Os velhos e os novos pecados | Leandro Karnal

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Café Filosófico CPFL
Afinal, o que é e o que não é pecado? Será que existe uma resposta para essa pergunta que seja verda...
Video Transcript:
[Música] os pecados são transgressões da lei de Deus atos humanos que vão contra a Vontade Divina Mas afinal o que é e o que não é pecado Será que existe uma resposta para essa pergunta que seja verdadeira em todos os tempos da história ou será que a nossa ideia de Pecado muda com o tempo todos que estão aqui com certeza conhecem já viram que os pecados capitais tradicionais Ira Gula avareza inveja e os outros foram estabelecidos pela igreja católica há muito tempo como um padrão para que se pudesse acompanhar H uma espécie de guia para
a alma fiel estes pecados foram instituídos há muito tempo foram instituídos por padres da igreja antiga esses pecados foram sendo transformados ao longo do tempo e a deram origem a uma lista oficial que ficou pronta apenas no século X há uma mudança muito importante de valores sobre esses pecados por exemplo a melancolia ou Ass sédia se transformou em preguiça a partir do século X com a ascensão de um modelo mais burguês de teologia que pressupunha que não trabalhar era pior e a partir de um determinado momento nós notamos inversões de valores destes pecados ainda no
campo clássico vou lembrar aos senhores que quando Dante alier estabeleceu os pecados no inferno nos nove círculos do inferno colocou no sego cículo do inferno os pecados mais leves punidos com as penas mais leves que eram os pecados relativos a Luxúria é o casao de Paulo e Francesca casal que ele encontra que tinham cometido um Adultério e que ele encontra atacado por ventos muito fortes ou seja uma pena leve ainda acompanhados um do outro A Divina Comédia foi escrita por no início do século narrado em primeira pessoa o poema acompanha a viagem de Dante pelos
três reinos dos Mortos o inferno o purgatório e o paraíso na primeira parte Dante descreve o inferno que é dividido em nove círculos concêntricos cada um dedicado a um tipo de pecador os primeiros círculos mais exteriores lidam com os pecados mais brandos a maldade dos pecados vai crescendo na medida em que se aproxima do centro onde o próprio Satã é mantido [Música] Prisioneiro e no nono círculo do inferno o mais pesado de todos o mais difícil no nono cículo do inferno na última volta o pior pecado que Dante imaginou possível na humanidade o pecado mais
grave o mais violento de todos que ele colocou na parte mais gelada do inferno onde o próprio Satanás pune A pior coisa que ele imaginou que eu não sei se os senhores podem supor qual seria a pior de todas trair seu superior aquilo que no Brasil seria quase uma virtude seria quase uma obrigação moral seria quase um desejo para as pessoas no no caso de Dante ele coloca lá no fundo da última vala do nono círculo do inferno o que já mostra que nós mudamos não apenas em relação à lista dos pecados importantes mas que
importância nós damos após o século XIX após a ascensão de Freud o sexo ganhou uma importância muito maior nós passamos a dar ao sexo uma verdadeira obsessão E aí aquilo que para Dante é o mais leve a Luxúria provavelmente hoje estaria entre os pecados mais hediondos por exemplo a pedofilia e outros crimes ligados à sexualidade esta mudança é uma mudança de época e Ela implica ela tem uma certa ideia de que esta ordem é uma ordem estabelecida por Deus é uma ordem imutável é uma ordem que colocava o homem em determinada posição do universo e
esta ordem o homem tinha que aceitar e se adaptar o homem medieval tinha Muita ansiedade em relação à salvação o homem medieval tinha uma hierarquia muito clara isto mudou por completo mas eu queria chamar atenção Para a sair deste Campo já que nosso nosso enfoque não será exatamente religioso que este teocentrismo de estabelecer um Deus como na época de Dante Ou seja que escreveu A Divina Comédia no início do século XIV Este teocentrismo foi abalado profundamente mas as pessoas se esquecem que tirar Deus do centro da referência e passar a tornar outra a referência humana
significa que o homem também se desloca com tudo isso nós não deixamos de enfatizar Deus como processo mas nós passamos a ter um comportamento distante que que significa isso se vocês imaginarem a cena da criação do homem que michelângelo pintou no teto da Capela cistina mando do Papa Júlio I vocês vão imaginar que é claro que é uma cena que mostra que Deus criou o homem como diz no Gênesis Mas significa que o homem é muito importante porque afinal o homem foi criado no sexto dia o homem coroou a criação o homem é a coisa
