o fala brasil beleza bom no vídeo de hoje a gente vai falar um pouquinho sobre os profissionais do mercado musical de como funciona tudo isso cara é é um cenário é um pouco obscuro então por isso esse vídeo vou falar de cada cada engrenagem do mercado musical de como funciona vai ter um documento para você acompanhar mas aqui em baixo para você baixar depois você já pode baixar se você quiser eu vou colocar na tela que também para você em que eu tô falando a um parente de uma coisa importante tudo isso não começa de
uma vez só beleza pensa que são os setores que ao passo que o artista vai crescendo business do bird está crescendo cada engrenagem vai entrando mas no começo geralmente começa o artista e só ele beleza e muitos deles às vezes se inter pólo vamos dizer assim às vezes o por exemplo o cara que exerce a função de produtor musical também fazem a função de empresário vou explicar separado mas é interessante você sabe que às vezes essas coisas se misturam beleza bom então vamos lá você já se perguntou o cara que gravadora faz sequer - o
empresário selo editora e cad que diabo que tudo isso agora você vai entender cada pedacinho dessa grande engrenagem [Música] vamos começar então pela artista o artista é o centro então da cadeia musical ele a espécie de marca lembra disso o artista é o cara que a marca que dá o nome por exemplo ivete sangalo é artista a mas tem que ser uma pessoa não pode ser uma banda nx zero é uma marca cpm 22 a mãe eo tio om é e por aí vai pode ser uma pessoa pode ser banda pode ser ou seja lá
o que for mas é o nome o brinde em que é reconhecido depois do artista a gente tem os músicos beleza esse artista começou a pegar mais shows ele vai lá e contrata músicas para tocar com ele no barco então o que são esses músicos são a banda de apoio ele que toca bateria está baixista seja o último que foi então existe a marca que é o nome daquele artista e os músicos que vão como empregados como como trabalhadores ele recebe geralmente por cache propaga de show tem têm possibilidade de serem registrados etc mas via
de regra só para você entender aqui é jolie fazendo uma espécie de free lance uma vez que esse artista começa a crescer ele começa a ter um produtor musical que o produtor musical face ele formata a música a parte musical apenas enquanto um produto então qual é o conceito que esse artista tem que ele quer trabalhar muitas vezes ele já trabalhou isso com outro profissional que vou falar já mas o produtor musical é o cara que é responsável dentro do estúdio o cara que vai falar olha faz isso olha quanta desse jeito olha nessa parte
aqui vamos fazer dessa forma além do produtor musical tem também o arranjador muitas vezes o produtor é também arranjador então que o arranjador faz ele é o cara que formata a música em si colocando cada parte tinha geralmente quando tem o arranjador e produtor musical ele é como se fosse um chefe assim ele passa a fazer outras coisas a beleza dos explicando novamente separado mas essas coisas se misturam falando ainda da parte musical pensando em palco a gente tem os roadies os roadies o que faz um road ele é o cara que geralmente monta a
parte instrumental de paulo eu quero que ela monta bateria por bateria isto é o cara que afina afinar os instrumentos etc só quando está vendo um dvd o cara toca o violão e de repente ele já dá pra alguém sabe que ele continuar a puxar outra música aquele cara que pega o road é claro que a equipe está fipe de palco tem muito mais gente isso aqui é só o básico para você entender apesar de eu falar de várias instituições aqui você vai ver que eu falar vai ter muita coisa mas estou falando do básico
beleza então toda essa parte musical que já formatamos agora vamos ver a parte com posiciona o outro eixo iii da engrenagem do mercado fonográfico a parte composicional começa então com compositora muitas vezes o artista música que está cantando não é dele então é de sangalo vai cantar uma música só que aquela música não foi ela quem compôs foi um compositor que é um outro profissional gabriel mas eu o luan santana canta a música que ele fez tudo bem lembra que eu comentei às vezes uma pessoa pode executar várias funções esse compositor muitas vezes ele se
preocupa muito tempo em compor e não consegue correr atrás da parte burocrática da carreira dele de compositor beleza às vezes ele cara tem que fechar contrato assinado a liberação ter uma exclusividade uma caminhada de coisa que existe e para sanar justamente essa dor do compositor não precisa ficar fazendo toda essa questão burocrática existem as editoras o que uma editora faz é responsável pelo direito autoral daquele autor ele então ela quem assina as questões em nome do autor então a ivete sangalo que gravar uma música lado do lucas leone como ela vai fazer e vai entrar
em contato com a editora que detém os direitos autorais lucas leone pessoa física enquanto compositor ea editora vai entrar em contato com lucas lucas olha a ivete sangalo que a gravar sua música ele vai dizer ó beleza libera a editora que vai assinar tudo em nome dele beleza muitas coisas precisa assinar também mas enfim só para você entender uma empresa a editora uma empresa que faz esse intermédio entre o compositor e artista de sendo um pouco mais na cadeia muitas vezes o compositor ele domina a parte musical mas ele não domina parte pessoal e tem
