RESUMO: REFORMA PROTESTANTE (Luteranismo, Calvinismo, Anglicanismo e Contrarreforma) Débora Aladim

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Débora Aladim
📖APOSTILA DA AULA: https://drive.google.com/file/d/1e2Pe_-rxMgudC-N-H8zHmHx3Y1R4xGIc/view 📍Assunt...
Video Transcript:
[Débora] An... Oi, gente! Tudo bem com vocês? Sejam bem-vindos a mais um vídeo, o primeiro vídeo de 2023. Testando uma câmera nova. Depois deixa aqui nos comentários se vocês gostaram dessa nova imagem, tô tentando melhorar a qualidade aqui no canal. -É tudo por vocês. É tudo por você! [Débora] E hoje a gente vai ter mais um resumo de história de um assunto muito pedido por vocês, que é a Reforma Protestante. A aula de hoje, inclusive, tem uma apostila pra vocês acompanharem, com tudo escrito. Uma apostila feita por mim pra ajudar vocês nos estudos. Então tudo
que eu estiver falando aqui vai estar na apostila também, pra facilitar o estudo de vocês. E a nossa aula de hoje vai ser dividida em cinco partes. Primeiro, a gente vai falar dos antecedentes da Reforma. O que tava acontecendo na Europa pra justificar esse tanto de mudanças. Depois nós vamos falar da Reforma Luterana. Depois vamos falar de Calvinismo. Depois, Igreja Anglicana. E, pra finalizar, a Contra-Reforma, a grande vingança da Igreja Católica pra tentar reagir a tudo isso que aconteceu. -Porque assim, né... Fazer justiça. [Débora] E já adianto que os assuntos mais importantes que provavelmente vão
cair na sua prova são os antecedentes da Reforma, o Luteranismo e o Calvinismo, tá? São os mais cobrados em prova e que vão influenciar, também, em outros acontecimentos no futuro. Tipo a Revolução Industrial, Revolução Inglesa, enfim. E aproveitando, também, que eu tô falando de um assunto sensível, que é religião, pessoal, já queria deixar o disclaimer de que eu não quero ofender a religião de ninguém. Vou só falar sobre fatos que aconteceram há, literalmente, 500 anos atrás. Então, eu sei que muita gente que tá assistindo esse vídeo pode seguir alguma dessas religiões ou vertentes que vieram
aí. Porque, literalmente, 500 anos se passaram desde tudo isso que eu vou falar aqui. Então, principalmente se você é católico, se você é cristão, se você é de alguma dessas religiões protestantes não se sinta ofendido, não fique chateado. Porque, literalmente, a maior parte das coisas negativas que eu vou falar aqui pra vocês mudaram pra melhor desde então. Não fiquem chateados deixem esse vídeo no período em que ele está, que é o século XVI. Porque eu não estou falando do catolicismo, do cristianismo atual, tá? Eu tô falando de coisas que aconteceram há 500 anos atrás. -O
tempo está passando, né, Sueli. Ó... Viu? [Débora] E outro disclaimer importante que pode te ajudar na prova: Toda vez que aparecer a palavra Igreja escrita com o I maiúsculo é a Igreja Católica, tá, pessoal? Nem sempre nos textos, nas provas, nos livros didáticos, eles escrevem tudo: "Igreja Católica". Então, se estiver só escrito Igreja, mas o I for em letra maiúscula, eles estão falando da católica, tá? Se for minúsculo, se tiver outra palavra, aí sim pode ser a luterana, calvinista, etc, tá? Mas a maiúscula é a Igreja Católica. Bora começar. Vamos começar com os antecedentes. Como
estava a Europa antes da Reforma Protestante acontecer? O que estava rolando por lá? Em qual contexto a gente tá falando, pessoal? -Tem feiticeiro no meio, tem prostituição, tem mentira e outras coisas mais. [Débora] As reformas protestantes, elas aconteceram no início do século XVI, por volta de 1500 e pouco. Essa época, pessoal, é o início do que a gente chama de Idade Moderna. A Idade Moderna, ela aconteceu depois da Idade Média, e foi a partir de 1492... Não precisa decorar nenhuma dessas datas, tá, pessoal? Mas começou em 1492, quando os europeus chegaram na América. Então, pessoal,
as reformas protestantes, elas aconteceram justamente nessa transição da saída da Idade Média e o início da Modernidade. Daqui a pouco nós vamos ter, também, o Iluminismo; Vamos ter, também, o Renascimento. Então, é um momento de mudanças. É o momento em que o homem medieval que achava que o mundo dele era desse tamaninho descobriu que o mundo dele é enorme. As pessoas estão descobrindo que existe muito mais por aí estão tendo pensamentos mais racionais, cogitando mais a ciência e questionando mais as coisas que antes elas eram obrigadas a aceitar. -Não sou obrigada a ser padrãozinho pra
agradar ninguém, entendeu? [Débora] Muita gente vai questionar: Será que a religião também não deveria seguir em frente assim como a ciência, assim como outras áreas do conhecimento estão seguindo? Tanto que daqui a pouco vai ter até uma briga feia. Porque vão descobrir que a Terra é redonda e, por causa da igreja, vão ter que negar isso durante, literalmente, séculos. -Mona, você é maluca? Com todo respeito. [Débora] Outro antecedente importante: Na Idade Média, pessoal, a Igreja Católica era a instituição mais rica e mais poderosa nem da Europa, de todo o Ocidente. A Igreja Católica, pessoal, tinha
terras em toda Europa, tinha riquezas em todos os países. O Papa cobrava imposto dos fiéis que eram levados até Roma. Então, saía dinheiro de todos os países que ia em direção à Roma. O Papa, pessoal, que é a autoridade máxima da Igreja Católica, ele tinha um poder que era muito mais do que só riqueza, do que só poder religioso. Ele tinha, também, um poder político. O Papa, pessoal, influenciava diretamente na escolha de reis, ele mediava conflitos, fazia acordo entre países... Então, a autoridade do Papa era, muitas vezes, maior do que a autoridade do próprio rei!
