é feito o que não deve ser feito é feito as impurezas os impulsos Pol dores de tais pessoas arrogantes e negligentes crescem aqueles que persistem sempre na prática da atenção plena sobre o corpo e
não fazem o que não deve ser feito e fazem constantemente o que deve ser feito esses atentos e ponderados põem fim à corrupções tendo eliminado a mãe avareza e o pai orgulho e os dois Reis infinitismo e niilismo e tendo destruído um reino e os seus habitantes apego a pessoa torna-se iluminada tendo eliminado a mãe e o pai e os dois Reis e tendo destruído o caminho perigoso dos desejos dos Sentidos marcha-se sem dor em direção ao estado iluminado bem alertas estão os discípulos do Buda e de dia e de noite eles sempre se lembram
do Buda bem alertas estão os discípulos de buda e tanto de dia como de noite eles sempre se lembram da doutrina bem alertas e atentos são os discípulos do Buda e tanto de dia como de noite eles sempre se lembram da Ordem bem alertas e atentos são os discípulos do Buda e tanto de dia como de noite estão sempre atentos às Sensações do corpo bem alertas e atentos são os discípulos do Buda e tanto de dia quanto de noite eles se deleitam em não causar dano bem alertas e atentos são os discípulos do Buda e
tanto de dia como de noite deliciam se com a meditação difícil é renunciar difícil é desfrutar difícil e dolorosa é a vida familiar dolorosa é a associação com aqueles que são incompatíveis conosco doloroso é o longo caminho do samsara para o evitar não persigas o mal aquele que é cheio de confiança e virtude possui glória e riqueza e é honrado onde quer que esteja ou onde quer que vá mesmo de tão longe como as montanhas dos himalaias os bons brilham mas os malévolos embora próximos são invisíveis como Flechas disparadas na noite aquele que se senta
sozinho descansa sozinho caminha sozinho controla-se na solidão encontrará a felicidade na floresta desgraça aquele que não diz a verdade vai para um Estado totalmente miserável assim como aquele que tendo feito algo diz que não o fez ambos depois da morte pagarão pelos seus Actos num outro mundo muitos dos que usam o manto Amarelo são de má índole e descontrolados devido à soma das suas más ações nascerão num estado miserável seria melhor para o ímpio engolir uma bola de aço em brasa como uma chama de fogo do que ser uma pessoa imoral e descontrolada recebendo as
esmolas que lhe são oferecidas pelo povo quatro calamidades se abatem sobre o homem negligente que se associa com mulheres alheias aquisição de deméritos perda de sono sentimento de culpa e estado de lamentação a demérito tal como a bom e mau destino a tristeza é a alegria do homem e da mulher assustados o rei impõe um castigo Severo nenhum homem deve frequentar a mulher de outro homem tal como uma folha de erva cusa mal apanhada na mão aorta também a vida de uma asseta mal orientado o leva a um estado de Desgraça quando o que deve
ser feito não é feito há uma prática corrupta e a vida Santa é duvidosa não se obtém qualquer fruto se algo deve ser feito é preciso fazê-lo é preciso acender com firmeza libertando-se dos extremos é melhor evitar fazer a má ação pois esta é seguida de remorsos é melhor fazer a boa ação após a qual não se segue qualquer estado de arrependimento como uma cidade fronteiriça bem guardada por dentro e por fora que se guarde a si próprio que ele não negligencia a oportunidade para aqueles que negligenciam a oportunidade haverá um Nascimento num estado doloroso
aqueles que têm vergonha quando não devem ter vergonha e que não TM vergonha quando devem ter são condicionados por visões erradas e são levados a um estado de dor aqueles que temem o que não deve ser temido e não temem o que deve ser temido são condicionados por visões erradas e conduzem a um estado de dor imaginam como errado o que não é errado e como não errado o que é errado Os seres que têm essas visões falsas caem num estado de dor conhecendo o errado como errado e o certo como certo esses seres adop
a visão correcta atingem um estado de felicidade o elefante tal como um elefante no campo de batalha suporta a flecha disparada por um arco também alguém tem de suportar as palavras abusivas que lhe são dirigidas na verdade a maioria dos homens possui uma natureza doentia trazem para uma assembleia elefantes amestrados o rei monta o animal treinado os mais bem treinados entre os homens são aqueles que resistem a os abusos excelente são as mulas treinadas bem como os corcéis espirituosos de cind e os nobres e sólidos elefantes mas muito melhor é aquele que se exercitou certamente
