quem nunca ouviu falar em preto velho quimbandeiro não é mesmo Vamos bater um papo hoje vamos tentar entender o que que é essa entidade quem é na verdade o preto velho quimbandeiro Da onde surgiu como surgiu e eu tenho certeza que no final desse vídeo todos os senhores e senhoras vão ter a possibilidade de saber se o seu preto velho aquele que lhe acompanha é quimbandeiro ou não é refletiu a luz divina em todo o seu esplendor Santo Antônio Pequenino ao me abre a porta do céu ao cambinda velia estremeceu ao mas não caiu no
mundel segura o touro cambinda amarra no Mourão seu touro é brabo cambinda amarra no Mourão sarava sarava a todos sejam bem-vindos ao canal vozes de umbanda meu nome é André Luiz sou o dirigente do Templo de umbanda Esotérico chalá em pirunga São Paulo a bença dos mais velhos e licença para entrar na sua casa hoje o bate-papo é tentar explicar um pouquinho do que seria essa entidade de umbanda que a gente via antigamente hoje em dia tá difícil de se ver nos terreiros mas antes da gente começar se os senhores e senhoras gostam de bater
papo sobre a nossa religião relembrar um procedimento antigo é só se inscrever no nosso canal no nosso canal melhor dizendo ativa o Sininho E aí então todas as vezes que saírem o vídeo novo os senhores e senhoras vão ser notificados Tá deixe o seu comentário eu tento responder a todos Tá difícil de eu conseguir acompanhar a quantidade de comentários mas eu eu tento responder a todos tá bom e deixa o seu like que o voz está pobre de like Tá bom então vamos corregir vamos falar algumas coisinhas aí pra gente se situar nessa questão bom
vamos começar dizendo assim ó kimbanda Muito bem kimbanda é aquele que promove a cura e Umbanda é a arte de curar Isso é uma tradução do kikongo todo mundo que tem acesso à internet vai poder ver isso aí normalmente não é uma invencionice e a gente precisa entender que a partir de um certo momento na história decidiu se separar a figura de Exu e Pomba Gira e deixando um culto propriamente dito a Ea classificação de almas de kimbanda de esquerda e a umbanda com o culto mais voltado a preto velho Caboco e criança de direita
e para sair um pouco desse desse encaixotamento eu não acredito que tenha a esquerda e a direita que tenha o maléfico e o bondoso que tenha o Mazinho e o bonzinho eu não acredito nisso não eu acredito muito que umbanda e kimbanda são Faces da mesma moeda as duas as duas religiões se interpenetram se coordenam conversam entre si e a gente vê uma uma confusão que gera um desconforto no meio religioso dessa das religiões de Matriz afro-indígena brasileiro né e quando eu digo afro-indígena brasileiro eu tô realmente fazendo conexão com a umbanda e com a
kimbanda também por quê Porque a kimbanda também tem os seus reinos com específicamente com o reino das matas são os indígenas brasileiros que também se manifestam pela sua condição ancestral com as pessoas com os quimbandeiros com aqueles que estão se iniciando na Quimbanda da mesma forma a umbanda tem a linha das matas também com todos os seus caboucos e lembrando cabô é um termo que a gente eh que a gente abraçou na umbanda que faz referência a ao indígena mas Caboco é a mestiço e mu das vezes num vídeo que eu já fiz sobre os
cabocos surgimento dos cabocos é até essa esse esse nome Caboco ele tem até uma uma pegada pejorativa que é aquele que é o o misturado é aquele que não tem uma uma raça definida vamos dizer assim não tem um nome melhor para colocar é pra gente poder entender mesmo é dessa maneira que eu consegui entender o quimbandeiro ele tem um papel extremamente importante porque ele veio com a sua a sua base de proteção ele é especificamente pelo menos na sua origem eh voltado à proteção a proteção dele mesmo a proteção da casa a proteção da
sua família e a exemplo disso a gente vem com os Malês que são os africanos muçulmanos né eles desempenharam um papel crucial de proteção nos terreiros enquanto isso antes do do da denominação Umbanda que veio com essa Cabula que veio com a macumba carioca e eles tiveram um papel importante na formação da Quimbanda né essa questão de proteção do terreiro então na sua essência na sua origem o quimbandeiro eraa aquele que era o protetor do terreiro e que quando a gente faz os nossos as nossas giras de umbanda por exemplo que a gente dá uma