E isso, obviamente, levava a muitos conflitos entre os reis e a Igreja. E, obviamente, muitos reis tinham interesse de que o poder da Igreja diminuísse pra que eles tivessem mais influência dentro dos próprios países que começavam a se formar. E também, pessoal, igual vocês já devem ter percebido, a Igreja Católica influenciava muito, também, no comportamento das pessoas. -E hoje, só Deus. [Débora] Como as pessoas agiam, se vestiam, viviam as suas vidas, o seu dia a dia. Tudo isso também tinha uma influência da Igreja Católica. E quem era contra esses dogmas, quem era contra os ensinamentos
e as ordens da Igreja era chamado de herege. E a gente sabe disso da Idade Média, mas vai ser muito mais forte agora, na Idade Moderna. Quem era herege, muitas vezes, era condenado até mesmo à morte. Então, você não podia ser contra o que a Igreja passava pras pessoas. Mas igual eu mencionei, com a expansão marítima, quando os europeus chegaram na América, quando teve o Renascimento, tudo isso vai começar a ser questionado. As pessoas vão ver que o mundo que elas achavam que era desse tamanho, na verdade, é muito maior. E também vão ver que
existem novas possibilidades de viver além do que a Igreja manda. Além disso, pessoal, certas classes sociais também tinham alguns problemas diretos com a Igreja Católica. Por exemplo, os reis. Igual eu mencionei, vários reis tinham conflitos com o Papa, porque o Papa interferia mais nos países do que o próprio rei. Além disso, a nobreza, pessoal. A nobreza dos países da Europa, das regiões da Europa, também tinham muito interesse nas riquezas que a Igreja tinha espalhadas pelos lugares. Tanto que, vocês vão ver mais pra frente, quando a Igreja for cair em alguns países vários nobres vão se
apropriar dessas terras, desse dinheiro que a Igreja tinha. Então, muita gente tava de olho no potinho de ouro que a Igreja tinha espalhado pela Europa. Além disso, a burguesia, pessoal, essa nova classe social que começou a surgir no final da Idade Média, que eram pessoas... Trabalhadores, pessoas que não tinham título de nobreza, mas tinham dinheiro, também tinham um problema com o catolicismo. Por quê? O catolicismo, pessoal, era contra esse grande lucro, essa grande ostentação. O catolicismo era contra, principalmente, várias práticas econômicas dos burgueses. Principalmente as práticas bancárias. Vários burgueses, várias famílias da Europa criaram riqueza
fundando bancos, fazendo a chamada usura, que era emprestar dinheiro. E a Igreja Católica era contra isso. Então, eles tinham esse problema, né. Como eu criei a minha riqueza, criei o meu patrimônio, e tem a Igreja, o Papa falando que isso é errado. -Não pode. [Débora] Tanto que vocês vão ver mais pra frente também, quando surgirem novas religiões falando: "Ser rico é legal, se Deus te fez ser rico é porque Deus gosta de você"... A burguesia vai correr atrás dessas religiões. E pra finalizar, pessoal, outro fator importante é que dentro da Igreja já estava tendo alguns
problemas em relação à ética, em relação à moral, em relação à conduta das pessoas que estavam dentro da Igreja. -Fim do mundo. Bem que o povo da Igreja fala. [Débora] Por exemplo, muitos clérigos, inclusive o próprio Papa. Em muitas ocasiões, tinham mulheres, tinham filhos. O que não era permitido. Muitas pessoas pregavam e não seguiam os próprios dogmas que pregavam. Na época, uma prática que tava sendo muito comum era a venda de indulgências, que era literalmente você vender o perdão dos pecados e vender a salvação pras pessoas. Então, se você me paga tal quantia, você vai
direto pro céu, você não vai pro inferno. -O senhor não tem medo de ir pro inferno, não? [Débora] E também a venda de simonias. Simonias eram objetos sagrados que, na maioria dos casos, eram, inclusive, falsos. Então, por exemplo, vendia um pedaço de madeira falando que esse era um pedaço da cruz de Cristo. Ou então, vendi um osso que era o osso da Virgem Maria. Ou então, vendi um lencinho no qual um apóstolo secou suas lágrimas. Então, na época, a Igreja tava ganhando muito dinheiro, e muitas pessoas fora da Igreja também ganhavam dinheiro vendendo essas simonias
que eram majoritariamente falsos. A Igreja também tava ganhando muito dinheiro com a venda de indulgências e isso também era muito criticado. Então, tava tendo uma verdadeira crise de valores, até mesmo dentro da Igreja. E teve pessoal dentro da própria Igreja que tentaram fazer algumas reformas, fazer algumas mudanças, sem sair da Igreja. Mas acabou que não deu certo. -Eu já desisti. Mas eu quero fazer com que você desista também. [Débora] Tanto que surgiram algumas ordens de pessoas que queriam seguir mais à risca a Bíblia sem romper com o catolicismo. Por exemplo, os franciscanos, que existem até
hoje; as odessas, né. Que são pessoas que queriam seguir o cristianismo de uma forma mais literal e não queriam romper com a Igreja Católica. Uma pessoa que queria melhorar a Igreja sem sair dela foi o Martinho Lutero. Mas não deu certo, como a gente vai ver agora. Então, vamos começar a falar da Reforma Luterana. Vocês já entenderam que tem muita treta rolando na Europa, muita coisa no ar, né. A Igreja tava precisando ter uma DR e resolver algumas questões. E o primeiro baque que a Igreja sofreu, que foi a primeira Reforma Protestante, foi a Reforma
Luterana, que tem esse nome porque quem fez a Reforma Luterana foi um monge chamado Martinho Lutero. Pra começar, pessoal, a Reforma Luterana, ela aconteceu nesse início do século XVI, na Alemanha, que na época não chamava Alemanha, era o Sacro-Império Germânico, que era um império muito grande, que não tinha um poder central muito estabelecido pra evitar abusos, evitar corrupção. E também, o Sacro-Império Germânico era muito ligado à Igreja Católica. Então, a Igreja Católica tinha uma liberdade muito grande de atuar lá sem limitações. E aí, o que aconteceu, pessoal, foi que no início do século XVI, o
Papa autorizou uma venda em massa de indulgências porque a Igreja estava precisando de recursos pra construir a Igreja de São Pedro que é, hoje, a principal igreja do Vaticano. Aquela maravilhosa, que tem a Capela Sistina, que tem as estátuas do Michelangelo. Então... -Bárbara. [Débora] Eles estavam precisando de dinheiro pra construir aquela igreja. E o Papa da época autorizou uma venda em massa de indulgências. Então, na cidade do Lutero e no resto do Império Germânico, do Sacro-Império, começaram a chegar vários agentes da Igreja pra vender essas indulgências. Esse que foi o estopim pra Reforma Protestante do
