Com uma fortuna de US$440 milhões de dólares, Adam Sandler cresceu na indústria cinematográfica fazendo filmes de comédia bobas e previsíveis. Acompanhado por seus amigos e familiares, ele conquista ainda hoje milhões de fãs e apesar disso parece não agradar os críticos. Recordista em Framboesas de Ouro, o prêmio anual de piores filmes do ano, Adam Sandler divide opiniões e faz todos questionarem se o que vale a pena em Hollywood é fazer filmes campeões de bilheteria e não filmes bons.
Foi contando piadas bobas e estereotipadas que ele conseguiu se tornar um comediante demitido do Saturday Night Live para o queridinho e referência da comédia no mundo todo. Seguindo a fórmula à qual ficou conhecido ele consegue manter sua produtora, a Happy Madison Productions como uma das mais rentáveis de Hollywood, e ao mesmo tempo mantém uma rede de apoio gigantesca ao promover e empregar seus melhores amigos, e sua equipe de produção. Afinal, Adam Sandler ficou milionário fazendo papel de idiota, ou seria ele um gênio nos negócios?
Por que ele é amado pelos estúdios, mas odiado pelos críticos? Pra responder isso precisamos antes entender como ele chegou até aqui. Em 1987 Adam Sandler fazia sua estreia na televisão no The Cosby Show depois de ganhar popularidade em stand-ups.
Foi em cima do palco que ele conquistou o comediante Dennis Miller que o indicou para o Saturday Night Live. No SNL, Adam teria sua grande virada na carreira, tendo começado como escritor do programa ele se tornaria parte do elenco em 1991 e famoso com seus personagens excêntricos. Ele daria ao programa momentos e personagens icônicos, mesmo assim, depois de cinco anos, e mesmo com uma alta popularidade na época, Adam foi demitido sem maiores razões.
Isso realmente abalou ele que acreditava que sua carreira havia acabado a partir daquele momento. Apesar de ter feito seu primeiro filme em 1991, ele teve seu primeiro grande papel em Billy Madison: Um Herdeiro Bobalhão em 1995, o primeiro filme em que co-escreveu e estrelou. No filme ele interpreta o filho de um magnata de comportamento extremamente infantil que volta a estudar para conseguir herdar a fortuna do pai.
Após Um Herdeiro Bobalhão, foi a vez de Um Maluco no Golfe, um jogador de hóquei desbocado que descobre o talento no sofisticado golfe. Foi com essa sequência que Adam deu início a sua reputação de intérprete de personagens bobos e roteiros esdrúxulos que desagradavam os críticos de cinema. A partir daquele momento Adam Sandler construía uma fórmula e se tornava uma marca de filmes de comédia, com fãs fiéis que iam ao cinema em busca da mesma fonte.
Foi assim que ele emplacou em 1998, O Rei da Água e Afinado no Amor, ambos fazendo mais de 100 milhões de dólares somente nos Estados Unidos no espaço de apenas um ano. Isso daria para ele condições de agora construir sua própria produtora. E não pararia por aí.
No ano seguinte ele lançaria O Paizão que se tornou um grande clássico e um dos filmes mais queridos do ator e que demonstrou que além da comédia bobinha, Adam Sandler também podia entregar sentimentalismo no mesmo filme. O filme que teve um orçamento de US$36 milhões de dólares teve uma bilheteria de R$230 milhões de dólares. Com o sucesso de O Paizão, Sandler assina contrato com a Sony Pictures que prometia pra ele 20 a 25% dos lucros brutos dos filmes além do salário de 20 milhões por filme.
A Chefe Executiva da época, Amy Pascal, ficou encantada com o talento de Sandler em Afinado no Amor e desde então sabia que precisava dele. Eles ofereceram pra ele uma casa de produção em seus estúdios. Com o contrato, Adam era capaz de criar de forma livre e a Sony tinha a vantagem de ter em sua casa o queridinho do momento.
Assim, em parceria com Jack Giarraputo, Adam Sandler criou a Happy Madison Productions, uma produtora de filmes que levou o nome de seus dois primeiros sucessos no cinema, Billy Madison e Happy Gilmore. Com a Happy Madison Adam não só passa a produzir filmes onde ele atua, mas também seus amigos. E foi com a sua própria produtora que o mundo começou a se questionar, Sandler é um gênio ou um idiota?
Se engana quem acha que Adam produz ou atua em todos os filmes da Happy Madison, na verdade dos mais de cinquenta filmes da produtora metade foram estrelados pelo amigo de longa data de Sandler, Rob Schneider. Mas não só ele, outros amigos de Adam como Chris Rock, Kevin James e David Spade estrelaram muito dos filmes da Madison. O primeiro filme da produtora, aliás, foi produzido e protagonizado por Rob Schneider, Um Gigolô por Acidente e foi um grande sucesso de bilheteria.