pessoas que escrevem bem mas não tem nem de música ea composição ela se divide em dois pilares que é a letra ea música então tem compositores estão compositores vamos dizer assim completos e tem compositores que são eletricistas são pessoas que escrevem somente a letra por um cara música por um cara colocar música depois se feito registros e não existem essas duas mas lembrando às vezes na grande maioria das vezes o próprio compositor que já acompanha lei também já o letrista que o compositor também uma vez que esse artista compôs a música ele precisa registrar gabriel
ele precisa não desculpa me expressei mal e não precisa ele tem a opção a faculdade a esse é esse a constituição faculta e se o registro ou seja dá o direito do artista registra a obra dele na ufrj existe biblioteca nacional existem outras possibilidades só vou tratar da ufrj que por ser mais mais específico o que a lei diz que o direito autoral independe registro ou seja não precisa registrar o que pode acontecer é que às vezes duas pessoas recorrem a mesma obra que de alguma forma vai ter que provar então o governo determinou que
na ufrj é o lugar ideal para você está músicas e aí vai ter um registo lá vai receber e blá blá blá blá beleza mas é um indício da obra não há registro do ecad que vai pra rádio enfim uma próxima oportunidade vou falar disso também é só para você entender o fbi j o lugar é universidade federal do rio de janeiro que é onde são feitos os registros musicais e pra fechar essa etapa da área composicional a gente tem o ecad que é que o ecad arrecadou escritório central e de arrecadação foi uma música
toca num show numa rádio seja lá onde for o compositor precisa ganhar o cara que criou aquela obra ele precisa ganhar isso porque estão usando a obra que ele que ele compôs então o ecad é o escritório ele é nacional ele é o responsável por fiscalizar todas as mídias shows tudo que acontece em tese teoricamente ele teria que dá conta de fiscalizar tudo e ele repassa para os compositores ele não repasse diretamente para os compositores entra ele é composto de associações enfim entre outras questões a sair mas só para você entender de forma mais genérica
de ver onde estocolmo recolhe o dinheiro repassa para os compositores se o compositor tiver uma editora que responda por ele o ecad repasse então para a editora editora se acerta com o compositor é uma coisa no cenário musical que é muito comum é o que a gente chama de revenue share o que quer mexer é quando você ganha em cima de um percentual daquilo do do bolo vamos dizer assim então se a gente for pensar por exemplo um consultório médico ao cara que faz os móveis planejados cobra 30 mil para fazer o cara do aluguel
onde o médico está montando consultório cobra 3 mil reais à união tudo bem que o médico tirar dele no ramo musical existe o revenue share que é quando uma pessoa luca todo mundo da cadeia lucra junto cada um vai mordendo um pedacinho da da fatia muito comuns no cenário musical então tanto a editora quando compositores vão ficando com pedaços do que aquela obra está monetizando existe direito conexo existe muito mais coisa que daria pra entrar mas eu só quero que você entenda de forma mais genérica como funciona cada cada pedacinho cada etapa e da carreira
de um artista ok então falamos da área musical falamos da área composicional agora vamos falar da parte business da parte estratégica num artista ele é um produto de uma empresa ele é como se ele fosse um lanche do macdonald's tudo ele é o chapeiro ele é o cara que tava fazendo só que para o negócio acontecer não precisa só tem um lanche bom precisa de um financeiro funcionar precisa de marketing e estratégia visão enfim precisa de uma série de outras coisas que o artista geralmente não têm habilidade para fazer isso simplesmente perdi extremamente que funciona
de uma outra forma ele é um cara mais plugado em criatividade mas sabe ele precisa de dedicar o tempo dele há outras coisas está tudo bem que ele faça isso no início geralmente os artistas mesmo que fazem todas essas essas funções mas com o tempo ele vai delegando essas cada atividade é necessária para a carreira dele proibido então começando no na parte business a gente tem o agente que é o agente é o cara que vem de shows e como ele ganha de novo é fisher ele ganha um percentual do show que ele vendeu então
tem pessoas por exemplo tem gente que tem escritório de show ele monta uma equipe e aí ele vem de shows de várias vários artistas que ele conhece o artista muitas vezes não sabe quem deixou então a gente vai lá oferece uma casa oferece pra outra o promotor de eventos e 31 o show por exemplo em 10 mil reais ok a gente fica com 20% então dois mil reais o escritório de outros 8 vai partir daí o artista pagos músicas e aí vai todo o restante da cadeia então a gente é só o cara que vende