Lutero, ter chegado esse tanto de gente pra vender indulgência lá. Além disso, pessoal, a Igreja Católica tinha muitas terras e muita riqueza lá no Sacro-Império. E muitos nobres, muitas pessoas estavam de olho, já, nisso aí. Tanto que depois que a Reforma Luterana der certo, eles vão expropriar tudo e vão ficar riquíssimos com as terras que antes eram dos católicos. ♪ Então vamos lá, pessoal. O Martinho Lutero era um monge, seguidor de Santo Agostinho, que era uma pessoa que estudava bastante as escrituras e tudo mais. E apesar de ter todas essas críticas à Igreja, ele não
queria romper com o catolicismo. O Lutero tentou, até o último segundo, fazer uma coisa, uma mudança interna, permanecer católico e só mudar isso que ele considerava incorreto. Mas, no final das contas, eles vão acabar rompendo. E igual eu mencionei pra vocês, o ponto de ruptura do Lutero, o momento que ele coringou, foi quando chegou a galera pra cobrar as indulgências lá na Alemanha. Ele viu que o povo já era pobre, o povo já tava passando necessidade e estavam, literalmente, vendendo o pouco que tinham pra Igreja construir um templo maravilhoso que não havia necessidade enquanto o
povo passava fome. E ele não encontrava argumentos na Bíblia pra sustentar a venda de indulgências. Então, ele ficou indignado com aquela situação. E em 1517... Não precisa decorar a data, tá? Ele fez as 95 Teses. 95 teses contra a venda de indulgências, que pode chamar só de 95 Teses. Esse nome precisa lembrar, tá? Mas eu vou falar tanto dele que vocês já vão decorar. O que aconteceu, pessoal? O Lutero, literalmente, escreveu em folhas 95 argumentos contra a venda de indulgências, e denunciou também várias coisas que ele era contra, que aconteciam na Igreja Católica. Isso das
simonias, de vários padres quebrando celibato, enfim. Ele escreveu 95 teses e prendeu esses papéis na porta da igreja da cidade dele. Então, as pessoas passavam por lá, viam aqueles papéis. E gerou, assim, um babado na cidade! Gerou uma grande comoção, porque muita gente concordou com aquilo que Lutero tava fazendo. E gerou um furdúncio ali, ter aquelas 95 teses presas na porta da igreja. -Chega de corrupção! Muda, Brasil! [Débora] A Igreja, obviamente, quis que o Lutero que se retratasse, que o Lutero pedisse perdão, retirasse o que ele disse. Mas isso tudo só deixou ele mais firme
naquilo tudo que ele falou. Ele disse que não ia voltar atrás, a não ser que provassem com base na Bíblia que ele estava errado. Então, ele ficou teimoso ali no que ele acreditava. E isso foi muito importante, porque a Igreja tentou ameaçar ele, tentou intimidá-lo, e ele se manteve firme ali. Inclusive, caso caia na prova de vocês, eu vou ler um trecho bem curtinho, aqui, das 95 teses, pra gente interpretar junto, pra gente entender um pouco mais o que ele tava falando nesse documento tão importante. A tese 24: "A maior parte do povo está sendo,
necessariamente, ludibriada, enganada, por essa magnífica e indistinta promessa de absolvição da pena". Ou seja, as pessoas estão sendo enganadas a acreditar nessa maravilhosa mentira de que elas vão ser perdoadas dos seus pecados. A tese 27: "Pregam doutrina humana os que dizem que, tão logo tilintar a moeda lançada na caixa, a alma sairá voando". Porque isso era uma das "estratégias de vendas", entre aspas, do pessoal. De falar que no momento que desce o barulhinho da moeda caindo na caixinha a sua alma já ia voando pro céu. Ele tá falando justamente isso, que isso é uma doutrina
humana, não é uma doutrina divina. Isso quem tá falando são os homens, e não é Deus. A tese 32: "Serão condenados juntamente com seus mestres aqueles que se julgam seguros da sua salvação, através da carta de indulgência". Ou seja, a indulgência não te garante nada. Você vai ser julgado do mesmíssimo jeito. -Os humilhados serão exaltados. Os exaltados serão humilhados. Ninguém é melhor que ninguém. Direitos iguais para todos. [Débora] Tese 75: "A opinião de que as indulgências papais são tão eficazes a ponto de que podem absorver um homem é loucura". Tese 86: "Por que o Papa,
cuja fortuna hoje é maior que a dos mais ricos crassos", que são romanos, "não constrói com seu próprio dinheiro ao menos essa Basílica, em vez de fazer com o dinheiro dos próprios fiéis?" -Eu tomei uma lacrada tão forte que eu nem consegui sair da cama. [Débora] Então, gente, vocês imaginam. Em 1517, o cara literalmente falou: "Por que o Papa, que é o mais rico do mundo, não constrói a Basílica com o dinheiro dele?" -Bafora, maceta! [Débora] É, gata! Teve gente que queimou por muito menos, tá? O Lutero matou a cobra e mostrou o pau! Só
que aí, o que acontece? Gerou um furdúncio, como vocês podem imaginar, né. Olha as coisas que ele falou, foram coisas, na época, verdadeiras, mas muito fortes. E a Igreja quis que ele retratasse, e ele não voltou atrás. Muito pelo contrário, continuou falando isso tudo que ele acreditava pra quem quisesse ouvir. E isso pode cair na sua prova. Esse é um detalhe muito importante. Lutero, as reformas protestantes, nada disso aconteceria sem a invenção da prensa. Prensa, pessoal, de imprimir livros, folhetos. Ela foi um instrumento vital, imprescindível para as reformas protestantes. Por que, pessoal? A imprensa permitiu
que as ideias fossem espalhadas muito mais rápido. Porque antes da imprensa, pessoal, os livros eram copiados à mão. E nem todas as pessoas tinham acesso à leitura. Nem todo mundo sabia ler e escrever. E pra você ter um livro na sua casa, era uma pessoa que copiava tudo. Então era caríssimo! Agora, com a prensa, pessoal, dá pra você reproduzir as coisas com uma velocidade muito maior, dá pra se espalhar muito mais, com um custo muito menor. A prensa foi vital pra que o Martinho Lutero conseguisse espalhar suas ideias. Porque o Martinho, pessoal, ele fez não
só as 95 teses. Ele escreveu dezenas de textos e espalhava esses textos por aí. Então, as ideias dele saíram muito mais longe do que a cidade que ele estava, saíram da Alemanha, foram pra outros países da Europa. Então, pessoal, a Reforma Protestante não teria acontecido dessa forma, se não tivesse sido a prensa. Ainda mais por quê? Outra coisa que o Lutero fez que foi revolucionária foi que ele traduziu a Bíblia do latim para o alemão. Por que isso foi algo revolucionário? Porque antes a Igreja Católica acreditava que a Bíblia deveria ser mantida em latim. E