nunca se alcançará nibana com Tais veículos exceto através do controlo por subjugação e autot treino o incontrolável elefante d na palaca quando em cativeiro não come pois lembra-se do elefante na Floresta o estúpido quando é desajeitado guloso preguiçoso e sujo como um porco na renas repetidamente anteriormente esta mente vagueava por onde queria como queria hoje com sabedoria controlá-la Ei como o condutor controla o elefante na Estrada desfrutem da atenção pura vigiem as vossas mentes saiam do Pântano das paixões como um elefante sairia do Pântano se encontrarem um amigo inteligente que seja adequado para vos acompanhar
de boa conduta e prudente então vivam com ele felizes e vigilantes ultrapassando todos os obstáculos se não encontrares um amigo inteligente para te acompanhar de boa conduta e astuto então vive sozinho como o rei que renunciou ao país conquistado ou como um elefante que vagueia à vontade na floresta é melhor viver sozinho não há amizade com um tolo que se viva sozinho evitando todo o mal livre de preocupações como um elefante que vagueia sozinho na floresta é desejável ter amigos Quando surge uma neidade Feliz é aquele que se contenta com o que quer que exista
o mérito ganho é agradável Consolador quando o fim da vida está próximo feliz é o abandono de todos os Sofrimentos neste mundo é feliz quem atende a mãe é feliz quem atende o pai é feliz quem atende os acetas e é feliz também quem atende os nobres feliz é a virtude milenar feliz é a confiança bem estabelecida feliz é a aquisição da sabedoria feliz é a abstenção do mal a vidança os desejos de um homem negligente crescem como a videira má ele corre para lá e para cá de uma vida para outra como um macaco
na floresta em busca de frutos quem quer que neste mundo seja dominado pelo vasto desejo o apego as suas mágoas crescerão como a erva birana depois de ter chovido mas quem neste mundo vencer o vasto desejo tão difícil de dominar as suas mágoas deixá-lo hão como a água a deslizar pela folha de lotos eu declaro isto afortunados sois vós que vos reunes aqui cortai as raízes da cobiça como quem corta a doce raiz da birana não sejais como O junco que Mara devasta uma e outra vez tal como uma árvore cortada volta a crescer se
as suas raízes estiverem firmes e intactas também quando as raízes do desejo não são destruídas o sofrimento surge vezes sem conta as 36 correntes do desejo que se movem vigorosamente em direção ao prazer prendem a pessoa de mente ofuscada conduzindo-a ao apego torrencial as correntes do desejo correm por todo o lado as suas raízes brotam e desenvolvem-se observando como elas brotam essas raízes devem ser cortadas com sabedoria os prazeres surgem nos seres e são saturados pela ganância inclinados para a felicidade procuram a felicidade em verdade Tais homens nascerão e decair encurralados pela ganância ficam aterrorizados
como lebres cativas Acorrentados por grilhões encontrarão o sofrimento repetidamente por um longo tempo os seres humanos presos no desejo sentem o mesmo terror que uma lebre apanhada no laço portanto que o monge que deseja o desapego abandone o desejo quem liberto do desejo encontra prazer na floresta mas mais tarde é tentado pelo Desejo e regressa à casa esse homem V era livre e regressou à escravidão O que é forte não é a escravidão feita de ferro madeira ou corda mas o apego a pedras preciosas e ornamentos o desejo por esposa e filhos Essa é a
grande escravidão a escravidão é forte dizem os sábios mas mesmo este laço que prende os seres que se solta mas é tão difícil de cortar completamente os sábios acabam por cortá-lo definitivamente e abandonando os prazeres Dos sentidos livres de desejos renunciam aqueles que estão apaixonados pela ganância entram numa corrente que os prende como a teia que a aranha teceu de si própria por isso o sábio Corta tudo e afasta-se abandonando todas as tribulações abandonar o apego ao passado abandonar o apego ao futuro abandonar o apego ao presente atravessando para a outra margem do Devir a
