e em 1923 foi criado na Alemanha um Instituto de Pesquisa social que por estar associado a Universidade de Franco ficou muito mais conhecido como escola de Franco um dos seus fundadores foi Marcos work time e dentre os principais nomes desse primeiro período da escola de Frankfurt nós temos além do Max recai o teodor Adorno o Réver marcuse e o Walter Benjamin e nesse vídeo nós vamos ver as principais ideias dessa escola de pensamento e vamos entender também porque é que ela ainda é tão influente nos nossos dias atuais e para você não perder os nossos
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e clica no primeiro link aqui da descrição e [Música] G1 um dos fundamentos da escola de Frankfurt nós podemos destacar duas obras importantíssimas A primeira é teoria tradicional e teoria crítica publicada em 1937 escrita pelo Max horkheimer que é o fundador da escola de Franco EA segunda é a famosa dialética do esclarecimento e foi escrita por ele e pelo teodor Adorno e publicada pouco depois da Segunda grande Guerra Mundial em 1947 aqui eles nos mostram Qual é a melhor forma de análise social qual é a metodologia que nós podemos usar para entender de forma mais
precisa a nossa sociedade e com isso tentar entender as catástrofes que acontecerão no século 20 como foi que a gente saiu de todo aquele projeto lindo do Iluminismo que nos prometiam a sociedade fundada na razão e na ciência que nos Prometi a prosperidade material Progresso a infelicidade até a gente chegar pouco mais de cem anos depois em duas grandes guerras mundiais que praticamente devastaram a Europa regimes totalitários e o holocausto o que foi que deu errado no caminho como é que a gente partiu de um projeto muito bonito que era o iluminismo até a gente
chegar nesse estado de Bárbara e total e para entender isso eles vão recorrer a filosofia transcendental Kant a dialética regaliana ao pensamento crítico social do Marcos e a psicanálise dos Sigmund Freud pessoal toda vez que vocês virem escola de Franco já podem se lembrar de teoria crítica e a primeira coisa que a teoria crítica vai fazer é criticar aquilo que o pessoal da escola de frango chamou de teoria tradicional que segundo eles é muito bem representado pelo racionalismo cartesiano Oi gente vivo o racionalismo cartesiano que aquela forma de pensar linear progressiva onde a gente parte
de ideias simples Até chegarmos em ideias complexas tendo como pano de fundo tendo como método o método matemático já o positivismo analisa a sociedade de forma fragmentada tentando entendê-la através de suas partes mas sem considerar cada parte como pertencente a um contexto geral como pertencente a um todo social e segundo o pessoal da escola de Frankfurt essas teorias a teoria tradicional como um todo no lugar de nos ajudar a entender a sociedade faz é encobrir o que é realmente a realidade social todas essas formas de pensamento que compõem a teoria tradicional tem em comum fato
de que elas utilizam o método das vezes lá e nas Ciências Sociais E aí Aqui está o grande problema porque quando eles vão analisar o fato social eles acabam transportando as características dos fatos naturais para os fatos sociais por exemplo a lei da gravidade é um fato natural sim é o fato natural inalterável pronto e acabado necessário e Universal sempre existiu e sempre vai existir independentemente das condições históricas políticas econômicas e sociais de qualquer sociedade Vamos pegar esse jeito esses modo de olhar para a natureza e olhar para a sociedade a fome a fome é
um fato social A violência é um fato social sempre existiu na história das sociedades humanas é um fato social portanto pronto acabado necessário Universal e inalterável olha aí o grande problema de acordo com a teoria tradicional a sociedade ela possui uma determinada ordem possui determinadas leis que vão levar a sociedade para o progresso Só que essa forma de entender a sociedade como possuindo uma ordem intrínseca que é pronta e acabada e estabelecida faz com que a gente não perceba as contradições que a sociedade tem as injustiças que existem na sociedade faz com que a gente
Perceba como natural coisas que não são naturais como a fome a violência as injustiças sociais como um todo e aí que a teoria crítica entra e para mostrar que a sociedade Industrial capitalista é uma sociedade injusta uma sociedade que é baseada na dominação da dominação Econômica da dominação ideológica na dominação cultural a teoria crítica Analisa os fatos sociais não de forma fragmentada não de forma isolada e desconectada com as outras partes da sociedade mais analisa o fato social como um processo histórico analisa o fato social interpretando esse fato social no todo da sociedade no seu
contexto geral isso porque se a gente analisa a sociedade como um todo nós vamos perceber as contradições e as injustiças sociais e aí a gente vai poder modificar Essa sociedade que é baseada na Dominação e aí quem sabe e com as injustiças sociais entender as contradições e as injustiças que existem na sociedade já é o primeiro passo para que a gente possa acabar com essas injustiças segundo a escola de Frankfurt quando os iluministas idealizam uma sociedade fundada na razão essa razão era razão científica Olha aí o método das ciências naturais aplicadas nas ciências humanas as
Ciências Sociais Só que essa razão científica é uma razão pega uma razão fria uma razão neutra de valores que não trata daquilo que é mais caro para os seres humanos a razão científica não vai tratar da Justiça do que é certo do que é errado do que é o bem e do que é o mal a razão científica é apenas um instrumento para se chegar de um ponto A até o ponto b a razão é daquele chamam de razão instrumental porque ela é utilizada como instrumento para se conseguir alguma coisa é aquela razão que tanto
um empirista como bacon como racionalistas como deixar os dizem que é a racionalidade que vai nos permitir finalmente dominar a natureza e essa visão de dominação da natureza quando é transportada que parecia sociais para as ciências humanas constituem uma sociedade de dominação uma sociedade que não liberta que não emancipa o homem como queriam os iluministas mas que escraviza e que massacra em todos eles e então foi por isso por nós temos uma sociedade fundada em uma racionalidade instrumental que não trata de valores como bem e o mal que nós tivemos barbaridades como holocausto os nazistas
quando estavam exterminando os judeus ele não se preocupavam se aquilo que eles estavam fazendo era bom ruim eles estavam mais preocupados com eficiência como é que nós matamos o maior número de pessoas com o menor gasto possível Cadê os valores humanos não existiam só existia uma racionalidade instrumental que estava preocupado apenas com eficiência na base aqui dessa sociedade que permitiu o surgimento dessas guerras de sociedades totalitárias e do holocausto Essa é a filosofia da escola de Frankfurt uma filosofia prática a crítica que analisa a nossa sociedade como ela realmente é e a partir dessa análise
a gente possa modificar Essa sociedade torná-la um pouco mais justa e se você quiser entender o bom com mais da filosofia da escola de Franco bem como de toda a história do pensamento filosófico ocidental clica no segundo link aqui na descrição e faz a sua inscrição no nosso curso de história da filosofia eu tenho certeza que você vai gostar é o melhor e mais completo curso que você vai encontrar na internet brasileira clica que o segundo link da descrição dúvidas nos comentários eu vou ficando por aqui Um grande abraço e até a próxima