mais importante de toda a criação diz o talmud judaico com uma beleza muito grande que Deus criou o homem após ter criado os vermes para que o homem saiba que ele é mais importante que qualquer verme Mas para que ele seja humilde para saber que Deus amou o verme primeiro e depois a ele essa duplicidade do talmud é muito bonita ao falar desse ponto onde o homem é criado e que é teocêntrico mas ao mesmo tempo e muito fascinant este ponto de criação é é também antropocêntrico pela importância que tem o [Música] homem três abalos
o nosso orgulho sofreu nos últimos 500 anos vamos voltar a um período anterior vamos voltar ao século X o primeiro grande Abalo não estamos no centro do universo Copérnico logo em seguida Galileu começam a nos dizer que não habitamos o centro do universo somos um planeta pequeno girando ao redor do sol que Hoje sabemos ser uma estrela de quinta grandeza terrível Deus nos colocou num terreno bald na parte B de uma cidade pequena do universo segundo Abalo Darwin disse que ao invés de termos S criados e moldados pelo próprio Deus diretamente descendemos de espécies que
evoluíram a partir dos símios superiores ele ele foi acusado dizer que o homem descendia do macaco é pior do que isso não os macacos são nossos primos descendemos de um ser ainda mais primitivo que em determinado momento se dividiu entre os macacos e superiores como os gorilas chipanzés e outros e outros seres humanos não somos mais criados do Barro diretamente pelas mãos de Deus não estamos no centro do universo faltava alguém que no ano de 1900 lançou a interpretação dos sonhos e passou a dizer que também também não somos tão Racionais porque disse Freud o
grande revolucionados contemporâneo que nós somos controlados por forças que do quais não temos consciência somos controlados por instintos que nascem de coisas muito anteriores e o homem racional que não mora mais no centro do universo e tem como parente não os anjos mas os gorilas este homem caiu como Ícaro e Dédalo no no mito este homem caiu como Lúcifer este homem Caiu profundamente esta revolução de Copérnico de Darwin e de Freud mudou a nossa maneira de nos encaramos e curiosamente ao invés de da origem a homem contemporâneo centrado na humildade centrado absolutamente na desestruturação das
suas convicções este homem da chamada pós-modernidade Talvez seja o homem mais vaidoso o homem mais aut centrado de toda a história humana Talvez seja esta uma característica bizarra do nosso tempo porque desmontamos todos os sistemas metafísicos e todas as utopias as utopias começaram a entrar em colapso e entraram definitivamente no século XX quando eu era jovem ainda havia os grandes utopias por exemplo socialistas é bem pouco provável que fora da Coreia do Norte de Cuba e de diretórios Acadêmicos da área de humanas as utopias socialistas ainda tenham uma enorme e os sistemas metafísicos os grandes
sistemas Racionais como cantiano os grandes sistemas abstratos ou não também entraram em colapso neste mundo contemporâneo a frase que se dizia na liturgia católica e se repete traduzida até hoje meha culpa meia culpa meha máxima culpa batendo ainda no peito esta frase é substituída por uma ideia um pouco mais original que nós podemos encarnar na figura do hom simples se a culpa é minha eu ponho em quem eu quiser ou seja se é meia culpa eu posso dá-la para qualquer outra pessoa a ideia do Homer como típico cidadão americano é que a culpa não é
um processo que eu devo carregar pelo contrário a culpa pelas coisas pode ser atribuída a todas as pessoas pela internet circulam gráficos em quem colocar a culpa em caso de problema né Você cometeu um erro em quem colocar esta culpa e assim por diante há um eclipse atual profundo e estrutural da ideia de responsabilidade vejam por exemplo a ideia tradicional voltando ao tema da criação Deus deu ao homem um jardim perfeito colocou Adão e Eva nesse jardim e deu liberdade para tudo menos para comer da árvore do conhecimento do bem e do mal o homem