mente libertada de todos os lados não voltarás ao Nascimento e ao envelhecimento aquele que se perturba com pensamentos perversos que é excessivamente ganancioso que se deleita com pensamentos de apego e aumenta cada vez mais em ganância torna os grilhões de Mara cada vez mais sólidos aquele que se deleita em dominar os Maus Pensamentos medita sobre as impurezas do corpo permanece muito Atento e esforça-se por vencer a ganância liberta-se dos grilhões de Mara aquele que alcançou o objetivo sem medo permanece Sem ganância desapaixonado removeu os Espinhos da Vida Este é o seu derradeiro renascimento aquele que
permanece Sem ganância e sem apego e é perspicaz em etimologia e termos e conhece os grupos de letras e as suas sequências é chamado a viver o seu último renascimento sendo um grande homem de profunda sabedoria eu dominei tudo eu sei tudo desprendi de tudo renunciei a tudo destruí totalmente toda a cobiça tendo realizado tudo por mim próprio a quem devo chamar meu mestre a dádiva da Verdade é mais exaltada do que qualquer outra dádiva o conhecimento da Verdade é mais exaltado do que qualquer outro conhecimento o prazer da Verdade é mais exaltado do que
qualquer outro prazer aquele que destruiu a ganância venceu todo o sofrimento a riqueza arruína o tolo que não procura nibana através do apego à riqueza os homens ignorantes arruínam se a si próprio e a os outros o joio prejudica os campos assim como a cobiça prejudica a humanidade portanto quando é produzido Sem ganância os frutos são abundantes o joio prejudica os campos como o ódio prejudica a humanidade aquele que se livra do ódio produz frutos abundantes o joio prejudica os campos como a ignorância prejudica a humanidade por isso aquele que se livra da ignorância produz
frutos abundantes o joio prejudica os Campos como a ganância prejudica a humanidade portanto quem se livra da ganância produz frutos abundantes o monge refrear os olhos é bom refrear o ouvido é bom refrear o nariz é bom refrear a língua é bom refrear o corpo é bom refrear a palavra é bom refrear a mente é bom o controlo geral é bom o monge que se controla completamente está livre de toda a dor aquele que se controla nas mãos nos pés e na fala possuindo o mais elevado controlo interiormente Alegre dominado sozinho satisfeito é chamado monge
doces são as palavras do monge que domina a sua língua que se exprime com sabedoria que não é petulante e Que expõe o sentido do texto que o monge se detenha na doutrina que se deleite na doutrina que medite na doutrina que se lembre bem da doutrina que Não Se Afaste da doutrina Sublime não se deve desprezar o que se recebeu não se deve invejar o que se recebeu dos outros o monge que inveja os outros não alcança a calma da mente mesmo que receba muito pouco o monge não o despreza e até os deuses
o reverenciam pela sua vida pura e esforçada aquele que não pensa Eu e meu em relação à sua mente e ao seu corpo e que não se preocupa com o que é ou não é esse naturalmente é chamado de monge o monge que permanece no amor benevolente que desfruta da doutrina atinge nibana que é a superação de todos os fenômenos condicionados esvazia ó monge este barco da vida esvaziado por ti ele mover-se há rapidamente eliminando a cobiça e as paixões viajarás em direção à nibana liberta-te de cinco coisas rejeita cinco coisas cultiva cinco coisas O
Monge que vai além das cinco amarras é chamado de aquele que atravessa a Correnteza medita ó monge não esteja desatento Não deixes que a tua mente se disperse com os prazeres sensuais não fiques desatento e deixa-te consumir como uma bola de aço abrasando te não terás de gritar Isto é sofrimento não há concentração para aquele que não tem sabedoria não há sabedoria para aquele que não se concentra naquele que tem concentração e sabedoria ele está verdadeiramente próximo de nibana aquele monge que entrou num lugar vazio com a mente calma e capaz de ver com plena
visão a doutrina alcança a suprema bem-aventurança que transcende a dos homens ao contemplar o surgimento e desaparecimento dos agregados mente corpo ele Experimenta bem-aventurança e felicidade aquele que percebe isso alança nibana é isto que se tor o principal para um molo sensorial contentamento observância rigorosa do Código de Conduta Associação com amigos benevolentes e enérgicos que vivem em Total pureza ser cordial nas maneiras e refinado na conduta saturado de grande alegria ele conseguirá por fim a todo o sofrimento tal como as flores de jasmim se desvanecem e caem também a cobiça e a malevolência são completamente