cachaça um charuto para Exu a gente está pedindo a proteção Nesse contexto nessa linha de raciocí que eu tô convidando os senhores e senhoras para para dialogar para bater papo a gente também está fazendo Kim banda também então não tem como a gente separar um do outro são Faces da da mesma moeda são complementares uma completa a outra e a outra completa a uma não tem como a gente separar e aí a gente vê bastante gente falando que a kimbanda ela tem essa pegada maléfica isso é de acordo com a vontade que a pessoa tem
qualquer pessoa pode fazer o mal a qualquer outra pessoa quer ver um exemplo um advogado com toda o com todo o conhecimento de Sabedoria que ele tem ele pode se aproveitar ele pode promover o mal a uma pessoa um médico um engenheiro um policial então o kimbanda ele tem o conhecimento suficiente para se proteger para se defender Mas também ele tem o seu poder de ataque também ele tem todo esse conhecimento dentro dessa linha de raciocínio a gente não pode falar que a kimbanda não tem ética e não tem moral não a gente não pode
falar isso por quê Porque todo o quimbandeiro sabe que se ele tiver um ataque gratuito a alguém ele vai ter a sua lei de reação é simples o entendimento Se eu der um soco na parede a minha mão vai machucar para que que um Bandeiro vai promover o mal a alguém de graça não é verdade e mas aí existe aquela figura dos feitiços Das Magias negativas né que as pessoas eh contratam quimbandeira para fazer Tá bom então vamos falar nesse nesse viés também hoje em dia quem sabe fazer mesmo um feitiço cobra muito caro não
é barato imagina só a figura de uma pessoa muito importante Vamos colocar um exemplo aqui bem báo um político querendo o cargo de um outro político ele já tem já um dinheiro que desviou é um exemplo bem básico eu não tô indo contra político nem a nem B nem c não é isso é um exemplo tá isso pode ser até dentro de um hospital um médico muito importante ele quer a cadeira daquele outro médico contrata o Kim Bandeiro esse quimbandeiro vai falar a nível de 20 30 R 40.000 quem tem esse dinheiro para fazer um
feitiço para qualquer pessoa hoje em dia então mesmo assim o Kim Bandeiro sabendo que aquela pessoa é o seu cliente que está comprando aquele trabalho aquele produto vamos dizer assim mas né uma maneira melhor de se entender ele sabe muito bem que ele pode ter a sua reação se o alvo daquela daquele feitiço está naquela posição por mérito né pelas suas e conquistas e a pessoa por inveja está contratando Kim Bandeiro ele não está tão livre assim de uma reação também entra aquela questão dele mesmo se proteger se isentar dessa situação eu sei que existe
isso mas é só um exemplo pra gente entender que o Kim Bandeiro ele não vai fazer nada de graça e muito menos ele não vai atacar ninguém assim à toa porque ele ele tem o poder não ele tem a sua ética ele tem a sua moral a gente pode não entender se a gente falar que a umbanda é ética e moral e a umbanda é antiética e amoral nós estamos até nos xingando mesmo eu acabei de falar Umbanda e kimbanda são fais da mesma moeda se juntam se unem se complementam dentro dessa linha de raciocínio
a gente vai ver todos os exus que trabalham na umbanda também trabalham na kimbanda só que a kimbanda sendo um culto específico a essas almas exu e pombagira a plenitude da sua potência é normal dentro da Quimbanda é um culto para essas almas a umbanda não a umbanda não é um culto específico para essa qualidade de almas nós temos várias outras como eu falei as almas dos negros africanos as almas dos indígenas cada alma dessa cada entidade que se apresenta na umbanda e na Quimbanda tem a sua especialidade cada alma tem a sua especificidade cada
alma tem o seu alcance de trabalho então agora que eu montei uma linha de raciocínio pra gente entender mais ou menos o que acontece com o preto velho Quim Bandeiro a gente precisa também desconstruir o arquétipo do preto velho a maioria dos terreiros sempre vem a figura de de um ancião que fala muito enrolado fala errado que precisa se apoiar numa Bengala que se arrasta praticamente no chão e que se ele trabalhar em pé e não fala direito não é preto velho é fingimento é falsificador E por aí vai né então a gente precisa sair