antigo acreditava que a desobediência de Adão originou a cul e o pecado original e graças a isso deriva que todos herdamos desta condição pecaminosa que pros católicos só foi isenta Nossa Senhora pelo Dogma da Imaculada Conceição Hoje os homens olham para isso pra árvore do bem e mal diz bom se Deus não queria que ela fosse comida não devia ter posto no centro não devia ter dado incentivo proibindo você pode fazer tudo menos isso Deus não conhece psicologia Se eu disser para uma criança você pode mexer em tudo menos neste copo ela vai correndo e
Mexe neste copo faltou a Deus Tato por exemplo de isolar esta árvore numa outra e depois por que proibir esta árvore só para criar tentação o problema é Deus não é Adão Adão é um empreendedor tomou a iniciativa de comer da árvore para saber se era verdade é um homem científico empírico inclusive Adão Foi testar se era verdade e é um homem Generoso Eva podia morrer e foi ver se a a árvore de Fato e a Serpente segundo uma outra tradição só conseguiu convencer Eva porque disse é uma maçã Eva come emagrece ou seja provavelmente
a desobediência que era para todas as pessoas um gesto fundacional da condição humana passa a ser uma culpa de Deus faltou a Deus habilidade revoluções do conhecimento do pensamento alteraram para sempre o lugar do homem no mundo e no universo e o novo homem não aceita a culpa dos pecados como homem medieval na contemporaneidade tudo é subjetivo até mesmo o pecado mas o que isso significa para os velhos pecados como o homem de hoje lida com a culpa de ontem que o 12 disse num programa radiofônico para os notte americanos que o pior pecado dos
homens hoje é terem perdido o sentido de Pecado pdos está reagindo a esta chamada modernidade que dissolveu as responsabilidades o Papa João Paulo I e Bento 16 reforçaram essa ideia Ainda há o demônio mas que o Papa precise lembrar que há o demônio é sinal que o demônio vive o seu pior momento biográfico no século XX para o XX para alguns por concorrência dos homens vejam por exemplo se eu pegar os pecados capitais e estabelecer sobre ele A reflexão contemporânea a Luxúria pecado que Dante colocou no segundo círculo é uma valorização do corpo qualquer manual
de autoajuda manda que se eu não me amar ninguém vai me amar se você não se cuidar ninguém vai olhar para você a Luxúria é vista hoje como virtude as pessoas buscam cada vez mais o cultivo do corpo e dos prazeres do corpo as revistas dão dicas apimente sua relação seduza o marido né compre uma langeri específica e assim por diante a ira é vista como uma maneira de não guardar raiva até porque dá câncer guardar raiva Você precisa propar fora quem engole muita coisa tem tumor é preciso ter uma liberdade em relação a isso
a ira é vista como pessoas contidas não são felizes pessoas têm que pôr para fora Elas têm que fazer sessões de colocar essas coisas para fora a avareza deixou de ser pecado para ser planejamento do Futuro eu não estou sendo avarenta estou guardando PR os dias difíceis estou pensando nos meus filhos estou pensando na faculdade deles e assim por diante não há mais uma é uma noção Clara deste pecado A inveja é simplesmente estabelecer metas ou seja não é que eu invejo o carro do vizinho é que eu quero também chegar lá chega a se
dizer que é um absurdo teológico inveja boa uma inveja branca uma inveja atenuada como se pudesse ser uma coisa dessa a preguiça é lida como relaxamento pessoas não são mais preguiçosas elas estão relaxando desestressando a preguiça é recomendada momentinho de preguiça paraa sua hora de preguiça e assim por diante a preguiça é vista como uma virtude a gula é quando você foge do padrão terrível da anorexia é quando você decide não seguir mais o que a sociedade quer de você Essa é a gula Ou seja você passa a pensar eh em Inovar através do uma
capacidade de pensar melhor e finalmente o pecado original de Lúcifer a vaidade o orgulho o pecado que dá origem a todos os outros é hoje visto como uma questão essencial para você ser feliz você tem que se amar e se amar muito e tem que se orgulhar disso eu me gosto com essa próclise errada eu me gosto eu me amo eu me adoro eu não consigo viver sem mim ou seja essa ideia é uma ideia de inversão de tudo isso que faz surgir e aqui é um ponto que eu vou fugir muito de um script
tradicional faz surgir o que eu chamo de três novas [Música] teologias três teologias no sentido de que são três experiências que que tentam sair do material para o abstrato E propõe uma leitura universalizante da história Isso é uma teologia são três teologias que talvez vocês nunca tenham visto classificados como teologias a primeira das teologias contemporâneas que responde a este novo homem é [Música] autoajuda eu insisto e digo sempre gente chama-se autoajuda porque a ajuda a quem escreve o livro Por isso que é autoajuda não ajuda mais ninguém além de quem escreve quem escreve ganha dinheiro