abandonadas o m que é calmo no corpo calmo na fala calmo na mente bem disposto e que se despojou das coisas mundanas é verdadeiramente chamado um Em Plena Paz Ó m Olha Para ti com olhos críticos examina-te cuidando de ti e vigilante ó monge viverás feliz o próprio ser é o seu protetor o próprio ser é o seu refúgio por isso deixa-te cuidar de ti próprio da mesma forma que o negociante de cavalos cuida do bom cavalo cheio de alegria cheio de confiança nos ensinamentos de buda o monge atingirá o estado de paz não afetado
pelos fenômenos condicionados jubiloso o monge que enquanto jovem se aplica aos ensinamentos de buda ilumina este mundo como a lua sem nuvens o Nobre esforçado e resistente ele atravessa a Correnteza descarta ó Nobre os desejos sensoriais conhecendo A Aniquilação dos fenômenos condicionados C ó Nobre um conhecedor de nibana através da meditação e do discernimento o Nobre alcança a mais elevada sabedoria e libertando-se de toda a escravidão do conhecedor extingue aquele para quem não existe nem isto nem aquilo nem eu nem meu que está Alerta e liberto das paixões a esse chamo Um nobre aquele que
é meditativo puro e tranquilo que cumpriu o seu dever e está livre de corrupções tendo atingido o objetivo mais elevado a ele chamo um eu Nobre o Sol Brilha de dia a lua brilha de noite na sua armadura brilha o rei Guerreiro na meditação brilha o Nobre mas todo o dia e toda a noite brilha o o Buda no seu esplendor por se ter livrado do mal é chamado Nobre por viver em paz é chamado monge por ter abandonado as impurezas é chamado recluso nunca Um nobre deve ser prejudicado nem deve o Nobre devolver o
mal a quem o causou que se envergonhe aquele que faz mal a um Nobre mais envergonhado ficará aquele que se quiser vingar a recompensa do nobre que não retalia não é pequena quando a mente se afasta do Prazer E cessa a intenção de prejudicar o sofrimento diminui aquele que não comete erros no corpo na fala e na mente que é autocontrolado nestes três aspectos a esse chamo o Nobre eu que qualquer um que tenha compreendido a doutrina pregada pelo iluminado seja devotamente reverenciado como um bramani reverencia o sacrifício do fogo não é por ter o
cabelo entrançado nem por linhagem nem por Nascimento que alguém se torna um Nobre mas aquele que é verdadeiro e Reto puro Esse é um Nobre de que serve o cabelo entrançado a tolo de que serve a tua roupa de antílope por dentro está cheio de Paixões mas por fora permaneces Limpo o homem que veste uma túnica feita de trapos que é esbelto com veias vigorosas que medita sozinho na floresta a esse homem chamo Nobre não chamo Nobre a quem é merecidamente nobre pelo facto de ter nascido de tal linhagem ou de uma mãe bramani não
pode ser merecidamente Nobre aquele que não se libertou dos impedimentos aquele que está livre de impedimentos mentais livre de escravatura a esse chamo Nobre aquele que cortou toda a escravidão e não treme aquele que foi além de toda a escravidão e é livre a ele eu chamo o eu Nobre aquele que cortou a trela da malevolência as rédeas da cobiça e a corda das heresias juntamente com a erradicação das tendências latentes e diluiu a ignorância e está a esse eu chamo Nobre aquele que sem ódio sofre censuras golpes e castigos para quem a paciência é
a sua arma e poder a ele chamo o eu Nobre aquele que não tem raiva mas é firme Virtuoso livre de ganância autocontrolado e que este será o seu último renascimento a ele eu chamo o Nobre eu aquele que como a água numa folha de lotus ou como um grão de mostarda na ponta de uma agulha não se apega a Prazeres a ele chamo o eu Nobre aquele que nesta vida conseguiu aniquilar o sofrimento que está livre dos seus agregados corpo mente e se emancipou dos grilhões mentais a ele chamo o eu Nobre aquele cuja
sabedoria é profunda que possui a visão correcta que está treinado para saber qual é o caminho certo e qual é o caminho errado que atingiu o fim mais elevado a ele chamo o eu Nobre aquele que não tem intimidade nem com os que t casa nem com os que não t casa que vagueia livremente sem desejo a ele chamo Nobre aquele que deixou de lado o bastão da violência contra os seres fracos ou fortes que não mata nem causa a morte a ele chamo Nobre aquele que é amigo entre os hostis controlado entre os armados