que as missas deveriam ser realizadas em latim. E, pessoal, não se fala latim há, tipo, dois mil anos! Então, as pessoas comuns, as pessoas podres, elas não entendiam a missa. E elas, primeiro que não conseguiam ter acesso a livros porque era algo muito caro e raro. E também, mesmo se tivessem, elas não conseguiam ler a Bíblia sozinhas, porque a Bíblia estava em uma língua que ninguém falava. Apenas as pessoas do alto clero, pessoas com alto índice de educação. Então, pessoal, quando o Lutero traduz a Bíblia, imprime ela e distribui pra todo mundo ler, ele causa
uma revolução. Isso, inclusive, já caiu no Enem, já caiu no Enem questão relacionando a prensa com a Reforma Protestante, por quê? As pessoas, agora, conseguem, elas mesmas, ler a Bíblia e interpretar. Até porque uma das ideias do Lutero, que eu vou falar daqui a pouco é que todo mundo tem que ter acesso às escrituras e cada pessoa tem que ter o seu momento com Deus, né. Cada pessoa tem que fazer a sua interpretação. A gente não pode ser dependente de um Papa, de um padre, de um bispo, de um clérigo, pra gente ter acesso a
Deus, que todo mundo tem que ter acesso. Então, quando Lutero fez isso, ele abriu portas pra mais pessoas questionarem pra mais pessoas conhecerem as ideias dele. E pra mais pessoas interpretarem a Bíblia do jeito que elas queriam, muitas vezes questionando o catolicismo. Então, não haveria luteranismo sem a prensa, tá? Isso pode cair na sua prova. Então, com as 95 teses, o Lutero deu um tapa na cara da Igreja. E a Igreja, obviamente, foi atrás dele. -Pega ela, gente! Ela tá doida! [Débora] Ele foi excomungado, ele foi expulso da Igreja Católica. E o imperador convocou uma
assembleia chamada Dieta de Worms, não precisa decorar esse nome. Mas uma assembleia pra julgar o Lutero. Nesse julgamento, mais uma vez, ele falou: "Não irei voltar atrás, a não ser que vocês provem pela Bíblia que eu estou errado". E óbvio que a Igreja queria o quê? A cabeça dele. E o que aconteceu foi que o Lutero conseguiu abrigo com a nobreza. A gente vai entrar mais nesses detalhes daqui a pouquinho. Então, lemos aqui as 95 teses. Quais são as ideias do Luteranismo? O que o Lutero mudou em relação ao catolicismo? Quais são as diferenças, as
ideias do Lutero? Pra começar, os três... Isso, vocês precisam decorar, tá? Os três principais pontos da Reforma Luterana são: Primeiramente, a justificação pela fé. A ideia de que as pessoas são salvas não por comprar a salvação e nem por fazer boas ações. Não são boas atitudes que te salvam, é a fé. Independente do que você fez ou deixou de fazer, se você crê em Deus e aceita Jesus na sua vida, você será salvo. Então, você não precisa fazer nada e você não precisa pagar nada. Você só precisa acreditar. Segundo princípio: a infalibilidade da Bíblia. Que
o que tá certo, o que tem que fazer e o que tem que deixar de fazer é só o que está na Bíblia Sagrada. E isso bate de frente com a Igreja Católica, por quê? Porque a Igreja Católica tinha o princípio da Infalibilidade do Papa. Que é: o Papa está sempre certo, precisamos concordar com o Papa afinal, ele é o nosso líder supremo. Na Igreja Luterana não, a infalibilidade não é do Papa. Homens podem errar, mas a Bíblia não erra. Então, Lutero colocou isso, da infalibilidade da Bíblia. E outro ponto, e esse realmente foi uma
mudança muito grande é o sacerdócio universal, que é: Qualquer pessoa consegue ter acesso a Deus, qualquer pessoa consegue falar com Deus, qualquer pessoa consegue por si mesmo, ler a Bíblia e interpretar, ter um momento espiritual. Você não precisa falar com o Papa, você não precisa falar com o padre, você não precisa se confessar com o padre, por exemplo. Você não precisa de um clérigo entre você e Deus. As pessoas vão poder se conectar diretamente com Deus. E qualquer pessoa que estude a Bíblia, independente de ser clérigo ou não, pode ser um líder religioso. Um líder
não. Um pastor, ele dizia, né. Um pastor do seu rebanho. Então, qualquer pessoa que estudasse as escrituras podia estar nessa posição, você não precisava estar na situação elitizada de ser um clérigo. Porque na época, né, pessoal, pra você fazer parte da Igreja era difícil até porque era uma posição de muito prestígio e tudo mais. -É óbvio que eu quero ter vida boa e ter luxo. Mas eu não quero ter que batalhar por isso. [Débora] Então, o Lutero defendia o fim dessa separação entre os homens de Deus e os homens comuns. Então, qualquer homem pode ter
acesso a Deus no seu coração. Então, esses são os três principais que você precisa decorar, do Lutero, que são: A Infalibilidade da Bíblia. A Bíblia está sempre certa, as pessoas podem errar. O sacerdócio universal, qualquer um consegue falar com Deus. E a salvação vem pela fé e não pelas atitudes, ok? Mas além disso, tem outras coisas que o Lutero defendia. Por exemplo, ele criticava o culto de imagens e de santos. Dos sete sacramentos da Igreja que vão aparecer aqui, ele manteve só dois, que são o batismo e a Santa Ceia. Então, disso tudo que a
Igreja Católica mantinha ele aderiu só ao batismo e a Ceia. A Eucaristia. Os cultos tinham que ser feitos, de acordo com o Lutero, na língua local e não em latim. E a Bíblia também tinha que estar acessível pras pessoas na língua que elas falassem. O Lutero também não acreditava na existência do purgatório, ou era céu ou era inferno, não tem meio termo. E outra coisa, o Lutero era a favor do fim do celibato clerical. Ele não achava que havia motivos pra que as pessoas da Igreja tivessem que ser celibatárias, que nunca ter relações ou se
casar. ♪ Tanto que o próprio Lutero, que antes era um monge, ou seja, celibatário, ele se casou com uma ex-freira, uma freira que fugiu e aderiu ao Luteranismo. Então, o Lutero acabou com o celibato para os membros da Igreja. Até porque ninguém praticava. -Abafa. [Débora] Mas aí você me fala: "Débora, ok, muito legal. Mas muita gente tentou fazer isso que o Lutero quis fazer. Muita gente tentou fazer reformas, muita gente criticou. Por que o Lutero conseguiu e os outros não conseguiram?" Principalmente por três motivos, pessoal. O mais importante deles é a questão da prensa, dele
ter traduzido a Bíblia, dessa disseminação de ideias que foi algo fundamental pra ele ter conseguido. -É inovador e revolucionário? É, sim. Extraordinário, é excepcional, é uma experiência como nenhuma outra que eu tive na vida. [Débora] Outro fator que fez o Lutero também conseguir ser bem sucedido é que ele não voltou atrás, né. Mesmo com as ameaças da Igreja Católica, mesmo sendo perseguido, ele não voltou atrás com as ideias dele. Mas o principal motivo que fez o Lutero ter sobrevivido... Porque, literalmente, a Igreja queria matá-lo. Que o Lutero teve o apoio e a proteção da nobreza.