Apesar da maioria dos filmes da Happy Madison, com pequenas exceções como Reine Sobre Mim e “tá rindo do quê? ”, não passarem de 50% de aprovação dos críticos e alguns até mesmo terem sido classificados como um dos piores filmes já feito com 0% de aprovação eles são em sua maioria sucesso de bilheteria. Até 2020 a empresa havia faturado cerca de U$3,9 bilhões de dólares, entre seus maiores sucessos se destacam A Casa das Coelhinhas, Segurança de Shopping, e Gente Grande.
A produtora cresceu e tentou seu espaço em outros gêneros. A subsidiária Madison 23 Productions foi criada para focar nos filmes dramáticos da produtora. Ela foi responsável por "Reine Sobre Mim" em 2007, um dos filmes mais elogiados pela atuação de Sandler, onde ele interpreta um pai enlutado pela perda da esposa e filhas no atentado de 11 de setembro.
A subsidiária ainda lançou “Ta rindo do quê? ” em parceria com Judd Apatow em 2009, mas não durou muito para que ela encerrasse suas atividades, muito provavelmente pelo baixo desempenho nas bilheterias. Já q ue “Reine sobre Mim” conseguiu apenas US$2 milhões de lucro e “Ta rindo do quê?
” nem mesmo conseguiu se pagar. O mesmo aconteceu com a Scary Madison Productions, que era voltada para filmes de terror e teve uma pequena jornada, tendo lançado apenas “O Atalho”, mas após ser um fracasso de bilheteria a Scary Madison, que mal havia começado, já via seu fim. Mas a Madison conseguiu pelo menos um acerto fora do eixo comum de filmes de comédia, no mundo dos programas de TV.
Em parceria com a Columbia Tri-Star Domestic Television a Happy Madison produziu séries para o estúdio que conquistaram uma boa parcela de fãs que fizeram seus shows serem renovados por anos. Rules of Engagement teve seis temporadas, e The Goldbergs durou por dez temporadas. Apesar de ser considerado um bom ator e comediante, poucos concordam com suas escolhas como produtor de filmes.
Por causa de acontecimentos como esses de fracasso de suas subsidiárias, Adam aprendeu que sua fórmula de comédia vende, e se prendeu a ela. Se analisarmos os filmes produzidos na Happy Madison, estrelados ou não por Sandler, eles são todos muito parecidos. Um personagem fracassado que precisa se provar, piadas estereotipadas, decisões questionáveis.
Essas três peças o transformaram em um produtor e ator de Hollywood extremamente rico, mas pouco amado. Sandler entendeu o que funcionava e começou a aplicar a fórmula para deixar de lado o papel de idiota e atuar como um gênio do cinema. Mas por que ele ainda é odiado pela crítica?
Em 2003 para surpresa de todos Adam Sandler é anunciado como protagonista do filme Embriagado de Amor do renomado Paul Thomas Anderson. Apesar da descrença de que daria certo, Adam Sandler interpreta seu primeiro papel no drama e surpreende tanto o público quanto os críticos. Apesar de manter certos traços de seus personagens passados, aqui, sentimentos como raiva, frustração e solidão, enchem o personagem de Adam Sandler de significado e profundidade, levando a performance do ator para outro nível e que foi repetido no ano seguinte com Espanglês.
Ele já confessou que não se importa com as críticas e se preocupa mais em fazer as pessoas rirem enquanto ele se diverte com seus amigos. Mas a realidade é que Adam não precisa se preocupar com as críticas. Em 2017 mesmo após receber 0% no Rotten Tomatoes por The Ridiculous Six e se envolver em uma polêmica com o mesmo filme, com nativos americanos saindo das salas do cinema por conta de piadas racistas, a Netflix pegou todos de surpresa renovando o contrato com a Happy Madison Productions para mais quatro filmes.
A verdade é que apesar das polêmicas e do filme sendo detonado, ele foi assistido por milhões de pessoas. A Netflix até afirmou que os filmes de Adam eram sempre os mais vistos em mais de 50 países em sua plataforma, além de sempre atingir um público generoso quando lançado nos cinemas, o que sempre compensa as controvérsias. E talvez compensa por causa disso.
Segundo o repórter Walt Hickey do Blog estatístico fivethirtyeight associado a ABC, ao ser analisada a recepção da crítica e o desempenho da bilheteria chegaremos a três grupos de filmes feitos por Adam Sandler, os quais ele denominou como ‘The Paydays’, ‘The Pineapples’ e ‘He’s Trying’. O primeiro grupo, The Paydays, que em tradução literal ficaria como Dia do Pagamento, foi formado por filmes que fizeram de US$200 a 400 milhões na bilheteria, mas que tiveram no máximo 50% de aprovação dos críticos. Já "The Pineapples", Os Abacaxis, foram classificados pelos filmes mais odiados de Sandler e que fizeram menos de 200 milhões na bilheteria e não passaram de 25% de aprovação.