o show depois da gente a gente tem empresário o manejo que o empresário porque chama empresário porque ele é o cara responsável por transformar aquilo ali uma empresa num business ou média que é gerente a tradução seria mais ou menos parecida com essa é o gerente é o cara que cuida do business e então eu quero que pensa estratégia é o cara que muitas vezes vai falar pro prot história é assim que tem que ser é desse jeito daqui não fala isso entrevista faz dessa forma olha vamos trabalhar mais para essa linha a gente precisa
se posicionar no cenário de determinada forma eu quero ter uma visão mais ampla do mercado em si realmente o cara que domina entende todas essas áreas aqui o compositor muitas vezes não entende as outras áreas o músico também não entendi empresarial cara que precisa entender de forma holística tudo isso para fazer o business a coisa toda é crescer geralmente empresarial cara que morde a maior fatia da coisa depois do artista o artista geralmente fica com um percentual o cheiro e de 60 até 90% eo empresário fica então com esse esse restante de 40 até 10%
e é muito importante que exista a figura do empresário porque senão o artista fica eternamente naquela questão de ser somente um músico um artista ele não consegue tracionar carreira consegue crescer justamente por não conhecer os as estratégias o que é necessário como disse no começo o artista faz sozinho mas chega um patamar que ele precisa de legacy não dá conta ainda que ele tem um escritório próprio tenho montar a equipe toda dele e que ele pague por mês por exemplo um empresário anunciou uma energia mas precisa ter uma figura fazendo estoque geralmente esse empresário ele
tem contato com investidores então o que acontece o empresário como ele é muito bem relacionado geralmente é um cara muito muito fair em networking é um cara que tem essa essa pegada mas business mesmo então ele tem contato com investidores e o que ele faz ele vai lá formata todo o projeto ele produtor musical geralmente trampo muito juntos assim tipo lado a lado mesmo eles formato todo um projeto ele chegou eu estou falando olha tem um artista x lá é assim sem estratégia é essa gente precisa impulsionar o projecto da unesco quanto que é a
verba esse cara tem todo um planejamento já o planejamento é esse a gente vai atacar em mídia fazer isso mestre e assessoria de empresas seja lá o que for e esse cara já tem mais ou menos quando vai precisar beleza o investimento é de 2 milhões de reais o que o investidor vai lá coloca e depois ele recebe isso aí de volta tem algumas peculiaridades que o investidor de um gestor artístico em algumas alguns lances que são diferentes de um investidor mais tradicional investidor de fundos de investimento que tem muito conversível e 70 mas só
quero te explicar de forma genérica então existe um investidor o empresário e o agente muitas vezes o empresário faz tudo isso aqui muitas vezes o empresário tenha grana e ele coloca a grana deles sacou então ele é empresário e investidor quanto mais funções você faz mais aumentar sua fatia no bolo mas mais funções você tem também aí falando ainda na parte beleza ea gente cai também gravadora o que é uma gravadora uma gravadora ela muitas vezes ela era uma empresa que abraçava várias partes de sikkim saca muitas vezes a gravadora tinha o próprio empresário que
cuidava da da gestão da carreira de vários artistas depois gravadora tinha detinha parte de estudo um pedaço da parte musical que a gente falou era da gravadora enfim gravadora entrou em colapso itaci redesenhando o mercado está ainda se reconstruindo de muita coisa que aconteceu mesmo então pense numa gravadora um selo é uma empresa que a priori ela ia lançar artistas hoje ela se tornou muito mais uma distribuidora então a gravadora tem canais para colocar esse artista e mídia às vezes tem investimento total mas também acontece muitas vezes o investimento externo é complexo mas é só
importante que você entenda esse cenário mais amplo e também a gente tem a função aí que está entre o business ea parte musical que é o produtor fonográfico que o produtor fonográfico a pessoa a instituição a pecinha que é responsável em um áudio por gerar aquele fotograma a fotograma é o áudio da música tá vamos explicar melhor então existe o áudio que produtor musical é o cara que consegue entre aspas licenciar esse áudio então lá no estúdio existem muitos estudos hoje que os produtores musicais não têm cadastros de produtores fonográficos e por que ele precisa
para aquele lucro em cima do áudio que ele gravou gabriel está muito confuso está tudo bem não quero que você entenda perfeitamente relembrando isso é só para você entender mais ou menos que 20 o produtor musical e produtor fonográfico um é no âmbito da tarde está fazendo ali produtor michael cara que está fazendo e produtor fonográfico é o nome que se dá a esse carinho é a hora que a gente está falando da parte mais business e burocrática dos sistemas de algoritmos e tudo mais então se você ouvir alguém falar o produtor fonográfico ok é