-É super simples, olha só. Pai! [Débora] Precisa saber disso, tá? Por que, pessoal? Igual eu mencionei com vocês, a nobreza já tinha os seus interesses em questionar a Igreja Católica, né? Eles já tinham interesses nessas terras, nessas riquezas, eles não gostavam, também, de fazer tudo que a Igreja mandava. Eles queriam ter uma liberdade maior, eles queriam ter mais poder político. Então, quando apareceu alguém corajoso o suficiente pra bater de frente e as pessoas estavam concordando, a nobreza concordou também e colocou o Lutero debaixo da asa, começaram a proteger o Lutero. Então, os nobres, literalmente, esconderam
o Lutero nos seus castelos, pra que o Lutero ficasse em segurança. Foi nesse meio tempo, inclusive, que ele teve tempo pra traduzir a Bíblia, pra publicar várias coisas, o que... Legal, maravilhoso. Mas isso teve um preço para o Lutero. Por que, pessoal? Pensa comigo, se coloca no lugar dela cinco segundos. -Se coloca no lugar dela cinco segundos. Você vai entender a verdadeira história da vida dela. [Débora] Imagina que você é um camponês, pobre, que vive no Sacro-Império... E assim, você nasceu pobre, você vai morrer pobre, não tem nenhuma possibilidade de ascenção social, você ainda tem
que dar grande parte do seu dinheiro pra coroa, pra Igreja, tem que ficar indo na missa que você não entende uma palavra... Você vive uma vida miserável. -Eu quero que você deixe aqui, agora, nos comentários se você é pobre. [Débora] Aí chega um sujeito e fala: "Olha, você não precisa pagar pela sua salvação, você precisa só acreditar, Deus te ama e Deus quer o melhor pra você". Muito legal. Mas muitas pessoas começaram a pensar... Até porque viram que Lutero estava criticando a hipocrisia da Igreja tava criticando os maus tratos que muitos fiéis sofriam. E eles
pensaram: "Ok, eu quero ter uma vida boa não só depois que eu morrer e eu for pro céu". "Já que estão falando que agora eu vou pro céu só de acreditar em Deus, né". "Eu quero ter uma vida boa agora". Então, muitas pessoas usaram, também, esses movimentos de crítica religiosa pra fazer críticas sociais. Muitas pessoas começaram a questionar a servidão. Porque no Sacro-Império da época, pessoal, ainda tinham muitos resquícios de feudalismo. Muitas pessoas trabalhando de forma quase escrava. Então, muitas pessoas começaram a questionar a servidão, muitas pessoas começaram a questionar a nobreza. Muitas pessoas, principalmente
quando as terras da Igreja Católica foram expropriadas... Muitas pessoas começaram a falar: "Por que não dá um pouco dessas terras para os pobres?" Então, muita gente começou a criticar e a pedir melhorias sociais. E não apenas mudanças religiosas. O movimento mais famoso desses foi o Anabatismo, que era um movimento que surgiu do Luteranismo mas depois eles romperam. O líder dos anabatistas... Não precisa memorizar, tá? Mas ele se chamava Thomas Muntzer. E os anabatistas pediam o fim da cobrança, por exemplo, de dízimos, queriam uma melhor divisão de terras, o fim da servidão, melhores condições de trabalho,
enfim. E não só os anabatistas, vários outros movimentos e revoltas começaram a acontecer. E qual foi o preço do Lutero por ter sido protegido pelos nobres? O Lutero foi contra esses movimentos veementemente, essas revoltas foram duramente massacradas, muitas pessoas foram assassinadas. Inclusive o próprio Thomas Muntzer, que era o líder dos anabatistas, foi morto. E tudo isso com o apoio do Lutero. Então, assim, a gente não sabe se o Lutero era, no coração dele, a favor ou contra, de fato, esses movimentos. Mas por ter sido apoiado pela nobreza, o Lutero acabou ficando do lado do lado
deles nessas situações, desses movimentos que eram, assim... legítimos, né. Era justo o que eles estavam pedindo. Mas a nobreza queria que as coisas melhorassem pra eles, e não pro resto das pessoas. Agora, só pra concluir a Reforma Luterana pra gente passar pras próximas, as ideias do Lutero continuaram avançando. E o Imperador do Sacro-Império, que era um homem católico, ele convocou uma assembleia chamada Dieta de Espira, que ele pretendia fazer com que as pessoas deitassem pra ele e voltassem a ser católicas. Só que as pessoas protestaram, né, se rebelaram e falaram que não, que eles não
iam aceitar novamente, que eles iam manter suas religiões. E é daí, pessoal, que vem o nome Protestante. -Meu Deus! [choro] [Débora] Porque as pessoas que estavam presentes na Dieta de Espira fizeram um protesto contra os pedidos do rei. E a partir daí, pessoal, foram mais de 20 anos de guerras, de batalhas sangrentas, religiosas, motivadas por religião, ao longo do Sacro-Império. E depois de mais de 20 anos de batalhas, de conflitos religiosos, acabou tendo um acordo chamado Paz de Augsburgo. Também não precisa decorar esses nomes, tá, pessoal? Mas esse acordo selou a paz porque ele definiu
que cada região teria como religião oficial a religião do seu governante. Em latim é: "cujus regio ejus religio". Que é: "A religião do príncipe vai ser a religião do povo". Então, essa foi a decisão da Paz de Augsburgo. E esse acordo que formalizou o rompimento entre a Igreja Católica e o Luteranismo. E agora vamos ver outra reviravolta do Luteranismo, que é o Calvinismo. Porque à medida que as igrejas do Lutero foram se espalhando, outras interpretações, outras vertentes foram surgindo. -Sou blogueira, sou uma influencer... [Débora] E uma delas, que é muito famosa e muito importante, que
trouxe muitas consequências pro resto da história, foi a interpretação feita por um teólogo chamado João Calvino. O João Calvino, pessoal, ele era francês, mas ele acabou sendo perseguido pelas suas ideias, foi pra Suíça e de lá que ele acabou publicando as suas teses. Chama Calvinismo por causa de João Calvino, né. E o Calvinismo, ele concorda em grande parte com as questões do Lutero. O Calvinismo também defende a livre interpretação da Bíblia. Que os pastores não precisam ser intermediários entre os fiéis e Deus. Nega o culto aos santos. Também mantém, ao invés dos sete sacramentos, só
o batismo e a Eucaristia. No Calvinismo também não tem um chefe religioso, igual a Igreja Católica tem um Papa. Eles também são contrários ao celibato do clero. E também não acreditam no purgatório. Mas... Qual é a novidade que o Calvinismo trouxe que vai cair na sua prova, porque é muito importante e mudou tudo! Não só na religião, mas principalmente também na economia. A doutrina principal do Calvinismo, que eles chamam de predestinação absoluta. -Que criação incomparável! [Débora] O que é a predestinação absoluta? Pro Calvinismo, pessoal, não dá pra nós, meros mortais, mudarmos a vontade de Deus.