logo é autoajuda senão seria ajuda social coletiva ou alheia né a autoajuda tem dois dogmas teológicos Se você não se amar ninguém vai lhe amar e segundo o que você pensa acontece é uma teologia vaidosa porque nos torna Deuses demiurgos o que eu penso acontece eu tive vontade uma vez ao ler uma obra de autoajuda chamado segredo de empurrar A autora de um prédio e dizer agora voa pensa que você pode voar né porque o que você pensa acontece é óbvio o que você pensa se torna realidade a autoajuda é uma teologia porque nos faz
crer que somos deuses mais uma teogonia do que propriamente uma teologia a grande teologia contemporânea de um período que ninguém mais lê os grandes teólogos chama-se autoajuda a segunda teologia a este respeito é uma teologia associada às chamadas religiões neopentecostais mas não apenas que é a chamada Teologia da prosperidade Reze e você sairá do Serasa siga esta religião e você adquirirá tal carro adquira esta fé e você se tornará uma pessoa bem-sucedida não mais o Deus sacrificado não mais o Deus sofredor do golgota mas o Deus vitorioso com Jesus eu venço minhas dívidas essa Teologia
da prosperidade a Vera tradição medieval Ela é muito forte hoje ninguém mais prega um Deus sofredor um Deus sofredor não tem mais lugar um Deus sofredor usando um verbo que eu adoro de São Paulo não horna um Deus sofredor não Orna mais porque nós queremos um Deus vitorioso um Cristo na cruz chicoteado um Cristo no deserto não é mais um modelo para as pessoas é um Cristo vitorioso que vai vencer o que me atrapalha no êxito inclusive material família feliz saúde perfeita e bens materiais são obtidos através da fé é uma Teologia da Prosperidade que
hoje faz sucesso não apenas no cristianismo mas em várias religiões no vácuo das ideias medievais de pecado e culpa a contemporaneidade pariu a autoajuda e sua Teologia da prosperidade mas existe uma outra uma terceira teologia que tomou o Imaginário contemporâneo uma teologia de iniciativa de autorealização é o império do Sucesso essa terceira teologia chama empreendedorismo hoje empreendedorismo é a pedra de toque de todas as pessoas especialmente do mercado para entenderem que sucesso e fracasso só pode existir se você não tiver ou não conseguir controlar seu empreendedorismo empreendedorismo é a chave do Futuro empreendedorismo é tudo
eu vou demonstrar a vocês que a ideia de empreendedorismo nascida numa divisão tipicamente norte-americana entre winners e losers a ideia de empreendedorismo é a das ideias teológicas a mais insidiosa porque traz para dentro de mim a censura se eu fracassei a culpa é minha é internalização absoluta dessa censura o sucesso é minha responsabilidade o fracasso é minha culpa ele ajuda as pessoas porque ele estabelece que corag ousadia autoestima Iniciativa Faz Parte do sujeito vitorioso Isto é o empreendedorismo como processo o novo homem que atinge a salvação não é mais São Francisco não é mais Santo
Antônio não é mais Tomás de Aquino mas é o empreendedor ele é o modelo de uma teologia imanente de uma Teologia da matéria que atingindo aquele ponto leva os outros à felicidade este novo homem adquire a salvação mediante sua iniciativa pessoal tal como o homem medieval mas não é uma iniciativa pessoal em busca de um além mas é de um I ET nunk de um aqui e agora e o inferno dessa teologia é o fracasso financeiro e pessoal para isso há livros sobre empreendedorismo para isso há treinadores pessoais que fazem Coach ficam dizendo você precisa
confiar em você você precisa ter metas você precisa se desenvolver você precisa colocar as metas e repetir eu posso eu sou vitorioso isso que alguns anos seria tido como esquizofrenia ou bipolaridade hoje é tido como consistência pessoal o inferno atual é o fracasso vai para o inferno quem não tem iniciativa vai para o inferno quem não se planeja vai para o inferno a pessoa que não tem metas vai para inferno a pessoa pessimista Este é o inferno atual aquele pessimista que Possivelmente seria o salvo na idade de média Hoje ele é o condenado nós precisamos