a pessoa que é responsável pelo áudio é a pessoa que produziu aquele áudio ou aquele álbum beleza esse produtor fonográfico pode ser um produtor musical pessoa física mas pode também ser uma gravadora que ela tem um estúdio próprio ela paga por mês um produtor musical para trabalhar lá dentro mas quem assina a produção ela então ela é a produtora fonográfica por outra fotográfica que assina é o nome que sai lá beleza que chegamos então na última o último elo dessa cadeia que é o elo de mídia uma vez que toda essa parte está estruturada a
hora de chegar ao público então a gente tem várias vários elementos ali que são quem vai levar esse artista vão explicar melhor esse show para ele acontecer muitas vezes existe um promotor do evento um promotor geralmente promotor do evento é o cara que é responsável por exemplo do pelo rock in rio beleza é o atualmente o luís por exemplo responsável do rock então o que ele faz ele é o cara que organiza esse ou aquele ele organiza o evento e aí ele entrou em contato com o empresário ou agente do artista para colocar o artista
para trocar ali beleza promotor é o cara do evento e esse cara do evento contrato alguns promotores promotor são aquelas muitas vezes meninas que que geralmente a mulher que vai lá e divulga o evento com flyer etc sabiás promotor é a figura do cara que faz tudo isso acontecer pode ser da festa de peão de barretos pode ser ou seja lá o que for é o cara que promove eventos e aí a gente tem outra parte responsável por fazer esse esse manejo que é o assessor de imprensa e um assessor de imprensa fácil assessor de
imprensa é um cara que tem contato com mídias nem estreou em geral em de tv e rádio muitas vezes cara também tem contato internet mas com empresas que são domingos filho que estão na internet por globo e certa e aí o assessor de imprensa é o cara que vai tentar colocar na pauta dos jornalistas na falta dos programas do que vai sair o artista pelo qual ele trabalha sacou então por que por exemplo que luan santana vai lá no danilo gentili porque do ano aparece lá porque o assessor de imprensa vai lá até um álbum
novo para divulgar ele entre em contato beleza e aí eles marcam a agenda o cara vai lá o assessor de imprensa ele ele faz esse tipo de trabalho que não é pago a a mídia que ele coloca não é paga o trabalho do assessor é pago a esse cara muitas vezes é uma é uma margem de assessoria de imprensa mas o artista não paga para ir num evento tem como apagar tem como mas não é através do assessor de imprensa senhor sempre que falar em censura de imprensa é um cara que é responsável por colocar
o artista que ele está assessorando em mídias não pagas mídias orgânicas por isso esse cara tem que ser bem relacionado à época da entrevista enfim parecem vários não é pra shows por exemplo é uma coisa que é paga só pra onde vai da exposição partes beleza o assessor de imprensa o cara coloca na tv então ele coloca na rádio coloca também mas é mais incomum para se colocar a música na rádio a gente tem uma outra figura que o divulgador jogador é o cara que muitas vezes é uma pessoa que trabalha para um artista às
vezes ele é um escritório que trabalha para vários artistas para vários artistas esse cara ele é o cara que vai fazer o manejo e também o meio de campo entre martins que a rádio então o cara que visita muitas rádios às vezes cada tipo região sul quem faz para o wesley é prazer safadão é determinado escritório na região norte que fazem o escritório da hora que o álbum sai o que o produtor musical faz manda pra esses jogadores é cada um cuida de uma região e esses jogadores entram em contato com as rádios meio que
fazem uma assessoria de imprensa deixou a ouvir e tower andré e depois entra a parte bisa legal se encaixa vamos tocar vamos sentar para conversar aí empresário que senta às vezes pode ser um jogador que tenta também por já ter condições mais especiais ele sempre fala beleza aí o cara da rádio falar pra tocar aqui fica x mil reais por mês e aí o jogador leva para o empresário o empresário faz a concessão ou não da verba pra incluir no circuito da rádio ea gente tem no final tv e rádio que acho que eu não
preciso explicar seja deve saber o que é enfim todas essas peças essas engrenagens essas instituições essas partes linhas cada célula ela tem muita peculiaridade dentro dela daria para eu entrar a fundo e cada cada especificidade mas como eu disse aqui é só para você entender mais ou menos como funciona toda essa imagem que apareceu na tela tem no documento aqui em baixo pra você então baixe esse documento imprimir olha faz anotações e lembra as vezes que uma pessoa ou uma empresa abrange mais de uma função então isso faz com que às vezes as pessoas percebam
tem dificuldade para entender o que está acontecendo sabe que ela falava mas o fulano era produtor musical é mas é mas ele vem de um show ao cara do do henrique juliano lá o eduardo pato a beleza é o workshow que vende não mas peraí o dólar é produtor musical não espera aí o escritório de josé dele então o fato de uma pessoa uma empresa fazer várias funções acaba confundindo quem não está muito habituado com isso qualquer dúvida aqui embaixo tem área de comentários deixados lá que eu respondo alguém da equipe em que responde beleza
brother é isso aí espero que tenha entendido e até uma até uma próxima oportunidade [Música]