Então, antes mesmo da gente nascer, Deus já decidiu o que vai ser de nós. Deus já decidiu se nós vamos ser salvos ou se nós vamos ser condenados para o inferno. Não tem nada que eu, Débora, uma mera mortal, possa fazer pra mudar a vontade de Deus. Então, eu já nasci com o meu destino traçado. Mas... Os calvinistas acreditam que apesar de a gente já ter nascido predestinado, a gente consegue ver, ao longo da vida, sinais da nossa salvação ou da nossa condenação. Por exemplo, uma pessoa que ao longo da vida é vagabundo, não trabalha,
bebe demais, não faz nada certo... -Foi isso, né. Eu sou uma f*dida, lascada. [Débora] Trai a esposa, não tem família, faz tudo errado. Essa pessoa tá dando um sinal de quê? De que Deus condenou ela ao inferno, que ela tá predestinada à danação eterna que ela predestinada a não ser salva. Agora, uma pessoa que durante toda sua vida vai no culto bonitinho estuda a Bíblia, formou família e criou os filhos de acordo com o Calvinismo é uma pessoa correta, ajuda os outros da comunidade, é uma pessoa trabalhadora... Essa pessoa tá dando sinais de que ela
tá destinada à salvação. E ela tá mostrando que ela merece ter sido destinada à salvação. E todos os calvinistas, pessoal, acreditam que eles são predestinados à salvação. Então, eles precisam manifestar. Só que... O que o Calvinismo trouxe que mudou completamente toda a história? A ideia de que o sucesso financeiro, que o trabalho são indícios de salvação. -Como é que eu vou guardar dinheiro pra emergência se a minha vida parece um pronto socorro? [Débora] Pro Calvinismo, pessoal, quando você é uma pessoa bem sucedida financeiramente, quando seu trabalho tá indo bem, quando você tá tendo lucro quando
você tá sendo próspero economicamente, isso não é algo ruim, igual o catolicismo falava. Que isso era algo ruim, que Deus não gosta de gente rica, que a usura, ser bancado, isso tudo é pecado. Para os calvinistas, isso é um indício da sua salvação. É uma forma que Deus dá de nos mostrar que nós estamos no caminho certo. É fazendo os nossos negócios prosperarem. Então, pro Calvinismo, você ser uma pessoa trabalhadora, você ser uma pessoa rica, é algo positivo. Enquanto para o catolicismo é algo negativo. -Não tinha trabalho, não tinha dinheiro, não tinha amigo, não tinha
ninguém. [Débora] Então, vocês já imaginam quem vai gostar muito dessa nova religião. Essa nova classe econômica que não título de nobreza, mas têm muito dinheiro e querem mais valor político, que são os burgueses. Os burgueses, pessoal, eles têm essa rixa com a nobreza, por quê? A nobreza, muitas vezes, nem tem tanto dinheiro quanto a burguesia, a burguesia geralmente é mais rica que a nobreza. Mas a nobreza tem o título, tem um sobrenome famoso, uma família antiga, que tem muito prestígio, que tem muito renome. A nobreza não precisa trabalhar pra ganhar seu dinheiro, pra ganhar seu
mérito, pra ganhar seu renome, seu prestígio. Enquanto a burguesia, literalmente, se construiu como uma classe rica e poderosa. Então, pessoal, quando chega uma religião que fala que isso tudo que os burgueses têm e construíram não é ruim igual o catolicismo fala, mas é, na verdade, um sinal de que Deus te ama e que Deus gosta de você, que você vai pro céu, é óbvio que ia ser um sucesso! Então, o Calvinismo, pessoal, começou a se tornar uma religião muito popular principalmente entre a burguesia e principalmente em lugares, em países, em regiões com um grande desenvolvimento
econômico. Então, a Suíça, algumas cidades italianas que eram fortes no comércio, alguns lugares na França também. Então, o Calvinismo vai começar a se espalhar, especialmente entre a burguesia. E o Calvinismo, ele se destaca não só por ter essa ideia da predestinação mas por ter, também, a que a gente chama de ética calvinista. Porque as pessoas que seguem o calvinismo precisam mostrar que elas merecem ser salvas. Elas precisam mostrar que elas estão predestinadas. Então, eles têm que seguir muito certinho os valores de conduta de bom comportamento, frequentar os cultos, ter disciplina. Então, é uma religião que
valoriza o sucesso econômico e valoriza a disciplina. E aí, esse detalhe vocês precisam saber, que o Calvinismo, à medida que ele vai se espalhando, algumas vertentes vão adquirindo outros nomes, tá? Então, na França, os calvinistas são chamados de huguenotes; Na Escócia, de presbiterianos; E na Inglaterra, de puritanos. Então, não precisa memorizar qual país é o quê. Mas se você vir huguenotes, presbiterianos ou puritanos, sempre associem ao Calvinismo, fechou? Então, o Calvinismo trouxe essa grande mudança que é a predestinação da alma. E vamos lá, que já passamos da metade da aula, gente. Você foi forte até
aqui, vamos conseguir terminar. Agora, vamos falar da Igreja Anglicana. A Reforma Anglicana, ela tem uma grande diferença, por quê? Enquanto a calvinista e a luterana questionaram a autoridade dos papas, da Igreja, dos reis, dos nobres, e vieram debaixo, vieram do povo, vieram de pessoas simples... Na Inglaterra, pessoal, a reforma religiosa que eles tiveram veio do topo foi o próprio rei que fez a reforma religiosa e ela fortaleceu a monarquia. Se vocês repararem, esses lugares no qual o Luteranismo, no qual o Calvinismo se estabeleceu, muita gente questionava o poder superior questionava a monarquia, questionava a nobreza...
No caso da Inglaterra foi o contrário: a reforma veio da monarquia. E ela só deixou a monarquia mais forte e poderosa. Quem começou a Reforma Anglicana, foi o próprio Rei da Inglaterra, um ruivinho chamado Henrique VIII. O Henrique, pessoal, ele já tinha seus motivos pessoais e políticos pra ter uma rixa com o catolicismo. Pra começar, assim como outros reis da Europa, ele não gostava da influência política do Papa. Não gostava de que o Papa mandava e desmandava. Não gostava que as pessoas pagavam impostos, e esses impostos iam lá pra Roma, ao invés de ficarem no
país. E, pessoal, na Inglaterra, a Igreja Católica também tinha muitas terras, terras muito rentáveis. Como a Inglaterra era um país pequeno, tinha muito interesse da nobreza e das pessoas num geral de terem essas terras pra aumentar a produção econômica. Na Inglaterra tava tendo o avanço das produções manufatureiras. Que é uma coisa que vai anteceder até mesmo a Revolução Industrial. Então, tinha muito interesse nas terras da igreja. E o Rei Henrique VIII, ele também tinha um motivo pessoal aí pra brigar com o catolicismo. -Não gosto de você, não sinto verdade em você. Acho você, sim, incoerente,
você está onde te convém. [Débora] Que é... Ele queria um divórcio e não conseguia. Então, gente, essa parte vocês não precisam memorizar, é uma parte que eu conto só de curiosidade, porque é a parte mais divertida, mais entretenimento, fofoca mesmo, da Reforma Protestante. O que acontece, gente? O Rei Henrique VIII, ele era casado com uma mulher chamada Catarina de Aragão. E ele sentia que ele precisava ter um filho homem pra seguir a linhagem dele e ser o futuro Rei da Inglaterra. E com a Catarina, ele só teve uma filha mulher, chamada Maria. E aí, a
partir daí, ela teve outros nenéns que nasceram mortos, teve algumas perdas de gravidez, enfim. Ele queria terminar esse casamento. E ele já tava com o outro engatado. Ele já tava com uma amante grávida, doido pra casar com ela. E ele queria que o Papa anulasse o casamento dele, pra ele poder se casar de novo. Já que na Igreja Católica não pode divorciar. E o Papa, pessoal, ele negou isso ao Henrique VIII. Não só porque era contra os ensinamentos da Igreja, mas porque a Catarina, esposa do Henrique VIII, ela era católica, de um país católico, mas
também porque ela era espanhola, e a Espanha era um país muito próximo do catolicismo, era um país que o Papa precisava ter o apoio. E também porque o sobrinho da Catarina era, simplesmente, o Imperador do Sacro-Império. E ele tava sendo uma peça-chave em tentar frear o avanço do Luteranismo. Então, o Papa tava com o rabo preso com a Espanha, que era o país de origem da Catarina, com o sobrinho da Catarina. Mas, ao mesmo tempo, ele também queria agradar o Henrique VIII, afinal, ele tinha muita influência, tinha muito poder lá na Inglaterra também. Então, ficou
essa situação complicadíssima. No final, o Papa negou o divórcio, negou a anulação do casamento do Henrique VIII. E ele falou: "Quer saber?" [mãos batendo] -Eu tenho 18 anos e eu vou usar a merda que eu quiser. Vai dar em quê? Vai dar em quê? Não vai dar em nada. [Débora] "Eu não preciso de você, eu mesmo vou fazer isso. E sabe o que mais? Vou aproveitar que já vou brigar com a Igreja e eu vou me tornar ainda mais poderoso. Eu já não gosto do Papa tretando comigo, não gosto do Papa batendo de frente comigo.