estabelecer medidas para esse empreendedor há uma nova soteriologia Soter em grego Salvador há uma nova Teologia da salvação esta salvação não é mais uma salvação abstrata ou metafísica esta salvação é uma nova forma de evitar os seguintes pecados pecados que todo RH que são os novos departamentos teológicos do planeta sabem quem não é proativo quem não colabora com a sinergia da empresa quem não veste a camiseta quem não tem metas quem não recebe aquela notícia Vamos fazer um treinamento sábado à noite Oba é tudo que eu quero que bom é a coisa que eu mais
gosto e assim por diante quem não tem criatividade e assim por diante quem não sai da caixinha e outras fórmulas catequético teológicas são fórmulas E essas fórmulas são feitas como toda a teologia para prometer felicidade como toda a teologia para dizer quem erra e quem é pecador e como toda a teologia se baseia numa prática em grego as queses a CESE que é a prática teológica E para isso vocês precisam de atividades e novos cultos e esses cultos litúrgicos em qualquer empresa hoje se chamam reuniões as reuniões como toda a liturgia tratam de um tema
abstrato tem que ter fé para acreditar na reunião existe um sacerdote oficiante existe um rito este rito tem frases ditas por um e repetidas por todo há uns anos era o senhor esteja convosco ele está no meio de nós hoje é bem-vindos à nossa reunião e as pessoas sorriem Porque é importante ser feliz Pelo menos é importante parecer ser feliz para fazer parte da equipe porque esta não é uma equipe de losers é uma equipe de winners e gente Vitoriosa cresce eu vou mostrar a vocês sem nenhuma crítica a esses livros apenas para demonstrar que
essa teologia tem hoje nessa bibliografia do empreendedorismo títulos que remetem a seu conteúdo religioso não é Nenhuma crítica ao livre apenas para dizer como se aproxima o conteúdo religioso do empreendedorismo primeiro deles O Monge o Executivo ou seja encontre seu sucesso no seu Business através de uma prática monacal o monge o Executivo como reencontrar-se na vida dentro de um mosteiro vejam por empreendedorismo dando a ao Espírito os títulos São religiosos o conteúdo também só que tira-se a palavra Deus e coloca-se a palavra sucesso empreendedorismo para jovens é uma espécie de juque ou de joque juventude
Operária católica Universitária católica empreendedorismo aprenda desde cedo é uma espécie de marmit é uma espécie de catequese paraa primeira comunhão como toda religião é preciso fazer a vida dos Santos as agiografia a geografia do qual legendário é o exemplo maior é quando você narra a vida dos Santos e mostra seus exemplos os livros que mais vendem hoje são as vidas dos grandes empreendedores como Steve Jobs ou Ike Batista no qual eles contam como desde o ventre da mãe eram empreendedores no qual eles contam que jogando dado ou jogando peão eles já tinham medidas estratégicas para
chegar onde eles queriam e no qual eles contam Deslizes estive de nesse livro conta por exemplo que seu primeiro invento foi uma caixa telefônica que roubava o sinal da empresa americana para fazer ur banos de graça aike Batista conta que contrabandeou pedras preciosas da Europa para o Brasil como a sua primeira ação de empreendedor mas esses não são pecados são sinais de empreendedorismo são sinais de iniciativa são sinais de energia são sinais de que eles não pensam como os outros que não contraband avam por exemplo ou que não roubavam sinal de uma presa e assim
por diante como toda a geografia ela tem um sentido que nós chamamos e de teleologia ela aponta para algum lugar vejam e Leiam isso e as pessoas leem essas biografias com um objetivo imitar a vida dos Santos todas as pessoas que leem essas biografias querem ter a cabeça do Steve Jobs funciona como a mulher que leu o livro Como ser sensual ou o homem que leu o livro Como Conquistar mulheres não funciona É óbvio porque Steve Jobs nunca leu um livro Como Ser Steve Jobs Essa é o grande problema são crenças mágicas como usar a
cueca amarela para ter dinheiro no ano novo Como usar calcinha vermelha para ter amor são crenças mágicas são crenças mágicas todas as pessoas que não têm dinheiro usam roupa amarela no ano novo para terem dinheiro os milionários não comem lentilha uma coisa importante para dizer para vocês no ano novo só os fracassados comem lentilha todo ano repetidamente para terem dinheiro e apesar da experiência continuam comendo todos os anos a lentilha pelo menos enquanto ela for baratinha essas crenças mostram que nós temos uma magia uma magia que substituiu a teologia medieval por crenças atuais absolutamente mágicas
