é uma forma pura ou a forma tá sempre uma matéria de modo que ela compõe um símbolo esse olhar para realidade a realidade sensível é essa né é sempre ali uma junção não tem que forma pura as substâncias tais quais a gente conhece são todas compostas será que só existe substâncias compostas essa pergunta a gente foi investigar a fundo essa proposta de aristóteles para você conceber o mundo sensível você precisa de alguma coisa supra-sensível o tempo é mesma coisa que movimento para aristóteles o tempo tem um início não entra não tem o início não faz
sentido dizer que havia alguma coisa antes do tempo o que antes de uma categoria temporal se você fala no antes de você já tá falando ele tempo a gente me perguntar se o tempo tem um fim o asfalto disso não porque para você dizer que o tempo tem um fim e não fica que nem uma coisa depois aquele a categoria temporal portanto não faz sentido antes e depois são tempo a conclusão de aristóteles aqui o tempo é eterno eles são eternos e não faz sentido dizer que tem um antes e um depois é a causa
disso tudo a causa seja ela qual for o tempo movimentos que são a mesma coisa para os padres não pode ser ela mesma originada nem ter um fim o que é algo corruptível ou seja algo que se modifica não pode causar algo e incorruptível algo que não decai algo que não perde suas características se o tempo é incorruptível ou seja ele sempre é aquele que ele é ele nunca pare de ser aquilo que ele é algo com essas características não pode ter sido causado por algo que tem as características menores né então a causa seja
ela qual for do tempo que é eterno a descer também eterna outra característica a causa não pode ser móvel o que se o tempo é igual ao movimento é sempre aquela aquela junção de potência e ato né mas o tempo se movimentando se movimentando se movimentando o que quer que tenha causado isso não pode ser algo que se movimenta porque para algo se movimentar alguma coisa anterior e tem que ter movimentado essa coisa certa vez uma mesa de bilhar aqui a bola de bilhar se movimenta porque outro a bola bateu nela o que que eu
tô barba canal porque alguém foi lá em contato ou sentir o bolo tá mas é que o braço desse dessa pessoa se movimentou e por ele vai tem duas opções ou você regride ao infinito nessa cadeia de movimentos uma coisa sempre movimenta outra sempre movimenta vocês movimento outro ou você admite que existe pelo menos um desses movimentos o dessas causas do movimento que não se movimenta ou seja ela causa o movimento mas ela mesmo nosso movimento é absurdo desse acontecer vita absurdo é a coisa religião infinito um grego é inadimissível o regresso ao infinito porque
o relação infinito é inabarcável pela razão humana infinito apenas uma abstração do intelecto humano ele não é uma existência para que nós continuamos racionais disso aristóteles não é preciso que a gente admite a outra hipótese porque regra de uma infinito absurdo e qualquer outra hipótese existe uma causa dos movimentos e não é um movimentada e é imóvel e se ele característica é que ela não deve ser potência e ela não atualizar ia o tempo ea terra o tempo está sempre em movimento ele está sempre em movimento o ato dele é o movimento se a causa
dele se a causa do tempo e do movimento fosse potência ela não atualizaria fiquem atualiza é o ato ela não faria o tempo ser tempo que a ser movimento ela não pode ser potência ela tem que ser ato ato por e se ela for potência ela não atualiza a potência recebe alta as características desse deus são três ele tem que ser eterno porque o que ele causa é alguma coisa interna essa causa tem que ser imóvel o que se ela for move o reggae de um infinitos e ela tem que ser ato puro e não
potência seja qual for essa causa ela tem que ter essas três características em dois nomes para isso que aristóteles chama e se consagrou na tradição motor o que causa o movimento imóvel e o outro nome é primeiro motor aquele que inicia o movimento do mundo esse é o deus aristotélico ou seja é algo que é só e não pode ser matéria porque se ele for matéria ele não é eterno é algo imóvel ea ato puro um qual é o aspecto desse esse deus victor não tem aspectos ele é forma pura ele ato puro essa é
a resposta à pergunta existem só substâncias sensíveis existem super sensíveis também o aristóteles existe pelo menos essa aristóteles chamar isso de telas e deu origem a palavra teologia eu vejo a palavra de deus o aristóteles falar em deus faz todo sentido se você quer fundamentar a existência do mundo material ele escreveu a bíblia não escreveu autor ah não escreveu o alcorão não aristóteles tá vendo antes de todas as esculturas ele não tá falando de deus cristão e islâmico de deus judaico tá falando disso ele tá falando de uma entidade uma substância é forma pura ato
puro imóvel ea terna você sabe que influência aqui então dá para a gente discutir é o logia sem ir para o cristianismo pelo islamismo eo judaísmo não é irracional e se discutir a existência de deus uma vez que você entende que deus não é um ser barbudo que mora na nuvem com uma batina branca esse deus é fácil de você dizer que não existisse deus é imaginário assim filosofia deus é muito além disso a pergunta sobre deus em filosofia é faz sentido falar uma substância em termos aristotélicos e príncipe a que causa toda a realidade
faz sentido falar nisso é essa é a discussão a