Eu vou me tornar o próprio Papa! Eu vou me tornar o líder supremo da Igreja!" E assim ele fez. O Henrique casou com a amante dele, a Ana Bolena, que já estava grávida, e eles dois foram excomungados pela Igreja. Mas já era tarde demais quando a Igreja reagiu. Por quê? Ele já tinha feito, no mesmo ano do casamento dele, o chamado Ato de Supremacia. Que foi um documento publicado pelo parlamento da Inglaterra que tornava o Henrique VIII, o Rei, o chefe supremo da Igreja na Inglaterra. E a Igreja da Inglaterra passou a ser conhecida como
Igreja Anglicana. Então, agora, pessoal, o Henrique VIII passou a acumular poder político porque ele já é rei. E também poder religioso. E até hoje, pessoal, o rei ou rainha da Inglaterra continua sendo o chefe supremo da Igreja Anglicana. -Go, girl. -Yas, queen! [Débora] Ele mudou isso e ficou. E agora, pessoal, com esse novo poder supremo que o Henrique deu para si mesmo ele confiscou as terras da Igreja Católica e dividiu as terras entre os nobres, entre os membros do parlamento. Garantindo, assim, que toda a nobreza apoiasse essa nova religião. E essas terras que ele tomou
da Igreja também permitiram o desenvolvimento da manufatura na Inglaterra e permitiram também o desenvolvimento de uma nova classe social que vai ser importante daqui alguns séculos, na Revolução Inglesa, que é a Gentry. Então, isso que o Henrique VIII vai fazer, de expropriar as terras, de tirar o catolicismo e tudo mais, vai influenciar na Revolução Industrial porque vai aumentar a manufatura, vai aumentar a produção e a economia da Inglaterra. E daqui 200, menos de 200 anos, vai ter a Revolução Industrial. E também vai influenciar na futura Revolução Inglesa. Mas ok, Débora. O Henrique VIII se colocou
como "Papa", como se ele fosse o novo chefe da Igreja. Mas, além disso, ele mudou alguma coisa do catolicismo? Sim. Basicamente, pessoal, na religião anglicana, o Henrique manteve todos os rituais da Igreja Católica, manteve principalmente a hierarquia, né, a pirâmide de poder, na qual ao invés do Papa era ele que tava no topo. Então, na igreja anglicana tem, ainda, toda uma hierarquia de bispos, duques... Não sei os nomes, mas tem toda uma hierarquia entre os membros da Igreja. Tem toda uma ritualística. Tanto que os cultos da Igreja Anglicana são cerimônias muito bonitas com vários trajes,
com várias cerimônias semelhantes a algumas práticas católicas mas o Anglicanismo aderiu também a uma parte da teologia do Calvinismo e do Luteranismo. Então, basicamente, ele manteve a estrutura... Meu antigo professor sempre fazia essa metáfora. Ele manteve a estrutura, o triangulozinho do catolicismo. Mas dentro ele recheou esse triângulo de Calvinismo. E outro evento que o Henrique VIII também influenciou pra acontecer foi o surgimento dos Estados Unidos. -Esse país do cacete. Vai pro inferno, Estados Unidos! [Débora] Porque a partir do momento que o Henrique VIII estabeleceu o Anglicanismo, literalmente, se você não era anglicano, você estava contra
o rei. Porque, né, todo mundo que é anglicano obedece ao rei. Então, se você não é anglicano, você está contra o rei. Então, houve uma grande perseguição, muitos conflitos religiosos na Inglaterra de pessoas brigando umas com as outras por causa de religião. E houve uma grande perseguição a quem não era anglicano. Especialmente os puritanos, calvinistas. Lembra dessa palavra? Especialmente os puritanos, que eram contra qualquer tipo de autoridade religiosa. Então, houve uma perseguição e vários puritanos fugiram da Inglaterra para o continente americano. Eles saíram daqui, foram pra cá e acabaram fundando o que hoje são os
Estados Unidos. Então, o surgimento da religião anglicana influenciou um pouquinho a Revolução Industrial a Revolução Inglesa e a fundação dos Estados Unidos, que vão acontecer daqui alguns séculos e décadas. E vocês não precisam memorizar nada disso que eu vou falar agora mas só a título de curiosidade, gente. O Henrique VIII fez tudo isso por causa do divórcio dele, que ele não conseguia fazer com que saísse na Igreja Católica. E no final das contas, não adiantou em nada. Por quê? No final da vida, o Henrique se casou seis vezes! Ele se casou com seis mulheres. Dessas
seis mulheres, a primeira esposa dele, ele conseguiu a anulação do casamento, a Catarina de Aragão. Duas esposas dele, ele mandou matar. Uma esposa, ele anulou o casamento antes mesmo de acontecer. Porque ele, literalmente, achou que ela era feia. E ele mandou matar o homem que sugeriu que ele casasse com ela. A única esposa que deu pra ele um filho homem morreu no parto. E esse filho homem morreu adolescente e nem conseguiu virar rei direito. E a última esposa que ele teve foi a única que teve paz, porque ele morreu antes dela. Então, gente, a vida
dele é caótica, é uma curiosidade histórica que eu amo dar. E, por isso, eu acho a Reforma Anglicana a mais interessante de todas. E no final das contas, ele que tanto presava por continuar a dinastia, queria tanto ter filho homem pra não acabar a linhagem dele... Acabou, porque as duas filhas que ele tentou renegar, que são a filha da Catarina de Aragão e a filha da Ana Bolena, a amante que ele casou grávida, foram as duas rainhas da Inglaterra. Que foram a Elizabeth I. Super importante, mas ela não teve filhos, ficou conhecida como a Rainha
Virgem, então acabou a dinastia. E antes dela, a Maria, filha da Catarina de Aragão, que era católica igual a mãe dela tinha muita raiva do pai dela por motivos óbvios, tentou retomar o catolicismo e matou tanta gente que ela ficou conhecida como Maria Sangrenta. Inclusive, é daí que vem o drink, tá? O drink Bloody Mary, que é com suco de tomate, é vermelhinho, chama Bloody Mary por causa do tanto de gente que ela matou. Curiosidades aleatórias, tá? Mas agora vamos finalizar. Por quê? É óbvio, gente, que a Igreja Católica não ia ver esse tanto de
afronta e ia ficar por isso mesmo. É óbvio que a Igreja ia reagir. E por isso, agora teremos a parte final da nossa aula, que é a Contrarreforma, que é a reação que a Igreja Católica teve para com a Reforma Protestante. Que foram as medidas que a Igreja Católica tomou pra frear o Protestantismo e também pra retomar o seu controle em vários outros lugares e pra conseguir novos fiéis. Então, com a Contrarreforma, os objetivos da Igreja Católica eram: Deter o Protestantismo, diminuir o Protestantismo de se espalhar; ter novos fiéis, criar novos fiéis; E se fortalecer.