absolutamente fora do padrão o empreendedorismo é uma coisa curiosa porque nós vivemos a era da crença do Empreendedor nós vivemos a era na crença que se nos esforçarmos todos podem ser no Brasil ume Batista como se houvesse possível no Brasil o espaço para todos serem o homem mais rico do Brasil dentro dessa ideia do empreendedorismo é muito curioso que nós Nunca fizemos tantas coisas e nunca fomos tão improdutivos na história humana costumamos ser implacáveis e provavelmente soberbos aar as gerações que nos antecederam os tempos mudam as pessoas mudam a sociedade muda mas se mudamos mudamos
necessariamente para melhor talvez não todas as pessoas quando envelhecem tendem a dizer que os jovens de hoje são piores do que a gente foi este é só um sinal de idade não quer dizer nada esta reclamação tem mais de 2000 anos todas as gerações disseram incessantemente que os jovens são muito Cis hoje não era eu digo uma coisa diferente todas as pessoas jovens ou não velhos meia idade são superficiais hoje nós nunca dissemos tanta bobagem Tornada literatura ou filosofia nunca difundimos tanto conhecimento para dizer o Óbvio há dois mundos e dois pecados nessa medida há
dois mundos e dois pecados há um mundo que é um mundo tradicional um mundo que floresceu para alguns nesse teocentrismo medieval há o mundo elaborado com regras Claras e o mundo atual da subjetividade no qual é válido se eu considero válido Este é o mundo subjetivo atual Este é o mundo da pós-modernidade segundo Sigmund balman esgarçado neste mundo líquido nesse mundo de plasma nesses homens de isopor neste mundo de espuma que é o mundo contemporâneo para todas as idades e para todas as pessoas mais fácil de ser vivido mas ao mesmo tempo muito mais plano
do que jamais foi estes Dois Mundos e dois pecados nos fazem esquecer de uma realidade objetiva muito interessante a primeira delas dado divulgado esta semana no Brasil de 2012 no Brasil que cresce a computação no Brasil que supera algumas injustiças sociais históricas lentamente mas recupera no Brasil que a estabilidade Econômica é notável neste momento no Brasil que chegou ao mais longo período de democracia eleições livres de toda a sua história neste Brasil que está otimista sobre o seu futuro neste Brasil país do Futuro na minha infância e hoje aparentemente país do presente neste Brasil nós
temos neste momento 704.000 crianças em trabalho infantil Este é um dado objetivo então no meio de tanta subj aidade que eu dei aos senhores sobre pecados eu diria que estamos diante de um pecado concreto um pecado objetivo um pecado que não depende interpretação fazer crianças trabalhar seja qual for a ocupação que não seja a escola e a sua formação um pecado grave imperdoável porque a próxima geração vai ser punida por causa desse pecado também e não apenas a próxima mas o efeito de avalanche de tudo isso é permanente falamos que dos pecados tradicionais ir gula
inveja avareza para os pecados subjetivos e hermenêuticos contemporâneos nós temos hoje uma mudança muito grande e ao mesmo tempo se precisássemos sair do discurso da pós-modernidade e pensar objetivamente Onde nós estamos errando o primeiro O mais grave de todos os erros é o que nós fazemos com o futuro Já que todo Pecado Capital Caputo e cabeça gera outros pecados a ira gera assassinato nãoé a avareza Gera falta de caridade o não cuidado com as crianças gera um Brasil defeituoso um Brasil alejado um Brasil portador de uma deficiência muito específica ou seja um Brasil que está
dando um tiro no pé não com 10 nem com 20 nem com 40 crianças mas com 704.000 isso que considerando que isso é uma média do IBGE esse número pode ser bem maior onde houver uma criança trabalhando nós estamos diante de um pecado contemporâneo capital grave quase que insuperável imediato e dos pecados da nossa geração a seguinte vai poder dizer o que que nós fizemos em relação a isso se é para pensar num pecado social o que nós transformamos em relação a isso a noção de Pecado a noção de uma ofensa feita ao plano de
Deus a noção da ideia de que este plano de Deus foi feito por pensamentos e palavras atos e omissões fracassado pela minha escolha deu lugar Como eu disse aos senhores a uma noção absolutamente distinta em que cada ser humano se estabeleceu a partir de si como referência entramos na era da subjetividade e as pessoas passaram a explicar os pecados a partir da Sua percepção dizendo com clareza absoluta bom isso não é pecado porque eu penso assim assim é a sua opinião e assim por diante a noção de autoridade foi substituída pela noção de subjetividade a