O último grupo chamado ‘He’s Trying’, Ele está tentando, recebeu de 40 a 80% de aprovação, mas tiveram desempenho abaixo de 100 milhões na bilheteria, com exceção de um. Agora adivinha onde o maior grupo de filmes do ator se encaixa? Sim, ‘The Paydays’, este grupo é formado por filmes como ‘O Paizão’, ‘Gente Grande’, ‘Click’, ‘Esposa de Mentirinha’, e ‘Como se fosse a primeira vez’, por exemplo.
Filmes que fazem sucesso por se encaixarem na marca Adam Sandler, formado por um roteiro bobo, divertido, com piadas de gosto duvidoso, previsível e fácil de digerir, capaz de entreter todos os membros da família. Walt Hickley inclusive vai além, ele diz que os filmes “dia do pagamento” são basicamente como aquele produto de marca própria do mercado. Colocar 'Adam Sandler' em um pôster de um filme é usar a mesma estratégia de marketing que colocar “arroz soltinho” no pacote de arroz de marca própria.
Nem o arroz de marca própria nem a imagem do Adam Sandler estão melhorando a qualidade geral do consumo do produto. Ambos estão fornecendo um produto básico, previsível e que renderá dinheiro para seu produtor. Os Abacaxis são formados pelos maiores fracassos de Sandler, quando queremos dizer que um filme de Adam é um fracasso, pouco tem a haver com seu roteiro ou crítica, queremos dizer que ele não cumpriu seu papel principal, fazer dinheiro.
Filmes como “Um diabo diferente”, “Cada um tem a Gêmea que merece”, “Este é meu garoto“ e “Juntos e Misturados” são filmes que possuem elementos parecidos com a categoria “dia de pagamento” , mas que por algum motivo não foram um sucesso de bilheteria, mesmo que eles tenham se pagado não trouxeram o retorno esperado de um filme de Adam Sandler. A última categoria que o repórter carinhosamente chama de Ele Está Tentando, pode ser dividida em duas subcategorias. A primeira formada pelos filmes que deram nome ao ator, como Billy Madison: um herdeiro bobalhão, Um Maluco no Golfe e Afinado no Amor, foram filmes de início de carreira que apesar de não serem geniais são boas comédias e deram o pontapé inicial na fórmula Adam Sandler.
Já a segunda subcategoria dá lugar aos dramas e dramédias que Adam interpretou ao longo da vida, são eles Embriagado no Amor, Espanglês, Reine sobre Mim e “ta rindo do quê? ”, filmes que serviram para mostrar uma outra face de Adam mostrando que ele sabe e pode fazer outras coisas, mas que não dão retorno nas bilheterias. Apesar de já mostrar que pode ser levado mais à sério nesses projetos, Adam é uma marca agora.
Apesar de ter surpreendido lá em 2002 quando ninguém acreditava em seu talento com sua atuação em Embriagado de Amor, o filme não teve um bom desempenho nos cinemas, fazendo cerca de U$25 milhões de dólares ajustado à inflação. Definitivamente uma das piores performances de bilheteria feita por Adam, considerando que 17 de seus filmes ultrapassaram a receita de US$100 milhões dólares e 13 deles fizeram US$100 milhões apenas nos EUA. E é por conta disso, que Adam Sandler hoje é considerado um dos atores mais bem pagos do mundo.
Segundo o Celebrity Net Worth Adam Sandler estrelou em mais de 50 sucessos de bilheteria, onde cerca de vinte desses sucessos pagaram ao ator mais ou menos U$20 milhões de salário, apenas isso adiciona a sua fortuna cerca de 400 milhões de dólares, mas Sandler ainda recebe além do salário a porcentagem de bilheteria de cada filme, e ao contrário da maioria dos acordos Adam não recebe pela porcentagem do valor líquido e sim do valor bruto. Desde 2014 a Happy Madison trabalha em parceria com a Netflix em um acordo que na época chegou a U$275 milhões para que Sandler produzisse e estrelasse quatro filmes. Apesar das notas baixas da critica os filmes de Adam na Netflix foram vistos por mais de 500 milhões de horas fazendo a parceria ser repetida em 2017 e em 2020 rendendo apenas naquele ano um ganho de US$41 milhões de dólares para o ator.
A parceria trouxe grandes estreias para a Netflix e grandes filmes para a carreira de Adam, provando que ele ainda sabe o que faz. Entre eles ‘Arremessando Alto’, ‘Mistério no Mediterrâneo’ e ‘Você Não Está Convidado para o Meu Bat-Mitzvah’ que teve a estreia de suas filhas. E justamente aí está outra grande crítica aos seus filmes, o nepotismo.