um pouco dessa desse dessa caixa desse pacote embrulhado pra gente entender que quando a gente está falando a nível de umbanda nós estamos falando de almas almas de todo tipo essas almas já passaram pela terra e nada impede que uma alma dessas aí tenha ido ao ló mais jovem a gente precisa entender também que exista um uma alma que tenha esse esse alcance na linha das Almas na linha dos pretos velhos que nem sempre ele é um ancião não é e também a gente precisa entender também que como no vídeo que eu falei que pode
ser que haja a necessidade de Exu chegar num gira de Caboco e por isso existem pais e mães de santo que infelizmente expulsam aqui aquele echu porque dizendo não é o seu dia de trabalho né mas todos eles trabalham em conjunto nada impede que um Echo que uma pomba gira numa figura astralization até Pomba Gira fumando cachimbo Eu já vi já aqui no terreiro de vez em quando vem uma senhora pomba gira que ela tem todo o trejeito de uma africana de uma negra vinda da África que veio aqui pro Brasil de um escravizada Mas
passou por todas as as condições subumanas ela usa o cachimbo e ela fala normalmente ela conversa com todos certo a gente também precisa acrescentar nessa nossa linha de raciocínio que essa essas almas não são ignorantes essas almas não são burras elas vão se adequar conforme à determinação daquele terreiro ali e o por que eu tô dizendo isso imagina a segunda a seguinte situação num terreiro H eh aonde que é gira de Caboco é só de Caboco e fica ali só no Caboclo e der repente baixa um caboclo com todos aqueles aspectos de Exu que aí
o o diretor espiritual já fica não isso aí é Exu quem é você se ele falar que ele é Exu o médium vai ser expulso e a gente tá aqui lidando com um assunto ancestral exu e pombagira pai velho Caboclo criança faz parte da minha ancestralidade certo seu Porteira Dona Padilha seu corre campo o velho Benedito o mendinho fazem parte da minha ancestralidade será que eles iam me colocar numa saia justa não é muito mais fácil ele chegar naquele momento e ter falado assim eu sou o caboclo Quim Bandeiro Pedra Preta não uma gira de
pai velho se eu vi a figura de um negro uma alma de um negro africano que não Fala enrolado não anda com dificuldade começa a falar normalmente e começa a tratar de assuntos ali com a assistência o diretor espiritual chega e fala assim quem é você E ele fala eu sou o exu fulano de tal para ser mandado embora e deixar o seu seu menino numa situação constrangedora não é então não é muito mais fácil ele falar eu sou um preto velho queim Bandeiro é um ponto de vista é uma tese minha eu sei que
é um é é é uma maneira muito maluca de pensar mas eu tô aqui para compartilhar esse meu essa minha linha de raciocínio e saber Qual que é a opinião dos senhores e senhoras então a questão de Preto Velho King Bandeiro são aqueles aquelas almas que pertencem a essa linha de atuação africana que eh estão muito mais ligadas à banda de Exu e Pomba Gira eu consegui entender dessa maneira eu não sou o dono da verdade eu estou aqui somente para compartilhar um entendimento que eu tive e eu preciso desse feed dos senhores e senhoras
porque eu também eu aprendo com todos né Eu não tenho vergonha de mudar o meu modo de pensar porque eu penso eu raciocínio no momento na nessa minha atual caminhada eu raciocino dessa maneira preto velho Quim Bandeiro ele é um espírito que se apresenta ali naquela roupagem de um negro africano mas que ele é da banda de Exu tanto é que na kimbanda não tem o velho não tem o Caboco mas se ele falar que eu sou Exu Pedra Preta tá certo e existe exu da Pedra Preta existe assim como existe o Caboco da Pedra
Preta existe então a gente precisa pensar um pouco fora desse envelopamento dessa caixinha já pré formatada pra gente é um convite então quando eu falei no vídeo todos vão ter a a capacidade de saber se o seu preto velho é que Bandeira ou não tá aí a resposta se aconteceu isso ele tá muito mais chegado nessa banda de Exu e Pomba Gira Tá certo isso acontecia há muito tempo hoje a gente não vê mais isso antigamente tinha uma uma restrição muito grande caso acontecesse de Exu baixar numa gira que não era voltada a Exu tinha
uma restrição muito grande hoje em dia já não tem mais essa restrição e é por isso que a gente não vê muita a manifestação dessas almas desses espíritos dessas entidades nos terreiros e eu fico por aqui com enorme agradecimento a todos os senhores e senhoras Muito obrigado pela atenção é de cabeça baixa que se enxerga Aruanda e é muito bom nós sermos luz na vida das pessoas um forte abraço muito obrigado até a próxima oportunidade