desapegado entre os apegados a esse eu chamo Um nobre aquele cujo desejo e Ódio orgulho e ignorância caíram como sementes de most da Ponta da Agulha a ele eu chamo de Nobre aquele que profere apenas palavras gentis instrutivas e verdadeiras que fala sem ofender ninguém a ele chamo o eu Nobre aquele que não toma nada neste mundo que não lhe seja dado seja valioso ou sem valor pequeno ou grande agradável ou desagradável a ele eu chamo o eu Nobre aquele que não tem desejos neste mundo Ou no próximo livre de desejos e emancipado a ele
chamo o Nobre eu aquele que através do conhecimento está livre de dúvidas e se estabeleceu firmemente em nibana a ele eu chamo o Nobre eu aquele que transcendeu a escravidão do mal e do bem livre da tristeza livre da impureza e puro a ele eu chamo o Nobre eu aquele que é imaculado imaculado como a lua puro absolutamente Sereno e claro que destruiu a sede de se tornar a ele eu chamo o Nobre eu aquele que superou a cobiça este caminho difícil o oceano da vida a ignorância aquele que atravessou e foi Além que é
meditativo livre de apego e dúvida que não está acorrentado a nada e alcançou nibana a ele eu chamo o Nobre eu aquele que abandonou os desejos dos Sentidos renunciou à vida mundana e não tem casa destruiu todos os desejos dos Sentidos e tornou-se livre a esse chamo o eu Nobre aquele que neste mundo superou a cobiça renunciou à Vida mundana e viveu sem um lar aquele que destruiu a cobiça e se tornou livre a esse eu chamo o eu Nobre aquele que se desfez dos Apegos mundanos e Celestiais e dele se libertou completamente a ele
chamo o eu Nobre aquele que está para além do prazer e do desprazer sereno imaculado e que conquistou os seus agregados mente e corpo e Atenas a esse chamo o nbre eu aquele que conhece o caminho dos seres que morrem e renascem que não está apegado que caminha em direção à nibana e a iluminado a ele chamo o Nobre eu aquele cujo destino nem os deuses nem os semideuses nem mesmo os homens conhecem Que destruiu todas as impurezas e que atingiu o objetivo a ele chamo o eu Nobre aquele que não se apega aos agregados
que são o passado o futuro ou o presente que permanece livre e solto a ele chamo o eu o Nobre o destemido o Nobre O Herói O Grande sábio o conquistador o sem desejo o limpo O Iluminado a esse eu chamo o eu Nobre o sábio que conhece as suas vidas anteriores que percebe o céu e o inferno que atingiu o fim dos nascimentos e que alcançou o conhecimento Supremo e completou o seu trabalho vivendo a vida Santa a ele chamo o eu Nobre ao longo deste audiolivro aprofundamos o conceitos essenciais de mente atenção virtude
autocontrolo e sabedoria aprendemos que as nossas ações e pensamentos são as sementes que semeamos e que delas provém tanto o sofrimento como a felicidade aprofundamos os ensinamentos de buda que nos convidam a viver com compaixão amor e atenção plena lembrem-se sempre que o ódio nunca se extingue com o ódio só se extingue com o amor este Princípio Fundamental pode ser o seu guia em tempos de conflito e desafio quando confrontado com a Adversidade lembre-se de que tem a capacidade de responder com amor e compreensão transformando assim não só o seu mundo interior mas também o
mundo à sua volta outra mensagem poderosa que encontramos é a importância da atenção plena a atenção plena é o caminho para a imortalidade a desatenção é o caminho para a morte mantenha a sua mente Alerta e consciente vigilante em cada momento a prática da atenção plena não só o ajudará a viver uma vida mais plena e mais presente como também o conduzirá a uma maior sabedoria e paz interior ao terminar este livro reflicta sobre a forma como pode incorporar estes ensinamentos na sua vida cotidiana cada pequeno ato de bondade cada momento de atenção plena cada
pensamento compassivo são passos para a iluminação a verdadeira transformação começa com pequenas ações e decisões diárias que acumuladas ao longo do tempo criam mudanças Profundas e duradouras convido-vos a voltar a estes versos sempre que precisarem de orientação ou inspiração o dama pada é uma fonte inesgotável de Sabedoria e cada leitura pode revelar novas perspectivas e percepções deixe que estes ensinamentos continuem a Ressoar na sua vida guiando-o para um caminho de paz clareza e verdadeira felicidade obrigado por ouvir