Você já deve ter percebido que Adam Sandler trabalha com as mesmas pessoas em seus filmes. Essa escolha não é à toa. Adam gosta de trabalhar com seus amigos e por isso criou seu próprio Adamversoque ao mesmo tempo oferece familiaridade ao público e mantém os amigos do ator e alguns membros de sua família empregados.
Em um dos maiores clássicos do Adamverso, Adam Sandler conseguiu juntar todos seus melhores amigos para fazer um filme. O filme ‘Gente Grande' é um dos preferidos do público e conta a história de um grupo de amigos que após anos se reúnem novamente para passar o final de semana em uma cabana. O filme conta com os amigos de longa data de Sandler, e que você deve estar acostumado a ver nos filmes produzidos pelo Happy Madison Productions, são eles: David Spade, Kevin James, Rob Schneider, Chris Rock e Steve Buscemi.
Além das piadas o que fez ‘Gente Grande’ um sucesso foi a química dos personagens, isso possibilitou que os atores improvisassem e brincassem entre si, levando a amizade do mundo real para as telas e deixando ela ainda mais convincente e identificável. No filme ‘Você Não Está Convidado Para o Meu Bat Mitzvah’, suas filhas foram colocadas no papel principal, justamente em um momento em que toda Hollywood vem sendo criticada pelo nepotismo da indústria. O filme que foi bem aclamado e até mesmo foi descrito como possivelmente a se tornar o melhor filme da carreira do ator, foi inicialmente criticado pelo claro nepotismo, mas no fim, as filhas de Adam surpreenderam com sua atuação e foram elogiadas, sobrando apenas vários telespectadores trazidos pela polêmica.
Nos fazendo se perguntar: seria uma estratégia, ou apenas puro nepotismo da parte de Adam? Alguns fãs até mesmo já fizeram teorias sobre a aparição constante dos mesmos atores nos filmes de Adam. Teorias como ‘Todos os filmes estão interligados’, surgem na internet.
Ele já tentou explicar a situação fazendo piada: “Me sento no meu quarto e tenho uma ideia. Depois ligo para todos os meus amigos e eles dizem: 'Isso é incrível! Você é o melhor!
’. Não, o que realmente acontece é que um grupo de nós tem uma ideia e trabalha nela. Nós apenas brincamos, fazemos piadas, tentamos fazer um ao outro rir.
" Atualmente não existe uma explicação oficial para a fidelidade de Adam para com seus amigos e familiares, a questão é que funciona. Se vamos ao cinema em busca da fórmula já conhecida de Adam, por que mudar agora? Apesar de seus amigos não estarem presentes em todos os seus filmes, quando o vemos sabemos que aquele é um filme produzido pela Happy Madison Productions e sabemos exatamente as piadas que iremos receber e por isso o consumimos.
A questão é até quando o público aceitará e quando tudo se tornará cansativo e datado? Os filmes dele muitas vezes seguem uma fórmula previsível, com o personagem principal sendo um perdedor com pouca sorte. E mesmo quando ele tenta algo novo, como com a série animada Hotel Transilvânia, a aparência inovadora é superficial, e a essência do enredo ainda mantém a mesma fórmula cansada e previsível que caracteriza seus trabalhos anteriores.
Quanto à ele ser um gênio ou um idiota, se analisarmos do ponto de vista comercial, se os filmes geram lucro, sua fórmula funciona e ele é um gênio. O cinema sempre teve uma componente comercial, já que é uma indústria que produz filmes para serem exibidos ao público para gerar receita. Só que nos últimos anos temos visto uma transformação no cinema, onde o comercial fala mais alto.
O cinema mundial está cada vez mais atrás do lucro, cheio de remakes, sequências e roteiros previsíveis, que enchem os bolsos dos estúdios. Será que o que Adam Sandler faz é tão diferente do que a Disney, Universal, Paramount e Sony fazem? Martin Scorsese já criticou a Marvel e Chris Gore elaborou sobre o porquê 99% dos filmes de hoje são um lixo, então Adam Sandler estaria tão errado assim em focar no lado comercial dos seus filmes?
Adam Sandler parou de ler as críticas dos seus filmes em 1995, depois de lançar Billy Madison: Um Herdeiro Bobalhão. Os críticos sempre viram ele como um idiota, mas em 2019, a atuação de Sandler em Jóias Brutas é tida como a melhor da carreira dele. Talvez o nome do filme em si seja uma grande analogia ao próprio Sandler.
Ele poderia ser uma jóia bruta no início da carreira, que foi aprendendo e absorvendo conhecimento para então ser lapidada em um grande ator, com um ótimo tino comercial para o cinema. O que você acha sobre isso e sobre o Adam Sandler? Acha ele um genio ou um idiota?
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