noção de hierarquia pela noção de Total imanência das minhas escolhas e pela total e pelo total e absoluto colapso dos sistemas metafísicos porém abstraindo esses dois Campos que a religião hoje cresce institucionalmente em praticamente todo mundo ao contrário do que se pensava no século X e ao contrário do que se pensava na década de 60 a religião institucional está mais forte do que estava a 50 anos as eleições São dominadas por debates envolvendo igrejas eu vou passando pelos canais e descubro que as religiões dominam uma parte expressiva do leque de canais as religiões vão bem
obrigado as vocações prosperam as igrejas constroem templos em geral a mais pessoas religiosas hoje do que havia na década de 60 e o Deus morto do século XIX o Deus que niet proclamou morto século XIX deu uma ressuscitada forte expressiva e expansiva na nossa sociedade não se pode dizer nem de longe que a religião esteja em crise só que esta religião com seas novas formulações de Teologia da prosperidade ou com seus novos pecados e no seu esforço que muitas religiões T num esforço caritativo não mudam o fato social que nós somos um país profundamente marcado
por uma injustiça enorme de não apenas oprimir adultos de toda espécie de não apenas como revela a Lei Maria da Penha semos de uma violência com as mulheres assustador é assustador se vocês olharem os dados relativos à lei Maria da pen uma denúncia A cada 15 segundos no Brasil de violência doméstica Essas são as que chega à delegacia Os tapas avulsos ou no varejo não chegam só os do atacado ou seja essas violências mostram que por mais que as pessoas tenham se tornado ou desenvolvido a ideia subjetiva por mais que elas pensem A partir dessa
subjetividade nós não podemos nem de longe eh supor que estes pecados objetivos concretos não ocorram não sejam centrais e nem estejam na ordem das coisas mais importantes deste momento e se alguém me perguntasse hoje qual a noção atual de Pecado Quais são os novos pecados eu poderia falar horas historicamente sociologicamente e filosoficamente de uma ressignificação dos pecados poderia estabelecer essas Abstrações que Em parte eu fiz hoje de um homem cada vez mais longe da ideia de culpa cada vez mais longe da ideia de hierarquia cada vez mais longe da ideia de autoridade de um homem
cada vez mais virtual de um homem cada vez mais dado a representação das coisas tudo isso é verdade poderia citar a você centenas de livros sobre a pós-modernidade sobre o mundo plástico e virtual poderia demonstrar que a internet está mudando a maneira de perceber As coisas poderia fazer Reflex variadas e importantes sobre um mundo da comunicação rápida que está tornando a linguagem sintética e as pessoas cada vez mais dinâmicas e ao mesmo tempo em vários sentidos superficiais porém volto a dizer nada disso nenhuma dessas reflexões Tiraria de cena o fato que objetivamente e concretamente nós
temos pecados contemporâneos e aquele que eu decidi dar ênfase mais maior aquele que eu decidi enfatizar diz respeito ao pecado relativo às crianças aos crimes que são cometidos em relação às crianças especificamente ou seja daqueles que têm menos chance de se defenderem da violência do trabalho da violência sexual da violência social e das outras violências a ideia que eu tracei é que estes pecados tradicionais mais estes pecados que animaram a culpa objetiva de uma humanidade que se considerava uma humanidade guiada por Deus e a partir de uma hierarquia lembrem que na Idade Média a certeza
da condenação era dominante a pesquisa do ibop feita nacionalmente revela que quase 97% dos brasileiros acredita que será salvo e a pesquisa incluiu população carcerária quase 97% dos brasileiros acha que irá pro céu e que Deus o ama de forma especial e que Deus vai levá-lo ao céu porque afinal ele já aguentou ou o cunhado ou a irmã ou a mãe ou a sogra ou o patrão ele já aguentou ele merece o céu e mesmo aqueles que estão nas cadeias dizem que já pagaram o seu preço não precisam mais fazer absolutamente mais nada todas essas
pessoas absolutamente todas essas pessoas cometem o mesmo estruturado defeito de ficarem discutindo subjetividade ficarem discutindo subjetivações ficarem discutindo questões relativas à minha percepção do mundo e de novo perdendo a noção Clara objetiva e direta do mundo concreto dos seus problemas concretos eu queria ainda na questão do trabalho infantil eh sabe-se que em determinadas épocas não era considerado pecado uhum e o pecado como uma construção social do nosso tempo que converge de que é pecado crianças trabalharem e um tempo isso foi necessário para manter a família pais tinham filhos para que eles trabalhassem para sobreviver e