Porque, né, muita gente expôs os problemas internos da Igreja Católica então, eles queriam resolver isso também. As três principais ferramentas que a Igreja Católica usou, que são as que a gente precisa decorar, para a Contrarreforma foram: A Inquisição, os Jesuítas (a Companhia de Jesus), e o Concílio de Trento. Então, pra começar, a primeira ferramenta da Igreja Católica na Contrarreforma foi a criação, a oficialização da Companhia de Jesus, também conhecida como Jesuítas. Que era uma organização com o objetivo de expandir o catolicismo pra lugares fora da Europa. Então, os Jesuítas, eles pregavam, eles faziam catequese, eles
faziam escolas. Tanto que até aqui no Brasil a gente tem muitas escolas fundadas por Jesuítas, né. Então os Jesuítas saíram da Europa pelo mundo pra expandir o catolicismo e pra ensinar o catolicismo pra pessoas que nunca tiveram acesso à religião. Principalmente povos indígenas, né. Não só aqui no Brasil, mas em toda a América Espanhola, na África também, muitos Jesuítas foram pra África. Muitos Jesuítas foram pro continente asiático, pra Índia, pra China, pra regiões até mesmo da Austrália. Então, os Jesuítas se estabeleceram em vários lugares nos quais o Protestantismo ainda não tinha chegado. E o objetivo
deles era justamente equilibrar. A Igreja Católica perdeu fiéis na Europa, mas vai ganhar novos fiéis em outros lugares. Mas a crítica que a gente tem que fazer aos Jesuítas é justamente que por eles se acharem superiores por serem católicos eles tiraram a religião, eles fizeram uma violência religiosa contra várias populações, principalmente aqui na América do Sul populações indígenas. Então, os Jesuítas vieram trazendo doenças, trazendo Bíblias, trazendo as coisas deles, para catequizar indígenas aqui no continente sul-americano. Outra medida, também, da Contrarreforma, foi uma reunião chamada Concílio de Trento que reafirmou alguns dogmas da Igreja Católica e
colocou novas medidas pra eles seguirem melhores do que eles estavam antes. Mantiveram os sete sacramentos, a hierarquia da Igreja, o culto à Virgem Maria e aos santos, o celibato para os membros da Igreja, a salvação pela fé e pelas boas obras. Eles também proibiram, nesse Concílio de Trento, a venda de indulgências e a venda do perdão do pecado, etc, no geral. Estabeleceram maior rigidez e melhores escolas pra formação dos clérigos pra formação dos padres e afins. Reconheceu a Companhia de Jesus, os Jesuítas. Reorganizou o tribunal da Santa Inquisição. E também criou o Index, que era
uma lista de livros proibidos, que as pessoas cristãs não podiam ler. Deu um efeito contrário, né? Porque as pessoas começaram a procurar justamente os livros do Index, por curiosidade. Mas eles fizeram o Index, colocaram lá os livros de Lutero livros de muitos renascentistas, enfim, livros no geral que questionavam o catolicismo. Eles colocaram ali a lista do: "Não pode ler!" E, pra finalizar, outra ferramenta muito eficiente da Igreja Católica pra interromper o Protestantismo e aumentar sua influência foi o Tribunal do Santo Ofício que é a Inquisição, pessoal. Que era responsável por julgar e condenar aqueles que
eram hereges, aqueles que eram contra a Igreja Católica. E a gente relaciona muito a Inquisição com a Idade Média mas o auge dela foi na Idade Moderna. Então, a maioria das pessoas que morreram queimadas, que foram perseguidas, caça às bruxas, tudo aquilo que a gente ouve falar da Inquisição, a maioria aconteceu foi na Idade Moderna justamente em resposta à Reforma Protestante. E houve, realmente, uma reestruturação do Tribunal do Santo Ofício pra retomar a influência católica. E a Inquisição tava muito presente, principalmente nos países com uma tradição mais católica, especialmente Portugal e Espanha. E, consequentemente, nas
suas colônias. Então, aqui na América do Sul, a Inquisição tinha seus próprios lugares de atuação. E ela era muito influente. Então, aqui na América do Sul a Inquisição atuou bastante também. E, basicamente, foi assim que a Igreja Católica reagiu, eles colocaram a Inquisição, os Jesuítas e fizeram o Concílio de Trento pra estabelecer o que era pra continuar e o que era pra mudar na Igreja. E, basicamente, pessoal, com isso, a gente finaliza aqui a Reforma Protestante. Eu sei que é um vídeo longo, mas eu espero que vocês tenham gostado espero que tenham entendido. Lembrando que
tem a apostila com tudo isso escrito aqui na descrição. E também vai sair aqui no canal um resuminho de cinco minutos com os principais fatores. Mas aqui tá o resumão completo. Eu espero de verdade que vocês tenham gostado. Deixa aqui na descrição também, se vocês gostaram do novo cenário, da nova câmera, que eu tô testando aqui setups diferentes. Por favor, deixem o like, me sigam nas outras redes sociais que me ajuda muito a crescer e ter meu trabalho valorizado. Muito obrigada, boa sorte nas provas, nos trabalhos que vocês vão fazer. E é isso, gente. Um
beijo e até o próximo vídeo.
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