assim eu queria ouvir suas considerações sobre isso que me me deixa muito mexe muito comigo pensar que isso um dia como construção social pode deixar de ser pecado você toca num Ponto Central que para mim historiador é claro mas eu já vi que não talvez não seja claro como é para você para todas as pessoas todos os nossos valores são valores históricos todos os nossos valores foram construídos historicamente vou lhe dar um exemplo que geralmente choca as mulheres a maternidade é uma invenção recente amar os filhos é um esforço de talvez 3 anos um pouco
menos na Idade Média não se amava os filhos alguém vai dizer não mas mãe é mãe sim mãe é mãe na nossa cultura mãe é mãe vaca é vaca Como diz a ideia mas é absolutamente histórico a ideia de que uma mãe deve amar os filhos se eu contar a vocês uma história infantil do século XVI em que dois pais com fome abandonam duas crianças na floresta para morrerem de fome porque faltou comida na casa a história se chama João e Maria H greta as crianças por um estratagema voltam para casa os pais dentes abandonam
de novo na floresta essas crianças se perdem dessa vez João errou na estratégia e acham uma casa toda feita de glicose Atrativa para crianças onde uma senhora de inclinações pedófilas atrai crianças para comê-las eles são presos para serem comidos mas conseguem empurrar Esta senhora isolada e idosa num forno e a matam roubam as suas joias e voltam paraos pais duplamente assassinos recheados de joias e essa é uma história para crianças dormir chama-se João e Maria você Conta essa história e diz Aim o filho agora dorme bem mamãe e papai te amam né Desde que não
falte comida se afundasse uma galera no Império Romano Galera Era um navio gente é importante dizer isso se afundasse uma galera no Império Romano se salvariam primeiro os homens depois as mulheres e por fim as crianças porque os homens são mais importantes as mulheres são secundárias e as Crianças eram inúteis então Mont diz perdi três ou quatro filhos no século X mas nunca me causou muita dor que as crianças morriam em pelo menos 50% dos casos na média significa que amor às crianças é uma invenção contemporânea e amor às crianças como elemento mais instrutivo e
Educacional do que produtivo é ainda mais recente a Revolução Industrial inteira foi feita por crianças e mulheres toda a primeira etapa da Revolução Industrial é de trabalho infantil e feminino quando eu digo que isto é fruto de história é que a história de fato nos transforma e Nós aprendemos coisas que não são evolutivas Mas aprendemos coisas com ela e aquilo que não chocava antes hoje pode e deve chocar os as pessoas acharam natural nos Estados Unidos até 1920 que mulheres não votassem as pessoas acharam natural no Brasil até o código de 32 ou a Constituição
de 34 que mulheres não votassem as pessoas acham natural na Arábia Saudita de hoje que as mulheres não tenham carteira de motorista que elas não possam dirigir ninguém hoje negaria direito de direção à mulher no mundo ocidental direito de voto à mulher ou aceitaria o trabalho infantil como princípio mas um dia numa sociedade que tinha outro tipo de violência que era noss houve um dia que as touradas foram sinônimos de exercício interessante e hoje as adas são criticadas e já proibidas em alguns lugares nós somos seres históricos nós trabalhamos com as coisas historicamente então elaboramos
valores que se transformam e nos valores atuais é preciso pensar até do ponto de vista mais linear possível colocar crianças para trabalhar é fazê-las não estudar fazer crianças não estudarem criar adultos ruins do ponto de vista do conhecimento formal os ruins do conhecimento formal deste ponto de vista só podem interessar a Que tipo de pessoa e a Que tipo de político e a Que tipo de sociedade neste Café Filosófico o historiador Leandro carnal discutiu as muitas faes do pecado atravessando séculos de história acompanhamos as transformações teológicas e sociais que mudaram nossa relação com esse conceito
tão complexo esta e outras palestras você encontra na íntegra no site da CPFL Cultura [Música] ciao [Música] a [Música] h
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